brÓcolis como garantir ~ nutriÇÃo or ela dos bro...

3
BRÓCOLIS COMO GARANTIR ~ NUTRiÇÃO OR ElA DOS BRO OLIS Ra hael Au usto de Castro e Meio ítalo Moraes Rocha Guedes Pesquisadores da Embrapa Hortaliças shortaliçaspertencentes à família dasbrássicas,taiscomo o repolho, couve-flore brócolispossuem ca- pacidade de extrair grandes quantidades de nutrientes do solo, respondendo com alta taxa de conversão em um tempo re- lativamente curto. De pequenas semen- tes que formarão as mudas, em cerca de três meses e meio pode-se colher mais de 20 toneladas de produto comercial, como no caso dos brócolis (Brassica o/e- racea varoitalica), Dada a crescente dependência das culturas por fertilizantes, o aumento nos custos desse insumo, as reservas finitas de potássio e fósforo e a preocupação com o impacto ambiental causadopelo uso exces- sivo,taisfatoresexigemmelhoria constan- te no manejo da adubação. É importante salientar que, apenas para o cultivo de brócolis, foram gastos R$ 46,9 milhões em 2012,fazendo-o fi- gurar entre as 10 espécies de hortaliças com maior consumo de fertilizantes no Brasil naquele ano. Dessa forma, conhecer o histórico de uso da área de cultivo, avaliar a fertilida- de do solo por meio de análise química, seguir as recomendações de correção e adubação de cada região/Estado, além de realizar boas práticas de manejo ao lon- go de seu ciclo, tais como adotar culti- vares adaptadas ao ambiente, são passos fundamentais. Ademais, há necessidade de atualiza- ção das recomendações de adubação para essa espécie, seja em virtude do alto teor de alguns nutrientes nos solos ou pelo in- cremento do status de sua fertilidade ao longo de anos de cultivo, e notadamente pela adoção de novos híbridos mais pre- coces. Tais mudanças devem também ser ponderadas para a realização de ajustes visando garantir a nutrição correta dos brócolis. Acalagem 1\lanejo nutricional do plantio à colheita Uma prática ainda negligenciada é a calagem - que não é feita ou é realizada incorretamente. A calagem tem a fun- ção principal de corrigir a acidez do solo, mas o calcário é também a principal fon- te de cálcio e magnésio para as plantas. Além disso,sem a correção da acidez, o aproveitamento de alguns nutrientes, tais como o fósforo, fica comprometido. A ação do calcário não é imediata e a calagem deve ser feita com antecedência para que seja eficaz. O calcário só reage na presença de água e idealmente du- rante cerca de 90 dias antes do plantio o solo deve permanecer úmido. A primeira e indispensável etapa para um adequado manejo da nutrição de qual- quer cultivo é a realização da análise quí- mica do solo.Para seadubar é precisosaber quais nutrientes e as quantidades adequa- das para a espécieque sepretende cultivar. Isso só é possívelconhecendo os teores de nutrientes no solo. O diagnóstico e a recomendação de adubação realizada após análise serão fei- tos com a utilização de tabelas estadu- ais ou regionais. Os principais Estados produtores de Outubro 2018 I CAMPO & NEGÓCIOS .:rmumnw ~

Upload: others

Post on 10-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BRÓCOLIS COMO GARANTIR ~ NUTRiÇÃO OR ElA DOS BRO OLISainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/187329/1/digitalizar... · go de seu ciclo,tais como adotar culti-varesadaptadas

BRÓCOLIS

COMO GARANTIR ~ NUTRiÇÃOOR ElA DOS BRO OLIS

Ra hael Au usto de Castro e Meioítalo Moraes Rocha GuedesPesquisadores da Embrapa Hortaliças

s hortaliçaspertencentes à famíliadasbrássicas,tais como o repolho,couve-flore brócolispossuem ca-

pacidade de extrair grandes quantidadesde nutrientes do solo, respondendo comalta taxa de conversão em um tempo re-lativamente curto. De pequenas semen-tes que formarão as mudas, em cerca detrês meses e meio pode-se colher maisde 20 toneladas de produto comercial,como no caso dos brócolis (Brassica o/e-racea varoitalica),

Dada a crescente dependência dasculturas por fertilizantes, o aumento noscustos desse insumo, as reservas finitas depotássio e fósforo e a preocupação com oimpacto ambiental causadopelo uso exces-sivo,tais fatoresexigemmelhoria constan-te no manejo da adubação.

É importante salientar que, apenaspara o cultivo de brócolis, foram gastosR$ 46,9 milhões em 2012,fazendo-o fi-gurar entre as 10 espécies de hortaliçascom maior consumo de fertilizantes noBrasil naquele ano.

Dessa forma, conhecer o histórico deuso da área de cultivo, avaliar a fertilida-de do solo por meio de análise química,seguir as recomendações de correção eadubação de cada região/Estado, além derealizar boas práticas de manejo ao lon-go de seu ciclo, tais como adotar culti-vares adaptadas ao ambiente, são passosfundamentais.

Ademais, há necessidade de atualiza-ção das recomendações de adubação paraessa espécie, seja em virtude do alto teorde alguns nutrientes nos solos ou pelo in-cremento do status de sua fertilidade aolongo de anos de cultivo, e notadamentepela adoção de novos híbridos mais pre-

coces.Tais mudanças devem também ser

ponderadas para a realização de ajustesvisando garantir a nutrição correta dosbrócolis.

Acalagem

1\lanejo nutricionaldo plantio à colheita

Uma prática ainda negligenciada é acalagem - que não é feita ou é realizadaincorretamente. A calagem tem a fun-ção principal de corrigir a acidez do solo,mas o calcário é também a principal fon-te de cálcio e magnésio para as plantas.

Além disso, sem a correção da acidez,o aproveitamento de alguns nutrientes,tais como o fósforo, fica comprometido.

A ação do calcário não é imediata e acalagem deve ser feita com antecedênciapara que seja eficaz. O calcário só reagena presença de água e idealmente du-rante cerca de 90 dias antes do plantioo solo deve permanecer úmido.

A primeira e indispensável etapa paraum adequado manejo da nutrição de qual-quer cultivo é a realização da análise quí-mica do solo.Para seadubar é precisosaberquais nutrientes e as quantidades adequa-das para a espécieque sepretende cultivar.Isso só é possívelconhecendo os teores denutrientes no solo.

O diagnóstico e a recomendação deadubação realizada após análise serão fei-tos com a utilização de tabelas estadu-ais ou regionais. Os principais Estados produtores de

Outubro 2018 I CAMPO & NEGÓCIOS .:rmumnw ~

Page 2: BRÓCOLIS COMO GARANTIR ~ NUTRiÇÃO OR ElA DOS BRO OLISainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/187329/1/digitalizar... · go de seu ciclo,tais como adotar culti-varesadaptadas

oQ;L:~e:au~"O

~'t~c,~

Deficiência de boro causa formação de caule oco, ou tesões escuras conhecidas como podridão parda

brócolis, localizados no Sudeste e Sul doPaís, possuem tabelas para adubação ecorreção do solo, como a 5a Aproxima-ção em Minas Gerais, o Boletim 100 eo Boletim Técnico 251 em São Paulo.

Na ausência de dados regionaliza-dos, oriundos de experimentação, as re-comendações seguintes podem ser ado-tadas.

De forma geral, todo o fósforo deveser colocado nos sulcos ou covas ante-riormente ao transplantio das mudas,uma vez que com o passar do tempo,após a aplicação o fósforo aumenta suafixação e, consequentemente, há dimi-nuição da perda.

Assim, todo o fósforo deve ser colo-cado nos sulcos ou covas anteriormenteao transplantio das mudas, uma vez quecom o "envelhecimento" da aplicação doP deve-se evitar a fosfatagem de área in-teira, pois isso aumenta a fixação de fós-foro pelo solo e diminui o aproveitamen-to desse nutriente pelas plantas.

A adubação nitrogenada está direta-mente relacionada ao percentual de ma-téria orgânica (MO) e em solos com te-ores de MO, considerados medianos oualtos, as quantidades de nitrogênio (N)aplicadas por hectare diminuem propor-cionalmente.

Deve-se aplicar 1,4 da dose de N e K,Ono plantio e o restante em cobertura: sen-

G CAMPO & NEG6CIOS W:SjHii!\NI Outubro 2018

do 1,4 após o pegamento das mudas, 1,4 vin-te dias após e 1,4 no início da formaçãoda inflorescência (cabeça).

Para áreas onde a irrigação é realizadapor gotejamento com a injeção de ferti-lizantes, recomenda-se aplicar 10 e 30%da dosagem total de N e de potássio (K),respectivamente, em pré-plantio, de for-ma a se ter uma reserva no solo suficien-te para o crescimento inicial das plantas.

Com o uso da fertirrigação, a adu-bação de fósforo (P) fica muito mais efi-ciente, pois há menos perdas para o soloe uma maior utilização do nutriente pelaplanta. As dosagens restantes são for-necidas via fertirrigação à medida queas plantas se desenvolvem, até 70 diasde seu ciclo.

Dicas importante"

Fertirrigações, em solos de textura gros-sa, devem ser realizadas de duas a três ve-zes por semana, enquanto em solos detexturas média e fina pode-se adotar fre-quência semanal.

A aplicação de cálcio, fósforo e ou-tros nutrientes via gotejamento pode servantajosa, dependendo da disponibilida-de no solo e da exigência da cultura.

Pode-se, no entanto, causar problemasde entupimento de gotejadores, depen-

dendo da qualidade da água de irriga-ção e da mistura com outros fertilizantes.

Por meio da fertirrigação pode-se fa-zer também a aplicação dos seis rnicro-nutrientes principais: ferro, boro, zinco,cobre, manganês e molibdênio.

Como na fertirrigação por goteja-mento a solução é aplicada muito próxi-ma da raiz, as perdas são menores, haven-do um melhor aproveitamento do aduboe mais chances de resposta à aplicação.

Em áreas com cultivo intenso de hor-taliças, a extração de micronutrientes égrande e inevitavelmente será necessáriorepô-los, sob o risco de haver deficiênciae comprometimento da produtividade eda qualidade do produto colhido.

Boro, cálcio e molibdênio naqualidade dos brócoli"

Os brócolis são medianamente resis-tentes à salinidade, com pH ótimo paraseu desenvolvimento entre 5,8 e 6,5, sen-do que alterações nesses valores acarre-tam em desordens nutricionais. Comorecomendação geral para elevar os teoresde Ca, deve-se aplicar calcário para ele-var a saturação por bases a 70% ou pelométodo do AP+ e do Ca2+ + Mg2+ com ovalor de X = 3,0 e mt = 5%.

Para o molibdênio, sua indisponibi-

Page 3: BRÓCOLIS COMO GARANTIR ~ NUTRiÇÃO OR ElA DOS BRO OLISainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/187329/1/digitalizar... · go de seu ciclo,tais como adotar culti-varesadaptadas

lidade ou deficiência causam alteraçõesna morfologia das folhas, com estreita-mento do limbo, um sintoma comumen-te referido como folha chicote.

Relacionado ao boro, é também co-mum o relato da ocorrência de sintomasque causam a formação de um orifícioconhecido como caule oco (haste oca) oulesões escuras com aspecto de cortiça co-nhecidas como podridão parda.

Esses problemas abióticos são relacio-nados a diversosfatores,como temperatu-ras altas,umidade, cultivares,entre outros,sendo que tais desordens podem ocorrermesmo quando o boro é fornecido ade-quadamente ou seu teor no solo estejaem níveis considerados bons.

Em campo

Pesquisas têm mostrado que, além doB,o uso excessivode N atua diretamenteno aparecimento desses sintomas em bró-colis.A absorção do B não ocorre na mes-ma velocidade que a taxa de crescimentodas plantas, que é acelerada pela aduba-ção nitrogenada. Observa-se, também, asuscetibilidade diferencial das cultivaresa essas desordens.

Para corrigir a carência em solos combaixo teor, tem-se a opção de utilizar do-ses entre 06 e 80 kg ha' de B na ocasiãodo plantio. Essa adubação promove teo-res superiores de B nas folhas e sua asso-ciação a fontes de matéria orgânica, comocama de aviário ou fertilizante do tipoorganomineral, tem demonstrado bonsresultados de produtividade e rentabili-dade dessa cultura.

Em solo com teores de B medianosou altos, recomenda-se pulverizar de trêsa quatro vezes ao longo do ciclo a quan-tidade de 1,0 g de ácido bórico por litrode água, assim como 1,0 g de molibda-to de sódio por litro de água, de três acinco vezes ao longo do ciclo.

A primeira pulverização deve ser re-alizada logo após o transp1antio, no "pe-gamento" das mudas. Adverte-se, porém,que os dois elementos na forma dos fer-tilizantes mencionados acima não po-dem ser misturados na mesma calda 00-- ....

pulverização. É imprescindível utilizarespalhante adesivo nas aplicações, dadaa grande quantidade de cera nas folhasde brócolis.

Custo-benefício

Os formuladosNPK representamova-lor majoritário de insumos gastos na pro-dução de brócolis - cerca de 500Al do totaldesses,paraamaioriadasregiõesbrasileiras.

Seu uso de forma racional traz maio-res rentabilidades devido a: aumento deprodução por área,melhor qualidade dosprodutos e menor ocorrência de proble-mas bióticos ou abióticos, diminuindo ogasto com produtos fitossanitáriosou paracorreção de carências.

Alternativas como os fertilizantes or-ganominerais, fertirrigação com pequenasdoses de adubos de alta solubilidade, en-tre outros, também são factíveis. Porém,nas regiões produtoras ainda se denotapouca atenção por parte da cadeia pro-dutiva a esses aspectos, exigindo ações depesquisa e desenvolvimento para ofere-cer alternativas e também melhorias naassistência técnica prestada.

Limitações

Um fator limitante da produção noscultivos em verões quentes e chuvosos,

BRÓCOLIS

que predominam em regiõesde clima tro-pical e subtropical, é a podridão negra,doença causada pela bactéria Xantbomo-nas campestris pv.campestris (Xcc) e queapresenta distribuição mundial.

O principal sintoma da doença é oamare1ecimentodas folhas seguido de ne-crose, em forma de "V", quando a infec-ção se dá pelas bordas, diminuindo a áreafotossintética, podendo também causarnecrose do caule.

Resultados de pesquisa têm demons-trado que maiores teores de K na plan-ta reduzem a suscetibi1idade à doença,porém, maiores teores de N causam seuaumento.

Dessa forma, realizar uma nutriçãomineral balanceada torna as plantas maisresistentes que as plantas com deficiênciaou excessonutricional, sendo que a influ-ência da nutrição mineral é maior em cul-tivaresmoderadamente suscetíveisdo queem plantas altamente suscetíveis.

Assim, são necessários ajustes na re-lação N:K, além de melhorias no arran-jo de plantas e a adoção de irrigação porgotejamento para não haver o molha-mento foliar, que favorece a doença.

Outubro 2018 ICAMPO & NEGÓCIOS W:fMH@M :s)