caderno l - jornal dos lagos - ediÇÃo 26 de julho 2014

8

Upload: jornal-dos-lagos

Post on 01-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

*Três mil edições; *Uma página de primeiras páginas; *Ao vivo e interação; *Sociedade L; *Aniversários;

TRANSCRIPT

Page 1: CADERNO L - JORNAL DOS LAGOS - EDIÇÃO 26 DE JULHO 2014
Page 2: CADERNO L - JORNAL DOS LAGOS - EDIÇÃO 26 DE JULHO 2014

2 Sábado, 26 de julho de 2014

Por Marilson O oni

Alfenas, 14 de setembro de 1983, 1ª edição experimental – Ano 1 Número 0. “Prefeitura quer rea var o Distrito In-

dustrial”, “Yate Clube: fechado para reforma?”, “Cordélia Brasil desafi a público alfenense”.Esta é a data do início do Jornal dos Lagos e algumas manchees da primeira página.

Alfenas, quarta-feira, 23 de julho de 2014, edição nº 3000. “Volta às aulas na UNIFE-NAS”, “Área Azul abre vagas para candidatos a orientadores”.

Prestes as completar 31 anos, o Jornal dos Lagos publicou sua edição 3 mil, número simbólico, número importante e que destaca a força do jornalismo em geral e da própria publicação.

“Jornal dos Lagos, três mil! Ninguém acre-ditava que a semente plantada pelo professor Edson Velano desse tantos frutos. Considero uma das felicidades de minha vida estar sem-pre que possível nas páginas do Jornal dos Lagos”, comemora o escritor, dramaturgo e intelectual, além de ar culista do jornal, Waldir de Luna Carneiro.

Outro psicólogo e professor Mozar de Souza, também ar culista do Jornal dos Lagos, tam-bém exalta o jornal. “Folhear e ler o nosso jornal preferido é um dos prazeres dessa vida. O Jornal dos Lagos tem cumprido uma longa missão de levar uma mensagem imparcial e efi caz aos seus leitores. Desde que cheguei a Alfenas tenho sido honrado em colaborar com esse glorioso jornal com as “Crônicas Bíblicas”. O rádio e a TV têm um papel importante na comunicação, contudo o jornal con nua sendo algo relevante na vida das pessoas. Assim como todos os jornais, o Jornal dos Lagos tem se transformado para con nuar exis ndo, con nuar chegando ao seu público. Nesse momento fes vo parabenizamos a direção da gloriosa UNIFENAS, ao diretor, toda galeria de jornalistas, fotógrafos e colaboradores, que batalham para apresentar à população um jornal confi ável”. O ar culista conclui: “o jornal serve tanto para fazer poder quanto para poder fazer”.

3 mil3 mil

Outra articulista e também intelectual de Alfenas, Ilma Manso, é mais detalhista e homenageia o Jornal dos Lagos citando até a força da numerologia. “Contendo o número 3, o Jornal dos Lagos se benefi cia do poder na Numerologia, ao a ngir a sua edição de núme-ro 3000. Um espaço do Jornal dos Lagos me foi des nado no ano 2000. Jamais havia imagina-do que um dia estaria me expressando publica-mente em um jornal. O tempo passa, e a minha atenção está sempre ligada no assunto a ser elaborado para a próxima semana. Sou grata e reconhecida pela direção do jornal e, acima de tudo, ao inesquecível e admirável professor Edson Antônio Velano. Não é por acaso que o Jornal dos Lagos chegou a 3000 edições. Ele vem caminhando com a força e veracidade de informações necessárias, promovendo aconte-cimentos, ajudando na formação dos leitores e construção de conhecimentos. (Torna-se dispensável descrever os seus bene cios). Os seus colaboradores crescem na comunicação e no aprendizado, e tornam-se mais sele vos nos temas abordados. Sou grata ao Jornal dos Lagos que, também, me proporciona melhor qualidade de vida. Pena é não estar entre nós para comemorar este feito – 3000 edições -, o seu fundador, professor Edson. Se cá es -vesse, certamente promoveria uma festa, um evento, um encontro no hangar, dando todo o brilho que o marco merece”. Ilma Manso ainda homenageia a família Velano e o ex diretor Antônio Camilo Sobrinho. “Quero agradecer e homenagear a família do professor, que dá con nuidade aos seus trabalhos, bem como a todos aqueles que trabalharam com ele, e deram a sua contribuição por tantos e tantos anos. Especialmente ao ex diretor Antônio Camilo Sobrinho, que junto a outros colegas deixaram suas marcas de dedicação e grande parte de suas vidas no querido e inesquecível Jornal dos Lagos. A ar culista aposta no futuro e quer mais edições. “Desejo que os atuais dirigentes ajudem a levar o jornal para frente, garan ndo a ele as edições 4000, 5000, 6000 e tantas quantas forem possíveis, mesmo sem a força mís ca que envolve o número 3. A Nu-merologia, ciência esotérica, tem revelações muito interessantes e ricas sobre a força e o

Waldir de Luna é um dos maisantigos articulistas do jornal

O psicólogo Mozar de Souza escreve a coluna “Crônicas Bíblicas”

poder dos números”, conclui a cronista.

PALAVRA DE LEITORA - Principais personagens dos jornais, os leitores garantem as ragens e

representando estes leitores, a assinante do Jornal dos Lagos, uma das primeiras, Maria Tereza Esteves, ex-servidora do alto escalão do governo estadual de Minas Gerais, conta que sua mãe começou a assinar o jornal e também toda a família. “Tenho familiares de Alfenas morando em Governador Valadares, Belo Horizonte, e outras cidades, e todos assinam o jornal para se informar sobre nossa cidade”. Tereza Esteves completa que lê o jornal toda a semana e gosta muito dos editoriais. Ela brinca que muita gente não faz questão de assinar ou comprar o jornal, mas todos querem ler. “Um jornal para qualquer cidade é muito importante. Admiro tanto o Jornal dos Lagos que já dei de presente a assinatura para vários amigos”.

A cronista Ilma Manso torce para a edição 6 mil

A leitora Maria Tereza Esteves e familiares assinam o jornal desde sua fundação

Fotos: Reprodução

Outra ar culista do Jornal dos Lagos, Môni-ca Barcelos Naves destacou que considera o jornal um porta-voz da sociedade. “Me-recedor de destaque, não é qualquer jornal que chega a três mil edições com a energia

A EQUIPE - Hoje, com uma equipe de 13 profi ssionais: Adriana Reis, Cláudia Cabral, Denise Prado, Estela Maris Figueiredo, Isabella Alves, Luís Antônio Inácio, Majô de Souza, Marilson O oni, Maria do Carmo Cais, Otávio Borba, Paulo Henrique Corsini, Valdir Cezário e Venício Scatolino, o Jornal dos Lagos pretende chegar a edição 1 milhão.

que o Jornal dos Lagos possui. Tradição de imparcialidade, o JL faz chegar ao co-nhecimento do leitor a notícia firmada com competência e responsabilidade. É porta-voz da nossa gente, como um es-paço democrático que possibilita ao lei-tor criticar, elogiar, denunciar, opinar etc. São três mil edições e gente como a gen-te nos trazendo informação e que sabem conduzir a notícia mantendo o senso da ética jornalística. Os meus sinceros votos de um continuísmo brilhante! Parabéns”.

Mônica Barcelos, articulista aos sábados, destaca o senso da ética jornalística

Paulo Henrique Corsini

Page 3: CADERNO L - JORNAL DOS LAGOS - EDIÇÃO 26 DE JULHO 2014

Sábado, 26 de julho de 2014 3

Editor: Valdir Cezário - Coordenação: Marilson Ottoni e Isabella Alves -

Foto capa: Venício Scatolino - Designer Gráfi co: Paulo Henrique Corsini

Participe! Envie sugestões, opiniões, críticas: [email protected] Contato:35-3299-3883

Uma página de primeiraspáginas

Page 4: CADERNO L - JORNAL DOS LAGOS - EDIÇÃO 26 DE JULHO 2014

4 Sábado, 26 de julho de 2014

Fotos: Reprodução

Ao vivo e interação

ma, também transmite programas da TV Alfenas. “Há cerca de dois anos já trans-mi mos o “Clipe TV”, com a apresentação de Jeverson Campos, o Jeca, que também trabalha na Rádio Atenas e também é transmi do o “Gospel Life”, com a apre-sentação da cantora Débora Rocha.

“CAROLONLINE”O programa “carolonline” é transmi do

ao vivo, de segunda à sexta-feira, a par r de 16h. “Comecei a apresentar o progra-ma há três anos, principalmente porque queria conversar com os jovens, hoje muito acostumados com as redes sociais.

Tenho uma fi lha de 13 anos e um fi lho de 17. Quando quero falar sério, é mais fácil pelo facebook do que pessoalmente. Com o programa, podemos chegar as estes jovens com esta intera vidade, eles ado-

ram”, conta a apresentadora Caroline Santos Aff onso.

A apresentadora conta que são vários quadros fi xos, como o “Conexão Saúde” e todos os dias se apresentam músicos e também um entrevistado. “Gostamos muito de valorizar o sertanejo, principalmente o sertanejo universitário, o pessoal da região gosta muito, inclusive, os universitários de Alfenas, que par cipam bas-

tante”. Mas músicos eru-ditos, roquei-ros e tantos outros esti-los também par ciparam do programa,

inclusive, a par cipação do grupo “Demô-nios da Garoa”. Caroline Aff onso conta que o programa também é transmi do pela internet, pelo www.tvpocos.com.br e faz questão de convidar todos os alfenenses a acompanhar, sugerir pautas e opinar sobre

o “carolonline”. “Recebemos email até de outros países que nos assistem pela inter-net. Muita gente do interior de São Paulo também tem par cipado do programa”.

Além de novidades na programação, a TV Alfenas também pretende transmi r alguns programas ao vivo com a par ci-pação do público. “Trabalhamos com os importantes apoios culturais dos empresa-riados alfenense e por isto queremos me-lhorar cada vez mais nossa programação. Lembrando que é a emissora que mostra a rua, os problemas, os eventos culturais de Alfenas e da região. Queremos transmi r ao vivo o jornal dos meio dia”, planeja Souza Filho.

Por Marilson O oni

Há quase 30 anos, Alfenas tem o privilégio de ter uma TV Educa va (da UNIFENAS), levando informa-ções da cidade ao público. A pro-

gramação sempre foi diversifi cada, desta-cando tanto Alfenas quanto a região. Agora, reformulando a programação, estreou, no dia 14 de julho, o programa “carolonline”, produzido pela TV Poços, parceira há anos da TV Alfenas. “Já temos uma parceria com Poços de Caldas, principalmente na troca de reportagens e surgiu a ideia de retrans-mi r este programa que está fazendo muito sucesso na região”, conta o diretor da TV Alfenas, José de Souza Filho, conhecido como Souza Filho.

A TVE Alfenas transmite sua programa-ção no canal 02 VHF, canal 08 TV Cafenas (cabo), Areado canal 54UHF, Campos Gerais canal 23UHF, Divisa Nova canal 51 UHF, Ma-chado canal 31UHF e Serrania canal 51 UHF. Na internet, pelo www.tvalfenas.com.br

Segundo o supervisor técnico Ronaldo Araújo Andrade, a TV Alfenas prima pelas parcerias. “Temos a parceria com a Rede Minas e muitas fi liadas dela, como a TV Sul de Guaxupé, TV Lavras, TV Pouso Alegre e a TV Princesa de Varginha. Trocamos mui-tas matérias com eles também”, detalhe o profi ssional.

A TV Poços, onde é produzido o progra-

O Brasil perdeu o grande educador no dia 19, sábado, aos 80 anos de idade, o boaesperansense Rubem Alves.

No livro “Lições do Velho Professor”, lança-do ano passado, está escrito que “um jovem educador pode nos ensinar muitas coisas, mas o velho professor é aquele que oferece as igua-rias”. É esse “conhecimento com sabor, sabedo-ria temperada com experiência de vida, humor e uma pitada de livre pensar” que oferecemos em um banquete para quem se dedica à edu-cação. O “olhar crepuscular” para a trajetória vivida mostra Rubem Alves terno e amoroso, no áudio do “Em Pauta NET Educação” (ouça no).

Educador, psicanalista, escritor e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rubem nasceu em Boa Esperança, sul de Minas Gerais, em 1933. O pai fora muito rico, mas perdeu tudo e o menino foi, então,

morar numa velha fazenda onde con-viveu com cavalos, vacas, galinhas e criava os próprios brinquedos.

N o e n t a n t o , como “ostra feliz não faz pérola”, aos 12 anos de idade, Rubem vai morar no Rio de Janeiro. Lá estuda em um dos melhores colégios, mas vive a rejeição dos amigos, que zombam de seu sotaque carregado. Ali ele aprende o que é a chacota e a tristeza. É do isolamento e da

tristeza que nasce a percepção do que é o sofrimento de uma criança e faz brotar a semente do futuro educador.

R u b e m A l ve s sempre destacou a importância da afe vidade no des-pertar da inteligên-cia da criança e de-

fende o “professor de espantos”, aquele que acorda o estudante para a curiosidade, já que é esta “coceira que dá nas ideias” o que fascina e desperta a vontade de aprender. Para o edu-

cador, o professor não é o que dá as respostas, mas aquele que faz as perguntas e es mula os alunos a procurarem as respostas.

O chamado “velho professor” defende a escutatória, termo que criou para lembrar que é preciso exercitar melhor nossos ouvidos; lem-bra ainda a importância da música e do prazer de ler. Segundo ele, a musicalidade é capaz de despertar o amor pela leitura. Ainda no áudio, o escritor aponta a diferença entre escolas que são gaiolas e aquelas que são asas.

Rubem: Boaesperansense eterno

Fotos: Reprodução

Page 5: CADERNO L - JORNAL DOS LAGOS - EDIÇÃO 26 DE JULHO 2014

5Sábado, 26 de julho de 2014

Fotos: Isabella Alves

Na tarde do dia 20 de julho o Sindicato Rural de Alfenas fi cou lotado. Todos foram par cipar da II Feijoada Benefi cente do Lar São Vicente, organizada pela SSVP (Sociedade São Vicente de Paulo). Além da deliciosa feijoada completa, o evento contou com música ao vivo e bingo. Com certeza quando a causa é nobre, todos par cipam com muita vontade de ajudar. E foi o que aconteceu! Comida boa e boa gente!

Feijoada do Lar

Page 6: CADERNO L - JORNAL DOS LAGOS - EDIÇÃO 26 DE JULHO 2014

6 Sábado, 26 de julho de 2014

Fotos: Isabella Alves

O arquiteto Marcelo de Morais Coelho e a funcionária pública

Juliana A. Borges Couto Coelho realizaram, no dia 18 de julho, uma linda festa de aniversário

para a pequena Giovanna. A querida fi lha do casal

comemorou seu seis aninhos em grande es lo, com uma festa animada, tendo como tema a bonequinha Polly. O Espaço Kids foi lindamente

decorado com a ajuda de Maristela (Sra. Festas) e com

as fl ores da Ana Estela. A criançada se diver u com os

diversos brinquedos do espaço e os adultos se deliciaram com o impecável Buff et Rachel e os

bombons da Tays. Parabéns, Giovanna! Que seja mais um

aninho super feliz!

Giovanna - 6 anosGiovanna - 6 anos

Parabéns Antonieta!Fazer aniversário é sempre uma delícia. Recebemos abraços, carinhos e presentes de todos que nos querem bem. A linda Antonieta Ester Kallas Gaspar Murad, fi lha do casal Adriana Silva Gaspar Murad e Wendell Elias Murad recebeu tudo isso e muito mais no dia 19, quando completou sete anos. Ainda desejam os mais belos votos seu irmão Sérgio Antônio Murad Neto e os avós paternos Emirene Moreira Murad e Sérgio Antônio Murad e os maternos, Maria das Dores Silva Gaspar e Juscelino Marques Gaspar. Felicidades Antonieta! Muitos anos de vida!

Page 7: CADERNO L - JORNAL DOS LAGOS - EDIÇÃO 26 DE JULHO 2014

7Sábado, 26 de julho de 2014

Deu Rock!

Na nossa úl ma edição, apresentamos a história do Dia do Rock em Alfenas. Agora é hora de conferir a galera animada que compareceu ao evento. A tribo do rock, sempre muito par cipa va, cur u o dia todo com as bandas selecionadas, que deram um verdadeiro show!

50 anos de uniãoComemorar 50 anos de uma união sólida e feliz não é pra qualquer casal. Jair de Freitas Oliveira e Maria Lúcia de Oliveira Freitas puderam compar lhar com toda sua família e seus amigos a alegria de suas bodas de ouro. No dia 19 de julho foi realizada uma cerimônia religiosa na Igreja Nossa Senhora Aparecida e após a celebração, todos foram comemorar, claro, no Estação Cafezal em Flor. Com buff et e decoração por conta de Flaviano, da Alto Padrão, a família Oliveira Freitas realizou uma festa memorável. Os fi lhos do casal: Carlos Alberto, Paulo César, Marcos Fernando e Jair se sentem orgulhosos por poder celebrar juntos essa data tão bonita para uma família.

Fotos: Marcelo Baptista

Fotos: Isabella Alves

Page 8: CADERNO L - JORNAL DOS LAGOS - EDIÇÃO 26 DE JULHO 2014

8 Sábado, 26 de julho de 2014

Fotos: Reprodução

Adriene Terezinha da Silva 26 de julho

Vinicius Ferreira Rodrigues 29 de julho

Antonio Isabel Oliveira 31 de julho

Bruno Cesar Fernandes 30 de julho

José Carlos de Moraes 28 de julho

Mariane Santos 28 de julho

Leandro Carnevalli Franco de Carvalho - 28 de julho

Isadora Helena 31 de julho

Milala Dias Garbuggio 28 de julho

Elivelton Rufi no 31 de julho

MARISTELA SOARES S PEREIRA, MARIA DE LOURDES RESENDE, DANILO DIAS BORGES, ADRIANA DO LAGO SILVEIRA, CLEIDA DE LIMA VITAL, CHRIS-TIANE NAVARRO FROGERI PIMENTA, MARIA AUXILIADORA SOARES PRADO, CARLOS EDUARDO ENGEL VELANO, DESIRE BAUERMANN, JOSE CARLOS RABELO RIBEIRO, IVANA ARAUJO, ROSANA MORAIS LAMEGO, THIAGO PIRES ANACLETO, GISELE APARECIDA DE PAIVA, PAULO CUSTODIO FURTADO CRUZEIRO, JULIANA BRANDAO DE ALMEIDA, MARIA PAULA MORAES VASCONCELOS, FIDEL CASTRO ALVES DE MEIRA, BRUNO CAMPOS DE CARVALHO, VANESSA BELO DE ASSIS BRANDAO, EVERTON SCHIMDT PRADO, CLOVIS HENRIQUE NAPOLEAO,CARLA ROSANE OURIQUES COUTO, HENRIQUE DE MARTINS E BARROS, LEDA MARIA MENDES SOUZA, ANGELA LIMONGI ALVARENGA ALVES, FREDERICO AUGUSTO CAMPOS DE SOUSA, DOUGLAS JOSE MARQUES, SORAIA DE FREITAS TAVARES DAMASO, MARCELA PENNA SOARES, JOAO EVANGELISTA FIORINI, EDUARDO WILLIAM SILVA, ELIANA ASSUN-CAO FRANCO CODIGNOLE, ANTONIO FERNANDO DOS ANJOS ABRAO, ANTONIO GODINHO, FLAVIA BEATRIZ DE ANDRADE O RIBEIRO, ROBERTA MAIA DE CASTRO ROMANELLI, JOSE RIVALDO LINO, ROSYANNE SILVEIRA DA MATA FURTADO, MARIANA GUIMARAES PENIDO DE PAULA, TARCIANE ALNE PRATA, MARIA LUCIA, VANESSA LIRA LEITE,DANIELLE SEIXAS SABAINI, CASSANDRO MOREIRA FERNANDES, MARIA NATALIA ANDRADE, GIULIANO ROBERTO DA SILVA, JULIANA APARECIDA P SANTOS BERTONCINI, GUILHERME HENRIQUE FERREIRA PEREIRA.