caracterização do crime de embriaguez ao volante, introduzidas pela lei nº 12.760/2012

2
RESUMO O presente trabalho monográfico tem como foco abordar algumas alterações da classificação e requisitos para a caracterização do crime de embriaguez ao volante, introduzidas pela Lei nº 12.760/2012. O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, sofreu grandes alterações, principalmente sobre os meios de provas admitidos para que ocorra a comprovação do delito em estudo. Na lei anterior bastava o agente recusar-se a fazer o teste do bafômetro ou exame de sangue, para que não fosse autuado no crime, pois sem provas não era possível penalizar alguém. Porém, de acordo com a atual redação do artigo, os sinais visíveis e notórios do condutor são suficientes para identificar e provar a alteração da capacidade psicomotora. Outro fato que será aqui abordado é a grande discussão existente na doutrina, acerca de sua natureza, alguns doutrinadores defendem que o crime de embriaguez ao volante é de perigo abstrato. Outros doutrinadores entendem que trata-se de crime de perigo concreto. Para chegar a uma conclusão sobre essa discussão analisaremos alguns conceitos e princípios que estão envolvidos no crime de embriaguez ao volante. Palavras-chave: Lei nº 12.760/2012, Crime de embriaguez ao volante, Código de Trânsito Brasileiro, perigo concreto, perigo abstrato.

Upload: decarvalho-junior

Post on 07-Nov-2015

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O presente trabalho monográfico tem como foco abordar algumas alterações da classificação e requisitos para a caracterização do crime de embriaguez ao volante, introduzidas pela Lei nº 12.760/2012.

TRANSCRIPT

RESUMO

O presente trabalho monogrfico tem como foco abordar algumas alteraes da classificao e requisitos para a caracterizao do crime de embriaguez ao volante, introduzidas pela Lei n 12.760/2012. O artigo 306 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, sofreu grandes alteraes, principalmente sobre os meios de provas admitidos para que ocorra a comprovao do delito em estudo. Na lei anterior bastava o agente recusar-se a fazer o teste do bafmetro ou exame de sangue, para que no fosse autuado no crime, pois sem provas no era possvel penalizar algum. Porm, de acordo com a atual redao do artigo, os sinais visveis e notrios do condutor so suficientes para identificar e provar a alterao da capacidade psicomotora. Outro fato que ser aqui abordado a grande discusso existente na doutrina, acerca de sua natureza, alguns doutrinadores defendem que o crime de embriaguez ao volante de perigo abstrato. Outros doutrinadores entendem que trata-se de crime de perigo concreto. Para chegar a uma concluso sobre essa discusso analisaremos alguns conceitos e princpios que esto envolvidos no crime de embriaguez ao volante.

Palavras-chave: Lei n 12.760/2012, Crime de embriaguez ao volante, Cdigo de Trnsito Brasileiro, perigo concreto, perigo abstrato.