cap. 9 moderação da sessão de testes

17

Upload: luiz-agner

Post on 26-Dec-2014

2.105 views

Category:

Design


5 download

DESCRIPTION

Mini-seminário dos alunos sobre o livro Handbook of Usability Testing, de Rubin e Chisnell. Disciplina Teste Formal de Usabilidade, Pós em Ergodesign de Interfaces e Arquitetura de Informação - PUC-Rio, 2014-1. Prof. Luiz Agner.

TRANSCRIPT

Page 1: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Hayssa schuab | Rogério figueiredo | Thiago Almeida

Curso: Ergodesign

Professor: Luiz Agner

Disciplina: Teste formal de usabilidade

Page 2: Cap. 9   moderação da sessão de testes

A principal diferença são os objetivos pretendidos, ou seja, do mais conceitual para o mais exploratório. A outra grande diferença é a quantidade de interação entre participante e moderador.

Para a primeira sessão é recomendado começar com um teste de avaliação, uma vez que é o mais simples de realizar.

Este método funciona para qualquer um dos quatro tipos de testes:

Frequentemente o teste consiste de 4 -10 participantes, onde cada um é observado e questionado individualmente por um moderador na mesma sala.

Numero de participantes

Page 3: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Para não se influênciar pelos comentários da última pessoa que você observou. Faça um esforço para limpar a lousa'' psicologicamente antes de iniciar a próxima sessão.

Nunca indique através de gestos que você aprova ou desaprova qualquer ação ou comentário do par-ticipante e não reaja aos erros do participante. Nunca faça o participante se sentir estúpido.

Se ele estiver com problemas, lembre-se que a culpa é do produto.

É muito fácil influenciar o usuário pela maneira que você reage às declarações, tanto verbalmente como através da linguagem corporal. Fique atento a sua voz e linguagem corporal e sempre que pos-sível reveja as fitas do teste.

O “Thinking aloud” é uma técnica simples de capturar o que os participantes estão pensando.Peça para os usuários expressarem suas confusões, frustrações, e até mesmo o seus sucessos.

A técnica tem a sua quota de vantagens e parece ser um meio ideal para capturar todas as informações implícitas no teste de usabilidade.

Page 4: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Você é capaz de capturar a preferência e informações ao invés de ter que se lembrar de fazer perguntas mais tarde.

Ajudar alguns participantes a se concentrar.

Você está constantemente recebendo pistas sobre equívocos e confusões.

Estas pistas iniciais ajudam você a antecipar e rastrear a origem dos problemas mais facilmente.

Os participantes podem Os participantes podem revelar como eles estão pensando em fazer uma tarefa e por

Alguns participantes podem não conseguir realizar a técnica. Com esses participantes você vai ter que incentivá-los a “pensar em voz alta”. O Thinking aloud retarda o processo de pensamento, aumentando a atenção do usuário. Pode se tornar penoso verbalizar o próprio processo de pensamento por muito tempo.

Page 5: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Tenha em mente que você está criando uma atmosfera em que é perfeitamente aceitável e, de fato, esperasse cometer erros.

Quando o participante achar que fez algo diferente do que era esperado ou se sentirem perdidos, pergunte o que eles esperavam que acontecesse.

ajudá-los a expressar seus pensamentos em uma forma útilSe o usuário está irSe o usuário está irremediavelmente preso e precisa de uma dica para o teste continuar, então é bom oferecer assistência. Caso contrário, você não deve dizer nada.

O verdadeiro desafio da sondagem é a sutileza. Você simplesmente não pode sempre fazer perguntas diretas, especialmente se o participante sentir que você é parceiro do produto.

Salve questões mais longas para a sessão de esclarecimento. Interrupções muito demoradas interrompem o processo de pensamento dos participantes e afeta o seu desempenho.

Page 6: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Um bom moderador presta atenção às reações do participante em todos os momentos. Muitas vezes, os participantes vão fazer respostas sutis para o que eles estão vendo ou fazendo. Uma sobrancelha levantada, um cortante do lábio inferior, tudo pode indicar uma reação ao produto.Leia a linguagem corporal dos participantes.

Se um participante menciona outras maneiras de se realizar ou conceber uma tarefa, peça exemplos do que ele ou ela querem dizer.

Concentre-se na tarefa em mãos. Evite se aventurar em diversos assuntos de uma só vez ou revelar informações que ainda vão ser descobertas.

A grande maioria das resoluções dos problemas devem esperar até depois que os participantes deixem o teste. Isso não quer dizer que você não pode perguntar aos participantes como eles teriam projetado um recurso.

Page 7: Cap. 9   moderação da sessão de testes

é nesse momento que o moderador deve incentivar que o participante verbalize seus sentimentos, para entender quais foram as o que mais incomodou o participante, quando ele teve dificuldade.

É nesse momento que o moderador tem a oportunidade de entender como ele saí dessa situação

Nessas horas o participante vão para áreas que eles não explorariam normalmente e podem levantar outras questões.

Por mais que o moderador tenha vontade de ajudaPor mais que o moderador tenha vontade de ajudar, tente se manter no seu lugar, para depois não ser criticado por quem estava observando e conseguir mostrar que realmente existe um erro onde os par-ticipantes tem dificuldade e passar isso para a equipe do produto.

Se o participante tiver dificuldade em uma situação que ele vive no seu dia-a-dia, no final da sessão o moderador pode ajudá-lo, mostrando como seria. Mas isso só após isolar o problema, quando o teste já estiver acabado.

Se, sem querer, o moderador liberar uma informação, finja que não aconteceu nada. Se isso atrapalhar posteriormente no resultado, apenas uma parte do teste será invalidado, e não a sessão toda.

Normalmente os erros acontecem nas perguntas de apoio do roteiro.

No piloto é possível perceber se algo no roteiro está entregando alguma informação que não deve ou se está induzindo.

Page 8: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Se está entregando uma tarefa por vez, garantir que o particpante tenha terminado a tarefa antes de ir para a próxima.

Deixar um tempinho entre uma e outra para o participante refletir.Isso é bom quando o participante não está muito confiante de ter concluído uma tarefa.

Contar até 20 ou 30 antes de falar alguma coisa, quando estiver na dúvida."O que você está pensando?", "Acha que já completou essa tarefa?"

Cuidado para não fazer nenhuma anotação indicando que a taCuidado para não fazer nenhuma anotação indicando que a tarefa está concluída. Ele pode estar na dúvida e ter certeza disso após perceber sua ação

Apenas em tarefas que necessitem de informações extras (ex: produto não terminado que não aprece uma mensagem de erro quando deveria aparecer)

Quando o usuário estiver muito perdido e tiver passado o tempo médio deixado para aquela tarefa.

Quando a frustração do usuário é grande e pode faze-lo desistir. Essa noção de quando ajudar no momento da frustração só vem com o tempo de prática.

Quando o usuário fizer alguma ação que precisa ser consertada para prosseguir.Nesse caso, deixar claro que o erro não foi dele. O conserto não pode ser feito com ele em sala.

Page 9: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Nunca culpar o participante. Deixar sempre claro que o erro é do sistema

Não se irritar se ele cometer um erro que precisa se consertado ou se a máquina estiver lenta.

Saber quando o participante está falando que está preso e de fato está e quando ele está falando isso só porque tem um dúvida que conseguiria responder sozinho.

Tentar dar dicas aos poucos, para não influenciar ou correr o risco de dar informa'ão demais.Lembrar das outras tarefas do teste, para não ajudar nenhuma outra com essa dica.

durante o testeum dia antesuma semana antes

Page 10: Cap. 9   moderação da sessão de testes

uma semana antes

Page 11: Cap. 9   moderação da sessão de testes

um dia antes

durante o teste

Page 12: Cap. 9   moderação da sessão de testes
Page 13: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Não esqueça começar a gravar o teste!!!

Receba o participante com calma, cordialidade e respeito deixando-o confortável.

Faça o participante preencher e assinar os documentos de dados demográficos, permissão de gravação, confidencialidade.

Leia o roteiro de orientação, em voz alta, demonstrando as técnicas que serão utilizadas

Faça o participante preencher os questionários de pré-teste, que são destinados a recolher informações relacionadas com o produto e não apenas dados demográficos sobre o participante.

Dirija-se a sala de testes e pDirija-se a sala de testes e prepare o teste, tendo os observadores já posicionados, de breves instruções ao participante e explique a arrumação da sala. Não esconda o fato do participante estar sendo observado e gravado.

Page 14: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Apresente os observadores, forneça apenas o primeiro nome, não é necessário informar titu-lação ou mesmo o papel de cada observador.

Os observadores devem ser discretos e não ficar na linha de visão do participante;

Os observadores não devem fazer comentários ou perguntas durante o teste;

Durante o debbriefing os observadores podem ser convidados a participar eO Moderador tem a palavra final sobre os observadores dentro da sala.

Exemplo de uma sala de testes com observadores presentes.

Obs.: Caso os observadores não participem de todas as seçoes de testes é necessário que eles aguardem pelo relatório preliminar do moderador, que participou de todas as seções, para só então eles fazerem seus julgamentos. Observadores que não participam de todas as seções tem tendencias a distorcer e apressar o julgamento.

Page 15: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Fornecer Qualquer Pré-requisito de formação que o seu teste necessite (tour de 10 min, etc)

Distribuir ou ler o cenário das tarefas para o participante.

Comece a gravar, observe o participante e colete as informações

Certifique-se que o participante preencheu todos os questionários pós testes

Faça o debriefing com o participante

EncerEncerre a seção

Organize os dados da coleta e as fichas de observação

Faça o debriefing com os observadores

Faça uma pausa adequada entre as seções de teste

Prepare-se para o próximo participante

Page 16: Cap. 9   moderação da sessão de testes

Caso o participante não entender ou não for capaz de identificar os cenários das tarefas

Se você descobrir outras áreas que precisam ser investigadas, mas não foram original-

mente incluídos no seu plano de teste

Caso os questionários estão fazendo as perguntas erradas

Se os participantes com as características desejadas para o teste não aparecerem

Se o tempo que você estimou para as tarefas não for o suficiente

Page 17: Cap. 9   moderação da sessão de testes