campanha de 2008 relatÓrio · adtma sos tartarugas cabo verde relatório de campanha pág. 3 de 26...

26
ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 1 de 26 CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO Elaborado por Jacquie Cozens 15 Janeiro 2009

Upload: ledung

Post on 26-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 1 de 26

CAMPANHA DE 2008

RELATÓRIO

Elaborado porJacquie Cozens15 Janeiro 2009

Page 2: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 2 de 26

Índice

Pág.

Resumo 3

Introdução ao Projecto 5

Objectivos do Projecto 6

Desempenho vs. Objectivos 7

Resumo de Dados 17

Conclusões e Recomendações 18

Anexos

1. Mapa de Projecto de Actividades 21

2. Mapa de Localização de Praias (Praias Protegidas) 22

3. Mapa de Localização de Praias (Praias não Protegidas) 23

4. Mapa de Trilhos de Moto 4 24

5. SOS Tartarugas Poster “O que nós Fazemos” 25

6. Resumo Financeiro 26

Para mais informações contacte

Jacquie Cozens

[email protected]

Tel: +238 995 8324

Page 3: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 3 de 26

Resumo

Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular pela conquista do nossoobjectivo primordial; reduzir a mortalidade das fêmeas que desovam no Sal. Um dos melhores resultados foi anão captura de nenhuma tartaruga na Serra Negra, uma área considerada muito perigosa e que todas astartarugas que vinham fazer as suas posturas eram mortas.

O objectivo principal depatrulhar as praias paradesmotivar os caçadores,fosse com militares,Rangers ou até mesmoturistas em passeiosguiados foi claramenteuma estratégia queresultou.

O facto de nenhumatartaruga ter sido morta napraia indica que oscaçadores estão atentos aque as suas actividadesilegais não vão passardespercebidas. Muitoscaçadores foram ao pontode tentar disfarçar osrastos das tartarugas aosaírem do mar, com ointuito de as manterem despercebidas.

Com o decorrer da época, muitas oportunidades surgiram e acabamos por as desempenhar tarefas queinicialmente não tinham sido planeadas. Os passeios guiados foram um sucesso estavam sempre lotados ereceberam generosos donativos dos visitantes.

Fomos muitas vezes surpreendidos pelo nível de interesse e debate que o projecto gerou. Algunscomentários foram menos positivos, mas no geral, a maioria dos residentes e turistas demonstraram umapoio incondicional.

Ficámos desapontados porque não conseguimos influenciar adestruição das praias de desova na zona do Algodoeiro, emparticular em frente ao empreendimento Paradise Beach e em frenteda Cabocan que em toda a época existiram valas abertas pela ÁguasPonta Preta. A iluminação nesta zona continua a ser uma dasgrandes causas de insucesso dos ninhos, que irá forçar-nos no futurodeslocar todos os que estejam a ser influenciados por estascondições adversas.

Em algumas ocasiões encontramo-nos em situações difíceis em quetivemos oportunidade de dizer aos infractores as leis que protegemas tartarugas e as praias, mas nunca asseguramos se essas leis

estavam a ser aplicadas. Por exemplo fomos muitas vezes chamados para interferir juntos de veículos quecirculavam na praia ou até companhias de construção que estavam a remover areia da praia ilegalmente enunca podemos fazer nada. Até existir um método claro como prevenir estas ocorrências há pouco mais afazer que não seja reportar o sucedido.

Com todos os dados colectados, temos agora uma percepção clara do número de tartarugas emergentes em2008 bem como a importância das praias de desova. Foi claro que a área mais produtiva foi a norte doempreendimento de construção de Paradise Beach (Black San Beach) – a mesma zona em que estáplaneada a marina do empreendimento Cotton Bay. A outra praia mais significativa foi na zonal sul na CostaFragata (Ponta Jelonga), uma área também ela ameaçada pelo desenvolvimento imobiliário Ponta Sirena.

Page 4: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 4 de 26

Existiram poucos roubos de ovos dos ninhos em situ quecontinuamente tentamos proteger, uma solução melhor para astartarugas e uma melhor ferramenta educacional.

A falta de um meio de transporte afectou seriamente os nossosesforços, apesar da ajuda da carrinha da manutenção costeiradurante a noite, houve muitas ocasiões em que fomos incapazesde responder a emergências ou transporte de tartarugas. O nossoúnico meio de transporte foi a imprescindível moto 4 mas queapenas resistiu uma época e gastámos uma pequena fortuna emtaxis.

Foi graças ao nosso patrono ao qual estamos muito agradecidos,que, através da sua generosidade e apoio nos permitiu montareste projecto num reduzido espaço de tempo. Já no final da épocade 2008 recebemos algumas doações e bolsas de fundações, queirão ser usadas no decorrer da época de 2009. O remanescentedos fundos obtidos foram através de doações individuais. Oesquema de adopções simbólicas funcionaram bastante bem esem a generosidade de alguns destes importância que conseguimos continuar o nosso trabalho até ao finalda época. Contribuições do Departamento do Ambiente e da Câmara Municipal foram discutidas mas nuncavingaram.

No ano de 2009 a nossa prioridade irá continuar a ser a redução da mortalidade das tartarugas, mas tambémna minimização do impacto das construções de beira-mar. É necessário convencer tanto os construtorescomo proprietários a usar luzes não prejudiciais às tartarugas.

Temos o objectivo de abrir um estabelecimento em Santa Maria que irá aumentar o interesse da comunidadebem como o seu envolvimento e também gerar fundos adicionais.

A equipa de gestão irá ser reforçada com ointuito dar a devida atenção aos diversossectores do projecto. O nosso programa derecruta irá incluir pessoal especifico parasensibilização, apoio junto às autoridadese governo locais, relações empresariais eturismo.

Page 5: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 5 de 26

A cerca da SOS Tartarugas

SOS Tartarugas é uma ONG Cabo Verdiana que foi formada para dar resposta à matança generalizada detartarugas e da destruição dos seus ninhos e habitat. Durante o ano de 2008 a organização teve um foco nailha do Sal.

Foram anteriormente registadas cinco espécies de tartarugas marinhas em Cabo Verde. Quatro destasespécies estão já extintas na zona e apenas fazem as suas posturas as tartarugas cabeçudas. As ilhas deCabo Verde são o terceiro local mais importante para esta espécie nidificar, no entanto estão sobre umaameaça enorme e podem ficar extintas em 8 a 10 anos se nada for feito, neste momento.O turismo de Cabo Verde está a crescer rapidamente particularmente no Sal, mas infelizmente os visitantes,investidores e construtores não fazem a menor ideia de que existem tartarugas nidificantes aqui. Emborahajam leis que as protegem, não existem acções de conservação e protecção suficientes.

Problemas que as tartarugas cabeçudas encontram no Sal incluem

Caça ilegal de tartarugas com100% de mortalidade emalgumas praias.Roubo de ovos e bebés(guardados em casa comoanimais de estimação)

Massivos empreendimentosturísticos significam luzesmuito fortes que perturbam asactividades das tartarugas,muitas vezes encontramosbebés a cerca de 500 metrosdo mar. A retirada de areiasda praia ilegalmente naspraias de nidificação.

Lixo nas praias.

Moto 4 e jipes a conduzir directamente em cima dosninhos.

Tartarugas em cativeiro por locais.

Page 6: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 6 de 26

Objectivos de Projecto

• Estabelecer um projecto sustentável de conservação de tartarugas marinhas.• Estimular e facilitar as actividades de conservação em Cabo Verde

Timing• O projecto decorreu desde o dia 1 de Junho até ao dia 26 de Dezembro de 2008

Actividades de Projecto

• Recrutamento, treino de Rangers de Vida Selvagem.16 Rangers de Vida Selvagem estiveram envolvidos desde o dia1 de Junho até ao dia 26 de Dezembro. Rangers foramresponsáveis pela patrulha das praias de dia e noite,transladação de ninhos para o cercado de incubação econdução de passeios turísticos bem como outro tipo deactividades e sensibilização.

• Campanha “Eu adoro as tartarugas, eu não conduzo nas praias”Trilhos oficiais foram acordados pelas autoridades e governoslocais. Sinais em postes foram colocados nas entradas daspraias e marcas de pedras em locais a marcar os trilhos.Panfletos com os mapas dos trilhos foram distribuídos por todasas companhias de aluguer de veículos e companhias depasseios para se entregarem aos turistas. Autocolantes foramcolocados em todos os moto4 e jipes de aluguer bem comodistribuídos pelos residentes.

• Eco-tourismoAos turistas foram oferecidos passeios nocturnos nas praias de nidificação. Aos residentes foramoferecidos os passeios sem qualquer tipo de pagamento. Os passeios não só mantiveram oscaçadores longe das praias como aumentaram a sensibilização e a atenção sobre a conservação.

• Cercado de IncubaçãoFoi feito um cercado de incubação de 100 ninhos pararelocar os ninhos em risco e de tartarugas que tinhamsido mortas. Este processo não só salva tartarugas masprovidencia um centro de conservação ambiental,educação e sensibilização.

• CensosO primeiro censos de sempre sobre tartarugas nidificantesna ilha do Sal foi executado com contagens diárias naspraias principais e uma contagem semanal nas restantespraias mais remotas e de difícil acesso.

• Melhoramento das praiasForam levadas a cabo limpezas de praia mensais.

• Sensibilização e actividades com a comunidade localQuadros informativos sobre o ciclo de vida das tartarugas foram colocados em praias. Autocolantes eposters foram distribuídos, e foi elaborado um sítio na internet.

• Campanha “Amigos das Tartarugas”‘Construtores, agências de turismo e outros negócios foram encorajados a aderir a prácticas amigasdas tartarugas tais como remover o mobiliário de praia e mudar a iluminação para luzes nãoprejudiciais, durante a noite.

Page 7: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 7 de 26

Objectivo 1 – Prevenir a matança de tartarugas em praias de nidificação.

• Alvo: 50% de redução na mortalidade feita através da contagem de carapaças comparando com oano de 2007.

• Resultado: Redução na mortalidade em 72%.Das 1,238 tartarugas que vieram à praia em 2008, 39 foram mortas. Nas praias protegidas significa1.71% ou 1 em 62 tartarugas mortas, em praias não protegidas os números são de 11.48% ou 1 em9 tartarugas mortas.

Se todas as praias estivessem desprotegidas e 11.48% das tartarugas tivessem sido mortas entãopoderíamos ter tido 142 tartarugas mortas em vez de 39.

• Método: Rangers a tempo inteiro foram empregados para patrulhar as praias pela noite for a desde odia 1 de Junho até dia 30 de Outubro. Os Rangers foram auxiliados por militares voluntários.Patrulhas em praias mais distantes só foram possíveis com a assistência de um incansávelvoluntário, António Ramos Cruz e da sua carrinha. O sr. António conduzia os Rangers para as suaspatrulhas pela noite dentro e ainda trabalhava durante o dia no escritório no seu horário normal.

Os Rangers foram instruídos para não interferir em nenhuma actividade ilegal, mas para contactarema policia via rádio providenciado pela SOS Tartarugas à estação da policia em Santa Maria.

19 tartarugas foram salvas por acção directa dos Rangers ou da policia, em que os infractores foramapanhados em flagrante delito. Em todas estas situações os infractores fugiram do local sem dealgum modo ameaçar os Rangers. Três tartarugas foram apanhadas pela policia nacional e pelapolicia marítima, que nos deram as tartarugas para lhes aplicarmos as anilhas e posteriormentelibertá-las.

Num caso particular os infractores foram apanhados com uma tartaruga numa carrinha durante umaoperação stop. Estes homens participaram mais tarde na libertação da tartaruga e foram acusadosformalmente. Foram no entanto absolvidos visto terem alegado não saber que era ilegal a capturadestes animais.

Noutro incidente os caçadores foramapanhados a esquartejar uma tartaruga nosarredores de Santa Maria. Fugiram e deixaramo animal vivo mas já tinham sido cortadas asbarbatanas e tinha sido feito um corte noplastrão. A tartaruga teve que ser abatida.

Não foi de todo possível recuperar todas ascarapaças de tartarugas mortas, porque nasua maioria elas foram arrastadas para fora dapraia e levadas de carro. Esta é uma mudançasubstancial no modo de agir dos caçadoresque anteriormente as matavam na praia, foi umesquema que optaram este ano possívelmente

pela possibilidade de serem apanhados.

Não há maneira de contabilizar todas as tartarugas mortas no Sal este ano, uma vez que não hádados concretos dos anos anteriores. Mas uma boa maneira de observar a redução de mortalidade éobservar os dados das praias protegidas (patrulhas regulares por feitas por Rangers e militares)versus as praias não protegidas (sem patrulhas ou apenas patrulhas ocasionais). Isto significa umdeclínio significativo, mas ainda há muito trabalho pela frente.

Enquanto existir procura de carne de tartaruga, a caça continuará a existir. A SOS Tartarugas estápreocupada com a facilidade com que é transportada a carne para outras ilhas, tanto por ar como pormar.

Page 8: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 8 de 26

Objectivo 2 – Proteger os ninhos da destruição por carros e moto4.

• Alvo: 50% de redução em ninhos destruídos pela condução de moto4 e outros veículos na praiamedidos pela analise de ninhos falhados comparativamente ao ano de 2007.

• • Resultados

Nenhum ninho foi destruído por moto4 ou outros veículos.Na escavação de ninhos em situ não houveram sinais de compactação da areia.

• Método: Sinais foram colocados em praias commaior trafego, advertindo que era ilegal conduzirnesses locais. Autocolantes para carros emoto4 foram distribuídos gratuitamente a todasas companhias de aluguer de veículos, taxistase residentes. Mapas demonstrando as áreasproibidas foram também distr ibuídosgratuitamente. Os trilhos de moto4 forammarcados com pedras pintadas. Foi feita umareunião com todas as companhias de aluguerde veículos onde assinaram um acordo emcomo distribuiriam as informações aos turistas enão fariam passeios nas praias.

Houve alguma resistência por parte de alguns residentes, em especial de europeus, queresultaram em confrontos e vandalismo de sinais. Os turistas vistos a conduzir nas praias nãotinham conhecimento das regulamentações em vigor nem lhes tinham sido entregues mapas.Ficavam particularmente preocupados que pudessem eventualmente ter destruído algum ninhode tartaruga involuntariamente. A área mais afectadas foi a zona circundante do hotel Riu, porcima das dunas e em frente ao restaurante na Ponta Preta.

Todos os passeios deixaram de conduzir na praia com a Cabo Quad a liderar o caminho e aadvertir os turistas e a propor novos troços alternativos. Por outro lado a Salcar não advertiununca os seus clientes da regulamentação, e os seus moto4 eram frequentemente encontrados aconduzir na praia.

A área em frente ao empreendimento Paradise Beachfoi o pior, por constantemente remover as barreiras eos sinais colocados nesses locais, usando a praiacomo meio de passagens a veículos pesados decarga. A zona em frente à vedação foi muitas vezesusada como atalho pelos taxistas.

Estas acções resultaram em areia compactada eimprópria para a nidificação. Esta situação édemonstrada pelo elevado número de tentativas deninho sem sucesso (66% de tentativas).

Esta vedação está ilegalmente colocada a apenas 34 metros do mar. Ao invés dos 80 metrosprescritos na lei. Esta vedação causou dois problemas graves, reduziu significativamente aextensão de areia para nidificação e prendeu os bebés que se dirigiram para as luzes intensas daconstrução. Mesmo após várias reuniões e discussões a cerca desta vedação ela continuou nomesmo local, tendo apenas como opção remover a grande maioria dos ninhos desta área.

Esta zona atrás da vedação está neste momento tão danificada que está agora imprópria para astartarugas marinhas fazerem ali os seus ninhos.

Page 9: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 9 de 26

Muitas áreas da costa do Algodoeiro ficaramdestruídas pelo elevado número de veículospesados, danificando assim estas zonastornando-as impróprias para nidificar.

A maioria dos ninhos foi removida deste local porcausa dos veículos.

A remoção de areia das praias para construção continua aser um grave problema.

Remoção de areiadas praias

Remoção de areiajunto ao hotel Riu

Page 10: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 10 de 26

Objectivo 3 – Aumentar a taxa de sucesso das tartarugas bebés.

• Alvo: Aumentar a taxa de sucesso de 21% para 40% contabilizando os nascimentos, comparandocom os números de 2007.

• Resultados: Sucesso no cercado de incubação de 72%, taxa de sucesso de ninhos em situ 74%•

• Método: Transladação de ninhos em risco parao cercado de incubação ou para um local napraia mais seguro. Monitorização de ninhos em

situ prestes a nascer para aumentar as taxasde sucesso e entrada no mar.

89 ninhos foram transladados para o cercadode incubação da praia do hotel Riu. A suaremoção foi principalmente a poluição luminosaque provocava a ida dos bebés na direcçãoerrada. Outras das razões foram o tráfego deveículos, a maré alta e interferência humana.5,517 bebés foram libertados no mar.

257 ninhos ficaram na praia. 225 em situ (ondeforam postos pela tartaruga) e 32 trans situ(num local diferente na mesma praia).

• 153 ninhos foram recuperados e escavados (60%)• 104 ninhos não foram transladados (40%)• 44 ninhos falharam (17%) – Dos ninhos falhados 19 (43%) falharam por causa de luzes e

valas abertas junto às construções, causando a ida dos bebés para terra (para o lado errado)e morrerem de desidratação e predação.

• Razões para os ninhos falhados:

Poluição da praia / lixo 1 2.27%

Infecção 1 2.27%

Comidos por larvas 1 2.27%

Maré alta 2 4.55%

Destruídos por raízes 5 11.36%

Predados por caranguejos 7 15.91%

Levados pela água da chuva 8 18.18%

Poluição luminosa (luzes) 19 43.18%

Total de ninhos falhados 44 100%

• Dos ninhos recuperados a postura média foi de 78, média de nados vivos 58 e um total de 8,823bebés nasceram de ninhos recuperados,

• Assumindo taxa de ninhos falhados e a mesma média de nados vivos de 58 por ninho para ninhosnão recuperados então (86 ninhos x 58 bebés) faz um total de 4,988 bebés nascidos de ninhos nãorecuperados.

• No cercado de incubação a média de ovos foi de 87, a média de nascidos foi 62, perfazendo um totalde 5,517 bebés nascidos.

• Total de bebés nascidos 19,328 (Em situ 13,811, no cercado de incubação 5,517)

Page 11: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 11 de 26

Objectivo 4 – Contribuição para o conhecimento científico das tartarugas cabeçudasem Cabo Verde.

• Alvo: Colectar estatísticas de 60% das praias denidificação todos os dias durante a época de desova.

• Resultados: Dados colectados tendo em conta:

Tipo de actividade e local Tamanho da tartaruga Período de incubação, número de ovos e

sucesso de nascimentos.

101 tartarugas marcadas com anilhasmetálicas e 10 marcadas com PIT

• Método: Patrulhas na praia desde as 21h ás 5h e das 6hás 9h todos os dias.

As patrulhas tiveram início no dia 1 do mês de Junho econtinuaram até dia 30 de Outubro. Nas praias em queexistia acesso por moto4 ou taxi foram patrulhadas todosos dias, as praias que só se podiam aceder de carro, sóforam feitas quando existia transporte para tal. Uma vezpor semana foi feita uma vistoria em toda a ilha. Apenasuma patrulha nocturna e uma patrulha semanal não foram realizadas no mês de Agosto devido achuvas torrenciais.

Estes dados irão ajudar-nos a criarprioridades nas nossas actividade em2009, bem como melhorar os nossosmétodos.

Page 12: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 12 de 26

Objectivo 5 – Reduzir o impacto ambiental nas praias de nidificação.

• Alvo: 20% redução de lixo marinho e resíduos deplástico na costa Este, medindo através dacomparação com zonas limpas e não limpas.

• Resultados: Foram organizadas cinco limpezas de praiae uma no centro da cidade.

Método: Foram organizadas três limpezas de praia naCosta Fragata, uma na praia António de Sousa e umatambém na Serra Negra. A segunda na Costa Fragatafoi apoiada pelos militares voluntários com direito arefrescos oferecidos por alguns negócios locais. Alimpeza de praia na Serra Negra integrou um workshoponde os voluntários foram ensinados a localizar um ninho de tartaruga e a translocar os ovos. Estaslimpezas de praia foram muito apoiadas pela comunidade de estrangeiros a viver na ilha do Sal.

A SOS Tartarugas também participou de uma acção de limpeza subaquática no porto da Palmeira.

Durante o princípio e mesmo até meio da época, foi notório o melhoramento do estado das praias daCosta Fragata, mas depois de algumas tempestades o lixo marinho voltou às proporções iniciais.

Em análise os níveis de lixo existente na costa Este mostram oresultado dos detritos deitamos no mar pelos pescadores, o abandonode redes de pesca e outros detritos plásticos que dão-à-costa. Estesdetritos, especialmente as redes de pesca, são particularmenteperigosos para os bebés quando estes se dirigem para a água.

Uma zona problemática é apraia António de Sousa ondeos contentores do lixo porcausa da sua localização fazcom que o lixo destes voedirectamente para o mar.

Na Serra Negra existetambém uma grande quantidade de lixo acumulado, não sótrazido do mar mas também deixado por pessoas queorganizam festas na praia.

Sem o auxílio e cooperação das autoridades locais e dos cidadãos vai ser bastante difícil atingir os objectivospretendidos.

Page 13: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 13 de 26

Objectivo 6 – Aumentar a sensibilização sobre a conservação das tartarugas entre osresidentes, negócios e visitantes.

• Alvo: 50% de aumento da sensibilização sobre a conservação das tartarugas, medidos e comparadoscom questionários feitos antes e após a época.

• Resultados: Os resultados dos questionários demonstravam um melhoramento de 48% para 67% nasensibilização.

• Método: Organização de actividades de sensibilização mensais.

Dia Mundial dos Oceanos focalizámo-nos nasensibilização dos danos provocados ao meiomarítimo por garrafas e sacos de plástico. Foiorganizada uma limpeza e um concurso de desenhona cidade de Santa Maria ao lado do pontão e ascrianças e os Rangers construíram uma tartarugacom garrafas e sacos de plástico.

O projecto teve por duas vezes uma aparição narádio nacional e outras duas vezes na televisãonacional.

No dia Mundial do Ambiente a SOSTartarugas visitou uma escola secundárialocal em parceria com a Câmara Municipal; econstruída uma tartaruga gigante em areia,mais uma vez com ajuda de crianças e de umartista local.

Projecção de filmes que foi feita na praça central de Santa Maria com a colaboração da WWF quetambém organizou uma demonstração de capoeira. Foram mostrados dois filmes sobre a protecção eameaças às tartarugas em Cabo Verde e o trabalho que a SOS Tartarugas tinha vindo a desenvolveraté então.

Jogos de perguntas de conhecimentogeral foram organizados pelosestrangeiros a residir em Santa Maria,para angariar fundos para o projecto.

Visitas ao projecto foram feitas porgrupos residentes, emigrantes,professores e crianças, muitos delesorganizados pelo departamento doambiente da Câmara Municipal.

Page 14: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 14 de 26

Centenas deautocolantes foramdistribuídos e estãovisíveis nos carros enos taxis, autocarrose negócios por todaa ilha.

O questionário feito no início da época em Maio demostrava uma baixa sensibilização entre osvisitantes e residentes. Apenas 48% sabiam que haviam tartarugas a nidificar na ilha e 62% que nãofaziam ideia quando as tartarugas vinham para a desova.

Após a campanha este número aumentou para 67% de pessoas que sabiam que haviam tartarugas afazer posturas na ilha e 48% que já sabiam quando era a altura das tartarugas desovarem.

A maior diferença foi na atenção dada às leis existentes para a proibição da condução na praia. Noinício da campanha 57% das pessoas não sabia que não podiam conduzir nas praias, e no final daépoca este número caiu para 23% de pessoas que não tinham conhecimento.

Um número considerável de negócios locais ajudaram na campanha promovendo as nossasactividades e angariando dinheiro entre os clientes e funcionários. Entre estes estão o hotel Riu,Scuba Caribe, Cabo Quad, Manta Diving, Cabo Verde Diving, Barracuda Tours, restauranteBarracuda, Morabitur, hotel Morabeza, Nôscasa, Surfactivity e o snackbar Surf & Snack Shack.

Page 15: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 15 de 26

Objectivo 7 - Facilitar o envolvimento dos Cabo-verdeanos na conservação dastartarugas.

• Alvo: 50% dos voluntários serem originários de Cabo Verde.

• Resultado: 50% dos Rangers a trabalhar a tempo inteiro eram de Cabo Verde. Outros Rangers eramoriginários de países como o Reino Unido, Portugal e Itália.

Outros residentes de Santa Maria voluntariaram-se quando foi necessário, notavelmente um destesjovens rapazes tinha tido previamente tartarugas em cativeiro como animais de estimação, mas queagora monitoriza ocasionalmente as praias e quando encontra bebés trá-los para nós para que possa-mos libertá-los. O projecto obteve também uma ajuda adicional quando um dos guardas nocturnos doScuba Caribe foi ensinado para monitorizar os ninhos no cercado de incubação no hotel Riu.

Muitos outros Cabo-verdeanos interessaram-se pelas tartarugas marinhas em resultado das nossasactividades, incluíndo membros das forças armadas e policia, residentes e crianças.

Apesar do seminário feito no Mindelo para explicar o novo projecto, ficamos desapontados com a baixaadesão dos estudantes de biologia marinha da ISECMAR que se mostraram descontentes com ascondições e salário oferecidos. Apenas um ex-estudante da ISECMAR trabalhou neste projecto.

Page 16: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 16 de 26

Objectivo 8 – Colaboração com o governo e autoridades locais

• Alvo: Desenvolver uma relação de trabalho com a Câmara Municipal, Direcção Geral do Ambiente,Policia Marítima e com a Policia Nacional.

• Resultados: SOS Tartarugas trabalhou com todas estas agências e foi incluída no Plano Nacional deProtecção de Tartarugas Marinhas.

Providenciámos equipamento rádio para a estação de polícia emSanta Maria e tínhamos contacto directo aos seus serviços por rádioVHF. A polícia foi extremamente apoiante no apelo a emergências econtactavam-nos quando recuperavam tartarugas ou bebés.

Estivemos também ligados a organizações como o INDP(Departamento das Pescas) e do ISECMAR (Instituto Superior deCiências Marinhas). Estamos também a trabalhar com outras ONGspara desenvolver uma Rede de Tartarugas Marinhas.

Com os militares foi conseguido um bom nível decooperação. A SOS Tartarugas proporcionou umworkshop para voluntários e ofereceu aoportunidade para continuar a trabalhar comtartarugas marinhas a seguir ao serviço militar.Estes voluntários participaram também de acçõesde limpeza de praia levadas a cabo pela SOS.

Há pois, ainda outra maneira de continuar o militares voluntários nesta operação. Não existe dúvidaque o projecto depende destes voluntários, mas como podemos imaginar havia voluntários maismotivados para fazer patrulhas que outros. Alguns queriam mesmo saber como se media a tartarugae como se aplicavam as anilhas, eram vigilantes e prestáveis, trabalhando com os Rangers naprotecção das tartarugas e das praias, mas houve situações em que alguns deles se encontravambêbados ou pouco disponíveis para nos auxiliar.

Page 17: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 17 de 26

Resumo dos dados

• 1,238 actividades foram registados no Sal entre o dia 1 de Junhoe o dia 26 de Dezembro de 2008. A primeira actividade registadafoi no dia 12 de Junho e a última no dia 27 de Outubro. Existirampatrulhas continuas até o último ninho em situ ter nascido.

• A praia com mais actividades foi Black Sand Beach (Praia deareia preta) na costa Oeste (em frente à construção do CottonBay) com 189 actividades.

• A praia com o maior número de ninhos foi a Ponta Jelonga naCosta Fragata (costa Este, muito perto da Igrejinha) com 47ninhos.

• A zona menos esperada de ter tantas actividades foi em frente aohotel Sab Sab, que é extremamente rochosa e dura devido àpassagem constante de carros. (36 actividades)

• A segunda zona menos esperada de ter tantas actividades foi em Entre-Praias, uma pequena praiaentre a Cadjatinha e o Algodoeiro é uma praia muito pequena e estreita, contou com 34 actividades.

• Número total de tartarugas mortas foi 39.

• A praia com o maior número de mortes foi o Monte Leão (13 mortas).

• Número de tartarugas salvas por acção directa dos Rangers ou polícia, 19.

• Número total de tartarugas marcadas com anilhas foi de 101.

• A maior tartaruga registada tinha um comprimento de carapaça de 101cm, a mais pequena tinha50cm (a média era de 80cm).

• Número total de ninhos, 346

• Número total de ninhos nocercado de incubação 89(26% dos ninhostransladados)

• O maior ninho registado tinha153 ovos, o mais pequenotinha 15 (a média foi de 81).

• O primeiro ninho nasceu nodia 12 de Agosto e o últimono dia de Natal, 25 deDezembro

• A duração média deincubação no cercado foi de59 dias.

• A duração média de incubação de ninhos em situ foi de 56 dias.

• A média de bebés nascidos por ninho no cercado foi de 62 e para os ninhos em situ foi de 58.

• Taxa de sucesso de nascimentos no cercado 72%, em situ 74%.

• Número total de bebés nascidos 19,328 (em situ 13,811, cercado 5,517)

Page 18: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 18 de 26

Conclusões e recomendações para o ano de 2009

Um plano completo para 2009 estará disponível brevemente, contudo, estas são as áreas que nos vamosdebruçar para melhorar a época que se aproxima.

• O primeiro objectivo será a patrulha do máximo de praias possível, para tal iremos recrutar umnúmero similar de Rangers.

• O problema da iluminaçãoperto da praia foi a causa demorte de muitos bebés e dadesorientação de adultosUma zona de bastanteactividade é a zona do hotelSab Sab onde muitosedifícios estão com luzesmuito brilhantes. Todos osninhos nesta zona falharam.

• Numa escala muito maior aconstrução em ParadiseBeach causou desorientação ao longo de toda a costa Oeste bem como na costa oposta, na Costada Fragata a Este. As luzes eram tão brilhantes que se podiam ver desde o outro lado da ilha. A curtoprazo a única alternativa para combater este facto é remover todos os ninhos das zonas afectadaspelas luzes e movê-los para o cercado de incubação. A longo prazo ire-mos oferecer a possibilidadede alternativas de iluminação. Mas sem a assistênciaas autoridades para regulamentar esta situação, nãoha muito mais que possamos fazer.

Bebé morto ao lado do

Centro Comercial, Praia

António de Sousa

Um Ranger salva bebés de

uma vala cheia de cimento,

no Algodoeiro

• Por causa da complexidade do projecto, em todas as suas vertentes, é óbvio que é necessárioequipa de gestão forte para se obter o máximo potencial. Um gestor bilingue a tempo inteiro é umadas prioridades para a próxima época. Com esta medida pretende-se melhorar a comunicação erelação com as autoridades locais, parceiros no governo e residentes.

• É necessário dar prioridade à comunicação dos objectivos do projecto aos residentes da ilha. Emparticular é necessário combater a má ideia que alguns locais têm a cerca da SOS Tartarugasjulgando que mantemos bebés, comemos, ou exportamos tartarugas adultas. Há uma falta deentendimento no propósito do cercado de incubação, que pode ser clarificado se houver umapresença permanente na vila de Santa Maria, ou com um cercado de incubação próxima da vila ouou com uma loja ou área de exposição.

Praia António de Sousa à noite

Page 19: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 19 de 26

• Um segundo ou até mesmo um terceiro cercado de incubação seria muito útil. Muitos dos ninhos naSerra Negra foram perdidos devido às marés altas e à deslocação das dunas. Para além disso aschuvas intensas provocaram enxurradas que levaram alguns ninhos. Muito poucos ninhos foramtransladados devido à distância, mas se se conseguir garantir segurança um cercado neste localseria muito útil. Justificava-se então um outro cercado junto das zonas com maior incidência da CostaFragata, evitando assim a deslocação até ao outro lado da ilha. Um bom local seria perto do LemeBedje (praia António de Sousa) onde teria também a função de sensibilização.

• A compra de um veículo próprio é uma prioridade. Não só irá a longo prazo reduzir os gastos , mastambém nos dará uma maior capacidade de resposta em numerosas situações. Irá também dar-nosmais opções no transporte de visitantes nos passeios guiados.

• Tartarugas em cativeiro continuam a ser um problema,em particular o proprietário duma pequena propriedadena Fontona, Apesar de ter assinado um contractoconnosco e de receber um salário, à data da elaboraçãodeste relatório, este proprietário ainda mantémtartarugas, atraindo turistas para um suposto “santuáriode tartarugas”. Vamos mesmo assim dar continuidadeaos nossos esforços para dissuadir este senhor eoferecer alternativas aos turistas e agênciasoperadoras.

• A falta de condenações dos prevaricadores prejudicagrandemente todos os passos conquistados até agora.Até os castigos começarem a ser uma ameaça séria,individuos e negócios continuarão a desrespeitar a lei. Sinais nas praias, Rangers a fornecerindicações e concelhos, não são suficientes e mais apoio da Direcção Geral do Ambiente, da policia edo sistema judicial são necessários

Page 20: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 20 de 26

ANEXOS

Page 21: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 21 de 26

Anexo 1Mapa de Actividades do Projecto

CABO VERDE

ILHA DO SAL

1

11

10

9

8

7

6

2

3

5

4

Mapa da Ilha do Sal mostrando praiasde desova com este simbolo

Áreas de operações da SOSTartarugas indicadas por este

simbolo

Apróx. 20km

Page 22: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 22 de 26

Anexo 2Localização das praias

Mapa para nomesde praias e locais(praias protegidas)

Page 23: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 23 de 26

Mapa de praias vistoriadas 1 vez porsemana (praias não protegidas –patrulhadas ocasionalmente)

Page 24: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 24 de 26

Anexo 3 Mapa de trilhos de moto4 em 6 línguas

Page 25: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 25 de 26

Anexo 4 SOS Tartarugas Poster informativo (disponível em 6 línguas)

Page 26: CAMPANHA DE 2008 RELATÓRIO · ADTMA SOS Tartarugas Cabo Verde Relatório de Campanha Pág. 3 de 26 Resumo Em muitos aspectos a campanha de 2008 foi um enorme sucesso, em particular

ADTMA SOS Tartarugas Cabo VerdeRelatório de Campanha Pág. 26 de 26

Anexo 5 Resumo financeiro

SOS TARTARUGASBALANÇO FINANCEIRO FINAL DA ÉPOCA 2008

DESPESASBudget Actual

Salários dos Rangers 21,373.00 16,455.00Salário do Director 10,000.00 5,000.00Casa, água e electricidade 7,700.00 7,475.00Uniformes 700.00 864.00Impressões 1,847.00 2,454.00Equipamento 2,217.00 3,501.00Veículos 4,000.00 5,500.00Sinalização de Praia 1,400.00 1,342.00Marketing 175.00 466.00Combustível 1,000.00 1,111.00Telefone 300.00 1,179.00Taxis 300.00 1,563.00Tinteiros de impressora 100.00 96.00Vários 1,000.00 1,425.00Despesas bancárias e despesas legais 1,000.00 500.00Contingente 500.00 531.00Total 53,612.00 49,462.00

GANHOSBolsas 40,000.00Passeios guiados 4,420.00Donativos 5,580.00Total 50,000.00

Balanço 538.00

NB Sujeito a revisões finais