caderno moda_ edição 05/11

14
Conheça a geração Z e a moda dos filhos de celebridades COMPORTAMENTO Como vestir seu filho tomando atitudes conscientes SUSTENTABILIDADE Os estilos para moda infantil com um toque brasileiro TENDÊNCIAS MODA Especial Infantil CADERNO ESPECIAL BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011 Não pode ser vendido separadamente.

Upload: graziela-morelli

Post on 29-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Caderno de Moda publicado no Jornal Município Dia-a-dia

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Moda_ Edição 05/11

Conheça a geração Z e a moda dos filhos de celebridades

COMPORTAMENTO

Como vestir seu filho tomando atitudes conscientes

SUSTENTABILIDADE

Os estilos para moda infantil com um toque brasileiro

TENDÊNCIAS

MODAEspecialInfantil

CADERNO E S P E C I A L BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011

Não pode ser vendido separadamente.

Page 2: Caderno Moda_ Edição 05/11

2 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

*GRAZIELA MORELLIFormada em Moda pela Udesc com especialização, mestre em Ciências da Lingua-gem e doutoranda no mesmo programa. Coordenou o curso de Design de Moda da Unifebe por 4 anos e lecionou no curso de Design de Moda da Univali. Trabalha com comunicação de moda colaborando com alguns veículos como a Revista Catarina e o Jornal Município Dia a Dia de Brusque e foi editora do site Santa Moda quando fez cobertura de várias edições do São Paulo Fashion Week e eventos regionais. Desde que iniciou sua carreira, as atenções estão voltadas para a pesquisa de moda e ten-dências e a comunicação e produção de moda.

Pesquisa e Textos

Graziela Morelli *

Projeto Gráfico

Editora-Chefe

Letícia Schlindwein

EDITORIAL

Este Caderno de Moda é, sem dúvida, especial pois tra-ta daqueles seres que, quando chegam, costumam mudar a vida das pessoas que estão à sua volta. Ao escrever esse caderno lembrei de todas as pessoas próximas que foram agraciadas nos últimos tempos com bebês e de todas aque-las na qual esses bebês já se tornaram pessoinhas de muita personalidade - diga-se de passagem - e que continuam movimentando a rotina de todos a sua volta.

A edição de outubro do Caderno de Moda não poderia falar de outro tema que não fosse das crianças pois, seja co-mercialmente ou socialmente, consideramos outubro o mês das crianças. Nessa edição aproveitamos então para nos deliciarmos com fotos e mimos feitos especialmente para eles e refletir sobre como eles estão se tornando mini-adul-tos no quesito personalidade, já que muitos, aos 3 ou 4 anos, já opinam nas suas roupas, criam seus looks e exigem uma coisa lá outra cá dos pais e da família.

Três matérias tratam desse mundo dos pequenos procu-rando abordar temas bem atuais. A primeira delas, como não poderíamos deixar de trazer, são as tendências infantis (ou melhor, a moda) para a primavera-verão 2011-2012. Muito próximas das tendências para os adultos, elas tra-zem temas românticos, tropicais e naturais para as roupas e acessórios que começam a circular por aí. Em “Mundo Eco” abordamos o tema da sustentabilidade e a relação com as crianças, a importância da educação ambiental e sugestões de como consumir consciente perto dos pequenos. Final-mente, em “Estilosa e conectada” traçamos um perfil da Geração Z, essa geração de crianças e jovens cheios de atitude conectados 24 horas por dia e as mini celebridades, filhos de famosos, que são perseguidas por paparazzi e já se tornaram ícones de estilo.

Graziela Morelli

Comercial

[email protected]

Jornal Município Dia a Dia

Rua Felipe Schmidt, 31 - sl. 01Centro - Brusque - SCFone: (47) 3351-1980www.municipiodiaadia.com.br

Especial infantilAs crianças também estão na web e os pais que querem saber das novidades relaciona-das ao mundo infantil - roupas, brinquedos, educação e design especialmente feito para elas - podem conferir os sites e blogs abaixo.

Bloesem KidsIdeias, produtos, brincadeiras e estilo de moda infantil.http://www.bkids.typepad.com

Planet Awesome KidsPensa que fotos de street style são assunto só de adulto? Pois as crianças também já são alvo dos coolhunters e pes-quisadores de tendências. Esse site traz imagens de rua da criançada cheia de estilo.http://planetawesomekid.com

Les Culottes Courtes!Blog francês infantil com dicas de estilos, brinquedos, atividades e roupas.http://www.lesculottescourtes.com/

Babies Constance ZahnConstance Zahn que também é conhecida por seu site de casa-mento, mantém o Babies Constance Zahn com dicas que vão da gravidez a infância.http://babies.constancezahn.com

Little PinwheelSite de compras online de marcas bacanas infantis.http://www.littlepinwheel.com.au

No mundo da criançadaais a-dos,ra elas

Page 3: Caderno Moda_ Edição 05/11

3 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

Page 4: Caderno Moda_ Edição 05/11

4 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

Estilosa e conectadaCOMPORTAMENTO

Nativamente digital e usuária de design e tecnologia desde seu nascimento, a Geração Z marca a segunda década do século XXI

TEXTO

Graziela MorelliFOTOS

Divulgação

O que se pode falar da rela-ção da geração Z com a moda? Assim como são precoces no uso da tecnologia, parece que estão se tornando adultos com “com gosto de adultos” mais cedo, pressionados pelos pais e pelo mercado. Pelos pais, sujeitos da Geração X, que se sentem culpa-dos por estarem ausentes a maior parte do dia trabalhando e, por isso, permitem muitas coisas e presenteiam seus filhos frequen-temente; e pelo mercado, que os percebeu como potenciais consu-midores desde o seu nascimento.

A Geração Z possui um vas-to repertório de produtos e está na mira da publicidade. As gran-des marcas de moda e design perceberam nessa geração um grande nicho de consumidores e desenvolveram versões mini e kid das suas coleções. Ao verem seus pais consumindo design, desde cedo, consideram-se tam-bém potenciais consumidores (e as marcas também). Assim, o que antes era raro encontrar, hoje, é muito comum.

Isabela Capeto, Ronaldo Fraga, Marc Jacobs, Dolce& Ga-bbana, Dior, Stella McCartney, Maria Bonita, Jean Paul Gaultier entre outros possuem marcas infantis com nomenclaturas que brincam com sua assinatura prin-cipal e seu estilo. Não é difícil en-

contrar pais e filhos vestidos com as mesmas marcas. Mas um de-talhe: são sempre cheios de estilo e identidade. Quer um exemplo?

Já parou para pensar como os filhos de celebridades estão na mídia e parecem ser tão reco-nhecidos como as próprias cele-bridades? A internet e o acesso a informação fazem isso, mas essa geração dos filhos das celebri-dades se tornou conhecida sem fazer nada, ou melhor, sendo apenas filhos de artistas.

Um dos melhores exemplos dessa história é Suri Cruise, filha de Tom Cruise e Katie Holmes que, desde seu nascimento ga-nha espaço nos jornais, revistas de celebridades e, principalmen-te na internet, onde há blogs que se dedicam especialmente a pu-blicar fotos da menina com seus modelitos. Suri já apareceu com trench coat da Burberry, sapa-tos de salto Louboutin (salto que aliás que provocou polêmica!) e muitos outros looks de grifes que viraram moda.

Outros exemplos estão por aí: os filhos do casal Jolie-Pitt, Be-nício e Joaquim, filhos de Angelica e Luciano Huck, os filhos do casal Victoria e David Beckham e por aí vai. Antes de serem crianças, são miniaturas dos pais, vestidos com muito estilo.

A MOD

A

“Os jovens e as crianças não são mais como eram antigamente...”. Realmente, não são mais. A geração nascida a partir da segunda metade da década de 90 até 2010 caracteriza uma nova geração, chamada de Geração Z. Geração Z é a definição sociológica para definir geração de pessoas nascidas desde a segunda metade da década de 90 até os dias de hoje. Para quem não sabe, além de ser a sequência das Gerações X e Y, o Z é a denominação comum daquilo que os jovens fazem de melhor: zapear, saltando com desenvoltura da TV para o telefone; do videogame para alguma rede social na web; ou do MP4 para o e-book.

Essa geração possui um novo comportamento que assusta aos mais velhos. Televisão ligada enquanto es-tuda para a prova e fones nos ouvidos enquanto redige um trabalho escolar são cenas comuns na atualidade entre os jovens. Nascidos sob o advento da internet e do boom tecnológico, eles estão conectados durante todo o dia e não conseguem imaginar o mundo sem celular, e-mail, iPod, computador e videogame. Estão o tempo todo em contato com informações e notícis, vindas das

mais diversas fontes em tempo real e esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em pouco tempo.

Essa obsolescência é algo bastante co-mum para essa geração que convive com os avanços tecnológico de uma forma bem na-tural. Eles achama que o mundo sempre foi assim e, por isso, quando ganham um novo brinquedo, logo perdem o interesse e largam num canto.

Essa convivência tão intensa com a tecnologia e os meios virtuais geram tam-bém problemas de relacionamento no mundo real. Muitas vezes, há prejuízos no desenvolvimento de habilidades em relacionamentos interpessoais e vive-se virtualmente aquilo que a realidade não permite. Chamada por Strauss e Howe de Geração Silenciosa (talvez pelo fato de es-tarem sempre com fones de ouvido), eles têm, muitas vezes, problema em se ex-pressar verbalmente e de ouvir, tendendo para um egocentrismo.

É ainda importante complementar que, como essa geração é consumidora voraz das novidades que o mundo tecnológico tem a oferecer, eles mudam de atitude tão rápido quando uma mensagem no Twitter e, ao mesmo tempo, com o uso das redes sociais e outros recursos da internet, conseguem se transformar em grandes agentes de mudan-ça, influenciando pessoas por meio de suas ações na web.

Suri Cruise é seguida desde seus primeiros passos e tudo o que usa é publicado em blogs feitos especialmente sobre ela e na imprensa. A mãe, Katie Holmes, orgulha-se em dizer que é a f ilha que escolhe as roupas que usa.

As crianças da família Jolie-Pitt são cheios de estilo e incorporam, cada um a seu gosto, as tendências de moda.

Page 5: Caderno Moda_ Edição 05/11

5 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

O mundo das celebrida-des transforma em ícone de estilo filhos de mães e pais fa-mosos. A força que as marcas de moda, principalmente de luxo, estão ganhando, estão transformando os filhos dessas celebridades em mini estrelas que são seguidas pelos papa-razzi. Além da potencial Suri Cruise, filha de Katie Holmes que se orgulha de dizer que sua filha é quem decide o que veste, outros famosos também já foram ou ainda são foco das atenções. Toda essa mídia re-afirma uma moda que atinge

também os pais “normais”, fru-tos de uma geração em que o consumo está ligado ao ser.

A filha de Jessica Alba, Ho-nor Marie Warren, de 3 anos, Violet, filha de Ben Affleck e Jennifer Garner, de 5 anos, e Anja, filha da top Alessandra Ambrosio são também meninas fashion assediadas pela impren-sa. E, como não podia deixar de ser, as gêmeas de Sarah Jessi-ca Parker já seguem o estilo da mãe e esperam um dia herdar o guarda-roupa da mãe, bem ao estilo de Carrie Bradshaw.

CELE

B FAS

HION

Que crianças são seduto-ras, todo mundo sabe que são. Quem não se encanta por um sorriso aberto e uma brinca-deirinha despretensiosa? Pois as crianças já se deram conta também que a geração dos seus pais que trabalham o dia inteiro, são bem sucedidos e que costu-mam comprar bens de consumo para sua casa e para si mesmos de design e luxo, é digno que as crianças também façam uso des-ses “pequenos luxos”.

Ah, e nem é preciso dizer que designers e marcas tam-bém se deram conta desse gran-de mercado. Stella McCartney, designer celebrada e mãe de quatro filhos entrou no mercado infantil através de uma parce-ria com a Gap e no início deste ano lançou sua coleção infantil. Em entrevista a Vogue Kids, ela comentou que procura sempre observar o que as crianças estão querendo e prioriza o conforto, além de um bom custo-benefí-cio. “Acho fundamental que eles tenham liberdade para fazer o que toda criança gosta: correr, pular, brincar”.

Também inspirada pela maternidade, a marca Carolina

Herrera, comandanda por Ca-rolina Herrera Jr comenta que sua coleção infantil recém criada é “duradoura, prática, bonita e nada fashion”. Na nova coleção, nada de linho, lantejoulas e co-res escuras. Estampas clássicas como listras e floral liberty são alguns dos elementos da Caro-lina Herrera Children.

Outras linhas infantis: Gucci Baby, Baby Fendi, Burberry Kids, Chloé Kids, D&G Junior, Ralph Lauren Childrenswear e Baby Dior. No Brasil, temos a Maria Bonitinha, da Maria Bonita, a Fábula, da Farm, a Mini Dress, da Dress To, a Reserva Mini, da Reserva e a Filhotes de Ronaldo Fraga, além das linhas da Lenny e da Blue Man para meninas e a Santa Lolla Mini de sapatos.

Bem, nem é preciso falar que as peças costumam ser mini versões das peças adultas, princi-palmente com a repetição de es-tampas, para mãe e filhas, e pais e filhos saírem “combinando”. É sempre bom lembrar que, de-pendendo da idade da criança, ela vai ser um forte influenciador e até mesmo um decisor da com-pra. Por isso buscar diferenciais para conquistá-las é imperativo.

PURO

LUXO

Anja, f ilha da top Alessandra Ambrosio, Violet, fi lha de Jennifer Garner e Ben Affl eck e os fi lhos do casal Beckham são também alvo da imprensa e adoram se vestir expressando um estilo próprio.

Honor Marie, fi lha de Jessica Alba segue o estilo da mãe e as gêmeas Tabitha e Loretta, fi lhas de Sarah Jessica Parker e Matthew Broderick, sonham, com certeza em herdar o guarda-roupa da mãe.

Page 6: Caderno Moda_ Edição 05/11

6 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

Page 7: Caderno Moda_ Edição 05/11

7 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

Page 8: Caderno Moda_ Edição 05/11

8 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

Page 9: Caderno Moda_ Edição 05/11

9 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

Page 10: Caderno Moda_ Edição 05/11

10 CADERNO ESPECIAL MODA | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011

TEXTO

Graziela MorelliFOTOS

Divulgação

Sabe aqueles personagens que viraram ícones do que significa ser tropical? Pois pode se inspirar neles: Carmen Miranda, Zé Carioca servem de inspiração para co-

leções infantis do verão 2012. Es-tampas de frutas como morangos e melancias, estampas de bolas e listras coloridas, florais gigantes, babados e detalhes em palha são alguns dos elementos mais fortes.

Meninas e meninos moder-nos que sabem o que que-rem vestem a tendência co-lor block. Com cores fortes e estampas que podem vir em lustras, bolas, xadrezes ou desenhos de animais, flores ou palavras, o color block mistura cores fortes na produção do look.

Um clássico do guarda-roupa in-fantil, o estilo mari-nheiro é sempre um sucesso. Vermelho, marinho e branco, listras bicolores e até poás nesses tons marcam o tema navy.

O título já diz tudo. Nesse tema as flores são o carro che-fe. Em tons mais delicados e bem femininos, os florais, em geral miúdos no estilo liberty dão o ar de sua graça. Os tons de rosa e lilás e os babadinhos mais românticos fazem parte dessa tendência. Jardineiras e estampas de borboletas com-pletam o tema.

O tema enquadrado aqui como na-tural tem dois focos: o primeiro deles prioriza o hand made, ou seja, aces-sórios e acabamentos feitos à mão, peças em crochê, bordadinhos e tudo o mais que dá um mimo a rou-pa, lembrando um certo clima hip-pie em uma mistura de boho, folk e mood setentinha. Batinhas, jeans boca de sino, vestidinhos de crochê e peças soltinhas (incluindo o hit das saias longas) fazem parte do tema. O segundo tema tem cores neutras na cartela e traz um certo ar natureba, completado com tons

de marrom e verde. Peças em algodão, bermudas e cami-sas safári para os meninos, estampas de animais e plantas estão na moda para aqueles que curtem uma expedição.

O Brasil da moda é aqui!TENDÊNCIAS

Com muitos modelos, estampas e tecidos perfeitos para curtir a praia, a cidade e as férias, as tendências para o verão infantil mostram que o Brasil é uma das grandes inspirações

O Brasil parece ser mesmo um país completo…. de referências alegres, de muita praia (e tudo o que se pode pensar referente a ela) e de

roupas confortáveis para curtir. As tendências para o verão 2012 das crianças leva tudo isso em conta. Apresenta, assim como para os adultos, temas de muita cor e estampas e temas que priorizam os tons neutros e claros, mas que não deixam, de forma algu-ma, de terem estilo.

Tropical

Color Block Navy

Jardins

Natural

tps

t

Page 11: Caderno Moda_ Edição 05/11

11CADERNO ESPECIAL MODA | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011

Berço de papelãoFeitos de cartão re-ciclado, o Eco Crad-le segue as normas sustentáveis, é leve e desmontável. Dis-ponível em várias cores, pode ser tam-bém colorido pelas crianças.

Brechó infantilNa onda dos brechós de adultos já surgem por aí, brechós para roupas e acessórios para crianças. Em São Pau-lo, num brechó chamado Second Hand, é possível encontrar carrinhos de bebê semi novos, roupas de grifes nacionais e importadas que foram pouquíssimo usa-das e móveis descolados.

RoupasVárias marcas infantis estão desenvol-vendo valores de sustentabilidade. A Brandili, a Bibi, a Malwee (na marca Zig Zig Zaa), a Família Ovo e a Hering são algumas das marcas que possuem linhas específicas feitas com material orgânico ou possuem políticas socioam-bientais nas empresas.

EcoModaEm Floripa, a Eco Moda para Crianças é uma loja de roupas infantis que se pre-ocupa com o consumo consciente e com a construção de um mundo mais susten-tável com linhas de produtos ecologica-mente corretas.

TEXTO

Graziela MorelliFOTOS

Divulgação

Mundo ecoSUSTENTABILIDADE

Atitudes sustentáveis e consumo consciente devem começar desde a infância para projetar um mundo verde, justo e bom de se viver

Ouve-se falar de ecologia para cá, sustentabi-lidade para lá, mas na prática muitos adultos ainda não aprenderam o que é isso pois não

conseguem reverter isso em atitudes, mesmo que pe-quenas, sustentáveis. Se a sustentabilidade está pen-sando num presente, mas também num futuro em que as novas gerações possam usufruir (e cuidar também) de um mundo com qualidade de vida, é preciso come-çar já e educar as crianças para esse comportamento.

E essa ideia já está sendo tratada em muitas es-colas. São muitas as salas de aula que desenvolvem práticas de coleta seletiva de lixo, que ensinam os pe-quenos a economizar água e muitas outras pequenas atitudes que surpreendem pais cujos filhos chamam a sua atenção quando ele está escovando os dentes com a torneira aberta. Um vídeo que circula na in-ternet chamado “Educação para o futuro” produzido pela WWF dá uma ideia. No filme, os pais estão aten-tos para a criança que começa a dar os primeiros pas-sos e, ao sair dos braços do pai em direção a mãe, ela se dirige para fechar uma torneira que está aberta em vez de abraçar a mãe.

Em Brusque, nas escolas municipais, a partir de um projeto desenvolvimento pela Secretaria de Edu-cação, esse pensamento sustentável tem sido bastante trabalhado. Alguns temas são desenvolvidos com as crianças e jovens como a importância da coleta seleti-va incluindo aí a coleta de azeite de cozinha usado (o azeite coletado é transformado em combustível), a re-cuperação da mata ciliar e a segurança no trânsito. A formação de professores, serventes e merendeiras in-centiva atitudes que vão refletir positivamente em no-vos comportamentos dos alunos. Em muitas escolas, são também criadas hortas escolares com a partici-pação ativa das crianças que também visitam o horto municipal para que possam acompanhar o processo desde a semeadura até colheita.

Se precisamos (e é claro que sim!) nos preocupar com o mundo em que viverão nossos filhos e netos, precisamos incentivar e dar o exemplo a eles, mais do que deixar que o poder público ou a escola resolva isso. Cada um precisa fazer a sua parte.

Um outro tema em pauta no que diz respeito a um pensamento mais “verde” é o consumo conscien-te. O mês de outubro é considerado o mês do consu-mo sustentável. Mas qual é a diferença entre consumo consciente e consumo sustentável? No primeiro caso, o consumidor faz escolhas individuais e imediatas, rela-cionadas à sua capacidade de optar em cada compra realizada. Já o consumo sustentável implica em uma mudança de padrão de comportamento e de hábitos adotados, e tem resultados que melhoram o planeta e a qualidade de vida da sociedade como um todo.

Sustentável ou consciente, o fato é que com as opções que temos no mercado hoje, seja em termos de alimentação, equipamentos eletrônicos, roupas ou brinquedos é possível fazer, sim, escolhas mais ecoló-gicas minimizando o impacto que nós temos no meio ambiente. Nessa onda, muitas marcas de produtos e roupas infantis já perceberam que os pequenos con-sumidores são exigentes e chamando a atenção deles, pode-se mudar também os hábitos dos pais.

Page 12: Caderno Moda_ Edição 05/11

12 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

Page 13: Caderno Moda_ Edição 05/11

13 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA

Page 14: Caderno Moda_ Edição 05/11

14 | BRUSQUE | QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2011CADERNO ESPECIAL MODA