caderno de provas objetivas guarda portuÁrio - fgv.br - tipo... · concurso público 2010...

12
GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 1 Companhia Docas do Estado da Bahia Concurso Público 2010 21/11/2010 - TARDE Caderno de Provas Objetivas GUARDA PORTUÁRIO TIPO 1 - BRANCO Atenção! Você está recebendo um caderno de provas do tipo 1. Portanto, verifique se sua folha de respostas é, também, do tipo 1. Caso contrário, notifique imediatamente o fiscal de sala para que sejam tomadas as devidas providências. Informações gerais Você receberá do fiscal de sala o material descrito a seguir: a) uma folha destinada às respostas das questões objetivas formuladas na prova de tipo 1; b) este caderno de prova tipo 1, com o enunciado das 50 (cinquenta) questões, sem repetição ou falha. Não será permitida a permanência de candidato em sala de prova portando aparelhos eletrônicos como pager, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina fotográfica, máquina de calcular e/ou similares. Tal infração pode acarretar eliminação sumária do candidato. Verifique se o material está em ordem, se seu nome e número de inscrição são os que aparecem na folha de respostas. Ao receber a folha de respostas, é sua obrigação: a) ler atentamente as instruções de preenchimento da folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. As questões da prova são identificadas pelo número que se situa acima do enunciado. Você deverá transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da folha de respostas, de inteira responsabilidade do candidato, dar-se-á mediante utilização de caneta esferográfica de cor preta ou azul. Em hipótese alguma haverá substituição das folhas de respostas por erro do candidato. O tempo disponível para esta prova será de quatro horas. Você somente poderá sair do local de prova 60 (sessenta) minutos após o seu início. Você somente poderá levar consigo o caderno de questões nos últimos 60 (sessenta) minutos de prova. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais próximo, entregue a folha de respostas e deixe o local de prova.

Upload: tranhanh

Post on 16-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 1

Companhia Docas do Estado da Bahia

Concurso Público 2010 21/11/2010 - TARDE

Caderno de Provas Objetivas

GUARDA PORTUÁRIO TIPO 1 - BRANCO

Atenção! Você está recebendo um caderno de provas do tipo 1. Portanto, verifique se sua folha de respostas é, também, do tipo 1. Caso contrário, notifique imediatamente o fiscal de sala para que sejam tomadas as devidas providências.

Informações gerais Você receberá do fiscal de sala o material descrito a seguir: a) uma folha destinada às respostas das questões objetivas formuladas na prova de tipo 1; b) este caderno de prova tipo 1, com o enunciado das 50 (cinquenta) questões, sem repetição ou falha.

Não será permitida a permanência de candidato em sala de prova portando aparelhos eletrônicos como pager, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina fotográfica, máquina de calcular e/ou similares. Tal infração pode acarretar eliminação sumária do candidato.

Verifique se o material está em ordem, se seu nome e número de inscrição são os que aparecem na folha de respostas.

Ao receber a folha de respostas, é sua obrigação: a) ler atentamente as instruções de preenchimento da folha de respostas; b) assinar a folha de respostas.

As questões da prova são identificadas pelo número que se situa acima do enunciado.

Você deverá transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova.

O preenchimento da folha de respostas, de inteira responsabilidade do candidato, dar-se-á mediante utilização de caneta esferográfica de cor preta ou azul.

Em hipótese alguma haverá substituição das folhas de respostas por erro do candidato.

O tempo disponível para esta prova será de quatro horas.

Você somente poderá sair do local de prova 60 (sessenta) minutos após o seu início.

Você somente poderá levar consigo o caderno de questões nos últimos 60 (sessenta) minutos de prova.

Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais próximo, entregue a folha de respostas e deixe o local de prova.

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 2

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 3

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto para as questões 1 a 7 5 10 15 20

Codeba capacita Guardas Portuários Um Plano de Treinamento da Guarda

Portuária está sendo executado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), com o objetivo de capacitar os profissionais para garantir o cumprimento das normas de segurança dentro dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus, administrados pela Companhia. O plano é dividido entre os módulos básico e avançado, com carga horária total de 76 horas.

No primeiro módulo, que termina no dia 19/11, foram repassadas noções de primeiros socorros, defesa pessoal, relações humanas e segurança. O treinamento institucional será realizado pelo corpo técnico da Codeba.

No início de 2011, os guardas portuários serão treinados para obter porte de arma institucional, com base nas exigências da Lei Federal 10.826. Uma das determinações é a realização de exames psicológicos como requisito para liberação do porte de armas para essa categoria profissional. O treinamento com armas será realizado nos estandes de tiro da Cactos, empresa vencedora da licitação.

(www.codeba.com.br)

1 O texto tem caráter (A) descritivo. (B) dissertativo. (C) narrativo. (D) argumentativo. (E) injuntivo.

2 No primeiro módulo, que termina no dia 19/11, foram repassadas noções de primeiros socorros, defesa pessoal, relações humanas e segurança. (L.10-13) A palavra QUE no período acima classifica-se como (A) preposição. (B) conjunção integrante. (C) conjunção subordinativa. (D) pronome relativo. (E) adjetivo.

3 Assinale a palavra que NÃO tenha, no texto, valor adjetivo. (A) dividido (L.7) (B) primeiro (L.10) (C) essa (L.20) (D) básico (L.8) (E) horária (L.9)

4 Assinale o termo que desempenhe função sintática idêntica à de de tiro (L.22). (A) da Guarda Portuária (L.1-2) (B) da licitação (L.23) (C) das normas (L.5) (D) de arma (L.16) (E) da Lei Federal 10.826 (L.17-18)

5 Assinale a palavra que NÃO tenha sido formada pelo mesmo processo que as demais. (A) cumprimento (L.5) (B) porte (L.20) (C) treinamento (L.21) (D) pessoal (L.12) (E) realização (L.19)

6 Um Plano de Treinamento da Guarda Portuária está sendo executado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), com o objetivo de capacitar os profissionais para garantir o cumprimento das normas de segurança dentro dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus, administrados pela Companhia. (L.1-7) A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir: I. O período é composto por quatro orações. II. Há três orações reduzidas. III. Há uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

7 O treinamento com armas será realizado nos estandes de tiro da Cactos, empresa vencedora da licitação. (L.21-23) No período acima há (A) 1 artigo e 3 preposições. (B) 4 artigos e 3 preposições. (C) 3 artigos e 4 preposições. (D) 3 artigos e 4 preposições. (E) 4 artigos e 5 preposições.

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 4

Texto para as questões 8 a 11

(www.tirasnacionais.blogspot.com)

8 Assinale a conjunção (ou locução conjuntiva) que NÃO pode vir antes da palavra hoje na fala da mulher, sob pena de alteração do sentido original. (A) pois (B) uma vez que (C) porque (D) se bem que (E) já que

9 A respeito da tirinha, analise as afirmativas a seguir: I. A fala do homem ironiza a ideia de “por acaso” contida na fala da mulher. II. É possível depreender que o homem não assistirá ao capítulo da novela. III. É possível deduzir que o capítulo a que a mulher se refere constitui um momento de clímax na novela. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

10 A mulher trata o homem por você na tirinha. Assinale a alternativa em que o tratamento tu tenha se construído em concordância com a norma culta. (A) Querido, venhas ver a novela. (B) Querido, vem ver a novela. (C) Querido, vens ver a novela. (D) Querido, vinde ver a novela. (E) Querido, vindes ver a novela.

11 Assinale a alternativa em que a alteração de um trecho da fala do homem tenha sido feito de acordo com a norma culta. (A) Em São Paulo só devem haver duas boates. (B) Em São Paulo só haviam duas boates. (C) Em São Paulo só há de existir duas boates. (D) Em São Paulo só devem existir duas boates. (E) Em São Paulo só pode existir duas boates.

A questão 12 refere-se ao Manual de Redação da Presidência da República 12 Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir: I. No Padrão Ofício, deve-se evitar o uso das formas: “Tenho a honra de”, “Tenho o prazer de”, “Cumpre-me informar que”. II. O Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: atenciosamente e respeitosamente. III. Para a clareza do texto concorrem a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto; o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão; a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos; a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 5

Texto para as questões 13 a 15 5 10 15 20 25

Porque eu sei que é amor Porque eu sei que é amor Eu não peço nada em troca Porque eu sei que é amor Eu não peço nenhuma prova Mesmo que você não esteja aqui O amor está aqui Agora Mesmo que você tenha que partir O amor não há de ir Embora Eu sei que é pra sempre Enquanto durar E eu peço somente O que eu puder dar Porque eu sei que é amor Sei que cada palavra importa Porque eu sei que é amor Sei que só há uma resposta Mesmo sem por quê eu te trago aqui O amor está aqui Comigo Mesmo sem por quê eu te levo assim O amor está em mim Mais vivo Porque eu sei que é amor

(Sérgio Britto e Paulo Miklos)

13 Na canção, foram usadas corretamente as formas do porquê. Assinale a alternativa em que isso NÃO tenha acontecido. (A) Porque estivemos doentes vamos ser punidos? (B) Sem saber por que, naquele momento, não havia

resposta, ficou completamente indignado. (C) Era necessário entender por que, e não conseguíamos. (D) Há sempre dificuldades nos caminhos por que

passamos. (E) Não viajamos porque ficamos impedidos pela chuva.

14 Mesmo que você não esteja aqui (verso 5) Assinale a alternativa em que a alteração do verso acima NÃO manteve o mesmo sentido que o original. (A) Embora você não esteja aqui (B) Conquanto você não esteja aqui (C) Não obstante você não esteja aqui (D) Porquanto você não esteja aqui (E) Apesar de você não estar aqui

15 Eu sei que é pra sempre Enquanto durar E eu peço somente O que eu puder dar (versos 11-14) Assinale a alternativa em que a transposição dos versos acima para a prosa tenha sido feita adequadamente. (A) Eu sei que é pra sempre, enquanto durar, e eu peço

somente o que eu puder dar. (B) Eu sei que é pra sempre, enquanto durar e eu peço

somente, o que eu puder dar. (C) Eu sei que é pra sempre enquanto durar, e eu peço,

somente o que eu puder dar. (D) Eu sei que é pra sempre enquanto durar e eu peço

somente, o que eu puder dar. (E) Eu sei que é pra sempre, enquanto durar, e eu peço,

somente o que eu puder dar.

RACIOCÍNIO LÓGICO 16 Um dado é dito “comum” quando possui 6 faces e as faces opostas somam sete. Desse modo, num dado comum, o 1 opõe-se ao 6, o 2 opõe-se ao 5 e o 3 opõe-se ao 4. Um dado comum está sobre uma mesa de tal maneira que um observador pode ver o número 2 na face que está voltada para cima e o número 3 na face que está voltada para o próprio observador. Os números estampados nas faces que estão, com relação ao observador, nas laterais do dado são (A) 1 e 5. (B) 1 e 4. (C) 1 e 6. (D) 4 e 6. (E) 4 e 5.

17 Joaquim trabalha um dia e descansa três. Se Joaquim trabalhou no dia 22, é correto afirmar que, neste mês, ele também trabalhou no dia (A) 8. (B) 4. (C) 5. (D) 7. (E) 10.

18 Pretende-se cobrir com azulejos uma parede retangular de 3,0m de comprimento por 2,4m de altura. Os azulejos são quadrados de 20cm de lado, todos iguais. Para realizar essa tarefa, quantos azulejos são necessários? (A) 120. (B) 27. (C) 96. (D) 180. (E) 200.

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 6

19

Se X e Y são dois vértices do paralelepípedo ilustrado, então

XY representa a distância entre esses vértices. Com relação às informações acima, analise as afirmativas a seguir:

I. AB + BD + DE é menor do que AB + BC + CE .

II. AF + FG + GE é maior do que AF + FD + DE .

III. AF + FD + DB é maior do que AF + FG + GE .

É (São) verdadeira(s) somente (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

20 Abaixo está ilustrada uma operação de multiplicação de um número inteiro positivo por 2.

A B C

x 2

1 B 1 2

Sejam A, B e C algarismos diferentes entre si e maiores do que 2. Assim, A + B – C vale (A) 7. (B) 6. (C) 4. (D) 3. (E) 5.

21 Considere a seguinte sequência de números: 2, 4, 6, 10, 16, 26, 42, ... Nessa sequência, o 3º termo é a soma do 1º termo com o 2º; o 4º termo é a soma do 2º termo com o 3º; o 5º termo é a soma do 3º termo com o 4º; e assim por diante. Dos termos dessa sequência que são menores do que 500, aquele que tem o maior valor ocupa que posição? (A) 10ª. (B) 11ª. (C) 12ª. (D) 14ª. (E) 13ª.

22

A figura ilustra um hexágono regular com um número em cada ângulo interno. Girando-se o hexágono em torno do seu centro, sobre o plano do papel, é possível obter-se a configuração apresentada em

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

5

1

4

2

3

6

5

2

3

6

4

1

2

4

6

5

1

3

6

5

3

2

1

4

1

2

4

5

6

3

4

1

2

3

5

6

3 A F

G

B D

C E 1

2

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 7

23 As medidas dos lados de um quadrado são expressas por x + 3. A área desse quadrado deve ser expressa por (A) x + 9. (B) x

2 + 3.

(C) x2 + 9.

(D) x2 – 6x + 9.

(E) x2 + 6x + 9.

24 Um restaurante, ao apresentar a conta aos seus clientes, cobra sempre 12% de gorjeta sobre o total consumido. Se o valor total da conta for R$ 72,80, a gorjeta será de (A) R$ 7,80. (B) R$ 6,32. (C) R$ 7,28. (D) R$ 6,50. (E) R$ 7,64.

25 Considere a proposição composta: “Pedrinho gosta de jujuba e Zezinho gosta de sorvete.” A negação dessa proposição é (A) Pedrinho não gosta de jujuba e Zezinho gosta de

sorvete. (B) Pedrinho gosta de jujuba e Zezinho não gosta de

sorvete. (C) Pedrinho não gosta de jujuba e Zezinho não gosta de

sorvete. (D) Pedrinho não gosta de jujuba ou Zezinho não gosta de

sorvete. (E) Pedrinho gosta de sorvete e Zezinho gosta de jujuba.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

26 No Microsoft Word, em sua configuração padrão, o ícone

possibilita (A) justificar o texto. (B) alinhar o texto à esquerda. (C) alinhar o texto à direita. (D) inserir um arquivo de texto. (E) formatar as colunas e linhas do texto.

27 A respeito de procedimentos de segurança na Internet, analise as afirmativas a seguir: I. Mesmo se você conhecer o destinatário do e-mail que recebeu, deve-se aplicar antivírus aos anexos das mensagens. II. Os ataques maliciosos sempre serão evitados se as atualizações automáticas de segurança forem realizadas. III. Mesmo para navegar em sites seguros, o firewall do computador deve estar ativado. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

28 Observe a imagem abaixo, do site da Codeba, obtida com o Internet Explorer:

O sublinhado em “Codeba capacita Guardas Portuários” indica que ali está (A) um hiperlink. (B) um texto que sofreu correção. (C) uma notícia em destaque. (D) uma referência cruzada. (E) a indicação do título da foto ao lado.

29 O Windows Explorer possibilita que os arquivos sejam organizados em pastas específicas. Com base nessa afirmação, analise as afirmativas a seguir: I. Pode-se escolher o modo de exibição dos ícones dos arquivos nas pastas. II. Recortar um arquivo significa copiá-lo para outra pasta e mantê-lo igualmente na pasta original. III. É possível, com o Windows Explorer, enviar um arquivo de uma pasta para um pen drive. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

30 No Microsoft Excel, em sua configuração padrão, o ícone

possibilita (A) girar o texto em um ângulo diagonal ou em uma

orientação vertical. (B) continuar um padrão em uma ou mais células

adjacentes. (C) alterar a altura da linha ou a largura da coluna. (D) tornar todo o conteúdo visível em uma célula,

exibindo-o em várias linhas. (E) associar as células selecionadas a uma célula maior e

centralizar o conteúdo na nova célula.

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 8

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 31 A respeito dos procedimentos de primeiros socorros em caso de afogamento, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) Antes de iniciar a respiração boca a boca, é necessário

retirar da boca qualquer objeto estranho que porventura lá esteja.

(B) A respiração boca a boca não deve ser iniciada com a vítima ainda dentro d’água.

(C) Fora d’água, deve-se colocar a vítima em decúbito dorsal, com a cabeça mais baixa que o corpo.

(D) Se não houver pulso e as pupilas estiverem dilatadas, deve-se executar a massagem cardíaca externa.

(E) Para estimular a circulação, deve-se friccionar com vigor as pernas e braços da vítima.

32 Em caso de acidente causado por choque elétrico de alta descarga, há vários procedimentos a realizar, que estão listados nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a. (A) Desligar da tomada o aparelho que deu origem à

descarga ou desligar a chave geral. (B) Usar jornal ou saco de papel para remover a vítima,

caso se tenha que usar as mãos. (C) Empurrar a vítima para longe da fonte de eletricidade

com um objeto não condutor de corrente. (D) Se a vítima estiver inconsciente, deve-se deitá-la de

costas. (E) Em caso de parada cardiorrespiratória, deve-se aplicar

o procedimento de ressuscitação (respiração boca a boca e massagem cardíaca).

33 A respeito da ressuscitação cardiopulmonar, analise as orientações a seguir: I. Com a pessoa no chão, coloque uma mão sobre a outra e localize a extremidade superior do osso vertical que está no centro do peito. II. Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar a respiração boca a boca, firmando a cabeça da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoço. III. Enquanto o ajudante enche os pulmões, soprando adequadamente para insuflá-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, até que o coração volte a bater. Assinale (A) se apenas as orientações I e II estiverem corretas. (B) se todas as orientações estiverem corretas. (C) se apenas as orientações II e III estiverem corretas. (D) se nenhuma orientação estiver correta. (E) se apenas as orientações I e III estiverem corretas.

34 Em caso de fatura, um dos procedimentos listados a seguir NÃO está correto. Assinale-o. (A) Solicite assistência médica; enquanto isso, mantenha a

pessoa calma e aquecida. (B) Verifique se o ferimento não interrompeu a circulação

sanguínea. (C) Imobilize o osso ou articulação atingidos com uma tala. (D) Mantenha o local afetado em nível mais elevado que o

resto do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchaço, a dor e a progressão do hematoma.

(E) Para acalmar a vítima, caso ela solicite, dê-lhe somente água para beber.

35 NÃO é sinal evidente de sangramento interno (A) pele fria e seca. (B) palidez. (C) pulso fraco. (D) lábios azulados. (E) tremores.

36 Em relação aos riscos ambientais, analise as afirmativas a seguir: I. Os riscos químicos são representados por um grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho. II. Os riscos físicos são representados por fatores do ambiente de trabalho que podem causar danos à saúde, sendo os principais: o calor, o ruído ou barulho, as radiações, o trabalho com pressões anormais, a vibração e a má iluminação. III. Os riscos biológicos são representados por uma variedade de microrganismos com os quais o empregado pode entrar em contato, segundo o seu tipo de atividade, e que podem causar doenças. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

37 Para que um combate a incêndio seja eficaz, são necessários os requisitos listados nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a. (A) Conhecer os agentes extintores. (B) Saber se o incêndio foi acidental ou proposital. (C) Saber utilizar os equipamentos de combate a incêndio. (D) Saber avaliar se o quadro é de incêndio ou princípio de

incêndio. (E) Conhecer a melhor atitude a ser tomada.

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 9

38 Em relação à sinalização de segurança, a cor amarela NÃO deve ser usada para (A) bordos desguarnecidos de aberturas no solo (poço,

entradas subterrâneas, etc.) e de plataformas que não possam ter corrimões.

(B) faixas no piso de entrada de elevadores e plataformas de carregamento.

(C) localização de EPIs. (D) fundos de letreiros e avisos de advertência. (E) comandos e equipamentos suspensos que ofereçam

risco.

39 Tradicionalmente, os incêndios foram divididos em quatro classes. A esse respeito, analise os itens a seguir: I. madeira: classe A; II. tecidos: classe B; III. fios: classe C. Assinale (A) se apenas o item I estiver correto. (B) se apenas o item II estiver correto. (C) se apenas o item III estiver correto. (D) se apenas os itens I e II estiverem corretos. (E) se apenas os itens I e III estiverem corretos.

40 Em relação aos tipos de extintor e a classe de incêndio, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) O extintor de água pode ser usado em incêndios de

classe A ou B. (B) O extintor de CO2 não pode ser usado em incêndios de

classe A. (C) O extintor de espuma pode ser usado em incêndios de

classe A ou B. (D) O extintor de pó químico seco pode ser usado em

incêndios de classe B. (E) O extintor de CO2 pode ser usado em incêndios de

classe B.

41 Em caso de convulsão, o procedimento adequado é (A) manter o rosto da vítima voltado para cima. (B) estimular a volta à consciência por meio da inalação de

álcool ou vinagre. (C) não ter contato com a salivação. (D) amparar a cabeça da vítima. (E) despertar a vítima com água fria, jamais morna ou

quente.

42 Em relação aos extintores portáteis, deve-se virar o aparelho com a tampa para baixo se o extintor for de (A) água (pressurizada). (B) espuma mecânica. (C) gás carbônico. (D) pó químico seco. (E) água (pressão injetada).

43 Com base na NR-29, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) Só é permitida a permanência de trabalhador sobre

contêiner quando este estiver sendo movimentado dentro da área do cais.

(B) A abertura de contêineres contendo cargas perigosas deve ser efetuada por trabalhador usando EPI adequado ao risco.

(C) Todos os contêineres que cheguem a um porto organizado, instalações portuárias de uso privativo ou retroportuários para serem movimentados devem estar devidamente certificados, de acordo com a Convenção de Segurança para Contêineres – CSC da Organização Marítima Internacional – OMI.

(D) Todo contêiner que requeira uma inspeção detalhada deve ser retirado de sua pilha e conduzido a uma zona reservada especialmente para esse fim, que disponha de meios de acesso seguros, tais como plataformas ou escadas fixas.

(E) Cada porto organizado, instalação portuária de uso privativo e retroportuária deve dispor de um regulamento próprio, estabelecendo ações coordenadas a serem adotadas na ocorrência de condições ambientais adversas.

44 Com base na NR-29, em relação à segurança nos serviços do vigia do portaló, analise as afirmativas a seguir: I. No caso de o portaló não possuir proteção para o vigia se abrigar das intempéries, aplicam-se as disposições da NR-21 (Trabalho a Céu Aberto). II. Havendo movimentação de carga sobre o portaló ou outros postos onde deva permanecer um vigia portuário, este se posicionará fora dele, em local seguro. III. Deve ser fornecido ao vigia assento com encosto, com forma levemente adaptada ao corpo para a proteção da região lombar. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

45 NÃO é procedimento esperado de um funcionário em qualquer instituição (A) valorizar a construção de boas relações interpessoais

entre os funcionários. (B) preocupar-se com a humanização do ambiente de

trabalho. (C) construir uma base para o diálogo por meio do

respeito mútuo. (D) relativizar as ordens recebidas e os procedimentos de

rotina. (E) buscar compreender os motivos do outro e saber ouvi-

lo.

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 10

46 Analise as afirmativas a seguir, com base na NR-29, em relação a providências em caso de acidentes: I. No caso de acidente a bordo em que haja morte, perda de membro, função orgânica ou prejuízo de grande monta, o responsável pela embarcação deve comunicar, imediatamente, à Capitania dos Portos, suas Delegacias e Agências e ao órgão regional do MTE. II. O local do acidente deve ser isolado, estando a embarcação impedida de suspender (zarpar) até que seja realizada a investigação do acidente por especialistas desses órgãos e posterior liberação do despacho da embarcação pela Capitania dos Portos, suas Delegacias ou Agência. III. Mesmo estando em condições de navegabilidade e não trazendo prejuízos aos trabalhos de investigação do acidente e a critério da Capitania dos Portos, suas Delegacias e Agências, o navio não poderá deslocar-se do berço de atracação para outro local. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

47 Em relação à CPATP, conforme orienta a NR-29, NÃO compete aos trabalhadores (A) eleger seus representantes na CPATP. (B) indicar à CPATP e ao SESSTP situações de risco e

apresentar sugestões para melhoria das condições de trabalho.

(C) frequentar o curso sobre prevenção de acidentes do trabalho, promovido pelo OGMO, empregadores e administrações dos terminais portuários de uso privativo.

(D) cumprir as recomendações quanto à prevenção de acidentes, transmitidas pelos membros da CPATP e do SESSTP.

(E) comparecer às reuniões da CPATP sempre que convocado.

48 Espera-se que um guarda portuário tenha postura ética em relação às pessoas com quem se relaciona. Nesse sentido, avalie as situações a seguir: I. O guarda pode, eventualmente, permitir que uma pessoa não autorizada trafegue em área restrita se conhecê-la anteriormente. II. O guarda deve manter postura profissional, evitando comentários acerca da vida pessoal dos colegas de trabalho. III. A boa apresentação pessoal caracteriza cuidado com a imagem da instituição que o guarda representa. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

49 Se um funcionário apresenta problemas com álcool ou drogas, ele deve procurar: I. conversar com o chefe do seu setor a fim de pedir desculpas por contratempos causados, mas não permitir que ele encaminhe o caso aos serviços de assistência aos funcionários. II. ocultar o fato no seu ambiente de trabalho a fim de não comprometer a imagem da empresa. III. procurar o setor de assistência médica e psicológica da empresa em busca de auxílio. Analisando-se os itens acima, está(ão) correto(s) somente (A) I. (B) II e III. (C) I e II. (D) II. (E) III.

50 Em relação ao comportamento de um guarda portuário, analise as afirmativas a seguir: I. Faz parte do comportamento esperado de um guarda portuário que ele tenha preocupação com o meio ambiente, zelando pelas normas definidas para sua área de atuação. II. Espera-se que um guarda portuário não seja intolerante em relação à diversidade das pessoas com quem lida em seu ambiente de trabalho. III. O uso de arma pelo guarda portuário deve significar um instrumento de poder, demonstrando às pessoas ao redor quem está no comando da situação. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

GUARDA PORTUÁRIO - TIPO 1 - BRANCO Página 11