caderno ii atlas temático de urupema programa de gestão ambiental e turística para o

34
Caderno II Atlas Temático de Urupema rama de Gestão Ambiental e Turística pa Município de Urupema/SC.

Upload: theo

Post on 07-Jan-2016

37 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Caderno II Atlas Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o Município de Urupema/SC. Equipe Técnica Executiva – Hidroclínica Ltda Diretor Executivo da Hidroclinica: MSc Wilson Rudy Senff Coordenadora Geral: Dra. Rosana Maria Rodrigues - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Caderno II

Atlas Temático de UrupemaPrograma de Gestão Ambiental e Turística para o

Município de Urupema/SC.

Page 2: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Equipe Técnica Executiva – Hidroclínica Ltda

Diretor Executivo da Hidroclinica: MSc Wilson Rudy SenffCoordenadora Geral: Dra. Rosana Maria RodriguesGeógrafo – Responsável Geoprocessamento: MSc Giovanni Colossi ScottonAssessoria do Projeto: Benoci Teresinha PelepenkoAdvogada:Valéria Bassualdo BoabaidQuímico Industrial: Cristiano GiovanellaTécnico em Meio Ambiente: Handersen GufrásioEstágio: Geysson Prado Gestão 2009 – 2012 - Prefeitura Municipal de Urupema Prefeito: Amarildo Luiz Gaio.Vice Prefeito: Luis Carlos Pagani de ArrudaEquipe de ApoioSecretário de Administração, Finanças e Planejamento: José Jair de SouzaChefe de Controle Interno: Alesandro Muniz PereiraAssessora de Imprensa Marília Sutil de OliveiraSecretário de Turismo, Urbanismo e Esportes: Ângelo Pedro StuppSecretário de Agricultura e Meio Ambiente: Rauclei Andrade Medeiros - Engª Agrônoma: Márcia Pinto de Arruda

Engº Agrônomo: Claudio José Arruda SilvaSecretária de Saúde: Luzia F. Pagani PaesEnfermeira: Silvia Correia CostaSecretária de Educação: Ana Cândida Oliveira Secretário de Transporte, Obras e Serviços Públicos: José Eduardo Souza Secretária de Promoção Social e Habitação: Mafalda Aparecida Pagani

Page 3: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Apresentação

O Caderno II tem como objetivo apresentar de maneira didática os mapeamentos temáticos executados no município por meio do Projeto: Programa de Gestão Ambiental e Turística para o Município de Urupema – SC.

Este caderno é um demonstrativo da base cartográfica do município e dos temas de suporte ao desenvolvimento e aplicação em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população urupemense.

Page 4: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

“Projeto apresentado pela Prefeitura Municipal de Urupema a Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esportes de Santa Catarina, aprovado com recursos do Funturismo – Seitec.Foi licitado pela prefeitura de Urupema em dezembro de 2009 e a empresa vencedora para a execução do projeto - Hidroclínica LTDA”.

Page 5: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Apresentação

Este Caderno II – tem como objetivo apresentar de maneira didática os mapeamentos temáticos executados no município por meio do Projeto: Programa de Gestão Ambiental e Turística para o Município de Urupema – SC.

Este caderno é um demonstrativo da base cartográfica do município e dos temas de suporte ao desenvolvimento e aplicação em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população urupemense.

Page 6: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Urupema localiza-se na Serra Catarinense, entre as coordenadas 49° 52’ 00” W e 27º 54’ 37” S; 49º 56’ 37” W e 28° 06’ 40” S Longitudes West e Latitudes Sul. O Município Possui uma área territorial de 353 km² IBGE, (2007).Foi criado pela Lei 1105 de 04/01/1988 e instalado em 01/06/1989.

Page 7: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Aspectos Físicos do Município de Urupema/SC.

GeologiaPlanialtimétrico

Relevo HidrografiaHipsometria

Declividade (Clinográfico)Pedologia

Page 8: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Caracterização Geológica do Município de Urupema

Geologia é o estudo da Terra - Ciência cujo objeto é o estudo da origem, da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo orgânico. A geologia como ciência tenta entender a historia geral da Terra desde o momento em que se formaramas rochas ate os dias atuais.

Segundo o IBGE, (1990) A geologia de Santa Catarina pode ser classificada em cinco grandes domínios:Embasamento Cristalino, Coberturas Vulcano-Sedimentares Eo-Paleozóicas, Cobertura Sedimentar Goduânica, Rochas Efusivas (Formação Serra Geral) e Cobertura Sedimentar Quaternária.

Urupema possui uniformidade geológica sendo coberta por derrames de lavas vulcânicas. Pertence a Formação da Serra Geral - Grupo São Bento que caracteriza-se por numerosos diquesde diabásio tidos como de idade Jurássica-Cretácea. Os diabásios recortam as rochas cristalinas mais antigas e, menos resistentes ao intemperismo, além de intensamente fraturados, dando origem a depressõesque funcionam como importantes reservatórios de água subterrânea. Litologicamente, é constituída por umasucessão de derrames de lavas, predominantemente básicas, contendo domínios subordinados intermediáriose ácidos, principalmente no terço médio e superior. Geralmente, encontram-se bastante fraturados, exibindo fraturas conchoidais características. Esta formação é conseqüência de um intenso magmatismo fissural, correspondendo ao encerramento da evolução gonduânica da bacia do Paraná CPRM, (2002.)

Page 9: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 10: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Relevo“As irregularidades da superfície da Terra constituem o relevo., sendo constituídos por variadas formas”.

Urupema possui um relevo descrito pela EPAGRI e Secretaria de Agricultura, (2009) como:15% Plano50% Ondulado e forte ondulado35% montanhoso

O Município possui uma altitude média de 1425 m e o ponto mais alto é o Morro das Antenas com 1750 m

Page 11: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 12: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Hidrografia

Hidrografia - classifica e estuda as águas do planeta, como os oceanos, mares, rios.

A hidrografia de Santa Catarina é composta por dois sistemas independentes de drenagem: Sistema Integrado da Vertente do Interior e a Vertente do Atlântico.

Urupema possui uma rica rede de drenagem com importantes nascentes, bem preservadas quanto a vegetação ciliar. Os principais rios do município são denominados Lava - Tudo, Caronas e Divisa.

A qualidade de água do contexto urbano, quanto ao IQA (Índice de Qualidade das Águas) mensurados em dezembro de 2009 e janeiro de 2010, apresentam-se, de ótima e boa qualidade com índices de 79,73 e 73,75 respectivamente.

Page 13: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 14: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Pedologia (Solos)O solo é a camada superficial da crosta terrestre. A

ciência que os estuda é denominada de Pedologia. A tênue camada é composta de partículas de rochas em diferentes estágios de desagregação. O uso e a potencialidade agrícola dos solos estão intimamente ligados as características físicas e químicas, bem como aos fatores climáticos e geomorfológicos.

Urupema possui Solos Litólicos, Cambissolo Bruno e Terra Bruna Estruturada.- Solos Litólicos: Caracterizam-se por serem pouco desenvolvidos, rasos (0,15 a 0,40 m) o relevo muito acidentado e a pequena espessura leva a uma deficiência hídrica, com ocorrência de rochas na superfície, dificultando a atividade agrícola.- Cambissolo Bruno: São solos em processo de desenvolvimento com material de origem namassa do solo, possuem pouca profundidade(0,5 a 1,5m) a fertilidade natural normalmenteé muito baixa.- Terra Bruna Estruturada: São solos profundos, entre 1 a 2 metros, se bem drenados, encontrados normalmente em relevos suave ondulados e ondulados. Se bem trabalhados , apresentam elevado potencial agrícola.

Page 15: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 16: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Mapa Clinográfico - DeclividadeMapa elaborado a partir das curvas de nível onde a

topografia do terreno é avaliada em graus, sendo um instrumento de análise da capacidade de uso do solo, seja para construções ou para o uso e ocupação do solo.

Mapa Hipsométrico É a representação cartográfica do relevo delimitadas

em metros à partir de curvas de nível , espaçadas na forma de cotas altimétricas.

Page 17: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 18: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 19: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Mapa Sistema Viário – O Município de Urupema é cortado pela SC- 439 no sentido Leste, Oeste em direção aos Municípios de Painel e Rio Rufino.

A rede viária municipal, que interliga importantes comunidades caracterizam-se por não serem pavimentadas. As principais vias de comunicação entre o núcleo urbano e o interior são: Estrada do Cedro, Estrada da Bossoroca, Estrada do Despraiado, Estrada dos Becker, Estrada do Cedrinho e Estrada do Fundo Doce. Essas vias detêm importância fundamental para a ligação da sede municipal com as localidades do interior pertencentes ao município.

Page 20: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 21: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Aspectos Sócio-Ambientais do Município de Urupema/SC.

Uso Do SoloLegislação Ambiental

Agricultura Turismo

Imagens de SatéliteEquipamentos Urbanos

Page 22: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Uso do Solo

Uso do solo é o conjunto das atividades processos individuais de produção e reproduçãode uma sociedade por sobre uma dada área seja urbana ou rural, assentados sobre locais individualizadas e/ou combinadas com seus padrões ou tipos de assentamentos, do ponto de vista da regulação espacial.

Em Urupema os trabalhos de campo e imageamentos a partir de imagens de satélites está classificado da seguinte forma:

Classes de Uso do Solo Extensão em Km²

Percentuais

Campos de Altitudes e Pastagens 240 67,9 %

Mata Nativa Predominância de Mata de Araucária

99 28,0 %

Agricultura e Pomares 7,5 2.12 %

Pinos/Eucaliptos 6 1,805 %

Área Urbana 0,6 0,17 %

Açudes - 0,6 0,17 %

Solo Exposto 0,02 0,005

Total 353 100 %

Áreas de Uso do Solo - URUPEMA

68%

28%

2%

2%

0%

0%

0%

Campos deAltitude

Mata Araucaria

Pomares

Pinos/Euc.

Área Urbana

Açudes

Solo Exposto

Page 23: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 24: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Legislação

Mata de Araucária - No Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes superiores a 500m, destaca-se a área de dispersão do pinheiro-do-paraná, Araucária angustifolia, que já ocupou cerca de 2,6% do território nacional. Nestas florestas coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paraná. Devido ao seu alto valor econômico a Mata de Araucária vêm sofrendo forte pressão de desmatamento.

Código Florestal Brasileiro – LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965. Art.2° II - área de preservação permanente: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Art. 2° Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas: a) ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima será: 1 - de 30 (trinta) metros para os cursos d'água de menos de 10 (dez) metros de largura;  2 - de 50 (cinquenta) metros para os cursos d'água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura; 3 - de 100 (cem) metros para os cursos d'água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;  b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d'água naturais ou artificiais; c) nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados "olhos d'água", qualquer que seja a sua situação topográfica, num raio mínimo de 50 (cinquenta) metros de largura; d) no topo de morros, montes, montanhas e serras; e) nas encostas ou partes destas, com declividade superior a 45°, equivalente a 100% na linha de maior declive;

Page 25: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 26: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Cultura Produtores n0

Área (há) Produtividade (t/há)

Produção (t)

Maçã 109 447,7 36 16125

Batata Consumo

150 300 15 4500

Feijão 120 96 1,5 144

Milho 80 130 3,5 455

Pinus + Eucalipto

110 1000 80 80 000

Vime 15 50 10 500

Ameixa 1 1 10 10

Morango estufa

1   0 25 ton/ano

Pastagem melhorada

350 900 8 MS 7200

Pastagem anual

500 700 6 MS 4200

Moranga 20 150 10 1500

Uva Vinificação

1 12 5 60

Cebola 3 3 20  

AgriculturaUrupema é um município essencialmente

agrícola. Epagri e Secretaria de Agricultura do Município de Urupema (2010) apresentam os seguintes dados:

Page 27: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 28: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Turismo

O Município de Urupema desenvolve um turismo baseado na preservação do meio-ambiente, gastronomia típica, como a truta, pousadas de cunho familiar, passeios, trilhas, eventos, rota das cavalgadas. Atrações naturais como a Cachoeira que Congela e o Morro das Antenas fazem de Urupema, referência na Região Serrana do Estado de Santa Catarina.

O Município detêm potencial para o Ecoturismo, o Turismo Rural, de Aventura, além do Turismo Científico, através da instalação de um observatório astronômico no ponto mais alto de Urupema, (proposta do Programa de Gestão Ambiental e Turística para o Município de Urupema.).

Page 29: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 30: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Imagem de Satélite

Por meio do Sensoriamento Remoto e a obtenção de Imagens de Satélite, é possível mapear, diagnosticar, levantar dados, etc. As imagens permitem a interpretação do real dimensionamento do território, servem de apoio e base para geração de mapeamentos temáticos que visem o planejamento e gestão territorial. Podem ser trabalhadas para determinados fins como monitoramento de áreas de risco, definição de Reserva Legal, manutenção das Áreas de Preservação Permanentes, etc. Subsídio de extrema importância para a criação de planos diretores e o correto zoneamento urbano e rural de qualquer território.

Imagem do Satélite ALOS, 2009

Page 31: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 32: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Equipamentos urbanos

O Município de Urupema, conta atualmente com uma infraestrutura bastante diversificada para atender a demanda da população local e dos turistas. A Igreja Matriz no centro urbano, a praça e as flores nos canteiros centrais são atrações a parte. Eventos esportivos e culturais são realizados nos pavilhões do município. O Município conta com bancos, farmácia, posto de saúde, escolas, policiamento e centros de atendimento a população que garantem a melhoria da qualidade de vida da população como um todo. O Mapa dos Equipamentos Urbanos retrata justamente esta característica presente no Município.

Page 33: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o
Page 34: Caderno II Atlas  Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

As fotografias que ilustram este caderno fazem parte do arquivo da Prefeitura Municipal de Urupema e dos trabalhos de campo da equipe da Hidroclínica LTDA.