boletim n° 9 do rotary rj ilha do governador

15

Upload: rotary-rj-ilha-do-governador

Post on 29-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Boletim Semanal do Rotary RJ Ilha do Governador, D4570, período 2010-2011.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

Ano XLVINº 9

Page 2: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador
Page 3: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

-03-

24 de agosto de 2010

REUNIÃO PLENÁRIA DEDICADA COMISSÃO DEDIVULGAÇÃO DA IMAGEM PÚBLICA DE ROTARY

Companheiros Presentes: 14Companheiros Ausentes: 05Dispensados Ausentes: 10

14 de setembro de 2010

REUNIÃO PLENÁRIA DEDICADA COMISSÃO DEPRÓ-JUVENTUDE

Palestra: OBRAS NA ILHA DO FUNDÃO E REFLEXOS SOBRE A ILHA DOGOVERNADOR

Palestrantes: Arquiteto IVAN FERREIRA CARMO (Vice-Prefeito daUFRJ) e Eng. PAULO MARIO RIPPER (Coord.Pref. Universitária da

UFRJ)

Informação Rotária: Cpo(a). ROBERTO ANTUNES DA SILVA

31 de agosto de 2010

REUNIÃO PLENÁRIA DEDICADA COMISSÃO DEADMINISTRAÇÃO DO CLUBE

Informação Rotária: Cpo(a). MARCOS ANTONIO ALVES

Page 4: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

“Nunca se mente tanto, quanto antes de uma eleição, durante umaguerra e depois de uma pescaria”. Rui Barbosa

ABERTURAO Presidente SÉRGIO MAURÍCIO FABRI – “FORTALECERCOMUNIDADES UNIR CONTINENTES”, deu início à reunião,solicitando a todos que, de pé, e respeitosamente, saudassem aBandeira Nacional e as demais bandeiras da panóplia.

PROTOCOLOR RJ ILHA: A cargo dos cpos. Sylvio Augusto REGALLA (Pres.1975/76) e Helio CAPELLA Velasco (Pres. 1985/86)O cpo. REGALLA apresentou a constituição da mesa diretiva dostrabalhos para a reunião plenária. AO CENTRO: O PresidenteSÉRGIO MAURÍCIO FABRI – “FORTALECER COMUNIDADES UNIRCONTINENTES”. À DIREITA: Cpo. do Rotary RJ Ilha doGovernador, LUIZ CARLOS DIAS – Diretor da Comissão deDivulgação da Imagem Pública de Rotary, nossopalestrante da noite (Pres. 2002/2003) e À ESQUERDA: Cpa.do Rotary RJ Ilha do Governador, EUNICE FERREIRA CALDAS(Pres. 2009/2010).

REGISTRAMOS E AGRADECEMOS A(s) PRESENÇA(s):

SÓCIOS HONORÁRIOS: Edson Fernandes MASCARENHAS, MARLUCE dos Santos Vieirae ZÉLIA Barbosa de Castro Eharaldt.

CPOS. DO ROTARY RJ ILHA: EUNICE, MONTEIRO, FERREIRA, ALVES, DIAS, MARQUES,

MARCOS, ANTUNES, UMBERTO, YRAPOAN, CAPELLA,PAULO PIRES, CONY, FABRI E REGALLA.

VISITANTES: RC RJ Paranapuã: Cpos. ZÉLIA Barbosa de Castro Eharaldt, e

FRANCINETE Campos. RC RJ Nilo Peçanha: Cpo. JOÃO Trigo.ESPOSA: CHRISTIANE (Yrapoan).

-04-

REUNIÃO PLENÁRIA24/08/2010

COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO DA IMAGEM PÚBLICA DE ROTARYDiretor: LUIZ CARLOS DIAS (Pres. 2002/2003)

Page 5: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

CONVIDADOS: Cpo. SÉRGIO FABRI: Sr. ALEXANDRE Freitas Campina, Srª

HELAINE Corredoura Campina, Srª MARTHA Macedo Borges,Srª SONIA Maria Rodrigues Correia e Srª JAMINE GodoyMoreira.

Cpo. YRAPOAN: Sr. JOSUÉ Gomes da Silva e Srª ELIANEMartins da Silva.

Cpa.EUNICE: Srª MARGARIDA V. Raggi Azevedo. SH MARLUCE: Srª VERA Duarte.

SECRETARIA DO ROTARY RJ ILHA DO GOVERNADORA cargo do cpo. LUIZ CARLOS DIAS (Pres. 2002/2003)

Registrou o recebimento da seguinte correspondência:RC RJ DUQUE DE CAXIAS, na pessoa do Cpo. Antônio J. C. da

Cunha enviou-nos por e-mail uma correspondência, a respeito dooutdoor do R RJ Ilha do Governador localizado na Avenida Brasil.“Prezado Cpo. Sérgio Fabri – Pres. R RJ Ilha do Governador: Oassunto que vou tratar contigo prende-se ao interesse de umCpo. rotariano de São Paulo que, ao passar pela Av. Brasil, teve agostosa sensação de ver um lindo painel alusivo a RI, cuja autoriaé o R RJ Ilha do Governador. Esse Cpo., JOÃO MANUEL MAIA(médico/Clínica Maio), terá na próxima terça-feira (dia 24/08),uma reunião com os demais clubes da cidade dele (são 8 clubes).Como Vice-Presidente, pela renúncia do presidente, assumirá apresidência e gostaria de mostrar na solenidade festiva de possea idéia da “Ilha do Governador", convidando os demais clubes ase integrarem para projeto semelhante. Ele pergunta se tens nocomputador material que possa ajudá-lo na exposição (desenhoou arte final), capaz de propiciar-lhe a exposição. Caso sejapossível atendê-lo, passo-te os telefones dele: (12) 3921-62193322-2986 3922-1359 - João Manuel Maia Pela internet:[email protected] ou [email protected]. Trata-se de um companheiro super entusiasmado pelo ROTARY. Eleesteve presente na festiva de Posse dos Governadores Alcio (em1909) e Coutinho (2010). Na posse do Coutinho usou a tribunaem nome do Governador do Distrito 4600. Confio-te tal tarefa nacerteza de que atenderás nosso companheiro com a solução ouuma satisfação a respeito.”

-05-

Page 6: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

INFORMAÇÃO ROTÁRIAA cargo da Cpo(a). MANUEL AUGUSTO FERNANDES MARQUES

(Pres. 1997/1998).

O QUE O ROTARY SIGNIFICANo período de reconstrução depois da segunda Guerra Mundial osrotarianos e Rotary Clubs no mundo inteiro contribuíramgenerosamente para as atividades de assistência. Enviaramroupas, livros, alimentos e muitos outros artigos às pessoasnecessitadas de áreas devastadas pela guerra.Uma pessoa que recebeu um desses pacotes escreveu uma carta“agradecendo” o doador que nunca tinha visto. Depois deexpressar a sua gratidão pelo esplêndido auxílio prestado numaocasião de tão extremas circunstâncias, perguntou: “É o senhorpor acaso sócio de um clube que acredita em “mais se beneficiaquem melhor serve”?”Esse conceito é encontrado na raiz de qualquer definição deRotary, de muitas formas diferentes. Pergunte a qualquer sócioem qualquer comunidade. “O que o Rotary significa para a suacomunidade?” e receberá uma variedade de respostas. Uma delaspoderá ser, “Rotary tem ajudado a nossa comunidade a tornar-seum lugar melhor para se viver”.

A REALIZAÇÃO DO IDEAL DE SERVIR.

COMUNICAÇÃOCpa. EUNICE (Pres. 2009/2010) – Sugeriu um

Companheirismo, em navio. Na oportunidade, foi portadora deum abraço enviado pelo Cpo. Orlando Leão, hoje do RotaryCopacabana. O Cpo. Orlando Leão foi presidente de nossoClube no período 1968/1969.

PALESTRA

O cpo. LUIZ CARLOS DIAS (Pres. 2002/2003) – Fez umaexplanação sobre a criação de ROTARY, destacando osprojetos, objetivos e atividades desenvolvidas.

- 06-

OBS: INFORMAÇÃO ROTÁRIA PARA A REUNIÃO DE 14/09/2010,a cargo do Cpo(a). ROBERTO ANTUNES DA SILVA

Page 7: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

COMPANHEIRISMO(A cargo dos cpos. HELIO CAPELLA VELASCO – Pres.1985/1986 e SYLVIO AUGUSTO REGALLA (Pres. 1975/76).Nos momentos de companheirismo o cpo. CAPELLAcumprimentou os aniversariantes da semana.

PRESIDÊNCIAO Presidente SÉRGIO FABRI, destacou as visitas oficiais doGov. Informou que no dia 17/09, às 16:00 horas, participaráde uma reunião com o Prefeito Eduardo Paes, a respeito daEscola Rotary. Destacou o e-mail recebido do Rotary Duque deCaxias, parabenizando o outdoor localizado na entrada e saídada Ilha do Governador, falando sobre o Rotary.Lembrou aos companheiros do Fórum da COMISSÃO DEDIVULGAÇÃO DA IMAGEM PÚBLICA DE ROTARY, queacontecerá no domingo, dia 29, às 10 horas, nas dependênciasda Escola Especial. O Fórum terá como Expositor o EGDJoper Padrão do Espírito Santo (RC RJ Tijuca) e comoModerador Cop. José Ferreira dos Santos (R RJ Ilha doGovernador).Finalizando, fez a entrega do diploma ao Cpo. LUIZ CARLOSDIAS, palestrante da noite.

ENCERRAMENTO

O Presidente SÉRGIO MAURÍCIO FABRI – “FORTALECERCOMUNIDADES UNIR CONTINENTES”, agradeceu a todos ospresentes, em especial, aos componentes da mesa dostrabalhos, cpos. do Rotary RJ Ilha do Governador: LUIZCARLOS DIAS e EUNICE. Agradeceu também, a presença dosSócios Honorários – MARLUCE, ZÉLIA e MASCARENHAS, comotambém, os demais visitantes, convidados e companheiros queabrilhantaram à noite. Finalmente, solicitou a todos que, de pé, erespeitosamente, saudassem a Bandeira Nacional e as demaisbandeiras da panóplia.

-07-

A PROVA QUÁDRUPLAA Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

É a VERDADE?É JUSTO para todos os interessados?Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?Será BENÉFICO para todos os interessados?

Page 8: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

O DESENVOLVIMENTO DO ROTARY(Cpo. Antônio Hallage – Rotary Club de Lavras – MG)

Dentro da nova visão de fortalecimento dos clubes e da concentração dosrecursos nessa direção – uma vez que o Rotary, seus programas e os danossa Fundação Rotária somente acontecem se forem realizados noâmbito dos clubes – estão incluídos os conceitos de que eles devem setransformar em clubes melhores, maiores e mais audazes para quetenhamos como resultado o desenvolvimento do quadro associativo.Desse desenvolvimento sustentado dependerá o sucesso de nossaorganização no cumprimento de seu objetivo.A estrutura zonal passa a contar agora não somente com a equipeconcentrada na provisão de apoio à Fundação Rotária, por meio daparticipação dos clubes e distritos nos programas, e com contribuições,mas também com a equipe de Coordenadores do Rotary e seusassistentes.Juntas, estas duas equipes de líderes qualificados passarão, de formapró-ativa, a apoiar clubes e distritos nas duas áreas de ação.Mas o que são clubes melhores, maiores e mais audazes?Para se tornarem ainda melhores, o esforço que os clubes devem fazerinclui, entre outras, as seguintes ações:• Melhor qualificação de novos associados e do processo deadmissão - No processo de admissão de novos associados, além deseguir os passos preconizados no Manual de Procedimento, umamudança sutil, mas eficaz, tanto para os associados a serem admitidoscomo para os novos clubes a comporem a constelação rotária, implicaem dar a conhecer, mesmo antes do ingresso no Rotary, primeiramente oque a organização faz, por meio da participação em projetos típicos, paradepois se chegar ao entendimento do que ela é. Todos terão suaexistência para conhecer os princípios que norteiam a nossa organização.• Melhor e sistematizado contato com a comunidade e a criaçãode identidade - Ao criar identidade com a comunidade a que servem, osclubes poderão reconhecer com mais clareza suas necessidades e definiraquelas nas quais irão concentrar esforços. Poderão, além disso, contarcom sua comunidade na realização dos projetos e promoções eselecionar dentre seus membros os que reforçarão os quadros do clube.• Melhor resultado dos projetos com maior participação dosassociados – É desejável que a maioria dos associados participe, comseu talento, dos projetos executados, pois ao se envolverem com estes,terão satisfeitos os seus anseios de prestar serviços e a sensação deutilidade de sua qualidade de associado.• Melhor formação de lideranças - Utilizando os diversos mecanismosexistentes, é na formação de novos líderes que o clube se perpetua emsua missão.• Avaliação periódica do desempenho - Não somente a avaliação dasações do clube deve ser feita anualmente, mas também a de cada um

- 08-

Page 9: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

dos rotarianos, que deveriam poder, em assembléia do clube, levantar-see dizer o que fizeram naquele ano que lhes garante renovar sua carteirade associado daquele clube. Clubes maiores devem ter a interpretaçãofundamentada em algumas características identificadoras e mais amplasde que somente o número de associados do clube, como por exemplo:• Maior participação na solução dos problemas da comunidadeem sua área de atuação - Para ser reconhecido pela comunidade aponto de ser desejada e mesmo solicitada a sua ação.• Ter um plano trienal de desenvolvimento - Baseado no PlanoEstratégico do Rotary e nas orientações do Plano Plurianual Distrital, éindispensável que cada clube tenha um plano para a sua área de ação, edentro das atividades previstas no Plano de Liderança de Clubes.• Ampliar a capacidade de servir com qualidade - Ao trazer novosassociados para cumprir com sua missão de prestação de serviços oclube deve primar pela qualidade e ter sempre em mente os valores denossa organização.• Ampliar a participação nos programas da ABTRF e nacapacitação de recursos - Conhecer e apoiar os programas daFundação Rotária e de sua associada no Brasil, a Associação Brasileira daThe Rotary Foundation (ABTRF), devem ser um processo ampliado a cadaano, pois sempre podemos fazer mais.• Maior participação nos programas dedicados às Novas Gerações- Com a criação da Quinta Avenida de Serviços – Novas Gerações, anossa ação dedicada à juventude sobe a um patamar mais elevado,deixando de consistir apenas de atividades dedicadas aos programasestruturados (Rotaract, Interact, Ryla e Intercâmbio de Jovens) parapassar a ser uma filosofia de ação. Agora, abrange-se também ajuventude da comunidade a que servimos e que se encontra em grandenecessidade de atenção.Para serem mais audazes, os clubes devem ainda:• Incrementar a promoção da imagem pública - Já que nos tornarámais conhecidos pelos projetos efetivamente realizados e não pelasjornadas gastronômicas.• Iniciar projetos em áreas ainda não exploradas - Demonstrandonossa qualidade de inovar na prestação de serviços e nos adaptando àevolução dos tempos.• Dispor de metas mais audaciosas anuais e multianuais - Criando,além de um plano multianual e estratégico, um pensamento estratégico.Com estas novas posturas estaremos buscando novas aventuras noservir rotário, não aceitando jamais o impossível como certeza e oadiável como premissa.

-09-

Page 10: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

RECEITASConvites: 315 a R$15,00

Receita para Rotary Ilha 2.392,50

Receita para Paróquia N.S.Loreto 2.392,50 4.785,00

DEMONSTRATIVO DO ROTARY ILHARECEITASConvites 2.392,50

Reembolso Cervejas 448,56 2.841,06

DESPESASFrete 70,00

Compras no Hipermercado Extra(Cerveja/Lombo/Carne Seca/ Paio) 1.136,84 1.206,84

TOTAL 1.634,22

VENDAS DE CONVITES = 149 X 15,00 = R$2.235,00

COUTINHA 03 45,00 YRAPOAN 05 75,00L C DIAS 10 150,00 PAULO PIRES 02 30,00

UBIRAJARA 10 150,00 MONTEIRO 07 105,00

EUNICE 08 120,00 PAULO PIRES 10 150,00ZÉLIA 10 150,00 L C ALVES 02 30,00

EUNICE Crispino 07 105,00 UMBERTO 01 15,00

CONY 08 120,00 FABRI 62 930,00CAPELLA 04 60,00 TOTAL 149 2.235,00

-10-

FFEEIIJJOOAADDAABBeenneeffiicceennttee

BBAALLAANNCCEETTEE

Page 11: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

EEmm nnoossssaa rreeuunniiããoo ddooddiiaa 1144 ddee sseetteemmbbrroo,,tteerreemmooss uummaa ppaalleessttrraa

qquuee aabboorrddaarráá uummtteemmaa mmuuiittooiimmppoorrttaannttee!!

“Obras na Ilha do Fundão e Reflexossobre a Ilha do Governador”

PALESTRANTES:Arquiteto IVAN FERREIRA CARMO

(Vice-Prefeito da UFRJ)

Engenheiro PAULO MARIO RIPPER(Coordenador da Prefeitura Universitária da UFRJ)

Serão abordados os seguintes assuntos:1. Transporte Urbano e o novo Terminal de Integração na Ilha

do Fundão;2. Recuperação ambiental do Canal do Fundão – Segunda

Fase;3. Ponte estalada ligando a Ilha do Fundão ao continente,

com entroncamento com a Linha Vermelha, no sentidoCentro e Zona Sul; e

4. Estrada ligando a Cidade Universitária à Ilha doGovernador (paralelo à Avenida Brigadeiro Trompowski)

Importante sua presença!

-11-

IImmppoorrttaannttee..Você não pode perder!!!

1144ddee sseetteemmbbrroo ddee 22001100

Page 12: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

CCOOMMPPAANNHHEEIIRRIISSMMOOA cargo do cpo. Helio CAPELLA Velasco – Pres. 1985/86

CCAALLEENNDDÁÁRRIIOO DDAA AAMMIIZZAADDEE

DDAATTAASS && FFAATTOOSS(Colaboração do Cpo. DOMÊNICO Aversa)

AAGGOOSSTTOO31 - Dia da Nutricionista31 - Decreto Municipal 12.250 criando a área de Proteção Ambiental

e Recuperação Urbana – Aparu – Jequiá (1993)

SSEETTEEMMBBRROO

01 - Início da Semana da Pátria01 - Dia do Profissional de Educação Física01 - A população da Ilha, segundo o Recenseamento realizado

durante o governo do Presidente Epitácio da Silva Pessoa, erade 8.785 habitantes (1920)

01 - A população da Ilha, segundo o único Recenseamentorealizado durante a era Vargas, era de 22.935 habitantes(1940)

01 - Segundo o Recenseamento realizado neste ano, a população daIlha o final dos anos 50 (século XX) era de 72.136 habitantes(1960).

-12-

QUE TAL CUMPRIMENTÁ-LOS PELA DATA?AGOSTO31 - Edson31 - Eugene (filha da Eunice)31 - Luiza (neta do Armando)SETEMBRO03 - Marilena (esposa do Marques)04 - Karina (filha do Adan)04 - Heitor (neto do Regalla)05 - Daniel (filho do Umberto)06 - Kauã (bisneto do Sérgio Fabri)07 - Pedro (neto do Edson)08 - Maria da Glória (esposa do Sérgio Fabri)08 - Bruna (neta de Marianno)12 - Arthur (neto do Armando)12 - Bruna (neta do Capella)13 - José (filho do José Moutinho)13 - Ana Luiza (neta do Giuseppe)

Page 13: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

01 - Segundo o Recenseamento realizado no final da década de 70(século XX), a população da Ilha era de 106.758 habitantes (1970).

02 - Inauguração da Escola Aérea Naval da Marinha. Foram criadosamplos hangares para hidroaviões (1924)

02 - Inauguração do Teatro do Colégio Óperon, com a apresentação deCorais e a Banda do próprio Colégio (1989)

02 - Inauguração da reforma realizada no monumento conhecido como“Ponta do Tiro”, que teve a instalação definitiva de mastro com abandeira para que os alunos da Oitava Escola Mista – na década de20 do século XX – pudessem festejar o Dia da Bandeira. Por essemotivo a praia onde ele esta localizado chama-se Praia da Bandeira(1995)

02 - Dia do Repórter Fotográfico03 - Dia do Guarda Civil03 - Dia do Biólogo03 - Inauguração do 17º Batalhão de Polícia Militar, pelo ex-Governador

Francisco Negrão de Lima, no Jequiá (1969)04 - Surgimento do Jornal “Ilha Notícias” (1976)05 - Dia Oficial da Farmácia05 - Dia da Amazônia05 - O decreto nº 818 abre o crédito de 24 contos de reis (24:000$000)

para a construção de uma ponte no local denominado “Freguesia”(1901)

05 - A partir desta data, a Empresa Viação Ideal S.A., fundada em 1933,se estabeleceu na Ilha do Governador (1955).

05 - Dia da Ilha do Governador (Lei nº 1833 de 02/12/1991)06 - Dia do Alfaiate06 - Oficialização da letra do Hino Nacional07 - Independência do Brasil07 - Inauguração, na Ribeira, da Igreja da Sagrada Família, pelo

Arcebispo do Rio de Janeiro, Don Sebastião Leme (1913)07 - Fundação do Flexeiros Futebol Clube, Clube Esportivo localizado

inicialmente no antigo bairro de mesmo nome, depois transferidopara Tubiacanga (1918)

08 - Dia Internacional da Alfabetização09 - Dia do Administrador09 - Dia do Médico Veterinário09 - Dia da Velocidade09 - Abertura do Centro de Referência Histórica da Ilha do Governador,

localizado no prédio da Biblioteca Popular da Ilha – Euclides daCunha (1999)

10 - Fundação do 1º Jornal do Brasil12 - Dia do operador de rastreamento

-13-

Page 14: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador

CCAALLEENNDDÁÁRRIIOO DDEE SETEMBRO DE 2010Mês da Pró-Juventude

07 Feriado: Independência do Brasil14 Comissão de Pró-Juventude (Palestra)

17/18/19 RYLA (ACM em Araras)21 Comissão de Fundação Rotária25 Semana Nacional do Trânsito26 Fórum Novas Gerações28 Comissão de Projetos de Prestação de Serviço –

FESTIVA (Homenagem aos Idosos / Homenagem aoProfissional

Noite das Debutantes - Salão Novos Ventos (20 participantes)

VISITAS OFICIAIS DO GOV. COUTINHO

2 QUI RC RJ SÃO CRISTOVÃO 12h15

88//1111 INSTITUTO ROTÁRIO - SANTOS

13 SEG RC BONSUCESSO 12h15

14 TER RC MESQUITA 20h15

15 QUA RC RJ JARDIM BOTÂNICO 20h15

16 QUI RC RJ BRAS DE PINA 20h15

17 SEX RC RJ GLÓRIA 12h15

19 DOM RC B. ROXO LOTE XV 11h00

20 SEG RC RJ VILA VALQUEIRE 12h15

21 TER RC RJ MARACANÂ 20h15

22 QUA RC RJ GALEÃO 20H15-14-

Page 15: Boletim n° 9 do Rotary RJ Ilha do Governador