caracterizaÇÃo molecular da resistÊncia de … · caracterizaÇÃo molecular da resistÊncia de...

1

Click here to load reader

Upload: trinhcong

Post on 13-Mar-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DA RESISTÊNCIA DE … · caracterizaÇÃo molecular da resistÊncia de azevÉm (lolium multiflorum lam.) a glyphosate no estado do rio grande do sul. larissa

CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DA RESISTÊNCIA DE AZEVÉM (LOLIUM MULTIFLORUMLAM.) A GLYPHOSATE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Larissa Goulart Luz (PROBIC-FAPERGS), Micheli Fochesato Michelon, Arthur Melo Bernardi eCarine Lima de Souza, Taisa Dal Magro (Orientador(a))

O uso intenso de herbicidas selecionou plantas daninhas resistentes aos mesmos, sendo o azevém,atualmente, um dos maiores problemas para os produtores tanto de culturas anuais como perenes. Diantedisso, o objetivo do trabalho foi determinar o mecanismo de resistência de azevém ao herbicidaglyphosate. Foram desenvolvidos experimentos em laboratório para a extração do DNA (segundo métodode DOYLE & DOYLE 1990) e amplificação da região correspondente a enzima5-enol-piruvyl-shiquimato-3-fosfato-sintase (EPSPs). O método foi eficiente para extração de DNA e areação de PCR ampliou duas regiões (bandas). Dessa forma os próximos passos serão o isolamento dasmesmas e sequenciamento para verificar se a parte amplificada corresponde a esperada. Esses dadosauxiliarão o produtor na tomada de decisão na hora de manejar azevém, pois se o mecanismo deresistência de azevém ao herbicida glyphosate for alteração no local de ação, o produtor é impossibilitadode aumentar a dose do produto para controlar a espécie.

Palavras-chave: Alteração no local de ação, EPSPs, Mecanismo de resistência

Apoio: UCS, FAPERGS

1