caderno vida & saúde/julho 2012

8

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 22-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Caderno encartado no Jornal Opinião de 27 de Julho de 2012.

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Vida & Saúde/Julho 2012
Page 2: Caderno Vida & Saúde/Julho 2012

2 CADERNO ESPECIAL n 27 de julho de 2012

Os adoçantes de baixa caloria são re-almente seguro para o nosso corpo? Nos últimos anos, muitos especialistas têm le-vantado esta questão que a Agência Fran-cesa de Segurança Sanitária dos Alimen-tos (AFSSA) recentemente confirmou a segurança destes produtos para a nossa saúde e bem-estar, quer saber mais sobre os resultados desta pesquisa?, então con-tinue a ler.

A obesidade é um dos problemas mais prementes que se colocam as pessoas em todo o mundo. O número de pessoas que são obesas ou estão com sobrepeso mór-bido, aumentou nos últimos anos devido principalmente a uma dieta baseada em gorduras poliinsaturadas, estresse e se-dentarismo e a falta de atividade física e exercício diariamente.

Este último ponto leva muitos pa-cientes a agir rapidamente para prevenir

as doenças para as quais o excesso de peso podem levá-los. Envolve também o uso de alimentos com pouca gordura para reduzir os níveis de calorias em nossos corpos.

Os adoçantes de baixa caloria são um dos muitos produtos que têm ajudado a população para comba-ter as calorias que podem fornecer o açúcar convencional. No entanto, nos últimos anos têm surgido ru-mores sobre possíveis efeitos secun-dários prejudiciais que podem ter alguns dos seus vários componentes, como é o caso de aspartame.

No entanto, a Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimen-tos (AFSSA) reconhece a absoluta segurança de adoçantes com baixas calorias para todos os pacientes, in-cluindo mulheres grávidas. Desta forma, devem acabar todos os rumores e medos existentes a respeito.

Algo que por outro lado, também confirmou Huge Prite, Presidente da As-sociação Internacional dos Edulcorantes (ISA) da França, que garante que todos os alimentos e bebidas ricos em adoçantes com baixas calorias são totalmente segu-ros para a nossa saúde, além de ser parti-cularmente benéficos para “todas as pes-soas que querem reduzir sua ingestão de

açúcar e sua ingestão de calorias.”

Além disso, para que todos os setores da população fiquem com mais calma sobre o assunto e as-sim, poder combater os medos que têm sido gerados em torno dos adoçantes de baixas calo-rias, a Agência francesa AN-SES deve continuar com suas

investigações para apagar com toda sombra de dú-

vida sobre os produtos e, especialmente, para

confirmar os estudos científicos que abor-

dam os benefícios desses adoçantes para combater cáries, níveis de açúcar no sangue e obesidade.

No entanto, lem-bre-se que uma dieta

saudável e equilibrada, com-plementada com um pouco de exercício todos os dias, além de ajudar você a levar uma vida um pouco mais re-

laxante, são alguns dos fatores que não só nos permitem combater os

quilos extras, mas tam-bém nos ajudam a alcançar

o bem-estar físico e mental.

Chá Preto Contra Doenças Cardíacas

...ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer e

distúrbios mentais.

esde os tempos antigos, o chá tem sido con-sumido pelo seu gosto e seus benefícios ao corpo. Durante anos, o consumo aumentou diretamente por causas que dizem respeito

aos benefícios dos chás sobre a saúde.

O chá é um excelente aliado na prevenção das doen-ças metabólicas e um completamente natural e amigá-vel para o corpo. Neste sentido, a investigação conjunta recente conduzido por cientistas da Escócia e dos EUA têm mostrado as grandes contribuições que uma única xícara de chá preto por dia pode fazer para a saúde humana, especialmente relacionada com a prevenção de doenças cardíacas.

Com o estudo, foi demonstrado que o consumo de

três xícaras de chá preto por dia pode reduzir os níveis de triglicéridos em 36% enquanto que no caso do colesterol LDL e HDL, a redução seria de 17%, melhorando e reabilitando todo o sistema cardio-vascular.

Outros benefícios do chá preto são:

•Melhoria dos níveis de risco de doença cardiovas-cular e as defesas antioxidantes no plasma sanguíneo.

•Reduz os níveis de gordura e de açúcar no sangue, que são os principais fatores de risco para a ocorrência de doença cardíaca.

•Seu alto teor antioxidante ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer e distúrbios mentais.

•Funciona como um excelente antioxidante de

tecidos do trato digestivo, ajudando as células do corpo a eliminar os radicais livres, devido ao seu alto nível de polifenóis.

•A pesquisa também destaca a utilidade desta be-bida não só pelos benefícios do chá preto para a saúde, mas também pelo fácil e acessível tratamento natural, consistindo apenas na infusão de três xícaras de chá preto por dia.

Este tratamento não é apenas para aqueles que sofrem de problemas cardíacos, o chá preto possui propriedades preventivas que o tornam adequado para todos, por isso tente incorporá-lo em sua dieta diária.

D

Os adoçantes com baixas calorias são seguros para nossa saúde?

Vida & Saúde Caderno do Jornal Opinião

Coordenação Geral Milton Fernando

Diretor Editor José RaimundoTramontini

Diretor de Jornalismo Diogo Fedrizzi (MTB 9398)

Page 3: Caderno Vida & Saúde/Julho 2012

103CADERNO ESPECIAL n 27 de julho de 2012

10 Razões Para AmarUma das emoções mais intensas que os seres humanos têm é o amor. Quando você ama uma pessoa, o desejo leva à ne-cessidade de amar. Sabemos o quão im-portante é o sexo para a saúde, por isso fizemos uma lista com 10 razões para amar.

Q uando abandonamos a adolescência, um sentimento em nosso corpo se desperta e não podemos explicar. O desejo de sa-

tisfazer esse sentimento se torna uma necessi-dade, e emerge como o amor. Há muitas razões para fazer amor, incluindo as seguintes:

•Anti-estresse. O sexo é uma boa opção para eliminar o estresse.•Analgésico. O sexo pode reduzir e aliviar al-gumas dores que nos afeta, aumentando uma substância chamada endorfina.

•Queimar calorias. Ao fazer amor você se exercita, e, portanto, queima calorias de uma forma excelente. O sexo fortalece os músculos e promove a aptidão: é como ir a academia.•Imunológico. Relações sexuais provocam um anticorpo chamado imunoglobulina.•Bom para o coração. Fazer amor fortalece este órgão.•Melhora da auto-estima. Você se sente mais confiante, faz você se sentir bem com você mesmo.•Para a menopausa. Ajuda a minimizar os efei-tos da menopausa e seu impacto na mulher.•Bom para a próstata. A atividade sexual for-talece a próstata e reduz a probabilidade de câncer de próstata.•Para o sono. Fazer amor provoca uma sen-sação de prazer para o descanso: é bom para dormir bem.•Desfrute de fazer amor, de fazer algo que você goste. Ou seja, por prazer!

Quer mais razões? Fica nas mãos dos leitores completar o top 10 razões para amar, porque os motivos são muitos, vocês não acham? Qualquer desculpa para fazer amor é válida. Claro, é preciso ter cuidado com as doenças sexualmente trans-missíveis.

Você sente dor nas costas e abdominal, acompa-nhada de náuseas, vômitos, sudorese excessiva ou inchaço do abdômen? Se você é uma pessoa propen-sa a desenvolver cálculos renais ou pedras nos rins, preste atenção a este artigo porque vamos discutir como ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins.

Os dias de alta temperatura e de calor sufocan-te nos fazem perder muito líquido durante todo o dia, de modo que todas as substâncias dissolvidas na urina podem se tornar o responsáveis para a for-mação de pedras nos rins. O cálculo renal é um pro-blema que afeta 15% da população, especialmente homens de meia idade, e pessoas sedentárias, que fazem pouco exercício e muitas vezes permanecem expostos a calor intenso do dia.

As pedras que podem estar armazenadas no rim ou no aparelho urinário, podem levar-nos à desen-volver o que é conhecido como “cólica renal”, que é gerado como resultado da obstrução do fluxo de urina a partir de nossos rins. Entre os sintomas que podem nos alertar deste mal destacam-se os se-guintes:

•Dor muito intensa e forte na lombar ou parte inferior das costas.•A dor se estende para a área do inferior do abdômen e órgãos genitais.

•Essas dores tão intensas podem ser acompa-nhadas por náuseas, vômitos, sudorese, ou inchaço abdominal.

•É possível também que apareça a presença de sangue na urina, que também pode nos alertar a respeito.

Para prevenir a formação ou a recorrência das pedras nos rins, para que possamos desfrutar con-fortavelmente de nossa vida, existem medicamen-tos compostos por fitato, vitamina A e zinco, que são de grande ajuda na prevenção dos cálculos renais. O fitato (ácido fítico), também pode ser encontra-do principalmente na casca de castanhas, sementes e grãos, e têm capacidade para ajudar a prevenir o aparecimento de pedras nos rins.

Além destas dicas muito eficazes, recomenda-se seguir uma série de orientações para a prevenção de pedras nos rins:

•Aumentar a presença de frutas e verduras em nossa dieta diária.

•Aumentar o consumo de água para cerca de dois litros por dia, especialmente em dias muito quentes.

•Devemos ficar longe de alimentos que são ricos em oxalato, como espinafre ou chocolate.

•Reduzir o consumo de sódio (sal) e de proteína animal.

•Não abusar da vitamina C.

Em qualquer caso, seguindo algumas destas re-comendações, você poderá desfrutar sem medo da presença de novas pedras nos rins que podem afe-tar a sua aptidão e seu humor.

Como prevenir a formação ou recorrência

de pedras nos rins

Page 4: Caderno Vida & Saúde/Julho 2012

4 CADERNO ESPECIAL n 27 de julho de 2012

Na última semana acabei me defrontando com várias notícias questionando a ingestão de água. São tantas informações a respeito de nutrição e saúde que mui-tas informações acabam ficando confusas e podem até causar dano à saúde.

Antes de ler algum artigo sobre nutrição, lembre do seguinte: tudo em excesso faz mal, até água.

As necessidades de energia e água de um indivíduo estão relacionadas ao sexo, idade, atividade física e até temperatura ambiente. É possível fazer estimativas, mas o ideal é considerar todas as características do indivíduo - cerca de 60% do peso de uma pessoa é referente à água.

tudo em excesso faz mal, até água.

Andrea Galante é mestre e dou-tora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmen-te para diversos jornais brasileiros.

Afinal, beber água faz bem à saúde?

Entre as principais propriedades e funções da água deve-se destacar :- Veículo dos nutrientes, digestão, absorção, transporte e excreção;- Auxilia no controle da temperatura corporal;- Hidratação

A perda diária de água de um indivíduo ocorre por meio do ar expirado, suor, urina e fezes. A reposição de água é feita pela ingestão de água, líquidos e alimen-tos.

Em média, as frutas e verduras apresentam em sua composição 70 a 80% de água. Por isso, quando ingerimos alimentos, também estamos ingerindo água. De qualquer forma, devemos completar com alguns copos de água. A grande contro-vérsia está na quantidade. Existe uma referência que fala em 1 ml de água para cada caloria ingerida, ou seja, em uma dieta de 2000 calorias, o ideal seria ingerir 2 litros de água, lembrando que parte dessa água é proveniente dos alimentos.

De uma forma genérica, pode-se dizer que 50% das necessidades de água po-dem ser supridas por uma dieta equilibrada, e o restante deve ser complementada por cerca de 4 copos de 200 ml. Mas muita atenção: isso não é uma recomendação nutricional.

Um grande engano é achar que a água deve ser utilizada no lugar das refeições para auxiliar a perda de peso. Tal atitude só leva o indivíduo a ter mais fome na próxima refeição, e muitas vezes até a perder o controle, comendo além do indica-do.

Alerta também aos indivíduos que nunca sentem sede! Muitas vezes o traba-lho, a correria do dia-a-dia, faz com que este item seja afastado das necessidades. Outro ponto importante: muitos deixam de beber água para não precisar ir ao banheiro. Estas ações só prejudicam a saúde!

Mais uma vez, água faz bem na dose certa, como tudo na nutrição.

Um grande engano é achar que a água deve ser utilizada no lugar das refeições para auxiliar a perda de peso.

Page 5: Caderno Vida & Saúde/Julho 2012

5CADERNO ESPECIAL n 27 de julho de 2012

Afinal, beber água faz bem à saúde?

A Farmácia Central de Encantado promoveu, no último sábado, um jantar beneficente, em par-ceria com a empresa de suplementos alimentares Probiótica.

A idéia era proporcionar à comunidade um

momento diferente de entretenimento, por meio de uma apresentação de Fisiculturis-mo. A convite da Farmácia Central e com apoio da Probiótica, Diego Cezimbra, bi-campeão brasileiro de Fisiculturismo, com-pareceu ao jantar e falou sobre os cuidados que se deve ter com a alimentação diária, especialmente por quem busca obter maior desempenho muscular.

Ao final, o bi-campeão desenvolveu uma performance fisiculturista. O grupo Raio de Luz também realizou uma apresentação, e foi a entidade escolhida pela Farmácia Cen-

tral para ser beneficiada com o lucro do jantar.A Farmácia Central agradece o apoio dos cola-

boradores, especialmente da patronagem do CTG Giuseppe Garibaldi.

NOTÍCIAS

Fisiculturista vem a Encantado a convite da Farmácia Central

Kits de suplementos foram sorteados entre os participantes

Diego Cezimbra, Andrea Hollmann, Aline Magerl e Daniel Sautz (Probiótica)

Dois novos medicamentos contra hepatite C serão in-cluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais modernos e eficazes, o Telaprevir e o Boceprevir devem beneficiar 5,5 mil pacientes, todos portadores de cirrose e fibro-se avançada, que fazem parte do grupo de maior risco de progressão da doença e de morte. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25), pelo ministro da Saúde, Alexan-dre Padilha, durante lançamento de campanha nacional contra hepatites virais na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília (DF). “Essa é mais uma das atividades realizadas cm conjunto com os atores do sistema saúde para romper com o silêncio em relação às hepatites virais no muno inteiro. Esta é uma doença silenciosa sem sinais ou sintomas e por isso precisamos no esforçar para ações de prevenção e diagnóstico”, dis-se Padilha.

O ministro ainda apresentou os dados epidemiológi-cos mais atualizados das hepatites A, B, C, D e E. Cerca de 33 mil casos de hepatites são notificados anualmente.

Com o tema “As hepatites podem estar onde você menos espera”, a campanha marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado neste sá-bado (28). Prevê uma série de ações de diagnóstico e prevenção, entre as quais, a ampliação de testes rápidos de diagnóstico e a promoção de um concurso que vai premiar trabalhos artísticos realizados por manicures e tatuadores em unhas e tatuagens com mensagens de prevenção às hepatites. O concurso incentiva boas prá-ticas para prevenção da doença em salões de beleza e estúdios de tatuagens, e divulgação de cartazes e folders orientando a população em diferentes locais e eventos.

Os novos medicamentos, direcionados ao tipo C, que devem estar disponíveis no SUS no início de 2013, e fa-zem parte da classe de inibidores de protease, a mais moderna para combater a doença em todo o mundo. O

telaprevir e o boceprevir têm uma taxa de eficácia de 80% − o dobro do sucesso obti-do com a estratégia convencional utilizada atualmente, que associa dois medicamen-tos, o Interferon Peguilato (injetável) e a Ribavirina (via oral), cujo tratamento tem duração de 48 a 72 semanas. Os novos me-dicamentos são administrados oralmente, e têm duração de até 48 semanas.

“Esse é um passo decisivo para o tra-tamento das hepatites que vai possibilitar aos brasileiros a oportunidade de receber o que há de melhor em relação ao tratamen-to das hepatites no país”, ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No Brasil, há cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, que é responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirro-se e 60% dos cânceres primários de fígado. Da infecção até a fase da cirrose hepática pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.

TESTE RÁPIDO PARA DIAGNÓSTICO PRECOCEA campanha do ministério envolve também os outros

tipos de hepatite A, B, D e E. Os dois públicos prioritários são pessoas de até 29 anos, que serão incentivadas a to-mar as três doses da vacina contra hepatite B, e acima de 45 anos, que deverão fazer o teste rápido de diag-nóstico das hepatites B e C. Serão disponi-bilizados 2,3 milhões de unidades do teste rápido de diagnósti-co das hepatites B e C

Mais de 5 mil pacientes serão beneficiados. Ministério lança ainda concurso cultural de prevenção contra hepatites em salões de beleza, estúdios de tatuagem e ação em partida de futebol

SUS ofertará dois novos medicamentos para tratamento da hepatite C

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇAAs hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Os cinco principais tipos (A, B, C, D e E) são causados por vírus que podem passar de uma pessoa para outra e infecta mais homens do que mulheres. A hepatite B é uma do-ença sexualmente transmissível (DST). E, assim como a hepatite C, pode ser também transmitida pelo sangue.

no SUS, para serem distribuídos em um ano (de agosto de 2012 até agosto de 2013), conforme a demanda dos estados. “Convidamos estados e municípios a se engaja-rem para a ampliação da testagem, uma importante ação para o diagnóstico precoce das doenças, num estágio em que as chances de cura são altas”, reforçou o ministro. No ano passado, foram distribuídos 30 mil testes rápi-dos. E só no primeiro semestre deste ano, mais de 400 mil testes rápidos foram disponibilizados. Equipes de saúde estão sendo treinadas para essa nova tecnologia e ações educativas divulgadas.

Page 6: Caderno Vida & Saúde/Julho 2012

6 CADERNO ESPECIAL n 27 de julho de 2012

Exercício físico: mude a sua vidaA prática do exercício físico pode mudar completamente a vida de uma pessoa. Se feita da forma correta e bem orientada

pode trazer inúmeros benefícios. Mas sem os devidos cuidados, pode arruinar a vida de quem pratica.

...não existe propensão genética para a prática de exercícios e sim força de vontade

e motivação para exercê-la.

prática regular de ativi-dade física sempre es-teve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Tudo

porque através de uma prática constante é possível atingir uma série de melhorias para a vida humana. São vantagens que ne-nhum outro hábito poderia for-necer da mesma maneira e que vão muito além de uma silhueta agradável.

Entretanto, o conhecimento destes benefícios é difundido para as pessoas de forma muito superficial e por isso nem to-das as pessoas compreendem a necessidade de incorporá-los à suas rotinas. Acreditam muitas vezes que se trata de uma ques-tão meramente estética e aca-bam por ignorar a importância da prática regular para a saúde de modo geral. Prova disso é o aumento da obesidade em vá-

rios países, inclusive no Brasil, e também os crescentes índices de problemas cardiovasculares e de tantos outros indiretamen-te causados pela falta de ativida-des.

O professor de educação fí-sica Rubens dos Santos defende que os benefícios oriundos da prática de exercícios atingem positivamente muitas áreas da vida humana. Segundo ele, as melhoras podem ser sentidas no próprio físico, no campo emocional, psicológico e até in-telectual.

“Uma pessoa que se exerci-ta possui mais capacidade de concentração, o que atinge a área intelectual, são menos pro-pensas ao stress, o que atinge o campo emocional e possuem todas as vantagens fisiológicas e estéticas que podem vir da boa prática”, coloca Rubens.

ATodo mundo pode!

Conforme esclarece Rubens, ao contrário do que se pensava antigamente, não existe propensão genética para a prática de exercícios e sim força de vontade e motivação para exercê-la. “Qualquer pessoa pode fazer exercícios, sendo bem orientada por profissionais, independente do sexo, da idade ou do estado de saúde esta autorizada a praticar. Aliás, não só pode como deve”.

Segundo o professor, a prática de exercícios pode evitar uma série de doenças e até contribuir no tratamento de outras. “A cada um real gasto com exercício físico, três reais são economizados com farmácias, médicos, hospitais em média, de acordo com pesquisas já realizadas”, explica.

Rubens não vê problemas físicos como empecilhos. Ao contrário, na visão do professor a existência de má formação ou mesmo de lesões corporais, são apenas questões a serem analisadas e discutidas com um profissional de educação física, para que sejam encontradas a atividade ideal e as formas de praticá-la. Importante lembrar, que dependendo do problema físico, é necessário buscar o apoio de um fisioterapeuta.

“Vale lembrar que é preciso ter a assistência de um profissional habilitado, já que um exercício feito de forma errada pode causar doenças e prejudicar a saúde ao invés de beneficiá-la”, comenta.

O professor ainda reforça que para obter bons resultados de um exercício é fundamental que ele seja praticado no mínimo três vezes por se-mana, por no mínimo 20 minutos. A freqüência e o tempo mínimo garantem o ganho de resistência, flexibilidade e contribui para que o corpo tenha

Hidratação e Alimentação

Não raro vemos um trabalho de parceria entre os profissionais da educação física e da nutrição. Tudo porque alimentação e exercícios são duas coisas diretamente conectadas. Não há como pensar em exercícios físicos sem pequenos cuidados com a dieta. “O plano de treinamento é adaptado a dieta conforme o objetivo do praticante” acrescenta Rubens.

Grosso modo podemos dizer que este objetivo, citado por Rubens, é o que define a dieta a ser seguida. “Alguém que tenha como objetivo perder peso deve ter um gasto calórico su-perior à ingestão de calorias. O contrário para os que querem aumentar a massa muscular” enfatiza o professor.

“Para os que querem emagrecer também não é indicado que se alimentem nos 40 mi-nutos antes ou depois do exercício físico. É importante levar isso em conta porque o corpo conserva o alimento no tubo digestivo, e a prática de exercícios físicos pode potencializar a absorção destas calorias. Quando se respeita este intervalo, o ganho calórico é muito inferior”, explica Rubens.

A água é outra boa indicação para quem pratica exercícios físicos. Seja antes, durante ou depois. Vale lembrar que a importância da ingestão não pode ser confundida com ingestão ilimitada. A ingestão de líquidos, para que seja um fator de auxílio, deve ser sempre mode-rada.

“O efeito do exercício se mostra com melhores resultados quando o corpo encontra-se bem hidratado e confortável. Por isso, a água é fundamental. Em dias de calor e baixa umi-dade, esta quantidade de ingestão pode levemente ser aumentada, mas ainda assim sem excessos”, denota o professor.

...é preciso ter a assistência de um profissional habilitado...

Page 7: Caderno Vida & Saúde/Julho 2012

7CADERNO ESPECIAL n 27 de julho de 2012

Moderadamente

Alongamento e Aquecimento

Conforme explica Rubens, o aquecimento é uma entrada gradual para o exercício físico, que consiste na acentuação ritmada da intensida-de, começando sempre por sessões mais leves até as mais pesadas.

“O aquecimento é uma forma de evitar que o corpo seja bruscamente atingido pelo exercício. Este cuida-do evita lesões nas articulações ou nos músculos e garante resultados melhores, porque prepara o corpo”, acrescenta.

Já o alongamento desempenha uma função singular na prática das atividades. “Esticar e estirar os músculos é fundamental para que o corpo consiga lidar com cargas maiores de esforço sem lesionar parte nenhuma. Isso, sem falar que os músculos ficam mais resistentes e fortalecidos”, coloca.

Segundo o professor, alguns pro-fissionais de educação física também usam o alongamento após o exercí-cio, para acalmar o organismo e até para maximizar os efeitos.

Bem vestidos e bem calçados!

Engana-se quem acha que a roupa e o sapato usados na prática das atividades físicas só possuem caráter estético. Além de embelezar o visual fitness, as vestimentas e os calçados pos-suem uma importância categórica para que as atividades sejam executadas da melhor maneira, já que ambos garantem parte do conforto ou do desconforto na hora de se exercitar.

De acordo com Rubens dos Santos basta olhar o símbolo da educação física. O discóbolo de Mirón, que é a imagem do homem nu praticando esporte. O símbolo demonstra a validade do conforto, do dinamismo e do “estar à vontade” para a boa prática. O professor comenta ainda que quanto mais a roupa propiciar uma respiração da pele e uma amplitude de movi-mentos melhor será o desempenho do indivíduo que estiver usando-a.

Porém Rubens também destaca que a roupa não pode ser colocada como condição para a prática de atividades. “A roupa em geral, quando bem adequada contribui para melhores re-sultados em grande parte dos exercícios. Porém, existem moda-lidades que podem ser feitas de terno e gravata, por exemplo, num escritório. É o que chamamos de ginástica laboral, que é

direcionada para ambientes de trabalho. Muitas empresas já constataram que a prática de exercícios colabora para a melhor produtividade dos funcionários e têm investido nessa nova tendência”, enfatiza.

No caso dos calçados, também vale estar atento aos modelos mais confortáveis e também mais seguros, para que evitem acidentes. Os tênis são boas pedidas, em geral os calçados antiderrapantes, pois evitam que-das, escorregões e garantem a segurança da atividade.

Discóbolo de Mirón

Rubens dos Santos comenta que uma dificuldade maior do que o sedentarismo é a prática exacerbada de exercícios. Conforme expli-cou, a prática das atividades funciona como um medicamen-to, que consumido em excesso pode ter drásticos resultados e até mesmo levar a óbito.

Dentro desta categoria de exageros encontramos tam-bém o uso desorientado e desassistido dos esteróides ou anabolizantes. De acordo com o professor os riscos para a saúde podem ultrapassar o previsto. “Pode surgir problemas no fíga-do, no pâncreas, pode facilitar o surgimento de câncer. Também causa irritabilidade, quedas de cabelos, mudanças nas arca-das dentárias. Nas mulheres nascem pêlos, pode-se engros-sar a voz. Nos homens também há muitos casos de impotência

sexual” afirma. Em síntese, a prática do exercício físico deve

estar vinculada ao trabalho sério e competente de profissionais de educação física, de nutrição, fisioterapia e alguns outros se necessários. Jamais é aconselhá-vel que alguém dirija seu próprio treino e use qualquer medicação sem conhecimento e orientação clínica.

Sem dúvidas o preço por não praticar exercícios pode ser alto e ir além de valores monetários. A saúde perde e toda a qualidade de vida do indivíduo se com-promete com o sedentarismo. Todavia, ainda pior do que o sedentarismo é a prática amado-ra, arbitrária e desenfreada das atividades, que podem além de não contribuir positivamente, causar danos pequenos, médios ou mesmo, irreversíveis.

...a prática do exercício físico deve estar vinculada ao trabalho sério e competente de profissionais de educação física, de nutrição, fisiotera-pia e alguns outros se necessários.

Page 8: Caderno Vida & Saúde/Julho 2012

8 CADERNO ESPECIAL n 27 de julho de 2012

Como se previnir do estresseO estresse está presente na vida de todo

mundo, esse sintomas tem como principal cau-sa o distúrbio do sono. Conciliar qualidade de vida com trabalho ainda é um obstáculo para a maioria dos brasileiros. Uns dos maiores desa-fios é saber separar a vida social do trabalho. Todos sabemos que não é nada fácil enfrentar os problemas com o chefe. Mas andar irritado, sem paciência de escutar o que as pessoas tem a falar e levar todos os problemas do trabalho pra casa não é a solução.

Para muitas pessoas, o estresse ainda é a principal causa da insônia. “Passei a dormir mais tarde, hoje, o agito por conta do trabalho e da faculdade faz com que eu fique inquieta. Não consigo deitar e dormir, sempre fico rolan-do na cama” é uma informaçãao constante de quem sofre com o estresse.

De acordo com psicólogos, é preciso saber o que está estressando o indivíduo. O auto-conhecimento vai levar a entender o que está incomodando e prejudicando. Isso vai evitar que o fator estressante possa acarretar-lhe maiores conseqüências.

“Há algumas maneiras de adminis-

trar o estresse. É preciso saber organizar seu tempo, diminuir seus compromissos diários ou se reorganizar para que no final do dia não es-teja desgastado. Buscar o equilíbrio entre o tra-balho e o lazer é necessário, sempre reservan-do um tempo pra você e desligar-se do mundo profissional”, ressaltam os especialistas.

O desânimo, os distúrbios de memórias, a dificuldade de concentração e a insônia são al-gumas características da pessoa estressada. Se você anda irritado, sem paciência de escutar o próximo e nada te agra-da é preciso mu-dar. Não deixe que o estresse e toda a tensão do trabalho faça par-te da sua rotina, mas para que isso ocorra, algumas

mudanças no seu comportamento terão de ser feitas.

Atividade física ainda é a principal recomen-dação dos especialistas. “Praticar atividades físicas e exercícios de controle da mente e do corpo são essenciais para quem quer relaxar”, orientam os profissionais da área da saúde, in-clusive indicando a pratica da Yoga.

Esta prática de exercícios e Yoga pode con-trolar o estresse ocupando a mente

com atividades que não fazem par-te do dia-a-dia, como sair com os amigos para esquecer um pouco a rotina, procurar fazer programas animados que lha deixem bem, ir para academia e praticar algum esporte, que lhe possa conferir uma boa condição física e men-tal. Uma alimentação saudável e a

busca do equilíbrio entre o trabalho e o lazer também são

fundamentais para o relaxamento

do corpo e da mente.

Conciliar qualidade de vida com trabalho ainda é um obstáculo para

a maioria dos brasileiros.

O QUE É O ESTRESSE?O estresse pode ser considerado como qualquer mudança à qual você tem de se adaptar. De uma maneira muito geral, a resposta de estres-

se é uma reação imediata e intensa, que implica a mobilização geral dos recursos do organismo, e produz-se frente a situações que su-

põem importantes exigências para o indivíduo, seja por implicar uma perda (por exemplo, a morte de um ente querido ou uma ruptura

sentimental), ou então por tratar-se de uma ameaça (seja por ameaça direta à sua vida, ou por ameaça de um cliente de cancelar o pedido

de compra ou pelo patrão lha ameaçar de lhe demitir...), ou ainda por um desafio (como a possibilidade de ganhar uma competição esporti-

va). Esta reação geral inclui respostas fisiológicas (o coração acelera, aparecem suores frios, os músculos ficam tensos…), respostas cogni-

tivas (aumento da atenção a estímulos presentes na situação, maior rapidez de pensamento…) e respostas motoras (basicamente, fugir

do perigo ou lutar contra ele), todas estas respostas devem servir para facilitar um melhor processamento da situação a estímulos pre-

sentes para uma resposta mais efetiva.A resposta de estresse em si não é nociva. Pelo contrário trata-se de uma reação adaptativa que permitiu a nossa sobrevivência ao

longo dos tempos. É muito útil e vital para dar respostas a situações de ameaça. No entanto quando esta reação aparece de forma muito

frequente, intensa ou duradoura, pode produzir um desgaste nos recursos, que conduz ao aparecimento de problemas diversos (por exemplo, diminuição de rendimento, mal-estar físico e emocional,

predisposição acentuada para doenças…), que se denominam de ma-neira genérica de patologias associadas ao estresse.

Formas prejudicais de lidar com o estresse

Estas estratégias podem reduzir temporariamente o estresse, mas

causam mais danos do que benefícios a longo prazo:

- Fumar, - Beber álcool em excesso, - Comer em excesso ou comer

muito pouco, - Permanecer muitas horas em frente da televisão ou

computador, - Afastar-se dos amigos, família e de atividades de la-

zer, - Dormir em excesso, - Usar medicação ou drogas para relaxar, -

Procrastinação (adiar constantemente as tarefas), - Evitar a qual-

quer custo enfrentar os problemas, - Direcionar o seu estresse para

os outros (explosões de raiva, violência física, critica exacerbada)

ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO ESTRESSENem todo o estresse pode e deve ser evitado, e não é saudável evitar uma situação que precisa ser resolvida ou enfrentada. Você pode ficar surpre-endido com a quantidade de fatores de estresse que podem ser eliminados da sua vida.- Aprenda a dizer “não”. - Evite pessoas que lhe provoquem estresse incapacitante. - Tente ganhar o controle sobre o seu ambiente - Evite assuntos “quentes” - Organize por prioridades a sua lista de coisas a fazer - Expresse os seus sentimentos em vez de estrangulá-los. - Esteja disposto a estabelecer um compromisso. - Seja mais correto.- Tenha uma melhor gestão do seu tempo. - Reenquadre os seus problemas. - Faça zoom nos seus problemas. - Ajuste os seus padrões. - Foque-se no positivo, construtivo e capacitador. - Não tente controlar o incontrolável. - Siga em frente. - Partilhe os seus sentimentos. - Aprenda a perdoar.