capital de giro eduardo reis thyago peters raphael xocaira

10
CAPITAL DE GIRO CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

116 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

CAPITAL DE GIROCAPITAL DE GIRO

Eduardo ReisThyago PetersRaphael Xocaira

Page 2: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

Capital de

GiroPode ser definido como investimentos que compõe uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo, recursos estes necessários para que a empresa possa desempenhar suas atividades diárias, como exemplo pagamento de contas e insumos. Os recursos podem ser armazenados de diversas formas.

Page 3: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

Estoque: Formado e mantido em função das necessidades do mercado, portanto está sempre sofrendo mudanças seja em itens ou em quantidades. Quanto maior a necessidade de investimento no estoque, mais recursos a empresa deverá possuir.

Onde ficam armazenados os recursos?

Page 4: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

Contas a receber: As contas a receber são os resultado das vendas realizadas a prazo, em resumo o cliente leva o seu produto e lhe devolve o recurso financeiro depois. Portanto, quanto mais prazo você oferece ao cliente ou quanto maior for a parcela de vendas a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

Page 5: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

Conta(s) Corrente(s) e Caixa: E nas contas bancarias e no caixa que ficam concentradas as parcelas dos recursos financeiros da empresa, disponíveis para honrar seu compromissos. Antes de tomar qualquer decisão, deve-se consultar o saldo da empresa.

Page 6: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

Casos em que devemos ficar atentosCompras em excesso: Podem e devem ser feitas novas aquisições, desde que tenha condições de arcar com os custos, caso necessite de financiamento, solicitar o menor valor possível.

Page 7: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

Aumento de prazo para os clientes: Ao aumentar o prazo para o pagamento dos clientes, deve-se tomar cuidado pois o retorno da vendas não estará disponível para outros compromissos, caso haja algum imprevisto será necessário efetuar empréstimo bancários ou retirar de outras áreas da empresa, sem contar que essa manobra acaba com a margem de lucro.

Page 8: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

InadimplênciaMotivos que podem aumentar a inadimplênciaContração geral da atividade econômica : Tem como consequência a diminuição da renda das pessoas, aumentando a % de inadimplentes. Neste caso a empresa fica de “mãos atadas” pois o problema é de grande magnitude muitas vezes a situação econômica do pais é desfavorável.

Page 9: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

Práticas de crédito inadequadas: Neste caso, é preciso dar mais atenção à qualidade das vendas, do que a quantidade. Tanto as vendas a crédito quanto as vendas faturadas. No caso das vendas a crédito, também será recomendável uma redução do prazo de pagamento concedido aos clientes.

Page 10: CAPITAL DE GIRO Eduardo Reis Thyago Peters Raphael Xocaira

FIM