capitalismo verso poder

2
CAPITALISMO VERSO PODER Na idade média não havia limites, com a necessidade de crescimento e poder, os mercadores se sentiam os donos de mundo, tentavam sempre passar a perna nas pessoas. Com o surgimento das nações, houve divisões, o surgimento da literatura, passaram a existir leis, línguas e igrejas nacionais. Dentre os séculos X e XV houve modificações de vida na nova classe, com consequências trouxe modificações na vida da sociedade Portanto, com toda essa mudança acontecendo tivemos a ascensão de Classe Média. Os ricos se preocupavam com o número de guardas, os comerciantes reclamavam muito pelo número de assaltos e taxa de pedágios, que traziam prejuízos, assim gerando confusões e a insegurança. A classe média queria ordem e segurança. Antigamente quem proporcionava proteção era os Srs. Feudais, mas esse exército saqueavam o povo, destruindo e roubando, pela falta de pagamento regular pelos serviços prestados, era constante a esses saque amentos, o maior prejudicado era a população local. Enquanto, isso com toda essa crise surgindo o poder Feudal os Barões foram perdendo forças, e o poder Real a cada dia ganhava forças. Desse modo o rei fora um aliado forte das cidades contra os Srs. Feudais, as cidades se aliaram com o monarca para que pudesse constituir um exército independente, não precisando dos soldados feudais, que além de tudo os mesmos não tinham preparo. Deste modo, logo começam uma briga entre a Igreja e o rei, pelo motivo imposto ambos queriam ter o domínio total. Assim, portanto, começa uma luta chamada então de Reforma Religiosa, onde se destaca Lutero, desse jeito a classe

Upload: claudio-oliveira

Post on 01-Apr-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

CAPITALISMO VERSO PODER

Na idade média não havia limites, com a necessidade de crescimento e poder, os mercadores se sentiam os donos de mundo, tentavam sempre passar a perna nas pessoas.

Com o surgimento das nações, houve divisões, o surgimento da literatura, passaram a existir leis, línguas e igrejas nacionais.

Dentre os séculos X e XV houve modificações de vida na nova classe, com consequências trouxe modificações na vida da sociedade

Portanto, com toda essa mudança acontecendo tivemos a ascensão de Classe Média.

Os ricos se preocupavam com o número de guardas, os comerciantes reclamavam muito pelo número de assaltos e taxa de pedágios, que traziam prejuízos, assim gerando confusões e a insegurança. A classe média queria ordem e segurança.

Antigamente quem proporcionava proteção era os Srs. Feudais, mas esse exército saqueavam o povo, destruindo e roubando, pela falta de pagamento regular pelos serviços prestados, era constante a esses saque amentos, o maior prejudicado era a população local.

Enquanto, isso com toda essa crise surgindo o poder Feudal os Barões foram perdendo forças, e o poder Real a cada dia ganhava forças. Desse modo o rei fora um aliado forte das cidades contra os Srs. Feudais, as cidades se aliaram com o monarca para que pudesse constituir um exército independente, não precisando dos soldados feudais, que além de tudo os mesmos não tinham preparo.

Deste modo, logo começam uma briga entre a Igreja e o rei, pelo motivo imposto ambos queriam ter o domínio total. Assim, portanto, começa uma luta chamada então de Reforma Religiosa, onde se destaca Lutero, desse jeito a classe média se revolta contra a igreja, pois ela tinha a maior parte da terras e sugava boa parte da riqueza do país.

Portanto, assim constitui a primeira batalha entre a Classe Média contra o Feudalismo.