tartarugas marinhas cópia

25

Upload: rukka

Post on 10-Jul-2015

1.983 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Reino: Animalia (animais)Filo: Chordata (cordados )

Classe: Reptilia (répteis)Ordem: Testudines Subordem: CryptodiraNesta estão incluídos as tartarugas de água doce e as tartarugas marinhas.Família: Cheloniidae e Dermochelyidae

Existem sete espécies de tartarugas marinhas:- Cabeçuda- De pente- Verde- Oliva- De couro- Flatback- Lora ou Kemps Ridley

Verde

FlatbackOlivaDe pente

De Couro

Cabeçuda

Lora ou Kemps Ridley

As tartarugas marinhas encontram-se nas águas temperadas e tropicais de todo o mundo.

As tartarugas marinhas podem medir 2 m de comprimento e chegar a pesar até 600 kg.

São marinhas e vivem em águas tropicais embora estejam mais adaptadas às águas frias devido a sua derme grossa e oleosa. Utilizam o ambiente terrestre (praia) para desova, garantindo o local adequado à incubação dos ovos e o nascimento dos filhotes.

Possuem extremamente desenvolvidos os sentidos da visão, do olfacto e da audição, além de terem um sentido de orientação impressionante.

São répteis revestidos por uma carapaça constituída de placas ósseas, excepto a tartaruga de couro que tem uma carapaça recoberta por uma pele grossa e coriácea (semelhante ao couro).

A maioria das tartarugas é carnívora, e os animais que constituem o seu alimento são crustáceos, anfíbios e peixes. Estas podem usar diferentes áreas de alimentação em cada estado de crescimento.

As tartarugas marinhas não têm dentes, sendo que as suas mandíbulas foram modificadas em bicos para esmagar, triturar, rasgar ou morder, dependendo da sua dieta.

Aquática - utiliza as patas como remos e nada a uma velocidade de 20 km/h.

Sexuada ovípara. A fêmea escolhe um entre vários machos. A fecundação é interna e uma fêmea pode ser fecundada por vários machos.

Em geral, as fêmeas desovam de 4 a 6 vezes por temporada, com 61 a 126 ovos por ninho. Porém, mais da metade do ninho consiste de ovos não férteis. A incubação varia de 50 a 78 dias e a temperatura ideal é em torno de 29º C.

A luta pela sobrevivência da espécie impressiona e comove. Estima-se que, de cada mil tartarugas nascidas, apenas uma ou duas chegarão à idade adulta.

A maioria das tartarugas marinhas normalmente migram longas distâncias entre a sua área de alimentação e as praias de desova.

A taxa de crescimento das tartarugas marinhas é muito variável. Geralmente elas demoram a atingir a maturidade e acredita-se que têm um período fértil e relativamente longo, talvez tão longo como 75 a 100 anos.

Além dos predadores naturais, as acções do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes:

aquecimento global destruição do habitat para desova, devido a

ocupação desordenada do litoral poluição dos oceanos pesca incidental, ao longo de todo litoral, com

redes de espera, e em alto mar, com anzóis e redes de deriva.

- Ao beber água do mar, a tartaruga marinha absorve muito sal. Para não morrer com o excesso dessa substância, ela costuma eliminar o sal através de suas lágrimas.

- A maior tartaruga-de-couro que foi registada era um macho encalhado na Costa Ocidental de Gales em 1988. Ele pesou 916 kg.

- A maior tartaruga marinha, a alaúde, consegue colocar 100 ovos em apenas dez minutos.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/tartaruga-marinha.php

http://latemia.com/enciclopedia/esp_repteis/repteis_enciclopediatartarugamarinha.htm

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=2&exmenuid=76&bl=1&cid=7026

http://mundoanimaleeu.blogspot.com/2007/10/tartaruga-marinha.html

http://www.tamar.org.br/

Alexandre Corujas Clara Isabel Inês Pacheco Nuna Carneiro

MÚSICA: The Best Relaxing Sounds Ever vol1 - The Ocean.mp3