características - rial · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... painéis de...

26
Características

Upload: ngodiep

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Características

Page 2: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Sobre a Sage 

A Sage Portugal 

A Sage Portugal, integra o Grupo Sage, líder mundialno desenvolvimento de software de gestão e

serviços para pequenas e médias empresas (PME).Com uma ampla oferta de produtos e serviços

desenvolvidos para o mercado nacional, de acordocom a dimensão das empresas, temos capacidadepara responder adequadamente, às necessidades

dos nossos clientes. 

Contamos actualmente com uma equipa de 150colaboradores, mais de 80 mil utilizadores e uma

rede de mil parceiros. Aliado ao forte crescimentoorgânico dos últimos anos, temos crescido também

por via das aquisições, das quais se destacam aInfologia, a SP, a Gestexper, a Adonix, o Orçam,

solução para o mercado da construção civil e obraspúblicas, a Escripóvoa e a XRT.

Sage SME 

A escolha acertada das PMEs em Portugal!

Fruto da fusão de várias empresas líderes nomercado nacional, reunimos sistemas integrados

que permitem, de uma forma fácil e versátil, otratamento da informação de acordo com as

necessidades de cada negócio.

Com o objectivo de responder às necessidades dosseus clientes, a unidade de negócios Sage SME, a

par e passo com a evolução do mercado, apresentasoluções tecnologicamente avançadas,

reconhecidas pela optimização dos processos degestão empresarial e pelos ganhos de

produtividade, tornando as empresas mais reactivase competitivas no mercado onde actuam.  

Sobre a Sage

Sobre as Versões

Destaques

Sage Gestexper

Sage Linha 50

Sage NEXT

Sage Contrução

Sage GesPOS

INDICE

01

02

03-07

08-13

14-15

16-18

19

20-24

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

01

Page 3: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

 Sobre as versões Sage 2009

Neste novo ano, a Sage divulga as novas versões 2009 paraos seus produtos das Linhas SME: Linha 50, Next, Gestexper,Construção e GesPos. Estas são lançadas por fases, entreFevereiro e Outubro.

As versões 2009 vêm dar resposta, não só, aos pedidos dosnossos utilizadores e parceiros, mas também, às grandestransformações que nos rodeiam: quer em matéria legal, querem necessidade de inovação, para competir neste universocada vez mais global.

Uma importante orientação nestas versões foi a continuaçãodo investimento em usabilidade. Desta vez, destaca-se a áreade trabalho que, entre outras características, passa a poderfuncionar como painel de bordo para monitorização deindicadores de negócio.

Outro importante vector, que se apresenta nos produtos deContabilidade e Imobilizado, trata a transição para o SNC, onovo Sistema de Normalização Contabilística. Tratam-se defuncionalidades e ferramentas que iram permitir ao utilizadorpreparar as suas bases de dados para poder correreficazmente os conversores e as soluções quedisponibilizaremos para efectuar a transição para o novonormativo contabilístico.

Num universo aparentemente instável procuramos semprealiar a consistência à inovação!

Sage - Mais perto de si!

 

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

02

Page 4: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Destaques Sage 2009 

Características comuns a todos os produtosdas Linhas 50, Next, Gestexper e GesPOS

Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista

de mapas e notícias na área de trabalho

Configuração da barra de navegação lateral

Características comuns a todos os produtosde Contabilidade ou Gestão de Pessoal dasLinhas 50, Next e Gestexper

Ferramenta de preparação da transição para o SNC

Alteração na configuração de modelos fiscais

Geração dos lançamentos contabilísticos de vendas a

partir do ficheiro SAF-T de facturação

Gestão de Obrigações

Novo configurador de mapas de gestão da

contabilidade

Criação de uma contabilidade Sage a partir do SAF-T

Alterações provenientes da nova legislação laboral e

novo código tributário 

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

03

Page 5: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Configuração da barra de navegaçãolateral

Se analisarmos o ambiente de trabalho de 10 utilizadoresdiferentes percebemos, logo à partida, claras diferenças naescolha e na disposição dos atalhos para as tarefas maisimportantes. Na Sage 2009, criámos a mesma versatilidadeno ambiente de trabalho em todas as aplicações de gestão.

O utilizador pode, agora, reformular completamente a barrade tarefas das aplicações, criando atalhos para aplicaçõesexternas, menus já existentes e acesso a comandos frequentes.

Esta funcionalidade, inserida no projecto de usabilidade Sage,oferece uma forma muito simples e intuitiva de configurarintegralmente a barra de navegação lateral, para fornecer acada utilizador um ambiente de trabalho rápido e eficaz.

Este tipo de gestão de atalhos permite acelerar as operações,mas também proporcionar a novos utilizadores umaaprendizagem mais rápida. Com menus personalizados à suafunção, o novo utilizador apreende mais depressa.

CARACTERÍSTICAS COMUNS A TODOS OS PRODUTOSDAS LINHAS 50, NEXT, GESTEXPER E GESPOS

Painéis de indicadores, diagramas deprocessos, lista de mapas e notícias na áreade trabalho

A utilização da área de trabalho das aplicações, que se encontrapor baixo do menu, tem sido considerada um elementoimportante para transmitir informações para o utilizador. Ofacto de ser uma área sempre presente, torna-a particularmenteadequada a apresentar atalhos, mas também outros elementoscomo avisos e indicadores. Inserido num projecto global deusabilidade, a Sage vem acrescentar novas funcionalidadesde interesse e sofisticação superiores. Assim, a área de trabalho passa a poder ser configurada com:

Diagramas de processos – Na continuação dosdiagramas fixos anteriormente apresentados, outilizador pode agora seleccionar entre mais doque um diagrama os que pretende apresentar naárea de trabalho.

Indicadores – Este novo tipo de painel permiteao utilizador seleccionar, entre um conjunto pré-configurado, a apresentação de indicadores devendas, compras, rentabilidade e outros, adaptadosao contexto de cada utilizador.

Notícias – Este painel, que futuramente poderáintegrar avisos e mensagens entre os utilizadores,permite agora recepcionar comunicações da Sagetal como dicas e informações críticas defuncionalidades.

Gestor de mapas – Este painel, disponível emalgumas linhas, permite procurar, de forma eficiente,o mapa desejado entre os muitos fornecidos pelaaplicação. 

 

  

A configuração da área de trabalho é efectuada apenas pelosadministradores do sistema que, para cada pasta da barrade navegação, pode especificar quais os painéis que devemser vistos. Adicionalmente, para cada painel seleccionado,podem-se indicar os utilizadores ou grupos de utilizadorescom autorização para o visualizar. Assim, o administradorpode criar diferentes áreas de trabalho para diferentes gruposde utilizadores.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Destaques Sage 2009

04

Page 6: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Para isso, a Sage propõe uma ferramenta que irá permitir queos utilizadores efectuem uma normalização das contas menosanalíticas com o plano de contas standard da sua linha deprodutos. Assim, será possível garantir o funcionamento dosconversores e o funcionamento eficaz de todas as ferramentase mapas de reporte que serão fornecidos pela Sage.

Esta ferramenta, intuitiva e muito eficaz, irá permitir que osutilizadores alterem os planos de contas e todas asconfigurações associadas. Estas tarefas devem ser realizadaso mais cedo possível porque requerem tempo. Uma veznormalizado o plano, a Sage pode garantir excelentes resultadose automatização no complexo processo de transição para oSNC.

 

Alteração da configuração dos modelosfiscais (Ctb)

Com a previsível alteração de alguns modelos fiscais, face àsalterações previstas ao IRC para compatibilização com o SNC,a Sage entendeu investir um tempo substancial a cuidar ereestruturar a sua poderosa ferramenta de tratamento demodelos fiscais. A alteração mais relevante, consiste nadistinção entre três tipos de fórmulas:

Fórmulas inseridas dentro do modelo criado – Já existente

Fórmulas standard Sage – Fabricadas pela Sage

Fórmulas do grupo de fórmulas – Novo

O utilizador passa a poder criar grupos de fórmulas ondedefine apenas as fórmulas que pretende utilizar distintas dasfórmulas standard Sage. O utilizador pode criar grupos deexcepções às fórmulas standard Sage, a aplicar em gruposde empresas distintos.

Toda a gestão de fórmulas vem reforçada permitindo,nomeadamente, listar as fórmulas de um modelo e listar asfórmulas de cada grupo.

Com este processo, também se veio garantir um adequadoisolamento entre as fórmulas personalizadas pelo utilizador eas fórmulas produzidas pela Sage, permitindo preservar aspersonalizações do utilizador mas receber todas asactualizações das restantes fórmulas que a Sage produzir.  

Ferramenta de preparação da transiçãopara o SNC (Ctb)

A transição para o SNC, Sistema de NormalizaçãoContabilística, que se vai realizar em 1 de Janeiro de 2010,constitui uma operação complexa por várias razões, entre asquais se destacam:

A necessidade de alterar a generalidade dasdesignações usadas nas contas da contabilidade,com a introdução de um novo vocabulário determos como: crédito, gastos, inventários, activosnão correntes/correntes, activos fixos tangíveis,activos fixos intangíveis, activos biológicos,propriedades de investimento, activos detidos paravenda, etc...

A necessidade de alterar muitas contas noplano, nomeadamente, a redistribuição das contasde custos e proveitos extraordinários, criação dasclasses de perdas por imparidade, perdas porredução do justo valor, reversões e ganhos emaumentos de justo valor e a profunda alteraçãodas contas de resultados.

A necessidade de reconhecer e mensurar osactivos e passivos no balanço de abertura de 2010,por contrapartida da conta de alterações dereferencial contabilístico da classe 8.

A necessidade de converter, reconhecer emensurar os activos e passivos de 2009, paraexistir comparabilidade entre os dois exercícios,por forma a apresentar os valores de 2010 e 2009no reporte financeiro de 2010.

A necessidade de preservar o histórico de 2009e apresentar um de 2009 alterado.

A necessidade de manter o 2009 histórico compossibilidade de se efectuar novos lançamentospara se poder encerrar o exercício de 2009 depoisde efectuar a abertura do exercício 2010, com umprocesso que permita repetir a transição dos saldosde 2009 para o ano de 2010.

A necessidade de produzir o reporte financeiroprevisto nas normas NCRF, novo e mais exigente,com recurso a mapas pré-configurados, queapresentem resultados correctos sem necessidadede grandes configurações para adaptar àsespecificidades de cada plano de contas.

A necessidade de ter lançamentos pré-configurados para auxiliar o lançamento e aclassificação. 

A Sage pretende entregar aos utilizadores soluções “chavena mão”, para que grande parte destes problemas vejamresolvidas pelos seus sistemas de informação. Acreditamosque, só desta forma, será possível os profissionaisconcentrarem-se nas tarefas de reconhecimento, mensuraçãoe adaptação ao novo normativo.

CARACTERÍSTICAS COMUNS A TODOS OS PRODUTOSDE CONTABILIDADE OU GESTÃO DE PESSOAL DAS LINHAS 50, NEXT E GESTEXPER

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Destaques Sage 2009

05

Page 7: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Geração dos lançamentos contabilísticos devendas a partir do ficheiro SAF-T defacturação (Ctb)

As empresas que trabalham com sistemas de contabilidadeseparados dos sistemas de facturação, em que estasaplicações sejam de fabricantes ou marcas distintas, têm queefectuar os lançamentos contabilísticos dos documentos devendas de forma manual.

Ainda que as aplicações sejam da mesma marca é necessáriorecorrer à parametrização contabilística no sistema defacturação. Este processo nem sempre é simples e prático epode gerar por vezes incoerência entre o sistema de facturaçãoe a contabilidade.

Estas situações assumem particular relevo para as empresasque fornecem os serviços de contabilidade em outsourcing.Para automatizar o processo de lançamento contabilístico dasvendas em sistemas desligados, a Sage apresenta uma novafuncionalidade na aplicação de contabilidade que permite usarum SAF-T de facturação, proveniente de qualquer aplicação,para gerar os lançamentos contabilísticos dos documentosde vendas.

Toda a configuração é efectuada no sistema de contabilidadee é muito simples e apoiada pelo programa. Embora estafuncionalidade de geração não garanta as classificaçõescorrectas de todos os tipos de documentos, estima-se queuma configuração comum possa garantir 80 a 100% dosdocumentos correctamente classificados. Com a funcionalidadeproposta, estima-se que os utilizadores possam economizar70 a 90% do tempo gasto a lançar as vendas na contabilidade.  

Gestão de Obrigações (Ctb, Gep)

Para auxiliar as empresas em geral e as empresas de prestaçãode serviços de contabilidade em particular, a Sage desenvolveuuma funcionalidade nas aplicações de contabilidade e gestãode pessoal, para controlar as obrigações das entregas àsentidades oficiais.

Quando o utilizador cria uma empresa ou transita de ano, é-lhe apresentada a lista de obrigações constantes no calendáriooficial para seleccionar as que pretende associar a essaempresa. Pode ainda acrescentar outras obrigaçõesrelacionadas com o relato financeiro, decorrentes da relaçãocom o cliente, ou respeitantes a objectivos internos.

À medida que vai executando as operações de processamento,emissão de mapas e exportações para entidades, o utilizadorvai registando o cumprimento das respectivas obrigações.Esta funcionalidade providencia diversos mapas para apresentaras obrigações pendentes. Merece particular relevo o mapaque fornece um ponto de situação global de todas as empresasprocessadas. Este encontra uma utilidade especial entre asempresas prestadoras de serviços de contabilidade.  

Novo configurador de mapas de gestão (Ctb)

A crescente necessidade de informação nas organizações ea particularidade operacional de cada negócio, obriga àpersonalização de análises de gestão a cada empresa. Dadaa complexidade das ferramentas de desenho de mapas,muitos utilizadores são incapazes de resolver as suasnecessidades sem recorrer a serviços técnicos especializados.

Na Sage 2009 passa a estar disponível nos produtos deContabilidade das Linhas 50, Next e Gestexper uma novaferramenta de configuração de Mapas de Gestão com umfuncionamento muito semelhante a uma folha de cálculo ecom várias possibilidades de parametrização de cores, estilose formatos acessível a qualquer utilizador sem conhecimentostécnicos específicos.

Esta ferramenta será particularmente importante na passagempara o Sistema de Normalização Contabilística dado o elevadonúmero de alterações necessárias em todos os Mapas deGestão.  

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Destaques Sage 2009

06

Page 8: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Criação de uma nova contabilidade nasaplicações Sage, a partir do SAF-T daempresa (Ctb)

A transição para o novo Sistema de Normalização Contabilísticarepresenta uma oportunidade única para a diferenciação nosserviços de contabilidade prestados ás empresas. Osprofissionais de contabilidade são, muitas vezes, confrontadoscom situações onde assumem a responsabilidade sobre umanova Contabilidade e querem recuperar toda a informaçãoanteriormente registada.

Sendo o SAF-T com os dados da Contabilidade um ficheirode entrega obrigatória para as empresas, a Sage disponibilizana versão 2009 um mecanismo de importação que permitea criação de uma base de dados nova a partir da informaçãoconstante neste ficheiro, desde que respeite todas as normasdefinidas pela DGCI. 

 

Alterações provenientes da nova legislaçãolaboral e novo código tributário (Gep)

A nova legislação laboral acarreta transformações noprocedimento da cessação de contrato, bem como no trabalhosuplementar. Estas irão originar alterações em funcionalidadesna gestão de pessoal, incluidas nas versões 2009.

Também já são conhecidas as alterações que irão surgir nocontexto das contribuições para a segurança social,nomeadamente no que respeita aos trabalhadoresindependentes, que serão também objecto de tratamento nossistemas de gestão de pessoal.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Destaques Sage 2009

07

Page 9: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Sage Gestexper

Contabilidade

1ª FASE

Alteração da grelha de repartição de centros de custo nolançamento

Incluída a possibilidade de alterar a grelha de lançamentos acentros de custo definida na conta da contabilidade.

2ª/3ª FASE

Conversão automática de todas as bases de dadosaquando de uma nova versão/revisão

De forma a agilizar e facilitar o processo de conversão de basesde dados aquando de um nova versão/revisão da aplicação,passa a ser possível efectuar a conversão para a novaversão/revisão de todas as bases de dados existentes nosistema.

Modelo 22 usufrui de todas as vantagens do Configuradorde Modelos

Tal como já acontece com a declaração anual IES, oModelo 22 passa a ser criado no Configurador de Modelosusufruindo assim da agilidade e simplicidade inerentes a estaferramenta (criação simples, personalização de modelos,submissão directa das declarações, entre outros).

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

08

Page 10: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Tamanho ajustável dos ecrãs de consultas

Possibilidade de ajustar o tamanho dos ecrãs de consultas.

Nova consulta de contas

Incluída uma nova consulta que permite efectuar pesquisas naslinhas de movimentos usando filtros variados.

Impressão de balancetes para várias empresas emsimultâneo

Possibilidade de imprimir o balancete razão e o balanceteanalítico para várias empresas ao mesmo tempo.

Configuração de contas para o apuramento de IVA

Novas opções nos parâmetros que permitem configurar ascontas que participam no apuramento do IVA.

Conferência da declaração periódica de IVA

A listagem de conferência da declaração periódica de IVA deixade apresentar os valores existentes nos diários de apuramento,facilitando assim a verificação dos movimentos.

Centros de Custo com 8 dígitos

Aumentado o tamanho do código dos Centros de Custo para8 dígitos proporcionando assim uma codificação mais alargadae uma integração completa com a Gestão Comercial Gestexper.

Configuração “Tipo de saldos, por defeito, nos balancetes”aplicada ao Balancete de Centros de Custo

A configuração “Tipo de saldos, por defeito, nos balancetes”,existente nos Parâmetros de Configuração da aplicação, passaa ser considerada para a edição do Balancete de Centros decusto, permitindo, desta forma, emitir o saldo das somas (opção“Saldo dos Saldos”) ou a soma dos saldos (opção “SaldosDevedores e Credores”).

Extractos de conta por ordem alfabética

Para além de poder emitir os extractos das contas de clientese fornecedores ordenados por código da conta, é incluída apossibilidade de emitir estes mesmos extractos por ordemalfabética do nome da conta.

Especificar contas para ordenação no Balancete Analítico

No balancete analítico, a opção “Lista clientes/fornecedores”passa a incluir a possibilidade de especificar as contaspretendidas.

Quebra de página no Balancete de Centros de Custo

Caso o utilizador assim o pretenda, no Balancete por Centrosde Custo é possível efectuar a quebra de página entre Centrosde Custo, facilitando assim a leitura do mesmo.

Assistente para mover lançamentos para outro diário

Incluído um assistente que auxilia o utilizador no processo deselecção dos movimentos que serão movidos de um diário paraoutro.

Procura por NIF nos extractos de documentos em aberto

Nos extractos de documentos em aberto, incluída a possibilidadede fazer pesquisas pelo número de identificação fiscal doterceiro.

Adaptação da IES face à nova legislação

Alteração da declaração anual IES tendo em consideração asalterações fiscais previstas para o ano 2009.

Gestão de Pessoal

2ª/3ª FASE

Relatório SHST 2009

Incluídas todas as alterações previstas para 2009 no mapaSHST (Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho).

Quadros de Pessoal 2009

Integradas todas as alterações vigentes em 2009, necessáriasao correcto preenchimento dos mapas de Quadro de Pessoal.

Conversão automática de todas as bases de dadosaquando de uma nova versão/revisão

De forma a agilizar e facilitar o processo de conversão de basesde dados aquando de uma nova versão/revisão da aplicação,passa a ser possível efectuar a conversão para a novaversão/revisão de todas as bases de dados existentes nosistema.

Tamanho ajustável dos ecrãs de consultas

Possibilidade de ajustar o tamanho dos ecrãs de consultas.

Reimprimir ou exportar o mapa da Segurança Social semnecessidade de reprocessamento

Incluída a possibilidade de reimprimir ou exportar o mapa daSegurança Social sem que, para tal, seja necessário efectuaro reprocessamento do mesmo.

Aperfeiçoamento da actualização das taxas de retenção

No momento de actualização das taxas de retenção, passa aser actualizado igualmente o limite de isenção do subsídio dealimentação.

Centros de Custo com 8 dígitos

Aumentado o tamanho do código dos Centros de Custo para8 dígitos proporcionando, assim, uma codificação mais alargada.

Taxas de Retenção de IRS para 2 períodos em simultâneo

Registo em simultâneo de dois conjuntos de taxas de retençãode IRS, com especificação da data em que cessa a utilizaçãodo primeiro grupo e entra em vigor o segundo, facilitando assima actualização das taxas antes da sua data de início de utilização.

Utilitário para marcação de férias

Criado um novo utilitário que permite marcar férias para umconjunto de funcionários em simultâneo.

Cópia de tabelas entre empresas

Incluída uma nova função que permite copiar as tabelas decontas contabilísticas entre empresas, facilitando, desta forma,a cópia da informação contabilística de uma empresa tida comobase para uma nova empresa.

Novos campos no Recibo

Possibilidade de incluir novos campos na configuração dorecibo de vencimento, nomeadamente, conservatória, nº deregisto comercial, etc.

Introdução de alterações para um conjunto de funcionários

Incluído um utilitário que permite, de forma simples e rápida,registar uma alteração/falta para um conjunto de funcionários.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage Gestexper

09

Page 11: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Registo de subsídio de férias para um conjunto defuncionários

Possibilidade de registar um valor de subsídio de férias paraum conjunto de funcionários em simultâneo.

Configurar pasta de arquivo do ficheiro a enviar àSegurança Social

Incluída a opção de definir, por empresa, a pasta onde serãogravados os ficheiros de suporte magnético para envio àSegurança Social.

Ligação à Contabilidade das despesas com IVAparcialmente dedutível

Possibilidade de configurar a ligação à contabilidade de despesasgerais de gasóleo em que o IVA é parcialmente dedutível.

Escolha de impressora para a impressão da folha resumoda Segurança Social

Na criação do mapa da Segurança Social para suportemagnético, a impressão da folha de resumo passa a permitira escolha da impressora.

Sugestão da última directoria na geração do suportemagnético do Quadro de Pessoal

Criada uma nova definição nos Parâmetros da empresa paradefinição da pasta usada para a criação do ficheiro de suportemagnético dos Quadros de Pessoal; caso este parâmetro nãose encontre preenchido, será sugerida a última pasta utilizada.

Novo código de remuneração para férias não gozadaspara efeitos de cessação de contrato

Criado um novo código de remuneração para identificação dasférias não gozadas, que deverá ser utilizado unicamente emsituações de cessação de contrato.

Emissão de Mapa de Pagamentos para várias empresasem simultâneo

Caso o utilizador assim o pretenda, na mesma operação poderáemitir o mapa de pagamentos para um grupo de empresas.

Impressão de vários tipos de recibo em simultâneo

As funções Preparação de Recibo e Emissão de Recibo sãoremodeladas de forma a permitir preparar ou emitir vários tiposde recibo em simultâneo.

Cópia de funcionários entre empresas

Incluído um utilitário que permite copiar para a empresa actuala ficha de um funcionário que tenha sido demitido noutraempresa ou ano.

Extracto de remunerações para o(s) tipo(s) de reciboseleccionado(s)

Alterado o extracto de remunerações para que os valoresemitidos neste mapa tenham em consideração um ou váriostipos de recibos.

Imobilizado

2ª/3ª FASE

Conversão automática de todas as bases de dadosaquando de uma nova versão/revisão

De forma a agilizar e facilitar o processo de conversão de bases

de dados aquando de um nova versão/revisão da aplicação,passa a ser possível efectuar a conversão para a novaversão/revisão de todas as bases de dados existentes nosistema.

Aperfeiçoamento da ligação entre o Imo e o Poc

Aperfeiçoamento da ligação entre o Imobilizado e a Contabilidade.

Tamanho ajustável dos ecrãs de consultas

Possibilidade de ajustar o tamanho dos ecrãs de consultas.

Lançamento de alienação com fichas associadas

No lançamento de alienações, ao registar a alienação de umaficha que contenha fichas associadas, o utilizador recebe umamensagem de alerta a informar dessa situação e serão sugeridosos dados da ficha principal no preenchimento do lançamento.

Listagem de recolhas agendadas

Incluída uma nova listagem para edição das recolhas agendadas.

Ligação à contabilidade com separação de valores deaquisição e valores dos aumentos das reavaliações

Na listagem de ligação ao Poc, os valores de aquisição e osvalores dos aumentos das reavaliações passam a serapresentados em separado.

Contabilidade Não organizada

2ª FASE

Tamanho ajustável dos ecrãs de consultas

Possibilidade de ajustar o tamanho dos ecrãs de consultas.

Conversão automática de todas as bases de dadosaquando de uma nova versão/revisão

De forma a agilizar e facilitar o processo de conversão de basesde dados aquando de um nova versão/revisão da aplicação,passa a ser possível efectuar a conversão para a novaversão/revisão de todas as bases de dados existentes nosistema.

Optimização da criação da Declaração Periódica de IVA

Possibilidade de efectuar o apuramento do IVA e colocar nocampo 61 o excesso a reportar de períodos anteriores.

Melhoria dos Lançamentos

Aperfeiçoamento na sequência de preenchimento dos camposno lançamento.

Numeração dos lançamentos

Possibilidade de decidir que o número de arquivo é sequencialpor meses, reiniciando todos os meses.

Livro de Despesas com total geralPossibilidade de imprimir o total geral na emissão do livro dedespesas gerais.

Listagem de Lançamentos com data do documento

Apresentada a data do documento na listagem de lançamentos.

Declaração de Rendimentos

Passa a ser possível a emissão da Declaração de Rendimentosde colaboradores e prestadores de serviços.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage Gestexper

10

Page 12: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Gestão Comercial

2ª/3ª FASE

Conversão automática de todas as bases de dadosaquando de uma nova versão/revisão

De forma a agilizar e facilitar o processo de conversão de basesde dados aquando de uma nova versão/revisão da aplicação,passa a ser possível efectuar a conversão para a novaversão/revisão de todas as bases de dados existentes nosistema.

Gestão de pagamentos a fornecedores melhorada

Incluídas melhorias na gestão de fornecedores de forma facilitara gestão dos pagamentos.

Listagens com valores de anos anteriores

Incluídas novas listagens com valores de anos anteriores.

Leitura do último preço do ano anterior no lançamentode vendas

Sempre que nas vendas seja necessário o lançamento do últimopreço de um artigo, usando a tecla F6 será mostrado o últimopreço do artigo independentemente do ano em que foimovimentado.

Data/hora de entrega nas vendas

Incluída a possibilidade de indicar, para cada uma das moradasda ficha do cliente, o tempo médio de entrega em horas,permitindo assim um cálculo automático da data e hora dedescarga tendo em consideração a data e hora de cargadefinidas.

Apresentado o estado das requisições

Criação de uma nova coluna na lista das requisições, cominformação relativa ao estado de cada um dos documentos.

Janelas de listas de lançamentos apresentam o últimodocumento

As janelas de listas de documentos, passam a apresentar osúltimos documentos em vez dos primeiros.

Duplicação de guias

Possibilidade de gerar novas guias com base em guias jácriadas, facilitando desta forma a introdução de novosdocumentos em tudo semelhantes a documentos já existentes.

Instruções SQL no configurador de documentos

O Configurador de Documentos existente na aplicação, passaa permitir o uso de instruções SQL na configuração de novoscampos a imprimir nos documentos.

Ficha de vendedor com acesso directo à consulta

Incluída uma nova opção na ficha do vendedor que permite umacesso instantâneo às consultas.

Novo alerta de artigos não vendidos

Incluído um novo alerta com listagem dos artigos sem vendasdesde um determinado dia.

Número de contribuinte com 15 dígitos

Os campos para o registo dos números de contribuinte declientes e fornecedores forma aumentados para permitirem ummáximo de 15 dígitos.

Análise de compras por anos

Tal como nas vendas, foi acrescentada uma nova listagem quepermite a análise de compras pelos vários anos.

Possibilidade de obrigar o preenchimento do meio deexpedição nas vendas

Incluída uma configuração que permite definir quais osdocumentos de vendas que obrigarão ao preenchimento domeio de expedição.

Utilitário para cancelar requisições a fornecedores

Criação de um utilitário que permite preencher o campo“Quantidade cancelada” com a quantidade pendente de entrega,agilizando assim o cancelamento de requisições a fornecedores.

Facturação de encomendas com preenchimento do meiode expedição, local e datas de carga e descarga

Na opção de facturação de encomendas (botão Facturarpresente no ecrã de criação de encomendas), sãodisponibilizados os campos meio de expedição, local e datasde carga e descarga, evitando assim que o utilizador sejaobrigado a abrir a factura para preencher estes campos.

Lista de lançamentos de clientes com indicação de estado

Na lista dos lançamentos de clientes, passa a existir umaindicação para identificar que documentos foram emitidos.

Alterar comissão do vendedor na linha de venda

Incluída a possibilidade de alterar a percentagem de comissãodo vendedor na linha do documento.

Obras/fabricos canceladas não passam para o anoseguinte

Aquando da passagem de ano, deixam de ser copiadas parao novo ano as obras/fabricos canceladas.

Listagem de guias de compra com lotes dos artigos

Na listagem de guias de compra passam a ser apresentadosos lotes dos artigos.

Listagens de vendas por cliente com totais pordistrito/concelho

Incluída uma nova opção que permite listar as vendas por clientecom totais por distrito/concelho.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage Gestexper

11

Page 13: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Lista de requisições a fornecedores com indicação deestadoNa lista de requisições a fornecedores, passa a existir a indicaçãodo estado de cada requisição.

Filtro por cliente na janela de lista de obras

A lista de obras inclui agora um novo filtro de clientes quepermite listar as obras de um conjunto restrito de clientes.

Número de etiquetas já usadas na impressão de etiquetasde clientes e fornecedores

Possibilidade de informar o sistema do número de etiquetas jáusadas na folha, optimizando assim a impressão de etiquetasde clientes e fornecedores.

Listagem documentos de venda com nome do clienteespecificado no documento

Extremamente útil para situações em que as vendas sãoregistadas usando a ficha de cliente genérico, a listagem dedocumentos de venda passa a apresentar o nome especificadono documento, facilitando assim a identificação do mesmo.

Tipo de Transacção das linhas com o valor do cabeçalhodo orçamento

No registo das linhas dos orçamentos, o campo do Tipo deTransacção passa a sugerir a zona/país da morada alternativaindicada no documento.

Aviso de contribuinte repetido na criação de fornecedores

Mostrada mensagem de aviso sempre que, na criação de umnovo fornecedor, se insira um número de contribuinte já definidonoutro fornecedor.

Filtro por artigo na listagem de lançamentos de venda

Incluído um novo filtro para selecção dos artigos a considerarna listagem de lançamentos de venda.

Impressão da localização do artigo no armazém naemissão de vendas e guias de vendas

Possibilidade de incluir a localização do artigo no armazém nosdocumentos de vendas e guias de vendas.

Número de vias nas cartas a fornecedores

Possibilidade de especificar o número de vias nas cartas afornecedores.

Importação de todas as encomendas nas vendas

Incluída uma nova opção que permite, através de um únicoclique, seleccionar todas as encomendas a incluir no documentode venda.

Novo alerta de crédito excedidoIncluído um novo alerta com listagem dos clientes com créditoexcedido.

Novos campos na emissão de encomendas

Possibilidade de incluir os seguintes campos no modelo deimpressão de encomendas: Total de guias por facturar, Totalde encomendas pendentes, Saldo até 30 dias, Saldo de 30 a60 dias, Saldo de 60 a 90 dias, Saldo a mais de 90 dias, Saldototal em conta corrente.

Novo tipo de lançamento para transferência de saldosentre subcontas

A base de dados modelo contém um novo tipo de lançamento,

que permite transferir saldos da conta corrente de clientes paraa subconta de cobranças duvidosas.

Consulta e pesquisa de documentos nos lançamentossimples a bancos

Incluído na janela de lançamentos simples a bancos uma novaopção que permite o acesso imediato à consulta e pesquisade documentos.

Duplicação de encomendas

Possibilidade de gerar novas encomendas com base emencomendas já criadas, facilitando, desta forma, a introduçãode novos documentos em tudo semelhantes a documentos jáexistentes.

Ficha técnica do artigo na emissão de documentos devenda (imposição legal)

Incluída a possibilidade de imprimir a ficha técnica do artigo nomomento da impressão do documento de venda. A impressãoda ficha técnica do artigo é obrigatória por lei em várias áreas(venda de materiais perigosos, comércio de peixe,t etc.).

Gestão Comercial Pequena Empresa

2ª FASEGestão de contactos melhoradaTratamento de contactos com a possibilidade de os associarao cliente e/ou fornecedor.

Assistente de lançamentos de recibos

Incluído um assistente para auxiliar o utilizador no lançamentode recibos onde são aplicados descontos financeiros.

Conversão automática de todas as bases de dadosaquando de uma nova versão/revisão

De forma a agilizar e facilitar o processo de conversão de basesde dados aquando de uma nova versão/revisão, passa a serpossível efectuar a conversão para a nova versão/revisão detodas as bases de dados existentes no sistema.

Artigos com números de série nos documentos de venda

Nos documentos de venda, foi aperfeiçoada a forma como aselecção dos números de série dos artigos é efectuada de entrea lista de existências em stock.

Documentos de venda com e sem IVA

Quando se usam preços com IVA incluído e se escolhe um tipode transacção sem IVA, a aplicação passa a sugerir preço devenda descontando o valor do IVA.

Nome do cliente no “Resumo de vendas p/taxa de IVA”

Na listagem “Resumo de vendas p/taxa de I.V.A.” passa a serapresentado o código e o nome do cliente.

Consulta de stocks do artigo com último preço do anoanterior

A consulta de stocks passa a apresentar o último preço decompra do ano anterior.

Facturas e notas de crédito no "Resumo de Vendasc/Imposto Retido"

A listagem "Resumo de Vendas c/Imposto Retido" passa acontemplar as facturas e as notas de crédito.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage Gestexper

12

Page 14: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Filtro de processo nas compras

Possibilidade de limitar a impressão de listagens de compraspor processo.

Listagem de lançamentos a clientes com filtro por códigode cliente

Incluído um novo filtro na listagem de lançamentos a clientespara selecção dos clientes a considerar para o mapa.

Listagem de documentos em aberto com total deduzidodo imposto a reter

A listagem de documentos em aberto passa a apresentar ovalor total deduzido do imposto a reter.

Listagem de tabela de preços com % de desconto doartigo

Incluída a coluna com a percentagem de desconto indicada naficha do artigo na listagem de tabela de preços.

Lista de lançamentos de clientes com indicação de estado

Na lista dos lançamentos de clientes, passa a existir umaindicação para identificar que documentos foram emitidos.

Lançamentos de stocks: cálculo automático do campovalor

Por opção, o campo valor será inicializado com a quantidadedigitada multiplicada pelo preço médio de custo do dia.

Documentos de Venda com número de página

Nos documentos de vendas emitidos pela aplicação, passa aestar disponível para impressão o número da página.

Alargado o campo Nº de documento

Nos lançamentos a fornecedores, o campo número dedocumento foi alargado permitindo assim a inserção de maisinformação.

Descrição do artigo com 40 caracteres

O campo descrição da ficha do artigo foi aumentado paraaceitar 40 caracteres em vez dos actuais 35.

Filtro por período no Balancete de Fornecedores

O balancete de fornecedores inclui agora um novo filtro porperíodo que permite restringir a edição do balancete adeterminado períodos.

Número de etiquetas já usadas na impressão de etiquetasde documento de compra

Possibilidade de informar o sistema do número de etiquetas jáusadas na folha, bem como o número de etiquetas na horizontale na vertical, optimizando assim a impressão de etiquetas dedocumentos de compra.

Guias de transporte com a possibilidade de consultarpreços de artigosIncluída a possibilidade de consultar os preços dos artigos nacriação de guias de transporte.

Guias de transporte - linhas de texto

Criação de linhas de texto nas guias de transporte a partir docampo “Descrição Adicional” presente na ficha do artigo.

Permissão para alterar documento depois de emitido

Incluída uma nova permissão que permite definir que utilizadorespoderão alterar documentos após a emissão dos mesmos.

Assistência Técnica

2ª FASE

Conversão automática de todas as bases de dadosaquando de uma nova versão/revisão

De forma a agilizar e facilitar o processo de conversão de basesde dados aquando de uma nova versão/revisão da aplicação,passa a ser possível efectuar a conversão para a novaversão/revisão de todas as bases de dados existentes nosistema.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage Gestexper

13

Page 15: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Sage Linha 50

Comuns

1ª FASE

Definição do ano de trabalho de cada utilizador

Com o intuito de facilitar o acesso de cada um dos utilizadoresda aplicação, passa a ser possível definir o ano de trabalhoque será sugerido por defeito para cada um dos utilizadoresna entrada das aplicações.

2ª FASE

Cópia de tabelas de todas as aplicações

Possibilidade de copiar as várias tabelas de todas as aplicaçõesentre uma empresa origem e uma ou várias empresas destino.

Associação directa de utilizadores a empresas após acriação ou duplicação de empresas

Exibido automaticamente o ecrã Empresas dos utilizadoresapós a criação ou duplicação de empresas, evitando assimeventuais esquecimentos e mais acessos ao menu paraassociar os utilizadores às novas empresas entretanto criadas.

3ªFASE

Maior detalhe no histórico de utilização das aplicações

O histórico de utilização de cada uma das aplicações sofreuma reestruturação. Todos os registos de utilização de cadauma das aplicações/empresa/ano passam a ser gravadoscom a informação acerca do utilizador, data e hora de acessoàs funções, sendo inclusive possível, a impressão deste relatórioem cada uma das aplicações.

Selecção de tabelas na reposição

À semelhança do que já acontece com as opçõesCompactações /Reindexações ou Reinicialização de Ficheiros,passa a ser possível seleccionar, num único ecrã, quais astabelas que serão repostas.

Nível de utilizador com acesso apenas a listagens emapas

Criado um novo nível de utilizador (nível 0) que permite definirutilizadores com acessos limitados às listagens e mapas decada uma das aplicações.

Novo sistema de cópias de segurança

Possibilidade de criar uma cópia de segurança de todas asempresas de um determinado ano, cópia de segurança emficheiros ZIP com identificação da data e revisão dos dados,permitindo mesmo o agendamento para criação de cópias desegurança automáticas.

Facturação

1ªFASE

Gravação da data de registo e alteração dos documentoscomerciais com expressão no SAFT-PT

Passa a ser gravado, para além da data de criação, a datade alteração dos documentos comerciais considerados paraa geração do ficheiro SAFT-PT.

Histórico de alterações efectuadas com definição dastabelas a auditar

Para além do registo das alteração nas tabelas obrigatóriasà geração do ficheiro SAFT-PT (MovimentosContabilístico/Histórico e Documentos – Cabeçalho, Linhas,Linhas II, Medidas), torna-se possível a definição de outrastabelas que serão alvo de registo no histórico de alterações.

3ª FASE

Arquivo digital ao nível das fichas de Artigo

Sendo uma opção cada vez mais utilizada, é agora possívelassociar documentos em formato digital directamente nasfichas dos artigos.

Contas Correntes

3ªFASE

Arquivo digital nos Recebimentos

Associar documentos em formato digital ao nível dosrecebimentos proporcionando assim um acesso a conteúdosrelacionados com o documento de recebimento criado.

Gestão de Pessoal

1ª FASE

Passagem de Ano: possibilidade de renumerar e de nãocopiar funcionários inactivos

Com o intuito de simplificar o processo de passagem de ano,passa a ser possível, caso o utilizador assim o pretenda, optarpor não copiar para o ano seguinte os funcionários inactivose efectuar a renumeração dos códigos dos funcionáriosevitando assim eventuais saltos na numeração.

Cópia de funcionários entre empresas

Para simplificar a transição de funcionários entre empresasdo mesmo grupo, passa a ser possível a cópia da ficha deum ou vários funcionários para outra empresa.

2ª FASE

Mais informação no mapa de resumo anual

O mapa de resumo anual inclui agora informação adicionalacerca do funcionário: data de nascimento, data de contratoe promoções.

Alerta de renovação de contratos para funcionários comcontrato a termo

Novo alerta para avisar o utilizador da existência de eventuaiscontratos a termo no corrente mês.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

14

Page 16: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

3ª FASE

Processamento de Férias de funcionários em JaneiroPossibilidade de efectuar o processamento do subsídio deférias no mês de Janeiro.

Data de admissão ou cessação do funcionário a meiodo mês

A aplicação passa a criar automaticamente as faltas necessáriasao correcto processamento dos vencimentos dos funcionáriosque são admitidos ou dispensados a meio do mês.

Conversão dias para o mapa da Segurança Social

Para empresas cuja base de processamento é diferente de30 dias, a introdução de faltas de funcionários é umprocedimento que obriga a alguns cálculos, de forma a garantirque o número de dias constantes no mapa da SegurançaSocial seja o correcto. Na versão 2009 é possível inserir onúmero de horas de faltas independentemente do tipo deprocessamento efectuado, sendo a aplicação a efectuar ocálculo do número de dias a incluir no mapa da SegurançaSocial.

Logótipo da empresa nos recibos em formato CrystalReports

Disponibilizados novos modelos em Crystal Reports paraimpressão de recibos de vencimento contendo o logótipo daempresa.

Contabilidade

1ªFASE

Criação de orçamento com base nos valores do anoanterior

De forma a facilitar a criação de orçamentos em cada um dosexercícios, está contemplada a possibilidade de criarautomaticamente o orçamento do exercício corrente tendoem consideração variações em percentagem aplicadas aoorçamento do exercício anterior.

Identificação directa da conta de terceiro a partir docontribuinte sem passar por qualquer outro ecrã

Sabendo o número de contribuinte de um terceiro, passa aser possível o lançamento da conta do plano associada aoterceiro, bastando digitar “+” antes do número de contribuinte,evitando assim a abertura da janela de selecção do terceiro.

Gravação da data de registo e alteração do movimentocontabilístico com expressão no SAFT-PT

Passa a ser gravado, para além da data de criação, a datade alteração dos movimentos contabilísticos consideradospara a geração do ficheiro SAFT-PT.

Histórico de alterações efectuadas com definição dastabelas a auditar

Para além do registo das alteração nas tabelas obrigatóriasà geração do ficheiro SAFT-PT (MovimentosContabilístico/Histórico e Documentos – Cabeçalho, Linhas,Linhas II, Medidas), torna-se possível a definição de outrastabelas que serão alvo de registo no histórico de alterações.

2ªFASE

Adaptação dos modelos fiscais (Modelo 3, Modelo 22,IES) face à nova legislação

Alteração dos modelos fiscais – Modelo 22, Modelo 3, IES –tendo em consideração as alterações fiscais previstas para oano 2009.

Demonstração de Resultados Provisória

Incluído um novo relatório que permite, para qualquer mês,simular a demonstração de resultados.

Preenchimento completo da ficha de um terceiro namovimentação

Na movimentação, aquando da criação de uma nova contade terceiro, passa a ser possível visualizar e preencher todosos dados do terceiro.

Leitura dos dados de Salários necessários aopreenchimento do IES

De forma a evitar eventuais erros na digitação de dados, aContabilidade passa a ler automaticamente os dados desalários, incluindo-os no campo certo da IES.

Agilizar o processo de encerramentos

Criado novo relatório de acordo com a realidade actual e quepermite o cálculo auxiliar das tributações autónomas. Esterelatório revela-se uma mais valia para os técnicos oficiais decontas, na medida em que, rápida e correctamente, efectuaos complexos cálculos das tributações autónomas e auxiliao preenchimento de diversos campos do Modelo 22.

Teclas de acesso rápido para definição de estados deauditoria sem abrir a janela das notas

Para a definição de estados de auditoria foram criadas novasteclas de acesso rápido que permitem alterar o estado deauditoria de uma linha de movimento sem que, para tal, sejaexibida a janela de notas.

3ªFASE

Listagem dos movimentos que deram origem à linhaque vai para o mapa de reembolso do IVA

Com o intuito de conferir os valores apresentados na declaraçãoperiódica e detectar eventuais falhas na parametrização, aaplicação disponibiliza uma listagem com todos os movimentostidos em consideração para a criação dos mapas de reembolsode IVA.

Imobilizado

1ªFASE

Passagem de Ano: Possibilidade de não copiar os bensinactivos

Com o intuito de simplificar o processo de passagem de ano,passa a ser possível, caso o utilizador assim o pretenda, optarpor não copiar para o ano seguinte os bens inactivos.

3ªFASE

Emissão de resumo de operações na ligação àcontabilidade

Incluído na aplicação um mapa com o resumo, por conta,dos movimentos contabilísticos a incorporar na contabilidade.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage Linha 50

15

Page 17: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Procedimento único para registo de empresas e alteraçãodo servidor

Possibilidade de, num único processo, registar várias basesde dados de um mesmo servidor e alterar o servidor paravárias empresas já registadas num outro servidor.

Lista com últimos mapas acedidos com referênciadinâmica para reimpressão.

Por ordem de consulta global ou por área da operacional,cada utilizador dispõe de referências dinâmicas que possibilitama emissão directa dos últimos mapas acedidos.

Assistente para eliminar entidades não utilizadasCriação de uma nova opção que, com recurso a um assistente,lhe permitirá seleccionar os clientes, fornecedores, artigos oudescritores que nunca foram utilizados e eliminá-los da basede dados.

Assistente para a criação de Artigos

Criação assistida de artigos com base em existentes replicandoas configurações gerais, contabilísticas, preços de venda, etc.

3ªFASE

Arquivo digital: número ilimitado de documentosassociados a cada entidade com arquivo na base dedados da empresa

Sendo uma opção cada vez mais utilizada, o arquivo digitalpossibilita agora a associação de um número ilimitado dedocumentos a cada uma das entidades, proporcionando oarquivo dos mesmos na base de dados da empresa.

Gestão Comercial

1ªFASE

Emissão de Documentos com coluna para identificaçãode terceiro

Na opção Emissão de Documentos, presente nas Compras

e nas Vendas, é disponibilizada uma nova coluna com o nomedo terceiro para uma identificação mais rápida e precisa dosdocumentos a emitir.

Indicação de Teclas de Função nas Vendas e nasCompras

Nos ecrãs de lançamento de documentos de compras e devendas, é disponibilizada informação das teclas de funçãoque poderão ser executadas em cada uma das áreas do ecrã.

Definições alargadas dos dados para o processamentode cada uma das avenças

A definição de cada uma das avenças, para além das diversasopções já existentes que automatizam o processamento deavenças e a geração do documento resultante, contemplaigualmente a definição do meio de pagamento e a regra devencimento a aplicar ao documento criado.

Por utilizador, inibir o botão Anular na movimentação

Possibilidade de definir que determinado utilizador não podeanular documentos, permitindo contudo a sua edição.

Documento de venda em Crystal com referênciaMultibanco

Inclusão da referência Multibanco nos documentosconfigurados em Crystal Reports.

Sage NEXT

Comuns

1ª FASE

Melhorias na compatibilização de bases de dados

Melhoria de performance na compatibilização de tabelas comelevado número de registos.

Ao importar empresa com projecto SDK, copia as tabelascriadas no projecto

Na importação de uma empresa com um projecto SDK, todasas tabelas do projecto são agora automaticamente importadas,sem que, para tal, seja necessária a intervenção do utilizador.

Aperfeiçoamento do controlo de gravação de registosem rede

Melhoria no controlo de gravação de registos quando dois oumais utilizadores tentam gravar na mesma tabela um mesmoregisto.

Novas Soluções Demo SDK

Disponibilização de novas soluções demonstração parautilização em projectos SDK.

Ficheiros de configuração (Mapas, consultas edocumentos) gravados no servidor

Os ficheiros de configuração de mapas, consultas edocumentos (ficheiros .anl e .mps) passam a ser guardadosno servidor, evitando assim a distribuição da mesmaconfiguração por vários postos de uma mesma empresa.

Alteração da password do utilizador sem aceder à árearesponsável de sistema

Utilizando uma nova opção criada para o efeito, cada utilizadorpode alterar a sua password sem que, para tal, seja necessárioaceder à área responsável de sistema.

Acesso directo ao conjunto de painéis do ambiente detrabalho quando vários ecrãs se encontram abertos

Facilitado o acesso aos painéis existentes no ambiente detrabalho quando existirem, simultaneamente, variados ecrãsabertos.

Agilização no processo de criação de bases de dados

Possibilidade de repor as cópias de segurança das bases dedados modelo no momento de criação de novas empresas,acelerando, desta forma, o processo de criação de novasbases de dados.

2ª FASE

Compatibilizar várias bases de dados ao mesmo tempo

De forma a evitar a intervenção do utilizador para acompatibilização de várias empresas, passa a ser possívelcompactar várias bases de dados em simultâneo.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

16

Page 18: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Definição do tipo de documento a seleccionar para cadaum dos utilizadores

Possibilidade de configurar, por utilizador, qual o documentoseleccionado por padrão em cada um dos ecrãs demovimentação.

Consulta de lucro na factura de venda

Inclusão de um botão no ecrã de facturação para consultado lucro da factura de venda. O acesso a esta opção estáincluído nas permissões por utilizador, possibilitando assimrestringir esta consulta a um ou vários utilizadores.

Cópia de documentos de séries diferentes

Possibilidade de copiar documentos independentemente dasérie ou ano de criação do documento origem.

Não considera fornecedores inactivos noAprovisionamento

Com o intuito de agilizar o aprovisionamento, deixam de serconsiderados os fornecedores inactivos para o cálculo daslinhas com as propostas de encomenda.

Por opção, não considerar encomendas não aprovadasno aprovisionamento

Incluída uma configuração que permite optar por não consideraras encomendas de clientes não aprovadas para o cálculo dasquantidades sugeridas no aprovisionamento.

Por opção, possibilidade de liquidar o documento devenda no momento da sua criação

Inclusão de uma parametrização nos documentos de venda,que permite definir se, no momento de criação do documentoé ou não possível a sua liquidação imediata.

Campo Matricula da Viatura nos modelos de impressãodistribuídos

Acrescentado o campo Matrícula da Viatura nos modelos deimpressão distribuídos com a aplicação.

Alteração da linha de preços do cliente na movimentaçãoe utilização de preços de outras linhas de preços

Possibilita a alteração da linha de preços do cliente, permitindodesta forma o lançamento do valor de venda definido na linhade preços escolhida para o documento. Complementarmente,proporciona o visionamento dos diversos valores de vendado artigo para cada uma das linhas de preço.

2ª FASE

Remessas e Facturação Diferida com selecção dedocumentos a transformar

Para as opções Remessas Diferidas e Facturação Diferida,permite a visualização e eventual desmarcação dosdocumentos que serão transformados.

Consulta de produtos mais vendidos/compradosdirectamente na ficha do Cliente/Fornecedor

Possibilidade de consultar os produtos maisvendidos/comprados em quantidade e valor, directamente apartir da ficha do cliente/fornecedor.

Listagem de clientes sem vendas num determinadoperíodo

Novo relatório que informa o utilizador de quais os clientesque não realizaram qualquer aquisição num determinadointervalo de datas.

Optimização do processo de alteração de preços

A função Alteração de preços disponível para os preços simplese para as linhas de preços, passa a incluir uma grelha paravisualizar o código, nome dos artigos e preços a alterar,possibilitando a alteração dos preços de venda calculadospela aplicação tendo em consideração os critérios definidospelo utilizador.

Justificativo de saldos de fornecedores no painel defornecedores

À semelhança da análise já existente para os clientes, o painelde fornecedores foi enriquecido com a relação dos documentosassociados ao fornecedor e que justificam o saldo em contacorrente.

Num único clique, envio por email dos avisos devencimento, extractos de conta e extracto de pendentes

De modo a facilitar a comunicação entre a empresa e os seusclientes, foi criada uma opção própria que permite o envio poremail directo dos Avisos de Vencimento, Extracto de Contae Extracto de Pendentes. Esta opção automatiza, de formasegura e eficaz, todo o procedimento de envio destesdocumentos, na medida em que dispensa a intervenção doutilizador na criação do documento em PDF e evita eventuaiserros na digitação do endereço de correio electrónico dodestinatário dos documentos.

Envio directo de documentos por email disponível noecrã de Criação e na Emissão de documentos

Passa a ser possível o envio directo de documentos por emailtanto na janela de Criação de Documentos como na opçãode Emissão de Documentos.

Informação do valor total da EcoTaxa do artigo

Na ficha do artigo, é apresentado o valor total da EcoTaxacalculado automaticamente pela aplicação.

Gestão Administrativa

2ª FASE

Listagem de movimentos para conferência dos valoresapresentados no mapa de reembolso de IVA

Com o intuito de conferir os valores apresentados na declaraçãoperiódica e detectar eventuais falhas na parametrização, aaplicação disponibiliza uma listagem com todos os movimentostidos em consideração para a criação dos mapas de reembolsode IVA.

Adaptação dos modelos fiscais (Modelo 3, Modelo 22,IES) face à nova legislação

Alteração dos modelos fiscais – Modelo 22, Modelo 3, IES –tendo em consideração as alterações fiscais previstas para oano 2009.

Assistente para alteração do estado de váriosdiários/meses em simultâneo

Automatização do processo de alteração do estado de umdiário/mês (Em aberto, Controlado, Fechado), recorrendo aum assistente que auxilia o utilizador na modificação do estadode vários diários/meses em simultâneo, evitando assim umaalteração individualizada.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage NEXT

17

Page 19: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

3ªFASE

Assistente de transferência de movimentos na criaçãode contas

Aquando da criação de contas de movimento de grau superiorem que já existem contas de grau inferior com movimentos,é despoletado um assistente que auxilia o utilizador natransferência dos movimentos da conta existente para a novaconta.

Assistente de criação de contas de terceiros no planode contas

Na criação de contas de terceiros no plano de contas, serálançado um assistente que auxilia o utilizador na criação eparametrização das contas contabilísticas associadas aosterceiros.

Por utilizador, definição do ecrã de movimentação abertonas consultas

Para as consultas que permitem a edição dos movimentoscontabilísticos, passa a existir a possibilidade de definir, porutilizador, qual o ecrã de movimentação utilizador para a ediçãodo movimento: Introdução por Documento ou Introdução porDiário.

Mapa Controlo de IVA

Emissão de um mapa resumo com as contas e valores tidosem consideração para os movimentos de Apuramento do IVAe IVA a Pagar/Recuperar.

Criação de orçamento com base nos valores do anoanterior

De forma a facilitar a criação de orçamentos em cada um dosexercícios, está contemplada a possibilidade de criarautomaticamente o orçamento do exercício corrente tendoem consideração variações em valor ou percentagem aplicadasao orçamento do exercício anterior.

Nova empresa Modelo para a Gestão Administrativa

Disponibilizada nova empresa Modelo, actualizada com asmais recentes alterações a nível de plano de contas, taxas deIVA, etc., que permite a criação rápida e actual de novas basesde dados de Gestão Administrativa.

Gestão de Pessoal

1ªFASE

Nova empresa Modelo para a Gestão de Pessoal

Disponibilizada uma empresa Modelo que agiliza a criação denovas bases de dados de Gestão de Pessoal, contendo todasas tabelas comuns a todas as empresas e indispensáveis parao processamento de vencimentos e emissão dedeclarações/relatórios obrigatórios (Taxas de IRS e Limites deisenção em vigor em 2009, Códigos Postais,Abonos/Descontos/Faltas, Distritos, Concelhos, AssociaçõesPatronais, Nível de Habilitações, Profissões, etc.), exigindoapenas a criação das entidades específicas a cada uma dasempresas (Funcionários, Estabelecimentos, Segurança Social,Repartições de Finanças, Sindicatos, etc.).

2ªFASE

Emissão de Recibos com filtro por Estabelecimento

Incluídos novos campos nos pedidos que permitem filtrar osestabelecimentos para os quais serão emitidos os recibos.

Gratificações com tributação especial Art.72 CIRS

Preparação da aplicação para responder correctamente àtributação das gratificações segundo o artigo 72º - TaxasEspeciais do Código do Imposto sobre o Rendimento depessoas Singulares (CIRS).

Mapa de horas efectivas trabalhadas por mês

Emissão de mapa com as horas efectivamente trabalhadaspara cada mês/funcionário.

Conversão dias para o mapa da Segurança Social

Para empresas cuja base de processamento é diferente de30 dias, a introdução de faltas de funcionários é umprocedimento que obriga a alguns cálculos, de forma a garantirque o número de dias constantes no mapa da SegurançaSocial seja o correcto. Na versão 2009 é possível inserir onúmero de horas de faltas independentemente do tipo deprocessamento efectuado, sendo a aplicação a efectuar ocálculo do número de dias a incluir no mapa da SegurançaSocial.

Escolha de Banco usado no processamento epossibilidade de efectuar o pagamento de vencimentospor IBAN

A aplicação autoriza agora a selecção do banco que seráusado para o pagamento de vencimentos de determinadoprocessamento. Adicionalmente, e caso o utilizador assim opretenda, poderá efectuar o pagamento de vencimentosutilizando o código IBAN definido no funcionário.

Suporte magnético de envio ao banco com filtro porindependente

Incluído um filtro para identificação dos independentes cujovalor a pagar será incluído no ficheiro de suporte magnéticode transferência bancária.

Lançamento de faltas para todos o meses

Possibilidade de lançar, para determinado funcionário, umamesma falta para todos os meses.

3ªFASE

Processamento após a data de fim de contrato

Possibilidade de efectuar determinado processamento mesmoapós a data de fim de contrato, permitindo, por exemplo, ocálculo das retribuições obrigatórias de fim de contrato nomês seguinte ao último mês trabalhado, sem que, para tal,seja necessário o registo de faltas para todos os dias domês.

Gestão de Imobilizado

1ªFASE

Impressão de Informação de Suporte ao preenchimentoda IES

Relatório com todas as informações relacionadas com oimobilizado necessárias ao correcto preenchimento da IES.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage NEXT

18

Page 20: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Sage Contrução

Comuns

1ª FASE

Melhorias na compatibilização de bases de dados

Melhoria de performance na compatibilização de tabelas comelevado número de registos.

Acesso directo ao conjunto de painéis do ambiente detrabalho quando vários ecrãs se encontram abertos

Facilitado o acesso aos painéis existentes no ambiente detrabalho quando existirem, simultaneamente, variados ecrãsabertos.

Alteração da password do utilizador sem aceder à árearesponsável de sistema

Utilizando uma nova opção criada para o efeito, cada utilizadorpode alterar a sua password sem que, para tal seja, necessárioaceder à área responsável de sistema.

Ficheiros de configuração (Mapas, consultas edocumentos) gravados no servidor

Os ficheiros de configuração de mapas, consultas edocumentos (ficheiros .anl e .mps) passam a ser guardadosno servidor, evitando assim a distribuição da mesmaconfiguração por vários postos de uma mesma empresa.

Sage Construção

1ª FASE

Cópia de documentos de séries diferentes

Possibilidade de copiar documentos independentemente dasérie ou ano de criação do documento origem.

Definição do tipo de documento a seleccionar para cadaum dos utilizadores

Possibilidade de configurar, por utilizador, qual o documentoseleccionado por padrão em cada um dos ecrãs demovimentação.

Por utilizador, inibir o botão Anular na movimentação

Possibilidade de definir que determinado utilizador não podeanular documentos, permitindo contudo a sua edição.

Imputações de Orçamento

Possibilidade de imputar manualmente os custos lançados

nas obras, ao articulado do orçamento.

Análise de Evolução Financeira

Apresentada em forma de gráfico a análise da evoluçãofinanceira, com o objectivo de mostrar o ponto de auto-financiamento da obra.

Emissão de Orçamentos em Crystal Reports

Contemplada a emissão em modelo Crystal Reports dosseguintes orçamentos: Orçamento de Venda, Orçamento deCusto, Margens de Lucro, Orçamento com Detalhes, Erros eOmissões, Quantidades e Proposta Orçamental.

Consulta de Obras

Criação de um painel que, para além de mostrarem os dadosde cada uma das obras, permitem o acesso instantâneo adiversas consultas relativas à obra seleccionada: Materiais porObra, Serviços, Valores Facturados, entre outros.

Consulta de Subempreiteiros

Para proceder à exploração da informação registada no sistemareferente aos subempreiteiros, criação de um painel com osdados principais do subempreiteiro, permitindo um acessorápido a diversas consultas: Orçamentos do Subempreiteiro,Facturas, Liquidações, etc.

2ª FASE

Orçamentos com definição de mais do que uma taxa deIVA

Ao nível do processo, definição de um conjunto de camposque permitem especificar que esta é uma obra de beneficiação,remodelação, conservação ou outra, possibilitando, destaforma, a aplicação de uma taxa de IVA diferente para a mãode obra.

Adaptação ao novo código de empreitadas deConstrução Civil

Efectuadas alterações à aplicação para respondercorrectamente ao novo código de empreitadas de construçãocivil, nomeadamente na ficha do processo.

Função de Imputação de Custos a Naturezas de Custo

Possibilidade de, aquando do lançamento de uma factura decompra, compra a dinheiro ou valor a pagar, imputar essevalor a uma natureza de custo.

3ª FASE

Autos de Medição em modelo Crystal Reports

São distribuídos com a aplicação alguns autos de mediçãoem Crystal Reports que poderão ser usados ou adaptadospelos utilizadores.

Descontos por tabela

Possibilidade de definir descontos segundo uma tabela cruzadade grupo de clientes / grupo de artigos.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

19

Page 21: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Sage GesPOS

1ª FASE

Reformulação imagem principal do Touch

Disponibilizados novos tipos de botões e texturas, bem comoum novo painel lateral com informação mais directa e detalhada.Incluídas igualmente novas imagens para as funções.

Novo sistema de configurações do Touch

Incluído um novo sistema de criação de templates de botõesmais flexível, que permite seleccionar todos os botões paraa cópia de templates e para edição rápida em série. Integradauma nova imagem dos templates para as famílias quando seopta pela geração automática do Touch, possibilidade deindicar o número de botões na página padrão de produtos eincluídos novos botões com cantos arredondados. Para asimagens a visualizar nos botões, permite manter o rácio dasmesmas dentro de uma margem estabelecida.

Reformulação do sistema de imagens do Touch

Imagens de texturas e de botões em vários formatos: PNG;JPG; TIFF; GIF, BMP, entre outros, permitindo a pré-visualizaçãodo aspecto final do botão aquando da escolha da imagempara o produto.

Apresentação da primeira página do Touch com 2 áreas

Possibilidade de dividir o ambiente de trabalho em duas áreas:Produtos e Famílias. A área correspondente às Famíliasmantém-se sempre disponível em todas as páginas à medidaque se pesquisam produtos.

Famílias e Sub-famílias disponibilizadas no Touch

Na área correspondente às famílias, serão primeiramenteexibidas as Famílias principais e, à medida que vai sendoseleccionada uma família, serão disponibilizadas as respectivassub-famílias. Se utilizar o sistema de FAMIX-N (em que N é onº da família) também será possível visualizar os vários níveisdas famílias.

Configuração de famílias e produtos a enviar para Touch

Incluída opção, nas configurações de Famílias e de Produtos,que permite definir quais as famílias e produtos a considerarpara a criação de páginas e botões no POS Touch, quandoé gerado automaticamente AUTOPAGES ou AUTOFAMIX.

Pesquisa Rápida de produtos com tecla directa paraactualização no Pos

Nas pesquisas rápidas de produtos, cuja listagem se encontraem memória, é disponibilizada uma tecla para executar afunção Actualizar, evitando assim a utilização do rato.

Adsviewer com imagens Vasp (a)

Para quem utiliza o sistema Vasp, possibilidade de receberimagens desta entidade e disponibilizá-las no Adsviewer (2ºecrã de publicidade).

Verificação do estado da rede (b)

Óptimo para ligações em rede Wireless e VPN´s, no caso deestar On-line e ocorrer uma falha na rede, o GesPOS forçaráa recuperação da rede e, em caso de sucesso, não obriga areinicialização da aplicação.

Sistema Power On – Off-line com tentativa derecuperação (a)

Em caso de falha na rede e utilização do módulo Power On,o GesPOS tentará recuperar e, no caso de não o conseguir,o utilizador poderá entrar de imediato em modo Off-line semque, para tal, seja necessário sair e voltar a entrar na aplicação.Uma vez em modo Off-line, a qualquer momento o utilizadorpoderá verificar e forçar a reactivação da ligação On-line; pelocontrário, estando em modo On-line, o utilizador poderá alterarpara Off-line sem sair do aplicativo. Incluída ainda umaconfiguração que permite integrar imediatamente os dadosOff-line no arranque da aplicação ou na reactivação do modoOn-line.

Declaração de caixa mantém valores

Na declaração de fundo de caixa, caso o utilizador se enganeno valor declarado de alguma das modalidades de pagamento,passa a ser identificada a modalidade de pagamento cujovalor está errado, mantendo no ecrã os valores já declaradose que se encontram correctos.

Declaração de caixa configurada por terminal

A declaração de caixa passa a ser configurada por terminal(na configuração do posto), permitindo assim quedeterminado terminal não seja obrigado à indicação de sessão(por exemplo: Back-Office).

Alerta para modificação de documento no Pos

Sempre que o utilizador mude o documento definido comodefault para a criação de documentos de venda, a sigla e onúmero desse documento ficam a vermelho e a piscar parainformar o utilizador que está a ser emitido um tipo dedocumento diferente daquele que se encontra definido porpadrão.

Função REPOETEM com nova configuração

Reposição de um ou vários talões temporários para um dadodocumento que já contém produtos registados, acrescentandoao documento em criação os produtos gravados nos talõestemporários.

Identificação de cliente com código genérico

Possibilidade de indicar/seleccionar cliente utilizando um cartãocujo código não obrigue à função CLIE-X , permitindo assimque o código gravado no cartão seja diferente do código docliente (dispensa obrigatoriedade do uso de leitor específicode cartões).

Suporte para as impressoras de cheques TM-H5000 eTPG 760

Nova configuração para modalidades de pagamento

Na modalidade Cheque, possibilidade de obrigar a indicar orespectivo número do cheque.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

20

Page 22: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Gravação de talões temporários mantém em memóriachave de pesquisa

Quando é utilizada chave de pesquisa, aquando da regravaçãodas linhas no talão temporário, mantém em memória a chavede pesquisa anterior, não obrigando a nova indicação.

Apresentado no Touch o saldo do cliente, nome dovendedor, série do documento e total de pontos decliente

De forma a informar o utilizador, é apresentado no Touch osaldo do cliente, o nome do vendedor, a série do documento,bem como, o total de pontos do cliente.

2ª FASE

Ligação Multibanco Ingénico (a)

Ligação directa GesPOS aos PinPads de multibanco daIngénico, com certificação SIBS e impressão configurável apartir do GesPOS. Esta ligação dispensa o “papel” do PinPad,elimina a necessidade de entregar dois talões ao cliente eevita que o utilizador possa cometer erro ao indicar o valor apagar no terminal, na medida em que este valor (e outrasinformações) são enviados pelo GesPOS para o terminal MB.

3ªFASE

Integração com sistema “PayShop” (a)

Integração do GesPOS com o sistema de PayShop. O PayShopé um serviço que permite o pagamento de várias contasdomésticas como o telefone, a electricidade, a água ou o gás,bem como, o carregamento de telemóveis e o pagamentodas respectivas facturas (assinaturas mensais, roaming, etc.)em estabelecimentos comerciais como papelarias, tabacarias,supermercados, entre outros.

Função optimizada para reservas de livros escolares e“encomendas tipo” (b)

Função que permite definir encomendas-tipo, classificadaspor grupos e subgrupos (Escolas/anos) que, através de umassistente, auxilia e guia o utilizador na geração da encomenda;desta forma, o utilizador poderá apoiar o cliente informando-o dos produtos que deve comprar e o que na realidade estáa encomendar.

Talão de reembolso ao invés de troco de cliente

Possibilidade de converter determinado valor de troco a darao cliente em talão de reembolso para ser usado mais tardepelo cliente.

Trabalhos Lavandarias: Selecção de todos osdocumentosNo sistema de lavandarias, utilizando a função “DARTRAB”,possibilidade de visualizar todos os documentos e não apenaso que está a ser movimentado.

Trabalhos Lavandarias: visualizar/filtrar apenas trabalhospor entregar ou já entregues (a)

Para o sistema de lavandarias, permite visualizar/filtrar apenasos trabalhos por entregar ou já entregues.

Trabalhos Lavandarias: Pesquisa de pendentes deentrega c/ mensagens (a)

Quando utilizada a função DARTRAB, pesquisar também asmensagens que foram indicadas aquando do registo de entradada roupa.

Função CRICLIE permite indicar e-mail do cliente

Quando utilizada no Pos a função de criação rápida de clientes(CRICLIE), é possível indicar de imediato o e-mail do cliente,evitando assim o registo posterior desta informação na fichado cliente.

Informação adicional na exportação para balanças Ipesa(Máxima) (a)

Na exportação para balanças Ipesa (Máxima), é enviadainformação adicional do produto, nomeadamente o prazo devalidade e o número de etiquetas a utilizar.

Alteração do documento padrão, quando terminado adébito

Ao terminar a débito (conta corrente) o documento padrão devenda a dinheiro/balcão, o tipo de documento é imediatamentealterado para um documento a débito, por exemplo, odocumento Venda a Balcão ou Venda a Dinheiro é alteradopara Factura.

Impressão das linhas de um documento temporário

Possibilidade de imprimir as linhas de um documento que foigravado temporariamente usando a função GRAVATEM.

Preço por página do Touch

Permite definir que, em determinadas páginas construídaspelo utilizador, os produtos registados possam ter um preçodiferente do definido noutras páginas.

4ª FASE

Sistema de Lavandarias: Listagem de "trabalhos" aentregar (por datas) incluindo situações em que a dataultrapasse a data prevista (a)

O sistema de Lavandarias permite a listagem por datas dos“trabalhos” a entregar, facilitando igualmente a listagem desituações em que a data prevista para entrega já foiultrapassada.

Sistema de Ofertas indiferenciada por família

Permite parametrizar ofertas automáticas de produtos,indicando apenas a família alvo da promoção; neste caso, oproduto oferecido será escolhido aquando da venda.

Permissão para alterar apenas a modalidade e o tipo depagamento de um documento já emitido

Incluída uma permissão que autoriza ou impede determinadoutilizador de alterar unicamente a modalidade e o tipo depagamento de um documento já emitido, impedindo assim aalteração de qualquer outro campo do documento.

Sistema de impressão do “Talão de Oferta”

Função que permite seleccionar, a partir de um documentode venda, quais os produtos a imprimir num talão sem Valores.

5ª FASE

Ofertas definidas entre datas, por objectivos, a clientes(b)

Ofertas e descontos promovidas durante determinado período,tendo em conta determinado objectivo. Por exemplo, durante3 meses, o cliente recebe o 5º produto como oferta no finalde 4 compras.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage GesPOS

21

Page 23: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Pesquisa rápida de Propriedades no Pos (a)

Possibilidade de pesquisar rapidamente as propriedades dedeterminado produto no POS, permitindo por exemplo,consultar o histórico documental de determinado número desérie ou lote.

Configuração para permitir imprimir segunda via ouapenas uma via, quando termina VB/VD a débito

Gravação na base de dados do número de vezes queum documento foi impresso

Incluído um novo campo na base de dados que grava o númerode vezes que um documento foi emitido, facilitando assimindicar no layout que se trata de uma “segunda via”.

6ª FASE

Mapa no Pos com quantidades e stock mínimo

Em POS, criação de uma nova função para impressão demapa que, com definição dos produtos a apresentar, informao utilizador da quantidade dos produtos vendidos, do stockmínimo de cada produto e respectiva diferença, facilitandoassim a reposição rápida do stock.

Agenda electrónica com pesquisa de clientes

Na Agenda de marcações, incluída a possibilidade de pesquisaros clientes da base de dados, evitando assim a digitação docliente aquando de marcações de serviços, reuniões, etc.

Sistema de SMS para alertas de clientes com marcações(a)

Tendo em conta marcações na agenda electrónica, permiteo envio de SMS aos clientes a avisar das marcações efectuadas.

Validação dos movimentos de stock entre armazéns/lojas(a)

Em POS, confirmação das quantidades recepcionadas numaloja aquando de uma transferência de stock.

Back-Office (Gestão Comercial)

1ªFASE

Nova arquitectura da aplicação “Multi-tier” (multi-camadas)

Efectuada uma reestruturação dos componentes do produtoo que se traduz numa escalabilidade elevada, melhordesempenho, maior potencial em reutilização, aumento deperformance de várias operações de Back-Office, Upgradesimplificado (necessidade de actualizar apenas o executávelque foi alterado ou até uma única DLL), consistência deInterface (componentes únicos para determinadas tarefas).

Compatível UAC e reestruturação de percurso de dados

Incluído o conceito da directoria de “dados de rede” e “dadoslocais” permitindo, aquando da instalação, definir uma pastaespecífica para armazenar os dados alteráveis pelo utilizador(a base de dados, layouts, imagens, licenciamento ou cópiasde segurança). Usando esta nova estrutura de dados, ésimplificado substancialmente o processo de instalação econfiguração de um segundo terminal em rede.

Multi-Base de dados “tipo multi-empresa” (b)

Com uma única instalação do GesPOS e utilizando apenasumadirectoria de dados, poderá aceder a bases de dados/empresasdiferentes. No menu de arranque da aplicação, é possívelseleccionar qual a base de dados/empresa a executar. Permitedispor de várias empresas com apenas uma instalação doGesPOS (um único directório de dados). Óptimo para quemtem várias empresas (ou franchises) e também para quemefectuou encerramentos de ano e pretende analisar anosanteriores. Não obstante a apresentação Multi-base de dados,o licenciamento continua a ser individual, por empresa/basede dados.

Auto-venda com Propriedades – Lotes (a)

Na interligação com sistema MSS de Auto-venda, possibilidadede enviar/receber produtos com Propriedades, nomeadamenteLotes.

Novas configurações em Níveis de acesso

Possibilidade de definir restrições nos utilizadores, que impedemque estes possam configurar determinadas listagens erelatórios, inibindo igualmente a exportação para ficheiro (ouimpressão) desses mesmos relatórios.

Novas “Preferências” de gravação

Quando se indica nos códigos de barras alternativos da fichade produto a opção “Preço com imposto incluído”, é gravadaesta configuração e sugerida no próximo acesso à opção. Deigual forma, o tamanho e a posição das janelas de pesquisarápida são gravados e sugeridos nas pesquisas posteriores.

Configuração na ficha de artigo/família para solicitarcliente

Possibilidade de indicar quais os artigos/famílias que obrigama indicar cliente no registo da venda. Obrigatório por lei quandocomercializados determinados produtos tipo Fitossanitários(Fito fármacos, venenos e pesticidas).

Visualizar V/Documento na função de Conversão simples

Na função CONVERTE, dentro do documento de destino,integrada uma coluna para visualizar o documento/ref. dofornecedor.

Nova configuração no Wizzard de adicionar produtos

Para os documentos de stock, a função Adicionar Produtosinclui uma opção que permite, para os produtos seleccionadosno assistente, colocar a quantidade a zero. Esta opção, quejá existia na função Copiar Linhas dos documentos de stock,é especialmente útil para empresas que pretendem colocara zero o stock de vários produtos.

Totalizador de Itens em todos os documentos de vendas,compras e stock

Incluído o número de itens do documento em todos os tiposde documentos de vendas, compras e stocks, facilitando,desta forma, a contagem dos produtos.

Adicionados mais mapas ao GesRel (a)

A aplicação GesRel, criada para obter relatórios consolidadosde várias bases de dados (Franchises; fechos do ano), foienriquecida com mais mapas: Total por cliente, Total vendidopor Semana, por Família, entre outros.

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage GesPOS

22

Page 24: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Impedir conversão de documentos que contenhamprodutos sem stock

Caso esteja activado controlo de stock nos Parâmetros daaplicação, poderá definir que, os documentos com controlode stock e que contenham produtos sem stock, não possamser convertidos.

Saldos/acumulados nos extractos quando existe filtro

Nos extractos de contas correntes (clientes/fornecedores) enos extractos de movimentos de artigos, verificar saldos eacumulados se solicitado intervalo de datas diferentes ouarmazém/localização.

Definir os documentos que obrigam a número decontribuinte (POS ou Back-Office)

Possibilidade de definir quais os documentos que obrigam aindicação do número de contribuinte.

Visualização, em simultâneo, do total com IVA e do totalsem IVA

Por definição, poderá indicar que nos documentos de comprae venda, pretende visualizar o total com IVA e o total sem IVAem simultâneo.

Estados de documentos (Pos e Back-Office) (b)

Incluída uma nova tabela para definição de estados dosdocumentos em emissão ou já emitidos, permitindo, porexemplo, classificar um documento como Recebido, EmManutenção, Em fabrico, Concluído, etc.

Sistema de SMS no Back-Office (a)

Possibilidade de parametrizar mensagens, usando listagensdiversas (listagem de aniversários, pendentes de clientes, etc)e variáveis criadas para o efeito, que permitem o enviopersonalizado de SMS.

Módulo de SMS permite importar variáveis a partir deuma folha de Excel (a)

Verificação de datas de validade no “Fabrico” (a)

Em documentos de stock do tipo “Fabrico” ou “Transformação”,impede que a data de validade do produto fabricado outransformado seja superior à data de validade de um doscomponentes (matérias-primas).

Sistema de Papelarias: Tecla F12 para copiar valorindicado no campo “Add-On” para o campo Edição (a)

Nova configuração nos níveis de acesso por documento

Para além da configuração existente de inibir o acesso dedeterminados utilizadores a um tipo de documento, existetambém a possibilidade de inibir a alteração/anulação deapenas determinado documento. Por exemplo, um utilizadorpode alterar encomendas e facturas e outro utilizador apenaspode alterar encomendas.

4ªFASE

Gestão de contratos (a)

Possibilidade de definir valores periódicos por cliente e quepermitem que estes usufuam de determinados produtos atéatingir o valor especificado para o período, por exemplo, valormensal do contrato de lavandaria ou SPA.

Exportação/Importação de configuração de hardware

Possibilidade de exportar a configuração de hardware de umposto para ficheiro e, posteriormente, importá-lo no postopretendido. Se o ficheiro existir dentro da pasta de instalação,ao adicionar um novo posto ou nova base de dados, éassumido automaticamente o hardware do ficheiro.

2ªFASE

Consulta da Rastreabilidade no Back-Office (a)

Pesquisa avançada em sistema de “Árvore” para consulta depropriedades de produtos, permitindo, por exemplo, analisarem que documentos foi movimentado determinado lote/datade validade de um produto.

Sistema de gravação temporária de documentos

Os documentos de compra ou de stock incluem a possibilidadede poderem ser gravados temporariamente e, assim que outilizador assim o pretenda, continuar a inserção do documentosem que tal facto seja considerado uma alteração aodocumento. Este sistema, permite que num documento destock com muitas linhas a registar, o utilizador possa abandonaro documento a meio e retomá-lo posteriormente, sem que talseja considerado uma alteração.

Clientes e Fornecedores “inactivos”

De forma a facilitar o lançamento de documentos e a pesquisade clientes e fornecedores, na movimentação é mostrado umamensagem de alerta sempre que o utilizador tente movimentarum terceiro inactivo; por sua vez, serão, igualmente, ocultadosos clientes e fornecedores inactivos nas listagens e consultas.

Reformulação do sistema de adiantamento de valoresde clientes

Nas vendas, possibilidade de indicar o documento deadiantamento previamente emitido, com o objectivo dedescontar o seu valor e deduzir o IVA.

Filtro de campos extra na actualização automática depreços

Incluída a possibilidade de, na actualização automática depreços, efectuar filtros pelos 3 campos extra da ficha dosprodutos.

3ªFASE

Campos de imputação de clientes personalizáveis

Possibilidade de alterar os campos utilizados para o sistemade “Viaturas/Obras”, permitindo assim a adaptação do sistemaa outras áreas: Projectos, Assistência a máquinas, Animais,etc.

Filtros dos Campos de imputação a clientes nasconversões

Quando está a usar o sistema de imputação a clientes(Obras/Veículos), é possível filtrar, nos assistentes de conversãode documentos, quais as “obras” / “veículos” pendentes.

Definição de veículos/obras activos

Possibilidade de definir nas fichas dos veículos e obras queos mesmos se encontram activos.

Exportação de mapa específico para a Tabaqueira (a)

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage GesPOS

23

Page 25: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

Indicação da modalidade de pagamento nos avisos devencimento

Configuração para que os avisos de lançamento (pagamentosa fornecedor) permitam a indicação da modalidade depagamento, apesar de não afectarem caixa.

Criação de código de barras “composto” (a)

Possibilidade de imprimir códigos de barras “compostos” comdois códigos (EAN128): “código do artigo” e “código do Lote”,permitindo assim, numa única leitura, a identificação imediatado artigo e do lote.

5ªFASE

Unidades de medida de compra e venda diferenciadas(a)

Possibilitar que determinados produtos possam sermovimentados com unidades de medida distintas, mediantefactor de conversão entre unidades. Por exemplo, sem utilizarcompostos, é possível comprar/vender o mesmo artigo à“caixa” ou à “unidade”, indicando, no momento, qual a unidadea movimentar, mantendo a gestão de stock à unidade.

Somatórios/Totalizadores de intervenções emObras/Veículos

Visualização dos totais/somatórios de todas as intervençõesefectuadas no sistema de “Obras” e “Veículos”, permitindo,assim, obter um total do que foi “gasto” em determinadaobra/veículo.

Nos relatórios de Análise de encomendas porcliente/produtos, possibilidade de separar a coluna“Documento” em duas colunas: “Sigla” e “Nº doc.” (a)

6ªFASE

Link na ficha de cliente/fornecedor com indicação dedocumentos (b)

Indicação de um link, directamenta na ficha do cliente,fornecedor ou chamada telefónica, que facilita a abertura dadirectoria que contém documentos relacionados (imagemdigitalizada, ficheiro, etc.).

Condições:a) Depende do módulo já existente ou a implementar na altura.b) Disponível apenas na linha Prime e Vision.

2

CARACTERÍSTICAS SAGE 2009

Sage GesPOS

24

Page 26: Características - RIAL · produtividade, tornando as empresas mais reactivas ... Painéis de indicadores, diagramas de processos, lista ... Quando o utilizador cria uma empresa ou

PortoEdifício Olympus IIAv. D. Afonso Henriques, 1462, 2º andar4450-013 MatosinhosT +351 221 202 400F +351 221 202 490

LisboaEdifício Sport TVAlameda dos Oceanos Lote 2.08, Piso 11990-075 LisboaT +351 211 202 400F +351 211 202 490

[email protected] 200 482 (Linha de Apoio ao Cliente)