capacitação que transforma vidas

2
Alagoas Ano 5 | nº 36 |Setembro| 2011 Delmiro Gouveia - Alagoas Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Capacitação que transforma vidas 1 Muitas famílias da região semiárida vêm descobrindo que a produzir alimentos em suas comunidades, em suas casas pode ser uma realidade. Ter uma reserva de água é importante e mais importante é saber usar essa água. Maneiras simples de irrigar a produção com a água suficiente, sem desperdícios e aproveitando o máximo. É isso que muitas famílias buscam aprender e ensinar. Mais que construir a tecnologia para armazenar água, o programa uma terra e duas águas procura estimular nas famílias que participam do processo a diversificação e ampliação de sua capacidade produtiva. A troca de experiências é a maior fonte de conhecimento que as famílias encontram. Uma das oportunidades para as famílias trocarem conhecimentos é o curso em Manejo de sistema simplificado de água para produção de alimentos. No curso, as famílias trocam experiências sobre alternativas simples e corretas de usar a água das cisternas-calçadão para produzir alimentos durante o ano todo. Sistemas de gotejamento com garrafas PET, canteiros econômicos, manejo para produção e plantio de mudas. Tudo isso é discutido pelas famílias que participam do curso. Acontece ainda durante o curso um momento de implantação prática, onde os participantes constroem coletivamente uma tecnologia simples e econômica de irrigação. Na maioria dos cursos, a tecnologia construída é o canteiro econômico. Na comunidade Lagoa dos Patos, município de Delmiro Gouveia, a implantação do canteiro econômico foi feita na casa da família de seu Luis Ferreira, conhecido como seu Bilu. Ele escavou praticamente sozinho o buraco de sua cisterna, que apresentou uma grande quantidade de pedras. Seu Bilu não só escavou à mão o buraco de sua cisterna, como também tem ajudado outras famílias que também encontraram dificuldades nessa fase da construção.

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Capacitação que transforma vidas

Alagoas

Ano 5 | nº 36 |Setembro| 2011Delmiro Gouveia - Alagoas

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Capacitação que transforma vidas

1largura tarja 1cm

Muitas famílias da região semiárida vêm descobrindo que a produzir alimentos em suas comunidades, em suas casas pode ser uma realidade. Ter uma reserva de água é importante e mais importante é saber usar essa água.

Maneiras simples de irrigar a produção com a água suficiente, sem desperdícios e aproveitando o máximo. É isso que muitas famílias buscam aprender e ensinar.

Mais que construir a tecnologia para armazenar água, o programa uma terra e duas águas procura estimular nas famílias que participam do processo a diversificação e ampliação de sua capacidade produtiva.

A troca de experiências é a maior fonte de conhecimento que as famílias encontram. Uma das oportunidades para as famílias trocarem conhecimentos é o curso em Manejo de sistema simplificado de água para produção de alimentos.

No curso, as famílias trocam experiências sobre alternativas simples e corretas de usar a água das cisternas-calçadão para produzir alimentos durante o ano todo. Sistemas de gotejamento com garrafas PET, canteiros econômicos, manejo para produção e plantio de mudas. Tudo isso é discutido pelas famílias que participam do curso.

Acontece ainda durante o curso um momento de implantação prática, onde os participantes

constroem coletivamente uma tecnologia simples e econômica de irrigação. Na maioria dos cursos, a tecnologia construída é o canteiro econômico.

Na comunidade Lagoa dos Patos, município de Delmiro Gouveia, a implantação do canteiro econômico foi feita na casa da família de seu Luis Ferreira, conhecido como seu Bilu. Ele escavou praticamente sozinho o buraco de sua cisterna, que apresentou uma grande quantidade de pedras.

Seu Bilu não só escavou à mão o buraco de sua cisterna, como também tem ajudado outras famílias que também encontraram dificuldades nessa fase da construção.

Page 2: Capacitação que transforma vidas

Com a ajuda de seu Luis Gonzaga, pedreiro que também é beneficiário com cisterna calçadão, foi feita a primeira etapa da construção do canteiro econômico. Ele mediu uma área de 6 por 1 metro e as demais famílias escavaram e retiraram toda a terra do buraco, que ficou com cerca de 30 centímetros de profundidade.

Em seguida, seu Luis construiu a parte de alvenaria. A construção leva uma ou duas fiadas de tijolos, assentadas com uma massa de cimento. A quantidade de fiadas de tijolos depende da cultura que vai ser plantada.

No caso de folhas como alface, coentro ou cebolinha o canteiro pode ser construído com uma fiada de tijolos. Já no caso de tubérculos como a cenoura ou beterraba, o canteiro leva duas fiadas de tijolos.

Após construída a estrutura de alvenaria, é colocada uma lona de forma que cubra toda a área do buraco. Forrado o buraco com a lona, é hora de devolver a terra para dentro do buraco. Porém para dar melhores resultados, esta deve ser misturada com adubo.

Por último é colocado um cano que vai de um canto ao outro no meio do canteiro. O cano deve ser perfurado de maneira que fique com pequenos furos em todo seu comprimento. Com um joelho, prende-se outros pedaços de cano nas pontas do que fica no meio do canteiro. São estes canos que recebem a água que vai molhar o canteiro.

Com o canteiro econômico a quantidade água usada para molhar o plantio diminui bastante. Isso acontece por que a lona não deixa com que a água se infiltre no solo. Com isso, a terra permanece molhada por muito mais tempo com uma pequena quantidade de água.

A partir desses momentos de troca de experiências, as famílias aprendem não só a produzir melhor, mas também criam um clima de coletividade e solidariedade em suas comunidades. “Graças a Deus temos o apoio de todos e levamos nosso apoio para os outros também”, ressalta seu Genivaldo, ou Geno como é conhecido.

“Agora só depende da gente. Começou a melhorar com a cisterna pequena, agora com certeza se a gente trabalhar e produzir vai melhorar muito mais”, completa seu Geno.

2

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

largura tarja inferior2ª página 2,8cm

Alagoas

largura 4,2cm

Apoio:

www.asabrasil.org.br