cartaz27 janeiro

1
HOJE, DIA 27 DE JANEIRO, COMEMORA-SE...O DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO Judeus do gueto de Varsóvia (Polónia) expulsos pelos soldados alemães, em 1940, após uma tentativa de revolta. Dos cerca de 600 000 judeus que ali viviam, apenas cerca de 60 000 sobreviveram. A partir do século XIX, a palavra holocausto passou a designar as grandes catástrofes e os massacres, até que após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto (com inicial maiúscula) passou a ser utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazi de Adolf Hitler. A maior parte dos exterminados era judia, mas também havia militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, além de activistas políticos, Testemunhas de Jeová, alguns sacerdotes católicos e sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto (adaptado) COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO (27 DE JANEIRO) E EVOCAÇÃO DE ARISTIDES DE SOUSA MENDES. Organização: Subdepartamento de História do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, em parceria com os alunos das turmas 7.º A, 7.º B, 7.º E, 7.º F, 9.º A, 9.º D, 9.º F e PIEC.

Upload: biblioteca-escolar-cabeceiras-basto

Post on 06-Aug-2015

65 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cartaz27 janeiro

HOJE, DIA 27 DE JANEIRO, COMEMORA-SE...O DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO

HOLOCAUSTO

Judeus do gueto de Varsóvia (Polónia) expulsos pelos soldados alemães, em 1940, após uma tentativa de revolta. Dos cerca de 600 000 judeus que ali viviam, apenas cerca de 60 000 sobreviveram. A partir do século XIX, a palavra holocausto passou a designar as grandes catástrofes e os massacres, até que após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto (com inicial maiúscula) passou a ser utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazi de Adolf Hitler. A maior parte dos exterminados era judia, mas também havia militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, além de activistas políticos, Testemunhas de Jeová, alguns sacerdotes católicos e sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto (adaptado)

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO (27 DE JANEIRO) E EVOCAÇÃO DE ARISTIDES DE SOUSA MENDES.

Organização:

Subdepartamento de História do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto,

em parceria com os alunos das turmas 7.º A, 7.º B, 7.º E, 7.º F, 9.º A, 9.º D, 9.º F e PIEC.