breve histórico do hiv

21
INFECÇÃO PELO HIV INFECÇÃO PELO HIV BREVE HISTÓRICO BREVE HISTÓRICO

Upload: marcelo-monti-bica

Post on 22-Dec-2014

16.491 views

Category:

Health & Medicine


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Breve Histórico do HIV

INFECÇÃO PELO HIVINFECÇÃO PELO HIV

BREVE HISTÓRICOBREVE HISTÓRICO

Page 2: Breve Histórico do HIV

Acredita-se que caçadores de chimpanzés foram os primeiros seres humanos a contrair o vírus.

E que casos de Aids teriam aparecido primeiramente em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, que seria a área urbana mais próxima, na década de 30.

De acordo com cientistas, como os casos eram raros e os sintomas de Aids diferentes entre indivíduos, demorou 50 anos para que o HIV fosse identificado.

A origem do vírus HIV, que causa a Aids, foi encontrada em chimpanzés vivendo no sul de Camarões, afirmam pesquisadores de uma equipe das universidades de Nottingham, na Grã-Bretanha; Montpellier, na França e Alabama, nos Estados Unidos.

Page 3: Breve Histórico do HIV

A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês - Human ImmunodeficiencyVirus.

Também do inglês deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Page 4: Breve Histórico do HIV

Síndrome Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.

Imunodeficiência Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc. Adquirida Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).

O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido. 

Page 5: Breve Histórico do HIV

Vírus HIV atacando leucócito

O vírus HIV (em vermelho) ataca preferencialmente o leucócito (branco) denominado por linfócito T auxiliar. O vírus penetra nesta célula e a destrói. O linfócito T auxiliar tem a função de

coordenar a função de defesa imunológica contra vírus, bactérias e fungos. A sua destruição pelo vírus HIV dá início à deficiência

imunológica. Microscopia de varredura: aumento de 20.000 vezes.

Page 6: Breve Histórico do HIV

1977/78Primeiros casos nos EUA, Haiti e África Central, descobertos e definidos como aids, em 1982, quando se classificou a nova síndrome.

1980Primeiro caso no Brasil, em São Paulo, também só classificado em 1982.

1981Primeiras preocupações das autoridades de saúde pública nos EUA com uma nova e misteriosa doença.

PRIMEIRAS DESCOBERTASPRIMEIRAS DESCOBERTAS

Page 7: Breve Histórico do HIV

1982Adoção temporária do nome Doença dos 5 H - Homossexuais, Hemofílicos, Haitianos, Heroinômanos (usuários de heroína injetável), Hookers (profissionais do sexo em inglês). Conhecimento do fator de possível transmissão por contato sexual, uso de drogas ou exposição a sangue e derivados. Primeiro caso de transfusão sangüínea. Primeiro caso diagnosticado no Brasil, em São Paulo.

1983Primeira notificação de caso de aids em criança. Relato de caso de possível transmissão heterossexual. Homossexuais usuários de drogas são considerados os difusores do fator para os heterossexuais usuários de drogas. Relato de casos em profissionais de saúde. Primeiras críticas ao termo grupos de risco (grupos mais vulneráveis à infecção). Gays e haitianos são considerados principais vítimas. Possível semelhança com o vírus da hepatite B. Focaliza-se a origem viral da aids. No Brasil, primeiro caso de aids no sexo feminino.

Page 8: Breve Histórico do HIV

1984A equipe de Luc Montagner, do Instituto Pasteur, na França, isola e caracteriza um retrovírus (vírus mutante que se transforma conforme o meio em que vive) como causador da aids. Início da disputa, entre os grupos do médico americano Robert Gallo e do francês Luc Montagner, pela primazia da descoberta do HIV. Estruturação do primeiro programa de controle da aids no Brasil - o Programa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

1985Fundação do GAPA - Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (primeira ONG do Brasil e da América Latina na luta contra a aids). Diferentes estudos buscam meio diagnóstico para a possível origem viral da aids. O primeiro teste anti-HIV é disponibilizado para diagnóstico. Caracterização dos comportamentos de risco no lugar de grupo de risco. A aids é a fase final da doença, causada por um retrovírus, agora denominado HIV - Human Immunodeficiency Virus (vírus da imunodeficiência humana). Primeiro caso de transmissão vertical (da mãe grávida para o bebê).

Page 9: Breve Histórico do HIV

1986Criação do Programa Nacional de DST e Aids.

1987/1988 : Criação do Primeiro Centro de Orientação Sorológica - COAS, em Porto Alegre/RS. Questiona-se a definição de comportamentos sexuais tidos como anormais. Início da utilização do AZT, medicamento para pacientes com câncer e o primeiro que reduz a multiplicação do HIV.

No Brasil, uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde passa a adotar o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Page 10: Breve Histórico do HIV

TRANSMISSÃOTRANSMISSÃO

Infecção transmissível porém não contagiosa, já que é necessário contato com o portador ou secreção/sangue contaminados:

#1) Sexual#2) Sangüínea#3) Vertical

Page 11: Breve Histórico do HIV

Através dos líquidos sexuais:

- Sêmem

- Secreção Vaginal

Práticas sexuais com penetração:

Anal

Vaginal

Oral

A contaminação sexual:

Page 12: Breve Histórico do HIV

- Uso de equipamentos compartilhados de usuários de drogas

Injetável: seringas, agulhas, recepientes

Aspirada: canudo

Fumada: cachimbo do crack

- Transfusões de sangue

Doações dentro do período de janela imonológica

- Acidentes com sangue:

Ocupacional

Comunitários

A contaminação pelo sangue básicamente é por:

Page 13: Breve Histórico do HIV

A contaminação pela transmissão vertical:

-Gestação: transplacentária (30 a 40%)

-Parto: pele ou deglutição (50 a 70%) sangue ou secreções

- Puerpério: leite materno

Page 14: Breve Histórico do HIV

PREVENÇÃO E CONTROLEPREVENÇÃO E CONTROLE

Preservativos- masculino e feminino Programas de redução de danos e orientação

para os usuários de drogas Cuidados universais por trab. da saúde Orientações para doadores de sangue Controle da qualidade do sangue Pré natal adequado e orientação do uso dos

ARV na gestante/neonato Não amamentar

Page 15: Breve Histórico do HIV

 

1) infecção aguda; 

2) fase assintomática, também conhecida como latência clínica; 

3) fase sintomática inicial ou precoce;

4) aids.

Infecção pelo HIV pode ser dividida em quatro fases clínicas:

Page 16: Breve Histórico do HIV

FASE ASSINTOMÁTICAFASE ASSINTOMÁTICA

Sem sintomas em particular, porém a sub-totalidade apresenta linfoadenopatia assintomática generalizada principalmente cervical

Alguns pacientes têm trombocitopenia (queda de plaquetas).

Page 17: Breve Histórico do HIV

FASE SINTOMÁTICA INICIALFASE SINTOMÁTICA INICIAL

Sudorese noturna Fadiga Perda de peso Febre Diarréia Candidose oral e vaginal Leucoplasia pilosa oral (lesões na

lingua) Aftas Herpes Zoster

Page 18: Breve Histórico do HIV

Aftas

Cândida oral

Herpes Zoster

Page 19: Breve Histórico do HIV

DOENÇAS OPORTUNISTASDOENÇAS OPORTUNISTAS

Vírus: Citomegalovirose, Herpes simples, Leucoencafalopatia Multifocal Progressiva. Bactérias: Micobacterioses (tuberculose e complexo Mycobacterium avium-intracellulare), Pneumonias (S. pneumoniae), Salmonelose. Fungos: Pneumocistose, Candidíase, Criptococose, Histoplasmose. Protozoários: Toxoplasmose, Criptosporidiose, Isosporíase. Neoplasias: sarcoma de Kaposi, linfomas não-Hodgkin, neoplasias intra-epiteliais anal e cervical.

Page 20: Breve Histórico do HIV

DEFINIÇÃO DO USO DOS ARVs

Page 21: Breve Histórico do HIV

INFORMAÇÕES SOBRE HIV/AIDS

Disque Aids

0800 54 10 197

[email protected]