carta Ética - engie - acteur mondial de l’énergie · para o nosso grupo, a qualidade de um...

28
GDF SUEZ – Carta Ética 1 CARTA ÉTICA

Upload: buitruc

Post on 19-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GDF SUEZ – Carta Ética 1

CARTA ÉTICA

Introdução de Gérard Mestrallet 4

OS PRINCÍPIOS ÉTICOS E SUA APLICAÇÃO NO GRUPO, NO MERCADO E NA SOCIEDADE Princípios Fundamentais 8

Uma Ética Exigente 12

A GOVERNANÇA DA ÉTICA Âmbito da Aplicação 16

O Sistema de Gerenciamento 18

O Deontólogo 22

Relatórios, Monitoramento e Auditorias 24

A Carta Ética foi adotada pelo Conselho de Administração da GDF SUEZ em 10 de novembro de 2009.

4 GDF SUEZ – Carta Ética

A GDF SUEZ é uma referência mundial no setor da energia, um grupo líder em suas ativi-dades com forte atuação nos grandes assun-tos do futuro: segurança de abastecimento, luta contra as alterações climáticas e desen-volvimento sustentável.

Ser referência é certamente uma vantagem formidável. E é muito significativo ser per-cebido como tal no setor de energia, onde a confiança das pessoas, dos consumido-res industriais, dos poderes públicos e das diferentes partes interessadas é um fator decisivo.Porém, também é, e acima de tudo, um impe-rativo, demandando um compromisso abso-luto com os valores e a consciência de uma grande responsabilidade. Esta exigência faz-se no dia-a-dia. E deve ser nosso orgulho.

Uma empresa sustentável é uma empresa ética. Esta é a minha convicção. Esse deve ser o foco da GDF SUEZ.A ética é o fio condutor das nossas atividades e acompanha a nossa visão de desenvolvi-mento industrial de longo prazo, inclusive em

momentos de crise. Começa pela aplicação dos valores do Grupo, que foram definidos pelos nossos 200.000 colaboradores, que se reúnem no mundo todo em torno de uma base comum:

EXIGÊNCIA, para garantir o nosso desem-penho a longo prazo para todas as partes interessadas buscando continuamente a efi-cácia e a inovação em prol de nossos clien-tes e dos serviços públicos prestados.

COMPROMISSO, que nos permite conciliar o desenvolvimento do nosso Grupo e o res-peito ao planeta, enquanto prestamos os ser-viços essenciais para as pessoas.

AUDÁCIA, para nos auxiliar a viver o pre-sente com otimismo e construir o futuro com criatividade.

COESÃO, para mobilizar as nossas forças em um espírito de equipe comum para fazer da energia e do meio ambiente, fontes sus-tentáveis de progresso e desenvolvimento.

“Uma empresa sustentável é uma empresa ética. Esta é a minha convicção. Esse deve ser o foco da GDF SUEZ.”

GDF SUEZ – Carta Ética 5

Estes valores devem estar vivos e prosperar no nosso comportamento diário. É isto que eu espero, que cada um de nós atue confor-me os princípios éticos que definimos.

Passado um ano após a fusão que deu ori-gem ao nosso novo Grupo, o Comitê Execu-tivo adotou a política ética e seus dois textos fundamentais: a Carta Ética da GDF SUEZ e a Guia das Práticas Éticas, ambas aprova-das pelo Conselho de Administração.

A nova Carta do Grupo faz parte de uma ambiciosa política de ética global que colo-ca primeiro a ética no centro da estratégia, da gestão e das práticas profissionais e, se-gundo, fornece os meios para a organização e a gestão de um sistema de forma tal que a adesão a estes compromissos possa ser mensurada.

Nossos princípios éticos podem ser fun-damentados em quatro mensagens muito simples: agir em conformidade com as leis e regulamentações, instituir uma cultura de inte-gridade, demonstrar lealdade e honestida-

de e respeitar os outros. Estas devem ser as palavras-chave aplicáveis em todas as ações profissionais e em todo o mundo. Todos nós sabemos que uma reputação é difícil de ganhar, mas fácil de se perder. Que cada um de nós trabalhe incansavelmente para construir e proteger a reputação do Grupo.

A ética é uma dimensão primordial para o sucesso do projeto industrial e humano da GDF SUEZ. Exigência, Compromisso, Audá-cia, Coesão: cabe a todos nós perpetuar estes valores com dedicação e orgulho.

Paris, 10 de novembro de 2009

Gérard MestralletPresidente e Diretor Geral

6 GDF SUEZ – Carta Ética

Os Princípios Éticose sua aplicação no Grupo,no Mercadoe na Sociedade

GDF SUEZ – Carta Ética 7

Princípios fundamentais para guiar as nossas práticas

8 GDF SUEZ – Carta Ética

Agir em conformidade com as leis e os regulamentos Como regra geral, e em todas as circunstâncias, os cola-boradores do Grupo devem cumprir os regulamentos internacionais, federais, nacionais e locais, assim como os códigos de ética e profissional das práticas aplicáveis às suas atividades. O mesmo é válido às decisões unila-terais e à outros regulamentos emitidos pelo Grupo.

Entretanto, políticas e práticas do Grupo podem ser adap-tadas pelas suas entidades para adaptar-se à regulamen-tação local ou determinados aspectos da cultura local que requeiram uma aplicação diferente das nossas práticas.

Os valores corporativos da GDF SUEZ se expressam na nossa forma de agir. O padrão ético do Grupo é refletido nos princípios fundamentais que guiam as nossas práticas: o cumprimento das leis e regulamentos, a integridade, a lealdade, a honestidade e o respeito pelos outros.

Princípios Fundamentais

GDF SUEZ – Carta Ética 9

Instituir uma cultura de integridadePara a GDF SUEZ, a integridade é um princípio fundamen-tal que deve sempre reger as suas relações comerciais e práticas profissionais. Partindo deste princípio, o Grupo atribui a maior importância às qualidades morais dos seus colaboradores.

Todos devem estar conscientes de que a nossa reputação é indissociável das nossas ações. Por isso, é imprescindí-vel que cada um aja com retidão em todas as circunstân-cias e continue permanentemente a promover uma cultura de integridade.

Na prática, a integridade exige que se evite qualquer situ-ação susceptível de criar um conflito entre os interesses pessoais e os do Grupo. Agir com integridade significa também manter sempre os nossos valores fundamentais, o que contribui para estabelecer um clima de confiança e constitui um escudo contra as práticas de corrupção, que colocam um sério risco à sobrevivência comercial de uma empresa.

10 GDF SUEZ – Carta Ética

Demonstrar lealdade e honestidadePara o nosso Grupo, a qualidade de um relacionamento baseia-se, principalmente, na lealdade e honestidade dos interlocutores, especialmente na execução de contratos. Estas qualidades nos obrigam a honrar os compromissos assumidos e a conhecer os limites das nossas capaci-dades, para evitar prometer aquilo que não podemos cumprir.

Isso significa que, cada vez que comunicamos com os nossos interlocutores, o fazemos de boa fé, com espírito construtivo, cientes das necessidades de cada um e com a intenção de proporcionar informações sinceras, precisas e completas.

Este princípio não se aplica somente às relações da GDF SUEZ com os seus clientes, acionistas, investidores, ou com organizações não governamentais (ONG) e comu-nidade em geral, mas também na comunicação interna dentro do Grupo, com os colaboradores, entre departa-mentos ou com parceiros sociais.

O nosso Grupo tem como objetivo estabelecer relações de longo prazo com os seus parceiros. Esta aspiração é indis-sociável de um comportamento íntegro e honesto, o que constitui a base da confiança mútua.

Entretanto, em todas as circunstâncias, o sucesso do gru-po GDF SUEZ depende sobretudo da sua reputação.

Deste ponto de vista, a incapacidade de cumprir os deve-res de lealdade e honestidade representa uma ameaça para o futuro da empresa, para a sua imagem, seus acio-nistas e colaboradores.

GDF SUEZ – Carta Ética 11

Respeitar os outrosO princípio do respeito mútuo implica em reciprocidade, onde cada um tem direitos a reivindicar e deveres a cumprir.

É por este motivo que o grupo GDF SUEZ valoriza tanto uns como os outros, seja nas relações com pessoas ou entidades jurídicas. Este princípio abrange particularmen-te o respeito pelos direitos das pessoas, pela sua dignida-de em todas as circunstâncias e particularidades, assim como o respeito pelas culturas. Aplica-se igualmente aos bens tangíveis e intangíveis pertencentes a terceiros.

Um imperativo aos colaboradores no exercício das suas ati-vidades profissionais, o respeito pelos outros também rege as relações entre eles e todas as entidades da GDF SUEZ.

Este princípio é o fio condutor da política do nosso Grupo em matéria de respeito pela vida privada e a diversidade, a luta contra a discriminação e ainda a prevenção e puni-ção da intimidação e do assédio moral. Numa perspectiva mais ampla, orienta as políticas de relacionamento da GDF SUEZ com os seus interlocutores e na resolução de conflitos.

A GDF SUEZ espera que o comportamento profissional dos seus colaboradores esteja de acordo com estes princípios éticos, independentemente das circunstân-cias e da função exercida, do nível de responsabilidade e dos interlocutores.

Em todos os níveis da empresa, da alta administração ao colaborador, todos têm a obrigação de nunca agir de uma forma que suscite a menor dúvida quanto à ética do grupo GDF SUEZ.

12 GDF SUEZ – Carta Ética

As regras éticas aplicam-se concretamente aos três círculos em que a nossa empresa exerce as suas atividades:

o círculo do Grupo, composto pelos colaboradores, entidades e acionistas, o círculo do Mercado, no qual incluímos as relações com os nossos clientes, fornecedores e concorrentes, o círculo da Sociedade na qual estamos inseridos e estamos presentes operando a nossa missão.

Uma Ética Exigente

Um forte compromisso aos padrões éticos na condução dos negócios demonstra nosso comprometimento com a melhoria permanente de todo o ambiente em que esta-mos presentes no conjunto dos três círculos: Grupo, Mercado e Sociedade. Ao acompanhar o surgimento de novas vias de regulação na economia mundial, o reforço de uma exigência ética corresponde igualmente a uma evolução desejada por todas as partes envolvidas.

1. O Círculo do Grupo: um ambiente de trabalho saudá-vel contribui para o bom funcionamento do Grupo, motivo pelo qual a GDF SUEZ adotou as medidas necessárias

GDF SUEZ – Carta Ética 13

para garantir aos seus colaboradores condições de vida adequadas e um ambiente de trabalho seguro. O Grupo também promove um ambiente de respeito e confiança entre os seus colaboradores. Esta exigência de relaciona-mento humano e ético abrange também todas as entida-des do Grupo e os seus acionistas. No caso destes últimos, a GDF SUEZ aplica os padrões mais elevados em matéria de “governança corporativa”.

2. O Círculo do Mercado: a satisfação dos clientes é uma prioridade da GDF SUEZ e baseia-se em fatores clara-mente identificados: a qualidade dos produtos e dos serviços, um diálogo franco, a transparência dos proce-dimentos e o respeito pelos compromissos e pelo cum-primento das regras da concorrência.

Estes princípios, aos quais todos os colaboradores do Grupo devem obedecer, aplicam-se igualmente às rela-ções com os fornecedores e concorrentes. Neste con-texto, é solicitada aos colaboradores da GDF SUEZ a adoção de um comportamento leal e a demonstração de equidade e imparcialidade durante as negociações. Além disso, os colaboradores devem certificar-se de que os parceiros do Grupo têm preocupações éticas com-patíveis com as suas.

3. O Círculo da Sociedade: socialmente responsável, a GDF SUEZ envolve-se diretamente nas comunidades onde desenvolve as suas atividades. No que se refere ao meio ambiente e às culturas, a GDF SUEZ busca minimi-zar o seu impacto ecológico, comunica francamente as suas realizações e desafios neste domínio e coopera com Organizações não governamentais (ONG) nos setores ambiental e humanitário. Neste contexto, é responsabilidade de todos apoiar esta política e o Grupo incentiva os seus colaboradores a desem-penharem um papel ativo em prol da comunidade e do desenvolvimento sustentável.

14 GDF SUEZ – Carta Ética

A Governança da Ética

GDF SUEZ – Carta Ética 15

Uma Carta para todos os colaboradores do Grupo

16 GDF SUEZ – Carta Ética

Para incentivar o comportamento ético dos nossos cola-boradores e agir em conformidade com as leis e regula-mentos em vigor, o nosso Grupo criou uma estrutura organizacional de Ética e Conformidade. Os processos executados neste contexto são aplicáveis a todo o Grupo.

Uma estrutura baseada em três níveis

O programa de ética da GDF SUEZ baseia-se em três níveis: a fonte de referências, as estruturas organizacio-nais e as práticas profissionais.

A lei, a carta e os valores constituem as âncoras do primeiro nível, a base sobre a qual o nosso Grupo se apóia com um objetivo claramente identificado: agir sempre de forma profissional e em conformidade com os regulamentos em vigor e com as regras e princí-pios estabelecidos na Carta Ética.

O segundo nível diz respeito à organização. Traduz-se na adoção de estruturas e procedimentos de gestão adequados ao controle, à concepção, ao gerenciamen-to, à prestação de informações e aos relatórios.

Âmbito da Aplicação

A Carta Ética aplica-se ao conjunto dos colaboradores e entidades do Grupo.

GDF SUEZ – Carta Ética 17

As práticas profissionais representam o terceiro e último nível. Trata-se do conjunto das ferramentas operacionais disponibilizadas aos colaboradores para que possam agir em conformidade com as políticas da GDF SUEZ.

O programa de ética é acompanhado por documentos práticos, cuja função consiste em ajudar os colaborado-res em relação aos seus comportamentos e decisões.

Estes documentos atribuem especial importância às leis, regras e normas em matéria de ética e conformidade elaboradas não só por organismos de regulação internacio-nais, federais, nacionais e locais, mas também por organis-mos profissionais. Um extenso campo de aplicação

Os princípios da presente Carta Ética devem ser igual-mente promovidos pelos colaboradores do Grupo com lugar nos conselhos de administração ou na supervisão de empresas não controladas pela GDF SUEZ.

Por sua vez, os colaboradores da GDF SUEZ devem, na medida em que for necessário, informar as pessoas com quem negociam, particularmente os fornecedores, prestadores de serviços e subcontratados, a respeito da existência da Carta Ética do Grupo, providenciando, por exemplo, um exemplar deste documento.

EM RESUMO

A Carta Ética do Grupo é aplicável a todas as entidades do grupo, e deve ser promovida por seus colaboradores também fora deste perímetro, ao conjunto dos seus co-contratantes.

18 GDF SUEZ – Carta Ética

Os gerentes da GDF SUEZ constituem a primeira linha de garantia de aplicação da Carta Ética do Grupo. Para desempenhar essa função, devem dotar-se das fer-ramentas necessárias para acompanhar a sua aplicação e detectar as violações de suas regras. Devem, além dis-so, instaurar um sistema de acompanhamento da aplica-ção dos dispositivos éticos e de conformidade. O gestor de cada entidade deve nomear um deontólogo e fornecer-lhe os recursos humanos e financeiros adequados, assim como atribuir-lhe a autoridade necessária para o desem-penho das suas funções.

Um forte envolvimento dos quadros diretivos

Cabe aos quadros de direção assegurar, a nível individual ou coletivo, a aplicação da Carta Ética.

As regras fixadas pela presente Carta devem ser obriga-toriamente do conhecimento de todos os colaboradores passíveis de exercer um poder de controle sobre as ativi-dades da empresa ou influenciar qualquer uma de suas políticas.

Todos os colaboradores do Grupo devem integrar os princípios éticos da GDF SUEZ no exercício das suas funções. Para tal, o sistema de controle define claramente as responsabilidades em todos os níveis.

O Sistema de Gerenciamento

GDF SUEZ – Carta Ética 19

O comportamento destes colaboradores, cujas decisões têm um impacto primordial nos príncipios éticos, deve ser exemplar.

Assim, quando um responsável hierárquico atribui uma posição de responsabilidade, deve certificar-se de que a pessoa nomeada dispõe da competência, da autoridade e dos meios necessários para aplicar a Carta Ética do Grupo.

Uma adequada estrutura de gerenciamento

O estímulo para o compromisso ético da GDF SUEZ é pro-veniente do mais alto nível do Grupo: Diretor-Presidente, Direção Geral e Comitê Executivo (COMEX), que optaram por dotar o Grupo de estruturas adequadas.

A estrutura ética e de conformidade é supervisionada pelo conselho de administração. O Comitê de Ética, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável pelos assuntos relativos a governança, ética e conformida-de, se reporta ao Conselho de Administração do Grupo, prestando informações e relatórios de suas atividades.

A sua missão consiste em assegurar o respeito das re-gras éticas por todos os colaboradores. Deve também garantir a aplicação dos procedimentos necessários para a atualização das fontes de referência éticas em vigor no Grupo.

A Diretoria de Ética e Conformidade, integrada à Secreta-ria Geral, tem o objetivo de impulsionar a integração da ética na visão, estratégia, gestão e práticas da GDF SUEZ. Além de formular os procedimentos sobre a matéria, pro-move a sua aplicação nas linhas de negócios operacionais e divisões funcionais e assegura a sua complementaridade com as outras organizações de controle do Grupo.

Além disso, para garantir a aplicação e o funcionamento dos dispositivos de conformidade necessários à gestão dos

EM RESUMO

Se cada um dos colaboradores da GDF SUEZ deve personificar os princípios éticos do Grupo, os gestores têm obrigações específicas: transmitir, sensibilizar, formar e monitorar. A GDF SUEZ criou uma organização específica para promover as práticas éticas e verificar a conformidade destas práticas com os compromissos.

20 GDF SUEZ – Carta Ética

riscos éticos do Grupo, a Diretoria de Ética e Conformidade definiu uma política de conformidade proativa. Esta política orienta uma rede mundial de deontólogos que divulgam as suas missões nas filiais e entidades do Grupo.

O Comitê de Conformidade, presidido pelo Deontólogo do Grupo, membro do COMEX, é o orgão responsável por esta política, assegurando a conformidade da sua aplica-ção, informando-se sobre as anomalias e garantindo um tratamento adequado das mesmas. Como tal, a sua ação fornece aos órgãos de gestão e à Direção-Geral uma garantia razoável de que o dispositivo ético da GDF SUEZ é aplicado e monitorado.

Um processo de expansão

Compete aos gestores da GDF SUEZ divulgar o presente documento aos seus colaboradores para que possam conhecer e aplicar o processo ético do Grupo na sua vivên-cia cotidiana. Neste sentido, os gestores organizam a imple-mentação, formação e iniciativas de sensibilização. Além disso, devem ajudar e aconselhar os colaboradores que apresentem dúvidas ou levantem preocupações em maté-ria de ética.

Para facilitar a missão dos gestores, a Diretoria de Ética e Conformidade coloca à sua disposição meios de ação e de monitoramento. O deontólogo da entidade e/ou da filial, as Diretorias de Recursos Humanos, Assuntos Jurí-dicos e Comunicação Interna podem igualmente auxiliá-los neste processo.

Finalmente, se os gestores são responsáveis por verificar o conhecimento dos colaboradores sobre as suas obriga-ções éticas e regulamentares, devem sobretudo garantir a demonstração de práticas correspondentes a tais obri-gações. Se sanções forem necessárias, deverão basear-se no respeito pela legislação e pelos hábitos locais.

GDF SUEZ – Carta Ética 21

22 GDF SUEZ – Carta Ética

Em todas as unidades, cuja dimensão e autonomia o jus-tifiquem, o gestor deve nomear um deontólogo respon-sável pela aplicação dos princípios éticos do Grupo no âmbito da sua entidade.

Neste contexto, os principais aspectos da missão do deontólogo consistem em:

comunicar e, se necessário, esclarecer as cartas, códi-gos ou guias que definem o compromisso ético do Grupo junto de todos os colaboradores em estreita conexão com a administração da entidade;

planejar ou supervisionar a elaboração de documentos complementares ao sistema de Ética e Conformidade, específicos das entidades locais ou atividade;

assegurar o respeito dos princípios éticos no desenvol-vimento de estratégias e nas atividades da entidade;

responder às perguntas dos colaboradores e aconse-lhá-los em questões éticas e de conformidade;

O deontólogo é responsável pela aplicação da Carta Ética no âmbito da sua entidade. Simultaneamente coordenador e facilitador, contribui para a prevenção do risco ético, promovendo práticas profissionais conforme os compromissos do Grupo.

O Deontólogo

GDF SUEZ – Carta Ética 23

dirigir ações de sensibilização, formação e comunica-ção de iniciativas;

monitorar a aplicação das políticas de Ética e Confor-midade, com base nas quais deverá elaborar um rela-tório anual de conformidade da entidade, que o gestor deve transmitir ao Deontólogo do Grupo;

identificar os riscos éticos da entidade.

As responsabilidades do deontólogo

Escolhido pelas suas qualidades pessoais de rigor, hones-tidade e discrição, pelas suas capacidades de mediação, objetividade, distanciamento em relação aos acontecimen-tos e espírito de síntese, o deontólogo é membro da direto-ria da entidade e/ou tem acesso direto à administração.

O deontólogo deve manter uma rigorosa confidencialida-de no que se refere às informações de que toma conheci-mento no exercício das suas funções. Por conseguinte, um deontólogo não pode divulgar o nome de uma pessoa acusada ou o informante, sem o consentimento expres-sos deles. Esta obrigação de confidencialidade é exercida de acordo com a legislação e os costumes locais. Além disso, o deontólogo deve tomar todas as medidas neces-sárias para que o autor de uma denúncia não seja alvo de qualquer ação de retaliação.

Um sistema de acompanhamento dos objetivos éticos

Os deontólogos fornecem ao nosso Grupo uma visão global das suas práticas éticas.

Para tal, a sua rede presta periodicamente informações aos Conselhos de Administração das respectivas entidades. Os diferentes tópicos comunicados sob a forma de relatórios formam a base da redação do relatório anual sobre ética apresentado pelo Deontólogo do Grupo ao Presidente e Diretor Geral, Comitê de Ética, Meio Ambiente e Desen-volvimento Sustentável do Conselho de Administração.

EM RESUMO

O deontólogo participa da definição das regras e dos deveres em matéria de ética profissional e assegura o seu cumprimento na empresa. Presta apoio e aconselhamento a todos os colaboradores sobre questões éticas e contribui para a identificação de boas práticas através da participação na rede de deontólogos do Grupo. Além disso, participa na prevenção dos riscos éticos do Grupo através da elaboração do relatório de conformidade da sua entidade.

24 GDF SUEZ – Carta Ética

No que se refere à ética e conformidade, assim como em outras áreas, a avaliação periódica dos conhecimentos e comportamentos individuais é parte de um processo de melhoria contínua.

É por este motivo, por exemplo, que a estrutura de ética e conformidade da GDF SUEZ é objeto de perguntas nos “questionários” sobre clima social realizados regularmen-te pelas entidades do Grupo.

A Diretoria de Ética e Conformidade da GDF SUEZ, res-ponsável pela aplicação dos procedimentos de conformi-dade no Grupo, tem a função de estabelecer controles de conformidade.

Isso permite a realização de auditorias éticas e de investi-gações especiais em nome do Comitê de Conformidade e do Comitê de Ética, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Para apoiar a estrutura desenvolvida pela Diretoria de Ética e Conformidade, a GDF SUEZ instituiu procedimentos destinados a garantir a aplicação da sua política nesta área.

Relatórios, Monitoramento e Auditorias

GDF SUEZ – Carta Ética 25

Foi igualmente estabelecido um procedimento de confor-midade detalhado para o acompanhamento da política de ética do Grupo nas filiais e nas entidades.

Todos os deontólogos devem elaborar um relatório anu-al a respeito do progresso obtido pelas respectivas enti-dades em relação a estrutura ética e de conformidade, aplicando as regras e os procedimentos da GDF SUEZ, assim como eventuais iniciativas ou ações específicas aplicadas pela própria entidade.

Este relatório, submetido à entidade local, é acompanha-do de uma carta de conformidade do gestor, certificando o seu compromisso com a aplicação do programa ético e de conformidade na organização pela qual é responsável.

Um Sistema de proteção

A Diretoria de Ética e Conformidade do Grupo é também responsável por adotar as medidas necessárias em caso de descumprimento da política de conformidade do Grupo, após prévia ligação com a administração e as direções locais envolvidas, e sempre em coordenação com as outras áreas funcionais do Grupo (Assuntos Jurídicos, Auditoria e Riscos, Controle Interno, Seguros, etc.).

Em complementação a gestão da Diretoria de Ética e Conformidade, os departamentos de controle interno e auditoria mantêm-se atentos a quaisquer informações que possam indicar um eventual caso de violação das regras. Além disso, devem estar atentos à possível existência de deficiências na organização das entidades do Grupo.

Estes departamentos devem comunicar as suas obser-vações às respectivas estruturas de gestão, assim como ao deontólogo e, se necessário, proceder a uma análise específica de determinadas aplicações do programa de ética.

EM RESUMO

A organização estabelecida pela GDF SUEZ a respeito de ética e conformidade permite avaliar periodicamente os conhecimentos e os comportamentos individuais. Responsável pela aplicação de um dispositivo ético e de procedimentos de conformidade, a Diretoria de Ética e Conformidade do Grupo assegura a realização de auditorias éticas e de investigações especiais. Em coordenação com as áreas jurídica, de auditoria e riscos e de controle interno, garante a tomada e a aplicação das medidas necessárias em caso de descumprimento da política da GDF SUEZ.

26 GDF SUEZ – Carta Ética

As traduções deste documento podem estar sujeitas à interpretação, sendo referência somente a versão francesa.

Toda a documentação sobre ética da GDF SUEZ está disponível no homepage da GDF SUEZ na Internet, na intranet do Grupo e na extranet destinada à ética. Para obter informações ou conselhos sobre ética e conformidade: [email protected]

Edição de novembro de 2009

A Carta Ética está disponível no site gdfsuez.com, na intranet http://horizon.gdfsuez.net e na extranet dedicada à ética http://ethics.gdfsuez.com

Redação:

Projeto gráfico:

Projeto editorial e realização:

Tradução e execução:

Fototecas: Médiathèque GDF SUEZ (Cover, Getty – p.4, Stéphane de Bourgies / Abaca Press – p.7, Philippe Dureuil / GDF SUEZ – p.15, Olivia Gay / Interlinks Image – p.17, Gilles Crampes – p.19, Etienne de Malglaive / Abaca Press – p.21, Raf Beckers / Electrabel – p.23, Pierre-François Grosjean – p.25, Enzo dal Verme / Abaca Press)

© 11/2009

28 GDF SUEZ – Carta Ética

gdfsuez.com

82, bd des Batignolles - 75017 Paris - FRANCETél. : +33 (0)1 53 42 35 35 / Fax : +33 (0)1 42 94 06 78Web : www.carrenoir.com

GDF SUEZLogotype version Quadri11/07/2008

RÉFÉRENCES COULEUR

B 80%

C 100% Y 50% B 5%

Nossos valores

exigênciacompromissoaudáciacoesão