boletim - previericsson · • reveja periodicamente sua estratégia; • tenha consciência de que...

12
www.previericsson.com.br Boletim Número 05 Ano III Junho de 2015 Qualidade de Vida HORA DA REFEIÇÃO CUIDE DA SUA SAÚDE À MESA

Upload: hoangquynh

Post on 05-Dec-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

w w w . p r e v i e r i c s s o n . c o m . b r

Boletim Número 05Ano III • Junho de 2015

Qualidade de Vida

Hora da refeição cuide da sua saúde à mesa

2

Novidades da eNtidade

NoVo site Previ-ericssoNTeremos muitas novidades no site da Previ-Ericsson em breve: novo design, acesso mais fácil e intuitivo, novas ferramentas e informação voltada à Educação Financeira.

A intenção é oferecer aos Participantes mais recursos e facilidades, para que acompanhem seus investimentos online, com agilidade e segurança. A reformulação garante mais conteúdo e, principalmente, maior interação.

AguArde!

BiometriaO Bradesco disponibiliza aos Participantes Assisti-dos e Beneficiários da Previ-Ericsson o cadastramen-to para Biometria, como prova de vida, para conti-nuidade do recebimento dos Benefícios.

A Biometria é uma das tecnologias de segurança mais avançadas do mundo, pois usa medidas físicas exclusivas para identificar cada pessoa. No Bradesco, esse dispositivo lê a palma da mão: um scanner identifica seu padrão vascular e autentica suas transações nas máquinas de autoatendimento.

relatório anual 2014Prestação de contas a você, Participante: está dispo-nível no site da Previ-Ericsson o relatório anual 2014, nas versões completa e resumida.

Nesta publicação, você encontra dados relevantes sobre o Plano Previ-Ericsson, o resultado obtido de seus investimentos e o trabalho desenvolvido pela Entidade no período. E mais: pode compreender melhor a conjuntura econômica e consultar diversos conteúdos destinados à Educação Financeira. ConfirA!

novidades para o 2º semestreeNcoNtro dos aposeNtados: 08 de Julho em São Paulo e 17 de Julho em São José dos Campos

Temos um importante compromisso nesta data: será realizado mais um Encontro dos Participantes Assistidos. A data contará com programação especial, visando proporcionar aos presentes momentos de descontração, integração e convivência. Contamos com você, Participante Assistido. MArque nA AgendA!

Número 05 – ANo III – juNho de 2015 Boletim

3

vida PLeNa

aposeNtadoria Horário mais fLexíveL, muitas reaLizações

Nesta edição, nosso entrevistado é o Sr. Freddy Leon Vanlaer, aposentado há 6 anos, depois de 37 anos de trabalho na Ericsson que, segundo ele, foi praticamente seu único emprego!

Sr. Freddy tem 66 anos, nasceu em Wetteren/Bélgica, for-mou-se em Engenharia Eletrônica na França. Mora hoje na Vila Mariana, em São Paulo. É casado há quase 38 anos, tem três filhos e dois netos.

Após sua aposentadoria, com os horários mais flexíveis, passou a conviver mais com sua família e viajar. Optou por manter sua atividade profissional, porém em outro ritmo: “presto consultoria na área de Telecomunicações”, conta.

trajetória profissional: muitos avanços!

Sua trajetória na Ericsson foi de crescimento e aprendizado, junto a todo o avanço tecnológico ocorrido ao longo dos anos. Sr. Freddy chegou a morar com a família na Suécia por três anos. Participou de projetos inéditos em sua área de atuação e teve acesso às novas tecnologias de diferentes partes do mundo.

Foi diretor da área de Datacom da Ericsson por vários anos e, planejando sua aposentadoria, optou por atuar como consultor sênior nessa área. “Minha maior satisfação hoje é constatar que vários projetos visualizados na época estão se

4w w w . p r e v i e r i c s s o n . c o m . b r

tornando realidade rapidamente”, comemora.

“A Ericsson me proporcionou a oportunidade de investigar, pes-quisar e explorar inovações, favorecendo uma divulgação junto aos clientes, traçando novos horizontes de tecnologia e negócios. A estrutura da companhia sempre se apresentou sólida e con-fiável, respeitando o funcionário, gerando segurança”, reforça.

planejamento da aposentadoriaQuanto à sua aposentadoria, Sr. Freddy conta que, através de um plano de carreira discutido semestralmente, ficou de-cidido que o processo seria gradual, prevendo o horizonte de 60 anos como base para o desligamento. “Mas, entre a teoria e a prática, há sempre alguns imprevistos”, comenta.

“Quando me aposentei, no início a sensação foi de alívio e de dever cumprido. Mas há um período de adaptação à nova rotina, que me foi facilitado porque coincidiu com a fase de mudança para uma nova moradia. Isso me proporcionou uma boa distração. Daí em diante, tudo foi se acomodando”, conta.

Sr. Freddy explica que sentiu falta do contato direto com as pessoas do seu convívio profissional. “Mas, com o tempo, fui compensando com a consultoria independente”.

O aposentado menciona a disponibilidade total de tempo como uma das principais vantagens desta etapa da vida, o que permite liberdade de novas escolhas, juntamente com a

segurança financeira planejada durante a carreira.

Quanto ao cuidado com o orçamento, Sr. Freddy conta que sempre teve o hábito de controlar suas finanças. “Os ajustes são necessários, mas nessa fase da vida, as exigências tam-bém mudam. O fato, de ter o suporte da Previ-Ericsson e a possibilidade de continuar no convênio médico, oferecido pela Patrocinadora Ericsson, proporcionam um pouco mais de tranquilidade”, revela..

DiCaS Para a aPoSentaDoria: iNsPire-se!O que o senhor. recomenda a quem está começando agora sua trajetória profissional e ainda não pensa na aposentadoria?Sr. Freddy: a vida profissional dos jovens é muito dinâmica, e muitas empresas não se preocupam em orientar e até mesmo criar um fundo de pensão. Portanto, cabe a cada um cuidar do seu futuro, que chega numa velocidade incrível, para com isso usufruir de uma aposentadoria sem percalços financeiros.

O que recomenda a quem está perto de se aposentar ou acabou de fazê-lo?Sr. Freddy: Programar de que forma vai conduzir sua vida, sem as exigências profissionais. descobrir o que mais gosta de fazer por puro prazer, e manter a saúde.

Como define a importância da Previ-Ericsson na vida de seus Participantes?Sr. Freddy: a Previ-ericsson foi fundamental para a minha permanência na empresa durante quase toda minha vida profissional. além disso, o gerenciamento, feito de maneira competente e transparente, gerando e garantindo os recursos necessários com seu propósito, proporciona aos Participantes assistidos a tranquilidade e segurança tão necessárias nessa fase de nossas vidas.

Número 05 – ANo III – juNho de 2015 Boletim

5

Histórico de resuLtados

Os resultados dos investimentos nos primeiros meses do ano de 2015 podem ser considerados satisfatórios, apesar de não terem superado a meta atuarial. Afinal, vivemos um momento inegável de fortes turbulências, percebido nos di-versos setores da nossa economia.

A carteira de investimentos atingiu uma rentabilidade acu-mulada (até maio/2015) de 7,11%, superando o CDI (4,91%), a Caderneta de Poupança (2,99%) e o IPCA (5,34%).

Entretanto, não superou a meta atuarial de 7,47% para o

tempos difíceis,resuLtados satisfatórios!

reNtaBiLidadeacompanhe a rentabilidade do seu Plano de Previdência Previ-ericsson, no primeiro semestre de 2015.

mesmo período. A rentabilidade foi afetada pelo fraco desem-penho do mercado de renda variável (Bolsa de Valores) e pelas incertezas quanto à efetividade do pacote fiscal do Governo.

Os investimentos da Previ-Ericsson foram construídos ao longo dos últimos anos para suportarem turbulências de curto e médio prazo, tendo como foco a preservação de ca-pital, passivo atuarial e diversificação dos investimentos. A combinação desses fatores tem como objetivo manter a pe-renidade do plano no longo prazo.

12

10

8

6

4

2

0

-2

-4

-6

-8

Jan Fev Mar Abr Mai Acumulado

CDIPrevi Meta IBOV IPCA Poupança

em caso de dúvidas, entre em contato conosco, ou acesse:www.previericsson.com.br

6

Como era esperado, o primeiro semestre de 2015 tem mos-trado um cenário econômico complicado no Brasil: aumento do desemprego, taxa de juro em elevação, alta da inflação e recuo do PIB.

Os diferentes setores da economia amargam resultados abaixo do esperado e aguardam medidas austeras que re-vertam o quadro. A mensagem de que 2015 seria um ano difícil já começa a ser expandida também para 2016.

De acordo com o Banco Central, o endividamento das fa-mílias chegou ao patamar mais alto dos últimos 10 anos. De março para abril, o volume de dívidas passou de 46,20% para 46,30%, o maior porcentual desde janeiro de 2005.

A resistência da inflação e o endurecimento do tom pelo Banco Central levaram especialistas a preverem que a Selic continuará alta por mais tempo e a adiarem a perspectiva sobre quando os juros começarão a cair no Brasil.

Pesquisa Focus do BC divulgada no dia 15/06 mostrou que os economistas consultados continuam vendo a taxa básica de juros, atualmente em 13,75%, em 14% no fim do ano. Mas, se antes viam o início do afrouxamento monetário em janeiro, agora apostam que a primeira queda da Selic virá apenas em março de 2016.

O motivo desta mudança de perspectiva foi o resultado da in-flação oficial em maio, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que avançou para 0,74% em maio na comparação mensal, chegando a 8,47% em 12 meses.

Brasil: iNstaBiLidade ecoNômica em destaque

mercado fiNaNceiro

Número 05 – ANo III – juNho de 2015 Boletim

7

O tempo é o melhor amigo do planejamento financeiro para a aposentadoria, você sabe por quê?

Quanto maior o prazo para acumular recursos para esta eta-pa da vida, melhor! Afinal de contas, a tarefa de poupar para o futuro, cuidar do orçamento e dos compromissos finan-ceiros assumidos, sem deixar de realizar sonhos de curto e médio prazo não é fácil!

Tudo isso exige esforço, disciplina e determinação. Se houver mais tempo para poupar até a aposentadoria, melhor! Você pode ir guardando um pouco por mês, sem grande impacto na sua rotina.

ComeCe o quanto antes

Não adie seu planejamento. A aposentadoria lhe parece dis-tante? Melhor para você, programe-se! Assim vai poder pou-par, conhecendo melhor as etapas da vida e identificando os momentos em que consegue guardar mais ou menos dinheiro.

À medida que você se aproximar dos 40 anos, é importante que já tenha estabelecido o hábito de poupar regularmente. Seu objetivo nesta fase deve ser o de acumular o máximo possível. Ou, em outras palavras: maximizar o retorno do seu patrimônio.

tarde para Começar? nunCa!

Se, por diferentes motivos, você se deu conta de que não pla-nejou ou poupou o suficiente para a aposentadoria, estando perto dela, nada de desanimar: poupe o quanto for possível!

Estabeleça sua estratégia e encare este objetivo com de-terminação. Reveja sua planilha de orçamento, reorganize prioridades e procure adaptar seu padrão de gastos, de for-ma a poupar mais.

Há diferentes caminhos a seguir e todos eles envolvem pla-nejamento: você pode adiar sua aposentadoria ou optar por manter alguma atividade profissional depois de se aposen-tar. Assim, poderá continuar poupando!

Questões importantes para o planejamento da sua aposen-tadoria:

1. quando pretende se aposentar?

2. Com quais receitas poderá contar na aposentadoria? Em geral, recomenda-se assumir que a Previdência Social irá responder por, no máximo, 20% da sua renda na apo-sentadoria.

3. qual será o seu padrão de gastos na aposentadoria? Por mais difícil que pareça, procure projetar sua vida nesta etapa. Ainda que algumas despesas devam diminuir (como os gastos com filhos), outras devem subir, como os gastos com saúde. Lembre-se de considerar o efeito da inflação ao longo dos anos.

4. quanto você vai precisar juntar? Seja conservador. Você provavelmente irá viver mais do que imagina: projete sua necessidade de renda assumindo que irá viver, ao menos, até os 90 anos.

E lembre-se!

• Seja regular;

• Respeite as etapas da vida;

• Reveja periodicamente sua estratégia;

• Tenha consciência de que o dinheiro é um recurso finito;

• Viva bem o seu presente, sem deixar de planejar o seu futuro.

mercado de PrevidÊNcia

plaNejameNto da aposeNtadoriause o temPo a seu favor

8

educação fiNaNceira

filHos como educá-Los Bem fiNaNceirameNte?Ensinar os filhos a lidar com o dinheiro desde cedo ajuda a torná-los muito mais seguros e responsáveis, preparando-os para a vida adulta.

Educar financeiramente não significa apenas transmitir a lição “poupar para o futuro”. Trata-se de algo muito maior, que precisa ser compreendido e assimilado pelos pais.

Ao longo da vida, é natural a preocupação em proporcionar o máximo aos filhos: boa educação, vestuário, despesas com saúde, lazer, esportes. Mas, além disso, é fundamental trans-mitir alguns valores que, resumidamente, devem transmitir

a mensagem: dinheiro é um meio de realizar sonhos, mas o

grande segredo é utilizá-lo com sabedoria e equilíbrio.

Cabe aos pais a tarefa de impor limites e introduzir concei-

tos válidos para a vida toda. As crianças podem participar,

desde cedo, da rotina financeira da família. E o exemplo vis-

to no dia a dia é o principal ensinamento: a forma como

os pais lidam com as contas, como consomem, a preocupa-

ção em ostentar. Portanto, observe o seu comportamento e

se pergunte: “qual mensagem eu estou passando para o(s)

meu(s) filho(s)?”

Número 05 – ANo III – juNho de 2015 Boletim

9

Para ajudá-lo neste processo, que deve sim começar em casa, listamos alguns passos. Confira o que você deve ensinar:

• o valor e a importância do trabalho (como se ganha dinheiro);

• para que serve o dinheiro;

• diferença entre ter e ser (real valor de cada pessoa);

• compreensão de direitos e deveres;

• respeito às diferenças (de poder aquisitivo, ideias, raça, religião etc.);

• necessidade de saber dividir;

• importância de ajudar o próximo;

• lições de consumo responsável;

• como cuidar do dinheiro;

• estratégia de poupar;

• por que planejar o futuro.

difíciL dizer Não? aPreNda!Faça comparações: quando a criança lhe pedir um brinquedo, compare o custo do objeto com o valor de uma conta a ser paga, de um passeio ou viagem que estão programando fazer, ou do carro ou casa nova que pretendem comprar. Convide seu filho para participar deste projeto de vida com vocês!

Evite os presentes fora de hora, mas lembre-se também de observar o seu comportamento frente aos gastos. Se você compra por impulso, seu filho logo vai perceber que seu dis-curso é bem diferente da prática.

na prátiCa: teste Comprova os BenefíCios

Já ouviu falar do “Teste do Marshmallow”? O estudo,

desenvolvido ao longo de anos pelo psicólogo Walter

Mischel, na Universidade Stanford, mostra o efeito de

adiarmos recompensas (abrirmos mão de algo hoje em

função de um objetivo futuro).

No teste, um grupo de crianças de 4 anos recebia um

prato com marshmallow com a seguinte explicação:

“você pode comer o doce a hora que quiser. Mas, se con-

seguir resistir por 15 minutos e não comê-lo, vai ganhar

dois doces”. Depois disso, as crianças ficavam sozinhas

na sala durante esse tempo, observadas com câmeras.

Monitoradas até a vida adulta, as crianças que con-

seguiam se controlar, atrasando a recompensa para

ganhar mais ao final, tiveram uma adolescência mais

segura e tranquila, com maior competência cognitiva

e social, melhor desempenho na escola e habilidade em

lidar com as emoções e estresse. Como adultos, tiveram

maior sucesso tanto na vida profissional quanto afetiva.

10

quaLidade de vida

Hora da refeição cuide da sua saúde à mesa

Pense e responda: você tem se alimentado da forma correta? Cuidar da alimentação significa mais do que evitar doces e frituras. Além de incluir alimentos saudáveis em uma dieta fracionada e altamente balanceada, existem outros compo-nentes importantes, que definem a forma como você ingere suas refeições:

• evite assuntos desagradáveis ao comer;

• busque fazer suas refeições sempre em boa companhia;

• escolha com critério seus alimentos e mastigue-os bem;

• faça suas refeições com calma, concentre-se ao comer, esquecendo problemas ou tensões do seu dia;

• coloque pequenas porções em seu prato;

• faça, pelo menos, quatro refeições por dia;

• quanto mais cores no prato, melhor! (estamos falando de alimentos saudáveis, naturalmente).

frio pede Cuidado espeCialNo inverno, costumamos gastar quase 10% a mais de calo-rias, para nos mantermos aquecidos. Mas isso não deve ser desculpa para comer mais, e sim escolher melhor os alimen-tos ingeridos!

Reforce a ingestão de alimentos ricos em vitamina A, C, D, E e ácido fólico, além dos minerais zinco, magnésio e selênio. Além de antioxidantes, ajudam a proteger nossas mucosas e fortalecer nossa estrutura imunológica.

Inclua na sua dieta: ovos, castanhas, nozes, folhas verdes (escu-ras), peixes, leguminosas e frutas cítricas (aproveite as frutas da época: laranja, maracujá, mexerica e morango, por exemplo).

Não se esqueça de colocar na sua lista os alimentos ricos em fibras, além dos grãos. Esteja atento também à ingestão de lí-quidos: além de substituir o refrigerante por água e suco, abuse do chá e das sopas quentinhas, ideais para essa época do ano.

Número 05 – ANo III – juNho de 2015 Boletim

11

difíCil resistir? Se você é fã de chocolate, opte pelos mais amargos, que têm um percentual maior de cacau e são menos calóricos. Na hora da pizza, controle-se na quantidade e opte pelas mais leves.

Atenção aos doces e, para a ingestão de leite, prefira as ver-sões desnatada e light. Cuidado com sal, reduza o consumo de alimentos gordurosos, lanches e produtos industrializados.

vocÊ saBia?Pesquisa recente da Consumers International (CI, federação internacional de organizações de consu-midores) revela que apenas 12% dos brasileiros têm consciência de que as dietas não saudáveis contri-buem para mais mortes do que as guerras, o taba-gismo, o consumo de álcool, o HIV/AIDS ou a malária.

Isso significa que quase nove, em cada 10 brasileiros, subestimam o impacto global de dietas pouco saudá-veis quando comparadas a outras causas.

Dietas pouco saudáveis contribuem para 11 milhões de mortes por ano no mundo, categoria acima do tabaco como a principal causa mundial de doenças não transmissíveis evitáveis, como doenças cardíacas e câncer.

A obesidade, por si só, custa à economia mundial US$ 2 trilhões por ano.

Cuide de você e da sua família!

rua Maria Prestes Maia, 300 - Prédio 3 - Vila guilherme - São Paulo - SP - CeP 02047-901www.previericsson.com.br

dúVidas e sugestões? entre em contato conosco via e-mail: [email protected] ou através do link: www.previericsson.com.br/Contato.aspx

expedieNte: Boletim Previ-ericsson é uma publicação da Previ-ericsson Sociedade de Previdência Privada dirigida aos Participantes. As informações contidas no boletim, vindo de pessoas terceiras não retratam a real opinião ou entendimento da Previ-ericsson.apoio: Comunicação interna da ericsson Telecomunicações S.A.Consultoria de Comunicação e editorial: Arte da Criação (11) 3567-2011 - www.artedacriacao.com