cadernos 6 e 7 gabaritos frente 3 - geografia

3
CADERNO 6 – GABARITOS DE GEOGRAFIA FRENTE 3 - MÓDULO 24 1) E 2) A 5) D 6) todas corretas 7) D 8) D 9) A 10) B 11) C 12) A 13) B 3) o Haiti é um país assolado há décadas por regimes ditatoriais (militares ou familiares). Sua economia sofreu forte declínio em decorrência dos problemas políticos. Terremotos e furacões trazem maior número de vítimas fatais em decorrência desses aspectos e da infraestrutura muito precária no país. 4a) São países com regimes políticos instáveis e tradicionais exportadores de produtos primários, com economia dependente dos EUA. 4b) participação dos grandes proprietários de terras e supressão das liberdades individuais. FRENTE 3 - MÓDULO 25 1) A 2) C 3) A 4) B 7) A 8) C 9) E 10) A 11) B 12) D 15) E 5) desloca-se no sentido de sul para norte acompanhando o litoral do Chile e do Peru. Favorece a formação do Deserto de Atacama e contribui para a produção pesqueira desses países. 6a) elevadas altitudes na Cordilheira dos Andes e elevadas latitudes no sul com a atuação de massas polares. 6b) existência de vapor de água na atmosfera e a queda da temperatura para valores inferiores a 0 graus. 13 e 14) não requerem resposta. Apenas leitura e observação. FRENTE 3 - MÓDULO 26 1) A 2) D 3) todas corretas 5) A 6) C 7) C 4 e 9) somente leitura. Não há necessidade de respostas. 8a) Eixos 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. Todos os eixos passam por nosso território, logo afetam diretamente o fluxo de mercadoria entre o mercado nacional e externo. 8b) Construção de portos ao longo da fachada atlântica, o avanço da agropecuária por áreas dos biomas do Cerrado e Pantanal, a utilização de técnicas inadequadas para o desenvolvimento da atividade agrícola, como o uso de queimadas e defensivos agrícolas, agravando a contaminação do solo e do lençol freático, inclusive por extensas áreas do Aquífero Guarani. FRENTE 3 - MÓDULO 27 1) D 5) A 7) D 8) E 9) E 11) E 12) E 2) Egito – Líbia – Argélia – Nigéria – RD do Congo – Angola – África do Sul – Zimbábue – Moçambique – Somália 3a) Os europeus criaram fronteiras artificiais na África reunindo em um mesmo território tribos inimigas. Após a descolonização essa situação tem provocado guerras tribais como a ocorrida entre hutus e tutsis na África Central. 3b) Os colonizadores europeus implantaram uma agricultura de plantation voltada para mercado externo tornando a economia africana dependente desse mercado. Destaca-se a África Ocidental com as produções de café e cacau. 4) I – Chade II – Vitória III – Tanganica IV – Malaui

Upload: ristf

Post on 05-Aug-2015

924 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cadernos 6 e 7   gabaritos frente 3 - geografia

CADERNO 6 – GABARITOS DE GEOGRAFIA

FRENTE 3 - MÓDULO 24

1) E 2) A 5) D 6) todas corretas 7) D 8) D 9) A 10) B 11) C 12) A 13) B 3) o Haiti é um país assolado há décadas por regimes ditatoriais (militares ou familiares). Sua economia sofreu forte declínio em decorrência dos problemas políticos. Terremotos e furacões trazem maior número de vítimas fatais em decorrência desses aspectos e da infraestrutura muito precária no país. 4a) São países com regimes políticos instáveis e tradicionais exportadores de produtos primários, com economia dependente dos EUA. 4b) participação dos grandes proprietários de terras e supressão das liberdades individuais.

FRENTE 3 - MÓDULO 25

1) A 2) C 3) A 4) B 7) A 8) C 9) E 10) A 11) B 12) D 15) E 5) desloca-se no sentido de sul para norte acompanhando o litoral do Chile e do Peru. Favorece a formação do Deserto de Atacama e contribui para a produção pesqueira desses países. 6a) elevadas altitudes na Cordilheira dos Andes e elevadas latitudes no sul com a atuação de massas polares. 6b) existência de vapor de água na atmosfera e a queda da temperatura para valores inferiores a 0 graus. 13 e 14) não requerem resposta. Apenas leitura e observação.

FRENTE 3 - MÓDULO 26

1) A 2) D 3) todas corretas 5) A 6) C 7) C 4 e 9) somente leitura. Não há necessidade de respostas. 8a) Eixos 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. Todos os eixos passam por nosso território, logo afetam diretamente o fluxo de mercadoria entre o mercado nacional e externo. 8b) Construção de portos ao longo da fachada atlântica, o avanço da agropecuária por áreas dos biomas do Cerrado e Pantanal, a utilização de técnicas inadequadas para o desenvolvimento da atividade agrícola, como o uso de queimadas e defensivos agrícolas, agravando a contaminação do solo e do lençol freático, inclusive por extensas áreas do Aquífero Guarani.

FRENTE 3 - MÓDULO 27

1) D 5) A 7) D 8) E 9) E 11) E 12) E 2) Egito – Líbia – Argélia – Nigéria – RD do Congo – Angola – África do Sul – Zimbábue – Moçambique – Somália 3a) Os europeus criaram fronteiras artificiais na África reunindo em um mesmo território tribos inimigas. Após a descolonização essa situação tem provocado guerras tribais como a ocorrida entre hutus e tutsis na África Central. 3b) Os colonizadores europeus implantaram uma agricultura de plantation voltada para mercado externo tornando a economia africana dependente desse mercado. Destaca-se a África Ocidental com as produções de café e cacau. 4) I – Chade II – Vitória III – Tanganica IV – Malaui

Page 2: Cadernos 6 e 7   gabaritos frente 3 - geografia

4) 1 – Nilo 2 – Níger 3 – Congo 4 – Zambeze 5 – Limpopo 6 – Orange 7 – Chari 6) Ao norte da linha predominam rios intermitentes, exceto o Rio Nilo que é perene, atravessa o Saara e deságua ao norte em forma de delta. 8) 2 – xerófita 3 – estepes 4 – savana 5 – floresta equatorial 10) 1 – relevo formado por dobramentos modernos sujeito a terremotos (Cadeia do Atlas) 2 – clima desértico com grande amplitude térmica diária e poucas chuvas (Saara) 3 – florestas densas, latifoliadas e higrófitas (Floresta do Congo)

FRENTE 3 – MÓDULO 28 2) B 3) B 4) A 5) D 6) B 7) A 8) E 10) E 11) A 12) A 13) B 14) D 17) A 18) A 22) C 1) * 924 milhões de habitantes * 30 hab/Km² * Delta do Nilo, Magreb setentrional, Biafra e Transvaal * desertos e florestas * Nigéria, Egito, RD do Congo e Etiópia 9) Dependência econômica e conflitos étnicos e religiosos 15) Atravessa os continentes europeu e africano. Atravessa a Cadeia do Atlas, clima desértico e xerófitas/estepes. 16a) Conjunto de revoltas que eclodiram no mundo árabe contra regimes ditatoriais e o atraso econômico que limita a qualidade de vida, a geração de empregos e renda. As populações envolvidas pediram regimes mais democráticos. Países envolvidos, entre outros: Egito e Tunísia. 16b) Após plebiscito patrocinado pela ONU (em 2011) ocorreu a separação desse território surgindo um novo país: o Sudão do Sul. 19a) Trata-se de área com reservas de petróleo. Há uma preocupação que o agravamento e alastramento do conflito traga instabilidades ao mercado mundial de petróleo. 19b) A origem está ligada às disputas étnico-tribais pelo poder e controle do território, além da influência histórica da época da colonização o que acentuou a oposição entre hutus e tutsis. 19c) grande diversidade étnico-tribal e divergências entre grupos cristãos e muçulmanos. 20) Separatismo entre os Tuaregues, Muçulmanos do norte do Mali contra os cristãos, negros do Sul do Mali. 21a) O continente africano é periférico na Nova Ordem Mundial, formado por países com sérios problemas sociais e com grande dependência econômica. A base é primário-exportadora, são muito carentes de capitais para investimentos. 21b) Os colonizadores europeus estabeleceram fronteiras artificiais na África acentuando as rivalidades e nacionalismos entre diversos grupos étnico-tribais e religiosos. 21c) Durante a Guerra-Fria o continente africano foi palco do interesse das duas superpotências: a ex-URSS tentando expandir o socialismo no continente e os EUA tentando evitar esse fato. Com o fim da Guerra Fria as superpotências perderam o interesse nessa disputa e reduziram o apoio econômico a alguns países. Acentuaram-se as guerras tribais nacionalistas com disputas internas pelo poder.

FRENTE 3 – MÓDULO 29 2) C-D-F-E-B-A 6) C 7) A 8) C 1) 1 – Papua Nova Guiné 2 – Ilha da Tasmânia 3 – Austrália 4 – Mar da Tasmânia 5 – Mar de Timor 6 – Mar de Coral 7 – Nova Zelândia 8 – Grande Baía Australiana 9 – Golfo de Carpentária 10 – Trópico de Capricórnio

Page 3: Cadernos 6 e 7   gabaritos frente 3 - geografia

3) O Japão é comprador de minérios, carvão e produtos agropecuários da Austrália e é, ao mesmo tempo, um investidor nesse país. Os dois países são integrantes da APEC. 4a) Melanésia, Polinésia e Micronésia. 4b) Planaltos cristalinos antigos no oeste, uma grande bacia sedimentar baixa ao centro e uma cordilheira antiga e extensa no leste. 4c) No norte predominam as condições do tropicalismo, com chuvas concentradas no verão (atuação de massas úmidas). No sul, os anticiclones polares são mais ativos no inverno provocando as chuvas nessa época do ano. 5) A – planalto cristalino árido, com xerófitas, estepes, rios intermitentes e baixa densidade demográfica. B – relevo com cordilheira e depressão, clima do tropical ao temperado oceânico, florestas tropicais e temperadas, os principais rios do país e maiores concentrações demográficas.

FRENTE 3 – MÓDULO 30 1) D 2) B 3) D 4) B 5) B 6) A 7) C 8) C 12) D 14) C 15) B 9a) Caracteriza-se pela multipolaridade, briga por mercados consumidores, formação de blocos regionais de comércio e uma economia globalizada, em que as crises se alastram mais rapidamente. 9b) O neoliberalismo necessita de regras claras para se desenvolver, o que normalmente são estabelecidas em regimes democráticos. Regimes ditatoriais caracterizam-se por forte intervenção do Estado em todos os setores, o que não é coerente com os princípios do neoliberalismo. 10a) O índice de Gini mede a desigualdade nos níveis de renda na sociedade, independentemente do PIB ou da capacidade produtiva da economia de cada país. 10b) No Brasil a tributação sobre renda é regressiva. Salários menores recolhem um valor menor do IRF. Há outros impostos que também são mais pesados sobre as pessoas mais ricas. No entanto, como a renda das famílias pobres é muito baixa, os impostos diretos e indiretos que elas recolhem pesam muito em seu orçamento. A questão que se discute é se os impostos sobre as famílias mais ricas deveriam ser mais pesados do que o são. 11) O país que melhor representa o Norte é a Suécia, apresentando o melhor IDH, elevado nível de renda, reduzida mortalidade infantil e elevados índices de acesso à água potável e longevidade. O país que melhor representa o Sul é o Níger, com o pior IDH e nível de renda, elevada mortalidade infantil, reduzida expectativa de vida e reduzido acesso à água potável. 13) Pode ser apontado como um Novíssimo Tigre Asiático. Bangladesh é o 2.o produtor mundial de vestuário, após a China. 16) Destravar as negociações da Rodada Doha de liberalização dos mercados globais. Condena o protecionismo e defende nova estratégia para derrubar as barreiras globais. Recuperar a OMC como foro negociador e disciplinador do comércio mundial. 17) Aliança do Pacífico.