bruno mota mecânica 1 joinville, 9 de maio de 2013

12
GUERRA DAS COREIAS Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

104 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

GUERRA DAS COREIASBruno Mota Mecânica 1

Joinville, 9 de maio de 2013.

Page 2: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

Guerra da Coreia: um conflito em consequência das tensões políticas da ordem bipolar.

A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, houve um risco eminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.

O que foi

Page 3: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

Causas da Guerra

Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).

Page 4: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

O desenvolvimento da guerra

Logo após a invasão norte-coreana, as Nações Unidas enviaram tropas para a região a fim de expulsar os norte-coreanos e devolver o comando de Seul para os sul-coreanos.Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Coreia do Sul, enquanto a China (aliada da União Soviética) enviou tropas para a zona de conflito para apoiar a Coreia do Norte.Sangrentos conflitos ocorreram em território coreano, provocando a morte de aproximadamente quatro milhões de pessoas, sendo que a maioria era composta por civis.Em 27 de julho de 1953, o tratado de paz foi assinado e decretado a fim da guerra.

Page 5: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

Impasse

 A partir de julho de 1951, as forças da ONU e da China continuaram a lutar uma árdua luta de trincheiras, onde nenhum dos dois lados conseguia dar um golpe decisivo sobre o outro. Bombardeios aéreos em larga escala contra a Coreia do Norte se intensificaram e então as primeiras negociações de armistício começaram em 10 de julho de 1951. Apesar das negociações, os combates continuaram. Grandes combates foram travados durante esse período, como a batalha de Bloody Ridge e a de Heartbreak Ridge.

Page 6: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

Fim da Guerra

 

Em julho de 1953, o governo norte-americano ameaçou usar armas nucleares contra Coreia do Norte e China caso a guerra não fosse finalizada com a rendição norte-coreana.

A Guerra das Coreias terminou, com um acordo de não agressão, mas até hoje não foi firmado nenhum tratado de paz.

Page 7: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

Pós-guerra

Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista.

Page 8: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

Atualmente

A Coreia do Norte anunciou em 29 de março o "estado de guerra” com a Coreia do Sul.As ameaças do regime norte-coreano, que incluem um ataque nuclear preventivo contra a Coreia do Sul e Estados Unidos. Os norte-americanos comprometeram-se a defender a Coreia do Sul perante um hipotético ataque do Norte, desde a Guerra da Coreia.A Coreia do Norte faz ameaças de guerra nuclear como resposta às sanções da ONU por um novo teste nuclear do país em fevereiro e pelas manobras militares que Estados Unidos e Coreia do Sul executam na península.

Page 9: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

Disputa

Page 10: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

Dados RápidosCoreia do Sul:Regime democrático99.720 km² Capital: Seul48,9 milhões de habitantesPIB: 1,62 trilhões de dólaresExpectativa de vida: 79 anos Exército: 686.000 soldados

Coreia do Norte:Regime ditatorial120.538 km²Capital: Pyongyang 27,4 milhões de habitantesPIB: 40 bilhões de dólares Expectativa de vida: 69 anos Exército: 1,1 milhão de soldados.

Page 11: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013
Page 12: Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013

Muito obrigado pela atenção