[c7s] estrutura das palavras

20
Estrutura Estrutura e e Formação Formação das das Palavras Palavras

Upload: 7-de-setembro

Post on 23-Jun-2015

2.405 views

Category:

Education


6 download

DESCRIPTION

Material de Português sobre Estrutura das Palavras, apresentado pela professora Isabel Oliveira aos alunos do 1º ano do Ensino Médio do colégio 7 de Setembro.

TRANSCRIPT

Page 1: [c7s] Estrutura das palavras

EstruturaEstrutura e e FormaçãoFormação

das das PalavrasPalavras

Page 2: [c7s] Estrutura das palavras

Estrutura das palavrasEstrutura das palavras

Observe:Observe:

menino meninos menininhos

As palavras podem ser decompostas em partes menores.

Observe:

menin o

menin o s menin inh o s

Cada uma dessas partes chamamos morfemas ou unidades significativas, porque são as menores formas de significado.

Page 3: [c7s] Estrutura das palavras

MorfemasMorfemas

São as unidades mínimas de caráter significativo, São as unidades mínimas de caráter significativo, capazes de se articularem para constituir a palavra.capazes de se articularem para constituir a palavra.

Repare em algumas dessas unidades mórficas Repare em algumas dessas unidades mórficas destacáveis:destacáveis:

noiv - a ris - o trabalh - arnoiv – inh – a ris – onh - o trabalh - adornoiv - ado ris - ada trabalh - adeira

Page 4: [c7s] Estrutura das palavras

Os elementos Os elementos mórficosmórficos

1. RadicaRadicall – é a forma mínima (portanto indivisível em é a forma mínima (portanto indivisível em unidades menores) que indica o sentido básico da unidades menores) que indica o sentido básico da palavra.palavra.

2. AfixosAfixos – são elementos colocados antes ou depois são elementos colocados antes ou depois do radical. São chamados: do radical. São chamados: prefixosprefixos (quando (quando aparecem antes do radical) ou aparecem antes do radical) ou sufixossufixos (quando (quando aparecem depois do radical).aparecem depois do radical).

Ex.: moç-o, moç-a, moç-ada, moç-oila, moc-inha, moc-etão, moç-ar, re-moç-ar

Ex.: in-útil, i-legal, re-fazer, in-capaz, en-gross-ar, consult-ório

3. DesinênciasDesinências – são morfemas que se colocam após os são morfemas que se colocam após os radicais. Podem ser nominais ou verbais.radicais. Podem ser nominais ou verbais.

Page 5: [c7s] Estrutura das palavras

RadicalRadical

É o elemento principal da palavra, a base de seu É o elemento principal da palavra, a base de seu significado.significado.

Noivado Noivado radical radical noiv-noiv-risonha risonha radical radical ris-ris-trabalhar trabalhar radical radical trabalh-trabalh-

Os radicais são elementos comuns às palavras da Os radicais são elementos comuns às palavras da mesma família etimológica (da mesma origem).mesma família etimológica (da mesma origem).

Page 6: [c7s] Estrutura das palavras

Palavras cognatasPalavras cognatas

Chamam-se cognatas as palavras que conservam o Chamam-se cognatas as palavras que conservam o mesmo radical.mesmo radical.

olh - o sacud - ir olh - ado sacud -ida

olh - eiro sacud - idona ca - olh - o sacud - idela

Cuidado com os Cuidado com os falsos cognatasfalsos cognatas - palavras semelhantes - palavras semelhantes em sua forma gráfica, mas que diferem quanto ao em sua forma gráfica, mas que diferem quanto ao significado.significado.

Page 7: [c7s] Estrutura das palavras

Falsos cognatosFalsos cognatos

Palavras que não derivam de uma mesma palavra primitiva, mas Palavras que não derivam de uma mesma palavra primitiva, mas apresentam alguma semelhança ou quanto à forma, ou quanto ao apresentam alguma semelhança ou quanto à forma, ou quanto ao sentido. sentido.

apresentam uma apresentam uma forma comum, mas forma comum, mas não pertencem à não pertencem à mesma família mesma família

estadia

estância

estático

pessoa

criatura

indivíduo

apresentam um apresentam um significado parecido, significado parecido, mas não pertencem à mas não pertencem à mesma famíliamesma família

Page 8: [c7s] Estrutura das palavras

Vogal temática Vogal temática Vogal temática é a vogal que sucede o radical dos verbos Vogal temática é a vogal que sucede o radical dos verbos ou dos nomes. Em verbos, indica a conjugação, a que eles ou dos nomes. Em verbos, indica a conjugação, a que eles pertencem.pertencem.

-a – que indica a 1ª conjugação: junt a mos-e – que indica a 2ª conjugação: bat e ndo-i – que indica a 3ª conjugação: sent i a

- a - que indica a 1ª conjugação: cant - a - mos- e - que indicam a 2ª conjugação: perd- e -mos- i - que indica a 3ª conjugação: part- i -mos

Em nomes, a vogal temática determina a formação de Em nomes, a vogal temática determina a formação de adjetivos e substantivos. É o adjetivos e substantivos. É o -a-a, , -e-e, , -o-o final dos nomes. final dos nomes.

Ex.: camp-Ex.: camp-oo, cam-, cam-aa, trist-, trist-ee..

Page 9: [c7s] Estrutura das palavras

TemaTema

junt + a + mos =>

Tema Tema é o radical acrescido da vogal temática, isto é, é o radical acrescido da vogal temática, isto é, pronto para receber as desinências.pronto para receber as desinências.

Exemplo: beb+e = bebe - tema

É o radical somado à vogal temática.É o radical somado à vogal temática.

Junt - radicala- vogal temáticajunta - tema

Page 10: [c7s] Estrutura das palavras

Vogais e consoantes de ligaçãoVogais e consoantes de ligação

São elementos que aparecem no interior dos vocábulos São elementos que aparecem no interior dos vocábulos apenas para facilitar a pronúncia, desfazer sons apenas para facilitar a pronúncia, desfazer sons desagradáveis ou ligar morfemas.desagradáveis ou ligar morfemas.

Não são morfemas porque não são portadoras de Não são morfemas porque não são portadoras de nenhum tipo de informação.nenhum tipo de informação.

Ex: pau - l – ada gas - ô – metro

cha - l – eira café -t - eira

Page 11: [c7s] Estrutura das palavras

DesinênciaDesinência É o elemento que se acrescenta ao radical para indicar É o elemento que se acrescenta ao radical para indicar flexãoflexão . .

A desinência pode ser: A desinência pode ser: nominal nominal (gênero e número) ou (gênero e número) ou verbalverbal (modo-temporal - quando indica o modo e o tempo dos (modo-temporal - quando indica o modo e o tempo dos verbos e número-pessoal quando indica a pessoa e o verbos e número-pessoal quando indica a pessoa e o número).número).

cas a s

radical desinêncianominal de gênero

desinência nominal de número

Page 12: [c7s] Estrutura das palavras

Desinências nominais Desinências nominais – – informam sobre o informam sobre o

gênero e o número dos gênero e o número dos nomesnomes.. Ex.: garot - a - s

feminino plural

Desinências verbaisDesinências verbais – informam sobre o modo, o – informam sobre o modo, o tempo, tempo, o número e a pessoa dos o número e a pessoa dos verbos.verbos.Ex.: junt – á – sse - mos

Desinênciamodo-temporal

Desinêncianúmero-pessoal

Page 13: [c7s] Estrutura das palavras

Desinências modo-temporaisDesinências modo-temporaisDesinências Modo-temporais

Modo Tempo Conjugação Desinências Exemplos

Indicativo Pret. imperfeito 1ª -va, -ve Cantavas, cantáveis

Pret. imperfeito 2ª e 3ª -ia, -ie Devias, devíeis

Pret. mais-q-perfeito todas -ra, re (átono) Cantara, deverêis

Fut. do presente todas -ra,- re (tônico) Cantará, deveremos

Fut. do pretérito todas -ria, -rie Cantaria, partirieis

Subjuntivo

Presente1 1ª -e Cantemos, canteis

Presente 2ª e 3ª -a Devas, devais

Pret. imperfeito todas -sse Cantasses, devêssemos

Futuro2 todas -r Cantares, devermos

Imperativo Negativo1 1ª -e Não cantem, não canteis

Negativo 2ª e 3ª -a Não devas, não partamos

Infinitivo Pessoal todas -r Cantarem, partirdes

Page 14: [c7s] Estrutura das palavras

Desinências número-pessoaisDesinências número-pessoais

Número Pessoa Presente do

Indicativo

Pretérito perfeito

do indicativo

Futuro do presente

do Indicativo

Futuro do Subjuntivo

Infinitivo Pessoas

Outros tempos

Singular 1ª -o -i -i - - -

2ª -s -ste -s -es -es -s

3ª - u - - - -

Plural 1ª -mos -mos -mos -mos -mos -mos

2ª -is -stes -is -des -des -is

3ª -m -ram -ão -em -em -m

Page 15: [c7s] Estrutura das palavras

ObservaçõesObservações

As desinências As desinências --ii, -, -uu, -, -steste e - e -stesstes acumulam as funções acumulam as funções número-pessoal e modo-temporal no pretérito perfeito do número-pessoal e modo-temporal no pretérito perfeito do indicativo.indicativo.

As chamadas formas nominais do verbo, o As chamadas formas nominais do verbo, o infinitivoinfinitivo, o , o particípioparticípio e o e o gerúndiogerúndio são marcadas respectivamente são marcadas respectivamente pelas desinências verbo-nominais –pelas desinências verbo-nominais –rr, -, -ndondo e – e –adoado(a) ou (a) ou idoido(a).(a).

Page 16: [c7s] Estrutura das palavras

AfixosAfixos São os elementos significativos secundários, juntados ao radical para São os elementos significativos secundários, juntados ao radical para formar palavras novas. formar palavras novas.

Quando o afixo vem antes do radical, chama-se Quando o afixo vem antes do radical, chama-se prefixoprefixo, e quando vem , e quando vem depois, depois, sufixo.sufixo.

res- pingo sobre-viver

prefixo prefixo

feliz - mente charut - aria

sufixo sufixo

Exemplos:

Page 17: [c7s] Estrutura das palavras

01 - (GV-Rio) Assinale o item em que há erro quanto à análise da forma verbal CANTÁVAMOS:a) CANT- radicalb) -A-vogal temáticac) CANTA-temad) -VA-desinência do pretérito imperfeito do subjuntivoe) -MOS-desinência de 1ª Pessoa do plural

Exercícios de FixaçãoExercícios de Fixação

02 - Associe as alternativas com os números que indicam os elementos componentes da palavra LOUVÁSSEMOSI - temaII - vogal temáticaIII - desinência do pretérito imperfeito do subjuntivoIV - desinência de 1ª pessoa do pluralV - radicala) LOUV_____b) A_____c) LOUVA_____d) SSE_____e) MOS_____

Page 18: [c7s] Estrutura das palavras

03 -"Achava natural que as gentilezas da esposa chegassem a cativar um homem". Os elementos constitutivos da forma verbal grifada estão analisados corretamente, exceto:a) CHEG - radical;b) A - vogal temática;c) CHEGA - tema;d) SSE - sufixo formador de verbo;e) M - desinência número-pessoal.

04 - O elemento mórfico sublinhado não é desinência de gênero, que marca o feminino, em:a) tristonha;b) mestra;c) telefonema;d) perdedoras;e) loba.

05 - Assinale a denominação do elemento morfológico "E"de "CANTEMOS"a) desinência modo temporalb) temac) vogal de ligaçãod) vogal temáticae) desinência número-pessoal

Page 19: [c7s] Estrutura das palavras

06 - Farejando apresenta em sua estrutura:a) radical farej - vogal temática a - tema fareja - desinência ndo;b) radical far - tema farej - vogal temática e - desinência ndo;c) radical fareja - vogal temática a - sufixo ndo;d) tema farej - radical fareja - sufixo ndo.

07- O elemento mórfico PUSE- em "PUSÉRAMOS" se chama:a) raiz b) radicalc) temad) prefixoe) sufixo temporal

08 - Assinale a alternativa, contendo a palavra em que o elemento grifado "O" é vogal de ligação a) oporb) alunosc) cerebrozinhod) cartografiae) faço

Page 20: [c7s] Estrutura das palavras

09 - Assinale a palavra em que a consoante grifada faz parte da raiz, não sendo consoante de ligação como nas demaisa) bambuzalb) lapisinhoc) cafeteirad) chaleirae) paulada

10 - Assinale o item que apresenta erro no destaque da variante da raiz FAZ-do verbo "FAZER"a) façamos (faç-)b) faremos(fa-)c) fizemos (fiz)d) fez (fez-)e) feito (feit-)