campeÃo - são paulo fc

66
CAMPEÃO A história da conquista do 22º título estadual do SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE PAULISTA 2021

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CAMPEÃO - São Paulo FC

CAMPEÃOA história da conquista

do 22º título estadual do SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

PAULISTA 2021

Page 2: CAMPEÃO - São Paulo FC

O Campeonato Paulista 2021 foi disputado de 28 de fevereiro até 23 de maio, com a grande final, o jogo de volta entre São Paulo e Palmeiras, realizada no Morumbi. A primeira fase, porém, teve 12 rodadas, com os times enfrentando todos os oponentes dos demais grupos, exceto as da própria chave, e classificou oito clubes às quartas de final.

Assim como na edição 2020, quartas e semifinais foram definidas em jogo único. As finais, entretanto, se deram em dois confrontos.

GRUPOS DO PAULISTÃO 2021:

Grupo A: Corinthians, Botafogo, Inter de Limeira e Santo André Grupo B: São Paulo, Ponte Preta, São Bento e Ferroviária Grupo C: Palmeiras, Ituano, Novorizontino e Red Bull Bragantino Grupo D: Santos, São Caetano, Guarani e Mirassol

O São Paulo iniciou o Campeonato Paulista 2021 com uma novidade: Foi a estreia de Hernán Crespo no Tricolor. O treinador argentino mal havia comandado dois treinos do time após o término do Campeonato Brasileiro de 2020.

“Estamos com muitas ganas. E gostei da atitude dos jogadores nos treinos. As coisas não mudam como mágica e levam tempo, e espero que a gente possa continuar com este processo de subir cada vez mais. Necessitamos disso. Temos muita confiança”, disse o novo treinador.

O confronto deste final de semana também marcaria também a estreia do atacante Bruno Rodrigues, que foi contratado para defender o Tricolor após se destacar pela Ponte Preta, com 11 gols e 12 assistências em 2020.

O Tricolor acabou empatando com o Botafogo-SP por 1 a 1 no domingo, dia 28 de fevereiro, no Morumbi. O gol são-paulino foi marcado por Arboleda, que completou 150 jogos pelo clube.

Para este confronto, a equipe não contou com o volante Liziero (cirurgia no tornozelo) e o atacante Rojas (dores musculares). Assim, com as voltas de Reinaldo e Léo (cumpriram suspensão na última rodada do Brasileirão 2020, diante do Flamengo), o treinador argentino escalou o time no esquema tático 3-5-2, com Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Dani Alves, Gabriel Sara, Igor Gomes e Reinaldo; Luciano e Pablo.

O Tricolor dominou o primeiro tempo, dominou o adversário e criou boas oportunidades para tentar abrir o placar. No entanto, apesar de insistir e criar chances claras, o São Paulo não conseguiu largar na frente antes do intervalo.

Na etapa complementar, logo aos dois minutos, os visitantes abriram o placar com Dudu em rápida jogada de contra-ataque. 1 a 0. O gol do time de Ribeirão Preto, porém, não diminuiu a pressão são-paulina na frente.

Page 3: CAMPEÃO - São Paulo FC

E foi assim, acuando o Botafogo, que a equipe de Crespo empatou aos 29 minutos: após cruzamento de Dani Alves, Pablo ajeitou para Arboleda, que cabeceou para deixar tudo igual! 1 a 1! Foi décimo gol do equatoriano pelo clube.

Em busca da virada, o São Paulo até anotou o segundo gol aos 41 minutos, com Pablo após assistência de Galeano, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou a jogada. O Tricolor pressionou, manteve a blitz até o fim e até carimbou a trave, no entanto, o marcador não foi alterado novamente: 1 a 1.

O atacante Pablo avaliou a estreia do Tricolor destacando a chegada do técnico Hernán Crespo: “O Crespo está iniciando o trabalho, a gente treinou dois dias apenas. É se adaptar à nova forma, todo mundo o recebeu de braços abertos e está feliz com a chegada dele”, disse o camisa 9, que emendou: “Temos que seguir, início de temporada e quarta já temos outro jogo, temos que ficar muito concentrados porque nosso objetivo é ser campeão paulista”, afirmou o centroavante, que deu a assistência para o gol de Arboleda diante da equipe de Ribeirão Preto.

Apesar do resultado em casa, o comandante são-paulino gostou do desempenho em campo: “Mesmo com pouco tempo de trabalho, a disposição e a atitude dos atletas foram excepcionais. Este é o caminho”, disse o treinador argentino durante o atendimento à imprensa após a partida.

Na rodada seguinte, o São Paulo enfrentou um adversário que foi derrotado na abertura do torneio: a Internacional de Limeira, que caíra diante da Ferroviária, por 1 a 0, fora de casa. E na primeira viagem ao interior de São Paulo na temporada 2021, o Tricolor venceu os donos da casa por 4 a 0, na quarta-feira dia 3 de março, no Estádio Major José Levy Sobrinho.

Os gols são-paulinos foram marcados por Gabriel Sara, Pablo, Luciano e Rojas. Com o resultado, o São Paulo assumiu a liderança do Grupo B, com quatro pontos.

Para o jogo no Limeirão, o time não contou com o volante Liziero (cirurgia no tornozelo) e o meio-campista Igor Gomes (concussão). Assim, o técnico Hernán Crespo escalou a equipe com Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Luan, Dani Alves, Gabriel Sara e Reinaldo; Luciano e Pablo.

No primeiro tempo, o Tricolor logo partiu para cima dos anfitriões e abriram o placar aos quatro minutos em grande jogada coletiva: Igor Vinícius recebeu passe de calcanhar de Pablo e cruzou para Luciano, que acertou na trave. A bola, então, sobrou para Gabriel Sara empurrar para o gol! 1 a 0!

Ainda antes do intervalo, os donos da casa ficaram com apenas dez jogadores em campo após o cartão vermelho de Thiaguinho.

Na etapa complementar, com superioridade numérica e com vontade para assegurar a importante vitória como visitante, o São Paulo balançou as redes mais três vezes. Aos 16 minutos, Pablo aproveitou cruzamento na medida de Reinaldo e testou para ampliar! 2 a 0!

Foto

s: R

ube

ns C

hiri

/ sa

op

aulo

fc.n

et

Page 4: CAMPEÃO - São Paulo FC

Aos 31 minutos, em grande jogada de Rojas, o time são-paulino fechou o placar: o equatoriano fintou o marcador pela direita e bateu cruzado. Luciano se esticou e anotou o terceiro gol da partida, o seu primeiro na temporada 2021!

E já nos acréscimos, aos 46, após pênalti sofrido por Igor Vinícius, Rojas converteu e fechou a goleada! 4 a 0, três pontos importantes na bagagem e muita comemoração do camisa 22, que recentemente celebrou a sua volta ao futebol depois de se recuperar de lesões no joelho que o tiraram dos gramados por dois anos.

“Estou muito feliz com a vitória, e o time está de parabéns pela atuação. Aos poucos, estamos identificando a postura que o Crespo quer na equipe. Ainda é cedo, mas todo mundo está se adaptando e entendendo melhor este novo trabalho”, afirmou o atacante Pablo, que começara bem o Paulistão.

O camisa nove também festejou o gol de Rojas, que fechou o placar em cobrança de pênalti e celebrou a sua volta ao futebol depois de se recuperar de lesões no joelho que o tiraram dos gramados por dois anos.

“O Joao sempre trabalhou bastante e fez o gol depois de muito tempo. Ficamos felizes por ele, e que seja o início de um novo ciclo na carreira dele”, concluiu Pablo. O treinador tricolor também elogiou o equatoriano: “Estou muito feliz pelo Joao. Vi que é muito querido pelo grupo, estavam todos muito contentes por ele. Lembro dele no Talleres e era muito bom. A intenção é ajudá-lo a voltar àquele nível”.

Crespo, mais uma vez, também destacou a postura do elenco neste início de trabalho no clube. “A disposição e a atitude dos jogadores são espetaculares em cada momento desde que cheguei aqui. Isso me deixa muito feliz”. E concluiu: “Amanhã começamos a pensar no clássico. Hoje quero parabenizar o grupo. Mudamos atletas e a equipe manteve a intensidade, manteve uma linha de jogo. Temos que melhorar, logicamente, mas todos entendem o objetivo e o que a equipe necessita. E isso é bom para o futuro”, concluiu Crespo.

Diante do Santos na noite de sábado, dia 6 de março, (6), no Morumbi, o Tricolor disputou o seu primeiro clássico no Campeonato Paulista de 2021, em duelo válido pela terceira rodada.

“Clássicos são jogos diferentes, com mais peso e importância, e são sempre especiais. Por isso entraremos em campo em busca de um grande resultado neste final de semana”, afirmou o lateral-esquerdo Reinaldo antes da partida. Ele não decepcionou os torcedores.

O Tricolor estreou o novo uniforme da adidas com uma grande goleada sobre o Santos, por 4 a 0, com gols de Gabriel Sara, Luan Peres (contra), Pablo e Tchê Tchê – estes dois últimos foram verdadeiros golaços em chutes de fora da área. Com o triunfo, a equipe são-paulina se manteve na liderança do Grupo B, agora com sete pontos e ainda invicta.

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

t

Page 5: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 6: CAMPEÃO - São Paulo FC

Para o San-São, o time não contou com o volante Liziero (cirurgia no tornozelo) e o meio-campista Igor Gomes (concussão). Assim, com o jovem Rodrigo Nestor entre os titulares pela primeira vez em 2021, Crespo escalou a equipe com Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Nestor, Dani Alves, Gabriel Sara e Reinaldo; Luciano e Pablo.

A forte chuva que caiu na capital paulista momentos antes de o jogo começar prejudicou o primeiro tempo. Nem mesmo a eficiente drenagem do estádio foi capaz de impedir as poças d’água no gramado. Assim, antes do intervalo, o confronto foi travado e sem muitas oportunidades claras.

Na volta para a etapa complementar, o treinador são-paulino promoveu a entrada de Rojas no lugar de Arboleda. Mais ofensivo e com o gramado menos encharcado, o Tricolor partiu em busca da vitória logo aos quatro minutos: Gabriel Sara aproveitou cobrança de escanteio de Dani Alves e abriu o placar de cabeça! 1 a 0!

Aos 27 minutos, Luciano fez grande jogada individual e bateu cruzado pela esquerda. O zagueiro Luan Peres tentou cortar e desviou contra o próprio gol! 2 a 0! E três minutos depois, Pablo, com uma pintura, ampliou o marcador no San-São: da intermediária, o atacante percebeu o goleiro adiantado e mandou por cobertura! Golaço! 3 a 0!

Nos instantes finais, aos 41, Tchê Tchê também marcou um belo gol de longe: o volante ajeitou para a perna esquerda e chuta no ângulo de John Victor de fora da área! Mais um golaço no Morumbi e três pontos no primeiro clássico da temporada. 4 a 0!

“Nossa equipe foi bem e melhorou bastante no segundo tempo. A goleada no clássico dá muita confiança ao time, 4 a 0, e isso mostra que estamos no caminho certo neste início de temporada”, afirmou Gabriel Sara, autor de um dos gols da partida. “São os mesmos jogadores do último ano. O estilo de jogo é diferente, mas estamos empenhados para ir bem nesta temporada. Que a gente possa manter esse nível e ganhar as próximas partidas”, concluiu o camisa 21.

Na quarta rodada do Paulistão, no sábado, dia 13 de março, o Tricolor enfrentou o Grêmio Novorizontino no Estádio Jorge de Biase, em Novo Horizonte. Com sete pontos em três jogos, o São Paulo ocupava o topo da tabela e era seguido de perto pela Ferroviária, que também detinha o mesmo número de pontos ganhos, mas tem desvantagem no saldo de gols: oito a seis. O adversário se encontrava na quarta colocação do Grupo C, com três pontos.

O São Paulo foi derrotado por 2 a 1 e a equipe deixou o campo reclamando da arbitragem de Edina Alves Batista, que não marcou pênalti sobre Luciano após entrada do goleiro adversário nos acréscimos do segundo tempo.

O Tricolor precisou lidar com diversos desfalques nesse confronto. Léo, Welington e Diego Costa testaram positivo para Covid-19 durante a semana e se juntaram a Igor Gomes e Liziero na lista de ausências. Embora tenha testado negativo, Galeano também não viajou para o interior por precaução, já que residia com Diego Costa.

Foto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 7: CAMPEÃO - São Paulo FC

O Tricolor teve a bola durante praticamente todo o primeiro tempo, criando ótimas chances com Pablo e Rodrigo Nestor em jogadas pelo lado direito, mas foi para o intervalo em desvantagem. Cléo Silva, já nos acréscimos, aproveitou a sobra após grande defesa de Volpi e empurrou para as redes.

Hernán Crespo substituiu o zagueiro Rodrigo Freitas pelo atacante Joao Rojas no intervalo. Dez minutos depois, o equatoriano aproveitou cruzamento de Igor Vinícius e cabeceou para empatar o jogo. Antes, Bruno Alves já havia acertado o travessão com uma finalização de cabeça após escanteio cobrado por Dani Alves.

Os donos da casa conseguiram reagir e, após exigirem ao menos duas boas defesas de Volpi, voltaram a liderar o placar com um gol de Guilherme Queiroz aos 37 minutos do segundo tempo. O São Paulo buscou o ataque até o fim do jogo e criou chances para empatar, incluindo o lance do pênalti não marcado, mas não conseguiu marcar.

Para o argentino Crespo, houve pênalti inquestionável: “Para mim, foi pênalti. Vimos o lance na televisão e achamos pênalti. Evidentemente a arbitragem e o VAR não entenderam assim. Eu tenho uma opinião completamente diferente, mas nós, como São Paulo, temos que ser muito maiores do que uma decisão da arbitragem, embora seja um componente importante e embora eu entenda que tenha havido erros também contra o Botafogo, na primeira rodada. Mas entendo que o erro é parte do jogo. Eu trato de controlar o que posso controlar”.

O técnico são-paulino fez questão de ressaltar, ainda, que este tipo de contratempo é do jogo: “Penso que há uma evolução, mas em todo crescimento há obstáculos, momentos difíceis. Creio que hoje foi um obstáculo, não só pelo jogo, que foi um pouco lento e impreciso, mas também pelo componente da arbitragem. Entendemos que se você busca uma identidade e uma ideia, vão acontecer momentos difíceis. Hoje foi um deles”.

Naquele momento, a pandemia de Covid-19, que assolava o mundo desde março de 2020, iniciava a “segunda onda” no Brasil, e a competição seria paralisada. Antes mesmo do jogo contra o Novorizontino, o Governo de São Paulo decidiu, no dia 11 de março, interromper todas as atividades não essenciais no Estado, e o Campeonato Paulista seria interrompido do dia 15 ao dia 30 daquele mês. Por quase uma semana, inclusive, entre os dias 15 e 19, o elenco não pode nem ao menos treinar no CT da Barra Funda. Com o agravante do cenário de saúde pública, a competição só foi retomada no dia 10 de abril, na realidade, com um protocolo sanitário muito mais rígido e restrito.

Foi nessa data, em uma noite de sábado, que o Tricolor recebeu o São Caetano no Morumbi, e o time são-paulino, para saciar a saudade dos torcedores por gols, não economizou nesse aspecto. O time goleou o São Caetano por 5 a 1 na retomada do Campeonato Paulista. O São Paulo dominou o adversário do começo ao fim e balançou as redes com Arboleda, Nestor, Reinaldo, Dani Alves e Eder.

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

t

Page 8: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 9: CAMPEÃO - São Paulo FC

Com o grande resultado em duelo antecipado da 11ª rodada – a paralisação forçou mudanças na tabela, por falta de datas –, a equipe são-paulina se manteve na liderança do Grupo B, com dez pontos em cinco jogos. Para o confronto daquela noite, dentre os inscritos, o time não contou com os meio-campistas Gabriel Sara e Hernanes (dores musculares) e o atacante Luciano (liberado por questões pessoais). Assim, o técnico Hernán Crespo escalou a equipe com Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Nestor, Dani Alves, Igor Gomes e Reinaldo; Rojas e Pablo.

Os anfitriões fizeram um primeiro tempo avassalador, com grande e decisiva atuação de Reinaldo, e balançaram as redes quatro vezes antes do intervalo. Logo aos quatro minutos, Arboleda aproveitou assistência de Reinaldo e tocou de calcanhar para abrir o placar! 1 a 0!

Aos 20, após tabela com Pablo, Reinaldo deu linda assistência para Rodrigo Nestor chutar na saída do goleiro e marcar o segundo do São Paulo no jogo! Foi o primeiro gol do jovem volante #MadeInCotia pelo profissional.

Pouco depois, aos 29 minutos, o lateral-esquerdo ampliou a vantagem tricolor: o jogador arriscou de fora da área após bola dividida de Léo e bateu cruzado. A bola bateu na trave e entrou! 3 a 0!

Os visitantes descontaram aos 31, com Guilherme Castro, mas a noite era mesmo são-paulina. Aos 42 minutos, Dani Alves cobrou falta com perfeição, tirando da barreira, e fez o quarto tento tricolor antes do intervalo. 4 a 1!

Na etapa complementar, Crespo promoveu alterações e colocou os estreantes Eder e Benitez. O São Paulo seguiu melhor, criou as melhores oportunidades para balançar as redes e fechou a grande goleada com o estreante Eder, aos 30 minutos! 5 a 1!

O treinador justificou a boa atuação da equipe como fruto do tempo de trabalho, realizado no dia a dia do CT da Barra Funda, durante o intervalo sem jogos. “Tivemos um importante período de atividades. A situação não é fácil para todos, mas aproveitamos a possibilidade de trabalhar nesses dias”.

Muito tempo para treinamentos não haveria dali em diante. Com partidas atrasadas, a Federação Paulista remarcou os confrontos da maneira que foi possível, respeitando um intervalo de 48 horas entre os jogos. Em uma semana, o São Paulo realizaria quatro partidas!

Depois do embate contra o São Caetano, no dia 10, a maratona seguiu com outra disputa no Morumbi, na segunda-feira, dia 12, contra o Red Bull Bragantino, e Crespo sabia das dificuldades e do desgaste que o cenário causaria:

“Vamos trabalhar muito para conseguir resultados que permitam dar um presente e um sorriso para nosso torcedor em casa. A situação é difícil. Para nós que vivemos do futebol, com paixão e sentimento, é difícil viver longe da torcida. Espero ficar muito tempo aqui e poder ver o Morumbi cheio de gente. Durante, teremos que trabalhar muito”.

Foto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 10: CAMPEÃO - São Paulo FC

O lateral-esquerdo Reinaldo também abordou a questão de recuperação física: “Tivemos pouco tempo entre um jogo e outro, mas a nossa comissão técnica armou uma boa recuperação para recuperar bem os atletas. Conseguimos um bom resultado no retorno do Paulistão e, agora, queremos manter este bom momento”.

E os tricolores o mantiveram. Com gol contra de Léo Ortiz, São Paulo triunfou por 1 a 0 no embate contra o time de Bragança Paulista no duelo antecipado da sétima rodada. Com o resultado, o Tricolor se manteve na liderança do Grupo B, então com 13 pontos em seis partidas.

Para encarar os visitantes, o time não contou com os meio-campistas Gabriel Sara e Hernanes (dores musculares). Já Vitor Bueno foi preservado por um desconforto muscular. Assim, com Luan entre os titulares, Hernán Crespo escalou a equipe com Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Luan, Nestor, Dani Alves e Reinaldo; Rojas e Pablo.

No primeiro tempo, com Dani Alves mais adiantado, o Tricolor dominou a posse de bola e tentou criar as oportunidades na frente. Porém, não conseguiu furar o bloqueio adversário e, assim, o placar não foi alterado antes do intervalo.

Na volta para a etapa complementar, o treinador argentino promoveu a entrada de Luciano, que retornou após ser liberado do duelo com o São Caetano para resolver questões pessoais, no lugar de Rojas.

Aos 18, Eder herdou a vaga de Pablo, e o São Paulo garantiu a vitória em jogada que contou com a participação da dupla aos 25 minutos: Luciano rolou para Reinaldo, que bateu cruzado. Eder se enfiou entre os zagueiros, o goleiro espalmou e a bola voltou em Léo Ortiz, que fez contra!

“Foi uma boa partida da nossa equipe, principalmente na marcação. O Red Bull Bragantino tem qualidade na frente, mas a nossa linha de zaga esteve muito bem e não deu espaço. E na frente todos pressionaram também”, disse Reinaldo, que emendou: “O Crespo pediu para todos ficarem bem conectados, e fizemos isso. É muito bom ver o nível da nossa equipe, mas temos muita coisa para melhorar. Mostramos que temos um time competitivo, que vai brigar por resultados ainda melhores e competições”, concluiu.

Mais 48 horas, e o terceiro jogo da sequência insana de partidas do Tricolor se deu na noite de quarta-feira, dia 14 de abril, também no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, desta vez contra o Guarani, que se classificava, na ocasião, em terceiro lugar do Grupo D, com cinco pontos.

Preparando-se para a partida seguinte a esta – o clássico contra o Palmeiras, no dia 16, a comissão técnica mudou o time são-paulino e, com a garotada de Cotia, o Tricolor derrotou os campineiros por 3 a 2, chegando a três vitórias seguidas após a retomada da competição: Nove pontos em apenas cinco dias!

Foto

: Pau

lo P

into

/ s

aop

aulo

fc.n

et

Page 11: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 12: CAMPEÃO - São Paulo FC

Os gols são-paulinos no duelo válido pela nona rodada (antecipada) foram anotados por Welington, Igor Gomes e Vitor Bueno. O time manteve, assim, a liderança isolada do Grupo B, com 16 pontos em sete partidas.

Para encarar o time do interior, a equipe não contou com os meio-campistas Gabriel Sara e Hernanes (dores musculares). E, claro, devido à maratona de partidas, Cres´p deixou alguns dos habituais titulares fora da partida: Tiago Volpi, Rodrigo Nestor e Reinaldo, além de Luciano, preservado após sentir dores no adutor esquerdo contra o Red Bull Bragantino.

Desta forma, com oito jogadores revelados no CFA e com a reestreia de Miranda, além de escalar Benitez entre os titulares pela primeira vez, o técnico argentino armou o time com Lucas Perri; Diego Costa, Miranda e Rodrigo; Galeano, Liziero, Talles Costa, Igor Gomes e Welington; Benitez e Vitor Bueno.

No primeiro tempo, aos nove minutos, os visitantes abriram o placar com Airton após cobrança de escanteio. 1 a 0.

O gol, porém, não abalou o Tricolor, que conseguiu empatar antes mesmo do intervalo: Benitez cabeceou, o goleiro espalmou e a bola sobrou para Welington, que encheu o pé para empatar aos 44 minutos! 1 a 1! Foi o primeiro gol do jovem #MadeInCotia pelo profissional!

Na etapa complementar, o São Paulo virou o marcador logo aos quatro minutos: Galeano cruzou rasteiro da linha de fundo e Igor Gomes apareceu para balançar as redes! 2 a 1!

Aos 25, o adversário deixou tudo igual com Bruno Sávio, mas os três pontos ficariam no Morumbi um pouco mais tarde! Aos 38, Vitor Bueno recebeu assistência de Galeano e tocou na saída do goleiro! 3 a 2!

Com três vitórias em cinco dias, o Tricolor repetiu uma marca que não ocorria há 28 anos, alcançando feito do time de Telê Santana. Em abril de 1993, os são-paulinos também tiveram que encarar uma sequência pesada de partidas. Naquele mês, o clube disputou 16 jogos, de três competições simultâneas (Copa Libertadores, Campeonato Paulista e Copa do Brasil), em 27 dias.

Uma série em particular, dentre esses duelos, começou na sexta-feira, dia 9 de abril, no Morumbi: o São Paulo venceu o Guarani por 2 a 0. No dia 11, mais uma vitória, agora por 2 a 1 sobre o Marília, também na casa são-paulina. Dois dias depois, um time com muitas promessas das categorias de base venceu o Sergipe pela Copa do Brasil por 4 a 3, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo.

Em 2021, por causa de atrasos de partidas impostos pela pandemia de COVID-19, o Tricolor enfrentou maratona de jogos semelhante: no dia 10 de abril, o time goleou o São Caetano por 5 a 1; no dia 12, venceu o RB Bragantino por 1 a 0 e, neste último dia 14, bateu o Guarani, de virada, por 3 a 2. Tal como em 1993, todos os confrontos se deram no Morumbi e com a derradeira peleja envolvendo, majoritariamente, atletas revelados pelo clube.

Foto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 13: CAMPEÃO - São Paulo FC

Porém, diferentemente de 1993, em 2021 o São Paulo teve uma folga dos gramados na quinta-feira, dia 15. Há 28 anos, logo após o terceiro jogo em cinco dias, o Tricolor ainda realizou mais um – e um importantíssimo: No dia 14 de abril de 1993, os são-paulinos receberam o Newell’s Old Boys, vice-campeão sul-americano de 1992, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. O time argentino havia vencido a revanche, no jogo de ida, por 2 a 0, mas não resistiu ao time de Telê Santana, Raí e companhia na volta, e foi esmagado por uma goleada de 4 a 0 no Morumbi.

Vitória que completou a espetacular façanha de quatro vitórias em seis dias. Desta maneira, o São Paulo poderia igualar outra marca de 1993: a de quatro vitórias em um intervalo de sete dias, pois o time voltaria ao campo na sexta-feira, dia 16 de abril, contra o Palmeiras pelo Paulistão.

O confronto com o rival seria o último da equipe são-paulina antes da estreia na Conmebol Libertadores: na terça-feira, dia 20, fora de casa, o Tricolor tinha compromisso marcado com o Sporting Cristal pela rodada de abertura do Grupo E do torneio sul-americano.

“Não penso no futuro. Penso no agora. Vou colocar o time que acredito, que vai ser o melhor, sem pensar em Libertadores. Vamos ver como estão os jogadores para escolher os 11 para jogar esse grandíssimo jogo que temos, contra o Palmeiras”, disse o técnico Hernán Crespo.

Vale lembrar que na visita anterior ao estádio do adversário, no dia 10 de outubro de 2020, o São Paulo venceu por 2 a 0, com gols de Reinaldo e Vitor Bueno, quebrando o tabu sem vitórias na casa do rival.

E o Tricolor não decepcionou, repetiu o feito de 1993, de quatro vitórias em sete dias, e emplacou a segunda vitória seguida nos domínios do Palmeiras, vencendo a partida, válida pela quinta rodada do Paulistão, por 1 a 0, gol de Pablo.

Dentre os inscritos, não puderam atuar o lateral-direito Igor Vinícius (trauma na coxa direita), e os meio-campistas Gabriel Sara e Hernanes (dores musculares). Assim, com o retorno dos titulares que não atuaram no triunfo sobre o Guarani (3 x 2), Crespo escalou o time com Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Luan, Nestor, Igor Gomes e Reinaldo; Pablo e Luciano.

O Tricolor foi melhor no primeiro tempo e criou a situação mais clara de gol: após cruzamento de Dani Alves, Luciano cabeceou com perigo e, por pouco, não abriu o placar antes do intervalo.

Na etapa complementar, o São Paulo soube aproveitar a oportunidade para conquistar mais três pontos no estadual: aos 16 minutos, Dani Alves recuperou a bola após saída errada do rival e tocou para Pablo, que bateu para estufar as redes! 1 a 0!

Mesmo em vantagem no marcador, o time são-paulino seguiu mais presente no campo de ataque e soube administrar a vantagem para vencer o Choque-Rei pela segunda vez consecutiva na casa do adversário.

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

t

Page 14: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 15: CAMPEÃO - São Paulo FC

“Parabenizo os atletas pelo esforço nesta maratona de jogos. Os atletas fizeram um esforço físico e mental, respeitaram a profissão. E quatro jogos positivos em sete dias é muito difícil”, afirmou o treinador argentino. Com o resultado, o São Paulo seguiu na liderança isolada do Grupo B, com 19 pontos em oito jogos. Ferroviária, com dez pontos; Ponte Preta, com sete; e São Bento, com cinco; pareciam não mais ameaçar o Tricolor na disputa.

Após estrear com vitória na Copa Libertadores ao derrotar o Sporting Cristal (PER) por 3 a 0, em Lima, o Tricolor retomou o foco na disputa do Campeonato Paulista. Nesta sexta-feira, dia 23 de abril, no Morumbi, o São Paulo recebeu o Santo André em duelo válido pela sexta rodada do estadual. O adversário, que estava no terceiro lugar da classificação do Grupo A, com seis pontos em seis partidas, não foi páreo para os embalados tricolores, que alcançaram, ali, seis vitórias seguidas.

Com gols de Rojas e Vitor Bueno, o, São Paulo triunfou por 2 a 0, e ampliou a liderança de sua chave para 22 pontos em nove partidas. Para encarar os visitantes, o time não contou com os meias Gabriel Sara e Hernanes (dores musculares) e o atacante Pablo (trauma nas costas).

Assim, preservando parte dos titulares que atuaram na vitória sobre o Sporting Cristal pela Libertadores, o técnico Hernán Crespo escalou a equipe com Volpi; Arboleda, Miranda e Bruno Alves; Dani Alves, Nestor, Igor Gomes e Reinaldo; Rojas, Vitor Bueno e Luciano.

No primeiro tempo, o Tricolor foi oportunista para balançar as redes logo aos oito minutos e sair em vantagem no marcador: Rojas aproveitou o erro do defensor adversário, arrancou com a bola e tocou na saída do goleiro! 1 a 0!

Na etapa complementar, novamente aos oito minutos, o São Paulo aproveitou a chance para assegurar mais um triunfo: Vitor Bueno recebeu bela assistência de Dani Alves e, cara a cara com o arqueiro, bateu para fechar o placar! 2 a 0!

O confronto marcou, também, o décimo jogo de Crespo à frente do time são-paulino. Até ali, o comandante argentino tinha o melhor início de trabalho no século, igualando a campanha de Cuca, em 2004, com 83,33% dos pontos conquistados; e o quinto melhor da história do São Paulo, com oito vitórias e um empate em dez partidas pelo Tricolor, considerando apenas jogos de competição oficial (não são levados em conta jogos amistosos para melhor comparar com a situação).

Em toda a história, desde 1930, os números do começo da trajetória de Crespo também se sobressaiam: era a quinta melhor arrancada nos dez primeiros jogos entre todos os técnicos do São Paulo até o presente momento. À frente dele, apenas, quatro treinadores campeões: Rubens Salles (vencedor do estadual de 1931, e detentor da marca de nove vitórias e um empate em começo de trabalho), Jim Lopes (campeão paulista de 1953, com marca idêntica), Pepe (campeão brasileiro de 1986, idem) e Joreca (tricampeão paulista: 1943, 1945 e 1946, que iniciou trajetória com oito vitórias e dois empates).

Foto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 16: CAMPEÃO - São Paulo FC

“Se igualamos ou superamos recordes, é mérito dos jogadores. Depois é uma equipe em constante evolução. Estamos no começo da temporada. Falta muito. Tudo isso apenas começou”, afirmou Crespo em entrevista coletiva no Morumbi após a vitória sobre o Santo André.

Com a possibilidade de garantir antecipadamente a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista, o Tricolor entrou em campo na noite de domingo, dia 25 de abril, em Itu, para enfrentar o Ituano, então último colocado do Grupo C, com sete pontos, em duelo válido pela oitava rodada.

O Tricolor tinha 12 pontos de vantagem sobre a Ferroviária e a Ponte Preta, mas ambos os clubes tinham dois jogos realizados a menos, até aquele momento, restando, então três confrontos para o São Paulo e cinco para os adversários. Os três pontos selariam à vaga em nome do clube da capital.

Em noite de premiação do Oscar, maior evento do cinema mundial que define os vencedores das estatuetas mais cobiçadas da Sétima Arte, o Tricolor conquistou a sétima vitória seguida desde a retomada do futebol após a paralisação pela pandemia de Covid-19.

O São Paulo venceu o Ituano por 3 a 0 e garantiu a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista de 2021 com três jogos de antecipação. Os gols da partida, válida pela oitava rodada, foram marcados por Rodrigo, em cobrança de pênalti, Igor Vinícius e Galeano.

Para encarar o clube do interior, o time não contou com o meia Gabriel Sara e os atacantes Pablo (trauma nas costas) e Eder (dores musculares). Além deles, por opção da comissão técnica, Tiago Volpi, Arboleda, Miranda, Bruno Alves, Reinaldo, Daniel Alves e Luciano não foram relacionados para a partida.

Assim, com oito titulares formados em Cotia, o técnico Hernán Crespo escalou a equipe com Perri; Diego Costa, Rodrigo e Léo; Igor Vinícius, Luan, Liziero, Talles Costa e Welington; Benitez e Galeano.

No primeiro tempo, o Tricolor abriu o placar logo aos oito minutos: Galeano disparou em velocidade, invadiu a área e foi empurrado. Pênalti. O zagueiro Rodrigo converteu, marcou o seu primeiro gol pelo time são-paulino e colocou os visitantes em vantagem. 1 a 0.

Depois, aos 22 minutos, o São Paulo ampliou: Welington cruzou da esquerda, a bola passou por todo mundo e chegou até Igor Vinícius, que chutou forte para balançar as redes! 2 a 0!

Na etapa complementar, os anfitriões tentaram pressionar, mas sofreram uma baixa aos 12 minutos com a expulsão de Jeferson. Com superioridade numérica em campo, o Tricolor retomou o controle da partida e anotou o terceiro aos 30, com Galeano, mas a arbitragem invalidou a jogada.

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

t

Page 17: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 18: CAMPEÃO - São Paulo FC

Pouco depois, porém, o jovem atacante paraguaio pôde celebrar o seu primeiro gol no profissional: aos 28 minutos, o camisa 27 recebeu grande assistência de Igor Gomes – acabara de entrar – e fechou a grande vitória são-paulina em Itu! 3 a 0!

Rodrigo e Galeano vibraram muito com primeiro gol de cada um pelo Tricolor: “Só quero agradecer por este momento. Sempre fui cobrador de pênalti na base, meus companheiros sabem disso, e felizmente consegui converter para ajudar a equipe. Estou muito feliz pelo gol e dedico aos meus familiares, que moram em Salvador”, disse o camisa 32.

Assim como Rodrigo, Galeano também celebrou o primeiro gol pelo time principal. “É um sonho. Estava sonhando com este momento, que foi muito importante para mim. Esse gol vai para a minha família, que sempre esteve comigo e me deu motivação”, revelou.

A respeito do resultado obtido com o time considerado reserva, Crespo observou: “Foi um grande jogo, uma equipe séria, com identidade, que não importa o adversário, a camisa, joga seriamente sempre, com respeito ao rival, respeitando a todos, mas respeitando acima de tudo eles mesmos, as pessoas e o time, o São Paulo, que tem que, minimamente, chegar às quartas. Conseguimos com rodadas antes, mas essa situação é absolutamente de mérito dos atletas, da seriedade deles, quando se trabalha assim, como eles têm feito”.

Com oito titulares e quatro atletas que entraram em campo durante o jogo formados na base, o São Paulo igualou o recorde de jogadores que passaram pelas categorias jovens do clube usados em um mesmo jogo.

Lucas Perri, Rodrigo, Diego, Luan, Liziero, Talles Costa, Welington, Galeano (começaram como titulares), Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Vitinho, formados em Cotia, além de Hernanes, que passou pelo CFA Laudo Natel, atuaram no confronto. O feito igualou outros 11 momentos, todos em que o torcedor pôde ver o chamado “Expressinho” em campo, entre 1994 e 1995. O último jogo com tanta participação de atletas da base tinha acontecido em 1995, na vitória por 3 a 2 sobre o Guarani, pelo Campeonato Paulista.

Na ocasião, jogaram Rogério Ceni, Nelson, Murilo, Danilo, Mona, Pereira, Lino, Caio, Dodô, Toninho, Thiago e Sidney, sob o comando de Muricy Ramalho. Dodô, Pereira e Caio fizeram os gols da vitória.

A vitória contra o Ituano rendeu ainda outro recorde: sete vitórias seguidas no menor intervalo de tempo em toda a história do Tricolor, feito estabelecido em um período de 16 dias (entre os dias 10 e 25 de abril), considerando apenas partidas do time principal.

Antes do desempenho de 2021, as séries de sete vitórias seguidas que ocorreram no menor espaço de tempo se deram em 1982 (duas vezes) e em 2007: todas em um intervalo de 21 dias.

Foto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 19: CAMPEÃO - São Paulo FC

Desde 1930, o São Paulo chegou a sete vitórias consecutivas em outras 20 oportunidades: 1932, 1942 (2x), 1944, 1948, 1950, 1954, 1957, 1962, 1963 (2x), 1974, 1975, 1999 (2x), 2000 (2x), 2002, 2007, 2009 – todas em um período superior ao alcançado em 2021.

Porém, o Tricolor foi além dessa marca de sete vitórias seguidas em 1930 (9 vitórias), 1931 (8), 1933 (9), 1946 (9), 1953 (10), 1958 (8), 1963 (8), 1983 (8), 1986 (8), 1998 (10), 2002 (10) e 2004 (8). Os recordes gerais do Tricolor, aliás, ocorreram em 1943, 1982 e 2012, quando os são-paulinos chegaram a 11 vitórias seguidas.

A segunda rodada da Copa Libertadores tirou o foco do Paulistão novamente. Com a vitória por 2 a 0 sobre o Rentistas, do Uruguai, realizado na noite de quinta-feira, dia 29 de abril, no Morumbi, o São Paulo alcançou a marca de cinco jogos consecutivos sem sofrer gols - e, principalmente, cinco vitórias seguidas sem ter a defesa vazada, dentre oito vitórias seguidas no geral.

Em termos defensivos, este desempenho não era repetido pelos são-paulinos desde o ano de 2007, quando, entre 26 de agosto e 8 de setembro, a defesa tricolor não foi vazada pelos adversários. E somente em seis oportunidades na história, o São Paulo deteve uma sequência sem gols sofridos maior que a atual: em 1967, 1972, 1978, 1984, 1991 (seis jogos) e 1983 (sete jogos – recorde geral do clube).

A campanha de 2021, porém, é emblemática não apenas pelo sistema defensivo, mas também pelo ofensivo. Pela quinta vez na história do Tricolor, o time obteve cinco vitórias seguidas sem sofrer gol, igualando o recorde geral neste critério. Um feito que não ocorria desde a Era Telê, entre 28 de abril e 13 de maio de 1992 (série igual se deu também em 1954, 1966 e 1977, mas, destas três, só em 1966 não houve amistoso na relação de jogos).

Entre todas essas sequências citadas, apenas em duas oportunidades o ataque são-paulino foi melhor em comparação com o desempenho recente (de 11 gols anotados): foram marcados 14 gols em 2007 e 12 gols em 1977.

“Trabalho seriamente para poder garantir certa sequência de resultados. Nem sempre acontece, mas está acontecendo. Estamos muito felizes por isso, mas continuamos com os pés no chão, com muita tranquilidade”, afirmou o técnico Hernán Crespo às vésperas do clássico Majestoso realizado no domingo, 2 de maio, na região de Itaquera, em São Paulo pela 10ª rodada do Paulistão. “Sabemos que chegarão momentos mais duros, mas estamos preparados para isso. Sou muito feliz aqui. Estou contente com a disposição dos atletas, e tudo fica mais fácil assim”, concluiu o treinador.

Para encarar o rival, o time são-paulino não contou com Gabriel Sara (em aprimoração física) e Eder (idem), além de Rojas (edema na coxa esquerda). Já Dani Alves, por opção da comissão técnica, não foi relacionado. Assim, com o retorno de Léo (cumpriu suspensão diante do Rentistas pela Conmebol Libertadores), o técnico Hernán Crespo escalou a equipe com Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Welington; Galeano e Vitor Bueno.

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

t

Page 20: CAMPEÃO - São Paulo FC

No primeiro tempo, o Tricolor abriu o placar aos 14 minutos com Miranda, que aproveitou cobrança de escanteio de Igor Gomes e testou para balançar as redes: 1 a 0. Foi o primeiro gol do zagueiro neste retorno ao clube.

Aos 40 minutos, o adversário deixou tudo igual com Luan, e o Majestoso ficou empatado em 1 a 1 antes do intervalo. O São Paulo não levava um gol há cinco partidas – algo que não ocorria desde 2007.

Na etapa complementar, aos 39, o Corinthians virou o marcador com Gustavo Mosquito. E já nos acréscimos, o Tricolor conseguiu evitar o revés: Pablo foi derrubado na área e a arbitragem assinalou pênalti. Luciano converteu, aos 50 minutos, e deu números finais ao Majestoso. 2 a 2.

Luciano balançou as redes após alguns jogos de jejum na temporada. Antes do gol no clássico, o atacante tinha marcado apenas diante da Inter de Limeira na goleada por 4 a 0, no dia 3 de março, logo na segunda rodada.

Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2020, com 18 gols, o camisa 11 enalteceu o tento no Majestoso para retomar a confiança. “Eu estava precisando do gol para a minha confiança”, revelou o jogador, que analisou o clássico: “A meu ver, merecemos sair com a vitória, criamos mais, mas clássico é isso. Nos detalhes, conseguimos um ponto”, avaliou o jogador.

Crespo reconheceu a vontade e a luta dos atletas em campo, que não se deixarem abater até o último minuto de jogo. “Quando o jogo pede batalha, coração e paixão, o São Paulo está vivo. O São Paulo crê em seu estilo de jogo sempre até o final. Foi uma situação de grande maturidade para o time. Este tipo de jogo é importante para seguirmos crescendo”, afirmou o treinador, que completou:

“Foi um jogo intenso, difícil e o time mostrou caráter. A equipe demonstrou que tem caráter, vontade e que crê sempre na vitória. O time conseguiu um empate merecido no final. Se queremos pensar em coisas grandes, temos que passar por situações difíceis como esta de hoje”, analisou.

“Acredito que o time aprendeu e sabe que tem momentos para jogar futebol e momentos para lutar. E o time luta. Este jogo me deixa com a impressão de ter um time completo, que joga e luta quando tem que lutar até o final”, concluiu Crespo.

Com o resultado, o São Paulo assegurou a melhor campanha na primeira fase do estadual, dentre todos os clubes participantes. E, já classificado antecipadamente para as quartas de final, o time são-paulino ampliou a liderança do Grupo B, com 26 pontos em 11 jogos.

Na rodada de encerramento da primeira etapa do Paulistão, a equipe visitaria o Mirassol, líder do Grupo D, com 17 pontos, pela rodada de encerramento da primeira fase. Antes, porém, os tricolores disputaram mais um jogo pela Copa Libertadores: contra o Racing, da Argentina, na quarta-feira (5), fora de casa, obtendo um empate por 0 a 0.

Foto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 21: CAMPEÃO - São Paulo FC

Na tarde de domingo, dia 9 de abril, o São Paulo enfrentou o Mirassol com sua equipe alternativa, devido a maratona de jogos em curto intervalo de tempo. O técnico Hernán Crespo levou o Tricolor ao campo com Lucas Perri no gol; Diego Costa, Rodrigo e Léo, na zaga; Igor Vinícius, Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Igor Gomes e Welington, no meio de campo; e Galeano e Vitor Bueno, no ataque.

Logo aos três minutos de jogo, Gabriel Sara cruzou, o goleiro rebateu e, por pouco, Vitor Bueno não abriu o placar. Foi o Mirassol, contudo, que inaugurou o marcador, com Samuel Santos, aos 15 minutos.

O São Paulo alcançou o empate aos 29 minutos, por meio de boa jogada de Igor Vinícius pela ponta direita: o lateral cruzou a bola na pequena área e Vitor Bueno completou de cabeça para as redes.

No início do segundo tempo, o Tricolor pressionou mais o adversário, controlou o jogo e perdeu algumas boas oportunidades com Gabriel Sara (uma vez) e Vitor Bueno (três vezes). Crespo, então, mudou o time, com Talles Costa e Joao Rojas no lugar de Gabriel sara e Galeano. Na primeira chance, aos 23 minutos, João Rojas forçou mais uma grande defesa do goleiro adversário.

Aos 34 minutos, nova mudança no time são-paulino: Hernanes e Bruno Rodrigues substituíram Rodrigo Nestor e Vitor Bueno. E o experiente meia quase marcou o gol da vitória, arriscando um forte chute de fora da área, aos 41 minutos, mas o goleiro defendeu. Vitinho ainda entrou no jogo no lugar de Igor Gomes, mas não houve tempo para mais nada.

Com o resultado, O São Paulo terminou a primeira fase do Paulistão com a melhor campanha: 27 pontos, oito vitórias, três empates e apenas uma derrota, marcando 28 gols (melhor ataque) e sofrendo nove.

Depois de mais uma rodada pela Copa Libertadores – o empate contra o Rentistas, por 1 a 1, no Estádio Centenário de Montevidéu, na quarta-feira, dia 12 de maio, o Tricolor estreou na fase de mata-mata do Paulistão com um duelo decisivo, de jogo único, contra a Ferroviária, no Morumbi, 48 horas depois do embate internacional.

O confronto colocou frente a frente as duas melhores equipes do Grupo B na primeira fase: o Tricolor liderou a chave, obtendo seis pontos a mais que o time de Araraquara, segundo colocado (21 pontos).

Para encarar os visitantes, o time não contou com Dani Alves (pequeno estiramento na região posterior da coxa direita), Luciano (aprimora forma física após pequeno estiramento na área posterior da coxa esquerda) e Eder (edema na região posterior da coxa direita).

Assim, com os retornos de Volpi, Arboleda, Miranda, Léo, Igor Vinícius, Luan, Liziero, Gabriel Sara, Reinaldo, Benitez e Pablo – que não foram relacionados contra o Rentistas, pela Conmebol Libertadores –, o técnico Hernán Crespo escalou a equipe com Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Liziero, Benitez e Reinaldo; Gabriel Sara e Pablo.

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

t

Page 22: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 23: CAMPEÃO - São Paulo FC

No primeiro tempo, o Tricolor abriu o placar aos 28 minutos com Gabriel Sara, que recebeu cruzamento na medida de Igor Vinícius e tocou na saída do goleiro! 1 a 0! Pouco depois, aos 33, em jogada parecida, Liziero aproveitou novo passe do lateral-direito e finalizou para ampliar! 2 a 0!

Aos 42, o time de Araraquara descontou com Renato Cajá: 2 a 1. O gol até animou o adversário, mas a vaga era realmente do Tricolor. Na volta para etapa complementar, a equipe são-paulina balançou as redes mais duas vezes para garantir a classificação.

Logo aos seis minutos, Igor Vinícius conseguiu coroar a sua grande exibição com bola na rede! O camisa 2 recebeu assistência de Benitez e mandou marcou o terceiro tento dos anfitriões na partida! 3 a 1! E aos 19, novamente após passe do argentino, Pablo apareceu com oportunismo para decretar a goleada: 4 a 1!

Já na reta final do confronto, aos 37, a Ferroviária anotou o segundo gol, porém, a vitória e a vaga para a semifinal ficaram com o Tricolor.

Sem tempo para respirar, mais 48 horas e outra decisão para o São Paulo. A semifinal do Paulistão foi realizada no domingo, dia 16, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo e o adversário do Tricolor foi a equipe do Mirassol – algoz dos são-paulinos na temporada de 2020 –, que qualificou-se para a fase com a primeira colocação de sua chave e superando o Guarani no mata-mata.

O time são-paulino era o franco favorito: dono da melhor campanha na classificação geral do Paulistão, com 30 pontos, e a equipe que mais venceu (nove jogos), além de ter o melhor ataque da competição (32 gols). O conjunto dirigido por Hernán Crespo também defendia uma invencibilidade no Morumbi: não conhecida derrota em casa na temporada 2021, obtendo um empate contra o Botafogo-SP e vitórias contra Santos, São Caetano, Red Bull Bragantino, Guarani, Santo André, Rentistas (URU) e Ferroviária em sequência.

Para encarar o clube do interior, o time não contou com Dani Alves (aprimora forma física após pequeno estiramento na região posterior da coxa direita) e Eder (edema na região posterior da coxa direita).

Assim, o técnico Hernán Crespo repetiu a escalação utilizada na goleada sobre a Ferroviária (4 x 2), nas quartas de final, e montou a equipe com Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Liziero, Benitez e Reinaldo; Gabriel Sara e Pablo.

No primeiro tempo, os visitantes até começaram melhor e criaram algumas oportunidades na frente. No entanto, aos poucos, o Tricolor conseguiu se impor na partida e abriu o placar aos 44 minutos: após cobrança de escanteio de Benitez, Arboleda cabeceou para marcar! 1 a 0!

Na etapa complementar, o São Paulo ampliou logo aos quatro minutos: Pablo recebeu, partiu com a bola e tocou na saída do goleiro. A bola desviou em Boza e entrou. 2 a 0!

Foto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 24: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 25: CAMPEÃO - São Paulo FC

Pouco depois, aos 11, os anfitriões marcaram o terceiro com Gabriel Sara: Benitez cobrou escanteio, Miranda resvalou e o jovem meia completou! 3 a 0! Foi o segundo gol seguido do camisa 21 no mata-mata do Paulistão – já havia marcado contra a Ferroviária.

Aos 28 minutos, Luciano – acabara de entrar e de volta após se recuperar de lesão que o tirou de três jogos – recebeu cruzamento de Igor Vinícius e finalizou de primeira para fechar a goleada por 4 a 0!

O desempenho dos atletas tricolores encantou o treinador: “Agradeço mais uma vez aos atletas pelo esforço. Eles têm muito coração e demonstram a cada treino. São grandes profissionais que têm um sonho, e falta o último passo. Os jogadores fizeram um grande esforço durante os três meses de competição e nas últimas 48h isso foi muito grande”. Crespo foi além, e completou: Sem coração, gana, não pode chegar a lugar nenhum. Eles têm muito coração e demonstram em cada jogo, treino. O que os atletas têm feito é empolgante. Chegamos à final!”

Final que seria contra o Palmeiras, que eliminara o Corinthians na outra semifinal. Em toda a história, o São Paulo só enfrentara o adversário do Choque-Rei uma única vez em final de campeonato oficial e majoritário: em 1992, quando o Tricolor venceu os dois jogos da decisão do Paulistão, com direito a conquista de um campeonato mundial contra o Barcelona, entre as duas partidas.

No dia 5 de dezembro de 1992, o Tricolor goleou o Palmeiras por 4 a 2, com tres gols de Raí e um de Cafu, e partiu tranquilo para Tóquio. Na volta, no dia 20 de dezembro, de ressaca ou não, os são-paulinos venceram mais uma vez o rival, desta vez por 2 a 1, com gols de Muller e Toninho Cerezo.

Cabe recordação também, ainda que não tenha sido por meio de finais, propriamente ditas, o fato de que o São Paulo foi campeão paulista de 1943, 1946 e 1971 em jogos contra o Palmeiras. Ao passo que o adversário levou o caneco estadual, em condições similares, em 1933, 1942, 1950 e 1972, e o Campeonato Brasileiro de 1973.

Em termos de disputas eliminatórias, os tradicionais “mata-matas”, o Tricolor levava uma imensa vantagem sobre o oponente, com 13 vitórias do tipo contra apenas tres derrotas. Deu São Paulo nas oitavas de final da Libertadores de 1994, 2005 e 2006, nas quartas de final da Copa do Brasil de 2002, nas semifinais da primeira fase do Paulista de 1977, do Paulista de 1978, 1987, 1998 e 2019, do Rio-São Paulo de 1998, de 2002, do Super Paulista de 2002, e, claro, na final do estadual de 1992.

Resultados negativos só vieram nas oitavas de final da Copa João Havelange de 2000 e nas semifinais do Torneio Laudo Natel de 1972 e do Campeonato Paulista de 2008 - com o famigerado “jogo do gás”.

Para o primeiro encontro da final de 2021, o time tricolor não contou com Eder (em aprimoração física) e Luciano (com dores musculares). Assim, o técnico Hernán Crespo escalou a equipe com Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Dani Alves, Luan, Liziero, Gabriel Sara e Reinaldo; Benitez e Pablo.

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

t

Page 26: CAMPEÃO - São Paulo FC

O primeiro tempo foi bem disputado, brigado e com muito ímpeto do Tricolor, que sofreu uma baixa aos 31 minutos: Dani Alves sofreu uma entrada e deixou o gramado com dores no joelho, sendo substituído por Igor Vinícius.

Na volta para a etapa complementar, o São Paulo perdeu mais um jogador lesionado: Benitez teve que sair ainda no intervalo e deu lugar ao jovem Igor Gomes.

O confronto seguiu equilibrado no segundo tempo, e o Tricolor chegou a carimbar a trave do rival em lindo chute de Gabriel Sara de fora da área. No entanto, apesar da vontade do time são-paulino de tentar largar na frente na primeira final, a decisão ficou para o Morumbi.

Na entrevista coletiva, o técnico são-paulino afirmou que “foi um jogo muito equilibrado, e planejamos isso. Era um jogo de xadrez. Sabemos que é muito difícil jogar aqui contra o atual campeão da Libertadores e do Paulistão”.

“A gente veio para vencer, empate nunca é bom, mas vamos com força total no Morumbi. Temos que corrigir algumas coisas, porque clássico é decidido nos detalhes”, afirmou Gabriel Sara, que comentou sobre a jogada que quase resultou no gol: “Eu acreditei que a bola iria entrar, mas bateu na trave e, por pouco, não consegui marcar”, concluiu o camisa 21.

“A nossa vantagem, desta vez, será jogar no Morumbi. E temos que aproveitar isso para sairmos campeões. Conhecemos bem o campo do Morumbi e vamos atrás da vitória do começo ao fim. Vai ser um grande clássico, que será decidido em detalhes”, disse o zagueiro Miranda, na véspera da partida.

Caso ocorresse uma nova igualdade no placar, a definição do campeão seria por meio de pênaltis, já que não havia critério de gol qualificado na final do torneio estadual, ou qualquer outro tipo de vantagem acumulada em fases anteriores, apesar do time são-paulino ser dono da melhor campanha do torneio estadual, independentemente dos pontos da partida final: acumulava 34 pontos, sendo a equipe que mais venceu (dez jogos), além de possuir o melhor ataque da competição (36 gols).

E, então, chegou o dia: 23 de maio de 2021. O Estádio Cícero Pompeu de Toledo recebeu, a partir das 16h, o embate decisivo do Campeonato Paulista entre São Paulo e Palmeiras.

Desfalcado de Daniel Alves (com uma entorse no joelho direito) e Benitez (com um estiramento no músculo adutor da coxa esquerda), mas com os retornos de Luciano e Eder, no banco de reservas, o técnico Hernán Crespo escalou o São Paulo com Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Liziero, Gabriel Sara, Igor Gomes e Reinaldo; Pablo.

Logo aos quatro minutos de jogo, Léo passou para Pablo que, na entrada da área, arrematou, mas a bola foi para fora, e o lance seria invalidado pela arbitragem por impedimento do atacante.

Foto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 27: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 28: CAMPEÃO - São Paulo FC

A partida, então, ficou mais truncada e, aos nove minutos e 24 minutos, Lizeiro e Igor Gomes foram advertidos. Pouco antes, aos 21 minutos, Igor Gomes avançou pela direita e chutou cruzado, mas a bola passou rente a meta. O Tricolor seguia na pressão e foi a vez dos palmeirenses receberem o cartão amarelo: Renan, aos 31, por barrar o contra-ataque de Igor Gomes, e Lucas Lima (no banco), aos 33, por reclamação.

A postura em campo dos são-paulinos foi recompensada aos 36 minutos, quando Felipe Melo, do rival, afastou mal um cruzamento nos pés de Luan, que ajeitou e bateu para o gol. A bola chegou a, ainda, desviar no mesmo oponente antes de atingir as redes! São Paulo 1 a 0!

Após o intervalo, Crespo fez a primeira alteração no Tricolor: Luciano entrou no lugar de Pablo. Nos primeiros toques, Luciano quase ampliou o marcador, aos cinco minutos: o atacante aproveitou falha adversária, invadiu a área, mas chutou pra fora. Aos 17 minutos, Luan sentiu uma contusão e deu lugar a Rodrigo Nestor. Outra substituição no Tricolor foi a entrada de Joao Rojas na vaga de Igor Gomes, aos 28 minutos. Pouco depois, nova chance criada por Luciano quase resultou em gol de Gabriel Sara, que mandou a bola por cima do travessão.

O São Paulo era dominante e o não tardou para se valer ainda mais no placar: Aos 31 minutos, Rodrigo Nestor avançou pela esquerda e cruzou para á área. Luciano ganhou do marcador e fez o segundo gol do Tricolor! São Paulo 2 a 0! A partir disso, os são-paulinos controlaram a partida. Houve tempo, ainda, de William entrar no lugar de Liziero, aos 37 minutos, e mais nada. O São Paulo é campeão paulista de 2021! O 22º título estadual do Tricolor!

Emocionado, o volante são-paulino relembrou uma desilusão do passado para ressaltar o sentimento de redenção ao anotar o primeiro gol da decisão: “Se lembrar, ano passado a gente esteve brigando pela Libertadores e pelo Brasileiro. Em um jogo, a bola bateu em mim... (e foi gol adversário) e fiquei muito chateado, chorei muito. Hoje, num chute, a bola desviou e entrou (para a gente)”.

O atacante Luciano, em meio ao festejo dos atletas, enalteceu o gol, mas comemorou o fato de defender o São Paulo. “A gente fica até emocionado porque ano passado, da forma que terminou, temos que agradecer. Só de vestir a camisa do São Paulo já é um privilégio que muitos queriam ter, poder ganhar um título e presentear a torcida que vinha há tanto tempo sem ganhar, então”. E emendou: “Torcida, pode comemorar que hoje é ‘nóis’”!

Miranda, que retornara há pouco tempo para o Tricolor, extravasou a alegria: “Fui feliz nessa volta, quando cheguei aqui cheguei falando que vim pra voltar a garantir títulos para o São Paulo e já no primeiro campeonato ganhar esse título é emocionante.

Crespo concluiu, esperando um dia voltar a comemorar com a torcida: “Isso é impressionante. Eu quero ver o Morumbi lotado, com todo meu coração, deixar todos contentes. Um beijo a todas as famílias e aqueles meninos que não conheciam o São Paulo campeão. Somos campeões, somos grandes”.

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

t

Page 29: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 30: CAMPEÃO - São Paulo FC

CAMPANHAAs fichas técnicas

do São Paulo no Paulistão 2021

JOGO A JOGO

Page 31: CAMPEÃO - São Paulo FC

São Paulo 1 x 1 Botafogo28.02.2021. Domingo: 19h00 - 1ª Fase (Turno Único)São Paulo (SP), Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

Árbitro: Salim Fende Chavez. Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Risser Jarussi Correa

Volpi, Pablo, Léo, Arboleda e Bruno Alves; Igor Vinícius, Daniel Alves, Reinaldo, Gabriel Sara, Igor Gomes e Luciano

SPFC: Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo (Bruno Rodrigues, 27/2); Igor Vinícius (Galeano, 27/2), Daniel Alves, Gabriel Sara (Tchê Tchê, 17/2), Igor Gomes (Hernanes, 38/2) e Reinaldo; Luciano e Pablo. Técnico: Hernán Crespo. Gol: Arboleda, 29/2.

BFC: Igor; Marlon, Fabão (Luketa, 32/2), Matheus Santos e Martineli; Victor Bolt (João Pedro, 19/2), Vinicius Kiss (Tortello, 49/2), Michel (Dudu, intervalo), Rodrigo Ferreira e Emerson Santos; Judivan (Kaio Magno, intervalo). Técnico: Alexandre Gallo. Gol: Dudu, 2/2. Advertências: Marlon, 28/1; João Pedro, 34/2

Internacional 0 x 4 São Paulo03.03.2021. Quarta-Feira: 17h00 - 1ª Fase (Turno Único)Limeira (SP), Estádio Municipal Major José Levy Sobrinho - Limeirão

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza. Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Rodrigo Meirelles Bernardo

Daniel Alves, capitão são-paulino, alinhado com a arbitragem e o capitão da Inter de Limeira

AAI: Rafael Pin; Elacio Cordoba, Thalisson Kelven, Léo Silva e Bruno Xavier; Deivid, Igor Henrique (Pedro do Rio, 26/2), Thiaguinho e Rondinelly (Felipe Saraiva, 10/2); Lucas Batatinha e Roger (Tcharlles, 10/2). Técnico: Thiago Carpini. Expulsões: Thiaguinho, 41/1. Advertências: Lucas Batatinha, 17/1; Thiaguinho, 37/1 e 41/1; Léo Silva, 11/2; Igor Henrique, 20/2; Tcharlles, 29/2; Thalisson Kelven, 44/2

SPFC: Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo, Igor Vinícius, Luan (Rodrigo Nestor, 18/2), Daniel Alves (Hernanes, 27/2), Gabriel Sara e Reinaldo (Welington, 35/2); Luciano (Galeano, 35/2) e Pablo (Rojas, 27/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Gabriel Sara, 5/1; Pablo, 17/2; Luciano, 31/2; Rojas (pênalti), 47/2. Advertências: Luan, 32/1; Daniel Alves, 45/1

1 0

1 4

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

tFoto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 32: CAMPEÃO - São Paulo FC

São Paulo 4 x 0 Santos06.03.2021. Sábado: 19h00 - 1ª Fase (Turno Único)São Paulo (SP), Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira. Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Alex Ang Ribeiro

Volpi, Pablo, Léo, Arboleda e Bruno Alves; Igor Vinícius, Daniel Alves, Gabriel Sara, Reinaldo, Rodrigo Nestor e Luciano

SPFC: Volpi; Arboleda (Rojas, intervalo), Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Rodrigo Nestor (Luan, 13/2), Daniel Alves, Gabriel Sara (Bruno Rodrigues, 43/2) e Reinaldo; Luciano (Tchê Tchê, 35/2) e Pablo (Toró, 43/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Gabriel Sara, 5/2; Luan Peres (contra), 28/2; Pablo (cobertura), 30/2; Tchê Tchê, 42/2 . Advertência: Pablo, 8/2

SFC: John Victor; Sandro, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Sandry e Jean Mota (Gabriel Pirani, 17/2); Lucas Braga, Bruno Marques (Marcos Leonardo, 17/2) e Soteldo. Técnico: Ariel Holan.

Novorizontino 2 x 1 São Paulo13.03.2021. Sábado: 16h30 - 1ª Fase (Turno Único)Novo Horizonte (SP), Estádio Jorge Ismael de Biase - Jorjão

Árbitra: Edina Alves Batista. Assistentes: Daniel Luis Marques e Alex Alexandrino

Daniel Alves, capitão são-paulino, alinhado com a arbitragem e o capitão do Novorizontino

GN: Giovanni; Felipe Rodrigues, Robson, Bruno Aguiar e Paulinho; Barba (William Lepu, 11/2), Cléo Silva (Ricardo Luz, 39/2), Léo Baiano (Adílson Goiano, 22/2), Jenison (Guilherme Queiroz, 22/2), Murilo Rangel (Douglas Baggio, 39/2) e Danielzinho. Técnico: Léo Condé. Gols: Cléo Silva, 46/1; Guilherme Queiroz, 38/2

SPFC: Volpi; Rodrigo (Joao Rojas, no intervalo), Luan e Bruno Alves; Igor Vinicius, Dani Alves, Rodrigo Nestor (Tchê Tchê, 25/2), Gabriel Sara (Vitor Bueno, 37/2) e Reinaldo; Luciano e Pablo. Técnico: Hernán Crespo. Gol: Joao Rojas, 10/2

4 2

0 1

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

tFoto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 33: CAMPEÃO - São Paulo FC

São Paulo 5 x 1 São Caetano10.04.2021. Sábado: 20h00 - 1ª Fase (Turno Único)São Paulo (SP), Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo. Assistentes: Neuza Ines Back e Bruno Silva de Jesus

Volpi, Pablo, Igor Gomes, Léo, Arboleda e Bruno Alves; Igor Vinícius, Daniel Alves, Reinaldo, Rodrigo Nestor e Joao Rojas

SPFC: Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Rodrigo Nestor (Luan, 19/2), Daniel Alves, Igor Gomes (Benitez, 27/2) e Reinaldo (Welington, 27/2); Joao Rojas (Éder, 14/2) e Pablo (Vítor Bueno, 19/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Arboleda (calcanhar), 4/1, Rodrigo Nestor, 20/1; Reinaldo, 29/1; Daniel Alves (falta), 42/1; Éder, 30/2

ADSC: Luiz; Warian, Lucas Dias, Carlos Alexandre e Daciel; Charles, Neto (Luizinho, 14/2), Guilherme Castro (Marcinho, 29/2) e Luiz Felipe (Guilherme Henrique, intervalo); Diego Cardoso (William Amorim, intervalo) e Filipe Carvalho (Fernando, intervalo). Técnico: Wilson Júnior. Gol: Guilherme Castro, 31/1. Advertências: Neto, 32/1; Warian, 47/2

São Paulo 1 x 0 Red Bull Bragantino12.04.2021. Segunda-Feira: 20h00 - 1ª Fase (Turno Único)São Paulo (SP), Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza. Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli

Volpi, Pablo, Léo, Arboleda e Bruno Alves; Igor Vinícius, Daniel Alves, Luan, Reinaldo, Rodrigo Nestor e Joao Rojas

SPFC: Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius (Igor Gomes, 31/2), Luan, Rodrigo Nestor (Galeano, 35/2), Daniel Alves e Reinaldo; Joao Rojas (Luciano, intervalo) e Pablo (Éder, 17/2). Técnico: Hernán Crespo. Gol: Léo Ortiz (contra), 26/2. Advertências: Reinaldo, 24/1; Daniel Alves, 14/2; Léo, 22/2; Éder, 32/2; Luciano, 38/2

RBB: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Edimar; Raul; Lucas Evangelista (Pedrinho, 41/2) e Claudinho; Artur (Leandrinho, 33/2), Ytalo (Hurtado, 33/2) e Vitinho (Cuello, intervalo). Técnico: Maurício Barbieri. Advertências: Cuello, 20/2; Hurtado, 49/2

5 1

1 0

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

tFoto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 34: CAMPEÃO - São Paulo FC

São Paulo 3 x 2 Guarani14.04.2021. Quarta-Feira: 21h30 - 1ª Fase (Turno Único)São Paulo (SP), Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

Árbitro: Salim Fende Chavez. Assistentes: Risser Jarussi Correa e Paulo Cesar Modesto

Benitez, Welington, Vitor Bueno, Rodrigo e Diego comemoram o primeiro gol são-paulino contra o Guarani

SPFC: Lucas Perri; Diego, Miranda e Rodrigo; Galeano, Liziero (Luan, 13/2), Talles Costa, Igor Gomes (Éder, 13/2), Benitez (Bruno Rodrigues, 27/2) e Welington (Léo, 27/2); Vitor Bueno (Arboleda, 42/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Welington, 44/1, Igor Gomes, 4/2, Vitor Bueno, 39/2

GFC: Gabriel; Éder Sciola, Romércio, Airton e Bidu (Eliel, 41/2); Rodrigo Andrade, Índio e Régis (Davó, 17/2); Andrigo, Bruno Sávio (Renanzinho, 42/2) e Júlio César (Matheus Souza, 16/2). Técnico: Allan Aal. Gols: Airton, 9/1; Bruno Sávio, 25/2. Advertência: Rodrigo Andrade, 21/1

Palmeiras 0 x 1 São Paulo16.04.2021. Sexta-Feira: 22h00 - 1ª Fase (Turno Único)São Paulo (SP), Estádio Allianz Parque - Parque Antarctica

Árbitro: Raphael Claus. Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Alex Ang Ribeiro

O time tricolor se prepara para o início do confronto contra o Palmeiras no Parque Antárctica

SEP: Vinicius Silvestre; Danilo Barbosa, Kuscevic e Alan Empereur; Mayke (Gustavo Garcia, 26/2), Felipe Melo (Patrick de Paula, 25/2), Zé Rafael, Gustavo Scapra (Fabinho, 25/2) e Victor Luis; Willian (Rafael Elias, 30/2) e Luiz Adriano (Wesley, 30/2). Técnico: Abel Ferreira. Advertências: Felipe Melo, 13/2; Fabinho, 27/2

SPFC: Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Daniel Alves, Luan, Rodrigo Nestor (Liziero, 39/2), Igor Gomes (Éder, 24/2) e Reinaldo; Luciano (Benitez, 39/2) e Pablo (Vitor Bueno, 33/2). Técnico: Hernán Crespo. Gol: Pablo, 16/2. Advertência: Rodrigo Nestor, 37/2

3 0

2 1

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

tFoto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 35: CAMPEÃO - São Paulo FC

São Paulo 2 x 0 Santo André23.04.2021. Sexta-Feira: 20h00 - 1ª Fase (Turno Único)São Paulo (SP), Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira. Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Leonardo Tadeu Pedro

Volpi, Miranda, Igor Gomes, Arboleda, Vitor Bueno e Bruno Alves; Daniel Alves, Reinaldo, Rodrigo Nestor, Luciano e João Rojas

SPFC: Volpi; Arboleda, Miranda e Bruno Alves; Daniel Alves, Rodrigo Nestor (Luan, 25/2), Igor Gomes (Talles Costa, 16/2) e Reinaldo (Léo, 37/2); Luciano, João Rojas (Bruno Rodrigues, 25/2) e Vitor Bueno (Benitez, 37/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Joao Rojas, 8/1; Vitor Bueno, 8/2. Advertências: Luciano, 5/1; Rodrigo Nestor, 17/1

ECSA: Fernando Henrique; Marcos Martins, Pedro Vitor, Rodrigo e Bruno Santos; Wesley Fraga (Caio Rangel, 13/2), PH (Vitinho, 25/2), Marino (Paulo Roberto, 29/2) e Gegê; Ramon (Tiago Marques, 13/2) e Minho (Rone, 30/2). Técnico: Paulo Roberto Santos. Advertência: Fraga, 6/1

Ituano 0 x 3 São Paulo25.04.2021. Domingo: 22h15 - 1ª Fase (Turno Único)Itu (SP), Estádio Municipal Doutor Novelli Junior - Majestoso da Vila Nova

Árbitro: Raphael Claus. Assistentes: Evandro de Melo Lima e Rafael Tadeu Alves de Souza

Benitez, o capitão são-paulino contra o Ituano, alinhado com a arbitragem e o capitão adversário

IFC: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Suéliton e Mário Sérgio; Bruno Lima (Tárik, intervalo); Fillipe Soutto (Fernando Medeiros, 32/2), Jeferson e André Castro (Gabriel Taliari, intervalo); Iago (Kadu Barone, intervalo) e Bruno Lopes (Victor Rangel, 40/1). Técnico: Vinicius Bergantin. Expulsões: Jeferson (VAR), 12/2; Gabriel Taliari, 31/2. Advertências: Bruno Lima, 25/1; Pacheco, 35/1

SPFC: Lucas Perri; Rodrigo, Diego e Léo; Igor Vinícius, Luan (Hernanes, 34/2), Liziero (Rodrigo Nestor, 21/2), Talles Costa (Vitinho, 36/2), Benítez (Igor Gomes, 21/2) e Welington; Galeano (Vitor Bueno, 34/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Rodrigo (pênalti), 8/1; Igor Vinícius, 22/1; Galeano, 28/2. Advertências: Léo, 9/1; Welington, 32/1

2 0

0 3

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

tFoto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 36: CAMPEÃO - São Paulo FC

Corinthians 2 x 2 São Paulo02.05.2021. Domingo: 22h15 - 1ª Fase (Turno Único)São Paulo (SP), Estádio Neo Química Arena - Itaquerão

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza. Assistentes: Daniel Luis Marques e Evandro de Melo Lima

Igor Vinícius, Arboleda, Léo, Vitor Bueno, Miranda e Volpi; Igor Gomes, Welington, Galeano, Luan e Rodrigo Nestor

SCCP: Cássio; Raul Gustavo, Jemerson e João Victor; Fagner, Gabriel, Ramiro (Roni, 43/2), Luan (Mateus Vital, 46/2) e Lucas Piton (Gil, 46/2); Otero (Gustavo Mosquito, 29/2) e Cauê. Técnico: Vagner Mancini. Gols: Luan, 41/1; Gustavo Mosquito, 39/2. Advertências: Luan, 13/2; Raul Gustavo, 42/2; Ramiro, 43/2; João Victor, 49/2

SPFC: Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Rodrigo Nestor (Liziero, 20/2), Igor Gomes (Luciano, 20/2) e Welington; Galeano (Benitez, 33/2) e Vitor Bueno (Pablo, 33/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Miranda (cabeça), 15/1; Luciano (pênalti), 50/2. Advertências: Luciano, 43/2; Benitez, 43/2

Mirassol 1 x 1 São Paulo09.05.2021. Domingo: 16h00 - 1ª Fase (Turno Único)Mirassol (SP), Estádio Municipal José Maria de Campos Maia - Maião

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto. Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Leonardo Tadeu Pedro

Diego, Igor Gomes, Léo, Rodrigo e Lucas Perri; Igor Vinícius, Galeano, Gabriel Sara, Welington, Rodrigo Nestor e Vitor Bueno

MFC: Alex Muralha; Samuel Santos (Du, 14/2), Reniê, Carlão e Sousa; Cássio Gabriel, Daniel (Ernandes, 24/2), Matues Anderson e Diego Gonçalves (Lucas Silva, 14/2); Pedro Lucas (Rafael Silva, 24/2) e Fabrício (Léo Aguiar, 33/2). Técnico: Eduardo Baptista. Gol: Samuel Santos, 15/1. Advertências: Sousa, 20/1; Daniel, 1/2; Du, 45/2

SPFC: Lucas Perri; Diego, Rodrigo e Léo; Igor Vinícius, Rodrigo Nestor (Hernanes, 34/2), Gabriel Sara (Talles Costa, 19/2), Igor Gomes (Vitinho, 46/2) e Welington; Vitor Bueno (Bruno Rodrigues, 34/2) e Galeano (Joao Rojas, 19/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Vitor Bueno, 29/1. Advertência: Talles Costa, 44/2

2 1

2 1

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

tFoto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 37: CAMPEÃO - São Paulo FC

São Paulo 4 x 2 Ferroviária14.05.2021. Sexta-Feira: 21h30 - Quarta de FinalSão Paulo (SP), Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

Árbitro: Salim Fende Chavez. Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back

Volpi, Pablo, Miranda, Léo e Arboleda; Liziero, Igor Vinícius, Reinaldo, Gabriel Sara, Luan e Benitez

SPFC: Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan (William, 27/2), Liziero (Hernanes, 33/2), Gabriel Sara (Shaylon, 27/2), Benitez (Joao Rojas, 21/2) e Reinaldo; Pablo (Vitor Bueno, 21/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Gabriel Sara, 28/1; Liziero, 33/1; Igor Vinícius, 6/2; Pablo, 19/2. Advertências: Miranda, 8/2; Liziero, 25/2

AFE: Saulo; Diogo Mateus, Didi, Matheus Salustiano e Arthur Henrique (Igor Fernandes, 34/2); Vinícius Zanocelo, Higor Meritão (Guilherme Bala, 13/2), Rogério (Hygor, 34/2), Renato Cajá (Yuri, 5/2) e Felipe Marques (Julio Vitor, 34/2); Bruno Mezenga. Técnico: Elano. Gols: Renato Cajá (falta), 42/1; Bruno Mezenga, 38/2. Expulsões: Yuri, 43/2. Advertências: Yuri, 16/2 e 43/2; Guilherme Bala, 24/2

São Paulo 4 x 0 Mirassol16.05.2021. Domingo: 20h30 - SemifinalSão Paulo (SP), Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira. Assistentes: Anderson Jose de Moraes Coelho e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

Volpi, Pablo, Miranda, Léo e Arboleda; Liziero, Igor Vinícius, Reinaldo, Luan, Benitez e Gabriel Sara

SPFC: Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan (William, 24/2), Liziero (Rodrigo Nestor, 24/2), Gabriel Sara (Igor Gomes, 17/2), Benitez (Joao Rojas, 32/2) e Reinaldo; Pablo (Luciano, 17/2). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Arboleda, 44/1; Pablo, 4/2; Gabriel Sara, 11/2; Luciano, 28/2

MFC: Alex Muralha; Daniel Borges, Reniê, Danilo Boza e Ernandes; Sousa (Daniel, intervalo), Neto Moura e Cássio Gabriel (Raphael Macena, 19/2); Pedro Lucas (Du, 33/2), Diego Gonçalves (Mateus Anderson, 27/2) e Fabrício (Lucas Silva, intervalo). Técnico: Eduardo Baptista. Advertências: Neto Moura, 17/2; Daniel, 36/2

4 4

2 0

Foto

: Rub

ens

Chi

ri /

sao

pau

lofc

.ne

tFoto

: Rub

ens C

hiri / saop

aulofc.ne

t

Page 38: CAMPEÃO - São Paulo FC

Palmeiras 0 x 0 São Paulo20.05.2021. Quinta-Feira: 22h00 - Final (Jogo de Ida)São Paulo (SP), Estádio Allianz Parque - Parque Antarctica

SEP: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo, Patrick de Paula (Danilo Barbosa, 28/2), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, 28/2) e Victor Luis; Rony e Luiz Adriano (Wesley, 43/2) Técnico: Abel Ferreira. Advertências: Rony, 27/1; Abel Ferreira, 46/2

SPFC: Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Daniel Alves (Igor Vinícius, 31/1), Luan, Liziero, Benitez (Igor Gomes, intervalo), Gabriel Sara e Reinaldo; Pablo. Técnico: Hernán Crespo. Advertências: Miranda, 34/2

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza. Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Anderson José de Moraes Coelho

0 0

Foto: Rodrigo Corsi / Paulistão

Miranda, capitão são-paulino, alinhado com a arbitragem e o representante adversário antes do início do primeiro jogo da decisão do campeonato

Page 39: CAMPEÃO - São Paulo FC

São Paulo 2 x 0 Palmeiras23.05.2021. Domingo: 16h00 - Final (Jogo de Volta)São Paulo (SP), Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

SPFC: Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan (Rodrigo Nestor, 17/2), Liziero (William, 37/2), Gabriel Sara, Igor Gomes (Joao Rojas, 28/2) e Reinaldo; Pablo (Luciano, intervalo). Técnico: Hernán Crespo. Gols: Luan, 36/1; Luciano, 31/2. Advertências: Liziero, 11/1; Igor Gomes, 24/1; Hernanes (banco), 23/2

SEP: Weverton; Luan (Gabriel Menino, 16/2), Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo (Danilo, intervalo), Danilo Barbosa (Patrick de Paula, intervalo), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, 23/2) e Victor Luis (Wesley, 16/2); Luiz Adriano e Rony. Técnico: Abel Ferreira. Advertências: Renan, 31/1; Lucas Lima (banco), 33/1; Wesley, 24/2

Árbitro: Raphael Claus. Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Neuza Ines Back

2 0

Tadeu Moreno (médico), Luís Fernando de Barros (fisiologista), Galeano, Volpi, Pablo, Miranda, Igor Vinícius, Arboleda, Bruno Alves, Hernanes, Léo, Shaylon, Alejandro Kohan (preparador físico), Gustavo Nepote (preparador de goleiros), Lucas Perri, Pedro Campos (preparador físico), Octavio Ohl (preparador de goleiros), Cristiano Alkinim (roupeiro, Juan Branda (auxiliar técnico), Hernán Crespo e Aílton Rodrigues (massagista); Liziero, Igor Vinícius, Reinaldo, Luan, Gabriel Sara, Rodrigo Nestor, Éder, Luciano, Joao Rojas, William, Paulinho e Orejuela

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 40: CAMPEÃO - São Paulo FC

CAMPEÕESDe jogadores à estafe, todos os detalhes e osperfis dos vencedores

PAULISTAS 2021

Page 41: CAMPEÃO - São Paulo FC

Goleiros

1 Volpi Tiago Luis Volpi Blumenau (SC), 19/12/90 18 Lucas Perri Lucas Estella Perri Campinas (SP), 10/12/97 24 Arthur Arthur Gazze de Souza São Paulo (SP), 12/04/00 33 Young Young Navarro Moraes Catanduva (SP), 07/03/02 40 Thiago * Thiago Couto Wenceslau São Paulo (SP), 26/03/99

Zagueiros

3 Bruno Alves Bruno Fabiano Alves Jacareí (SP), 16/04/91 4 Diego Diego Henrique Costa Barbosa Campo Grande (MS), 21/07/99 5 Arboleda Robert Abel Arboleda Escobar Esmeraldas (EQU), 22/10/91 22 Miranda João Miranda de Souza Filho Paranavaí (PR), 07/09/84 32 Rodrigo Rodrigo dos Santos de Freitas Salvador (BA), 17/06/98 35 Beraldo Lucas Lopes Beraldo Piracicaba (SP), 24/11/03 41 Luizão Luiz Gustavo Oliveira da Silva São Paulo (SP), 08/03/02

Laterais

2 Igor Vinícius Igor Vinícius de Souza Sinop (MT), 01/04/97 10 Daniel Alves Daniel Alves da Silva Juazeiro (BA), 06/05/83 20 Orejuela** Luis Manuel Orejuela García Cali (COL), 20/08/95 42 Anílson Anílson Dourado Santiago Palmeirândia (MA), 04/09/01 45 Nathan Nathan Gabriel de Souza Mendes Caçapava (SP), 19/08/02 6 Reinaldo Reinaldo Manoel da Silva Porto Calvo (AL), 28/09/89 16 Léo Leonardo Pinheiro da Conceição Rio de Janeiro (RJ), 06/03/96 34 Wellington Welington Damascena Santos São Paulo (SP), 19/02/01 36 G. Rodrigues Gabriel Rodrigues da Silva São Paulo (SP), 04/01/02 36 Patryck Patryck Lanza dos Reis Mogi Mirim (SP), 18/01/03

Meio-campistas

8 Benitez Martín Nicolás Benitez Posadas (ARG), 17/06/94 13 Luan Luan Vinicius da Silva Santos São Paulo (SP), 14/05/99 14 Liziero Igor Mateus Liziero Pereira Jales (SP), 07/02/98 15 Hernanes Anderson H. C. Viana Lima Recife (PE), 29/05/85 17 William** William Fernando da Silva São Paulo (SP), 20/11/86 19 Shaylon** Shaylon Kallyson Cardozo Modelo (SC), 27/04/97 21 Gabriel Sara Gabriel Davi Gomes Sara Joinville (SC), 26/06/99 25 R. Nestor Rodrigo Nestor Bertalia São Paulo (SP), 09/08/00 26 Igor Gomes Igor Silveira Gomes São J. Rio Preto (SP), 17/03/99 29 Pablo Maia Pablo Gonçalves Maia Fortunato Brazópolis (MG), 10/01/02 37 Talles Costa Talles Macedo Toledo Costa São Paulo (SP), 02/08/02 - Tchê Tchê * Danilo das Neves Pinheiro São Paulo (SP), 30/08/92

Atacantes

7 Joao Rojas Joao Robin Rojas Mendoza La Troncal (EQU), 14/06/89 9 Pablo Pablo Felipe Teixeira Londrina (PR), 23/06/92 11 Luciano Luciano da Rocha Neves Anápolis (GO), 18/05/93 12 Vitor Bueno Vitor Frezarin Bueno Monte Alto (SP), 05/09/94 23 Éder Éder Citadin Martins Lauro Müller (SC), 15/11/86 27 Galeano Antonio Javier Galeano Ferreira Asunción (PAR), 22/03/00 28 B. Rodrigues * Bruno Rafael R. do Nascimento Ceará-Mirim (RN), 07/03/97 38 Paulinho** Paulo Henrique Pereira da Silva Brasília (DF), 26/06/98 39 Vitinho Vitor Samuel Ferreira Acreúna (GO), 23/04/01 47 Marquinhos Marcus Vinicius Oliveira Alencar São Paulo (SP), 07/04/03 - Toró * Jonas Gabriel da Silva Nunes Belém S. Francisco (PE), 30/05/99

* Jogadores inscritos apenas na primeira fase do campeonato. ** Jogadores inscritos apenas para as fases finais do campeonato.

Comissão técnica

Técnico: Hernán Crespo

Auxiliar técnico: Juan Branda Auxiliar técnico: Marcos Vizolli Auxiliar técnico: Tobias Kohan Preparador físico: Alejandro Kohan Preparador físico: Gustavo Satto Preparador físico: Pedro Campos Preparador de goleiros: Gustavo Nepote Preparador de goleiros: Octávio Ohl Médico: Dr. José Sanchez Médico: Dr. Tadeu Moreno Médico: Luis Fernando de Barros Fisiologista: Renan Dias Fisioterapeuta: Ricardo Sasaki Fisioterapeuta: Alessandro Pereira Fisioterapeuta: Carlos Alberto Presinoti Fisioterapeuta: Cilmara Moretti Fisioterapeuta: Bruno Nestlehner Nutricionista: Larrisa Aguiar Nutricionista: Maria Clara Montemor Psicóloga: Anahy Couto Analista de desempenho: Luis Felipe Batista Analista de desempenho: Raony Thadeu Analista de desempenho: Carlos Vargas Analista de desempenho: Nicolau Trevisani

Massagista: Ailton Rodrigues Massagista: Marcelo Silva Massagista: Ricardo Corrêa Massagista: Marcos Raimundo Podólogo: Almir Lima Roupeiro: Valdeci Nascimento Roupeiro: Cícero Feitosa Roupeiro: Cristiano Alkinim Roupeiro: Edson Santos Assessor de imprensa: Felipe Espíndola Assessor de imprensa: Fellipe Lucena Gerente de futebol: José Carlos dos Santos

Page 42: CAMPEÃO - São Paulo FC

Diego Henrique Costa Barbosa / ZGNo São Paulo desde 07/01/2015Estreia: 25/08/2017Histórico: 46J; 20V, 13E, 13D, 2GPaulistão 2021: 3J; 2V, 1E; 0D, 0G28/2 (C) 1x1 Botafogo R 03/3 (F) 4x0 Inter R 06/3 (C) 4x0 Santos R 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano R 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino R 14/4 (C) 3x2 Guarani T 90’16/4 (F) 1x0 Palmeiras R 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano T 90’02/5 (F) 2x2 Corinthians R 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 90’ 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Bruno Fabiano Alves / ZGNo São Paulo desde 21/08/2017Estreia: 09/09/2017Histórico: 161J; 73V, 49E, 39D; 4GPaulistão 2021: 8J; 6V, 1E, 1D; 0G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 90’ 03/3 (F) 4x0 Inter T 90’ 06/3 (C) 4x0 Santos T 90’ 13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 90’ 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 90’ 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 90’ 14/4 (C) 3x2 Guarani R 16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 90’ 23/4 (C) 2x0 Santo André T 90’ 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians R 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária R 16/5 (C) 4x0 Mirassol R 20/5 (F) 0x0 Palmeiras R 23/5 (C) 2x0 Palmeiras R

Igor Vinícius de Souza / LDNo São Paulo desde 01/01/2019Estreia: 10/01/2019Histórico: 78J; 36V, 20E, 22D; 3GPaulistão 2021: 13J; 8V, 4E, 1D; 2G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 72' 03/3 (F) 4x0 Inter T 90' 06/3 (C) 4x0 Santos T 90' 13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 90' 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 90' 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 76' 14/4 (C) 3x2 Guarani R 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André R 25/4 (F) 3x0 Ituano T 90’ ⚽02/5 (F) 2x2 Corinthians T 90’ 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 90’ 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 90’ ⚽16/5 (C) 4x0 Mirassol T 90’ 20/5 (F) 0x0 Palmeiras S 59’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 90’

Tiago Luis Volpi / GLNo São Paulo desde 01/01/2019Estreia: 10/01/2019Histórico: 141J; 60V, 42E, 39D; 138GSPaulistão 2021: 13J; 9V, 3E, 1D; 8GS28/2 (C) 1x1 Botafogo T 90’ 03/3 (F) 4x0 Inter T 90’ 06/3 (C) 4x0 Santos T 90’ 13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 90’ 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 90’ 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 90’ 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 90’ 23/4 (C) 2x0 Santo André T 90’ 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians T 90’ 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 90’ 16/5 (C) 4x0 Mirassol T 90’ 20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 90’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 90’

1 2 3 4VOLPI I. VINÍCIUS B. ALVES DIEGO

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 43: CAMPEÃO - São Paulo FC

Martín Nicolás Benitez / MCNo São Paulo desde 16/03/2021Estreia: 10/04/2021Histórico: 12J; 9V, 3E, 0D, 1GPaulistão 2021: 9J; 7V, 2E; 0D, 0G 10/4 (C) 5x1 São Caetano S 18' 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino R 14/4 (C) 3x2 Guarani T 72’16/4 (F) 1x0 Palmeiras S 6' 23/4 (C) 2x0 Santo André S 8' 25/4 (F) 3x0 Ituano T 66’02/5 (F) 2x2 Corinthians S 12' 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 66' 16/5 (C) 4x0 Mirassol T 77' 20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 45’23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Joao Robin Rojas Mendoza / ATNo São Paulo desde 07/07/2018Estreia: 18/07/2018Histórico: 34J; 19V, 7E, 8D; 4GPaulistão 2021: 10J; 8V, 1E, 1D; 3G28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter S 18' ⚽06/3 (C) 4x0 Santos S 45' 13/3 (F) 1x2 Novorizontino S 45' ⚽10/4 (C) 5x1 São Caetano T 59' 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 45' 14/4 (C) 3x2 Guarani R 16/4 (F) 1x0 Palmeiras R 23/4 (C) 2x0 Santo André T 70' ⚽25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol S 26' 14/5 (C) 4x2 Ferroviária S 24' 16/5 (C) 4x0 Mirassol S 13' 20/5 (F) 0x0 Palmeiras R23/5 (C) 2x0 Palmeiras S 17’

Reinaldo Manoel da Silva / LEChegada ao São Paulo em 04/06/2013Estreia: 29/06/2013Histórico: 282J; 129V, 74E, 79D; 22GPaulistão 2021: 12J; 9V, 2E, 1D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 90' 03/3 (F) 4x0 Inter T 80' 06/3 (C) 4x0 Santos T 90' 13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 90' 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 72' ⚽12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 90' 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 90' 23/4 (C) 2x0 Santo André T 82' 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians R 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 90' 16/5 (C) 4x0 Mirassol T 90' 20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 90’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 90’

Robert Abel Arboleda Escobar / ZGNo São Paulo desde 05/07/2017Estreia: 09/07/2017Histórico: 165J; 73V, 48E, 44D; 12GPaulistão 2021: 13J; 10V, 3E, 0D; 3G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 90’ ⚽03/3 (F) 4x0 Inter T 90’ 06/3 (C) 4x0 Santos T 45' 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 90’ ⚽12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 90’ 14/4 (C) 3x2 Guarani S 3’16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 90’ 23/4 (C) 2x0 Santo André T 90’ 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians T 90’ 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 90’ 16/5 (C) 4x0 Mirassol T 90' ⚽20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 90’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 90’

5 6 7 8ARBOLEDA REINALDO JOAO ROJAS BENITEZ

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 44: CAMPEÃO - São Paulo FC

Luciano da Rocha Neves / ATNo São Paulo desde 18/08/2020Estreia: 20/08/2020Histórico: 52J; 27V, 16E, 9D; 25GPaulistão 2021: 10J; 7V, 2E, 1D; 4G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 90' 03/3 (F) 4x0 Inter T 80' ⚽06/3 (C) 4x0 Santos T 80' 13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 90' 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino S 45' 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 84' 23/4 (C) 2x0 Santo André T 90' 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians S 25' ⚽09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol S 28' ⚽20/5 (F) 0x0 Palmeiras — 23/5 (C) 2x0 Palmeiras S 45’ ⚽

Daniel Alves da Silva / MC-ADNo São Paulo desde 05/08/2019Estreia: 18/08/2019Histórico: 86J; 40V, 24E, 22D; 10GPaulistão 2021: 9J; 6V, 2E, 1D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 90’ 03/3 (F) 4x0 Inter T 72' 06/3 (C) 4x0 Santos T 90’ 13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 90’ 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 90’ ⚽12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 90’ 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 90’ 23/4 (C) 2x0 Santo André T 90' 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 31’23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Danilo das Neves Pinheiro / MC-VLChegada ao São Paulo em 02/04/2019Estreia: 27/04/2019Histórico: 98J; 41V, 31E, 26D; 6GPaulistão 2021: 3J; 1V, 1E, 1D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo S 28' 03/3 (F) 4x0 Inter R 06/3 (C) 4x0 Santos S 10' ⚽13/3 (F) 1x2 Novorizontino S 20' O atleta foi negociado com o Atlético Mineiro e, posteriormente, retirado da lista de inscritos da segunda fase

Pablo Felipe Teixeira / ATNo São Paulo desde 01/01/2019Estreia: 10/01/2019Histórico: 98J; 45V, 29E, 14D; 25GPaulistão 2021: 12J; 9V, 3E, 1D; 5G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 90' 03/3 (F) 4x0 Inter T 72' ⚽06/3 (C) 4x0 Santos T 88' ⚽13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 90' 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 64' 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 62' 14/4 (C) 3x2 Guarani R 16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 78' ⚽23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians S 12' 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 66' ⚽16/5 (C) 4x0 Mirassol T 62' ⚽20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 90’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 45’

8 9 10 11TCHÊ TCHÊ PABLO DANI ALVES LUCIANO

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 45: CAMPEÃO - São Paulo FC

Anderson H. de Carvalho Viana Lima / MCChegada ao São Paulo em 17/10/2001Estreia: 02/06/2004Histórico: 328J; 168V, 80E, 80D; 56GPaulistão 2021: 5J; 3V, 2E, 0D, 0G28/2 (C) 1x1 Botafogo S 7' 03/3 (F) 4x0 Inter S 18' 06/3 (C) 4x0 Santos R 13/3 (F) 1x2 Novorizontino R 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano S 11’02/5 (F) 2x2 Corinthians R 09/5 (F) 1x1 Mirassol S 11' 14/5 (C) 4x2 Ferroviária S 12' 16/5 (C) 4x0 Mirassol R 20/5 (F) 0x0 Palmeiras R23/5 (C) 2x0 Palmeiras R

Igor Mateus Liziero Pereira / VL-MCNo São Paulo desde 01/10/2009Estreia: 28/09/2019Histórico: 104J; 46V, 34E, 24D; 4GPaulistão 2021: 8J; 6V, 2E, 0D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani T 58’16/4 (F) 1x0 Palmeiras S 6' 23/4 (C) 2x0 Santo André R 25/4 (F) 3x0 Ituano T 66’02/5 (F) 2x2 Corinthians S 25' 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 78' ⚽16/5 (C) 4x0 Mirassol T 69' 20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 90’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 82’

Luan Vinicius da Silva Santos / VLNo São Paulo desde 13/09/2010Estreia: 21/07/2018Histórico: 101J; 55V, 30E, 16D, 2GPaulistão 2021: 14J; 11V, 2E, 1D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter T 63' 06/3 (C) 4x0 Santos S 32' 13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 90' 10/4 (C) 5x1 São Caetano S 26' 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 90' 14/4 (C) 3x2 Guarani S 32’16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 90' 23/4 (C) 2x0 Santo André S 20' 25/4 (F) 3x0 Ituano T 79’02/5 (F) 2x2 Corinthians T 90' 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 72' 16/5 (C) 4x0 Mirassol T 69' 20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 90’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 62’ ⚽

13 14 15LUAN LIZIERO HERNANESVitor Frezarin Bueno / ATNo São Paulo desde 05/04/2019Estreia: 27/04/2019Histórico: 96J; 45V, 27E, 24D; 13GPaulistão 2021: 9J; 6V, 2E, 1D; 3G28/2 (C) 1x1 Botafogo R 03/3 (F) 4x0 Inter R 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino S 8' 10/4 (C) 5x1 São Caetano S 26' 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani T 87’ ⚽16/4 (F) 1x0 Palmeiras S 12' 23/4 (C) 2x0 Santo André T 82' ⚽25/4 (F) 3x0 Ituano S 11’02/5 (F) 2x2 Corinthians T 78' 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 79’ ⚽14/5 (C) 4x2 Ferroviária S 24' 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras R23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

12V. BUENO

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 46: CAMPEÃO - São Paulo FC

Jonas Gabriel da Silva Nunes / ATChegada ao São Paulo em 08/03/2017Estreia: 15/07/2017Histórico: 45J; 18V, 17E, 10D, 4GPaulistão 2021: 1J; 1V, 0E, 0D, 0G28/2 (C) 1x1 Botafogo R 03/3 (F) 4x0 Inter R 06/3 (C) 4x0 Santos S 2’

O atleta foi negociado com o Sport e, posteriormente, retirado da lista de inscritos para a segunda fase

Lucas Estella Perri / GLNo São Paulo desde 09/09/2013Estreia: 03/07/2016Histórico: 28J; 10V, 8E, 10D; 33GSPaulistão 2021: 3J; 2V, 1E, 0D; 3GS28/2 (C) 1x1 Botafogo R 03/3 (F) 4x0 Inter R 06/3 (C) 4x0 Santos R 13/3 (F) 1x2 Novorizontino R 10/4 (C) 5x1 São Caetano R 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino R 14/4 (C) 3x2 Guarani T 90’16/4 (F) 1x0 Palmeiras R 23/4 (C) 2x0 Santo André R 25/4 (F) 3x0 Ituano T 90’02/5 (F) 2x2 Corinthians R 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 90’ 14/5 (C) 4x2 Ferroviária R 16/5 (C) 4x0 Mirassol R 20/5 (F) 0x0 Palmeiras R23/5 (C) 2x0 Palmeiras R

William Fernando da Silva / VLNo São Paulo desde 30/03/2021Estreia: 20/04/2021Histórico: 7J; 5V, 1E, 1D; 0GPaulistão 2021: 3J; 3V, 0E, 0D, 0GInscrito para a segunda fase 14/5 (C) 4x2 Ferroviária S 18' 16/5 (C) 4x0 Mirassol S 21’ 20/5 (F) 0x0 Palmeiras R 23/5 (C) 2x0 Palmeiras S 8’

17 18 18WILLIAM L. PERRI TORÓLeonardo Pinheiro da Conceição / ZG-LENo São Paulo desde 03/01/2019Estreia: 10/01/2019Histórico: 65J; 33V, 19E, 13D; 0GPaulistão 2021: 15J; 11V, 4E, 0D; 0G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 72' 03/3 (F) 4x0 Inter T 90' 06/3 (C) 4x0 Santos T 90' 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 90' 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 90' 14/4 (C) 3x2 Guarani S 18’16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 90' 23/4 (C) 2x0 Santo André S 8' 25/4 (F) 3x0 Ituano T 90’02/5 (F) 2x2 Corinthians T 90’ 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 90’ 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 90’ 16/5 (C) 4x0 Mirassol T 90’ 20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 90’ 23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 90’

16 LÉO

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 47: CAMPEÃO - São Paulo FC

João Miranda de Souza Filho / ZGChegada ao São Paulo em 28/08/2006Estreia: 20/09/2006Histórico: 270J; 155V, 63E, 52D; 11GPaulistão 2021: 7J; 5V, 2E, 0D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino R 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino R 14/4 (C) 3x2 Guarani T 90’16/4 (F) 1x0 Palmeiras R 23/4 (C) 2x0 Santo André T 90’ 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians T 90’ ⚽09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 90’ 16/5 (C) 4x0 Mirassol T 90' 20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 90’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 90’

Gabriel Davi Gomes Sara / MCNo São Paulo desde 28/01/2013Estreia: 17/09/2017Histórico: 62J; 28V, 19E, 15D, 11GPaulistão 2021: 9J; 5V, 3E, 1D; 4G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 62' 03/3 (F) 4x0 Inter T 90' ⚽06/3 (C) 4x0 Santos T 88' ⚽13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 82' 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 64' 14/5 (C) 4x2 Ferroviária T 72' ⚽16/5 (C) 4x0 Mirassol T 62' ⚽20/5 (F) 0x0 Palmeiras T 90’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 90’

2121 22G. SARA MIRANDALuis Manuel Orejuela García / LD-ADNo São Paulo desde 24/03/2021Estreia: 12/05/2021Histórico: 2J; 0V, 1E, 1D; 1GPaulistão 2021: 0JInscrito para a segunda fase 14/5 (C) 4x2 Ferroviária R 16/5 (C) 4x0 Mirassol R 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras R

Shaylon Kallyson Cardozo / MCNo São Paulo desde 28/02/2015Estreia: 03/07/2016Histórico: 54J; 21V, 16E, 17D; 5GPaulistão 2021: 1J; 1V, 0E, 0D; 0GInscrito para a segunda fase 14/5 (C) 4x2 Ferroviária S 18' 16/5 (C) 4x0 Mirassol R 20/5 (F) 0x0 Palmeiras R23/5 (C) 2x0 Palmeiras R

19 20SHAYLON OREJUELA

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 48: CAMPEÃO - São Paulo FC

Igor Silveira Gomes / MCNo São Paulo desde 20/04/2009Estreia: 15/07/2017Histórico: 115J; 50V, 37E, 28D; 9GPaulistão 2021: 12J; 8V, 4E, 0D, 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo T 83' 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 72' 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino S 14' 14/4 (C) 3x2 Guarani T 58’ ⚽16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 69' 23/4 (C) 2x0 Santo André T 61' 25/4 (F) 3x0 Ituano S 24’02/5 (F) 2x2 Corinthians T 65' 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 90’ 14/5 (C) 4x2 Ferroviária R 16/5 (C) 4x0 Mirassol S 28' 20/5 (F) 0x0 Palmeiras S 45’23/5 (C) 2x0 Palmeiras T 73’

Rodrigo Nestor Bertalia / VL-MCNo São Paulo desde 05/04/2019Estreia: 08/03/2020Histórico: 25J; 17V, 3E, 5D; 1GPaulistão 2021: 12J; 9V, 2E, 1D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo R 03/3 (F) 4x0 Inter S 27' 06/3 (C) 4x0 Santos T 58' 13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 70' 10/4 (C) 5x1 São Caetano T 64' ⚽12/4 (C) 1x0 RB Bragantino T 80' 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras T 84' 23/4 (C) 2x0 Santo André T 70' 25/4 (F) 3x0 Ituano S 24’02/5 (F) 2x2 Corinthians T 65' 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 79' 14/5 (C) 4x2 Ferroviária R 16/5 (C) 4x0 Mirassol S 21' 20/5 (F) 0x0 Palmeiras R23/5 (C) 2x0 Palmeiras S 28’

25 26R. NESTOR I. GOMESArthur Gazze de Souza / GLNo São Paulo desde 16/06/2011Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Éder Citadin Martins / ATNo São Paulo desde 30/03/2021Estreia: 10/04/2021Histórico: 6J; 5V, 1E, 0D, 2GPaulistão 2021: 4J; 4V, 0E, 0D; 1G10/4 (C) 5x1 São Caetano S 31' ⚽12/4 (C) 1x0 RB Bragantino S 28' 14/4 (C) 3x2 Guarani S 32’16/4 (F) 1x0 Palmeiras S 21' 23/4 (C) 2x0 Santo André R 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

23 24ÉDER ARTHUR

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 49: CAMPEÃO - São Paulo FC

Rodrigo dos Santos de Freitas / ZGNo São Paulo desde 26/08/2013Estreia: 08/07/2017Histórico: 15J; 6V, 4E, 5D; 1GPaulistão 2021: 4J; 2V, 1E, 1D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo R 03/3 (F) 4x0 Inter R 06/3 (C) 4x0 Santos R 13/3 (F) 1x2 Novorizontino T 45' 10/4 (C) 5x1 São Caetano R 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino R 14/4 (C) 3x2 Guarani T 90’16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André R 25/4 (F) 3x0 Ituano T 90’ ⚽02/5 (F) 2x2 Corinthians R 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 90' 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Pablo Gonçalves Maia Fortunato / VLNo São Paulo desde 13/03/2017Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol R 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

29 32PABLO MAIA RODRIGOBruno Rafael Rodrigues do Nascimento / ATNo São Paulo desde 15/02/2021Estreia: 28/02/2021Histórico: 5J; 3V, 2E, 0D; 0G Paulistão 2021: 5J; 3V, 2E, 0D; 0G28/2 (C) 1x1 Botafogo S 18' 03/3 (F) 4x0 Inter R 06/3 (C) 4x0 Santos S 2' 13/3 (F) 1x2 Novorizontino R 10/4 (C) 5x1 São Caetano R 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino R 14/4 (C) 3x2 Guarani S 18’16/4 (F) 1x0 Palmeiras R 23/4 (C) 2x0 Santo André S 20' 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians R 09/5 (F) 1x1 Mirassol S 11'

Retirado da lista de inscritos para a segunda fase

Antonio Javier Galeano Ferreira / ATNo São Paulo desde 11/03/2019Estreia: 25/11/2020Histórico: 14J; 6V, 6E, 2D; 1GPaulistão 2021: 7J; 4V, 3E, 0D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo S 18' 03/3 (F) 4x0 Inter S 10' 06/3 (C) 4x0 Santos R 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano R 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino S 10' 14/4 (C) 3x2 Guarani T 90’16/4 (F) 1x0 Palmeiras R 23/4 (C) 2x0 Santo André R 25/4 (F) 3x0 Ituano T 79’ ⚽02/5 (F) 2x2 Corinthians T 78' 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 64' 14/5 (C) 4x2 Ferroviária R 16/5 (C) 4x0 Mirassol R 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras R

27 28GALEANO BRUNO R.

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 50: CAMPEÃO - São Paulo FC

Gabriel Rodrigues da Silva / LENo São Paulo desde 28/02/2014Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino R 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Lucas Lopes Beraldo / ZGNo São Paulo desde 28/02/2020Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino R 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani R 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol R 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

35 36BERALDO GABRIEL R.Welington Damascena Santos / LE-AENo São Paulo desde 13/05/2014Estreia: 08/03/2020Histórico no clube: 10J; 5V, 3E, 2D; 1GPaulistão 2021: 6J; 4V, 2E, 0D; 1G28/2 (C) 1x1 Botafogo R 03/3 (F) 4x0 Inter S 10' 06/3 (C) 4x0 Santos R 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano S 18' 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino R 14/4 (C) 3x2 Guarani T 72’ ⚽16/4 (F) 1x0 Palmeiras R 23/4 (C) 2x0 Santo André R 25/4 (F) 3x0 Ituano T 90’02/5 (F) 2x2 Corinthians T 90' 09/5 (F) 1x1 Mirassol T 90’ 14/5 (C) 4x2 Ferroviária R 16/5 (C) 4x0 Mirassol R 20/5 (F) 0x0 Palmeiras R23/5 (C) 2x0 Palmeiras R

Young Navarro Moraes / GLNo São Paulo desde 19/06/2017Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

33 34YOUNG WELINGTON

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 51: CAMPEÃO - São Paulo FC

Vitor Samuel Ferreira / ATNo São Paulo desde 07/04/2013Estreia: 25/04/2021Histórico: 2J; 1V, 1E, 0D; 0GPaulistão 2021: 2J; 1V, 1E, 0D, 0G28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino R 10/4 (C) 5x1 São Caetano R 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani R 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano S 9’ 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol S 1’ 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Paulo Henrique Pereira da Silva / ATNo São Paulo desde 21/02/2013Estreia: 08/07/2017Histórico: 36J; 11V, 12E, 13D; 1GPaulistão 2021: 0JInscrito para a segunda fase 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

38 39PAULINHO VITINHOTalles Macedo Toledo Costa / MCNo São Paulo desde 03/06/2013Estreia: 14/04/2021Histórico: 5J; 3V, 2E, 0D; 0GPaulistão 2021: 4J; 3V, 1E, 0D, 0G28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino R 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino R 14/4 (C) 3x2 Guarani T 90’16/4 (F) 1x0 Palmeiras R 23/4 (C) 2x0 Santo André S 29' 25/4 (F) 3x0 Ituano T 81’02/5 (F) 2x2 Corinthians R 09/5 (F) 1x1 Mirassol S 26' 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Patryck Lanza dos Reis / LENo São Paulo desde 29/03/2016Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol R 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

36 37PATRYCK TALLES C.

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 52: CAMPEÃO - São Paulo FC

Nathan Gabriel de Souza Mendes / LDNo São Paulo desde 15/03/2016Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol R 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Anílson Dourado Santiago / LDNo São Paulo desde 15/03/2016Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

42 45ANÍLSON NATHANLuiz Gustavo Oliveira da Silva / ZGNo São Paulo desde 10/04/2017Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol — 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

Thiago Couto Wenceslau / GLNo São Paulo desde 08/11/2009Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo R 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino R 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani R 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol R Retirado da lista de inscritos para a segunda fase

40 41T. COUTO LUIZÃO

T = titular; S = substituto; R = reserva

Page 53: CAMPEÃO - São Paulo FC

Marcus Vinicius Oliveira Alencar / ATNo São Paulo desde 19/11/2012 Estreia: não jogou no time principalHistórico no clube: 0JPaulistão 2021: 0J28/2 (C) 1x1 Botafogo — 03/3 (F) 4x0 Inter — 06/3 (C) 4x0 Santos — 13/3 (F) 1x2 Novorizontino — 10/4 (C) 5x1 São Caetano — 12/4 (C) 1x0 RB Bragantino — 14/4 (C) 3x2 Guarani — 16/4 (F) 1x0 Palmeiras — 23/4 (C) 2x0 Santo André — 25/4 (F) 3x0 Ituano — 02/5 (F) 2x2 Corinthians — 09/5 (F) 1x1 Mirassol R 14/5 (C) 4x2 Ferroviária — 16/5 (C) 4x0 Mirassol — 20/5 (F) 0x0 Palmeiras —23/5 (C) 2x0 Palmeiras —

47MARQUINHOS

T = titular; S = substituto; R = reserva

Foto

: Eric

o L

eo

nan

/ sa

op

aulo

fc.n

et

Foto

: Fellip

e Luce

na / saop

aulofc.ne

t

Page 54: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto

: Fe

llip

e L

uce

na /

sao

pau

lofc

.ne

tFoto

s: Fellip

e Luce

na / saop

aulofc.ne

t

Page 55: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 56: CAMPEÃO - São Paulo FC

NÚMEROSAs principais estatísticas e

os grandes fatos e feitos do Tricolor na competição

DA CONQUISTA

Page 57: CAMPEÃO - São Paulo FC

Campanha final

Campanhas como mandante e visitante

Gols Relação de gols marcados e sofridos

Sequencia de jogos e somatória de pontos

1138 11

41

vitórias

DERROTA

empates

8 33

1 1vitórias

vitórias

SOFRIDOS

25% dos jogos

foram goleadas!

MARCADOS

derrotaempate

empates

Botafogo

Guarani

Santos

Santo André

Ferroviária

São Caetano

Corinthians

Palmeiras

Internacional

Palmeiras

Novorizontino

Ituano

Mirassol

Red Bull

Mirassol

Palmeiras

ved

1 4 7 7 10 13 16 19 22 25 26 27 30 33 34 37

Page 58: CAMPEÃO - São Paulo FC

A campanha final do Tricolor

Tipo J V E D GM GS SG PG %P %V MM MS

Total 16 11 4 1 38 11 27 37 77,1 68,7 2,38 0,69 Mandante 9 8 1 0 26 6 20 25 92,6 88,9 2,89 0,67 Visitante 7 3 3 1 12 5 7 12 57,1 42,9 1,71 0,71

Desempenho por adversário

Clube J V E D GM GS SG PG %P MM MS

Palmeiras 3 2 1 0 3 0 3 7 78 1,00 0,00 Mirassol 2 1 1 0 5 1 4 4 67 2,50 0,50 Botafogo 1 0 1 0 1 1 0 1 33 1,00 1,00 RB Bragantino 1 1 0 0 1 0 1 3 100 1,00 0,00 Corinthians 1 0 1 0 2 2 0 1 33 2,00 2,00 Ferroviária 1 1 0 0 4 2 2 3 100 4,00 2,00 Guarani 1 1 0 0 3 2 1 3 100 3,00 2,00 Inter de Limeira 1 1 0 0 4 0 4 3 100 4,00 0,00 Ituano 1 1 0 0 3 0 3 3 100 3,00 0,00 Gr. Novorizontino 1 0 0 1 1 2 -1 0 0 1,00 2,00 Santo André 1 1 0 0 2 0 2 3 100 2,00 0,00 Santos 1 1 0 0 4 0 4 3 100 4,00 0,00 São Caetano 1 1 0 0 5 1 4 3 100 5,00 1,00

Desempenho por estádio

Estádio J V E D GM GS SG PG %P MM MS

Morumbi 9 8 1 0 26 6 20 25 92,6 2,89 0,67 Pq. Antarctica 2 1 1 0 1 0 1 4 66,7 0,50 0,00 Novelli Jr 1 1 0 0 3 0 3 3 100 3,00 0,00 Limeirão 1 1 0 0 4 0 4 3 100 4,00 0,00 Maião 1 0 1 0 1 1 0 1 33,3 1,00 1,00 Jorjão 1 0 0 1 1 2 -1 0 0,00 1,00 2,00 Itaquerão 1 0 1 0 2 2 0 1 33,3 2,00 2,00

Desempenho por cidade

Local J V E D GM GS SG PG %P MM MS

São Paulo 12 9 3 0 29 8 21 30 83,3 2,42 0,67 Itu 1 1 0 0 3 0 3 3 100 3,00 0,00 Limeira 1 1 0 0 4 0 4 3 100 4,00 0,00 Mirassol 1 0 1 0 1 1 0 1 33,3 1,00 1,00 Novo Horizonte 1 0 0 1 1 2 -1 0 0,00 1,00 2,00

Resumo de jogos do Tricolor

Primeira fase - Turno único 28/02/2021 Morumbi – 1x1 Botafogo03/03/2021 Limeirão – 4x0 Inter de Limeira06/03/2021 Morumbi – 4x0 Santos13/03/2021 Jorjão – 1x2 Novorizontino10/04/2021 Morumbi – 5x1 São Caetano12/04/2021 Morumbi – 1x0 RB Bragantino14/04/2021 Morumbi – 3x2 Guarani16/04/2021 Pq. Antarctica – 1x0 Palmeiras23/04/2021 Morumbi – 2x0 Santo André25/04/2021 Novelli Jr – 3x0 Ituano02/05/2021 Itaquerão – 2x2 Corinthians09/05/2021 Maião – 1x1 Mirassol

Segunda fase - Quartas de Final 14/05/2021 Morumbi – 4x2 Ferroviária Terceira fase - Semifinal 16/05/2021 Morumbi – 4x0 Mirassol

Quarta fase - Final 20/05/2021 Pq. Antarctica – 0x0 Palmeiras 23/05/2021 Morumbi – 2x0 Palmeiras

A campanha são-paulina a cada etapa de jogo

Etapa J V E D GM GS SG P3 %P MM MS 1º tempo 16 7 8 1 15 6 9 29 60,4 0,94 0,38 2º tempo 16 11 5 0 23 5 18 38 79,2 1,44 0,31

Vencendo o 1º J V E D GM GS SG P3 %P MM MS Resultado 7 7 0 0 24 3 21 21 100,0 3,43 0,43

Empatando o 1º J V E D GM GS SG P3 %P MM MS Resultado 8 4 4 0 13 6 7 16 66,7 1,63 0,75

Perdendo o 1º J V E D GM GS SG P3 %P MM MS Resultado 1 0 0 1 1 2 -1 0 0,0 1,00 2,00

Vencendo o 2º J V E D GM GS SG P3 %P MM MS Resultado 11 11 0 0 33 5 28 33 100,0 3,00 0,45

Empatando o 2º J V E D GM GS SG P3 %P MM MS Resultado 5 0 4 1 5 6 -1 4 26,7 1,00 1,20

Perdendo o 2º J V E D GM GS SG P3 %P MM MS Resultado 0 0 0 0 0 0 0 0 0,0 0,00 0,00

Page 59: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 60: CAMPEÃO - São Paulo FC

Desempenho dos jogadores

Jogador P J V E D GM GS As Tit Sub %P MGLéo LE 15 11 4 0 0 0 1 13 2 82,22 0,00Luan MC 14 11 2 1 1 0 0 10 4 83,33 0,07Arboleda ZG 13 10 3 0 3 0 1 12 1 84,62 0,23Volpi GL 13 9 3 1 0 8 0 13 0 76,92 0,00Igor Vinícius LD 13 8 4 1 2 0 6 12 1 71,79 0,15Reinaldo LE 12 9 2 1 1 0 3 12 0 80,56 0,08Igor Gomes MC 12 8 4 0 1 0 1 8 4 77,78 0,08Pablo AT 12 8 3 1 5 0 2 11 1 75,00 0,42Rodrigo Nestor MC 12 9 2 1 1 0 1 8 4 80,56 0,08Joao Rojas AT 10 8 1 1 3 0 1 3 7 83,33 0,30Luciano AT 10 7 2 1 4 0 0 6 4 76,67 0,40Gabriel Sara MC 9 5 3 1 4 0 1 9 0 66,67 0,44Vitor Bueno MC 9 6 2 1 3 0 0 4 5 74,07 0,33Daniel Alves LD 9 6 2 1 1 0 3 9 0 74,07 0,11Benitez MC 9 7 2 0 0 0 3 5 4 85,19 0,00Liziero VL 8 6 2 0 1 0 0 6 2 83,33 0,13Bruno Alves ZG 8 6 1 1 0 0 0 8 0 79,17 0,00Miranda ZG 7 5 2 0 1 0 1 7 0 80,95 0,14Galeano AT 7 4 3 0 1 0 2 4 3 71,43 0,14Welington LE 6 4 2 0 1 0 1 4 2 77,78 0,17Hernanes MC 5 3 2 0 0 0 0 0 5 73,33 0,00Bruno Rodrigues AT 5 3 2 0 0 0 0 0 5 73,33 0,00Rodrigo ZG 4 2 1 1 1 0 0 4 0 58,33 0,25Eder AT 4 4 0 0 1 0 0 0 4 100,0 0,25Talles Costa MC 4 3 1 0 0 0 0 2 2 83,33 0,00Lucas Perri GL 3 2 1 0 0 3 0 3 0 77,78 0,00Diego ZG 3 2 1 0 0 0 0 3 0 77,78 0,00Tchê Tchê VL 3 1 1 1 1 0 0 0 3 44,44 0,33William VL 3 3 0 0 0 0 0 0 3 100,0 0,00Vitinho AT 2 1 1 0 0 0 0 0 2 66,67 0,00Shaylon MC 1 1 0 0 0 0 0 0 1 100,0 0,00Toró AT 1 1 0 0 0 0 0 0 1 100,0 0,00

Campeões invictos (mínimo sete jogos)

Jogador P J V E D GM GS As Tit Sub %P MGLéo LE 15 11 4 0 0 0 1 13 2 82,22 0,00 Arboleda ZG 13 10 3 0 3 0 1 12 1 84,62 0,23 Igor Gomes MC 12 8 4 0 1 0 1 8 4 77,78 0,08 Benitez MC 9 7 2 0 0 0 3 5 4 85,19 0,00Liziero VL 8 6 2 0 1 0 0 6 2 83,33 0,13 Miranda ZG 7 5 2 0 1 0 1 7 0 80,95 0,14Galeano AT 7 4 3 0 1 0 2 4 3 71,43 0,14

Artilheiros do time

Jogador P J V E D GM GS As Tit Rsv %P MG Pablo AT 12 8 3 1 5 0 2 11 1 75,00 0,42Gabriel Sara MC 9 5 3 1 4 0 1 9 0 66,67 0,44Luciano AT 10 7 2 1 4 0 0 6 4 76,67 0,40Vitor Bueno MC 9 6 2 1 3 0 0 4 5 74,07 0,33Joao Rojas AT 10 8 1 1 3 0 1 3 7 83,33 0,30Arboleda ZG 13 10 3 0 3 0 1 12 1 84,62 0,23Igor Vinícius LD 13 8 4 1 2 0 6 12 1 71,79 0,15Tchê Tchê VL 3 1 1 1 1 0 0 0 3 44,44 0,33Rodrigo ZG 4 2 1 1 1 0 0 4 0 58,33 0,25Eder AT 4 4 0 0 1 0 0 0 4 100,00 0,25Wellington LE 6 4 2 0 1 0 1 4 2 77,78 0,17Miranda ZG 7 5 2 0 1 0 1 7 0 80,95 0,14Galeano AT 7 4 3 0 1 0 2 4 3 71,43 0,14Liziero VL 8 6 2 0 1 0 0 6 2 83,33 0,13Daniel Alves LD 9 6 2 1 1 0 3 9 0 74,07 0,11Reinaldo LE 12 9 2 1 1 0 3 12 0 80,56 0,08Igor Gomes MC 12 8 4 0 1 0 1 8 4 77,78 0,08Rodrigo Nestor MC 12 9 2 1 1 0 1 8 4 80,56 0,08Luan MC 14 11 2 1 1 0 0 10 4 83,33 0,07

Principais assistentes

Jogador P J V E D GM GS As Tit Rsv %P MG Igor Vinícius LD 13 8 4 1 2 0 6 12 1 71,79 0,15 Daniel Alves LD 9 6 2 1 1 0 3 9 0 74,07 0,11 Benitez MC 9 7 2 0 0 0 3 5 4 85,19 0,00Reinaldo LE 12 9 2 1 1 0 3 12 0 80,56 0,08 Galeano AT 7 4 3 0 1 0 2 4 3 71,43 0,14 Pablo AT 12 8 3 1 5 0 2 11 1 75,00 0,42

Escalação mais repetida Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Liziero, Gabriel Sara, Benitez e Reinaldo; Pablo - 2 vezes: quartas de final (Ferroviária) e semifinal (Mirassol)

Os placares mais repetidos

Geral Casa Fora Geral Casa Fora 4 x 0 3 2 1 2 x 2 1 0 1 1 x 0 2 1 1 3 x 0 1 0 1 1 x 1 2 1 1 3 x 2 1 1 0 2 x 0 2 2 0 4 x 2 1 1 0 0 x 0 1 0 1 5 x 1 1 1 0 1 x 2 1 0 1

Page 61: CAMPEÃO - São Paulo FC

Gol são-paulino mais rápido

Arboleda: 10/04. São Paulo 5 x 1 São Caetano - 4 minutos do 1º tempo

Gol são-paulino mais tardio

Luciano: 02/05. São Paulo 2 x 2 Corinthians - 50 minutos do 2º tempo

Gol sofrido mais rapidamente

Airton: 14/04. São Paulo 3 x 2 Guarani - 9 minutos do 1º tempo Gol sofrido mais tardiamente

Gustavo Mosquito: 02/05. São Paulo 2 x 2 Corinthians - 39 minutos do 2º tempo

O são-paulino mais jovem a atuar na campanha do título

Talles Costa: 14/04. São Paulo 3 x 2 Guarani - 18,70 anos

O são-paulino mais jovem a marcar gol na campanha do título

Welington: 10/04. São Paulo 3 x 2 Guarani - 20,15 anos

O são-paulino mais experiente a atuar na campanha do título

Daniel Alves: 20/05. Palmeiras 0 x 0 São Paulo - 38,04 anos

O são-paulino mais experiente a marcar gol na campanha do título

Daniel Alves: 20/05. São Paulo 5 x 1 São Caetano - 37,93 anos

Capitães na competição (apenas o inicial)

Miranda 7 jogos 5 vitórias 2 empates 0 derrota Daniel Alves 7 jogos 5 vitórias 1 empate 1 derrota Benitez 1 jogo 1 vtória 0 empate 0 derrota Léo 1 jogo 1 empate 0 empate 0 derrota

Como foram feito os gols

1

1

43 PENALTIS 1 FALTA

7

17

12

ombro

cabeça

pé esquerdo

bola parada

pé direito

calcanhar

224

12

Page 62: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Page 63: CAMPEÃO - São Paulo FC

Todos os jogos Campeonato Paulista de 2021

27/2 16:30 São Bento 1-2 Mirassol 27/2 19:00 Grêmio Novorizontino 1-1 Ponte Preta 28/2 18:00 Red Bull Bragantino 0-0 Corinthians 28/2 19:00 Santo André 2-2 Santos 28/2 19:00 Ferroviária 1-0 Inter de Limeira 28/2 19:00 São Paulo 1-1 Botafogo-SP 1/3 19:00 Guarani 0-3 Ituano 2/3 19:00 Mirassol 1-1 Grêmio Novorizontino 3/3 17:00 Santos 1-1 Ferroviária 3/3 17:00 Inter de Limeira 0-4 São Paulo 3/3 19:00 Corinthians 2-2 Palmeiras 3/3 19:30 São Caetano 0-2 Red Bull Bragantino 4/3 15:00 Ituano 1-0 São Bento 4/3 16:45 Botafogo-SP 0-1 Guarani 4/3 19:00 Ponte Preta 0-1 Santo André 6/3 16:30 Inter de Limeira 1-0 Grêmio Novorizontino6/3 19:00 São Paulo 4-0 Santos7/3 11:00 Ituano 1-1 Mirassol7/3 11:00 Corinthians 2-1 Ponte Preta7/3 15:00 Guarani 1-1 Red Bull Bragantino8/3 19:00 Ferroviária 5-0 Botafogo-SP8/3 19:00 Santo André 0-0 São Caetano11/3 19:00 Palmeiras 3-0 São Caetano13/3 16:30 Grêmio Novorizontino 2-1 São Paulo13/3 16:30 Guarani 0-0 São Bento13/3 19:00 Botafogo-SP 0-1 Ponte Preta13/3 19:00 Santos 2-1 Ituano14/3 11:00 Mirassol 1-0 Inter de Limeira14/3 16:00 Palmeiras 2-0 Ferroviária14/3 19:00 São Caetano 0-1 Corinthians14/3 19:00 Red Bull Bragantino 2-1 Santo André23/3 21:00 Mirassol 0-1 Corinthians24/3 22:00 São Bento 1-1 Palmeiras10/4 20:00 São Bento 1-2 Red Bull Bragantino10/4 20:00 São Paulo 5-1 São Caetano10/4 22:00 Santos 0-0 Botafogo-SP11/4 20:00 Guarani 0-1 Corinthians12/4 20:00 São Paulo 1-0 Red Bull Bragantino13/4 20:00 Ferroviária 2-1 Corinthians13/4 20:00 Santo André 0-0 São Bento14/4 20:00 São Caetano 0-2 Grêmio Novorizontino14/4 21:30 São Paulo 3-2 Guarani14/4 22:00 Ituano 1-2 Botafogo-SP15/4 20:00 Inter de Limeira 0-2 Red Bull Bragantino

16/4 20:00 Corinthians 1-1 São Bento16/4 20:00 Ponte Preta 3-0 Santos16/4 22:00 Palmeiras 0-1 São Paulo17/4 20:00 Red Bull Bragantino 2-1 Mirassol17/4 22:15 Grêmio Novorizontino 3-1 Ferroviária18/4 20:00 Santos 2-1 Inter de Limeira18/4 20:00 Botafogo-SP 0-0 Palmeiras18/4 22:00 Corinthians 2-0 Ituano19/4 20:00 Red Bull Bragantino 2-0 Ponte Preta19/4 22:15 São Bento 1-1 São Caetano20/4 20:00 Grêmio Novorizontino 2-0 Santo André20/4 21:30 Ferroviária 1-2 Guarani21/4 21:00 Inter de Limeira 1-0 Ituano21/4 22:15 Mirassol 2-1 Botafogo-SP22/4 22:15 São Caetano 1-2 Ponte Preta23/4 20:00 Guarani 1-2 Palmeiras23/4 20:00 São Paulo 2-0 Santo André23/4 22:15 Grêmio Novorizontino 1-0 Santos25/4 20:00 Palmeiras 1-2 Mirassol25/4 20:00 Red Bull Bragantino 0-0 Ferroviária25/4 20:00 Santos 0-2 Corinthians25/4 22:15 Ituano 0-3 São Paulo25/4 22:15 Botafogo-SP 1-1 São Caetano26/4 20:00 Ponte Preta 0-1 Inter de Limeira26/4 22:15 Santo André 0-1 Guarani27/4 21:30 São Bento 1-1 Grêmio Novorizontino28/4 21:00 São Caetano 0-1 Ituano29/4 21:00 Ponte Preta 1-2 Mirassol29/4 22:00 Palmeiras 0-1 Inter de Limeira29/4 22:15 Ferroviária 2-2 Santo André1/5 20:00 Red Bull Bragantino 1-1 Santos2/5 20:00 Santo André 0-1 Palmeiras2/5 20:00 Guarani 2-1 Grêmio Novorizontino2/5 22:15 Ituano 2-1 Ponte Preta2/5 22:15 Corinthians 2-2 São Paulo3/5 20:00 Inter de Limeira 1-0 São Caetano3/5 20:00 Mirassol 1-3 Ferroviária3/5 22:15 Botafogo-SP 2-0 São Bento5/5 21:00 Ponte Preta 3-1 Guarani6/5 20:00 Grêmio Novorizontino 2-2 Botafogo-SP6/5 20:00 São Bento 2-1 Inter de Limeira6/5 21:00 Palmeiras 3-2 Santos6/5 21:00 Santo André 2-1 Mirassol6/5 22:15 Ferroviária 1-0 Ituano9/5 16:00 Inter de Limeira 1-0 Guarani9/5 16:00 Ituano 0-1 Santo André

Page 64: CAMPEÃO - São Paulo FC

9/5 16:00 Corinthians 2-1 Grêmio Novorizontino9/5 16:00 Mirassol 1-1 São Paulo9/5 16:00 São Caetano 0-3 Ferroviária9/5 16:00 Botafogo-SP 1-1 Red Bull Bragantino9/5 16:00 Santos 2-0 São Bento9/5 16:00 Ponte Preta 0-3 Palmeiras Torneio do Interior13/5 15:00 Ituano 5-1 Santo André13/5 21:00 Ponte Preta 0-0(14-13) Botafogo-SP16/5 18:15 Red Bull Bragantino 1-1(2-4) Ponte Preta17/5 20:00 Grêmio Novorizontino 4-0 Ituano20/5 19:15 Grêmio Novorizontino 2-0 Ponte Preta Quartas de Final 11/5 16:00 Corinthians 4-1 Inter de Limeira12/5 21:00 Mirassol 0-0(4-3) Guarani14/5 19:30 Red Bull Bragantino 0-1 Palmeiras14/5 21:30 São Paulo 4-2 Ferroviária

Semifinais16/5 16:00 Corinthians 0-2 Palmeiras16/5 20:30 São Paulo 4-0 Mirassol

Finais20/5 22:00 Palmeiras 0-0 São Paulo23/5 16:00 São Paulo 2-0 Palmeiras

Classificação final do Campeonato Paulista de 2021

P Clubes PG J V E D GP GC SG %P MM MS1º São Paulo 37 16 11 4 1 38 11 27 77,1 2,38 0,69 2º Palmeiras 28 16 8 4 4 21 12 9 58,3 1,31 0,75 3º Corinthians 28 14 8 4 2 21 12 9 66,7 1,50 0,86 4º Mirassol 19 14 5 4 5 15 19 –4 45,2 1,07 1,36 5º Red Bull 24 14 6 6 2 16 9 7 57,1 1,14 0,64 6º Ferroviária 21 13 6 3 4 22 16 6 53,8 1,69 1,23 7º Inter de Limeira 18 13 6 0 7 9 16 –7 46,2 0,69 1,23 8º Guarani 15 13 4 3 6 11 16 –5 38,5 0,85 1,23 9º Novorizontino 25 14 7 4 3 23 12 11 59,5 1,64 0,86 10º Ituano 16 14 5 1 8 15 19 –4 38,1 1,07 1,36 11º Ponte Preta 15 15 4 3 8 14 19 –5 33,3 0,93 1,27 12º Santos 13 12 3 4 5 12 19 –7 36,1 1,00 1,58 13º Santo André 13 13 3 4 6 10 18 –8 33,3 0,77 1,38 14º Botafogo 13 13 2 7 4 10 15 –5 33,3 0,77 1,15 15º São Bento 9 12 1 6 5 8 14 –6 25,0 0,67 1,17 16º São Caetano 3 12 0 3 9 4 22 –18 8,3 0,33 1,83

Todos os campeões paulistas

1902 São Paulo AC 1935 Santos 1978 Santos 1903 São Paulo AC 1936 Portuguesa 1979 Corinthians 1904 São Paulo AC 1936 Pal. Itália 1980 São Paulo 1905 Paulistano 1937 Corinthians 1981 São Paulo1906 Germânia 1938 Corinthians 1982 Corinthians1907 Internacional 1939 Corinthians 1983 Corinthians1908 Paulistano 1940 Pal. Itália 1984 Santos 1909 AA das Palmeiras 1941 Corinthians 1985 São Paulo 1910 AA das Palmeiras 1942 Palmeiras 1986 Inter de Limeira1911 São Paulo AC 1943 São Paulo 1987 São Paulo 1912 Americano 1944 Palmeiras 1988 Corinthians1913 Americano 1945 São Paulo 1989 São Paulo 1913 Paulistano 1946 São Paulo 1990 Bragantino 1914 Corinthians 1947 Palmeiras 1991 São Paulo 1914 AA São Bento 1948 São Paulo 1992 São Paulo1915 Germânia 1949 São Paulo 1993 Palmeiras1915 AA das Palmeiras 1950 Palmeiras 1994 Palmeiras1916 Corinthians 1951 Corinthians 1995 Corinthians 1916 Paulistano 1952 Corinthians 1996 Palmeiras1917 Paulistano 1953 São Paulo 1997 Corinthians1918 Paulistano 1954 Corinthians 1998 São Paulo 1919 Paulistano 1955 Santos 1999 Corinthians 1920 Pal. Itália 1956 Santos 2000 São Paulo1921 Paulistano 1957 São Paulo 2001 Corinthians1922 Corinthians 1958 Santos 2002 Ituano1923 Corinthians 1959 Palmeiras 2002 São Paulo1924 Corinthians 1960 Santos 2003 Corinthians1925 AA São Bento 1961 Santos 2004 São Caetano1926 Pal. Itália 1962 Santos 2005 São Paulo 1926 Paulistano 1963 Palmeiras 2006 Santos 1927 Pal. Itália 1964 Santos 2007 Santos 1927 Paulistano 1965 Santos 2008 Palmeiras 1928 Corinthians 1966 Palmeiras 2009 Corinthians1928 Internacional 1967 Santos 2010 Santos 1929 Corinthians 1968 Santos 2011 Santos 1929 Paulistano 1969 Santos 2012 Santos 1930 Corinthians 1970 São Paulo 2013 Corinthians1931 São Paulo 1971 São Paulo 2014 Ituano1932 Pal. Itália 1972 Palmeiras 2015 Santos1933 Pal. Itália 1973 Santos 2016 Santos 1933 Albion Portuguesa 2017 Corinthians 1934 Pal. Itália 1974 Palmeiras 2018 Corinthians1934 Fiorentino 1975 São Paulo 2019 Corinthians1935 Portuguesa 1976 Palmeiras 2020 Palmeiras 1977 Corinthians 2021 São Paulo

Page 65: CAMPEÃO - São Paulo FC

Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

Page 66: CAMPEÃO - São Paulo FC

Textos originais Erico Leonan, Fellipe Lucena e Michael Serra

Adaptação, edição, pesquisa e diagramação Michael Serra

ImagensArquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

Erico Leonan / saopaulofc.netFellipe Lucena / saopaulofc.net

Paulo Pinto / saopaulofc.netRubens Chiri / saopaulofc.net

Roberto Corsi / PaulistãoPublishouse