boletim sintonizado - 26 de abril de 2013

2
INFORMATIVO ESPECIAL DO SINTSERPI 26 de abril de 2013 Servidores deliberam paralisação pelo SINTSERPI convoca Nova Assembleia Geral da categoria Os servidores municipais de Ipatinga reunidos em assembleia no dia 24 de abril, quarta-feira, na sede do sindicato, decidiram por dar continuidade ao processo de mobilização e luta PELO REAJUSTE SALARIAL e realizar uma série de atividades junto à categoria e à população. A categoria decidiu por realizar, ao longo da próxima semana, uma panfletagem na cidade com o objetivo de mostrar à população a real situação vivida pelos servidores. Além da panfletagem ficou também marcado um ATO PÚBLICO PELO REAJUSTE SALARIAL para o dia 15 de maio. Evento este que, além da participação da categoria, contará com presenças de lideranças do movimento sindical e popular da região. Acatando deliberação da assembleia realizada no dia 24 de abril, o SINTSERPI CONVOCA todos(as) os(as) servidores(as) para uma ASSEMBLEIA GERAL da categoria. DATA: 20 de maio de 2013 HORÁRIO: 18 horas LOCAL: Sede do sindicato, à rua Pouso Alegre, 194, Centro de Ipatinga PAUTA: Campanha Salarial 2013 Dentre as várias atividades deliberadas, a categoria decidiu ainda ,por uma a PARALISAÇÃO PELO REAJUSTE ser realizada no dia 21 de maio, terça-feira, com concentração às 8 horas em frente ao prédio da prefeitura. O pedido de prazo DE 60 DIAS, apresentado publicamente pela prefeita, para construir uma PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL aos servidores, se esgota no dia 20 DE MAIO próximo. A CATEGORIA AGUARDA MOBILIZADA. SINTSERPI - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipatinga Rua Pouso Alegre, 194 - Centro Ipatinga -MG - CEP: 35 164 000 / (31) 3822 2521 / www.sintserpi.org.br 0 1 de maio Dia do trabalhador, Dia de luta. Seja nas MINAS DE CARVÃO, USINAS SIDERÚRGICAS, METALÚRGICAS, COMÉRCIO, NA EDUCAÇÃO, SAÚDE, SETOR DE SERVIÇOS, SERVIÇOS DOMÉSTICOS, SERVIÇOS PÚBLICOS ou nas diversas áreas e categorias, os(as) TRABALHADORES(AS) doam seu tempo e suas vidas para ajudarem a mover a economia mundial. NADA MAIS JUSTO DO QUE A ECONOMIA MUNDIAL E OS PATRÕES DEVOLVEREM AOS(ÀS) TRABALHADORES a parte que lhes é DEVIDA POR DIREITO. Ipatinga, 50 anos Faz tempo que os(as) servidores(as) trabalham para construir uma cidade que tenha qualidade de vida para todos(as) Ao longo do tempo a cidade cresceu e se modernizou. Tanto em sua estrutura urbana, atividade econômica quanto em número de habitantes. Desde a antiga rua do Comércio, a velha estação ferroviária e a implantação da planta da Usiminas que a cidade dava sinais de ser um município vivo e dinâmico. Nessa história viva, é latente A MÃO DOS(AS) TRABALHADORES (AS), ajudando a tornar forte a presença da cidade de Ipatinga no cenário nacional como uma cidade de TRABALHADORES e TRABALHADORAS, que se dedicam permanentemente pelo bem coletivo. PARABÉNS IPATINGA!

Upload: brafil-sites

Post on 15-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Boletim Sintonizado - 26 de Abril de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Sintonizado - 26 de Abril de 2013

I N F O R M A T I V O E S P E C I A L D O S I N T S E R P I 2 6 d e a b r i l d e 2 0 1 3

Servidores deliberam paralisação pelo

SINTSERPI convoca Nova Assembleia

Geral da categoria

Os servidores municipais de Ipatinga reunidos em assembleia no dia 24 de abril, quarta-feira, na sede do sindicato, decidiram por dar continuidade ao processo de mobilização e luta PELO REAJUSTE SALARIAL e realizar uma série de atividades junto à categoria e à população.

A categoria decidiu por realizar, ao longo da próxima semana, uma panfletagem na cidade com o objetivo de mostrar à população a real situação vivida pelos servidores.

Além da panfletagem ficou também marcado um ATO PÚBLICO PELO REAJUSTE SALARIAL para o dia 15 de maio. Evento este que, além da participação da

categoria, contará com presenças de lideranças do movimento sindical e popular da região.

Acatando deliberação da assembleia realizada no dia 24 de abril, o SINTSERPI CONVOCA todos(as) os(as) servidores(as) para uma ASSEMBLEIA GERAL da categoria.

DATA: 20 de maio de 2013HORÁRIO: 18 horasLOCAL: Sede do sindicato, à rua Pouso Alegre, 194, Centro de IpatingaPAUTA: Campanha Salarial 2013

Dentre as várias atividades deliberadas,

a categoria decidiu ainda ,por uma a

PARALISAÇÃO PELO REAJUSTE

ser realizada no dia 21 de maio, terça-feira,

com concentração às 8 horas

em frente ao prédio da prefeitura.

O pedido de prazo DE 60 DIAS, apresentado publicamente pela prefeita, para construir uma PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL aos servidores, se esgota

no dia 20 DE MAIO próximo. A CATEGORIA AGUARDA MOBILIZADA.

SINTSERPI - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de IpatingaRua Pouso Alegre, 194 - Centro Ipatinga -MG - CEP: 35 164 000 / (31) 3822 2521 / www.sintserpi.org.br

01 de maio

Dia do trabalhador,Dia de luta.

Seja nas MINAS DE CARVÃO, USINAS SIDERÚRGICAS, METALÚRGICAS, COMÉRCIO, NA EDUCAÇÃO,

SAÚDE, SETOR DE SERVIÇOS, SERVIÇOS DOMÉSTICOS, SERVIÇOS PÚBLICOS ou nas diversas áreas

e categorias, os(as) TRABALHADORES(AS) doam seu tempo e suas vidas para ajudarem a mover a

economia mundial. NADA MAIS JUSTO DO QUE A ECONOMIA MUNDIAL E OS PATRÕES DEVOLVEREM

AOS(ÀS) TRABALHADORES a parte que lhes é DEVIDA POR DIREITO.

Ipatinga, 50 anosFaz tempo que os(as)

servidores(as) trabalham

para construir uma cidade

que tenha qualidade de

vida para todos(as)Ao longo do tempo a cidade cresceu e se modernizou. Tanto em sua estrutura urbana, atividade econômica quanto

em número de habitantes. Desde a antiga rua do Comércio, a velha estação ferroviária e a implantação da planta da

Usiminas que a cidade dava sinais de ser um município vivo e dinâmico.

Nessa história viva, é latente A MÃO DOS(AS) TRABALHADORES (AS), ajudando a tornar forte a presença da

cidade de Ipatinga no cenário nacional como uma cidade de TRABALHADORES e TRABALHADORAS,

que se dedicam permanentemente pelo bem coletivo. PARABÉNS IPATINGA!

Page 2: Boletim Sintonizado - 26 de Abril de 2013

O SINTSERPI fez uma reunião com os(as) servidores(as) do setor de VIGILÂNCIA para tratar do direito dos mesmos em receber o adicional de periculosidade. Direito este que foi garantido por Lei Federal e que até agora não foi implantado pela prefeitura.

A decisão tomada na reunião foi de encaminhar um ofício à prefeitura requerendo o pagamento do referido adicional, uma vez que isso já é um DIREITO LEGAL.

O governo municipal de Ipatinga prega publicamente que está aberto e sempre pronto para DIALOGAR com os(as) servidores(as) e respeitar a atividade sindical.Tal postura é muito importante e deve ser levada ao máximo das poss ib i l idades do estado democrático. O único problema prático é que, a grande maioria dos ofícios protocolados pelo SINTSERPI na prefeitura não são respondidos oficialmente. Quando é do interesse da prefeita, ao invés de responder o ofício, ela fala pela imprensa regional. Alguma coisa está fora da ordem!

Recentemente a prefeitura divulgou o relatório final dos trabalhos da AUDITORIA realizada para diagnosticar a situação da prefeitura. Iniciativa importante no processo administrativo.

O estranho é que a auditoria realizada apresentou um relatório apontando os(as) servidores(as) como os(as) principais responsáveis pelos MALES e DIFICULDADES da administração.

Deixamos claro para a prefeitura que não aceitamos esse discurso e, tampouco, que o tal relatório venha a servir de pretexto para eventuais tentativas de corte de direitos ou supressões.

Outra reclamação que tem chegado ao SINTSERPI é sobre a falta de material e equipamentos de trabalho em muitos setores da prefeitura. Em alguns casos, os servidores estão tirando dinheiro do próprio bolso para resolver os casos mais simples.

Como a corda costuma sempre estourar para o lado mais fraco, recai sobre o servidor a cobrança de que o serviço precisa ser feito de qualquer forma. Mesmo que não se tenha o material para realizar a tarefa cobrada. Assim fica difícil.

Vários servidores(as) procuraram o sindicato

para denunciar a sobrecarga de trabalho em alguns

setores como escolas municipais e Hospital.

Segundo o pessoal que trabalha nos citados

setores, o número reduzido de pessoal tem

acarretado excesso de trabalho.

Lembrando que, dos mais de mil servidores(as)

que eram lotados(as) em função pública e foram

demitido(as) no ano passado, poucos foram

substituídos, deixando várias equipes desfalcadas.

Por outro lado, em alguns desses setores, já

es tá havendo pressão pe lo aumento da

produtividade por parte de alguns gerentes, dando

margem para a prática do assédio moral. Estamos

de olho!

Ao que parece a prefeitura está conseguindo

encaminhar algumas questões de interesse direto

dos(as) servidores(as).

Primeiro o governo municipal anunciou na

imprensa regional que já pagou R$17 milhões

relativos à dívida com pessoal.

Agora há uma conversa, ainda não oficializada,

de que a prefeitura vendeu a folha de pagamento

para a Caixa Econômica Federal em um valor

estimado de R$ 10 milhões. Um bom negócio.

Agora, nada mais justo do que a prefeitura

SOCIALIZAR com os(as) servidores(as) esse

dinheiro a ser captado, uma vez que a origem do

negócio diz respeito aos(às) trabalhadores(as).

Periculosidade dos(as) vigilantes

Diálogo? de uma só via

Não seremos bodeexpiatório da prefeitura

Tá faltando material esobrando pressão

Projeto de Lei assegura direitos aos ACS´s e ACE´s

Projeto de Lei assegura direitos aos ACS´s e ACE´s

Boas soluções à vista

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei 37/2013, alterando a Lei 2.419 de 28 de março de 2008. Lei essa que trata sobre a criação dos cargos de ACS´s e ACE´s.

O projeto de Lei, modificando a Lei acima citada, assegura aos respectivos profissionais o direito à Licença para acompanhamento do tratamento de saúde do cônjuge ou companheiro(a), filhos, enteados, tutelados legais e pais da seguinte forma:- Até 02 dias por mês, remunerado;- Do terceiro ao trigésimo dia, sem remuneração.

O Projeto de Lei aprovado, com as respectivas

emendas, também prevê a licença maternidade de acordo com a Lei Municipal.

Determina ainda que o chefe imediato deverá justificar as eventuais faltas desses servido-res até o limite de três por ano e, no máximo uma por mês.

Esperamos que a prefeita sancione a Lei c o m a s e m e n d a s aprovadas.

Tudo que se passa ao nosso redor é do nosso interesse e da nossa conta. Vamos em frente que a luta é de todos!

Fique de olho nos acontecimentos

Sobrecarga de trabalho

pode virar assédio

É por uma série de fatores da vida de trabalho que o sindicato existe. Diante de tantas adversidades, sozinhos somos fracos, mas juntos somos fortes e podemos superar qualquer situação adversa.

Por isso, part ic ipe das at iv idades do SINTSERPI, e ajude a fortalecer o seu sindicato. Uma importante organização em defesa dos servidores e de seus interesses coletivos.

Venha pra luta. Venha para a campanha salarial! Esse desafio é de todos(as).

Conte com o seuSINDICATO