boletim univerti nº 161 junho-julho 2012

8
1 UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE ANO XIX / 161 – JUNHO-JULHO DE 2012 Utilidade Pública: Lei nº 2.816, de 31/10/1997 (Autor – Deputado Cory Pillar) CURSO DE INFORMÁTICA – Procure a Profa. Aurenita e inscreva-se no Curso de Informática da UNIVERTI / parceria com as Faculdades Maria Thereza. Turmas: 2ª s e 4 as ou 3 as e 5 as , 14 às 16h, no Laboratório de Informática das Faculdades Maria Thereza (R. Visc. Rio Branco, 869) HOMENAGEM MADRINHAS – Alunas madrinhas informem na Secretaria os nomes de suas afilhadas! AGOSTO – Não perca a Aula Inaugural do 39º Período da UNIVERTI, dia 6 de agosto, 14 horas! ASSOCIADOS – A administração da UNIVERTI necessita da colaboração de todos os seus integrantes, de março a dezembro, por tratar-se da única forma de manter seus compromissos com os professores das Oficinas e colaboradores. Pedimos que as alunas e os alunos que forem se ausentar procurem com antecedência a Secretaria. DIRETORIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE Presidente: Waldenir de Bragança / Vice-Presidente: Roberto Gonçalves Secretária: Dulce Rocha Mattos / Tesoureira Geral: Aurenita Martins Caldas 1ª Tesoureira: Mirtes Henriques Pessanha / Diretora Sociocultural: Zeneida Apolônio Seixas - UNIVERTI: EM DEFESA DO DIREITO DE VIVER COM DIGNIDADE TODAS AS ETAPAS DA EXISTÊNCIA - EDITORIAL Nós da UNIVERTI somos pioneiros, abrindo caminhos para que outras pessoas possam seguir. Vamos em frente, buscando encontrar o meio para prolongar a saúde na idade e ser feliz, com fé na missão de colocar nossas vidas em primeiro lugar. Um período de atividades se encerra na UNIVERTI, com novas adesões de pessoas que desejam se integrar a esse movimento de vanguarda; elas nos trouxeram preciosa bagagem de vida e esperança, fortalecendo nossa corrente que quer irradiar, para toda a comunidade, a esperança, o amor e a paz. Parabéns a vocês, que escolheram viver melhor, valorizando a vida e contribuindo sempre para o respeito à dignidade da pessoa humana. Agradecemos a Deus a nossa feliz convivência e as amizades que têm surgido dentro e através da UNIVERTI, em eterno clima de confraternização que enriquece a força vital. Voltaremos a nos encontrar em 6 de agosto, quando terá início o 39 o período letivo da Universidade Aberta da Terceira Idade. Boas férias! Feliz regresso! Até 6 de agosto – sem faltar ninguém – todos com saúde, paz e vontade de viver melhor a idade que se tem. Waldenir de Bragança – Presidente

Upload: universidade-aberta-da-terceira-idade

Post on 12-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim Informativo da Universidade Aberta da Terceira Idade / UNIVERTI - Ano XIX / Nº 161 – Junho-Julho de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim UNIVERTI nº 161 Junho-Julho 2012

1

UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE ANO XIX / Nº 161 – JUNHO-JULHO DE 2012

Utilidade Pública: Lei nº 2.816, de 31/10/1997 (Autor – Deputado Cory Pillar)

CURSO DE INFORMÁTICA – Procure a Profa. Aurenita e inscreva-se no Curso de Informática da UNIVERTI / parceria com as Faculdades Maria Thereza. Turmas: 2ªs e 4as ou 3as e 5as, 14 às 16h, no Laboratório de Informática das Faculdades Maria Thereza (R. Visc. Rio Branco, 869)

HOMENAGEM MADRINHAS – Alunas madrinhas informem na Secretaria os nomes de suas afilhadas!

AGOSTO – Não perca a Aula Inaugural do 39º Período da UNIVERTI, dia 6 de agosto, 14 horas!

ASSOCIADOS – A administração da UNIVERTI necessita da colaboração de todos os seus integrantes, de março a dezembro, por tratar-se da única forma de manter seus compromissos com os professores das Oficinas e colaboradores. Pedimos que as alunas e os alunos que forem se ausentar procurem com antecedência a Secretaria.

DIRETORIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE

Presidente: Waldenir de Bragança / Vice-Presidente: Roberto Gonçalves Secretária: Dulce Rocha Mattos / Tesoureira Geral: Aurenita Martins Caldas

1ª Tesoureira: Mirtes Henriques Pessanha / Diretora Sociocultural: Zeneida Apolônio Seixas

- UNIVERTI: EM DEFESA DO DIREITO DE VIVER COM DIGNIDADE TODAS AS ETAPAS DA EXISTÊNCIA -

EDITORIAL

Nós da UNIVERTI somos pioneiros, abrindo caminhos para que outras pessoas possam seguir. Vamos em frente, buscando encontrar o meio para prolongar a saúde na idade e ser feliz, com fé na missão de colocar nossas vidas em primeiro lugar.

Um período de atividades se encerra na UNIVERTI, com novas adesões de pessoas que desejam se integrar a esse movimento de vanguarda; elas nos trouxeram preciosa bagagem de vida e esperança, fortalecendo nossa corrente que quer irradiar, para toda a comunidade, a esperança, o amor e a paz.

Parabéns a vocês, que escolheram viver melhor, valorizando a vida e contribuindo sempre para o respeito à dignidade da pessoa humana. Agradecemos a Deus a nossa feliz convivência e as amizades que têm surgido dentro e através da UNIVERTI, em eterno clima de confraternização que enriquece a força vital.

Voltaremos a nos encontrar em 6 de agosto, quando terá início o 39o período letivo da Universidade Aberta da Terceira Idade.

Boas férias! Feliz regresso! Até 6 de agosto – sem faltar ninguém – todos com saúde, paz e vontade de viver melhor a idade que se tem.

Waldenir de Bragança – Presidente

Page 2: Boletim UNIVERTI nº 161 Junho-Julho 2012

2

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO E JULHO DE 2012 Programação das 2ªs Feiras – Iniciando as Semanas de Atividades

04/06 2ª feira

10/06 Dom

11/06 2ª feira

18/06 2ª feira

25/06 2ª feira

02/07 2ª feira

09/07 2ª feira

16/07 2ª feira

14h15min – “Meio Ambiente e Vida Saudável” – Prof. Dr. Rogério Alvares, Diretor da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública

10h – CONVITE ESPECIAL – Homenagem pelo Dia de Luís Vaz de Camões – Local: Busto de Camões, ao lado da Academia Fluminense de Letras / Biblioteca Pública de Niterói (Praça da República, Centro, Niterói)

14h15min – “O Saber de Nossa Língua ao Sabor das Dicas: Hífen” – Profa. Dionilce Silva Faria, Escritora – Celebrando a passagem do Dia de Luís de Camões, construtor do Idioma Português, vamos conhecer mais sobre a nova Ortografia, que estará em vigor a partir de janeiro de 2013

14h15min – “Construindo o Conhecimento” Prof. Renato Beranger, Musicista

14h15min – Apresentação em Prosa, Verso e Canto – Pepitas de Ouro da UNIVERTI Comemoração dos Aniversários de Junho 14h15min – “Aposentadoria e Pensões: Benefícios da Previdência Social – Exposição e Esclarecimentos, com Perguntas e Respostas” – Dra. Gláucia Cantarino Nascente, Socióloga – Distribuição de prospectos com informações – Venha e convide amigos!

14h – Apresentação das Oficinas de Atividades da UNIVERTI Participação dos Alunos e Coordenadores

14h – Cerimônia de Conclusão do 38º Período Didático Sociocultural da UNIVERTI, com Entrega de Certificados de Frequência – Palavras do(a) Orador(a), Paraninfo(a), Patrono(a) – Apresentação do Coral – Homenagem às Madrinhas, Comemoração do Dia Internacional da Amizade (20/07) e dos Aniversários de Julho

Boas Férias e Feliz Regresso! Estaremos de volta em 6 de agosto, 14h, para a Aula Inaugural do 39º Período!

AULAS GERAIS – OFICINAS DE ATIVIDADES Faculdade de Direito (Presidente Pedreira, 62, Ingá)

Biodança – Profa. Virgínia Lúcia – 5ª feira, 14h às 15h30min e 15h30min às 17h

Canto Coral – Prof. Marcos Gonçalves Cardozo – 2ª feira, 15h30min

Dança de Salão – Profa. Ana Gabriela Teles Esteves – 5ª feira, 9h (Ginásio

Camilo Guerreiro) Ensaios Memória / Viva – Profa. Ângela

Rodrigues – 4ª feira, 14h e Profa. Christina Sales Moraes – 5ª feira, 14h e 15h30min Espanhol – Prof. Jurandi Alves Siqueira

5ª feira, 15h30min Francês – Profa. Maria Izabel Bezerra – 4ª

feira, 14h30min e 15h30min Inglês – Profa. Suzana Bragança Mary

3ª feira, 14h e 15h

Italiano – Profa. Maria de Fátima – 3ª feira, 16h Literatura – Profa. Beatriz Chacon e Profa. Dulce Maria Mendonza – 4ª feira, 15h30m Oficina do Corpo – Profa. Nélia Soriano

4ª e 6ª feira, 10h40min Português – Profa. Neusa de Aguiar Brum

5ª feira, 14h Teatro – Prof. Jurandi Alves Siqueira

4ª feira, 14h e 15h30min Yoga – Prof. Arlindo Fiorentim – 2ª feira,

10h40min e 5ª feira, 9h20min

Obs.: Oficinas serão mantidas e poderão ser criadas com número mínimo de 12 (doze) alunos

*Oficinas manhã: Instituto Ortobio / Rua Miguel de Frias, 40 / 5º Andar (exceto a Dança de Salão)

“Como o perfume é para a flor, assim é a gentileza para a fala” Katherine Francke

Page 3: Boletim UNIVERTI nº 161 Junho-Julho 2012

3

10 DE JUNHO – DIA DE CAMÕES E DIA DA LÍNGUA

PORTUGUESA

Luís Vaz de Camões, nascido em 1524 e falecido em 10 de junho de 1580, foi um célebre poeta português, considerado uma das maiores figuras da Literatura em Língua Portuguesa. Além do

famoso poema épico “Os Lusíadas”, Camões deixou vasta obra composta por: 211 sonetos, 15 canções, 3 sextinas, 13 odes, 11 elegias, 5 oitavas, 9 éclogas, 142 redondilhas, 3 autos e 4 cartas. Abaixo um de seus poemas mais conhecidos:

Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?

A IDADE DE SER FELIZ Mário Quintana

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.

OS DEZ MANDAMENTOS PARA SE REALIZAR UM MILAGRE – Dra. Dorinha Gabay

1- Saiba onde ir quando não souber o que fazer. 2- Não busque um Deus terrestre. 3- Descubra o que você tem em casa. 4- Não se deixe cegar pelo negativismo. 5- A fé só é fé quando você faz algo. A

ação é necessária. 6- Não coloque limitações à capacidade

de Deus prover o que você necessita. 7- Feche a porta para a dúvida.

8- Esvazie-se até não haver mais nada. 9- Ação é necessária.

10- Lembre-se: sempre haverá o suficiente.

“É preciso reviver o sonho e ter a certeza de que tudo vai mudar... é necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde

os sentimentos não precisam de motivos, nem os desejos, de razão!”

HOMENAGEM ÀS MÃES – Em 14/05 foi celebrada a passagem do Dia das Mães, com a presença da cantora convidada Tereza da Silva Batista e do Coral da UNIVERTI, regido pelo Maestro Marcos Cardozo. Participaram os Professores Waldenir de Bragança, Beatriz Chacon e Alba Helena Corrêa e as alunas Diva Ribeiro da Silva, Dulce Rocha de Mattos, Eda Valentim Teixeira de Mattos, Edna Vasconcelos, Flora da Costa Marques, Hebe Dirce

Araújo, Jassiva Guimarães, Lúcia de Souza Raymundo, Mirtes Henriques Pessanha e Zeneida Seixas, que apresentaram textos sobre a data (“Contribuição dos Professores e Alunos”, págs. 6 a 8).

“Expectativa é o maior impedimento à vida; antecipando o amanhã, perdemos o hoje.” Sêneca

Page 4: Boletim UNIVERTI nº 161 Junho-Julho 2012

4

PARABÉNS FACULDADE DE DIREITO DA UFF PELO SEU CENTENÁRIO 1912-2012 – A UNIVERTI APLAUDE SUA HISTÓRIA!

CUIDANDO DA NOSSA SAÚDE: DIFERENÇA ENTRE GRIPE E RESFRIADO O Resfriado é uma infecção aguda virótica, geralmente sem febre, na qual as

principais manifestações clínicas envolvem as vias aéreas superiores, com secreção (coriza) ou obstrução nasal como sintoma predominante. Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos.

A Gripe é uma infecção respiratória aguda causada por um vírus específico, denominado INFLUENZA, que ocasiona febre, prostração, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de garganta. Geralmente ocorre como uma epidemia, ou surto epidêmico no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundária a ser tratada com antibióticos – somente com cuidadosa indicação médica. O vírus apresenta vários sorotipos que sofrem mutações de um ano para outro.

Atenção: Cuidado com o uso de AAS (aspirina) logo após os primeiros sintomas, porque pode ser DENGUE e o AAS aumenta o risco de hemorragia – busque orientação médica!

CONVITE ESPECIAL – Em 19 de julho (5ª feira), 17h, será realizada sessão solene comemorativa do início das celebrações dos 95 anos da Academia Fluminense de Letras; na ocasião tomará posse a Diretoria 2012-2014. A programação incluirá apresentação do Coral da UNIVERTI. Local: Sede da AFL, Praça da República, nº 7, Centro, Niterói.

BRIGADEIRO SEM FOGÃO – Colaboração de Lúcia de Souza Raymundo

Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo; 1 lata de Leite Moça; 4 colheres de sopa de Nescau; 1 e ½ xícara de leite em pó integral instantâneo; chocolate granulado para enfeitar; manteiga para untar as mãos.

Preparo: Em uma vasilha, coloque a lata de Leite Moça, o leite em pó e o Nescau. Misture até ficar uma massa homogênea. Derreta o chocolate (você pode derreter em banho maria ou no microondas, para facilitar). Unte as mãos para formar os brigadeiros. Depois de fazer as bolinhas, passe no chocolate meio amargo e deixe secar durante 5 minutos. Passe no chocolate granulado, e é só saborear. (P.S.: A receita também pode ser feita sem a cobertura de chocolate meio amargo, se você não quiser ter o trabalho de derreter)

“Ninguém jamais alcançou nada, pequeno ou grande, sem que antes tivesse sonhado” Laura Ingalls Wilder

DEZ RAZÕES PARA COMEÇAR A SE EXERCITAR JÁ (Colaboração de Dulce Mattos)

1- Aumenta os níveis de endorfina (os analgésicos naturais do corpo); 2- Aumenta o rendimento cardíaco; 3- Expande as artérias coronárias;

4- Fortalece os ossos; 5- Melhora a atividade das enzimas

antienvelhecimento; 6- Melhora a imunidade;

7- Previne a ansiedade, a depressão e a insônia; 8- Reduz a gordura corporal e facilita

o controle do peso; 9- Reduz a pressão arterial;

10- Retarda o envelhecimento neuromuscular.

Fonte: “A Revolução Antievelhecimento”, Ed. Campus

Não deixe de participar do CONCURSO DE TROVAS

DA UNIVERTI!

Os temas são: UNIVERTI – ESPERANÇA – AMIZADE (enfatizamos que as três palavras deverão constar da trova).

Envie até 3 (três) trovas inéditas, observando-se o sistema de envelopes, para: III Concurso Nacional e Internacional de Trovas da UNIVERTI, A/C da Profa. Alba Helena Corrêa (Rua Miguel de Frias, 48 / 1101, Icaraí – Niterói / RJ – 24220-002). Prazo: até 20 de agosto de 2012 (valendo a data de postagem).

Page 5: Boletim UNIVERTI nº 161 Junho-Julho 2012

5

“A arte é a assinatura das civilizações” Beverly Sills

Palestra do Cordelista João Batista Melo,

membro da Academia Brasileira de Literatura

de Cordel (ABLC) na Oficina de

Literatura, a convite das coordenadoras Beatriz Escórcio Chacon e Dulce Maria Mendonza

Grupo presente à Palestra “Encontrar o Caminho: Amar-se e Amar o Mundo”, da Dra. Dorinha Gabay Aylmer, realizada em 7 de maio – ao centro Dr. Waldenir com a palestrante e o Dr. João Aylmer

CENTENÁRIO TORTELLY Registro do momento em que o Dr.

Waldenir de Bragança e a Irmã Tereza de Jesus Gonçalves

descerraram a foto de Dr. Carlos Tortelly no Lar da Criança Padre

Franz Neumair, do qual foi Fundador e 1º Presidente. O evento teve lugar em 30 de março de 2012, dentro da programação da Semana do Centenário do Benemérito da

UNIVERTI. Também na foto Marialva Frauches, companheira de Dr. Carlos, e as univertianas Dulce

Mattos e Zeneida Seixas

FOTOS POR DULCE MATTOS

Page 6: Boletim UNIVERTI nº 161 Junho-Julho 2012

6

� � ���� �

DIA DAS MÃES UNIVERTI

Este dia foi escolhido para ser o grande dia de homenagem à mulher, cuja representação está vinculada à nossa Mãe Maior – Nossa Senhora.

Aqui, temos a mãe que carregou seu filho na barriga, temos a avó e muitas vezes a bisa; não nos esquecendo da Grande Mãe Natureza.

Em especial, quero mencionar a UNIVERTI, que, como uma mãe, recebe seus filhos de braços abertos, acolhendo-os com toda a atenção e carinho. Aqui não existe tristeza ou mágoa, só alegria! Desde os diretores, professores,

orientadores até a Taninha, todos fazem tudo para nos agradar e nos proteger, dando o melhor de cada um, em prol do nosso bem estar – físico e mental.

Sempre tive vontade de prestar essa homenagem, transmitindo minha admiração, meu agradecimento e meu amor pela UNIVERTI. E, por isso, aproveitei esta data que simboliza o amor maior para fazê-la.

Francisca Coelho de Almeida

SÓ NÉVOA – Lúcia de Souza Raymundo

Vivo encharcada de Saudades.

Sei que era bonita e elegante.

Que meus olhos e meu olhar, são os dela.

Equillibrou-se no azul muito jovem.

Eu muitas vezes me esforço, querendo de tudo lembrar.

Mas tudo está com nevoeiro denso e não quero deixar apagar.

Só vejo um vulto. Já não lembro da voz. Lembro de poucos gestos. Ave Maria, Rogai por nós.

Sinto uma imagem, de um longo abraço. É um Retrato interno,

dentro de mim, de Aço.

DIA DAS MÃES

Nasci em Petrópolis, onde vivi com meus pais até a minha adolescência. Meu pai trabalhava no Rio de Janeiro, na Agência Central da Estrada de Ferro

Leopoldina, onde era um dos Diretores. Ia para o Rio diariamente no 1º trem e voltava à noite, no último. Minha mãe, Professora, trabalhava n’uma Escola pela manhã e à noite, n’um

curso noturno para adultos. Para trabalhar na nossa casa, foi contratada uma moça, pouco mais velha que minha mãe, de nome

Idalina, para cuidar da casa e de mim, na ausência de meus pais. Eu passei a chamá-la de “Mãe Idalina” e me sentia orgulhosa por ter duas mães que cuidavam de

mim com carinho e atenção. Os anos se passaram, e no calendário oficial do País, começou a constar o “Dia das Mães”,

comemorado todos os anos no 2º domingo de maio. E neste dia, procuro até hoje embora atualmente só em pensamento, homenagear minhas duas mães. A “Mãe Fernandina” que me gerou e cuidou de mim, e a “Mãe Idalina” a quem também muito

estimei e sou grata pelo carinho e proteção que sempre me dispensou, durante todos os anos que trabalhou na casa de meus pais.

Eda Mattos, 14/05/2012

“Entreguem suas mãos ao serviço e seus corações ao amor” Madre Tereza de Calcutá

Page 7: Boletim UNIVERTI nº 161 Junho-Julho 2012

7

MÃE NA HORA DA COMIDA

Santo dia de pelanca meia galinha a coxa para um que briga uma carcaça para cinco

pouco peito o menor choramingando doce de leite azedo um litro seco para tantos

um olhar filharado doze olhos famintos inútil a dor no músculo um prato que é só florinhas

brutal o seio murcho a flor no bico a mãe toda em fatias numa travessa vazia.

Beatriz Escorcio Chacon

MÃE

Mãe querida, querida mãe onde estais que não

respondes? Eu respondo por ti

Mãe... estamos separadas, eu estou no plano físico... tu estás no plano espiritual. Nós estamos unidas pela saudade

eterna.

Mãe adorada, mãe premiada. Espera mãe... a minha chegada. Serás festejada, iluminada e abençoada pelo NOSSO SENHOR.

Diva Ribeiro da Silva

MÃE

Hebe Dirce Araújo, em 14/05/1986

Mãe, palavra sagrada Por Deus idealizada No amor e na bondade Seu exemplo de vida

Leva seus filhos A amar a Deus e aos Semelhantes, neste mundo De ilusões, para que haja Mais compreensão.

CONVERSANDO COM “ELA” (2) – Flora Costa Marques, em 09/05/2012

Vejam só que coisa estranha! Eu sonho diariamente com tantas coisas; que estou viajando, procurando condução, caminhando, tentando chegar em minha casa e de repente, uma parede intransponível, uma porta fechada, me impede de entrar.

Sonho com o Carlos me abraçando, chegando de viagem ou saindo. Acordo com a sensação de tê-lo junto de mim.

Entretanto, vivo a me questionar. Por que não consigo sonhar com a minha mãe? Todas as noites, quando converso com Deus, peço que ELE me mostre, que permita que “ela” minha mãe Fantina, se mostre para mim, visto que a perdi, muito criança. A tênue lembrança que tenho guardada, é que ela era uma mulher pequena, cabelos soltos, com um cesto na cabeça caminhando numa estrada... e sempre de costas.

Agora, expostos os meus motivos e queixas, onde quer que tu estejas, minha mãe, dize-me: nesse lugar em que estás, não podes ver quem está aqui na Terra? Não podes dar uma espiadinha para ver os entes queridos que têm saudades de ti?

Será que esqueceste que sou tua filha, que não me vês? Ou o fato de me teres dado para uma família estranha, de muito longe te traumatizou tanto, que não tens coragem de me procurar? Olha, escuta mãe, deixa de bobagem esquece o que passou, não te julgues culpada... sabes, o teu sacrifício valeu muito, fica tranqüila; estudei, tenho uma família linda! Dois filhos e seis netos todos formados, bem encaminhados.

O meu marido Carlos, depois de quarenta e seis anos de convivência, se foi, assim como o portuga meu pai, teu último amor. Será que eles estão nesse teu lugar? Dizem que as pessoas se encontram... se falam... será que já falaram de mim?

Seja como for, quero apenas que peças aí ao “CHEFÃO” que te permita vir me visitar. Uma vezinha só; podes até dormir; tenho redes, não tão bonitas como as que tecias, mas são limpas e cheirosas. Podemos até dormirmos juntas, daquele jeito que fazias ao me amamentar. Vou adorar! E mataremos a saudade da longa separação. De qualquer forma, vai aqui o meu abraço carinhoso e preces de saudade pelo teu dia.

“A beleza de aprender é que ninguém pode tirar o conhecimento de você” B. B. King

Page 8: Boletim UNIVERTI nº 161 Junho-Julho 2012

8

O MENINO E A ROSA – Milton Nunes Loureiro / Declamado por Mirtes Pessanha

Minha Mãe. Dizem que hoje é seu dia. Entretanto, você é a eternidade e a eternidade é

sempre. Mas para não ficar atrás dos outros meninos,

tive vontade de comprar seu presente. Sabe, Mãe, não tive dinheiro, porque

ainda sou pequeno, não tenho emprego e ninguém vende fiado para a gente pagar quando crescer. Não fique zangada. Aquele trocado que você botou em

meu bolso para comprar um doce, não o encontrei pois o bolso estava furado. Palavra que deixaria de bom grado, o doce

para outro dia e compraria balas para você.

Contudo, quando passava pela rua da escola, vi uma roseira deixando pender para o lado de fora ramos com rosas bonitas. Bati palmas e ninguém atendeu.

Então, conversei com a roseira e ela deixou que lhe trouxesse uma de suas rosas. Esta rosa não é roubada, pois está

impregnada de amor e carinho meus, e da roseira que, enternecida, permitiu que a trouxesse para você.. Não é um presente caro, minha Mãe. É a sincera tradução de que a quero

muito e eternamente. Esta rosa é o presente do meu coração.

ANIVERSARIANTES DE JUNHO: 06- Sandra Escovedo Freire; 17- Ana Lúcia C. Gaspar de Oliveira; 18- Fernando Leitão; 21- Hebe Dirce Araújo; 25- Dilma Mello Cunha dos Anjos e Eleonora Cretton Abílio; 26- Rosane de Sequeira Carvalho; 29- Lionete da Silva Sales. ANIVERSARIANTES DE JULHO: 01- Maria Aparecida

Braga de Lima; 05- Heliana Jacintho da Costa, Tereza da Silva Batista e Therezinha Ferreira Vasconcellos; 08- Alda Bigi de Aquino, Edna Ferreira Aquino e Maria Neuma Rocha Pimenta; 11- Profa. Alba Helena Corrêa e Sandra Vianna da Cunha; 13- Ana de Jesus Oliveira e Márcia Louback Lopes; 16- Eunice dos Santos da Silva; 17- Prof. Waldenir de Bragança; 19- Odilla Delavechia e Ruth Lea Ribeiro Gomes; 20- Glacy Vieira Vasconcellos; 21- Marilda Spitz Garcia; 23- Enilda Vidal Mello; 25- Lia Moreira S. Lopes; 27- Zeneida Apolônio Seixas

DATAS SIGNIFICATIVAS DE JUNHO: 1- Dia da Imprensa; 3- Dia do Fuzileiro Naval; 5- Dia Nacional da Ecologia e Mundial do Meio-Ambiente; 7- Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – Dia da Liberdade de Culto; 8- Dia Mundial dos Oceanos e do

Oceanógrafo; 9- Dia do Porteiro; 10- Dia da Raça – Dia de Camões – Dia da Língua Portuguesa; 11- Dia do Educador Sanitário; 12- Dia dos Namorados; 13- Dia do Turista; 14- Dia Mundial do Doador de Sangue; 17- Dia do Funcionário Público Aposentado; 18- Dia do Químico; 19- Dia do Cinema Brasileiro; 20- Dia do Office-Boy – Dia do Revendedor; 21- Dia da

Mídia e dos Profissionais de Marketing – Dia Mundial da Ioga – Dia Internacional da Música; 22- Dia do Orquidófilo; 23- Dia Olímpico; 24- Dia do Caboclo; 26- Dia Nacional do Professor

de Educação Física; 27- Dia do Artista Lírico; 29- Dia Nacional do Telefonista.

DATAS SIGNIFICATIVAS DE JULHO: 1- Dia do Bancário – Dia do Arquiteto – Dia da Vacina BCG; 2- Dia Nacional do Bombeiro – Dia Nacional do Hospital; 4- Dia do Papa –

Dia Nacional do Operador de Telemarketing; 8- Dia Nacional do Panificador – Dia Nacional da Ciência – Dia Nacional do Fotógrafo; 11- Dia Mundial da População; 12- Dia do

Engenheiro Florestal; 13- Dia do Engenheiro de Saneamento – Dia do Cantor; 14- Dia do Doente – Dia do Farmacêutico – Dia Internacional da Liberdade; 16- Dia do Comerciante; 17- Dia de Proteção

às Florestas; 18- Dia Nacional do Trovador; 19- Dia da Caridade; 20- Dia Internacional da Amizade e do Amigo – Dia Pan-Americano; 25- Dia do Motorista – Dia do Escritor; 26- Dia dos Avós; 27- Dia Nacional de Prevenção de Acidentes; 28- Dia do Agricultor

Os Boletins da UNIVERTI agora estão disponíveis também na internet, no endereço: http://issuu.com/univerti

“Seja mestre de sua vontade e escravo de sua consciência” Provérbio Judeu