cartaz febre maculosanov 22 maculosa brasileira, por leila a.g. barci e adriana h.c. nogueira. a e b...

1
Mais informações entre em contato: (65) 3613-5368 www.saude.mt.gov.br/suvsa [email protected] [email protected] Uma vida melhor pra você As fases do carrapato (larva, ninfa e adulto) podem ser encontradas em aves domésticas e silvestres, mamíferos (anta, boi, cavalo, capivara, cão, entre outros) e animais de sangue frio (lagartos e serpentes). O homem é o hospedeiro acidental. Evitar caminhar em áreas com infestação de carrapatos (urbana e rural); No trabalho rural, utilizar trajes de cores claras: calça, camisa de manga comprida e botas; Evitar esmagar os carrapatos para não se contaminar ; Manter pastagens e gramados rente ao solo para facilitar a penetração dos raios solares. Ciclo biológico do carrapato Amblyomma cajennense. Febre Maculosa Brasileira, por Leila A.G. Barci e Adriana H.C. Nogueira. A e B - fêmea ingurgitada de Amblyomma cajennense. C - macho e fêmea de Amblyomma cajennense. Fonte: Marcelo Campos Pereira Fonte:www.infobibos.com/ artigos/febremaculosa/febr emaculosa.htm Fonte:www.ziplink.net Células de hemolinfa infectadas com R. rickettsii , coloração Gimenez Fonte: www.vet.uga.edu/ vpp/clerk/otis/ O QUE É? PERÍODO DE INCUBAÇÃO SINAIS E SINTOMAS - Febre alta; - Dor de cabeça; - Calafrios; - Podem aparecer pontinhos avermelhados na palma da mão e solas dos pés; - Dores no corpo; - Hemorragias internas (casos graves). Fonte: www.mhhe.com Fonte: www.lincolner.com São os carrapatos da espécie Amblyomma cajennense, conhecidos como “carrapato estrela”, “rodoleiro” ou “carrapato de cavalo”, as larvas por “carrapatinhos” ou “micuins” e as ninfas por “vermelhinhos”. O homem é intensamente atacado nas fases de larva e ninfa. VETORES E RESERVATÓRIOS PREVENÇÃO Febre Maculosa Cuidado com a Febre Maculosa SES Secretaria Estadual de Saúde No homem, os primeiros sintomas surgem de 2 a 14 dias (em média 7 dias) após a picada. A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida através da picada do carrapato infectado. HOSPEDEIROS

Upload: dominh

Post on 02-May-2018

218 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cartaz Febre maculosanov 22 Maculosa Brasileira, por Leila A.G. Barci e Adriana H.C. Nogueira. A e B - fêmea ingurgitada de Amblyomma cajennense. C - macho e fêmea de

Mais informações entre em contato: (65) 3613-5368www.saude.mt.gov.br/suvsa

[email protected]@ses.mt.gov.br

Uma vida melhor pra você

As fases do carrapato (larva, ninfa e adulto) podem ser encontradas em aves domésticas e silvestres, mamíferos (anta, boi, cavalo, capivara, cão, entre outros) e animais de sangue frio (lagartos e serpentes). O homem é o hospedeiro acidental.

•Evitar caminhar em áreas com infestação de carrapatos (urbana e rural);•No trabalho rural, utilizar trajes de cores claras: calça, camisa de manga comprida e botas;• Evitar esmagar os carrapatos para não se contaminar ;• Manter pastagens e gramados rente ao solo para facilitar a penetração dos raios solares.

Ciclo biológico do carrapato Amblyomma cajennense. Febre Maculosa Brasileira, por Leila A.G. Barci e Adriana H.C. Nogueira.

A e B - fêmea ingurgitada de Amblyomma cajennense. C - macho e fêmea de Amblyomma cajennense. Fonte: Marcelo Campos Pereira

Fonte:www.infobibos.com/artigos/febremaculosa/febremaculosa.htm

Fonte:www.ziplink.net

Células de hemolinfa infectadas comR. rickettsii, coloração GimenezFonte: www.vet.uga.edu/ vpp/clerk/otis/

O QUE É?

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

SINAIS E SINTOMAS- Febre alta;- Dor de cabeça;- Calafrios;- Podem aparecer pontinhos avermelhados na palma da mão e solas dos pés;- Dores no corpo;- Hemorragias internas (casos graves).

Fonte: www.mhhe.com Fonte: www.lincolner.com

São os carrapatos da espécie Amblyomma cajennense, conhecidos como “carrapato estrela”, “rodoleiro” ou “carrapato de cavalo”, as larvas por “carrapatinhos” ou “micuins” e as ninfas por “vermelhinhos”. O homem é intensamente atacado nas fases de larva e ninfa.

VETORES E RESERVATÓRIOS

PREVENÇÃO

Febre Maculosa Cuidado com a Febre Maculosa

SESSecretaria Estadual

de Saúde

No homem, os primeiros sintomas surgem de 2 a 14 dias (em média 7 dias) após a picada.

A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida através da picada do carrapato infectado.

HOSPEDEIROS