brochura monte velho

24

Upload: esporao

Post on 15-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

O Alentejo é uma extensa região, essencialmente rural e escas-samente povoada, que ocupa cerca de um terço do território nacional. É conhecido pela beleza da paisagem e a qualidade do seu património arqueológico, monumental, arquitectónico e etnográfico, a par da excelência da sua gastronomia, vinhos e azeites.

O ALENTEJO

Localizada a 170 km a sudeste de Lisboa, no coração do Alen-tejo, a Herdade do Esporão estende-se por mais de 1800 hectares, entre os quais cerca de 450 hectares de vinha e 80 hectares de olival. Os limites do seu território mantêm--se inalterados há mais de 700 anos. Aqui, as características naturais para a produção de vinho são excelentes: grandes amplitudes térmicas, solos variados e pobres e uma extraor-dinária biodiversidade que nos ajuda a produzir em equilíbrio com o meio ambiente.

A HERDADE DO ESPORÃO

3

MONTE VELHO

Classificados entre os vinhos mais respeitados do Alentejo e Portugal, os vinhos da Herdade do Esporão ajudaram a criar e a revolucionar a região transformando-a no líder indiscutível em Portugal. A vontade de sempre fazer sempre melhores vinhos, assente na tradição e formas de produzir do Alente-jo, leva-nos a inovar e a encontrar novos caminhos, seja na vinha produzindo frutos mais saudáveis, seja na adega en-contrando a melhor formar de preservar o melhor de  cada tipo de uva.

Hoje, para além de Monte Velho, saem da Herdade do Espo-rão vinhos exclusivos como o Torre do Esporão, os reconheci-dos Esporão Reserva e Private Selection, os Vinha da Defesa ou a gama de entrada Alandra.

OS VINHOS HERDADE DO ESPORÃO

Se as vinhas são o pulmão da Herdade do Esporão, a adega é o coração que palpita ao ritmo da vindima e da sequência dos trabalhos definidos pelo calendário e pela equipa de enologia.

A equipa de enologia do Esporão é liderada pelo Luso-Aus-traliano David Baverstock, uma referência da enologia portu-guesa que tem dado um contributo decisivo para a afirmação nacional e internacional dos vinhos do Alentejo e dos vinhos da Herdade do Esporão. Foi recentemente eleito enólogo do ano pela revista Wine, depois de ter obtido reconhecimento equivalente da Revista de Vinhos em 1999. A equipa de eno-logia completa-se com os enólogos Luis Patrão, a quem estão atribuídas responsabilidades na elaboração dos vinhos tintos, e Sandra Alves, a quem estão atribuídas responsabilidades na elaboração dos vinhos brancos e rosés.

ENOLOGIA

5

MONTE VELHO

A 1ª edição deste vinho foi com a colheita de 1990. Na época, com o sucesso e procura dos vinhos Esporão Reserva e Gar-rafeira, compreendemos o interesse e oportunidade de lançar um vinho que, seguindo o mesmo nível de produção e padrões de qualidade, pudesse ser bebido todos os dias, transforman-do o consumo diário de vinho às refeições numa experiência.

Passados mais de 20 anos, arriscamos dizer que os vinhos Monte Velho são clássicos do Alentejo e embaixadores de Portugal um pouco por todo o mundo.

Elaborados seguindo a tradição vitivinícola alentejana, a sua diversidade de castas e técnicas de vinificação revelam o ca-rácter típico da região onde nascem: aromas ricos, paladar suave e excelente aptidão gastronómica.

MONTE VELHO

7

MONTE VELHO

1990–2000

Lançamento em 1992 com a colheita de 1990.

Rapidamente se afirma pela sua qualidade a um preço acessível.

O forte crescimento permitiu um conjunto de investimentos dos quais se destacam a plantação de vinha, a construção de um lago para regar toda a propriedade e o aumento de capacida-de produtiva.

Inicia-se o processo de internacionalização.

2000–2013

Continuação do crescimento conquistando a liderança de mer-cado em Portugal e Angola e estando distribuído em 50 mer-cados em todo o mundo.

Investimentos nas adegas (adega de vinhos tintos e adega de vinhos brancos) permitem dar resposta ao crescimento mantendo o perfil e os níveis de qualidade.

Toda a produção passa a modo de “produção integrada”, garantindo praticas ambientalmente sustentáveis.

Utilização de garrafas leves e caixas de cartão com o mínimo de tinta permitem reduzir o equivalente à emissão de 1160 toneladas de CO2.

Por diversas vezes considerados pela crítica nacional e inter-nacional como best value ou best buy.

HISTÓRIA

9

MONTE VELHO

ANO DE COLHEITA: Ano excelente para os vinhos tintos da nossa região. A precipitação baixa contribui para uma produ-ção baixa mas com uvas de alta qualidade e concentração.

VITICULTURA: Produção Integrada

GEOLOGIA DO SOLO: Natureza granítica / xistosa, estrutu-ra franco-argilosa.

IDADE DAS VINHAS: 15 anos.

CASTAS: Maioritariamente Aragonês, Trincadeira, Touriga Nacional e Syrah.

VINIFICAÇÃO: Desengace, esmagamento, fermentação al-coólica em cubas de inox com temperaturas controladas, pren-sagem, fermentação maloláctica, estágio de 6 meses em cubas de inox e em madeira de carvalho americano.

ENGARRAFAMENTO: Abril 2013.

NOTAS DOS ENÓLOGOS DAVID BAVERSTOCK E LUÍS PA-TRÃO.

COR: Aspecto límpido, cor rubi.

AROMA: Aroma de frutos do bosque, bem envolvidos em sub-tis notas de tosta, mostrando alguma complexidade.

PALATO: Elegante e com alguma profundidade, mostrando taninos finos.

DATA IDEAL DE CONSUMO: 2013–2017

FORMATOS DISPONÍVEIS: 375 ml; 750 ml; 1,5 l; 3 l e 5 l.

MONTE VELHO TINTO 2012

11

MONTE VELHO

ANO DE COLHEITA: Ano notável para os vinhos brancos da nossa região. A Primavera e o Verão, com temperaturas mais amenas que o habitual, trouxeram intensidade, equilíbrio e frescura aos nossos vinhos.

VITICULTURA: Produção Integrada

GEOLOGIA DO SOLO: Natureza granítica / xistosa, estrutu-ra franco-argilosa.

IDADE DAS VINHAS: 15 anos.

CASTAS: Antão Vaz, Roupeiro e Perrum.

VINIFICAÇÃO: Desengace, choque térmico, prensagem, de-cantação do mosto, fermentação com temperaturas controla-das em cubas de inox, centrifugação, estabilização, filtração.

ENGARRAFAMENTO: Abril 2013.

NOTAS DOS ENÓLOGOS DAVID BAVERSTOCK E SAN-DRA ALVES.

COR: Aspecto cristalino, cor citrina.

AROMA: Frutado com notas de frutas brancos combinadas com a frescura de casca de citrinos.

PALATO: Firme, intenso e equilibrado de final longo que con-firma a sensação aromática.

DATA IDEAL DE CONSUMO: 2013–2016

FORMATOS DISPONÍVEIS: 375 ml e 750 ml.

MONTE VELHO BRANCO 2012

13

MONTE VELHO

Povo caloroso, os alentejanos cultivam a arte de bem rece-ber e os vinhos alentejanos acompanham jornadas gastro-nómicas onde os queijos e os típicos pratos regionais per-fumados com azeite e ervas do campo fazem a comunhão perfeita entre os sabores do sul e do sol.

GASTRONOMIA

Acompanha bem Peixes e Mariscos cozinhados de forma simples, saladas de verdura e legumes, frutos secos e queijos frescos.

No Alentejo há quem goste muito de o fazer acompanhar de umas petingas ou uns jaquinzinhos!

MONTE VELHO BRANCO

Versátil, acompanha desde os enchidos e pratos típicos da região como o Cozido de Grão ou a Caça, até à gastrono-mia internacional, especialmente a mediterrânica.

MONTE VELHO TINTO

15

MONTE VELHO

O Esporão mantém-se como uma empresa estritamente fa-miliar, para quem a sustentabilidade é o resultado de fazer as coisas de uma certa forma, fazendo parte da cultura da nossa empresa. É para nós um desafio constante encontrar o equilíbrio entre os aspetos sociais, ambientais e económicos do nosso projecto. Fazêmo-lo com a principal motivação de continuar a melhorar a qualidade dos nossos vinhos e azeites. Para obtermos uvas de melhor qualidade e com impacto am-biental mínimo, na Herdade do Esporão seguimos os princí-pios da produção integrada e da agricultura biológica.

Em Abril 2013, o Esporão venceu o disputado e prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Bu-siness Green Awards 2013”.

SUSTENTABILIDADE

17

MONTE VELHO

Desenhado a pensar nos nossos clientes, este espaço pre-tende dar a conhecer a Herdade do Esporão e a forma como fazemos os nossos vinhos e azeites.

Para melhor dar a conhecer os nossos produtos, nada me-lhor do que experimentá-los onde são feitos e na companhia da gastronomia local. A gastronomia do nosso restaurante pretende ser simples, saborosa e elegante, tirando partido das receitas tradicionais e ingredientes do Alentejo, recrian-do a memória de uma cultura rica de saberes e sabores. Se-gundo o Chef Miguel Vaz “trata-se de uma viagem às raízes da região e aos sabores de antigamente, através da utiliza-ção de produtos da nossa horta e da reformulação de recei-tas esquecidas.”

Para além das “obrigatórias” visitas às vinhas, adegas e caves, que dão a conhecer os detalhes sobre a produção dos vinhos e azeites da Herdade do Esporão, a oferta de Enoturismo in-clui diversos passeios pela Herdade (a pé, de bicicleta ou de jipe), tornando possível a observação da fauna e flora locais e também a realização de piqueniques desfrutando do patri-mónio natural da Herdade do Esporão.

ENOTURISMO

19

MONTE VELHO

PRÉMIOS E CRÍTICA

MONTE VELHO BRANCO 1993

Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados

PRATAµ

MONTE VELHO TINTO 1993

Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados

PRATAµ

MONTE VELHO TINTO 1997

Escolha do consumidor - Vinho de todos os dias 1997

µMONTE VELHO 2003

International Wine Challenge 2004 COMMENDED

µMONTE VELHO

TINTO 2004 International Wine Challenge 2004

BRONZEµ

MONTE VELHO BRANCO 2004

International Wine Challenge 2005

BRONZE

MONTE VELHO BRANCO 2004

Concours Mondial de Bruxelles 2006

SILVERµ

MONTE VELHO 2004 FHA Wine & Spirits Asia

Challenge 2008 BRONZE

µMONTE VELHO

TINTO 2008 Wine Enthusiast 2009

85 POINTSµ

MONTE VELHO TINTO 2008

Wine Enthusiast 2009 2009´S BEST BUY

µMONTE VELHO BRANCO 2008

Wine Enthusiast 2009 84 PONTOS

µMONTE VELHO BRANCO 2008 Wine Spectator Magazine 2009

86 PONTOSµ

MONTE VELHO TINTO 2008

Wine Spectator Magazine 2009

83 POINTS

MONTE VELHO TINTO 2008

Wine Spectator 2010 BEST BUY

µMONTE VELHO BRANCO 2008

Wine Enthusiast 2010 84 POINTS

µMONTE VELHO BRANCO 2009

Wine Spectator 2011 88 POINTS

µMONTE VELHO

TINTO 2009 Wine Spectator 2011

85 POINTSµ

MONTE VELHO TINTO 2010

San Francisco Wine competition 2011

SILVERµ

MONTE VELHO TINTO 2010

Wine Enthusiast 2012 85 POINTS

µMONTE VELHO BRANCO 2010

Wine Enthusiast 2012 85 POINTS