bruno lopes

27
{ DICIONÁRIO DE IMAGENS (atividade com consulta do dicionário) Bruno Lopes 10.º C

Upload: mundonovoesds

Post on 14-Apr-2017

403 views

Category:

Design


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bruno Lopes

{

DICIONÁRIO DE IMAGENS(atividade com consulta do dicionário)

Bruno Lopes10.º C

Page 2: Bruno Lopes

BOTÂNTICA fruto, por vezes muito grande, da abobreira, de casca grossa e polpa comestível de cor alaranjada.

AAbóbora

Page 3: Bruno Lopes

Massa da Farinha, ovos e outros ingredientes, geralmente doce, cozida no forno ou frita.

BBolo

Page 4: Bruno Lopes

1 Planta herbácea, da família das Liliáceas, que produz um bolbo carnudo, comestível, de cheiro forte e picante. 2 Bolbo desta planta.

CCebola

Page 5: Bruno Lopes

1 pequeno cubo, usando em certos jogos, cujas faces estão marcadas com pontos ou pintas – de um a seis 2 ARQUITETURA.

DDado

Page 6: Bruno Lopes

1. Fêmea do cavalo 2. embriaguez.

EÉgua

Page 7: Bruno Lopes

QUÍMICA elemento com o número 26 e símbolo Fe, metálico, dúctil e maleável, muito abundante na natureza e de numerosas aplicações 2 qualquer pedaço desse metal 3 utensílio ou objeto fabricado com esse metal 4 instrumento para passar ou engomar a roupa.

FFerro

Page 8: Bruno Lopes

Utensílio de dois ou mais dentes com que se apanham e levam à boca alimentos sólidos 2 forquilha das rodas da bicicleta 3 forquilha para separar a palha do grão 4 AGRICULTURA parte de um ramo de uma planta que se deseja multiplicar e se adapta à fenda do cavalo, na enxertia de garfo 5 exame.

GGarfo

Page 9: Bruno Lopes

Culinária bife de carne picada, geralmente redondo, que se come frito ou grelhado, servido no pão ou em prato.

HHambúrguer

Page 10: Bruno Lopes

1 estação do ano entre o outono e a primavera caracterizada, nas zonas temperadas, pelo frio e pela chuva 2 (fig.) tempo frio 3 (fig.) velhice 4 pl. planos de idade.

IInverno

Page 11: Bruno Lopes

1 ZOOLOGIA nome vulgar de um pequeno inseto coleóptero, da família dos Coccinelídeos, de corpo semiesférico, cabeça pequena, asas membranosas muito desenvolvidas, patas muito curtas, negra por baixo e vermelha por cima com diversos pontos pretos.

JJoaninha

Page 12: Bruno Lopes

ORNITOLOGIA BOTÂNICA quivi - fruto de origem neozelandesa, de casca acastanhada e pilosa, e polpa esverdeada, saborosa e perfumada.

KKiwi

Page 13: Bruno Lopes

1 Geografia acumulação permanente de águas numa depressão fechada 2 extensão de água num jardim, criada artificialmente; tanque 3 grande porção de líquido entornado no chão.

LLago

Page 14: Bruno Lopes

1 Espécie de cama, assente numa armação móvel e articulada, com ou sem rodas, para transportar doentes ou feridos 2 cama de lona, suspensa, em que dormem os marinheiros a bordo 3 padiola para condução de mobílias ou bagagens.

MMaca

Page 15: Bruno Lopes

1 BOTÂNICA planta herbácea, da família das Brassicáceas, afim do nabo, de que se aproveitam as folhas e que é cultivada em Portugal 2 rama de nabo que ainda não atingiu desenvolvimento completo.

NNabiça

Page 16: Bruno Lopes

1 ZOOLOGIA mamífero ruminante, com corpo coberto de lã, criado essencialmente pela lã e carne que fornece; fêmea do carneiro 2 figura paroquiano ou diocesano em relação ao seu pastor espiritual; ~ negra elemento de um grupo que sobressai por más qualidades; ~ ronhosa (embora erradamente, generalizou-se ovelha ranhosa) pessoa indesejável ou mal vista.

OOvelha

Page 17: Bruno Lopes

1 alimento feito com farinha de trigo ou de outros cereais amassada, geralmente fermentada e cozida no forno 2 cereal de que faz este alimento 3 (fig.) meios de subsistência; sustento 4 (fig.) auxílio moral 5 (fig. Coloq.) pessoa atraente; ~ pão sem fermento, com que se fazem as hóstias; ~ pão cozido numa forma semelhante a um paralelepípedo, que se corta às fatias e é usado especialmente para preparar torradas e sanduíches; ~ de leite pão muito fino e leve, amassado com leite; ~ do espírito a instrução; a educação; queijo, queijo com clareza; francamente; comer o que o Diabo amassou passar muitos trabalhos; ficar a e laranjas ficar quase na miséria; angariar os meios de subsistência.

PPão

Page 18: Bruno Lopes

1 alimento nutritivo que se obtém a partir da coagulação e fermentação do leite de ovelha, cabra, vaca, e de outros animais, cuja consistência é muito variável 2 (fig.) problema fácil de resolver 3 (fig.) o que é interessante e não dá trabalho; ~ queijo curado e amanteigado, feito com leite de ovelha, de fabrico artesanal; ~ flamento Queijo industrial, feito com leite de vaca e originário da Holanda; ~ rabaçal queijo produzido com leite de ovelha ou de cabra, ou da sua mistura; entre a pera e o no fim da refeição; pão, pão com franqueza; e o ~ ter o poder ou a facilidade de fazer alguma coisa.

QQueijo

Page 19: Bruno Lopes

1 guloseima feita de açúcar em ponto e solidificado com outras substâncias, como essências de frutas ou de plantas 2 pessoa embuçada 3 (fig.) elogio calculado 4 (irón) advertência 5 (fig.) aquilo que se faz ou diz com muito esmero.

RRebuçado

Page 20: Bruno Lopes

mistura de sais de ácidos gordos e de bases geralmente alcalinas empregada para lavar e desengordurar.

SSabão

Page 21: Bruno Lopes

1 ZOOLOGIA de forma geral, designação extensiva a répteis quelónios, tanto aquáticos como terrestres 2 ZOOLOGIA nome vulgar extensivo aos quelónios de membros anteriores mais longos, espalmados e desprovidos de dedos, unhas bem distintas, que inclui formas de grande porte 3 substância de que é feita a couraça de alguns destes animais, e que serve para fazer objetos de luxo.

TTartaruga

Page 22: Bruno Lopes

1 ZOOLOGIA nome vulgar de uns mamíferos carnívoros pertencentes à família dos Ursídeos, plantígrados, relativamente corpulentos, com pelo longo e denso, pescoço grosso e curto, orelhas pequenas e arredondadas, que vivem em quase todas as partes do Globo 2 (fig.) homem peludo e feio 3 (coloq.) pessoa pouco inteligente 4 (coloq.) pessoa rude ou grosseira 5 (coloq.) pessoa que não é sociável; misantropo 6 melhor aluno de um curso ou de uma turma; comida/sopa de ~ tareia; sova.

UUrso

Page 23: Bruno Lopes

1 rolo cilíndrico de cera ou outra substância gordurosa, que contém interiormente um pavio e que serve para dar luz; círio; brandão 2 utensílio que serve para introduzir medicamentos nos orifícios ou cavidades do organismo 3 espécie de sonda 4 supositório 5 MECÂNICA peça dos motores de explosão onde se produz a faísca 6 FÍSICA antiga unidade de medida de intensidade luminosa.

VVela

Page 24: Bruno Lopes

INFORMÁTICA sistema de acesso à informação, apresentada sob a forma de hipertexto, na internet (do ing. web).

WWeb

Page 25: Bruno Lopes

1 jogo em que duas pessoas dispõem de 16 peças de valor diferente cada uma e as movem alternadamente em lances sucessivos sobre um tabuleiro com 64 casas, pretas e brancas, dispostas em oito filas verticais e horizontais 2 tabuleiro desse jogo 3 padrão de tecido de cores dispostas em quadrados alternados na cor, como os do tabuleiro desse jogo 4 mosaico com esse desenho 5 engradamento de madeira que serve de sobrado, a bordo 6 (fig.) complicação 7 (Brasil) (pop) prisão; calabouço.

XXadrez

Page 26: Bruno Lopes

Ioga- 1 disciplina tradicional hindu que visa a libertação e a união com o absoluto através de praticas espirituais e corporais 2 disciplina baseada em posturas corporais e no controlo dos ciclos respiratórios, que visa estabelecer o equilíbrios entre amente e o corpo pelo desenvolvimento da consciência corporal.

YYoga

Page 27: Bruno Lopes

QUÍMICA elemento com o número atómico 30, de símbolo Zn, que é um mental duro, branco-azulado, brilhante, muito usado em ligas metálicas (latão, alpaca, metal branco), no revestimento do ferro (ferro galvanizado), em canalizações, etc.

ZZinco