caderno de questÕes - terceiro ano

20

Upload: paulo-alexandre

Post on 23-Jun-2015

1.688 views

Category:

Education


72 download

DESCRIPTION

SEMANA DO FERA 2014

TRANSCRIPT

Page 1: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO
Page 2: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

ENEM/2011

Os amigos são um dos principais indicadores de bem-estar na vida social das pessoas. Da mesma forma que em outras áreas, a internet também inovou as maneiras de vivenciar a amizade. Da leitura do infográfico, depre-endem-se dois tipos de amizade virtual, a simétrica e a assimétrica, ambas com seus prós e contras. Enquanto a primeira se baseia na relação de reciprocidade, a se-gunda

a) reduz o número de amigos virtuais, ao limitar o acesso à rede.

b) parte do anonimato obrigatório para se difundir. c) reforça a configuração de laços mais profundos de

amizade. d) facilita a interação entre pessoas em virtude de

interesses comuns. e) tem a responsabilidade de promover a proximidade

física.

ENEM/2011

O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assun-tos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor

simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multissequencial e indeter-minado, realizado em um novo espaço de escrita. As-sim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem se-quência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.

MARCUSCHI, L. A. Disponível em: http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.

O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto

a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos to-talmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

b) é uma forma artificial de produção da escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como conse-quência o menosprezo pela escrita tradicional.

c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.

d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informa-ção específica, segura e verdadeira, em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.

e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo- se em atividade mais coletiva e cola-borativa.

ENEM/2012

E-mail com hora programada

Redação INFO, 28 de agosto de 2007.

Agende o envio de e-mails no Thunderbird com a extensão SendLater Nem sempre é interessante man-dar um e-mail na hora. Há situações em que agendar o envio de uma mensagem é útil, como em datas come-morativas ou quando o e-mail serve para lembrar o des-tinatário de algum evento futuro. O Thunderbird, o ótimo cliente de e-mail do grupo Mozilla, conta com uma ex-tensão para esse fim. Trata-se do SendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de men-sagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. Só há um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbird deverá estar em execução. Senão, ele mandará o e-mail somente na próxima vez que for rodado.

Disponível em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).

Considerando-se a função do SendLater, o objetivo do autor do texto E-mail com hora programada é

a) eliminar os entraves no envio de mensagens via e-mail.

b) viabilizar a aquisição de conhecimento especializa-do pelo usuário.

LÍNGUA PORTUGUESA

Page 3: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

3

c) permitir a seleção dos destinatários dos textos en-viados.

d) controlar a quantidade de informações constantes do corpo do texto.

e) divulgar um produto ampliador da funcionalidade de um recurso comunicativo.

ENEM/2013

O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que

a) o discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climáticos.

b) a preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha.

c) a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares.

d) o descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce potável do mundo.

e) a agressão ao planeta é dependente da posição assumi - da pelo homem frente aos problemas am-bientais.

ENEM/2013

Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a) a) emprego de uma oração adversativa, que orienta a

quebra da expectativa ao final. b) uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de

causa e efeito entre as ações. c) retomada do substantivo “mãe”, que desfaz a am-

biguidade dos sentidos a ele atribuídos. d) utilização da forma pronominal “la”, que reflete um

tratamento formal do filho em relação à “mãe”.

e) repetição da forma verbal “é”, que reforça a relação de adição existente entre as orações.

ENEM/2013

Na verdade, o que se chama genericamente de índios é um grupo de mais de trezentos povos que, jun-tos, falammais de 180 línguas diferentes. Cada um des-ses povos possui diferentes histórias, lendas, tradições, conceitos e olhares sobre a vida, sobre a liberdade, sobre o tempo e sobre a natureza. Em comum, tais co-munidades apresentam a profunda comunhão com o ambiente em que vivem, o respeito em relação aos indi-víduos mais velhos, a preocupação com as futuras ge-rações, e o senso de que a felicidade individual depen-de do êxito do grupo. Para eles, o sucesso é resultado de uma construção coletiva. Estas ideias, partilhadas pelos povos indígenas, são indispensáveis para constru-ir qualquer noção moderna de civilização. Os verdadei-ros representantes do atraso no nosso país não são os índios, mas aqueles que se pautam por visões precon-ceituosas e ultrapassadas de “progresso”.

AZZI, R. As razões de ser guarani-kaiowá. Disponível em: www.outraspalavras.net. Acesso em: 7 dez. 2012.

Considerando-se as informações abordadas no texto, ao iniciá-lo com a expressão “Na verdade”, o autor tem como objetivo principal

a) expor as características comuns entre os povos indígenas no Brasil e suas ideias modernas e civili-zadas.

b) trazer uma abordagem inédita sobre os povos indí-genas no Brasil e, assim, ser reconhecido como especialista no assunto.

c) mostrar os povos indígenas vivendo em comunhão com a natureza e, por isso, sugerir que se deve respeitar o meio ambiente e esses povos.

d) usar a conhecida oposição entre moderno e antigo como uma forma de respeitar a maneira ultrapas-sada como vivem os povos indígenas em diferentes regiões do Brasil.

e) apresentar informações pouco divulgadas a respei-to dos indígenas no Brasil, para defender o caráter desses povos como civilizações, em contraposição a visões preconcebidas.

ENEM/2013

A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação

Page 4: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

4

e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude

a) crítica, expressa pelas ironias. b) resignada, expressa pelas enumerações. c) indignada, expressa pelos discursos diretos. d) agressiva, expressa pela contra-argumentação. e) alienada, expressa pela negação da realidade.

ENEM/2012

Aquele bêbado

— Juro nunca mais beber — e fez o sinal da cruz com os indicadores. Acrescentou: — Álcool. O mais ele achou que podia beber. Bebia paisagens, músicas de Tom Jobim, versos de Mário Quintana. To-mou um pileque de Segall. Nos fins de semana, embe-bedava-se de Índia Reclinada, de Celso Antônio. — Curou-se 100% do vício — comentavam os amigos. Só ele sabia que andava mais bêbado que um gambá. Morreu de etilismo abstrato, no meio de uma carraspana de pôr do sol no Leblon, e seu féretro ostentava inúme-ras coroas de ex-alcoólatras anônimos.

ANDRADE, C. D. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Re-cord, 1991.

A causa mortis do personagem, expressa no último parágrafo, adquire um efeito irônico no texto porque, ao longo da narrativa, ocorre uma

a) metaforização do sentido literal do verbo “beber”. b) aproximação exagerada da estética abstracionista. c) apresentação gradativa da coloquialidade da lin-

guagem. d) exploração hiperbólica da expressão “inúmeras

coroas”. e) citação aleatória de nomes de diferentes artistas.

ENEM/2012

O trovador

Sentimentos em mim do asperamente dos homens das primeiras eras ... As primaveras de sarcasmo intermitentemente no meu coração arlequinal ... Intermitentemente ... Outras vezes é um doente, um frio na minha alma doente como um longo som redon-do ... Cantabona! Cantabona! Dlorom ... Sou um tupi tangendo um alaúde!

ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias comple-tas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiais, 2005.

Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é

a) abordado subliminarmente, por meio de expres-sões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade.

b) verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas.

c) lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expres-sões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9).

d) problematizado na oposição tupi (selvagem) x ala-úde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Os-waldo de Andrade.

e) exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o or-gulho brasileiro por suas raízes indígenas.

ENEM/2012

Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das coisas do tupi, do folk-lore, das suas tentativas agríco-las... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!

O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura? Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decep-ção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções.

A pátria que quisera ter era um mito; um fan-tasma criado por ele no silêncio de seu gabinete.

BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponí-vel em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 nov. 2011.

O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi publicado em 1911. No fragmento destaca-do, a reação do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patrióticas evidencia que

a) a dedicação de Policarpo Quaresma ao conheci-mento da natureza brasileira levou-o a estudar inu-tilidades, mas possibilitou-lhe uma visão mais am-pla do país.

b) a curiosidade em relação aos heróis da pátria le-vou-o ao ideal de prosperidade e democracia que o personagem encontra no contexto republicano.

c) a construção de uma pátria a partir de elemento míticos, como a cordialidade do povo, a riqueza do solo e a pureza linguística, conduz à frustração ideológica.

d) a propensão do brasileiro ao riso, ao escárnio, justi-fica a reação de decepção e desistência de Poli-carpo Quaresma, que prefere resguardar-se em seu gabinete.

e) a certeza da fertilidade da terra e da produção agrí-cola incondicional faz parte de um projeto ideológi-

Page 5: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

5

co salvacionista, tal como foi difundido na época do autor.

ENEM/2012

Ai, palavras, ai, palavras que estranha potência a vossa! Todo o sentido da vida principia a vossa porta: o mel do amor cristaliza seu perfume em vossa rosa; sois o sonho e sois a audácia, calúnia, fúria, derrota… A liberdade das almas, ai! Com letras se elabora… E dos venenos humanos sois a mais fina retorta: frágil, frágil, como o vidro e mais que o aço poderosa! Reis, impérios, povos, tempos, pelo vosso impulso rodam…

MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Agui-lar, 1985 (fragmento).

O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no epi-sódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no en-tanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguin-te relação entre o homem e a linguagem:

a) A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.

b) As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das pa-lavras.

c) O significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida.

d) Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças.

e) Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e gestos.

ENEM/2012

A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimen-to da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por

a) letras e melodias com características amargas e depressivas.

b) arranjos baseados em ritmos e melodias nordesti-nos.

c) sonoridades experimentais e confluência de ele-mentos populares e eruditos.

d) temas que refletem situações domésticas ligadas à tradição popular.

e) ritmos contidos e reservados em oposição aos mo-delos estrangeiros.

ENEM/2013

O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem

a) direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais.

b) forma clássica da construção poética brasileira. c) rejeição à ideia do Brasil como o país do futebol. d) intervenções de um leitor estrangeiro no exercício

de leitura poética e) lembretes de palavras tipicamente brasileiras subs-

titutivas das originais.

Page 6: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

6

Text 1

Have you always dreamed of traveling to cool places, meeting lots of different people, and maybe picking up a language or two? No matter what country you live in, you can fly over the world's highest waterfalls in Vene-zuela, learn world trade in Japan, study art in France, or take dancing lessons in Ghana. How? Join a study abroad program, where high school and university stu-dents live with a host family in a foreign country. Semes-ter, summer, and year-long programs allow you to attend school, take intensive language courses, or perform community service in another country. Besides the ex-citement of travel, one reason to study abroad is that you will experience new customs, holidays, foods, art, music, and politics firsthand. “Obviously, I learned the language and am now fluent, but perhaps more im-portant was how much I learned about cultures, people, and myself. I learned this from the viewpoint of an active member of the community and my host family, not from the tourist's point of view,” says Andrew, who studied in Poitiers, France. Another reason for studying abroad is that you'll gain self-confidence. You’ll have the oppor-tunity to learn how to better stand up for yourself and your beliefs and to express yourself in another language. “What could make you more confident than that?” says Christina, who studied in Caracas, Venezuela. Living away from home can also help you adjust in the transi-tion to university and adulthood. Matthew says he re-turned from studying in Australia with confidence, social ability, and a genuine interest in international affairs that made a difference. “After having gone abroad in high school, I found the transition to university to be a breeze.” And speaking of university, improving your lan-guage skills might help you get into prestigious universi-ties and even find future jobs. Universities and employ-ers know that studying abroad provides leadership skills in a world that is increasingly globally interconnected. Most of all, it's fun! You're not likely to suffer from gen-eral monotony while you're studying in a different learn-ing environment.

Available at: http://<www.kidshealth.org/teen/school_jobs/school/abroad.html>Access on August 15, 2008. [Adapted]

Select the appropriate title for text 1. a) Traveling around the world b) The most famous study abroad programs c) Why study abroad? d) Learning a foreign language e) Living and studying in a foreign country

Select the appropriate title for text 1. a) Traveling around the world b) The most famous study abroad programs c) Why study abroad? d) Learning a foreign language e) Living and studying in a foreign country

Which of the following questions can be answered ac-cording to the information in text 1?

Select the CORRECT option with the sum.

01 What is the most difficult thing about learning a foreign language?

02 Which country offers the best opportunities for foreign students?

04 How did Matthew feel when he left to study abroad?

08 What kind of student is most likely to be suc-cessful when studying abroad?

16 Where do students prefer to spend their summer vacations?

32 Why is it important to be honest about one’s feelings?

a) 44b) 5 c) 15d) 3e) 48

Choose the corresponding passive voice of the sen-tence: Alexander Fleming discovered Penicillin, a type of antibiotic.

a) Penicillin, a type of antibiotic, were discovered by Alexander Fleming.

b) Penicillin, a type of antibiotic, has were discovered by Alexander Fleming

c) Penicillin, a type of antibiotic, was discovering by Alexander Fleming.

d) Penicillin, a type of antibiotic, was been discovering by Alexander Fleming.

e) Penicillin, a type of antibiotic, was discovered by Alexander Fleming.

Choose the correct group of words in the plural:

a) mice – oxen – phenomena b) teeth – womans – geese c) children – thieves – wifes d) lice – calves – wolfeis e) lifes – churchs – boxes

INGLÊS

Page 7: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

7

(IFRO-2013) Considering “But earlier research on caf-feine and suicide risk found that risk of suicide de-creased progressively up to six or seven cups a day, then increased after eight or more cups a day.”, the highlighted verb is an example of:

a) Present Perfect Tense b) Simple Past Tense c) Present Perfect Continuous d) Past Perfect e) Past Perfect Continuous

Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade ocidental, com a expansão do modo de produção capitalista, e o surgi-mento do socialismo, sistema político- econômico opos-to ao capitalismo. Novas formas de pensar e de sentir o mundo refletiram na arte produzida neste período, tais como o modernismo e as vanguardas artísticas. Algu-mas mudanças importantes ocorridas no campo artístico podem ser citadas, tais como:

I. Uma das características das artes neste século é justamente a da aproximação de todas elas, uma influenciando a outra e concorrendo todas para a popularização de novas técnicas e linguagens. Na época dos -ismos, pelo menos pintura, música, lite-ratura e escultura estiveram juntas nas pesquisas de suas novas formas de expressão.

II. O dadaísmo procurou radicalizar nas suas propos-tas, criticando os valores estabelecidos, com des-taque para a obra de artistas como Marcel Du-champ.

III. O surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.

IV. Muitos dos movimentos da vanguarda artística acabaram por assumir um comportamento próximo ao dos partidos políticos: possuíam militantes, lan-çavam manifestos e acreditavam que a verdade encontrava-se com eles. No Brasil o Manifesto An-tropofágico, escrito por Oswald de Andrade, foi um marco importante no início do Modernismo Brasilei-ro.

V. Concepções literárias e musicais renovadoras, es-tiveram presentes nas obras de Marcel Proust, Ja-mes Joyce, Debussy, Paul Éluard, Stravinsky e tan-tos outros.

a) Todas as assertivas são verdadeiras; b) Somente as assertivas I, II e IV são verdadeiras; c) Apenas as assertivas I, III e IV são falsas; d) Somente as assertivas II, IV E V são corretas; e) Apenas as assertivas I e II são corretas.

Com base nos conhecimentos sobre Arte Conceitual, considere as afirmativas a seguir.

I. Os ready-mades de Marcel Duchamp, objetos retirados do cotidiano, foram importantes prece-dentes para a Arte Conceitual.

II. A Arte Conceitual se preocupava em materiali-zar processos decorrentes de uma ideia e utili-zava, muitas vezes, suportes transitórios e re-produtíveis.

III. Inicialmente os objetos tidos como Arte Concei-tual tiveram como principal canal de distribuição grandes museus e galerias.

IV. Os artistas passaram a exigir maior interação e participação do público, que deixava de ser apenas um expectador para interagir com as obras.

Assinale a alternativa correta.

a)Somente as afirmativas I e II são corretas. b)Somente as afirmativas I e III são corretas. c)Somente as afirmativas III e IV são corretas. d)Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. e)Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

ENEM – 2011

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Inter-nacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981, Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo

a) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espec-tador.

b) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.

c) uso de formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volu-me, a perspectiva e a sensação escultórica.

ARTE

Page 8: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

8

d) esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.

e) uso de vários ícones que representam persona-gens fragmentados bidimensionalmente de forma fotográfica livre de sentimentalismo.

(ENEM) Um volume imenso de pesquisas tem sido pro-duzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito a crian-ças - o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.- GID-

DENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

O texto indica que existe uma significava produção cien-tífica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque

a) Codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.

b) Adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.

c) Interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.

d) Observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.

e) Apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.

Observe a ilustração a baixo.

Além da poluição dos mares, por exemplo, a exploração do petróleo proporciona royalties, que são:

a) Impostos pagos pelos governos de todos os níveis aos cidadãos, como forma de compensar a destrui-ção ambiental dos oceanos e mares.

b) Taxas pagas pelas empresas exploradoras dos recursos dos mares aos municípios, como forma de redução da poluição ambiental.

c) Compensações financeiras pagas aos governos pelas empresas exploradoras de recursos diversos em territórios variados.

d) Recursos tecnológicos repassados pelas empresas aos governos para que eles despoluam a natureza dos espaços explorados.

e) Tarifas compensatórias pagas pelo Governo federal às empresas que exploram petróleo na plataforma continental.

Observe a charge a seguir.

Nela percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específi-cos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já exis-tente, sociedade. Nessa perspectiva, é correto afirmar que comunidade

a) É composta por pessoas que estão unidas por la-ços consanguíneos e baseados em relações es-pontâneas.

b) É um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.

c) É constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.

d) É a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construí-rem novas formas de relação social.

e) Pode ser definida como heterogênea, pois as ativi-dades e o estado de espírito são muito semelhan-tes para todas as pessoas.

A definição de eleitor foi tema de artigos nas Constitui-ções brasileiras de 1891 e de 1934. Diz a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891:

Art. 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21anos que se alistarem na forma da lei.

A Constituição da República dos Estados Unidosdo Brasil de 1934, por sua vez, estabelece que:

SOCIOLOGIA

Page 9: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

9

Art. 180. São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem na forma da lei.

Ao se comparar os dois artigos, no que diz respeito aogênero dos eleitores, depreende-se que

a) A Constituição de 1934 avançou ao reduzir a idade mínima para votar.

b) A Constituição de 1891, ao se referir a cidadãos, referia-se também às mulheres.

c) Os textos de ambas as Cartas permitiam que qual-quer cidadão fosse eleitor.

d) O texto da carta de 1891 já permitia o voto femini-no.

e) A Constituição de 1891 considerava eleitores ape-nas indivíduos do sexo masculino.

A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o con-teúdo programático incluirá o estudo da História da Áfri-ca e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. - Disponível em: http://www.planalto.gov.br.

Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A referida lei representa um avanço não só para a edu-cação nacional, mas também para a sociedade brasilei-ra, porque

a) Legitima o ensino das ciências humanas nas esco-las.

b) Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.

c) Reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.

d) Garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.

e) Impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

ENEM – A questãoétnica no Brasil tem provocado dife-

rentes atitudes:

I. Instituiu-se o “Dia Nacional da Consciência Ne-

gra” em 20 de novembro, ao invés da tradicional

celebraçãodo 13 de maio. Essa nova data é o

aniversario da morte de Zumbi, que hoje simbo-

liza a critica à segregação e à exclusão social.

II. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no

carnaval, afirmou que nunca viu tanta convi-

vência harmoniosa entre as diversas etnias.

Também sobre essa questão, estudiosos fazem diferen-tes reflexões:

“Entre nos [brasileiros], (...) a separacao imposta pelo sistema de producao foi a mais fluida pos-sivel. Permitiu constante mobilidade de classe pa-ra classe e ate de uma raca para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raca e de con-vencoes de classe, do branco pela cabocla, pela cunha, pela india (...) agiu poderosamente na formacao do Brasil, adocando-o.”(Gilberto Freire. O

mundo que o português criou.)

[Porem] o fato e que ainda hoje a miscige-nacaonao faz parte de um processo de integracao das “racas” em condicoes de igualdade social. O resultado foi que (...) ainda sao pouco numerosos os segmentos da “populacao de cor” que conse-guiram se integrar, efetiva- mente, na sociedade competitiva. (Florestan Fernandes. O negro no mundo dos

brancos.)

Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto aproximar

a) aposição de Gilberto Freire e a de Florestan Fer-nandes igualmente às duas atitudes.

b) aposição de Gilberto Freire à atitude I e a de Flo-restan Fernandes à atitude II.

c) aposição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II.

d) somente a posição de Gilberto Freire a ambas as atitudes.

e) somente a posição de Florestan Fernandes a am-bas as atitudes.

Embora o Brasil seja signatário de convenções e trata-dos internacionais contra a tortura e tenha incorporado em seu ordenamento jurídico uma lei tipificando o crime, ele continua a ocorrer em larga escala. Mesmo que a lei que tipifica a tortura esteja vigente desde 1997, até o ano 2000 não se conhece nenhum caso de condenação de torturadores julgado em última instância, embora tenham sido registrados nesse período centenas de casos, além de numerosos outros presumíveis, mas não registrados. - Disponível em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em:

16 jun. 2010 (adaptado).

O texto destaca a questão da tortura no país, apontando que

a) A justiça brasileira, por meio de tratados e leis, tem conseguido inibir e, inclusive, extinguir a prática da tortura.

b) A existência da lei não basta como garantia de justiça para as vítimas e testemunhas dos casos de tortura.

c) As denúncias anônimas dificultam a ação da justi-çaimpedindo que torturadores sejam reconhecidos e identificados pelo crime cometido.

d) A falta de registro da tortura por parte das autorida-des policiais, em razão do desconhecimento da tor-tura como crime, legitima a impunidade.

e) A justiça tem esbarrado na precária existência de jurisprudência a respeito da tortura, o que a impede de atuar nesses casos.

Page 10: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

10

“Se eu perguntar se você é ético, provavelmente dirá que sim! E, se eu perguntar a definição de ética, saberá me responder? Provavelmente não! Faz sentido? Não! Mas é natural, a maioria dos seres humanos são éticos sem ter a mínima idéia do que significa ser ético. Isso ocorre porque a ética nos é condicionada pela socieda-de, você aprende desde pequeno com seus pais, na escola, com seus amigos e normalmente não nota isso. Meus pais me orientavam sobre o que era certo ou er-rado, mas pensando bem, acho que eu só aprendia ética depois que era castigado.”

Considerando a imagem, o texto e o que você aprendeu sobre ética e moral, é correto afirmar que:

a) A ética tem por objetivo desregulamentar os pa-drões morais de uma sociedade.

b) A ética é um conjunto de certezas invioláveis, que devem ser seguidas pelas comunidades locais de um país.

c) A consciência ética é adquirida com o passar do tempo, sendo que o indivíduo deve estar inserido em uma comunidade para vivenciar as experiên-cias em coletivo.

d) A ética não é condicionada pela sociedade, é ad-quirida de forma individualizada sem o convívio co-letivo.

e) A ética é condicionada pela sociedade, é adquirida de acordo como convívio coletivo.

“A definição de moral e ética é muito discutida atual-mente. Como você define cada uma delas? Entre as alternativas de definição e diferenciação entre os dois conceitos, eu tenho empregado estas: moral é o conjun-to de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Logo, [...] a pergunta que a resume é: “Como devo agir?”. Ética é a reflexão sobre a felicidade e sua busca, a pro-cura de viver uma vida significativa, uma “boa vida”. Assim definida, a pergunta que a resume é: “Que vida

quero viver?”. É importante atentar para o fato de essa pergunta implicar outra: “Quem eu quero ser?”. Do pon-to de vista psicológico, moral e ética, assim definidas, são complementares.” - Entrevista com o Profº. e psicólogo da

USP Yves de La Taille, psicólogo especializado em desenvolvimento moral.

Conforme a leitura do texto acima e o conteúdo sobre moral e ética, é correto afirmar:

a) Quando tomamos decisões devemos refletir sobre nossas atitudes, portanto, fazemos escolhas mo-rais.

b) Se ética é uma reflexão sobre a felicidade, então é correto afirmar que ética é uma disciplina filosófica que estuda as diversas morais.

c) Ética e moral são os termos que a filosofia utiliza para se referir ao modo como as pessoas deveriam agir.

d) A distinção entre a definição de ética e moral é problemática já que não há consenso sobre o tema.

A moral estabelece princípios, normas e regras de com-portamento. Ela pertence, portanto, ao domínio da prati-ca. A ética é a reflexão sobre a moral .mas, a medida que a ética pode mudar nossas decisoes sobre como nos comportamos, ela influiem nossas ações. A etica não consiste em um conjunto de ordens e proibições. Ela indica caminhos para a procura e a prtica de uma boa maneira de ser e de agir, de acordo com o bem e contraria ao mal. Se a teoria reflete sobre a prática, ela tambem a inspira, indicando possibilidades diferentes de ação. (Carmem Bassi Barbosa, José J. Queiroz, Julia Falivene

Alves. Núcleo Básico. Ética Profissional e Cidadania Organizacional, Fundação Anchieta, S. Paulo, 2011. Adaptado)

Assinale a alternativa correta de acordo com o texto. a) A Ética refere-se ao pensamento e possibilita refle-

tir sobre a Moral, e esta se refere aos comporta-mentos dos indivíduos e às suas ações, isto é, à vida prática.

b) O texto defende que Ética e Moral são sinônimos e que ambas referem-se ao comportamento dos indi-víduos e às ações dos indivíduos.

c) O texto possibilita ver um conflito entre a Moral e a Ética, porque a Moral procura questionar as ações dos indivíduos e refletir se elas fazem bem a todos.

d) O texto defende que Ética e Moral referem-se ao mesmo campo de significados: a Moral refere-se aos valores e aos comportamentos aceitos pela so-ciedade, e a Ética refere-se à reflexão sobre os va-lores e o comportamento.

e) O texto possibilita ver um consenso entre a Moral e a Ética, não permitindo haver conflitoentre ambas.

FILOSOFIA

Page 11: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

11

“O Plenario da Câmara aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo, e os destina à reforma agrária e a programas de habitação popular. A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores”. (“Aprovada PEC do traba-lho escravo”.

Notícias online no sítio da Comissão Pastoral da Terra. Disponível em http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/49-trabalhoescravo/1099-aprovada-pec-do-trabalho-escravo. Acessado em 04/08/2012.)

Embora o Brasil esteja plenamente inserido na era da denominada sociedade digital e do consumo, e a popu-lação tenha conquistado algumas garantias para o exer-cício de sua cidadania, o país ainda enfrenta relações de exploração de trabalho análogas às do período da escravidão. Sobre o trabalho escravo no Brasil, pode-se afirmar que: a) É uma prática mantida por fazendeiros do interior

do Brasil que, embora registrem em carteira seus funcionários, não realizam de maneira adequada o pagamento de um salário mínimo, conforme obriga a lei em vigor.

b) As relações de exploração de trabalho análogas à escravidão são identificadas pelos fiscais do Minis-tério do Trabalho apenas em regiões distantes dos grandes centros urbanos, onde a presença do Es-tado é precária

c) É uma prática mais comum nas fazendas de pro-dução de carvão e de criação de gado do interior do Brasil, sendo quase inexistente nas fazendas modernas de produção de grãos e de cana-de-açúcar.

d) Relações de exploração de trabalho análogas à escravidão ainda são encontradas em diferentes partes do país, tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas.

Texto I

A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das ter-ras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifún-dios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constitui-ção de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.Disponível em:

www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Texto II

O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno pro-prietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma em-

presa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.LESSA,

C. Disponível em: www.observadorpolítico.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece por-que os autores associam a reforma agrária, respectiva-mente, à

a) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.

b) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.

c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.

d) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.

e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.

As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte idéia: a) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos

e aposentados.

DIREITOS HUMANOS

Page 12: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

12

b) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura.

c) Menosprezo governamental com relação a ques-tões ecologicamente corretas.

d) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.

e) Aprofundamento do problema social do desempre-go e do subemprego.

EM 5 ANOS, NOVA ORLEANS RENASCE BRANCA

“A tragedia do furacao Katrina em Nova Orleans completa cinco anos neste mês com um legado que vai muito além das casas ainda destruídas da cidade: o equilíbrio de poder foi totalmente realinhado, a clivagem racial, aprofundada. A maioria negra, que sofreu retirada forçada duran-te a enchente ocorrida após o furacão, viu sua dominância sobre a política das últimas décadas ir se esvaindo até que praticamente todos os ór-gaos eletivos locais “embranqueceram”. (...) Mo-radores e estudiosos afirmam que a virada é re-sultado de um esforço deliberado. O primeiro plano de reconstrução da cidade previa fazer parques nos bairros negros devastados. Pra on-de os antigos moradores voltariam? De referên-cia, para lugar nenhum.” - Folha de São Paulo, 08/08/2010,

p. A24.

Para além dos efeitos imediatos do furacão Katrina, a reportagem focaliza a dinâmica de “embranquecimento” de Nova Orleans, diretamente associada a processos de:

a) nomadismo urbano. b) densificação urbana. c) segregação espacial. d) exploração demográfica. e) migração sazonal.

(UFPE) A figura a seguir ilustra dois blocos A e B de massas MA = 2,0kg e MB = 1,0kg. Não existe atrito entre o bloco B e a superfície horizontal, mas há atrito entre os blocos. Os blocos se movem com aceleração de 2,0 m/s² ao longo da horizontal, sem que haja desli-zamento relativo entre eles. Se sem θ = 0,60 e cons θ = 0,80, qual o módulo, em newtons, da força aplicada no bloco A?

(UFPE) Um raio de luz sofre duas reflexões sucessivas em dois espelhos planos E1 e E2, que formam um ân-gulo entre si de 35°, conforme a figura abaixo. Determi-ne o ângulo γ formado entre o raio incidente e o raio refletido pelo espelho E2.

(UFPE) Uma bolinha de massa m = 200 g é largada do repouso de uma altura h, acima de uma mola ideal, de constante elástica k = 1240 N/m, que está fixada no piso (ver figura). Ela colide com a mola comprimindo-a por Dx = 10 cm. Calcule, em metros, a altura inicial h. Des-preze a resistência do ar.(g=10m/s

2)

O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamen-to apropriado é de 20 kPa. A figura mostra a instalação

FÍSICA

Page 13: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

13

hidraulica com a caixa d’agua e o cano ao qual deve ser conectada a ducha.

O valor da pressão da água na ducha está associado à altura:

a) h1 b) h2 c) h3 d) h4 e) h5

Em um experimento realizado para determinar a densi-dade da água de um lago, foram utilizados alguns mate-riais conforme ilustrado: um dinamômetro D com gradu-ação de 0 N a 50 N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi con-ferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinamôme-tro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinamômetro.

Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s

2, a densidade da água do lago, em g/cm

3, é:

a) 0,6 b) 1,2 c) 1,5 d) 2,4 e) 4,8

Durante uma ação de fiscalização em postos de com-bustíveis, foi encontrado um mecanismo inusitado para enganar o consumidor. Durante o inverno, o responsá-vel por um posto de combustível compra álcool por R$ 0,50 /litro, a uma temperatura de 5 °C. Para revender o líquido aos motoristas, instalou um mecanismo na bom-

ba de combustível para aquecê-lo, para que atinja a temperatura de 35 °C, sendo o litro de álcool revendido a R$ 1,60. Diariamente o posto compra 20 mil litros de álcool a 5 °C e os revende. Com relação à situação hipotética descrita no texto e dado que o coeficiente de dilatação volumétrica do álcool é de 1 × 10

-3 °C

-1, des-

prezando-se o custo da energia gasta no aquecimento do combustível, o ganho financeiro que o dono do posto teria obtido devido ao aquecimento do álcool após uma semana de vendas estaria entre

a) R$ 500,00 e R$ 1.000,00. b) R$ 1.050,00 e R$ 1.250,00. c) R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00. d) R$ 6.000,00 e R$ 6.900,00. e) R$ 7.000,00 e R$ 7.950,00.

Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura:

Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é ne-cessário que:

a) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV.

b) a energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravita-cional, representada na etapa IV.

c) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravita-cional, representada na etapa III.

d) a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia po-tencial elástica, representada na etapa IV.

e) a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia po-tencial elástica, representada na etapa I

Page 14: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

14

Para medir o tempo de reação de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experiência:

I. Mantenha uma régua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela ex-tremidade superior, de modo que o zero da ré-gua esteja situado na extremidade inferior.

II. A pessoa deve colocar os dedos de sua mão, em forma de pinça, próximos do zero da régua, sem tocá-la.

III. Sem aviso prévio, a pessoa que estiver segu-rando a régua deve soltá-la. A outra pessoa de-ve procurar segurá-la o mais rapidamente pos-sível e observar a posição onde conseguiu se-gurar a régua, isto é, a distância que ela percor-re durante a queda.

O quadro seguinte mostra a posição em que três pes-soas conseguiram segurar a régua e os respectivos tempos de reação.

A distância percorrida pela régua aumenta mais rapida-mente que o tempo de reação porque a:

a) energia mecânica da régua aumenta, o que a faz cair mais rápido.

b) resistência do ar aumenta, o que faz a régua cair com menor velocidade.

c) aceleração de queda da régua varia, o que provoca um movimento acelerado.

d) força peso da régua tem valor constante, o que gera um movimento acelerado.

e) velocidade da régua é constante, o que provoca uma passagem linear de tempo.

Os carrinhos de brinquedo podem ser de vários tipos. Dentre eles, há os movidos a corda, em que uma mola em seu interior é comprimida quando a criança puxa o carrinho para trás. Ao ser solto, o carrinho entra em movimento enquanto a mola volta à sua forma inicial. O processo de conversão de energia que ocorre no carri-nho descrito também é verificado em:

a) um dínamo. b) um freio de automóvel. c) um motor a combustão. d) uma usina hidroelétrica.

e) uma atiradeira (estilingue).

Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a

locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocida-de constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar. Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?

O Sol representa uma fonte limpa e inesgotável de energia para o nosso planeta. Essa energia pode ser captada por aquecedores solares, armazenada e con-vertida posteriormente em trabalho útil. Considere de-terminada região cuja insolação — potência solar inci-dente na superfície da Terra — seja de 800 watts/m2. Uma usina termossolar utiliza concentradores solares parabólicos que chegam a dezenas de quilômetros de extensão. Nesses coletores solares parabólicos, a luz refletida pela superfície parabólica espelhada é focali-zada em um receptor em forma de cano e aquece o óleo contido em seu interior 400 °C. O calor desse óleo é transferido para a água, vaporizando-a em uma cal-deira. O vapor em alta pressão movimenta uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica.

Considerando que a distância entre a borda inferior e a borda superior da superfície refletora tenha 6m de largu-ra e que focalizada no receptor os 800 watts/m

2 de radi-

Page 15: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

15

ação provenientes do Sol, e que o calor específico da água é 1 cal.g

-1 °C

-1 = 4.200 J kg

-1 °C

-1, então o compri-

mento linear do refletor parabólico necessário para ele-var a temperatura de 1m

3 (equivalente a 1t) de água de

20 °C para 100 °C, em uma hora, estará entre:

a) 15m e 21m. b) 22m e 30m. c) 105m e 125m. d) 680m e 710m. e) 6.700m e 7.150m.

Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificul-dades de locomoção, é utilizado, em ônibus e automó-veis, o elevador hidráulico. Nesse dispositivo é usada uma bomba elétrica, para forçar um fluido a passar de uma tubulação estreita para outra mais larga, e dessa forma acionar um pistão que movimenta a plataforma. Considere um elevador hidráulico cuja área da cabeça do pistão seja cinco vezes maior do que a área da tubu-lação que sai da bomba. Desprezando o atrito e consi-derando uma aceleração gravitacional de 10 m/s2, de-seja-se elevar uma pessoa de 65 kg em uma cadeira de rodas de 15 kg sobre a plataforma de 20 kg. Qual deve ser a força exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante?

a) 20 N b) 100 N c) 200 N d) 1000 N e) 5000 N

Aquecedores solares usados em residências têm o ob-jetivo de elevar a temperatura da água até 70°C. No entanto, a temperatura ideal da água para um banho é de 30°C. Por isso, deve-se misturar a água aquecida com a água à temperatura ambiente de um outro reser-vatório, que se encontra a 25°C.Qual a razão entre a massa de água quente e a massa de água fria na mistu-ra para um banho à temperatura ideal?

a) 0,111. b) 0,125. c) 0,357. d) 0,428. e) 0,833.

O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transfor-mar energia elétrica em energia térmica, o que possibili-ta a elevação da temperatura da água. Um chuveiro projetado para funcionar em 110 V pode ser adaptado para funcionar em 220 V, de modo a manter inalterada sua potência.Uma das maneiras de fazer essa adapta-ção é trocar a resistência do chuveiro por outra, de mesmo material e com o(a):

a) dobro do comprimento do fio. b) metade do comprimento do fio. c) metade da área da seção reta do fio. d) quádruplo da área da seção reta do fio. e) quarta parte da área da seção reta do fio.

Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pes-

soa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a dire-ção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?

a) Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento.

b) Paralelo ao plano e no sentido contrário ao movi-mento.

c) Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movi-mento.

d) Horizontal e no mesmo sentido do movimento. e) Vertical e sentido para cima.

Desenvolve-se um dispositivo para abrir automatica-mente uma porta no qual um botão, quando acionado, faz com que uma corrente elétrica i = 6 A percorra uma barra condutora de comprimento L = 5 cm, cujo ponto médio está preso a uma mola de constante elástica k = 5 x 10-2 N/cm. O sistema mola-condutor está imerso em um campo magnético uniforme perpendicular ao plano. Quando acionado o botão, a barra sairá da posição do equilíbrio a uma velocidade média de 5 m/s e atingirá a catraca em 6 milisegundos, abrindo a porta.

A intensidade do campo magnético, para que o disposi-tivo funcione corretamente, é de:

a) 5 x 10-1 T. b) 5 x 10-2 T. c) 5 x 101 T. d) 2 x 10-2 T. e) 2 x 100 T.

(Enem 2002) - Em usinas hidrelétricas, a queda d’agua move turbinas que acionam geradores. Em usinas eóli-cas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são célu-las fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de

QUÍMICA

Page 16: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

16

a) não provocarem impacto ambiental. b) independerem de condições climáticas. c) a energia gerada poder ser armazenada. d) utilizarem fontes de energia renováveis. e) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

(Enem 2011) - “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circu-lação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque a) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas

exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.

b) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.

c) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.

d) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.

e) é grande o uso de chuveiros elétricos, cuja opera-ção implica abundante consumo de água.

(Enem 2007) - Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

a) Óleo diesel. b) Gasolina. c) Carvão mineral. d) Gás natural. e) Vento.

(Enem 2009) - A economia moderna depende da dispo-nibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de ener-gia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, di-versos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às popula-ções locais. - Ricardo. B. e Campanili, M. Almanaque Brasil Socioambien-

tal. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2007 (adaptado)

Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas que-das d'água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se

a) a poluição da água por metais da usina. b) a destruição do habitat de animais terrestres.

c) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.

d) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.

e) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.

(Enem 2010) - Deseja-se instalar uma estação de gera-ção de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas monta-nhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavou-ras de subsistência e pesca. Na região, que possui pe-quena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

a) Termelétrica, país é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.

b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.

c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sis-temas não afetaria a população.

d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.

e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é sufi-ciente para abastecer a usina construída.

(Enem 2010) - A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xin-gu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. - BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.:

BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado).

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados a) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e

nordeste quando comparados às bacias hidro-gráficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

b) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investi mento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

c) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos dire-cionados para o pagamento pela desapropria-ção das terras.

d) ao direito histórico dos indígenas à posse des-sas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.

Page 17: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

17

e) ao aproveitamento da mão de obra especiali-zada dispo - nível na região Norte e o interes-se das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

(Enem 2011) - Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas terme-létricas, esse percentual é dividido conforme o combus-tível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de ele-tricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no cres-cimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas. - MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n.° 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte

a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.

b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de ofer-ta e os benefícios verificados.

c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.

d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.

e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fon-tes geradoras.

(Enem 2012) Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma ma-triz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e riscos ambientais é a baseada na energia:

a) dos biocombustíveis, pois tem menor impacto am-biental e maior disponibilidade.

b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país, favoráveis à sua implantação.

c) nuclear, por ter menor risco ambiental e ser ade-quada a locais com menor extensão territorial.

d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis.

e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.

(Enem 2013) Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes. - MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de

R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

a) Redução da utilização elétrica. b) Ampliação do uso bioenergético. c) Expansão das fontes renováveis. d) Contenção da demanda urbano-industrial. e) Intensificação da dependência geotérmica.

(Enem 2012) - Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre através da fermentação. Biocombustí-veis derivados de material celulósico ou bicombustíveis de segunda geração — coloquialmente chamados de “gasolina de capim” — são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os proble-mas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes. - DALE, B. E.;

HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais. Scientific American Brasil. Ago. 2009, no 87 (adaptado).

O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais

a) são matrizes energéticas com menor carga de po-luição para o ambiente e podem propiciar a gera-ção de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degra-dação da celulose nos biocombustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente.

b) oferecem múltiplas dificuldades, pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fósseis.

c) sendo de segunda geração, são produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente do fato de a matéria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que im-pede a geração de novos empregos.

d) sendo de primeira e segunda geração, são produ-zidos por tecnologias que devem passar por uma avaliação criteriosa quanto ao uso, pois uma en-frenta o problema da falta de espaço para plantio da matéria-prima e a outra impede a geração de novas fontes de emprego.

e) podem acarretar sérios problemas econômicos e sociais, pois a substituição do uso de petróleo afeta negativamente toda uma cadeia produtiva na medi-da em que exclui diversas fontes de emprego nas refinarias, postos de gasolina e no transporte de petróleo e gasolina.

Page 18: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

18

(Enem 2011) - Um dos processos usados no tratamen-to do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia libe-rada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmos-fera. Uma forma de minimizar a desvantagem da inci-neração, destacada no texto, é

a) aumentar o volume do lixo incinerado para aumen-tar a produção de energia elétrica.

b) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incine-radores para diminuir a poluição do ar

c) aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo.

d) fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.

e) diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.

(Enem 2007) As pressões ambientais pela redução na emissão de gás estufa, somadas ao anseio pela dimi-nuição da dependência do petróleo, fizeram os olhos do mundo se voltarem para os combustíveis renováveis, principalmente para o etanol. Líderes na produção e no consumo de etanol, Brasil e Estados Unidos da América (EUA) produziram, juntos, cerca de 35 bilhões de litros do produto em 2006. Os EUA utilizam o milho como matéria-prima para a produção desse álcool, ao passo que o Brasil utiliza a cana-de-açúcar. O quadro abaixo apresenta alguns índices relativos ao processo de ob-tenção de álcool nesses dois países.

O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os Se comparado com o uso do milho como matéria-prima na obtenção do etanol, o uso da cana-de-açúcar é

a) mais eficiente, pois a produtividade do canavial é maior que a do milharal, superando-a em mais do dobro de litros de álcool produzido por hectare.

b) mais eficiente, pois gasta-se menos energia fóssil para se produzir 1 litro de álcool a partir do milho do que para produzi-lo a partir da cana.

c) igualmente eficiente, pois, nas duas situações, as diferenças entre o preço de venda do litro do álcool e o custo de sua produção se equiparam.

d) menos eficiente, pois o balanço energético para se produzir o etanol a partir da cana é menor que o balanço energético para produzi-lo a partir do mi-lho.

e) menos eficiente, pois o custo de produção do litro de álcool a partir da cana é menor que o custo de produção a partir do milho.

(Enem 2008) Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhelhos pirobetuminosos, mais conhecidos como xistos pirobe-tuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petró-leo, porém as dificuldades inerentes aos diversos pro-cessos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil de-tém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatu-ra ambiente, é mais facilmente manuseado e armaze-nado. - Internet: (com adaptações).

A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos

a) ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo.

b) técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos.

c) econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto.

d) políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros paí-ses.

e) estratégicos: a entrada do xisto no mercado é opor-tuna diante da possibilidade de aumento dos pre-ços do petróleo.

(Enem 2008) A China comprometeu-se a indenizar a Rússia pelo derramamento de benzeno de uma indús-tria petroquímica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois países. O presidente da Agência Federal de Recursos da água da Rússia garantiu que o benzeno não chegará aos dutos de água potável, mas pediu à população que fervesse a água corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes. As autoridades locais estão armaze-nando centenas de toneladas de carvão, já que o mine-ral é considerado eficaz absorvente de benzeno. Levan-do-se em conta as medidas adotadas para a minimiza-ção dos danos ao ambiente e à população, é correto afirmar que:

a) o carvão mineral, ao ser colocado na água, reage com o benzeno, eliminando-o.

Page 19: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

19

b) o benzeno é mais volátil que a água e, por isso, é necessário que esta seja fervida.

c) a orientação para se evitar a pesca deve-se à ne-cessidade de preservação dos peixes.

d) o benzeno não contaminaria os dutos de água po-tável, porque seria decantado naturalmente no fun-do do rio.

e) a poluição causada pelo derramamento de benze-no da indústria chinesa ficaria restrita ao rio Son-ghua.

CO

MP

ET

ÊN

CIA

S E

HA

BIL

IDA

DE

S

COMPETÊNCIA DE ÁREA 1: Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

HABILIDADES H1: Reconhecer, no con-texto social, diferentes significados e representa-ções dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais. H2: Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. H3: Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéri-cos. H4: Avaliar a razoabilida-de de um resultado numé-rico na construção de argumentos sobre afirma-ções quantitativas. H5: Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

COMPETÊNCIA DA ÁREA 2 : Utilizar o conhecimento geométri-co para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

HABILIDADES H6: Interpretar a localiza-ção e a movimentação de pessoas/objetos no espa-ço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. H7: Identificar característi-cas de figuras planas ou espaciais. H8: Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométri-cos de espaço e forma. H9: Utilizar conhecimen-tos geométricos de espa-ço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de proble-mas do cotidiano.

H1: Natália fez uma longa viagem por diversos países e

ficou impressionada com a diferença entre os valores

cobrados na compra de água mineral. Nos Estados

Unidos pagou 2 dólares por uma garrafa de 1 litro. Na

França pagou 2 euros por uma garrafa de 1,5 litro e ao

chegar ao Brasil pagou, no aeroporto, 2 reais por uma

garrafa de 0,5 litro. Sabendo que na época da viagem o

câmbio era o seguinte: 1,50 dólar = 1 euro; 1 euro =

2,70 reais. Pode-se afirmar que Natália pagou por 1 litro

de água:

a) mais caro na compra realizada nos Estados Unidos

b) mais barato pela compra realizada no Brasil

c) o equivalente a R$ 4,00 na compra realizada na

França.

d) valores equivalentes nas compras realizadas na

França e nos Estados Unidos

e) valores equivalentes nas compras realizadas na

França e no Brasil.

H2: No outono, as laranjas caem de uma laranjeira da

seguinte maneira: no primeiro dia, cai uma laranja, no

dia seguinte, caem três laranjas, ou seja, duas a mais

que no primeiro dia, e assim por diante até que caiam

todas as laranjas dessa laranjeira. Se, no último dia de

queda, caíram 23 laranjas, quantas havia inicialmente

na árvore?

a) 100 b) 121 c) 144 d) 169 e) 196

H3: Numa farmácia, 3 embalagens do xampu A custam

R$ 10,00, o mesmo preço de 5 embalagens do sabone-

te B. Além disso, 4 embalagens do xampu B custam R$

12,00, sendo este R$ 1,00 mais barato do que o preço

de 6 embalagens do sabonete A. Comprando-se 2 em-

balagens de xampu, mais barato (A ou B) e 3 embala-

gens do sabonete mais barato (A ou B), quanto se gas-

ta? Caso se opte por comprar 2 embalagens do xampu

mais caro e 3 embalagens do sabonete mais caro, qual

é aproximadamente, em porcentagem, o valor que se

gasta a mais em relação à compra dessas mesmas

quantidades de xampu e sabonete nas suas versões

mais baratas?

a) R$ 13,20 e 14%

b) R$ 12,66 e 12%

c) R$ 12,00 e 10%

d) R$ 12,54 e 8%

e) R$ 11,66 e 6%

H4: O cigarro infelizmente é um dos produtos de con-

sumo mais vendidos no mundo. O fumo é um dos prin-

cipais fatores que diminui a expectativa de vida. Milhões

de pessoas morrem a cada ano em decorrência do fu-

mo. Cada cigarro fumado pode diminuir 10 minutos na

vida de um indivíduo. Doenças como câncer, problemas

cardíacos, complicações da diabetes e derrame cerebral

MATEMÁTICA

Page 20: CADERNO DE QUESTÕES - TERCEIRO ANO

20

podem ser originadas ou agravadas com o tabagismo.

Suponha que um cigarro tem 10 cm de comprimento,

um maço de cigarros tem 20 cigarros e que determinado

indivíduo consome 2 maços de cigarros diariamente dos

20 aos 60 anos de idade. Se, um após o outro, fossem

enfileirados cigarros correspondentes aos fumados pelo

indivíduo citado, o comprimento máximo dessas fileiras

seria mais próximo de:

a) A altura de um poste de iluminação (5 m)

b) A altura de um prédio de 30 andares ( 90 m)

c) A distância de São Paulo a Cubatão (57 km)

d) Distância do Caburaí ao Chuí (4 320 km)

e) Uma volta na Terra (40 000 km)

H5: A prática de atividade física tem importância funda-mental no desenvolvimento físico e mental do ser hu-mano, e está diretamente associada a qualidade de vida e saúde. Independentemente da idade, os médicos re-comendam a prática regular de exercícios físicos asso-ciada a uma dieta saudável. As melhorias são inúmeras. Por exemplo:

Melhora da oxigenação dos tecidos.

Melhora da movimentação muscular e articular.

Melhora do metabolismo do organismo.

Redução do nível de gordura.

Diminuição da ansiedade.

Por outro lado, a falta de atividade física é um dos prin-cipais fatores de risco para as doenças cardiovascula-res. Sérgio, preocupado com seu “peso” em acesso, resolve se submeter a uma dieta saudável e à prática de exercícios. Acompanhado por um médico, um nutricio-nista e um preparador físico, identifica que deverá gas-tar pelo menos 2 000 Kcal por dia. Recebe a seguinte tabela de gasto energético:

Atividade física Gasto energético (em Kcal) em 10 minutos de ativida-de, de acordo com o “pe-so” de Sérgio.

Futebol 100

Golfe 55

Squash 115

Natação 60

Tênis 92

Vôlei 75

Sérgio pode gastar a quantidade de kcal diária que de-seja praticando:

a) 10 minutos de futebol e 15 minutos de natação b) 6 minutos de vôlei, 10 minutos de golfe e 8 minutos

de squash. c) 20 minutos de natação e 10 minutos de futebol. d) 25 minutos de golfe e 5 minutos de tênis. e) 4 minutos de cada esporte recomendado.

H6: Uma pirâmide quadrangular regular foi dividida em 4 partes de mesma altura. Cada uma das partes é um recipiente para armazenar alimentos, de tal forma que o conjunto forme também uma peça decorativa. Se o con-junto todo é capaz de armazenar 6,4 litros, então o vo-lume do maior recipiente, em litros, é igual a:

a) 3,7 b) 3,4 c) 3,2 d) 2,8 e) 2,4

C2 – H7 : Para construir uma escada de concreto, um pedreiro tem dois tipos de medida dos degraus da es-cada:

1º tipo: 80 centímetros de comprimento, 24 cen-tímetros de largura e altura entre dois degraus consecutivos de 16 centímetros, ou,

2º tipo: 80 centímetros de comprimento, 31 cen-tímetros de largura e altura entre dois degraus consecutivos de 20 centímetros.

A altura total que essa escada deve atingir é de 2,4 metros. Quantos degraus de cada tipo serão necessá-rios?

a) 14 e 12 b) 15 e 11 c) 14 e 11 d) 15 e 13 e) 16 e 12

C2 – H8 : Uma tigela em formato semiesférico, com 10 cm de raio, contém gelatina líquida, e seu conteúdo será distribuído em recipientes cúbicos com 3 cm de aresta. Se a tigela está com seu volume máximo ocupado, qual a quantidade mínima de cubos necessária para conter a gelatina?

(Considere π = 3,15)

a) 20 cubos b) 45 cubos c) 60 cubos d) 78 cubos e) 90 cubos

C2 – H9 : Uma caixa no formato de um paralelepípedo com dimensões 20 cm, 15 cm e 6 cm foi construída com a intenção de guardar enfeites natalinos no formato de esferas. Considerando que a caixa deverá ser tampada e que as esferas terão diâmetro máximo, qual é o maior número de esferas que podem ser guardadas nessa caixa?

a) 4 esferas b) 12 esferas c) 6 esferas d) 10 esferas e) 5 esferas