bolsonaro cancela assinaturas da folha no governo federal e … · mas, no que depender de mim,...

4
Sem Opção Veículo: Folha de S. Paulo - Caderno: Poder - Seção: - Assunto: Política - Página: A20 - Publicação: 01/11/19 URL Original: Bolsonaro cancela assinaturas da Folha no governo federal e ameaça anunciantes do jornal Bolsonaro cancela assinaturas da Folha no governo federal e ameaça anunciantes do jornal Em entrevista à TV Bandeirantes, presidente disse que não dá para confiar na Folha; em live, declarou que anunciantes 'devem prestar atenção' São Paulo O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quinta-feira (31) que determinou o cancelamento de todas as assinaturas da Folha no governo federal. Em tom de ameaça, o presidente também disse que os anunciantes do jornal "devem prestar atenção". ?Veja como assinar a Folha e apoiar o jornalismo "Determinei que todo o governo federal rescinda e cancele a assinatura da Folha de S.Paulo. A ordem que eu dei [é que] nenhum órgão do meu governo vai receber o jornal Folha de S.Paulo aqui em Brasília. Está determinado. É o que eu posso fazer, mas nada além disso", disse, em entrevista à TV Bandeirantes. "Espero que não me acusem de censura. Está certo? Quem quiser comprar a Folha de S.Paulo, ninguém vai ser punido, o assessor dele vai lá na banca e compra lá e se divirta. Eu não quero mais saber da Folha de S.Paulo, que envenena o meu governo a leitura da Folha de S.Paulo." Questionado pelo apresentador José Luiz Datena se seria uma forma de censura, o presidente respondeu: "Não é uma forma de censura, nada".

Upload: others

Post on 28-Jan-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • SemOpção

    Veículo: Folha de S. Paulo - Caderno: Poder - Seção: - Assunto: Política -Página: A20 - Publicação: 01/11/19URL Original:

    Bolsonaro cancela assinaturas da Folha no governofederal e ameaça anunciantes do jornalBolsonaro cancela assinaturas da Folha no governofederal e ameaça anunciantes do jornalEm entrevista à TV Bandeirantes, presidente disse que não dá para confiarna Folha; em live, declarou que anunciantes 'devem prestar atenção'São PauloO presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quinta-feira (31) que determinou o cancelamento de todas as assinaturas da Folhano governo federal. Em tom de ameaça, o presidente também disse que os anunciantes do jornal "devem prestar atenção".

    ?Veja como assinar a Folha e apoiar o jornalismo

    "Determinei que todo o governo federal rescinda e cancele a assinatura da Folha de S.Paulo. A ordem que eu dei [é que]nenhum órgão do meu governo vai receber o jornal Folha de S.Paulo aqui em Brasília. Está determinado. É o que eu possofazer, mas nada além disso", disse, em entrevista à TV Bandeirantes."Espero que não me acusem de censura. Está certo? Quem quiser comprar a Folha de S.Paulo, ninguém vai ser punido, oassessor dele vai lá na banca e compra lá e se divirta. Eu não quero mais saber da Folha de S.Paulo, que envenena o meugoverno a leitura da Folha de S.Paulo."Questionado pelo apresentador José Luiz Datena se seria uma forma de censura, o presidente respondeu: "Não é uma forma decensura, nada".

    https://secure.folha.com.br/folhahttps://secure.folha.com.br/folhahttps://secure.folha.com.br/folhahttps://secure.folha.com.br/folhahttps://secure.folha.com.br/folha

  • O presidente da República, Jair Bolsonaro. - Isac Nóbrega-24.out.19/PRMais tarde, em live nas redes sociais, Bolsonaro voltou ao tema e ameaçou anunciantes do jornal."Não vamos mais gastar dinheiro com esse tipo de jornal. E quem anuncia na Folha de S.Paulo presta atenção, está certo?",disse.“Se confirmada, a decisão de Bolsonaro configura uma violação dos princípios constitucionais da moralidade e daimpessoalidade na administração pública”, afirma Luiz Francisco Carvalho Filho, advogado da Folha."Trata-se de atitude típica de governos totalitários. Chávez e Maduro, por irônica que seja a comparação, fizeram exatamente amesma coisa com a imprensa na Venezuela. Os veículos todos são ameaçados, não apenas a Folha", diz Taís Gasparian,também advogada do jornal.Em nota, a Folha afirmou que “lamenta mais uma atitude abertamente discriminatória do presidente da República contra ojornal e vai continuar fazendo, em relação a seu governo, o jornalismo crítico e apartidário que a caracteriza e que praticou emrelação a todos os outros governos”.Antes de anunciar o cancelamento das assinaturas, Bolsonaro citou um café da manhã que teve com jornalistas da Folha noPalácio da Alvorada, em 3 de setembro.Participaram desse café, além de Bolsonaro, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, o chefe da Secom(Secretaria de Comunicação) da Presidência, Fábio Wajngarten, e o deputado Marco Feliciano (Podemos-SP). O encontro ocorreudas 7h40 às 9h10.Durante a conversa, o presidente autorizou que todo o teor da conversa fosse publicado, com exceção dos palavrões ditos porele durante o café da manhã, o que foi respeitado pela Folha.À TV Bandeirantes nesta quinta-feira, porém, Bolsonaro deu uma declaração falsa ao dizer que o jornal publicou palavrões naentrevista e que o conteúdo das declarações foi todo distorcido —reclamação que ele não havia feito quando a reportagem foipublicada."Recebi a Folha uma questão de uns 45, 50 dias atrás. Conversei com eles numa boa e, no dia seguinte, foi um festival dedesinformação. Eu até fui criticado por assessores meus, e com razão. Por que falou com a Folha? Eu fui tentar dar uma chancepra eles.""Não saiu nada do que eu falei. Só saiu desinformação. E algumas palavras que eu usei ali e falei: 'Isso aqui é palavrão, segura aonda, escorreguei'. Saiu palavrão [na entrevista], saiu tudo lá. Não dá pra gente confiar, por exemplo, na Folha de S.Paulo."O ataque desta quinta-feira não é o primeiro de Bolsonaro à Folha. Em outubro do ano passado, em entrevista ao JornalNacional, o então presidente eleito afirmou que “por si só, esse jornal se acabou”.

    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/bolsonaro-ve-babaquice-da-pf-e-quer-arejada-na-direcao-da-policia.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/bolsonaro-ve-babaquice-da-pf-e-quer-arejada-na-direcao-da-policia.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/bolsonaro-ve-babaquice-da-pf-e-quer-arejada-na-direcao-da-policia.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/bolsonaro-ve-babaquice-da-pf-e-quer-arejada-na-direcao-da-policia.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/esse-jornal-se-acabou-diz-bolsonaro-ao-jornal-nacional-sobre-a-folha.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/esse-jornal-se-acabou-diz-bolsonaro-ao-jornal-nacional-sobre-a-folha.shtml

  • “Não quero que [a Folha] acabe. Mas, no que depender de mim, imprensa que se comportar dessa maneira indigna não terárecursos do governo federal”. O presidente eleito, depois, completou: “Por si só esse jornal se acabou”.Uma semana antes do segundo turno da eleição de 2018, no dia 21 de outubro, Bolsonaro afirmou que "a Folha de S.Paulo é amaior fake news do Brasil". A declaração, feita em vídeo ao vivo exibido em telões na avenida Paulista, foi recebida com gritosde apoio dos eleitores do então candidato.Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou que as agências federais do país cancelassem as assinaturasdos jornais The New York Times e The Washington Post por discordar da cobertura que as duas publicações fazem de seugoverno.A seguir, a nota da Folha sobre as declarações do presidente: “A Folha lamenta mais uma atitude abertamente discriminatória do presidente da República contra o jornal e vai seguirfazendo, em relação a seu governo, o jornalismo crítico e apartidário que a caracteriza e que praticou em relação a todos osgovernos. A entrevista mencionada pelo presidente reflete de maneira correta o conteúdo de suas declarações. Ela foi produzidaa partir de uma conversa inicialmente feita off the records (não destinada à publicação, no jargão jornalístico). Ao final daconversa, Bolsonaro autorizou que a Folha publicasse suas declarações, evitando reproduzir os palavrões pronunciados por ele.O jornal respeitou o pedido, ao contrário do que o presidente afirma agora.”

    https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/10/trump-manda-agencias-federais-cortar-assinaturas-de-new-york-times-e-washington-post.shtml)https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/10/trump-manda-agencias-federais-cortar-assinaturas-de-new-york-times-e-washington-post.shtml)https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/bolsonaro-ve-babaquice-da-pf-e-quer-arejada-na-direcao-da-policia.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/bolsonaro-ve-babaquice-da-pf-e-quer-arejada-na-direcao-da-policia.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/bolsonaro-ve-babaquice-da-pf-e-quer-arejada-na-direcao-da-policia.shtml