campanha 2015 ministro aldo rebelo emite aviso ministerial … · 2015-06-24 · aviso ministerial...

4
Informativo do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de C&T. Tel/fax: (12) 3941-6655. http://www.sindct.org.br 13 25/06/15 rapidinha rapidinha SindCT Campanha 2015 Ministro Aldo Rebelo emite Aviso Ministerial em defesa da Carreira de C&T Radio CT Ouça a rádio do SindCT e participe das entrevistas ao vivo! Toda segunda, quarta e sexta, às 15h, um convidado diferente Para participar, ligue 3942-1777 www.radioct.com No último dia 19 de junho, cumprindo compromisso assumido pela secretária executiva do MCTI, Emília Curi, o ministro Aldo Rebelo emitiu Aviso Ministerial defendendo a “reestruturação das Carreiras de C&T”, bem como a “recomposição de seus tetos remuneratórios”. O Aviso ainda traz a defesa da “necessidade de se estabelecer isonomia de remuneração das carreiras (de C&T) frente a careiras semelhantes do Executivo, cujos tetos remuneratórios são significativamente superiores”, bem como “o resgate do vencimento básico (VB) como principal fonte de remuneração”, dando a senha para a incorporação definitiva da GDACT ao VB. Por fim, o Aviso defende o processo de melhoria permanente das carreiras de C&T e mecanismos que possam conferir “maior agilidade à contratação e recomposição” do quadro de servidores das carreiras (veja íntegra do Aviso nas páginas centrais). A emissão deste Aviso Ministerial é sem dúvida alguma uma vitória importante da luta dos servidores da C&T no âmbito da campanha salarial 2015. Além do Aviso abordar temas importantes para os servidores, como o reajuste salarial e o fortalecimento do VB, o documento ainda externa preocupação com a recomposição do quadro funcional dos institutos. O Aviso constitui-se também em elemento chave para que os servidores da carreira aprofundem sua mobilização na busca por apoio no Congresso Nacional, de modo a fazer constar na LDO de 2016 recursos específicos para o atendimento às reivindicações da carreira. Trata-se de uma vitória importante em uma guerra que ainda terá muitas outras batalhas pela frente, por isso, mobilização é fundamental. Participe das atividades da campanha salarial chamadas pelo SindCT! A Secretaria Executiva do MCTI recebeu o Fórum de C&T no dia 18/06 às 15h. Na oportunidade ela declarou que mais tarde teria uma reuniao com o ministro quando trataria, dentre outras coisas, da assinatura pelo mesmo do Aviso Ministerial em apoio ao pleito salarial dos servidores de C&T, bem como a data em que o ministro receberá o Fórum. Na sexta-feira a Secretária Executiva encaminhou cópia do Aviso Ministerial em favor da carreira, porém ainda aguardamos a audiência com o ministro.

Upload: truongnhu

Post on 14-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de C&T. Tel/fax: (12) 3941-6655. http://www.sindct.org.br

1325/06/15r a p i d i n h ar a p i d i n h a

SindCTCampanha 2015

Ministro Aldo Rebelo emite Aviso Ministerial em defesa

da Carreira de C&T

Radio CT Ouça a rádio do SindCT e

participe das entrevistas ao vivo!

Toda segunda, quarta e sexta, às 15h,

um convidado diferente

Para participar, ligue 3942-1777www.radioct.com

No último dia 19 de junho, cumprindo compromisso assumido pela secretária executiva do MCTI, Emília Curi, o ministro Aldo Rebelo emitiu Aviso Ministerial defendendo a “reestruturação das Carreiras de C&T”, bem como a “recomposição de seus tetos remuneratórios”.

O Aviso ainda traz a defesa da “necessidade de se estabelecer isonomia de remuneração das carreiras (de C&T) frente a careiras semelhantes do Executivo, cujos tetos remuneratórios são significativamente superiores”, bem como “o resgate do vencimento básico (VB) como principal fonte de remuneração”, dando a senha para a incorporação definitiva da GDACT ao VB.

Por fim, o Aviso defende o processo de melhoria permanente das carreiras de C&T e mecanismos que possam conferir “maior agilidade à contratação e recomposição” do quadro de servidores das carreiras (veja íntegra do Aviso nas páginas centrais).

A emissão deste Aviso Ministerial é sem dúvida alguma uma vitória importante da luta dos servidores da C&T no âmbito da campanha salarial 2015.

Além do Aviso abordar temas importantes para os servidores, como o reajuste salarial e o

fortalecimento do VB, o documento ainda externa preocupação com a recomposição do quadro funcional dos institutos.

O Aviso constitui-se também em elemento chave para que os servidores da carreira aprofundem sua mobilização na busca por apoio no Congresso Nacional, de modo a fazer constar na LDO de 2016 recursos específicos para o atendimento às reivindicações da carreira.

Trata-se de uma vitória importante em uma guerra que ainda terá muitas outras batalhas pela frente, por isso, mobilização é fundamental. Participe das atividades da campanha salarial chamadas pelo SindCT!

A Secretaria Executiva do MCTI recebeu o Fórum de C&T no dia 18/06 às 15h. Na oportunidade ela declarou que mais tarde teria uma reuniao com o ministro quando trataria, dentre outras coisas, da assinatura pelo mesmo do Aviso Ministerial em apoio ao pleito salarial dos servidores de C&T, bem como a data em que o ministro receberá o Fórum.

Na sexta-feira a Secretária Executiva encaminhou cópia do Aviso Ministerial em favor da carreira, porém ainda aguardamos a audiência com o ministro.

Aviso Ministerial pág 1

O que faz um sindicato forte é a participação de sua base!

Sindicalize-se ao SindCTInformações: www.sindct.org.br

Aviso Ministerial pág 2

Reunião com Direção

Carência de pessoal impõe sérias restrições administrativas ao Inpe

A direção do SindCT reuniu-se na noite desta terça-feira (23/6) com o diretor do Inpe, Leonel Perondi. Estas reuniões entre as direções do sindicato e do Inpe vêm acontecendo regularmente, e têm servido como um espaço para se discutir temas de interesse do instituto e de toda a comunidade inpeana. Participaram da reunião, além do diretor do Inpe, os diretores do sindicato Ivanil Barbosa, Elias Barbosa, Geraldo Mendes, Solon de Carvalho e Gino Genaro.

Comitês Assessores e de BuscaAo se discutir a escolha de chefias e coordenadores

das unidades do Inpe, Perondi informou que “por conta do período de transição institucional por que passa o CPTEC, em particular em função da recente admissão de novos servidores, excepcionalmente o novo coordenador do Centro deverá ser designado sem a instalação de um Comitê de Busca para se fazer a seleção de nomes para uma lista tríplice. O processo consistirá no recebimento de candidaturas que serão avaliadas e discutidas diretamente entre a direção do Inpe e o ministro do MCTI, a quem caberá a decisão final sobre quem será o novo coordenador.

O SindCT reforçou a importância de haver mecanismos mais transparentes e que envolvam a comunidade na escolha de chefes e coordenadores, como a existência de comitês de busca, ou mesmo consulta direta aos servidores por meio de eleição, como ocorre normalmente em muitas das unidades do Inpe.

O diretor do Inpe afirmou que cada unidade possui

sua própria tradição na escolha das chefias, e que os comitês assessores das unidades têm autonomia para definir como se dará o processo de escolha de chefes e coordenadores no âmbito de sua unidade, seja via comitês de busca, seja via consulta direta aos servidores, lembrando que há a necessidade de se criar sempre uma lista de nomes a ser enviada para apreciação da direção do Inpe e do ministro do MCTI.

Imagens do CBERS-4O SindCT demonstrou preocupação com o fato

de que, passados sete meses do lançamento do satélite CBERS-4 (portanto, quase 20% de sua vida útil projetada), suas imagens ainda não estão sendo processadas e distribuídas aos usuários. Perondi afirmou que o Inpe está contando com a ajuda dos chineses para fazer este processamento, que mais de duas mil cenas (imagens) já foram processadas, e que ainda este mês as mesmas já estarão disponíveis ao público. No entanto, afirmou o diretor, o Inpe ainda continua carente de uma “solução brasileira” para o processamento das imagens, já que o sistema responsável por este processo ainda não se encontra operacional.

Restaurante do InpeO SindCT lembrou ao diretor que o instituto

aguarda há dez meses a reabertura de seu restaurante principal, desde que o mesmo foi fechado em 18/8/14, e que isso tem trazido muitos transtornos aos servidores e demais colaboradores do Inpe, que

SindCT Mandato 2014-2017 E-mail: [email protected] é uma publicação do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial – fundado em 30/08/1989

Rua Santa Clara, 432, Vila Ady Anna, CEP 12.243-630, São José dos Campos - SP Tel/fax: (12) 3941-6655Responsabilidade editorial: a diretoria Horário de atendimento na sede: 8h30 às 17h30

Jornalista responsável: Fernanda Soares Andrade MTB 29 972 tiragem: 3.500 exemplares 2.700 assinantes eletrônicos

Reunião de aposentados e pensionistas

têm de se deslocar às vezes por longas distâncias para fazerem suas refeições. O diretor explicou que o processo de licitação para a escolha da nova empresa que irá operar o restaurante já foi concluído, uma empresa foi declarada vencedora, mas que a empresa que ficou em segundo lugar no certame, recorreu à Justiça contra a primeira colocada para tentar impugnar o resultado. Ainda ontem (23/6), a Justiça havia deliberado pela não procedência do recurso impetrado, dando assim autorização para a homologação final do processo. Perondi afirmou ainda que toda a mobília referente à área do refeitório, que agora passa a ser de responsabilidade do Inpe, já foi adquirida.

Empresa terceirizada da limpezaNa semana passada expirou-se a vigência do

contratado de prestação de serviços que o Inpe tem com a MOPP, responsável pela limpeza. Com isso, surgiu na comunidade dúvidas sobre como se daria a transição deste serviço, e se haverá interrupção do mesmo até que um novo contrato seja assinado. O SindCT lembrou que o fim de um contrato não pode ser tratado como um caso fortuito, já que desde sua assinatura, a data do seu encerramento já se encontra pré-estabelecida. Perondi reconheceu que o instituto sofre sérias carências de pessoal, especialmente da área de gestão, responsável pela elaboração e gestão de contratos. Isso estaria contribuindo para as frequentes interrupções de serviços relacionados a empresas terceirizadas, como as de manutenção e limpeza. Especificamente sobre a empresa MOPP,

Reunião com Direção (cont.)afirmou que a Administração irá tentar fazer uma prorrogação do contrato atual até que uma nova licitação seja implementada.

Corte orçamentário e visita do ministro RebeloPor fim, Perondi informou que o contingenciamento

orçamentário implementado pelo Governo Federal deverá reduzir o orçamento do Inpe em cerca de 25% a 30% dos valores previstos originalmente, e que isso certamente irá impactar até mesmo o custeio das despesas correntes do instituto como o pagamento de água, luz e telefone. O diretor informou ainda que o ministro Aldo Rebelo, do MCTI, deverá estar presente nas comemorações do aniversário do Inpe em agosto.

Nossa avaliaçãoO SindCT entende que a carência de pessoal,

especialmente da área de gestão, tem trazido sérios riscos administrativos à instituição, e que a busca por mais vagas para concurso público deve ser uma luta constante dos gestores e de toda a comunidade. No entanto, é preciso reconhecer que mesmo com esta carência, o Inpe precisa reavaliar o trâmite de seus processos de gestão, sob pena de ser “surpreendido” constantemente por riscos de paralisação dos serviços. Tal deficiência já impactou inclusive o processamento das imagens do CBERS-4, que só serão disponibilizadas agora por conta da ajuda de técnicos chineses. Afinal, não faz sentido o país gastar milhões de dólares na construção de um satélite, sem que tenha condições autônomas para processar suas imagens em seguida.

Palestra

Aposentadoria no Serviço PúblicoLegislação e Direitos

Legislação comparada das diferentes regras de aposentadoria vigentes no funcionalismo público federal, aposentadoria especial com paridade e integralidade,

aposentadoria para os novos servidores (Funpresp)

30 de junho das 14h às 17h

no Auditório do ITAOradores: Luiz Henrique Macedo e

José Roberto Sodero VictórioMediador: Ivanil Elisiário Barbosa