brochura cet 2014 2015

25
Cursos de Especialização Tecnológica 2014/2015

Upload: carlos-conceicao

Post on 19-Jan-2016

69 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

CETs Universidade Europeia

TRANSCRIPT

Page 1: Brochura CET 2014 2015

Cursos de Especialização Tecnológica 2014/2015

Page 2: Brochura CET 2014 2015

Índice04 Missão

05 Visão

06 Posicionamento

08 Laureate International Universities

10 Oferta formativa

12 Mais perto das empresas

14 Testemunhos de empresas parceiras

16 Serviços de apoio ao estudante

18 O campus da Universidade

20 Porquê um CET na Universidade Europeia?

21 Cursos de Especialização Tecnológica

42 O teu mundo a crescer

43 Estudantes na 1.ª pessoa

44 Investimento

45 Quero candidatar-me

46 Localização

Fotografia de Capa: Jorge Tavares | Estudante da Universidade Europeia

Page 3: Brochura CET 2014 2015

p. 05p. 04

Missão

Criar profissionais globais

Contribuir para o desenvolvimento da sociedade global através da preparação dos estudantes, promovendo uma atitude empreendedora, baseada nos princípios da responsabilidade social, internacionalização, excelência na investigação e empregabilidade.

Visão

Ser uma Universidade internacional de referência e a primeira escolha de estudantes e de empregadores.

Page 4: Brochura CET 2014 2015

p. 06 p. 07

Formar empreendedores e profis sionais de topo, através de métodos inovadores, preparando-os para o mercado global .

Rigor

No desenvolvimento académico dos programas e estudantes e em toda a gestão de processos.

Universalidade

Que prepara profissionais para um mundo sem fronteiras, incentivando e proporcionando o contacto com outras culturas.

Inovação

Porque nos adaptamos às necessidades do mercado de trabalho, utilizando métodos e conteúdos actuais que preparam com sucesso os estudantes.

André Bernardo | Estudante da Universidade Europeia

Diversidade

Com uma variada oferta de programas de qualidade nos diferentes níveis de ensino superior.

Page 5: Brochura CET 2014 2015

p. 08 p. 09

Laureate International UniversitiesA Laureate International Universities é o maior e mais fiável grupo mundial de ensino superior, oferecendo acesso a um ensino de qualidade centrado nos resultados dos estudantes.

A Laureate International Universities recebe a confiança de estudantes, famílias, governos e comunidades, e com ela a responsabilidade mais importante de uma nação: a educação dos seus cidadãos.

Os seus estudantes – inscritos online ou num campus universitário em Portugal, Brasil, França, China ou Estados Unidos da América – vivem uma experiência académica internacional com programas concebidos para cruzar fronteiras, sem deixar de responder às necessidades das economias e comunidades locais.

As melhores práticas dos programas académicos e unidades curriculares são partilhadas por todo o grupo.

Leva os melhores programas, os melhores professores e os melhores cursos directamente aos estudantes, nos seus países.

Em todo o mundo, estudantes e docentes podem participar em licenciaturas duplas e obter uma dupla certificação internacional. Estudar no estrangeiro, oportunidades de intercâmbio de estudantes, bem como de professores, enriquecem esta experiência académica.

29 países e online

+ de 75 instituições

+ de 850,000 estudantes

Page 6: Brochura CET 2014 2015

p. 10 p. 11

Gestão

Marketing

Recursos Humanos

Psicologia

Desporto

Hotelaria e Turismo

Comunicação

Design

Tecnologias

Segurança

Licenciaturas

Mestrados

Formaçãode Executivos

CET

Doutoramentos

Oferta formativaTodo o portefólio da Universidade Europeia foi desenvolvido tendo em conta as melhores práticas e referências internacionais de ensino superior – Laureate International Universities – e uma resposta à procura do mundo empresarial .

A Universidade Europeia disponibiliza uma oferta formativa diversificada, que se caracteriza também pela sua adaptabilidade às necessidades procuradas pelo mercado de trabalho.

Desde o CET, à Licenciatura, ao Mestrado, ao Doutoramento ou à Formação de Executivos, o estudante da Universidade Europeia tem a oportunidade de concluir um percurso académico de sucesso na sua área de preferência.

Cátia Silva | Estudante da Universidade Europeia

Page 7: Brochura CET 2014 2015

p. 13p. 12

Mais perto das empresasA Universidade Europeia trabalha diariamente numa base de parceria com empresas portuguesas e multinacionais, procurando que a sua oferta formativa seja, cada vez mais, uma resposta objectiva e adequada às reais necessidades e desafios que hoje se colocam ao mercado empresarial, local e mundial.

Trabalhar directamente com as empresas é fundamental para assegurar a empregabilidade dos estudantes e da rede alumni, enquadrando-os nos perfis que são hoje exigidos e desenvolvendo as competências que são actualmente mais valorizadas. Estar perto das empresas é a forma de trabalhar e de garantir que a Universidade Europeia forma profissionais globais.

Para cumprir este objectivo, a Universidade Europeia promove, junto dos estudantes, a importância de trabalhar desde o primeiro dia do curso, o seu plano de empregabilidade.

Divulga, simultaneamente, oportunidades de estágio e de emprego e prepara o estudante para a inserção no mercado activo de trabalho, através de programas, como o Merit Students Program ou os seminários iFuture e iExecutive.

iFuture | Seminários de EmpregabilidadeDirecções de recursos humanos, das mais reputadas empresas a operar em Portugal, trazem à Universidade Europeia uma perspectiva da empregabilidade no seu sector e na sua realidade. Os estudantes têm a oportunidade de ouvir, na primeira pessoa, quais as oportunidades que existem no mercado, como podem concorrer às mesmas, que especificidades e competências são exigidas e qual é a atitude e o comportamento esperado hoje pelas empresas quando abrem as suas portas aos jovens estudantes.

iExecutive | Inspired by LeadersNestes seminários executivos, líderes de empresas de grande dimensão e prestígio partilham com os estudantes da Universidade Europeia temas da actualidade, contextualizados com a realidade dos seus negócios e mercados.

Todos os estudantes de CET realizam um estágio numa empresa parceira da Universidade Europeia.

Page 8: Brochura CET 2014 2015

p. 14 p. 15

Inês Vaz Pereira Portugal Managing Director“A parceria com a Universidade Europeia foi a melhor forma encontrada pela Talentia Software para integrar nas suas equipas os melhores estudantes da Universidade. Para nós, o motivo de escolha da Universidade Europeia foi o seu rigor, extremo profissionalismo, capacidade de preparação e antecipação dos estudantes para o mercado de trabalho.

Os estudantes CET são escolhidos pela Talentia Software pela sua diferenciação técnica. São estudantes dedicados e muito motivados em querer aprender mais, e percebemos que a Universidade Europeia incute esse espírito. São estudantes com uma vocação e um saber-prático muito especializado nas temáticas em que concluem os seus estágios, onde normalmente não temos outra opção: integrarem as nossas equipas como um reforço seguro para o sucesso dos nossos objectivos de empresa.”

João Vieira Human Resources Director “No âmbito das parcerias estabelecidas com o Corinthia Hotel Lisbon, destaco pela capacidade de integração, profissionalismo e sentido de responsabilidade, os estudantes da Universidade Europeia. Estas características, trabalhadas ao longo do processo formativo, são uma vantagem competitiva para os formandos e permitem-me dizer que os estudantes da Universidade Europeia são já uma das mais importantes fontes de recrutamento para o nosso hotel.

Saliento ainda que os formandos revelam de ano para ano uma melhoria significativa no seu nível inicial de conhecimento do sector e de competências estratégicas que lhes permite uma mais rápida integração no hotel e nos departamentos onde estão integrados.”

Testemunhos de algumas empresas parceiras...

Sónia de Oliveira e Sasportes Directora de Recrutamento, Selecção e Formação“A Prosegur escolhe os estudantes de CET da Universidade Europeia, porque têm revelado um conjunto de competências comportamentais e de conhecimentos técnicos académicos de elevada relevância para a sua inserção na Prosegur.

A parceria com a Universidade Europeia surge pelo envolvimento no processo e a relação de proximidade com a nossa organização, destacando-se o foco que revelam na procura dos benefícios quer para a Prosegur, quer para os seus estudantes. Denota-se ainda que existe uma elevada preocupação em aproximar durante o período académico os estudantes ao ambiente organizacional, o que os prepara de uma forma competitiva para o mercado do emprego.”

Fernando Magalhães Director de Recursos Humanos“Os estudantes de CET da Universidade Europeia, têm vindo a apresentar um conjunto de características pessoais que, associadas à formação recebida, podem fazer deles as pessoas e os profissionais desejáveis para este nosso sector da hotelaria.

A Universidade Europeia revela uma facilidade e eficácia de relação com os seus parceiros. A escolha pela Universidade, deve-se ao facto de demonstrar um cuidado particular na melhoria contínua dos seus cursos e ter conseguido, de facto, um crescimento de qualidade nos resultados alcançados a esse nível.”

Page 9: Brochura CET 2014 2015

p. 16 p. 17

Serviços de apoio ao estudanteNos serviços de apoio ao estudante da Universidade Europeia, o estudante pode encontrar um acompanhamento personalizado que pretende ajudá-lo tanto em questões relacionadas com a sua experiência académica como em temas ligados à empregabilidade e à internacionalização. A exigência destas duas últimas áreas e a importância que assumem na Universidade implicam a disponibilização de um serviço especializado que garanta a melhor resposta aos desafios de cada uma:

Empregabilidade Encontro entre o mundo académico e o empresarial.

O serviço de empregabilidade concentra-se na procura e disponibilização de ofertas de emprego aos estudantes e alumni. Desde estágios curriculares e não curriculares, entre outras ofertas profissionais, a Universidade Europeia dispõe ainda de uma plataforma electrónica internacional que faz a gestão destas ofertas, permitindo aos estudantes gerir o seu perfil e ter acesso a uma bolsa de ofertas de emprego global. Os estudantes são também preparados para uma bem sucedida inserção no mercado de trabalho através do aconselhamento de uma equipa de profissionais qualificados.

Internacionalização O passaporte para o mundo.

O serviço de internacionalização centra-se na gestão dos processos de mobilidade internacional dos vários programas disponibilizados pela Universidade Europeia. Esta gestão não se restringe apenas à parte académica mas engloba, igualmente, as questões logísticas e de estadia nos países onde o grupo Laureate International Universities está presente.

Ana AlmeidaEstudante da Universidade Europeia

Page 10: Brochura CET 2014 2015

p. 19p. 18

O campus da Universidade Aberta 24h/dia,

365 dias por ano.O campus da Universidade Europeia está preparado para dar ao estudante uma experiência académica única e potenciar o seu sucesso escolar.

A Universidade Europeia investe na tecnologia para garantir que os estudantes têm acesso a um ensino com a qualidade do século XXI:

˺ ElpUs Online - plataforma para tratar de todos os processos online;

˺ Conteúdos pedagógicos disponibilizados online;

˺ Acesso às plataformas através do Facebook e Smartphone;

˺ Campus 100% wireless.

Na Universidade Europeia, o estudante escolhe quais os melhores períodos para estudar, sempre com o apoio dos nossos serviços, independentemente do horário.

Valdimira Sacramento | Estudante da Universidade Europeia

Page 11: Brochura CET 2014 2015

p. 21p. 20

Ciências Informáticas:

Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação

Gestão de Redes e Sistemas Informáticos

Construção e Administração de Websites

Audiovisuais e Produção nos Media:

Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Gestão e Administração:

Técnicas de Contabilidade

Secretariado e Assessoria Administrativa

Qualidade e Ambiente:

Auditoria a Sistemas de Gestão

Gestão da Qualidade e Ambiente

Gestão Hoteleira:

Gestão Hoteleira: Catering, Restauração e Bebidas

Gestão Hoteleira e Alojamento

Engenharia Informática / Sistemas de Informação, Web e Multimédia / Informática de Gestão

Informática de Gestão / Engenharia Informática

Sistemas de Informação, Web e Multimédia

Sistemas de Informação, Web e Multimédia / Design

Gestão de Empresas

Secretariado e Comunicação Empresarial

Gestão de Empresas

Gestão de Empresas

Gestão Hoteleira / Turismo / Gestão de Empresas

Gestão Hoteleira / Turismo / Gestão de Empresas

Cursos de Especialização Tecnológica Licenciatura com plano de equivalênciasPorquê um CET na Universidade Europeia?

Nos Cursos de Especialização Tecnológica, o estudante aprofunda o nível de conhecimento tecnológico ao mesmo tempo que adquire competências profissionais e pessoais que, em conjunto com o estágio curricular incluído, lhe permite uma rápida integração no mercado de trabalho. Estes programas possibilitam o prosseguimento de estudos para licenciatura.

A conclusão com aproveitamento do CET permite ao estudante obter a dispensa de algumas unidades curriculares nas diferentes licenciaturas da Universidade Europeia. Assim, o estudante para além de viver a experiência do ensino universitário, tem a oportunidade de entrar directamente numa licenciatura.

Dinis Daniel Rosca | Estudante da Universidade Europeia

Page 12: Brochura CET 2014 2015

p. 22 p. 23

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos numa das seguintes licenciaturas na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

SIWM1

˺ Matemática ˺ Programação Web ˺ Base de Dados ˺ Estruturação do Pensamento Lógico

˺ Tecnologias da Informação I ˺ Tecnologias Web I ˺ Programação I ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Optativa I ˺ Optativa II ˺ Optativa III

Engenharia Informática ˺ Análise Matemática I ˺ Estruturação do Pensamento Lógico

˺ Tecnologias da Informação I ˺ Fundamentos da Programação ˺ Bases de Dados ˺ Programação orientada por Objectos

˺ Engenharia de Software

Componente Geral e Científica

Componente Tecnológica

˺ Estágio

Componente de Formação em Contexto de Trabalho

˺ Gestão Empresarial ˺ Negociação e Comunicação Interpessoal ˺ Hardware e Redes de Computadores ˺ Fundamentos e Tecnologias de Bases de Dados ˺ Sistemas de Informação para a Gestão ˺ Algoritmos ˺ Programação Estruturada

˺ Programação Orientada a Objectos ˺ Desenvolvimento de Aplicações Web I ˺ Desenvolvimento de Aplicações Web II ˺ Programação para Dispositivos Móveis ˺ Engenharia de Software ˺ Análise e Desenvolvimento de Sistemas

˺ Língua Portuguesa ˺ Métodos e Técnicas Quantitativas

˺ Tecnologias da Informação

Com este CET, o estudante, de forma autónoma ou integrado numa equipa, será capaz de proceder à análise e construção dos algoritmos de base, à concepção, execução, optimização e manutenção de programas e aplicações informáticas, de estruturas de dados e de webservers de sistemas de informação baseados nas tecnologias web.

Despacho Registo R/CET-26/2012

Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação

Plano de estudos

Mensagem do Coordenador Carlos Conceição“Este curso responde a dois grandes desafios. O de colocar no mercado de trabalho profissionais com um elevado know-how tecnológico e, simultaneamente, com um elevado nível de soft-skills. Um segundo desafio de formar profissionais que se enquadrem num mundo de trabalho globalizado.”

Testemunho do Estudante Pedro Dourado“Este curso ajudou-me a compreender o funcionamento de bases de dados bem como consolidar os meus conhecimentos sobre programação web permitindo-me melhorar a minha vida profissional. Tem um corpo docente com excelentes conhecimentos sobre as matérias.”

Informática de Gestão ˺ Matemática ˺ Gestão Empresarial ˺ Estruturação do Pensamento Lógico

˺ Tecnologias da Informação I ˺ Programação I ˺ Base de Dados ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Optativa I ˺ Programação Orientada por Objectos

˺ Optativa II ˺ Optativa III

Ciências Informáticas

1Sistemas de Informação, Web e Multimédia

Page 13: Brochura CET 2014 2015

p. 24 p. 25

Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos numa das seguintes licenciaturas na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

Engenharia Informática ˺ Análise Matemática I ˺ Estruturação do Pensamento Lógico ˺ Tecnologias da Informação I ˺ Fundamentos da Programação ˺ Bases de Dados ˺ Sistemas de Operações ˺ Programação orientada por Objectos

Informática de Gestão ˺ Matemática ˺ Gestão Empresarial ˺ Estruturação do Pensamento Lógico ˺ Tecnologias da Informação I ˺ Programação I ˺ Base de Dados ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Optativa I ˺ Programação Orientada por Objectos ˺ Optativa II ˺ Sistemas de Operações ˺ Optativa III

Componente Tecnológica

Componente Geral e Científica

Componente de Formação em Contexto de Trabalho ˺ Estágio

˺ Gestão Empresarial ˺ Negociação e Comunicação Interpessoal ˺ Fundamentos e Tecnologias de Bases de Dados ˺ Sistemas de Informação para a Gestão ˺ Hardware e Redes de Computadores ˺ Segurança em Redes de Computadores ˺ Switching & Routing

˺ Gestão de Serviços de Rede ˺ Hardware e Troubleshooting ˺ Sistemas Operativos ˺ Gestão de Servidores de E-Mail ˺ Algoritmos ˺ Programação Estruturada ˺ Programação Orientada a Objectos

˺ Língua Portuguesa ˺ Métodos e Técnicas Quantitativas

˺ Tecnologias da Informação

Com este curso o estudante será capaz de efectuar a instalação e manutenção de redes e sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas de gestão da organização, podendo assegurar a gestão e o funcionamento dos equipamentos informáticos e respectivas redes de comunicação.

Despacho Registo R/CET-22/2012

Gestão de Redes e Sistemas Informáticos

Ciências Informáticas

Plano de estudos

Mensagem do Coordenador Carlos Conceição“Neste CET o estudante adquire competências pessoais e profissionais que, juntamente com o estágio obrigatório, lhe permitem uma rápida e bem-sucedida integração no mercado de trabalho e, simultaneamente, o prosseguimento de estudos no ensino superior. O testemunho das empresas que têm acolhido os nossos estagiários é a prova de que este é, de facto, um curso de excelência.”

Testemunho do Estudante Bruno Coimbra“Um programa com conteúdos adaptados ao mercado de trabalho, oferecendo aos seus estudantes um estágio curricular que é sem dúvida um argumento de peso e uma excelente oportunidade para quem ambiciona vingar profissionalmente. Recomendo o CET de GRSI da Universidade Europeia por ser uma formação completa.”

Page 14: Brochura CET 2014 2015

p. 26 p. 27

Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos na seguinte licenciatura na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

Sistemas de Informação, Web e Multimédia ˺ Matemática ˺ Programação Web ˺ Base de Dados ˺ Estruturação do Pensamento Lógico ˺ Tecnologias Web I ˺ Tecnologias Multimédia I ˺ Tecnologias Multimédia II ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Optativa I ˺ Optativa II ˺ Optativa III

Componente Geral e Científica

Componente Tecnológica

Componente de Formação em Contexto de Trabalho ˺ Estágio

˺ Negociação e Comunicação Interpessoal ˺ Gestão Empresarial ˺ Fundamentos e Tecnologias de Bases de Dados ˺ Algoritmos ˺ Design e Representação Gráfica ˺ Animação Multimédia ˺ Hardware e Redes de Computadores

˺ Desenvolvimento de Aplicações Web I ˺ Desenvolvimento de Aplicações Web II ˺ Desenho de Websites ˺ Aplicações em Tecnologia Web 2.0 ˺ Administração de Websites ˺ Direitos de Autor, Protecção de Dados e Propriedade Industrial

˺ Língua Portuguesa ˺ Métodos e Técnicas Quantitativas

˺ Introdução aos Sistemas de informação

O estudante de Construção e Administração de Websites será preparado para planear, conceber, implementar e administrar serviços para world wide web.

Despacho Registo R/CET-33/2012

Construção e Administração de Websites

Ciências Informáticas

Plano de estudos

Mensagem do Coordenador Carlos Conceição“Este curso responde às necessidades do mercado na área de desenho, implementação e administração de websites. Por um lado, confere aos seus participantes elevadas capacidades técnicas nesta área, por outro, prepara-os para uma bem sucedida integração em equipas de projectos tecnológicos. Apresenta um corpo docente de elevada qualidade pedagógica e conhecedor do mercado.”

Page 15: Brochura CET 2014 2015

p. 28 p. 29

Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos numa das seguintes licenciaturas na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

Sistemas de Informação, Web e Multimédia ˺ Programação Web ˺ Base de Dados ˺ Tecnologias Multimédia I ˺ Tecnologias Multimédia II ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Optativa I ˺ Análise de Sistemas ˺ Usabilidade e Acessibilidade ˺ Competências Comunicacionais ˺ Optativa II ˺ Optativa III

Componente Tecnológica

Componente Geral e Científica

˺ Estágio

Componente de Formação em Contexto de Trabalho

˺ Gestão Empresarial ˺ Negociação e Comunicação Interpessoal ˺ Design e Representação Gráfica ˺ Técnicas e Ferramentas de Imagem e Ilustração Digital

˺ Animação Multimédia ˺ Técnicas e Ferramentas de Animação e Modelação 3D

˺ Fundamentos e Tecnologias de Bases de Dados ˺ Desenho de Websites ˺ Tecnologias Multimédia na Internet ˺ Manipulação de Áudio e Vídeo ˺ Análise e Desenvolvimento de Sistemas

˺ Língua Portuguesa ˺ Disponibilização de Conteúdos na Web

˺ Comunicação e Média ˺ Introdução aos Sistemas de Informação

Com a frequência deste curso o estudante ficará apto para conceber, planear e desenvolver soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.

Despacho Registo R/CET-50/2012

Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Audiovisuais e Produção Multimédia

Design ˺ Fotografia e Manipulação Digital ˺ Tecnologias Digitais ˺ Tecnologia 3D ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Teorias da Comunicação Visual ˺ Tecnologias Multimédia ˺ Tecnologias Audiovisuais

Plano de estudos

Mensagem do Coordenador Carlos Conceição“Formar profissionais para o mercado global é seguramente um dos factores de diferenciação deste curso. Intensivo, rigoroso e exigente, com uma prática pedagógica e com conteúdos adaptados às necessidades actuais do mercado, oferecendo a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho e, simultaneamente, do prosseguimento de estudos no ensino superior.”

Testemunho da Estudante Vera Silveira“É um curso bastante abrangente, que nos permite obter um vasto conhecimento nas diversas áreas da multimédia. Apesar do reduzido período de tempo do curso, o rigor das aulas permite cumprir o programa previsto, ao qual se segue a realização de um estágio, preparando-nos para o mercado de trabalho, bem como para o prosseguimento de estudos a nível universitário.”

Page 16: Brochura CET 2014 2015

p. 30 p. 31

Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos na seguinte licenciatura na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

Gestão de Empresas ˺ Gestão Empresarial ˺ Contabilidade I ˺ Direito Empresarial ˺ Estatística ˺ Contabilidade II ˺ Cálculo Financeiro ˺ Fiscalidade ˺ Contabilidade Analítica I ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Contabilidade Analítica II ˺ Auditoria

Componente Geral e Científica

Componente Tecnológica

˺ Estágio

Componente de Formação em Contexto de Trabalho

˺ Gestão Empresarial ˺ Comportamento Organizacional ˺ Contabilidade Financeira I ˺ Contabilidade Financeira II ˺ Contabilidade Analítica I ˺ Contabilidade Analítica II ˺ Cálculo Financeiro

˺ Auditoria ˺ Direito Empresarial ˺ Folha de Cálculo e Bases de Dados ˺ Aplicações Informáticas de Contabilidade ˺ Fiscalidade ˺ Gestão Documental

˺ Língua Portuguesa ˺ Estatística

˺ Negociação e Comunicação Interpessoal

O estudante em Técnicas de Contabilidade será capaz de proceder à interpretação e aplicação prática do normativo contabilístico nacional vigente e de proceder à transição para o novo Sistema de Normalização Contabilística Nacional, salvaguardando o cumprimento das disposições fiscais.

Despacho Registo R/CET-25/2012

Técnicas de ContabilidadeGestão e Administração

Plano de estudos

Mensagem do Coordenador Susana Vasconcelos Tavares“Promovendo não só, o domínio dos saberes nas áreas da contabilidade geral e analítica, como também, nas várias áreas de apoio à gestão, comunicação e pensamento crítico. Pelo corpo docente fora de série, bem como pelos conteúdos programáticos orientados para as reais necessidades das empresas, estou certa de que através desta experiência de aprendizagem, os estudantes serão inspirados a atingir a excelência académica, pessoal e profissional.”

Testemunho da Estudante Mafalda Botelho“Um curso especializado e exigente devido ao fluxo de informação que nos pretende transmitir, principalmente nas áreas de contabilidade, fiscalidade, auditoria, gestão e cálculo financeiro. Uma boa experiência, com bons professores. Para quem pretende ingressar na licenciatura estará certamente bem preparado.”

Page 17: Brochura CET 2014 2015

p. 32 p. 33

Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos na seguinte licenciatura na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

Secretariado e Comunicação Empresarial ˺ Gestão Empresarial ˺ Inglês I ˺ Espanhol I ˺ Informática I ˺ Inglês II ˺ Espanhol IÍ ˺ Contabilidade ˺ Práticas de Secretariado e Assessoria I ˺ Infomática II ˺ Gestão Documental ˺ Protocolo e Gestão de Eventos ˺ Gestão de Recursos Humanos

˺ Estágio

Componente de Formação em Contexto de Trabalho

Componente Geral e Científica

Componente Tecnológica ˺ Inglês Empresarial ˺ Espanhol Empresarial ˺ Negociação e Comunicação Interpessoal ˺ Contabilidade Financeira ˺ Práticas de Secretariado e Assessoria ˺ Produção de Documentos Empresariais

˺ Tecnologias de Informação I ˺ Tecnologias de Informação II ˺ Gestão Documental ˺ Gestão Administrativa de Recursos Humanos ˺ Organização de Eventos

˺ Técnicas de Expressão de Língua Portuguesa ˺ Gestão Empresarial

˺ Comportamento Organizacional

Com o CET em Secretariado e Assessoria Administrativa o estudante será preparado para planear e executar actividades administrativas e de secretariado na assessoria às chefias de empresas, serviços públicos ou outras organizações, usando normas, especificações, técnicas e tecnologias adequadas.

Despacho Registo R/CET-24/2012

Secretariado e Assessoria Administrativa

Gestão e Administração

Plano de estudos

Mensagem do Coordenador Isabel Pedrosa“Manter os estudantes a par dos novos equipamentos e tecnologias, informá-los das novas técnicas e nova terminologia, aconselhá-los sobre como estar e cultivar as suas capacidades humanas e profissionais na empresa, são os objectivos deste CET. As empresas consideram este CET um caso de sucesso, pela sua diversidade de áreas técnicas e de gestão.”

Testemunho da Estudante Diana Alves“Este CET foi uma experiência muito positiva de aprendizagem. É um curso muito bem estruturado onde aprendemos com profissionais muito qualificados e de uma forma clara e objectiva tudo o que é necessário para exercer a função. Recomendo este CET porque é uma mais-valia curricular, pela sua alta empregabilidade e excelente qualidade de ensino.”

Page 18: Brochura CET 2014 2015

p. 34 p. 35

Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos na seguinte licenciatura na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

Gestão de Empresas ˺ Gestão Empresarial ˺ Estatística ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Optativa I ˺ Competências Comunicacionais ˺ Optativa II ˺ Optativa III

˺ Estágio

Componente de Formação em Contexto de Trabalho

Componente Tecnológica

Componente Geral e Científica

˺ Negociação e Comunicação Interpessoal ˺ Sistemas de Gestão ˺ Dispositivos de Medição e Calibração ˺ Legislação para Sistemas de Gestão ˺ Ferramentas para a Qualidade ˺ Controlo Estatístico de Processo

˺ Auditorias em Sistemas de Gestão ˺ Ciclo da Avaliação da Satisfação do Cliente ˺ Sistema HACCP ˺ Inspecções Técnicas em Higiene e Segurança no Trabalho

˺ Projecto em Sistemas de Gestão

˺ Estatística ˺ Língua Portuguesa ˺ Gestão Empresarial

Com este CET, o estudante desenvolverá competências para participar na avaliação de sistemas de gestão, nomeadamente ao nível do planeamento, execução, controlo e avaliação do processo de auditoria verificando se as actividades e os resultados relativos aos sistemas de gestão, documentos de referência, legislação e regulamentação estão em conformidade com os critérios da auditoria.

Despacho Registo R/CET-28/2012

Qualidade e Ambiente

Auditoria a Sistemas de Gestão

Plano de estudos

Mensagem do Coordenador António Monteiro“Este CET é o único no país a ser ministrado numa Universidade, o que possibilita ao estudante o prosseguimento dos seus estudos para uma licenciatura. A qualidade do corpo docente, a adaptabilidade às necessidades do mercado de trabalho, os métodos inovadores e os conteúdos actuais são algumas das razões pelas quais se deve optar por este curso.”

Testemunho do Estudante Rúben Sequeira“A realização deste CET foi uma mais-valia tanto a nível profissional como a nível académico. Os conteúdos programáticos foram leccionados de uma forma teórico-prática de modo a que os estudantes percebessem qual a sua aplicabilidade no mundo do trabalho, aumentando assim a nossa visão no mundo da gestão. Recomendo este curso principalmente a quem ambiciona uma licenciatura ligada à gestão, uma vez que confere excelentes bases.”

Page 19: Brochura CET 2014 2015

p. 36 p. 37

Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos na seguinte licenciatura na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

Gestão de Empresas ˺ Gestão Empresarial ˺ Estatística ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Optativa I ˺ Competências Comunicacionais ˺ Optativa II ˺ Optativa III

˺ Estágio

Componente de Formação em Contexto de Trabalho

Componente Geral e Científica

Componente Tecnológica ˺ Negociação e Comunicação Interpessoal ˺ Legislação Laboral e Ambiental ˺ Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho ˺ Tecnologias e Química Ambiental ˺ Sistemas de Gestão para a Qualidade e Ambiente ˺ Gestão de Ciclos de Realização do Produto

˺ Dispositivos de Medição e Calibração ˺ Ferramentas e Melhoria para a Qualidade ˺ Controlo Estatístico do Processo ˺ Auditorias em Qualidade e Ambiente ˺ Ciclo Avaliação de Clientes ˺ Projecto em Qualidade e Ambiente

˺ Estatística ˺ Língua Portuguesa ˺ Gestão Empresarial

Qualidade e Ambiente

Ao frequentar este curso, o estudante será capaz de gerir, dinamizar e promover a melhoria contínua dos sistemas da qualidade e ambiente, com o objectivo de adequar os mesmos aos requisitos do cliente e de manter a sua adequabilidade e actualização face aos referenciais aplicáveis.

Despacho Registo R/CET-29/2012

Gestão da Qualidade e Ambiente

Plano de estudos

Mensagem do Coordenador António Monteiro“Este CET prepara para planear e coordenar a implementação dos sistemas de gestão da qualidade e ambiente, para apoiar a gestão de recursos humanos nomeadamente ao nível da identificação das necessidades de formação bem como na participação da selecção, aprovação e avaliação de fornecedores.”

Page 20: Brochura CET 2014 2015

p. 38 p. 39

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos numa das seguintes licenciaturas na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

Gestão Hoteleira ˺ Introdução ao Turismo e Hotelaria ˺ Contabilidade ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Inglês I ˺ Espanhol I ˺ Inglês II ˺ Espanhol II ˺ Gestão de Alimentos e Bebidas ˺ Competências Comunicacionais ˺ Optativa I ˺ Qualidade de Serviço ˺ Optativa II ˺ Optativa III

Componente Tecnológica

Componente Geral e Científica

˺ Estágio

Componente de Formação em Contexto de Trabalho

˺ Higiene e Segurança na Restauração

˺ Noções de Organização de Restauração e Bebidas

˺ Teoria do Serviço de Restauração e Bebidas

˺ Serviço de Restauração e Bebidas

˺ Bar ˺ Controlo de Gestão de Food & Beverage ˺ Controlo de Custos em Food & Beverage ˺ Gestão e Organização de Catering & Banqueting

˺ Serviço e Prova de Vinhos ˺ Engenharia de Ementas

˺ Negociação e Comunicação Interpessoal ˺ Introdução à Gestão Hoteleira

˺ Língua Portuguesa ˺ Gestão Empresarial

Este CET dará aos estudantes as competências técnicas necessárias para proceder à organização e execução do serviço de alimentação e bebidas integrado em estabelecimentos hoteleiros ou em unidades independentes, garantindo a supervisão no funcionamento da cave do dia, a colaboração com o chefe de cozinha na elaboração de ementas e cartas, a preparação de banquetes e outros serviços especiais, tendo em conta as normas de higiene e segurança alimentar.

Despacho Registo R/CET-51/2012

Gestão Hoteleira: Catering, Restauração e Bebidas

Gestão Hoteleira

˺ Promoção e Eventos em Food & Beverage

˺ Staffing ˺ Contabilidade ˺ Orçamentação na Empresa ˺ Inglês ˺ Espanhol

Plano de estudos

Mensagem do Coordenador Vítor Gomes“Este curso apresenta um plano curricular abrangente nos domínios do Food & Beverage Department, cujos conteúdos estão focalizados para a gestão das operações. Tem integrado um estágio profissional em hotéis de referência e unidades de restauração de prestígio, cuja mais valia pode ser a integração na vida profissional, ou ainda a continuação de estudos numa licenciatura da Universidade Europeia.”

Testemunho do Estudante Bernardo Silva“Este CET possibilitou-me um conjunto amplo e preciso de conhecimentos relacionados com o negócio da restauração, ministrados por um corpo docente de qualidade. Já recomendei o CET a antigos colegas de escola. Este CET surpreendeu-me pela positiva. O estágio profissional e a possibilidade de continuar a estudar na Universidade Europeia são para mim uma mais-valia.”

Turismo ˺ Fundamentos do Turismo ˺ Gestão de Serviços ˺ Inglês I ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Contabilidade ˺ Competências Comunicacionais ˺ Opcional I ˺ Opcional II ˺ Opcional III

Gestão de Empresas ˺ Gestão Empresarial ˺ Contabilidade I ˺ Inglês ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Optativa I ˺ Competências Comunicacionais ˺ Optativa II ˺ Optativa III

Page 21: Brochura CET 2014 2015

p. 40 p. 41Caso os estudantes pretendam ingressar noutra licenciatura da Universidade Europeia, deverão informar-se sobre as equivalências existentes para cada licenciatura.

Caso o estudante pretenda prosseguir os seus estudos numa das seguintes licenciaturas na Universidade Europeia, ser-lhe-á atribuída a dispensa de frequência das seguintes unidades curriculares:

Plano de equivalências

˺ Estágio

Componente de Formação em Contexto de Trabalho

Componente Tecnológica

Componente Geral e Científica

˺ Aplicações Informáticas para Hotelaria ˺ Coordenação de Grupos de Agência de Viagens ˺ Espanhol ˺ Estratégia de Venda do Front Office ˺ Gestão e Organização do Serviço de Andares ˺ Higiene e Segurança no Alojamento ˺ Implementação e Avaliação dos Sistemas de Negócios

˺ Inglês ˺ Lavandaria e Rouparia

˺ Normas de Limpeza e Manutenção do Serviço de Andares

˺ Serviço de Concierge ˺ Serviço de Restauração nos Quartos ˺ Orçamentação na Empresa ˺ Organização e Avaliação do Front Office ˺ Contabilidade ˺ Sistema de Gestão de Contas de Clientes ˺ Staffing ˺ Teoria do Alojamento

˺ Negociação e Comunicação Interpessoal ˺ Introdução à Gestão Hoteleira

˺ Língua Portuguesa ˺ Gestão Empresarial

Com este curso, o estudante estará preparado para dirigir, coordenar e controlar as actividades das secções afectas ao departamento de alojamento hoteleiro, nomeadamente da portaria/recepção, andares/quartos e lavandaria/rouparia, garantindo a qualidade do serviço e a maximização da capacidade de alojamento de uma unidade hoteleira, definindo a política comercial do departamento e gerindo os resultados financeiros.

Despacho Registo R/CET-52/2012

Gestão Hoteleira

Gestão Hoteleira e Alojamento

Plano de estudosGestão Hoteleira

˺ Introdução ao Turismo e Hotelaria ˺ Contabilidade ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Inglês I ˺ Espanhol I ˺ Inglês II ˺ Espanhol II ˺ Gestão de Alojamentos ˺ Informática Aplicada à Hotelaria ˺ Competências Comunicacionais ˺ Optativa I ˺ Optativa II ˺ Optativa III

Mensagem do Coordenador Vítor Gomes“Este curso tem um plano curricular abrangente nos domínios do Front Office Departement, cujos conteúdos estão focalizados para a gestão das operações. O CET distingue-se pela sua orientação para as actividades de cada uma das secções do departamento de alojamentos.”

Testemunho do Estudante Jorge Castro“O CET em Gestão Hoteleira e Alojamento permitiu a aquisição de conhecimentos, o acesso à licenciatura e a abertura de “novas portas” para o futuro. A mais-valia deste curso centra-se na aplicação prática de cada conteúdo leccionado dando uma visão sobre o mundo do trabalho. Recomendaria este CET a pessoas ligadas à hotelaria ou a quem pretenda entrar neste sector.”

Turismo ˺ Fundamentos do Turismo ˺ Gestão de Serviços ˺ Inglês I ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Contabilidade ˺ Competências Comunicacionais ˺ Opcional I ˺ Opcional II ˺ Opcional III

Gestão de Empresas ˺ Gestão Empresarial ˺ Contabilidade I ˺ Inglês ˺ Técnicas de Expressão Escrita ˺ Optativa I ˺ Competências Comunicacionais ˺ Optativa II ˺ Optativa III

Page 22: Brochura CET 2014 2015

p. 43p. 42

O teu mundo a crescerConhece alguns testemunhos de estudantes que ingressaram numa licenciatura após terminarem um CET na Universidade Europeia:

Pedro Tavares CET: Gestão de Redes e Sistemas Informáticos Licenciatura: Informática de Gestão

“Visto que a experiência no CET foi bastante positiva, o passo seguinte seria continuar os estudos, pois cada vez mais o mercado profissional está tão competitivo, que é essencial concluir uma

licenciatura. Os aspectos mais positivos têm sido adquirir conhecimentos em áreas muito importantes que nos trazem um valor enorme no mercado.”

Susana Larcher CET: Gestão Hoteleira e Alojamento Licenciatura: Gestão Hoteleira

“Com o conjunto de equivalências obtido através do CET, foi possível ingressar directamente no segundo ano da licenciatura. Foi uma mais valia a entrada no CET, pois vou terminar a licenciatura em 3 anos

na mesma e em simultâneo enriqueci o meu CV.”

Após terminado o CET, o estudante da Universidade Europeia poderá optar por dois caminhos: ingressar no mercado de trabalho ou prosseguir os seus estudos para licenciatura.Ao prosseguir estudos para licenciatura os estudantes estarão a traçar um caminho que lhes trará conhecimento e competências adicionais, aumentará o seu potencial de empregabilidade e ascensão a cargos de topo ao longo da sua vida profissional, bem como a possibilidade de continuar os estudos para mestrado.

Para além das equivalências que o estudante poderá obter a algumas unidades curriculares da licenciatura, na Universidade Europeia todos beneficiarão de uma formação de qualidade e exigente assente em:

˺ Planos de estudo inspirados nas melhores práticas internacionais;

˺ Incorporação das necessidades do mundo empresarial;

˺ Contacto com o mundo empresarial;

˺ Tecnologia para um trabalho mais eficiente;

˺ Experiência internacional potenciada pelos vários programas de mobilidade.

Paula Dâmaso CET: Secretariado e Assessoria Administrativa Licenciatura: Secretariado e Comunicação Empresarial

“Frequentar o CET é a forma de melhorar o nosso desempenho nas organizações e ter a possibilidade de ingressar no ensino superior. Ter uma licenciatura é um investimento para

a nossa formação e é quase sempre um critério de selecção, sendo que os aspectos positivos são muitos, como pensamento analítico, progressão de carreira, conhecimento, entre outros. Recomendo a licenciatura para complementar o CET.”

Márcio Lourenço CET: Técnicas de Contabilidade Licenciatura: Gestão de Empresas

“Após a conclusão do CET e posterior colocação no mercado de trabalho, tornou-se clara a necessidade de prosseguir estudos para a licenciatura. A licenciatura em relação ao CET é mais

abrangente permitindo-nos ter uma visão integrada do que nos rodeia ou nos irá rodear como gestores. A carga horária e exigência do CET prepara os estudantes para a realidade do mercado de trabalho, bem como para a frequência de uma licenciatura.”

Estudantes na 1.ª pessoa

Page 23: Brochura CET 2014 2015

p. 45p. 44

InvestimentoO valor do investimento expressa a proposta de valor inerente aos Cursos de Especialização Tecnológica, tendo em consideração características relacionadas com os conteúdos abordados, qualidade do corpo docente, aproximação ao mundo das empresas, estágio incluído, entre outros.

1N.º de mensalidades - 11Ao estudante que tenha de realizar obrigatoriamente o Programa Adicicional de Formação será acrescido o valor de 45€ a cada mensalidade, no valor total de 495€.

Quero candidatar-meOs estudantes interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou online em europeia.pt.

Nos termos do artigo 7.º do Decreto-lei 88/2006, de 23 de Maio, podem apresentar candidatura aos Cursos de Especialização Tecnológica promovidos pela Universidade Europeia:

a. Os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;

b. Os que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído;*

c. Os titulares de uma qualificação profissional de nível III;*

d. Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;

Para formalizar o processo, o estudante deverá apresentar a seguinte documentação original:

˺ Cartão do Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)

Tendo em conta as habilitações para ingresso no CET, deverá ainda apresentar:a. Certificado de habilitações literárias do curso

de ensino secundário ou equivalente;b. Comprovativo de frequência no 12.º ano

e certificado de habilitações literárias do 11.º ano;c. Certificado de habilitações literárias

da qualificação profissional do nível III;d. Certificado de habilitações literárias de um DET

ou diploma de ensino superior;

*Os candidatos que se encontrem abrangidos pela alínea b) e c)deverão, em simultâneo, realizar o Plano Adicional de Formação (PAF) em função do CET a que se candidatam, sendo o mesmo de carácter obrigatório.

Para efeitos de reserva da vaga e formalização da inscrição, serão cobrados em todos os CET os seguintes valores:

˺ Candidatura - 80€

˺ Matrícula - 95€

˺ Seguro - 60€

Bolsa 1.ª opçãoEstudantes que oficializem a sua pré-matrícula ou inscrição até 25 de Julho de 2014 beneficiam de uma bolsa que pode significar uma redução na propina 330€.

NORMAL BOLSA 1.ª OPÇÃO(Até 25 de Julho)

PropinaTotal Mensalidade1 Mensalidade1

3.025€3.355€ 275€305€

PropinaTotal

Page 24: Brochura CET 2014 2015

p. 47p. 46

LocalizaçãoA Universidade Europeia dispõe de uma excelente localização com um conjunto de acessos que permite ao estudante escolher a forma mais cómoda e adequada para chegar ao campus.

Metro ˺ Estação de Carnide – Linha Azul

Carris ˺ 726 | Pontinha (centro) – Sapadores ˺ 729 | Bairro Padre Cruz – Algés ˺ 768 | Quinta Olival – Cidade Universitária ˺ 202 | Linda-a-Velha – Cais do Sodré (Rede da Madrugada)

Vimeca Transportes ˺ 143 | Amadora Este – Pontinha ˺ 128 | Dolce Vita – Colégio Militar ˺ 165 | Dolce Vita – Colégio Militar (Rede da Madrugada)

Rodoviária de Lisboa ˺ 210 | Caneças – Colégio Militar ˺ 205 | Odivelas – Colégio Militar ˺ 231 | Dolce Vita – Pontinha

Parques de estacionamentos ˺ Universidade Europeia: 42 lugares ˺ Casa do Artista: 120 lugares

Coordenadas Geográficas ˺ 38’’ 45’ 36.06º N | 9’’ 11’ 37.53º W

Hospitalda Luz

C. C. Colombo

Casa do ArtistaTeatro Armando

CortezPontinha

Carnide

Av. M

al. T

eixe

ira R

ebel

o

Av. Lusiada

Estrada da CorreiaIC17

Quinta do Bom NomeEstrada da Correia, N.º 531500-210 Lisboa

808 203 [email protected]

Page 25: Brochura CET 2014 2015

europeia.pt