cap. 20

24
Profº Luiz Staut

Upload: luiz-carlos-staut

Post on 10-Jul-2015

5.527 views

Category:

Technology


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cap. 20

Profº Luiz Staut

Page 2: Cap. 20

Introdução O Reino Animalia, Reino Animal ou Reino Metazoa abrange

todos os animais, por possuírem características comuns:organismos eucariontes multicelulares heterótrofos, além deobter seus alimentos do meio onde vivem, por ingestão. Porém épossível encontrar algumas exceções entre os animais devido afatores como a adaptação, como por exemplo, os endoparasitasque perderam a capacidade de ingerir alimentos e os obtêm porabsorção direta dos líquidos do corpo do hospedeiro.

O ramo da Biologia que estuda os animais é a Zoologia (zoo =animal; logia = estudo).

Os animais podem se dividir em dois grandes grupos: o dosinvertebrados, que não possuem vértebras, e o dos vertebrados,que as possuem.

Page 3: Cap. 20

Origem e evolução dos animais Animais são eucariontes, e divergiram do mesmo grupo dos

protozoários flagelados que deram origem aos fungos e aoscoanoflagelados. Estes últimos são especialmente próximos porpossuírem células com "colarinhos" aparecendo somente entre eles e asesponjas, e raramente em certas outras formas de animais. Em todosestes grupos, as células móveis, geralmente os gametas, possuem umúnico flagelo posterior com ultra-estrutura similar.

Exceto por uns poucos traços fósseis questionáveis, as primeiras formasque talvez representem animais aparecem nos registros fósseis porvolta do Pré-Cambriano. São chamadas Biota Vendiana e são muitodifíceis de relacionar com as formas recentes. Virtualmente todos osrestantes filos fazem uma aparição mais ou menos simultânea duranteo período Cambriano. Este efeito radioativo massivo pode ter surgidodevido a uma mudança climática ou uma inovação genética e é tãoinesperada que é geralmente chamada de Explosão Cambriana.

Page 4: Cap. 20
Page 5: Cap. 20

As esponjas (Porifera) separaram-se dosoutros animais muito cedo e são muitodiferentes. Esponjas são sésseis egeralmente alimentam-se retirando aspartículas nutritivas da água que entraatravés de poros espalhados por todo ocorpo, que é suportado por um esqueletoformado por espículas. As células sãodiferenciadas, porém, não estãoorganizadas em grupos distintos.

Os Metazoa mais simples apresentamsimetria radial - por esta razão, sãoclassificados como Radiata (emcontraposição com os Bilatéria, que têmsimetria bilateral). Para além disso, estesanimais são diploblásticos, istoé, possuem dois folhetos embrionários. Acamada exterior (ectoderma)corresponde a superfície da blástula e acamada interior (endoderma) é formadapor células que migram para o interior.Ela então se invagina para formar umacavidade digestiva com uma únicaabertura, (o arquêntero). Esta forma échamada gástrula (ou plânula quandoela é livre-natante). Os Cnidaria e osCtenophora (águasvivas, anêmonas, corais, etc.) são osprincipais filos diploblásticos.

Page 6: Cap. 20

As formas restantes compreendem um grupo chamadoBilatéria, uma vez que eles apresentam Simetria bilateral, e sãotriploblásticos. A Blástula invagina sem se preencherpreviamente, então o endoderma é apenas seu forro interior, aparte interna é preenchida para formar o terceiro folhetoembrionário entre eles (mesoderma). Os animais mais simplesdentre estes são os Platyhelminthes (vermes achatados, como atênia).

A vasta maioria dos filos triploblásticos formam um grupochamado Protostômio. Todos os animais destes filos possuem umtrato digestivo completo (incluindo uma boca e um ânus), com aboca se desenvolvendo do arquêntero e o ânus surgindo depois. Amesoderma surge como nos Platyhelminthes, de uma célulasimples, e então divide-se para formar uma massa em cada ladodo corpo. Geralmente há uma cavidade ao redor dointestino, chamada celoma, surgindo como uma divisão domesoderma, ou ao menos uma versão reduzida disso (porexemplo, um pseudoceloma, onde a divisão ocorre entre omesoderma e o endoderma, comum em formas microscópicas).

Page 7: Cap. 20

Os Deuterostômios diferem dos Protostômios de várias formas. Elestambém possuem um trato digestivo completo, mas neste caso oarquêntero desenvolve-se no ânus. A mesoderma e celoma não sedesenvolvem da mesma forma, e sim da evaginação da endoderme, diz-se então, de origem enterocélica. E, finalmente, a clivagem dos embriõesé diferente. Tudo isto sugere que as duas linhas são separadas emonofiléticas. São representados pelos equinodermos e cordados.

Page 8: Cap. 20

Filo PoriferaOs representantes doFilo Porifera sãoaquáticos, a maioriado ambiente marinho.São animais deestrutura corpóreamais simples, semtecidos diferenciados,não possuem órgãosde locomoção egrande parte estápresa às rochas.Algumas espéciesapresentam simetriaradial, porém amaioria é assimétrica.

Page 9: Cap. 20

As esponjas podem viverisoladamente ou formarcolônias. Sãopequenas, medem algunscentímetros dealtura, entretanto existemalgumas espécies em que osrepresentantes medem até 2metros de altura e 3 metrosde diâmetro. As esponjaspossuem forma e corvariáveis, resultantes daespécie e de fatoresambientais.

Page 10: Cap. 20

A água que conduz alimento e oxigênio penetra por uma série de poros apresentados na superfície deuma esponja.

Os poríferos são animais diblásticos, pois em seu desenvolvimento embrionário apresentam o corporevestido externamente por células pavimentosas chamadas pinacócitos, que constituem apinacoderme. A parede interna é formada de coanócitos, células flageladas, que constituem acoanoderme.

As esponjas são animais que se alimentam de partículas suspensas na água. Os amebócitos (células que têm a capacidade de se deslocar pelo meso-hilo por meio de movimentos

amebóides) é um tipo celular imerso no meso-hilo, constituído basicamente por um materialgelatinoso.

Page 11: Cap. 20

As esponjas reproduzem-seassexuada e sexuadamente. Areprodução assexuada pode serpor brotamento, fragmentação ougemulação. Na reproduçãosexuada, elas produzemespermatozóides ou óvulos.

As esponjas possuem grandecapacidade de regeneração.

Page 12: Cap. 20
Page 13: Cap. 20

Tipos de Esponjas

Page 14: Cap. 20

Filo Cnidaria Os cnidários são também chamados de

celenterados. Celenterados, etimologicamente

significa, dotado de cavidadeintestinal.

Cnidário, vem do grego Knide, quesignifica urtiga.

Os cnidários constituem um filo queinclui os animais aquáticos, como ashidras de água doce, as medusas ouáguas-vivas, os corais e as anêmonas domar.

O corpo dos cnidários é formadobasicamente por duas camadas decélulas: a epiderme e a gastroderme eentre as duas fica a mesogléia. Epiderme: camada de revestimento

externo. Gastroderme: camada de

revestimento interno. Mesogléia: fina lâmina acelular,

gelatinosa, que é constituída pelassubstâncias das duas camadas que aenvolve.

Page 15: Cap. 20

Tipos de células. Epiderme: Tecido de revestimento

externo,especializado na proteção ena defesa.

Células epiteliomusculares: Célulasem forma de T, em que uma fibrilacontrátil mergulha até a mesogléia.

Células glandulares: Célulasaltas, que cobrem completamente odisco basal da forma pólipo, secretamum muco pegajoso com o qual oanimal se fixa ao substrato.

Células intersticiais: Células nãoespecializadas, pequenas egeralmente localizadas na base daepiderme.

Células sensoriais: Espalhadas portoda a superfície masparticularmente numerosas nostentáculos e a volta da boca, têmligação com as células nervosas.

Cnidócitos: Células especializadas nadefesa e captura dealimentos, responsáveis peladesignação do filo.

Page 16: Cap. 20

Reprodução.

A reprodução dos cnidários pode ser sexuada ou assexuada.Nareprodução sexuada dos pólipos,os animais produzem testículos e ováriosna parede lateral.Na reprodução assexuada a polipóide produzassexuadamente pequenas medusas que,após um período dedesenvolvimento,produzem gametas de cuja função resulta o zigoto.

Page 17: Cap. 20

ClassesHydrozoa: Os membros dessa classe são medusóides ou polipóides ouexibem ambas as formas em seu ciclo de vida.

CARAVELA.Filo: Cnidaria.Classe: HidrozoaOrdem: Siphonophora.Família: PhysaliidaeGênero: PhysaliaEspécie: P. physalis

Page 18: Cap. 20
Page 19: Cap. 20

Scyphozoa: ou cifozoários é a classe que inclui asmedusas ou águas-vivas, contendo mais de 200espécies.

MEDUSA.Filo: Cnidaria.Classe: Scyphozoa.Ordem: Acalephae.Família: SemeostomidaeGênero: CyaneaEspécie: Cyanea lamarchiDiâmetro: até 60 cm Sexo: Unissexuada. Pões ovos e apresenta estágio larval Cor: branco azulado

Page 20: Cap. 20
Page 21: Cap. 20

Cubozoa:Ordemcubomedusae, da classe filoCnidária, queinclui os animaischamadosCubozoários.

Page 22: Cap. 20

Anthozoa: ou antozoários, classe que inclui os corais eas anêmonas do mar.

Coral CerebroFilo: AnthozoaClasse: AnthozoaOrdem: ScleractiniaFamília: MussidaeGênero: MussismiliaEspécie: M. hispida

Page 23: Cap. 20

Anêmona-do-marFilo: Cnidários Classe: Antozoários Ordem: Actiniaria(Actinários) Familia: AliciidaeGênero: AliciaEspécie: Alicia mirabilisDimensões: Pode atingir mais de 20 cm de altura.Cor: Variável, frequentemente bege-arroxeada ou acastanhada, mais intensa nos tubérculos.

Page 24: Cap. 20

Fim