carta de responsabilidade ambiental

3
CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE CARTA DE RESPONSABILIDADE “VAMOS CUIDAR DE CABO VERDE” Nós somos alunos e alunas de um pequeno estado insular, ecologicamente frágil e de parcos recursos naturais. O nosso país é vulnerável às Mudanças Climáticas. Participamos nas conferências nas nossas escolas onde apresentamos e discutimos os quatro (4) subtemas: Água, Ar, Energia e Terra. Fomos eleitos delegados e delegadas pelos colegas para representarmos as nossas escolas e as nossas comunidades na Conferência Nacional “Vamos cuidar de Cabo Verde”. Nesta Conferência participaram 74 delegados e delegadas dos 12 a 15 anos, eleitos de forma democrática pelos seus pares, nas escolas. NOSSAS RESPONSABILIDADES E AS NOSSAS ACÇÕES I- Subtema AR Definimos como nossas Responsabilidades relativamente ao subtema AR: 1. Sensibilizar a todos através de meios de comunicação para o tratamento dos lixos radioactivos, na reciclagem de produtos descartáveis e apostar nos biocombustíveis (energia limpa); 2. Diminuir a quantidade de lixo; 3. Saber como tratar dos poluentes do ar, principalmente do lixo; E as nossas Acções são as seguintes: 1. Sensibilizar as autoridades para melhorar a distribuição dos transportes públicos e implementação do Dia Nacional “Sem Carros”; 2. Praticar a regra dos 5 R´s (Reflectir, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar); 3. Chamar atenção do Estado para a criação de centrais de tratamento do lixo; 4. Estabelecer parcerias, tendo em vista: campanhas de reflorestação, promoção da educação ambiental e plantação de árvores; 5. Confecção de objectos decorativos recorrendo ao lixo produzido nas Escolas; 6. Sensibilizar os pais encarregados de Educação na utilização de bolsas de pano nas suas compras, evitando o uso de descartáveis.

Upload: rededucacaoambiental

Post on 05-Jul-2015

582 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Carta de Responsabilidade Ambiental

CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTECARTA DE RESPONSABILIDADE “VAMOS CUIDAR DE CABO VERDE”Nós somos alunos e alunas de um pequeno estado insular, ecologicamente frágil e de parcos recursos naturais. O nosso país é vulnerável às Mudanças Climáticas.Participamos nas conferências nas nossas escolas onde apresentamos e discutimos os quatro (4) subtemas: Água, Ar, Energia e Terra. Fomos eleitos delegados e delegadas pelos colegas para representarmos as nossas escolas e as nossas comunidades na Conferência Nacional “Vamos cuidar de Cabo Verde”.Nesta Conferência participaram 74 delegados e delegadas dos 12 a 15 anos, eleitosde forma democrática pelos seus pares, nas escolas.

NOSSAS RESPONSABILIDADES E AS NOSSAS ACÇÕESI- Subtema AR

Definimos como nossas Responsabilidades relativamente ao subtema AR:1. Sensibilizar a todos através de meios de comunicação para o tratamento dos lixos radioactivos, na reciclagem de produtos descartáveis e apostar nos biocombustíveis (energia limpa);2. Diminuir a quantidade de lixo;3. Saber como tratar dos poluentes do ar, principalmente do lixo;

E as nossas Acções são as seguintes:1. Sensibilizar as autoridades para melhorar a distribuição dos transportes públicos e implementação do Dia Nacional “Sem Carros”;2. Praticar a regra dos 5 R´s (Reflectir, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar);3. Chamar atenção do Estado para a criação de centrais de tratamento do lixo;4. Estabelecer parcerias, tendo em vista: campanhas de reflorestação, promoção da educação ambiental e plantação de árvores;5. Confecção de objectos decorativos recorrendo ao lixo produzido nas Escolas;6. Sensibilizar os pais encarregados de Educação na utilização de bolsas de pano nas suas compras, evitando o uso de descartáveis.

Page 2: Carta de Responsabilidade Ambiental

II- Subtema ÁGUAAs nossas Responsabilidades relativamente ao subtema Água são as seguintes:

1- Fazer o uso racional e consciente da água;2- Aproveitar as águas pluviais e fazer a poupança da água canalizada;

As nossas acções no que diz ao subtema Água são:1. Construir canais de drenagem de Águas superficiais, transferindo-as para centros de aproveitamento e reutilizando-as para diversas actividades, sobretudo agricultura;2. Fazer campanhas de sensibilização para a necessidade urgente de poupar água;3. Substituir as regas tradicionais pela rega gota - a - gota;4. Formar e informar os produtores de aguardente e a população em geral sobre os perigos do despejo de resíduos nas ribeiras;5. Exortar as autoridades para criação de um laboratório de controlo de qualidade da água;6. Sensibilizar as autoridades e a quem de direito para a construção de estações de tratamento de água, cisternas, diques de retenção e barragens.

III- Subtema ENERGIARelativamente ao subtema Energia definimos como nossas Responsabilidades:

1. Promover o uso consciente de Energia;2. Criar condições para produção de energia eléctrica a partir das energias renováveis

E as nossas Acções no diz respeito a Energia são:1. Criar condições para a substituição de energias não renováveis por energias renováveis;2. Incentivar a população a usar lâmpadas de baixo consumo;

Page 3: Carta de Responsabilidade Ambiental

3. Realização de palestras na Comunidade Educativa de modo a consciencializar os alunos, professores e comunidade a poupar a energia;4. Reduzir o consumo de energias não renováveis;5. Sensibilizar as empresas e as autoridades para construção de parques eólicos e instalação de painéis solares;6. Promover campanhas de plantação de árvores.

IV- Subtema TERRAAs nossas Responsabilidades relativamente ao subtema Terra são as seguintes:

1- Sensibilizar a população de modo a explorar os recursos naturais de forma racional2- Garantir a protecção da Fauna e da Flora das espécies endémicas em vias de extinção e a conservação do solo3- Promover o tratamento adequado do lixo de forma a obter uma melhoria do saneamento.

As nossas Acções são:1. Sensibilizar a população para a preservação de plantas e animais endémicos;2. Plantar, conservar e proteger as zonas arborizadas, de modo a repor a cobertura vegetal das achadas e encostas;3. Promover acções que visem controlar o uso de fertilizantes e pesticidas na agricultura;4. Sensibilizar as autoridades a fazer a conservação do solo através de construção de diques, socalcos e banquetes;5. Sensibilizar os jovens de forma a consciencializá-los para a investigação e a criatividade, incorporando nas suas escolas, laboratórios de pesquisas de modo a promover as energias renováveis para o melhor aproveitamento e utilização.

Praia, 09 de Abril de 2010