c 02 – analista judiciário – Área de apoio especial izado ... · conceito de “sociedade...

26
FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística Pág. 1

Upload: others

Post on 01-Feb-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 1

Page 2: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 2

Page 3: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 3

Instrução: As questões 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.

Suspiros de fumaça “Parar de fumar é muito fácil. Eu mesmo já parei umas 20 vezes.” Assim dizia meu pai brincando para minimizar sua maior derrota: nunca conseguiu largar o cigarro. Quando, pela doença, as proibições chegaram, fumava escondido. Anos depois que partiu, minha mãe seguia encontrando maços em esconderijos insólitos. Meu primeiro contato com o comércio foi comprando cigarros para meu pai. Diligentemente, não aceitava o troco em balas, o acerto justo dignifi-cava a missão. Hoje me lembro dessas incursões com um pingo de culpa, como se nelas houvesse uma névoa de conivência. Claro, eu era criança. Se é para ter culpa, melhor lembrar dos últimos anos do meu avô materno, quando eu já era adolescente. Outro que levou o cigarro até o fim. Embora a questão seja quem levou quem. Respi-rando muito mal, os médicos cortaram-lhe o hábito. Mas houve um apelo e uma concessão: três meios cigarros ao dia. Quando estava comigo, roubava no jogo e eu fazia escandalosa vista grossa. Trocávamos olhares e eu esquecia de cortar o cigarro, ou me enganava na difícil matemática que é discernir entre três e quatro. Sinto falta do cheiro de tabacaria, de comprar cigarros, mas não sei o que faria com eles. Eu jamais fumei e meus fumantes se foram. Não descobri se nunca fumei para não desafiar quem derrotou meu pai ou para triunfar onde ele falhou. Quando minha mulher chegou na minha vida, fumava. Trazia essa familiaridade de um gozo que eu não entendia. O cigarro para Diana era um amigo fiel que pontuava e sublinhava sua vida. Antes disso, depois daquilo, no momento de angústia, nos momentos de alegria, contra a solidão, enfim, arrimo para todas as pausas. Mas minha paciência com o cigarro, e o custo que ele me trouxe, já havia esgotado. Agora, era eu ou ele. Quase perdi! Havia um inimigo na trincheira, minhas memórias, tinha uma queda pelo inimigo. Mas consegui. Depois de anos de luta e com o decisivo apoio da minha tropa de choque, minhas duas filhas, vencemos. Se existe algo que aprendi com o cigarro é não menosprezar sua força e o preço que os fumantes estão dispostos a pagar. Tingir de morte o seu prazer, como a medicina explica e agora está impresso em qualquer maço, a meu ver, pouco ajuda. Talvez só denote o que ele é, uma tourada com a finitude, desafiando e chamando a morte a cada tragada. O preço por esse prazer letal é enorme para a saúde pública. Mas o pior, talvez mais doloroso por ser mais próximo, é testemunhar essa escolha entre a fuga solitária do canudinho de fumaça e a nossa companhia. Gostaria que todos os fumantes que amei tivessem preferido a minha companhia ____ dele, _______ preferência sempre terei ciúme. Precisamos ganhar os fumantes de volta para nós. Adaptado de: CORSO, Mário. Suspiros de fumaça. Zero Hora, 12/06/2014.

01. Assinale a alternativa que propõe o preenchimento correto para as lacunas das linhas 54 e 55, na ordem em que aparecem.

(A) à – cuja (B) a – de cuja (C) à – de cuja (D) a – cuja (E) a – por cuja

02. Assinale a alternativa que apresenta ideia que se pode depreender da leitura do texto.

(A) Com suas brincadeiras, o pai do narrador pretendia

aumentar a importância de sua incapacidade de parar de fumar.

(B) O narrador considera-se mais culpado por não ter se empenhado contra o vício do avô do que por ter colaborado com o vício do pai.

(C) O vício da mulher do narrador o incomodava por impedi-la de dedicar-se às filhas.

(D) Na opinião do narrador, o preço alto de um maço de cigarros não é suficiente para desestimular o tabagismo.

(E) Para o narrador, o mais doloroso é testemunhar a tentativa dos fumantes de livrar-se do vício do cigarro.

03. Assinale a alternativa que apresenta ideia que se pode depreender da leitura do texto.

(A) O avô do narrador, mesmo doente, pediu aos

médicos para não cortar totalmente o cigarro. (B) O narrador, em sua infância, tinha dificuldades

com a matemática na escola. (C) O narrador fingia não ver seu avô trapacear no

jogo de cartas.

(D) A esposa do narrador passou a fumar depois de conhecê-lo.

(E) O narrador nunca compreendeu a disposição dos fumantes de gastar quantias significativas de dinheiro com o seu vício.

04. Ao afirmar que tinha uma queda pelo inimigo (l. 38-39), o narrador estabelece uma relação entre a luta que empreendeu contra o vício de sua esposa e

(A) seu amor por ela. (B) seu carinho pelas filhas.

(C) seu respeito pela autoridade dos médicos. (D) sua lembrança do convívio com fumantes na

infância.

(E) sua vontade de experimentar o prazer proporcio-nado pelo cigarro.

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56.

Page 4: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 4

05. Na frase em que se encontra, a expressão pela doença (l. 04) expressa uma ideia de

(A) meta. (B) percurso. (C) causa. (D) conclusão. (E) concessão.

06. Assinale a alternativa que apresenta uma substituição com sentido semelhante ao da palavra conivência (l. 13), no contexto em que se encontra.

(A) Crítica. (B) Audácia. (C) Desaprovação. (D) Admiração. (E) Cumplicidade.

07. Com a expressão esconderijos insólitos (l. 07), o narrador faz referência aos locais

(A) perigosos em que seu pai guardava os cigarros. (B) desagradáveis em que seu pai guardava os cigarros.

(C) representativos em que seu pai guardava os cigarros.

(D) distantes em que seu pai guardava os cigarros.

(E) incomuns em que seu pai guardava os cigarros.

08. Assinale a alternativa que apresenta uma ocorrência em que a forma para é uma conjunção adverbial final.

(A) para (l. 28) (B) para (l. 31) (C) para (l. 35) (D) para (l. 49) (E) para (l. 56)

Instrução: As questões 09 a 13 referem-se ao texto abaixo.

Mais do que combater as teses racistas que são

difundidas em muitos países e sociedades que afirmam serem superiores em relação às outras no que concerne à etnia, devemos voltar nosso olhar para outras vertentes preconceituosas nas sociedades que se consideram avançadas, seja no âmbito tecnológico, ou até mesmo na linguagem e na escrita.

Essa tendência refere-se à superioridade cultural de uma civilização ou grupo em relação a outros que são compreendidos como inferiores e tratados como obsoletos e desvalorizados em todos os seus aspectos culturais.

As sociedades que, durante toda a história da humanidade, foram exploradas, embora perdessem traços culturais, não deixaram de lado suas principais circunscrições que as identificam, assim como seus costumes, crenças e modo de vida próprio. No entanto, as civilizações exploradoras conseguiram desviar o foco dos problemas ocasionado pela exploração, para uma “terrível” imagem dos povos que não se adequaram ao seu estilo de vida, fazendo-nos acreditar que essas civilizações não têm nenhuma relevância cultural no cenário mundial.

Nossas convicções ideológicas pessoais prevalecem muito mais do que qualquer relação social com povos que não pensam como nós pensamos e que fogem de nossos padrões de vida. Somos levados a querer que o outro grupo seja o reflexo ideal do nosso próprio conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para o progresso da humanidade.

Ao julgarmos uma cultura em relação à nossa e afirmar sua inferioridade, não devemos partir de valores como avanços tecnológicos e científicos, pois nenhuma civilização é tão “inferior” que não tenha nenhuma característica específica que a nossa ainda não conseguiu desenvolver. Desse modo, se consideramos o diferente como inferior, também podemos cair no mesmo grau de inferioridade, na medida em que o outro grupo nos terá como sendo também inferiores em determinados aspectos.

Adaptado de: LIMA, Fabiano de Albuquerque. Disponível em: <http://www.opovo.com.br/app/jornaldoleitor/noticiassecundarias/artigos/2013/09/17/noticiajornaldoleitorartigos,-3131118/a-pretensao-de-uma-superioridadecultural.shtml>. Acessado em 07 jul. 2014.

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41.

Page 5: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 5

09. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta de acordo com o texto.

(A) Não é relevante combater o racismo, uma vez

que há outras vertentes de preconceito social que devem ser combatidas.

(B) Não é possível limitar a discussão em torno das convicções ideológicas pessoais ao combate de teses racistas.

(C) Não é suficiente combater teses racistas para criticar o olhar preconceituoso de uma sociedade sobre a outra, uma vez que a questão das dife-renças culturais entre os povos é mais ampla.

(D) Não é adequado vincular a discussão sobre racismo às convicções ideológicas pessoais, uma vez que essas são mais relevantes.

(E) Não é necessário vincular o combate ao racismo às convicções ideológicas para avaliar os traços culturais das civilizações com menor relevância cultural.

10. Quanto à classificação das palavras usadas no texto, é correto afirmar que

(A) que (l. 02) é pronome. (B) que (l. 09) é conjunção. (C) que (l. 21) é substantivo. (D) que (l. 26) é preposição. (E) que (l. 35) é advérbio.

11. Assinale a alternativa que contém a afirmação correta acerca das palavras preconceituosas (l. 05), cultural (l. 23) e mundial (l. 23), respectivamente.

(A) São advérbios derivados de adjetivos. (B) São adjetivos derivados de adjetivos. (C) São adjetivos derivados de substantivos. (D) São substantivos derivados de adjetivos. (E) São adjetivos derivados de advérbios.

12. Assinale a alternativa que contém a afirmação correta acerca do uso de verbos no texto.

(A) perdessem (l. 14) está flexionado no tempo pre-

térito imperfeito e no modo subjuntivo.

(B) adequaram (l. 21) está flexionado no tempo pretérito imperfeito e no modo indicativo.

(C) rotulamos (l. 30) está flexionado no tempo pre-térito imperfeito e no modo subjuntivo.

(D) tenha (l. 35) está flexionado no tempo pretérito e no modo subjuntivo.

(E) consideramos (l. 38) está flexionado no tempo futuro e no modo subjuntivo.

13. A substituição de As sociedades (l. 13) por A socie-dade acarreta a modificação, para fins de concordância, de quantas outras palavras no seguimento que vai da linha 13 à linha 17?

(A) Quatro. (B) Cinco. (C) Seis. (D) Sete. (E) Oito.

Instrução: As questões 14 a 16 referem-se ao texto abaixo.

Nos últimos vinte anos, é inegável a existência de

____ processo de reestruturação produtiva no mundo do trabalho. Não apenas a questão da economia neoliberal, sustentada em fluxos autorreguladores do capitalismo contemporâneo, das relações trabalhistas, da formação profissional e da ____ de pesquisas aplicadas às indústrias, constitui um fenômeno que contribui para a profusão de problemáticas complexas, relacionadas ao mundo do trabalho e à formação profissional especializada. Tais problemáticas e suas complexidades se estreitam em diferentes âmbitos de relações de modo a ____ local, regional ou globalmente outras lógicas de formação requeridas pelo mundo do trabalho.

Nesse contexto, a formação profissional de base interdisciplinar surge como demanda de expressiva necessidade econômica e política. Desde os anos noventa, a demanda por profissionais com capacidade de integrar conhecimentos dispersos pela hiperespe-cialização desenvolveu-se em torno da busca da interdisciplinaridade, em diferentes campos do conhe-cimento.

Essa demanda se justifica pelas transformações ocorridas no mundo do trabalho e, especificamente, pela insuficiência epistemológica que as ciências mo-dernas expressam diante da complexidade do mundo físico, social, político e cultural do homem. Assim, a Sociologia como ciência que estuda objetos do mundo social em suas dinâmicas, permanências e mutabilida-des, voltar-se-á para a análise das relações entre mundo do trabalho, formação e práticas profissionais específicas. Tanto a Sociologia do Trabalho quanto a Sociologia das Profissões surgem nesse cenário como importantes campos teóricos para a compreensão aprofundada do tema.

Acredito que os estudos sobre o trabalho devem abranger uma variedade de objetos de pesquisa, dando, por isso mesmo, uma amplidão sistemática no que se refere aos complexos modos de relação entre trabalho, formação para o trabalho, profissões e formação profissional.

Adaptado de: SANTOS, Najó Glória dos et al. Formação profissional interdisciplinar. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/123456789/503/1/FormacaoProfissionalInterdisciplinar.pdf>. Acessado em: 07 jul. 2014.

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41.

Page 6: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 6

14. Assinale a alternativa que preenche, correta e respec-tivamente, as lacunas das linhas 02, 06 e 12.

(A) esponensial – disseminação – expacialisar (B) esponencial – dissiminação – expacializar (C) exponensial – dessiminação – espacializar (D) exponencial – disseminação – espacializar (E) exponencial – dessiminação – expacialisar

15. Considere as seguintes afirmações sobre o sentido global do texto.

I - A formação interdisciplinar deve se dar com base

na Sociologia, uma vez que é o campo que melhor pode aprofundar o estudo das relações de trabalho.

II - Os estudos sobre o trabalho ampliaram-se em função da dispersão de conhecimentos.

III - A formação profissional, alicerçada em fundamentos interdisciplinares, é uma necessidade decorrente do processo de reestruturação produtiva no mundo do trabalho.

Quais estão corretas, de acordo com o texto?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

16. Considere as seguintes afirmações sobre emprego de classe de palavras no texto.

I - inegável (l. 01) é um adjetivo em função predi-

cativa.

II - neoliberal (l. 04) é um adjetivo em função de adjunto adnominal.

III - regional (l. 12) é um adjetivo em função adverbial.

Quais estão corretas, de acordo com o texto?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

Instrução: As questões 17 a 28 referem-se ao texto abaixo.

Electronic Waste

Electronic waste (or E-waste) isn’t just waste – it contains some very toxic substances, such as mercury, lead, cadmium, arsenic, beryllium and brominated flame retardants. When the latter are burned at low temperatures, they create additional toxins, such as halogenated dioxins and furans – some of the most toxic substances known to humankind. The toxic materials in electronics can cause cancer, reproductive disorders, endocrine disruption, and many other health problems if this waste stream is not properly managed. Many of the toxic constituents are elements, which means they never disappear, even though they may change form. Other toxic chemicals in electronics do not break down over time, instead accumulating in the food chain and biosphere. Not only do these toxins presente risks to communities and the global ecosystem, but also to electronics recycling workers around the world. Unfortunately, only a small percentage of e-waste is recycled. Even when we take it to a recycling center, if available, there is no guarantee that it is actually recycled – not in the way most of us think of that term. A small percentage of e- waste is estimated to be sent to recyclers. In the U.S., this is as little as 11-14%. The remainder is most often dumped or burned, either in formal landfills and incinerators, or informally dumped or burned. These inappropriate disposal methods for electronic waste fail to reclaim valuable materials or manage the toxic materials safely. In effect, our soil, water, and air are easily contaminated. An estimated 70-80% of the e-waste that is given to recyclers is exported to countries with developing economies, in effect externalizing the real costs of managing hazardous waste and products. Once there, primitive technologies such as open air burning and riverside acid baths are used to extract a few materials. The rest of the toxic materials are usually dumped. Unlike other countries in the world, the U.S. sends a significant portion of its hazardous e-waste to U.S. prisons to be processed in less-regulated environments without the worker protections and rights afforded in the private sector. __________, such operations amount to government subsidies, undermining the development of responsible private-sector recycling infrastructure and distorting the economics of recycling.

(http://www.e-stewards.org/the-e-waste-crisis/)

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

Page 7: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 7

17. Entre as afirmativas abaixo, marque aquela que está de acordo com o primeiro parágrafo do texto (l. 01-08).

(A) O lixo eletrônico é igual aos outros, diferindo a-

penas pela quantidade de mercúrio que contém. (B) Dioxinas e furanos halogenados são criados pela

combustão, em baixa temperatura, de substâncias muito tóxicas.

(C) O mercúrio e o chumbo são algumas das substân-cias mais tóxicas conhecidas pela humanidade.

(D) A combustão de dioxinas e furanos não tem conse-quências perigosas.

(E) O lixo eletrônico deve ser queimado a baixa temperatura.

18. Qual o significado da expressão the latter, na linha 04?

(A) Mais tarde. (B) Mais cedo. (C) Após. (D) As últimas. (E) Por último.

19. Complete, de acordo com as linhas 09-14.

Materiais eletrônicos tóxicos podem causar danos à saúde se:

(A) problemas reprodutivos e endócrinos não forem

tratados a tempo. (B) a cadeia alimentar estiver em contato com o lixo.

(C) os constituintes tóxicos não desaparecerem em pouco tempo.

(D) os constituintes tóxicos mudarem de forma.

(E) o manejo da cadeia do lixo não for feito corre-tamente.

20. Qual o significado da palavra instead, na linha 16?

(A) Ao invés vez disso. (B) Com razão. (C) Quase sempre. (D) No momento. (E) Dificilmente.

21. Leia as seguintes afirmativas de acordo com o trecho entre as linhas 21 e 33.

I - Mesmo quando enviamos o lixo eletrônico aos

centros de reciclagem, não há garantia de que serão reciclados.

II - Nos Estados Unidos se recicla apenas uma percentagem de 11 a 14% do lixo eletrônico.

III - Quanto ao resto, fica por conta de outros métodos de descarte que são os mais seguros possíveis.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

22. Qual a melhor tradução para a expressão The rema-inder (l. 27)?

(A) O que é lembrado. (B) O que é utilizado. (C) O restante. (D) A consequência. (E) O que é aproveitado.

23. A palavra there, na linha 38, está se referindo a:

(A) An estimated 70-80% (l. 34)

(B) recyclers (l. 35) (C) countries with developing economies (l. 35-

36)

(D) the real costs (l. 36) (E) hazardous waste and products (l. 37)

24. A frase Unlike other countries, na linha 42, deve ser traduzida como:

(A) Diferentemente de outros países (B) Da mesma forma que outros países

(C) Conforme outros países (D) Não gostamos de outros países

(E) Não respeitamos outros países

Page 8: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 8

25. Leia as afirmativas abaixo de acordo com as linhas 42 a 50.

I - Nos Estados Unidos, uma grande porção do lixo

eletrônico é processada nas prisões. II - Nas prisões, os trabalhadores tem mais direitos

do que no setor privado.

III - O trabalho de reciclagem feito nas prisões prejudica o desenvolvimento de uma infraestrutura de reci-clagem responsável.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

26. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da linha 46, e que significa: além disso.

(A) Although (B) Instead (C) Because of (D) Moreover (E) Not Always

27. Considere as afirmativas abaixo:

I - dumped (l. 27) significa jogado fora. II - disposal (l. 30) significa descarte III - reclaim (l. 30) significa recuperar.

Quais estão corretas de acordo com o contexto onde se encontram?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

28. Qual o significado da palavra afforded, na linha 46?

(A) Eliminados. (B) Concedidos. (C) Acordados. (D) Encomendados. (E) Resolvidos.

Page 9: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 9

Considere os valores tabelados para a estatística χ2 (qui-quadrado) a 5% de significância para diferentes valores de GL (graus de liberdade) abaixo.

GL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

2χ 3,84 5,99 7,81 9,49 11,1 12,6 14,1 15,5 16,9 18,3 19,7

Page 10: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 10

29. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de gráficos às variáveis observadas em uma empresa X.

(1) Histograma (2) Gráfico de Pareto

(3) Gráfico de Linhas ( ) Tempo de emprego dos funcionários da empresa

( ) Evolução do consumo mensal de materiais de expediente

( ) Tipos de defeitos apresentados em peças fabricadas

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 1 – 3 – 2. (B) 1 – 2 – 3. (C) 2 – 1 – 3. (D) 2 – 3 – 1. (E) 3 – 1 – 2.

30. Um aluno obteve as notas 3,0; 3,5; 4,5 e 6,0 nas quatro avaliações realizadas durante o semestre. O aluno que não consegue a média 6,0 nas quatro avaliações deve realizar o exame final. Na composição da média final, a média das quatro avaliações tem peso 4,0, e a nota do exame final tem peso 6,0. O aluno será considerado aprovado se atingir média final maior ou igual a 5,0. Qual a nota mínima que o aluno em questão deverá obter no exame final para obter aprovação?

(A) 4,25. (B) 5,5. (C) 5,75. (D) 6,1. (E) 7,2.

31. A tabela abaixo apresenta a distribuição de frequências (% acumulado) da idade de 2000 vítimas de crimes com armas de fogo em determinado período.

Idade (anos) % acum.

< 20 37,5 20 |─ 30 63,5 30 |─ 40 82,5 40 |─ 50 93,5 50 |─ + 100,0

De acordo com a tabela, considere as afirmações abaixo.

I - A idade mediana encontra-se na classe 20 |─ 30 anos.

II - A idade modal encontra-se na classe 40 |─ 50 anos.

III - 520 vítimas possuem idade entre 20 e 30 anos.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

32. Durante um processo seletivo de estagiários para a área de Estatística para o Tribunal de Justiça, os responsáveis pela seleção dividiram os candidatos em dois grupos: grupo A e grupo B. Entre as diversas atividades propostas, foi realizado um teste de conhecimentos específicos para o cargo, sendo que, quanto maior a nota alcançada, melhor o desempenho do candidato. Sabe-se que a nota média obtida pelo grupo A foi igual a 80, com variância 25, e que a nota média obtida pelo grupo B foi igual a 75, com desvio-padrão igual a 10. João, que participou do gru-po A, e Aline, que participou do grupo B, obtiveram a mesma nota: 85 pontos. Considerando essas informa-ções, é correto afirmar que

(A) ambos tiveram o mesmo desempenho relativo.

(B) as notas dos candidatos do grupo B foram mais homogêneas.

(C) as notas dos candidatos do grupo A apresentaram maior variabilidade.

(D) o desempenho relativo de João foi pior do que o de Aline.

(E) o desempenho relativo de João foi melhor do que o de Aline.

Page 11: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 11

33. Considere as informações contidas no Box Plot a seguir, referente aos dados de dimensão (em mm) de peças fabricadas em duas máquinas.

Assinale a alternativa correta.

(A) A distribuição das dimensões das peças na

máquina A é assimétrica positiva. (B) A dimensão média das peças na máquina A é a

mesma que na máquina B.

(C) A amplitude interquartílica das dimensões das peças na máquina A é a mesma que na máquina B.

(D) A distribuição das dimensões das peças na máquina B é assimétrica negativa.

(E) A dimensão mediana das peças na máquina A é menor que na máquina B.

34. O principal produto vendido de uma empresa apre-sentou um acréscimo de 50% no seu valor. Conside-rando que a quantidade vendida do produto em 2012 foi de 800 unidades e que o índice de preço em 2013, com base em 2012, foi 1,20, quantas unidades do referido produto foram vendidas em 2013?

(A) 800.

(B) 960. (C) 1000.

(D) 1120. (E) 1200.

35. Considere as afirmações abaixo em relação a concei-tos de probabilidade.

I - Quando o espaço amostral de uma variável alea-

tória X constituir um conjunto não enumerável finito ou infinito, esta variável será denominada variável aleatória discreta.

II - Em uma distribuição de probabilidade contínua, a área total entre a curva que representa a distribui-ção e o eixo horizontal é igual a 1.

III - Nenhum dos dois parâmetros da distribuição normal pode ser negativo.

Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

36. Sejam A e B dois eventos associados a um mesmo espa-ço amostral. Suponha que P(B) = 0,5 e P(A∪B) = 0,9. Considere duas situações distintas: (i) A e B são mutuamente exclusivos e (ii) A e B são independentes. Qual o valor de P(A) nas duas situações, respectiva-mente?

(A) 0,4 e 0,5. (B) 0,4 e 0,55.

(C) 0,4 e 0,8. (D) 0,55 e 0,5.

(E) 0,55 e 0,8.

37. A tabela abaixo apresenta a distribuição de probabili-dade da variável X = número de carros vendidos por dia em uma revenda.

X 1 2 3

P(X=x) 4k 2k 4k

Sabendo que o valor de venda de cada carro é de R$50.000, qual a receita diária esperada da revenda?

(A) R$50.000. (B) R$100.000.

(C) R$150.000. (D) R$200.000.

(E) R$400.000.

Page 12: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 12

INSTRUÇÃO: As questões 38 e 39 referem-se à situação abaixo.

Um escrivão fez uma varredura nos processos judiciais arquivados e verificou que ocorre em média um erro de digitação por página. Responda as questões, levando em consideração que um juiz irá analisar um desses processos, que contém seis páginas.

38. Qual a probabilidade de que ele encontre apenas dois erros de digitação em todo o processo?

(A) 2 e-1

(B) 1 – e-6 (C) 0,5 e-1

(D) 6 e-1

(E) 18 e-6

39. Qual a probabilidade de que ele encontre todas as páginas do processo com algum erro de digitação?

(A) (1 – e-1)6 (B) e-6

(C) 6 e-1

(D) 6 e-6 (E) 36 e-1

40. Em um concurso público para o cargo de Estatístico, as notas obtidas pelos candidatos se comportou de acordo com uma distribuição normal com média igual a 60 e variância igual a 100. Como o edital previa somente três vagas para o referido cargo e concorre-ram 30 candidatos, qual foi, aproximadamente, a nota mínima para aprovação?

(A) 70,0. (B) 72,8. (C) 76,5. (D) 80,0. (E) 83,3.

41. Considere uma variável X com média igual a 45 e desvio padrão igual a 10 que segue a distribuição normal. Se for retirada uma amostra de 25 obser-vações dessa variável, qual o valor de k para que P( X > k)=0,01?

(A) 46,3. (B) 47,0. (C) 47,3. (D) 49,7. (E) 55,0.

42. Considere as afirmações abaixo com relação à teoria geral de amostragem.

I - Um estimador é considerado não viezado quando

seu valor esperado é igual ao valor do parâmetro pesquisado.

II - Um estimador é dito consistente se à medida que o tamanho da amostra aumenta, o valor esperado para o estimador se aproxima do valor do parâ-metro.

III - Ao se comparar dois estimadores de um mesmo parâmetro, é mais eficiente aquele que possui a maior variância.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

43. Para fazer uma melhoria em uma comunidade era preciso que uma proporção superior a 70% de seus integrantes fosse favorável a tal medida. Foram consul-tadas 100 pessoas e 80 se manifestaram favoráveis. Sabendo-se que o erro padrão da proporção esti-mada é de 4% e utilizando a aproximação normal, estimou-se o intervalo de confiança de 95% para a proporção. Assinale a alternativa que contém os limites corretos do intervalo de confiança de 95%, aproximados sem decimais, para a proporção verdadeira de favoráveis na comunidade, e a conclusão quanto à introdução do melhoramento na comunidade.

(A) [66%; 74%], as evidências amostrais não são

suficientes para decidir quanto à introdução do melhoramento na comunidade.

(B) [72%; 88%], as evidências amostrais não são suficientes para decidir quanto à introdução do melhoramento na comunidade.

(C) [66%; 74%], sendo indicada a introdução do melhoramento na comunidade.

(D) [72%; 88%], sendo indicada a introdução do melhoramento na comunidade.

(E) [78%; 92%], o melhoramento não deve ser introduzido na comunidade.

Page 13: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 13

44. Ao realizar testes de hipóteses, pode-se cometer erros de conclusão. O erro de conclusão, conhecido como erro tipo I, e o poder do teste consistem, respectiva-mente, em

(A) rejeitar uma hipótese de nulidade verdadeira;

probabilidade de rejeitar uma hipótese de nulidade falsa.

(B) aceitar uma hipótese alternativa falsa; probabili-dade de aceitar uma hipótese de nulidade falsa.

(C) rejeitar uma hipótese alternativa verdadeira; probabilidade de rejeitar uma hipótese de nulidade verdadeira.

(D) aceitar uma hipótese de nulidade falsa; probabili-dade de aceitar uma hipótese de nulidade verda-deira.

(E) rejeitar uma hipótese de nulidade falsa; probabili-dade de rejeitar uma hipótese alternativa verda-deira.

45. Considere as afirmações abaixo no que se refere a conceitos estatísticos.

I - Em uma mesma amostra, um intervalo de confiança

de 95% será mais amplo que um intervalo de confiança de 99%.

II - A variância da distribuição amostral da média é menor do que a variância da população.

III - A medida que aumenta o tamanho da amostra, a distribuição t de Student se aproxima da distribuição z (Normal Padrão).

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

46. Dez pacientes que sofrem de insônia receberam, individualmente, uma dose noturna de um sedativo durante um período de tempo, enquanto que em outro período não receberam o sedativo. A análise dos dados mostrou os resultados abaixo.

Amostras independentes Amostras relacionadas

Com

Sedativo Sem

Sedativo Com

Sedativo Sem

Sedativo

Média 4,34 2,94 Média 4,34 2,94

Variância 4,12 2,86 Variância 4,12 2,86

Observações 10 10 Observações 10 10

Variância agrupada 3,49 Correlação de Pearson 0,77 Hipótese da diferença de média 0

Hipótese da diferença de média 0

gl 18 gl 9

Estatística t 1,675 Estatística t 3,432

P(T<=t) uni-caudal 0,0556 P(T<=t) uni-caudal 0,0037

t crítico uni-caudal 1,734 t crítico uni-caudal 1,833

P(T<=t) bi-caudal 0,1112 P(T<=t) bi-caudal 0,0074

t crítico bi-caudal 2,101 t crítico bi-caudal 2,262

Assinale a alternativa que contém o valor correto da estatística t calculada para testar a eficiência do sedativo e a decisão, ao nível de 5%, sobre a significância estatística da diferença.

(A) t = 1,675; não significativa.

(B) t = 1,734; significativa.

(C) t = 2,101; significativa. (D) t = 2,262; não significativa.

(E) t = 3,432; significativa.

Page 14: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 14

47. Realizou-se um experimento fatorial para avaliar o crescimento de determinada cultura, utilizando os seguintes fatores: fator A – Nitrogênio (a1=sem, a2=com) e fator B – Fósforo (b1=sem, b2=com). O experimento foi instalado no delineamento completamente casualizado com seis repetições. Com os dados coletados, procedeu-se à aná-lise de variância, obtendo-se os seguintes resultados.

Causas de Variação GL SQ QM F A 80 B 160 AxB Erro Experimental Total 360

Sabendo-se que a soma de quadrados de tratamentos é 260, assinale a alternativa que apresenta os valores corretos das estatísticas F para os efeitos fatoriais A, B e AxB, respectivamente:

(A) 0,4 / 4,0 / 8,0. (B) 16,0 / 32,0 / 4,0. (C) 2,0 / 20,0 / 40,0. (D) 40,0 / 80,0 / 160,0. (E) 1,33 / 2,67 / 0,33.

48. Em um estudo sobre eficiência de métodos de alfabe-tização em adultos, utilizaram-se cinco métodos dife-rentes, aplicados em grupos de dez sujeitos para cada método. Ao final do período, procedeu-se a um teste de avaliação do aprendizado para os grupos de sujeitos submetidos aos diferentes métodos. Pela análise dos dados, através do teste de Kruskal-Wallis, obteve-se H=10,8. Utilizando a aproximação χ2 (qui-quadrado), assinale a alternativa que apresenta a conclusão correta, com relação à eficiência dos métodos, ao nível de signifi-cância de 5%.

(A) Os métodos se diferenciam quanto à eficiência na

alfabetização de adultos. (B) Os métodos não se diferenciam quanto à eficiência

na alfabetização de adultos.

(C) As evidências amostrais não são suficientes para comprovar que os métodos investigados se dife-renciam quanto à eficiência na alfabetização de adultos.

(D) O teste realizado não é suficiente para comprovar que os métodos investigados se diferenciam quanto à eficiência na alfabetização de adultos, pois para concluir necessitar-se-ia os resultados do intervalo de confiança.

(E) Os métodos de alfabetização de adultos podem diferir ou não quanto à sua eficiência, dependendo do tamanho amostral.

49. Com o objetivo de reconhecer sintomas de anemia, em resultados de exames de diferentes sujeitos, adotou-se dois critérios: o método dos percentis e o gráfico de controle. Identificou-se indivíduos com valores dos exames em, pelo menos, um componente sanguíneo abaixo do percentil 2,5%, no método dos percentis, e abaixo do limite inferior de controle quando se utilizou o gráfico de controle. A classificação para os sujeitos estudados foi a seguinte:

Gráfico de Controle Percentis

Identificados Não Identificados Identificados 52 16 Não Identificados 32 157

Utilizando o Teste de McNemar, com aproximação χ2 (qui-quadrado), obteve-se valor para a estatística de teste igual à 4,69. Pergunta-se: os métodos apresen-tam diferenças na identificação dos sujeitos? Assinale a alternativa que contém o valor crítico para o teste de significância a 5% e a conclusão correta.

(A) 3,84; as evidências amostrais não são suficientes

para concluir quanto à diferença entre os métodos em relação à classificação dos sujeitos.

(B) 3,84; os métodos se diferenciam na classificação dos sujeitos, sendo o gráfico de controle menos exigente na identificação de sintomas.

(C) 5,99; os métodos se diferenciam na classificação dos sujeitos, sendo o método dos percentis menos exigente na identificação de sintomas.

(D) 7,81; as evidências amostrais não são suficientes para concluir quanto à diferença entre os métodos em relação à classificação dos sujeitos.

(E) 7,81; os métodos se diferenciam na classificação dos sujeitos, sendo o gráfico de controle menos exigente na identificação de sintomas.

Page 15: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 15

50. Considere as afirmações abaixo, em relação às técnicas estatísticas multivariadas.

I - A técnica estatística multivariada, conhecida como

Análise de Componentes Principais, pode ser caracterizada como uma técnica de classificação que tem por objetivo descobrir, com base nas observações de p características dos elementos de k amostras, critérios que permitam classificar um novo elemento em uma das k populações que forneceram as amostras.

II - Na utilização da técnica estatística multivariada, conhecida como Análise de Agrupamento (Cluster Analysis), é necessário tomar decisões interdepen-dentes, que envolvam a escolha do coeficiente de proximidade (similaridade ou dissimilaridade) entre as unidades, a escolha do método de agrupamento e a determinação de quantos grupos existem nos dados.

III - A técnica estatística multivariada, conhecida como Análise Fatorial, é uma técnica que visa verificar a estrutura de interdependência das variáveis, tendo por objetivo substituir um conjunto inicial de variáveis por um conjunto menor de variáveis chamadas de fatores.

Quais estão corretas?

(A) Apenas II. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

51. Em um estudo, cujas observações se referem à taxa de delitos por 100.000 habitantes, por divisão territorial das polícias de determinado estado, registraram-se os valores referentes às variáveis a seguir: X1: homicídio doloso; X2: roubo; X3: furto; X4: roubo e furto de veículos. Utilizando a técnica de Componentes Principais obtiveram-se, com a matriz de correlação, os autovalores λ1 = 2,8; λ2 = 0,85; λ3 = 0,25 e λ4 = 0,1. Assinale a alternativa que indica corretamente a proporção de explicação (em percentagem) do primeiro componente principal.

(A) 40%. (B) 50%. (C) 63,6%. (D) 70%. (E) 90%.

INSTRUÇÃO: Para responder as questões 52 a 60, considere o enunciado a seguir:

Fez-se um estudo com um grupo de 31 alunos do curso de Educação Física de uma universidade, registrando-se entre outras variáveis, a idade em anos, o peso em quilogramas, o tempo gasto por cada aluno, em minutos, para correr dois quilômetros e meio, o batimento cardíaco de cada aluno (Bat_Card) enquanto corre e a taxa de absorção de oxigênio, em milímetros, por quilograma de peso corporal por minuto. Os alunos faziam parte de três turmas de semestres diferentes do curso.

52. Para se verificar a aderência dos dados da variável taxa à distribuição normal, procedeu-se o teste de Kolmogorov-Smirnov, obtendo-se o seguinte resultado:

Teste Estatística p-valor

Kolmogorov-Smirnov 0,14046 0,119

Assinale a alternativa que apresenta a conclusão correta, ao nível de significância de 5%, sobre a aderência à distribuição normal.

(A) Os dados não se ajustam (não aderem) à distri-

buição normal.

(B) O teste não fornece informação suficiente para se concluir quanto à aderência ou não dos dados à distribuição normal.

(C) As evidências amostrais não são suficientes para comprovar que os dados não se ajustam (não aderem) à distribuição normal, ou seja, é razoável admitir que os dados se ajustam (aderem) à distribuição normal.

(D) Os dados podem se ajustar (aderir) ou não à distribuição normal, dependendo do tamanho amostral.

(E) Para poder se concluir sobre a aderência à distri-buição normal necessitar-se-ia conhecer os resul-tados do intervalo de confiança.

53. Assinale a alternativa que contém os valores corretos dos limites do intervalo de confiança a 95% para a média verdadeira (populacional), para a variável taxa, considerando as informações abaixo.

média desvio padrão

Erro padrão

mínimo máximo n

47,38 5,33 0,96 37,39 60,06 31

(A) [36,72 ; 58,04] (B) [37,39 ; 60,06] (C) [42,05 ; 52,71] (D) [45,34 ; 49,42] (E) [45,42 ; 49,34]

Page 16: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 16

54. Assinale a alternativa que apresenta o valor correto para o tamanho da amostra, necessária para se estimar a média populacional para a variável taxa, com confiabilidade de 95% e erro amostral máximo de 1,5.

(A) 8. (B) 16. (C) 30. (D) 53. (E) 100.

55. Para verificar se existiam diferenças entre as três turmas de alunos quanto à taxa média, foi realizada a análise de variância (ANOVA). Observe os resultados obtidos:

Causas de Variação

GL SQ QM F p-valor

Turmas 2 53,37 26,69 0,94 0,4040

Erro 28 798,01 28,50

Total 30 851,38

Teste de Levene para Homogeneidade de Variâncias

Causas de Variação

GL SQ QM F p-valor

Turmas 2 3660,0 1830,0 1,64 0,2122

Erro 28 31260,3 1116,4

Turmas N Média Desvio padrão

1 10 49,27 6,79

2 10 46,56 4,55

3 11 46,39 4,44

Observe as afirmações abaixo, considerando o nível de significância igual a 0,05.

I - Os resultados do teste de Levene informam que as variâncias dentro de cada turma não são diferentes

(p=0,2122), indicando que a suposição de homogeneidade de variâncias ou de variâncias constantes está satisfeita e, consequentemente, os resultados do teste F da ANOVA, para o teste de médias, têm validade.

II - Com base no resultado do teste F da ANOVA para o teste de médias, conclui-se, que as taxas médias das diferentes turmas não diferem significativamente (p=0,4040).

III - A partir do resultado do teste F da ANOVA, para o teste de médias, pode-se concluir que, pelo menos, duas taxas médias diferem entre si.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

Page 17: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 17

56. Considere os resultados do quadro abaixo, em relação ao estudo com todos os alunos, em que foram avaliadas as associações entre as variáveis, obtendo-se as correlações simples (os coeficientes de correlação r de Pearson) e significâncias.

Taxa Taxa

1,00000

Tempo

-0,86219

<,0001

Bat_Card

-0,39797

0,0266

Idade

-0,30459

0,0957

Peso

-0,16275

0,3817

Idade Idade

1,00000

Bat_Card

-0,33787

0,0630

Taxa

-0,30459

0,0957

Peso

-0,23354

0,2061

Tempo

0,18875

0,3092

Peso Peso

1,00000

Idade

-0,23354

0,2061

Bat_Card

0,18152

0,3284

Taxa

-0,16275

0,3817

Tempo

0,14351

0,4412

Tempo Tempo

1,00000

Taxa

-0,86219

<,0001

Bat_Card

0,31365

0,0858

Idade

0,18875

0,3092

Peso

0,14351

0,4412

Bat_Card Bat_Card

1,00000

Taxa

-0,39797

0,0266

Idade

-0,33787

0,0630

Tempo

0,31365

0,0858

Peso

0,18152

0,3284

Observe as afirmações abaixo, considerando o nível de significância igual a 0,05.

I - A taxa de absorção de oxigênio correlaciona-se negativamente com a idade (r = -0,30; p = 0,0957), indicando que, ao aumentar a idade, aumenta a taxa de absorção.

II - A taxa de absorção de oxigênio correlaciona-se negativamente com o tempo gasto para correr dois quilômetros e meio (r = -0,86; p < 0,0001), indicando que, ao aumentar o tempo, diminui a taxa de absorção.

III - A taxa de absorção de oxigênio correlaciona-se negativamente com o peso (r = -0,16; p = 0,3817), indicando que, ao aumentar o peso, aumenta a taxa de absorção.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

Page 18: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 18

57. No que se refere ao estudo com todos os alunos, estabeleceu-se a relação da taxa de absorção de oxigênio em função do tempo gasto para correr dois quilômetros e meio, através de uma regressão linear simples, obtendo-se os resultados abaixo.

Causas de Variação

GL SQ QM F p-valor

Modelo 1 632,90 632,90 84,01 <0,0001

Erro 29 218,48 7,53

Total 30 851,38

Média 47,3758 R2 0,7434

Coeficiente de Variação

5,7936 R2 ajustado 0,7345

Variável GL Parâmetro Estimado

Erro Padrão t p-valor IC 95%

Intercepto 1 82,42 3,855 21,38 <,0001 74,54 90,31

Tempo 1 -3,31 0,361 -9,17 <,0001 -4,05 -2,57

Observe as afirmações abaixo, considerando o nível de significância igual a 0,05.

I - A estimativa do coeficiente de regressão linear (b = -3,31) é significativa (p < 0,0001), indicando que a cada

minuto de tempo a mais gasto para correr dois quilômetros e meio, estima-se uma diminuição de 3,31 na taxa de absorção de oxigênio, em milímetros, por quilograma de peso corporal.

II - O coeficiente de determinação é 0,74, indicando que 74% da variação na taxa de absorção de oxigênio, em milímetros, por quilograma de peso corporal, por minuto, é explicada pela regressão linear da taxa em função do tempo gasto em minutos para correr dois quilômetros e meio.

III - O teste de significância para o coeficiente de regressão linear é procedido de forma equivalente, tanto pelo teste t (t = -9,17; p < 0,0001), quanto pelo teste F da análise de variância (F = 84,01; p < 0,0001), valendo, nesse caso, a equivalência F = t².

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

Page 19: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 19

58. Considerando-se todos os alunos do estudo e todas as variáveis registradas, foi ajustado um modelo de regressão linear múltipla, relacionando a taxa de absorção de oxigênio em função das demais variáveis. Procedeu-se à seleção das variáveis explicativas (independentes), através de um método automático (stepwise) e de todas as regressões possíveis (Cp de Mallow’s). Observe os resultados para o modelo selecionado:

Causas de Variação

GL SQ QM F p-valor

Modelo 3 690,55 230,18 38,64 <0,0001

Erro 27 160,83 5,96

Total 30 851,38

Média 47,3758 R2 0,8111

Coeficiente de Variação

5,1516 R2 ajustado 0,7901

Variável GL Parâmetro Estimado

Erro Padrão t p-valor Estimativa Pa-dronizada

Intercepto 1 111,718 10,235 10,92 <,0001 0

Tempo 1 -2,825 0,358 -7,89 <,0001 -0,736

Idade 1 -0,256 0,096 -2,66 0,0129 -0,251

Bat_Card 1 -0,131 0,051 -2,59 0,0154 -0,252

Observe as afirmações abaixo, considerando o nível de significância igual a 0,05.

I - O teste de significância para a regressão linear múltipla, teste F da análise de variância (F = 38,64; p < 0,0001),

indica uma contribuição conjunta efetiva do tempo gasto em minutos para correr dois quilômetros e meio, da idade e do batimento cardíaco enquanto o indivíduo corre (Bat_Card), na explicação da variação na taxa de absorção de oxigênio, em milímetros, por quilograma de peso corporal por minuto.

II - O coeficiente de determinação é 0,81, indicando que 81% da variação na taxa de absorção de oxigênio, em milímetros, por quilograma de peso corporal por minuto é explicado pela regressão linear da taxa em função do tempo gasto em minutos para correr dois quilômetros e meio.

III - Os testes de significância para os coeficientes de regressão parciais indicam uma contribuição individual significativa para cada uma das variáveis explicativas (independentes), tempo gasto em minutos para correr dois quilômetros e meio (p < 0,0001), idade (p = 0,0129) e batimento cardíaco enquanto o indivíduo corre (Bat_Card) (p = 0,0154).

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

Page 20: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 20

59. Assinale a alternativa que identifica e interpreta corretamente o coeficiente de regressão parcial vinculado a tempo gasto para correr dois quilômetros e meio.

(A) -2,825; a cada minuto de tempo a mais gasto para correr dois quilômetros e meio, estima-se uma diminuição de

2,825 na taxa de absorção de oxigênio em milímetros por quilograma de peso corporal. (B) -0,256; a cada minuto a mais no tempo gasto para correr dois quilômetros e meio, estima-se uma diminuição de

0,256 na taxa de absorção de oxigênio, em milímetros, por quilograma de peso corporal.

(C) -2,825; estima-se uma diminuição de 2,825 na taxa de absorção de oxigênio, em milímetros, por quilograma de peso corporal como valor basal.

(D) -2,825; a cada acréscimo de uma unidade no tempo gasto para correr dois quilômetros e meio, na idade e no batimento cardíaco enquanto o indivíduo corre (Bat_Card), estima-se uma diminuição de 2,825 na taxa de absorção de oxigênio em milímetros por quilograma de peso corporal.

(E) -2,825; a cada minuto de tempo a mais gasto para correr dois quilômetros e meio, estima-se uma diminuição de 2,825 na taxa de absorção de oxigênio em milímetros, por quilograma de peso corporal, permanecendo constantes a idade e o batimento cardíaco enquanto o indivíduo corre (Bat_Card).

Page 21: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 21

60. Observe os gráficos a seguir:

Considere as afirmações abaixo, em relação ao diagnóstico de resíduos e de influência.

I - Os gráficos dos resíduos e dos resíduos studentizados externamente (RStudent) versus os valores preditos não exibem nenhum padrão óbvio, não indicando problema de heterogeneidade de variâncias ou de estrutura de relação.

II - No gráfico dos resíduos studentizados externamente (RStudent) versus H (alavanca ou leverage) há quatro observações com alguma perturbação, três no sentido da taxa (RStudent < -2 ou RStudent > 2) e outra no sentido das variáveis explicativas (independentes) (H > 0,26). O exame do gráfico da estatística D, de Cook, evidencia que somente uma das observações tem alguma influência e mereceria ser examinada com cuidado.

III - O gráfico do quantil normal dos resíduos, dada a proximidade com a reta, não é consistente com a suposição de erros gaussianos (com distribuição normal), indicando que a suposição de normalidade não está satisfeita.

Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

Page 22: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 22

61. Considere as afirmativas abaixo, tendo em vista as disposições da Constituição Federal.

I - Ninguém será privado de direitos por motivo de

crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

II - É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, independentemente de serem atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

III - As entidades associativas têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudi-cialmente, independentemente de autorização expressa.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

62. Considere as afirmativas abaixo, tendo em vista as disposições da Constituição Federal.

I - Compete privativamente à União legislar sobre

custas dos serviços forenses.

II - Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre procedimentos em matéria processual.

III - Compete privativamente à União legislar sobre juntas comerciais.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

63. No que diz respeito à associação profissional ou sindical, considere as afirmativas a seguir, tendo em vista as disposições da Constituição Federal.

I - Ninguém é obrigado a filiar-se ou a se manter

filiado a sindicato.

II - É possível a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalha-dores ou empregadores interessados.

III - A lei pode exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, sendo possível, em casos a serem definidos por lei, a interferência e a inter-venção na organização sindical pelo Poder Público.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

64. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às disposições da Constituição Estadual.

(A) O tempo de serviço público federal, estadual e

municipal prestado à administração pública direta e indireta, inclusive fundações públicas, será computado integralmente para fins de gratificações e adicionais por tempo de serviço, aposentadoria e disponibilidade.

(B) É assegurado aos servidores da administração direta e indireta o atendimento gratuito de seus filhos e dependentes, de zero a seis anos, em creches e pré-escolas, na forma da lei.

(C) A lei assegurará ao servidor que, por um quinquênio completo, não houver interrompido a prestação de serviço ao Estado e revelar assiduidade, licença-prêmio de seis meses, que, em hipótese alguma, poderá ser convertida em tempo dobrado de serviço.

(D) As gratificações e adicionais por tempo de serviço serão assegurados a todos os servidores estaduais e reger-se-ão por critérios uniformes quanto à inci-dência, ao número e às condições de aquisição, na forma da lei.

(E) Nenhum servidor poderá ser diretor ou integrar conselho de empresas fornecedoras ou prestadoras de serviços ou que realizem qualquer modalidade de contrato com o Estado, sob pena de demissão do serviço público.

Page 23: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 23

65. Considere as afirmativas abaixo, tendo em vista as disposições da Constituição Estadual, em relação à criação de comarcas.

I - A cada biênio, o Tribunal de Justiça verificará a

existência de requisitos mínimos para a criação de novas comarcas ou varas e proporá as alterações que se fizerem necessárias.

II - As comarcas poderão ser constituídas de um ou mais municípios, designando-lhes o Tribunal de Justiça a respectiva sede.

III - Somente na região metropolitana poderão ser criadas comarcas regionais, sendo a respectiva sede o município de maior densidade demográfica.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

66. Assinale a alternativa correta a respeito do regime jurídico estabelecido na Lei Complementar Estadual n.º 10.098/94 (Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Gran-de do Sul), no que se refere ao provimento de cargos públicos.

(A) Os cargos em comissão, de livre nomeação e

exoneração, são organizados em carreira. (B) Os cargos de provimento efetivo são organizados

em carreira, com promoção de grau a grau, prevalentemente pelo critério de merecimento.

(C) A investidura em cargo público de provimento efetivo depende de aprovação em concurso público de provas ou em concurso público de títulos.

(D) A investidura em cargo público de provimento efetivo ocorre com a nomeação.

(E) Precederá sempre, ao ingresso no serviço público estadual, a inspeção médica, realizada pelo órgão de perícia oficial.

67. A Lei Complementar Estadual n.º 10.098/94 estabelece que o prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar não poderá exceder a _________, contados da data da publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual período, quando as circunstâncias de cunho excepcional assim o exigirem.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo acima.

(A) 30 dias

(B) 45 dias (C) 60 dias

(D) 90 dias

(E) 120 dias

68. A Lei Complementar Estadual n.º 10.098/94, no que se refere ao processo administrativo disciplinar, estabelece que a citação do indiciado no inquérito administrativo deve ser feita pessoalmente, ou por via postal, com antecedência mínima de _________ da data marcada para audiência, contendo dia, hora, local, sua qualificação e a tipificação da infração que lhe é imputada.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo acima.

(A) 5 dias úteis (B) 10 dias úteis

(C) 15 dias úteis (D) 20 dias úteis

(E) 30 dias úteis

69. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, conforme previsto no respectivo Regimento Interno, é composto por ___________ Desembargadores.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do parágrafo acima.

(A) 100 (B) 120 (C) 125 (D) 140 (E) 150

70. Assinale a alternativa, cujo órgão NÃO integra o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, conforme disposto no respectivo Regimento Interno.

(A) Conselho da Magistratura. (B) Corregedoria-Geral da Justiça. (C) Juizados Especiais Cíveis. (D) Comissões e Conselhos. (E) Centro de Estudos.

Page 24: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 24

71. Assinale a alternativa correta com relação às configura-ções básicas ou de utilização de ferramentas do sistema Windows.

(A) Recomenda-se desfragmentar o disco somente

quando o seu percentual de fragmentação atingir 75%.

(B) Recomenda-se realizar backup dos arquivos dos usuários no próprio disco dos dados originais e não em um CD/DVD.

(C) A principal função do protetor de tela é garantir a segurança, pois, quando o computador voltar a ser usado, o Windows sempre exigirá que se digite uma senha.

(D) Para remover um programa por completo deve-se usar o painel de controle, clicar em Adicionar ou remover programas ao invés de deslocar o diretório do mesmo para a lixeira.

(E) A partir do Windows 7, não é mais possível ajustar, no painel de controle, a opção para exibir as exten-sões de arquivos conhecidos.

INSTRUÇÃO: Para responder às questões 72 e 73, consi-dere a planilha MS-Excel abaixo. Para facilitar a visualização, foram feitas algumas forma-tações.

72. Para se obter o número de candidatos por vaga (coluna D), foi digitada uma fórmula na célula D2. Essa fórmula servirá de base para ser copiada e colada para as células D3 até D5. Qual é essa fórmula?

(A) =B2/C2 (B) =B2/C$2

(C) =B$2/C2 (D) =$B2/C$2

(E) =$B2/$C$2

73. Para se obter a percentagem sobre o total de inscritos (coluna E), foi digitada uma fórmula em E2, que foi copiada e colada para as células E3 até E5. Após, foi utilizada uma formatação sobre as células E2 até E6. Qual é a fórmula e a formatação usadas, respecti-vamente?

(A) =B2/B6 – formatação de percentual com 2 casas

decimais

(B) =B2/B6*100 – formatação de número com 2 casas decimais

(C) =B2/B$6 – formatação de percentual com 2 casas decimais

(D) =B$2/B$6*100 – formatação de número com 2 casas decimais

(E) =B$2/B6 – formatação de percentual com 2 casas decimais

74. Considere a planilha MS-Excel abaixo, que contém duas datas.

A célula D5 foi formatada para conter número com 0 (zero) casas decimais. Nessa célula, foi digitada uma fórmula para calcular a diferença entre as duas datas (Data 2 - Data 1). Qual é essa fórmula?

(A) =DATA.VALOR(D3;C3;B3)-

DATA.VALOR(D2;C2;B2)

(B) =DATA(D3;C3;B3)-DATA(D2;C2;B2)

(C) =DATA(B3;C3;D3)-DATA(B2;C2;D2)

(D) =DATA.VALOR("B3&C3&D3")-DATA.VALOR("B2&C2&D2")

(E) =DATA("B3&C3&D3")-DATA("B2&C2&D2")

Page 25: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 25

75. Nos documentos do MS-Word, o cabeçalho e o rodapé podem conter certas informações, entre elas, número de página. Com relação a esse dado, assinale a alter-nativa INCORRETA.

(A) Pode-se definir que, nas páginas pares, o número

da página fica à esquerda e, nas ímpares, à direita, ou vice-versa.

(B) A página um pode deixar de ser numerada, iniciando a numeração a partir da página dois.

(C) A numeração das páginas pode iniciar a partir de um valor escolhido que não seja 1, mas a numeração deve ser contínua a partir daí e não pode haver reinício de numeração em um mesmo documento.

(D) A numeração das páginas pode ser feita com números cardinais (1, 2, 3, 4..) ou com números romanos (I, II, III, IV,...).

(E) A numeração das páginas pode ter o número no cabeçalho para as páginas pares e, no rodapé, para as páginas ímpares, ou vice-versa.

76. O MS-Word pode ter textos ou parte deles organizados em colunas. Assinale a alternativa correta com relação a esse recurso.

(A) Pode-se ter, em uma única seção, um texto

com duas colunas e outro, com três colunas.

(B) Se forem usadas quatro ou mais colunas, a largura de todas deve ser a mesma.

(C) O espaçamento entre as colunas é sempre o mesmo quando se utiliza três ou mais colunas.

(D) Quando se usa três ou mais colunas da mesma largura, pode-se especificar que o espaçamento entre as mesmas seja diferente.

(E) Pode-se ter uma linha vertical separando as colunas.

77. Considere o texto abaixo, digitado no MS-Word.

Recurso 1 Texto Normal Recurso 2 Recurso 3

Assinale a alternativa que apresenta a descrição correta dos recursos de formatação de texto 1, 2 e 3, respectivamente, utilizados no texto acima.

(A) Recurso 1: subscrito e sublinhado; Recurso 2:

sobrescrito; Recurso 3: tachado.

(B) Recurso 1: subscrito e tachado duplo; Recurso 2: sobrescrito; Recurso 3: tachado.

(C) Recurso 1: sobrescrito e tachado duplo; Recurso 2: subscrito; Recurso 3: sublinhado.

(D) Recurso 1: sobrescrito e sublinhado; Recurso 2: subscrito; Recurso 3: tachado.

(E) Recurso 1: sobrescrito e sublinhado; Recurso 2: subscrito; Recurso 3: sublinhado.

78. O MS-Power Point possui um recurso chamado Slide Mestre, através do qual se pode fazer uma série de ajustes que passam a valer para todos os slides de uma apresentação que será iniciada. Assinale a alterna-tiva que indica a ação que NÃO é possível fazer utili-zando o Slide Mestre.

(A) Posicionar o local e o formato do número da

página dos slides. (B) Ajustar o tempo de exibição dos slides. (C) Especificar a posição e a formatação de uma área

para títulos nos slides. (D) Posicionar e especificar um texto fixo que apare-

cerá nos slides. (E) Especificar a posição e a formatação da data

do sistema nos slides.

79. Em um slide do MS-Power Point, pode-se usar recursos de animação para um ou mais objetos: textos, figuras, formas, etc. Com relação a esse recurso, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Para cada slide, pode-se definir um tempo, entre

uma animação e outra, que é único para todos os objetos do slide.

(B) Pode-se definir um efeito de animação para a entrada de cada objeto e, também, de produção de um som para cada objeto.

(C) Pode-se definir efeitos a serem executados quando o objeto sai da tela.

(D) Para executar um efeito em um objeto, pode-se escolher entre um tempo predeterminado ou o clique no mouse.

(E) Os efeitos sobre os objetos podem ser estáticos (objetos ficam na mesma posição) ou dinâmicos (objetos se movem de um lugar para outro do slide).

Page 26: C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especial izado ... · conceito de “sociedade ideal”, caso contrário rotulamos o outro grupo como inferior e irrelevante para

FAURGS – Tribunal de Justiça RS – Edital 43/2014 C 02 – Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado: Estatística

Pág. 26

80. Na Internet existem serviços, os quais possuem protoco-los associado a sua finalidade. Qual das alternativas abaixo apresenta o protocolo com a descrição correta de sua finalidade?

(A) smtp Protocolo simples de transferência multi-

mídia.

(B) http Protocolo seguro de visualização de hiper-documentos.

(C) https Protocolo simples de visualização de hiper-documentos.

(D) pop Protocolo operacional de controle entre servidores.

(E) ftp Protocolo de transferência de arquivos.