boletim ipo 945 25.12.2016 site -...

2
Ordem do Culto 1. Leitura Bíblica: Is 53 2. Hino Nº 239 Nasce Jesus 3. Oração de adoração 4. Leitura Bíblica: 2Co 5.13-15 5. Oração de confissão 6. Hino Nº 260 Amor que Vence 7. Entrega dos dízimos e ofertas 8. Oração de gratidão 9. Mensagem 10. Hino Nº 240 Louvor Angelical 11. Oração final e bênção ANO XV Nº 945 25/12/16 Natal! A revelação de um Deus surpreendente Antes de Jesus nascer havia uma grande expectativa pela chegada do Messias, o Cristo que era o ungido de Deus. Jesus viria da descendência de Davi. Moisés havia dito que Deus suscitaria um profeta semelhante a ele e o povo deveria ouvi-lo (Dt 18.15-18). Quando João Batista começou seu ministério ele fez questão de afirmar que não era o Cristo (Jo 1.20). Quando penso no nascimento de Jesus me vem à mente um Deus surpreendente. Ele é um Deus surpreendente porque se revela aos excluídos e marginalizados. Quando Jesus nasceu um anjo do Senhor desceu até o campo onde havia pastores que guardavam o rebanho durante as vigílias da noite (Lc 2.8-20). Esta declaração é surpreendente pois os pastores não eram vistos com bons olhos pelo povo por serem considerados desonestos e ladrões. Era uma classe de gente excluída, discriminada, marginalizada, mas foi a essa gente que Deus enviou a mais importante de todas as notícias: É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Ele é um Deus surpreendente porque se revela a um homem velho, porém justo, e não aos velhos líderes religiosos de Jerusalém (Lc 2.25-35). Simeão não é apresentado como alguém que pertencente a uma elite clerical de Jerusalém. Ele é apresentado como sendo “um homem”. Não se tratava de um grande líder, não se tratava de alguém que fazia parte do Sinédrio e muito menos do grupo de fariseus soberbos que se sentiam guardiões das tradições judaicas. Era um velho homem justo e piedoso sobre quem estava o Espírito Santo e a quem o Espírito Santo lhe havia revelado (Lc 2.25-27). Ele é um Deus surpreendente porque se manifestou aos que estavam nas trevas e não sobre aqueles que achavam que estavam na luz (Mt 4. 12-16). Os judeus ortodoxos chamais iriam pensar que eles estavam nas trevas espirituais pelo fato de serem descendentes de Abraão. Por causa desse pedigree religioso eles se julgavam satisfeitos, conformados, acomodados e soberbos (João 6-7). É por isso que um cego de nascença tinha mais sensibilidade espiritual para ver e crer em

Upload: phungkiet

Post on 14-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ordem do Culto

1. Leitura Bíblica: Is 53

2. Hino Nº 239 Nasce Jesus

3. Oração de adoração

4. Leitura Bíblica: 2Co 5.13-15

5. Oração de confissão

6. Hino Nº 260 Amor que Vence

7. Entrega dos dízimos e ofertas

8. Oração de gratidão

9. Mensagem

10. Hino Nº 240 Louvor Angelical

11. Oração final e bênção

ANO XV Nº 945 25/12/16

Natal! A revelação de um Deus surpreendente

Antes de Jesus nascer havia uma grande expectativa pela chegada do Messias, o Cristo que era o ungido de Deus. Jesus viria da descendência de Davi. Moisés havia dito que Deus suscitaria um profeta semelhante a ele e o povo deveria ouvi-lo (Dt 18.15-18). Quando João Batista começou seu ministério ele fez questão de afirmar que não era o Cristo (Jo 1.20). Quando penso no nascimento de Jesus me vem à mente um Deus surpreendente. Ele é um Deus surpreendente porque se revela aos excluídos e marginalizados. Quando Jesus nasceu um anjo do Senhor desceu até o campo onde havia pastores que guardavam o rebanho durante as vigílias da noite (Lc 2.8-20). Esta declaração é surpreendente pois os pastores não eram vistos com bons olhos pelo povo por serem considerados desonestos e ladrões. Era uma classe de gente excluída, discriminada, marginalizada, mas foi a essa gente que Deus enviou a mais importante de todas as notícias: É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Ele é um Deus surpreendente porque se revela a um homem velho, porém justo, e não aos velhos líderes religiosos de Jerusalém (Lc 2.25-35). Simeão não é apresentado como alguém que pertencente a uma elite clerical de Jerusalém. Ele é apresentado como sendo “um homem”. Não se tratava de um grande líder, não se tratava de alguém que fazia parte do Sinédrio e muito menos do grupo de fariseus soberbos que se sentiam guardiões das tradições judaicas. Era um velho homem justo e piedoso sobre quem estava o Espírito Santo e a quem o Espírito Santo lhe havia revelado (Lc 2.25-27). Ele é um Deus surpreendente porque se manifestou aos que estavam nas trevas e não sobre aqueles que achavam que estavam na luz (Mt 4. 12-16). Os judeus ortodoxos chamais iriam pensar que eles estavam nas trevas espirituais pelo fato de serem descendentes de Abraão. Por causa desse pedigree religioso eles se julgavam satisfeitos, conformados, acomodados e soberbos (João 6-7). É por isso que um cego de nascença tinha mais sensibilidade espiritual para ver e crer em

Rev. Rubens e sua esposa Maria

Aparecida, pela irmã Lilian Rouse S. Lima

e pelo seu tratamento contra o câncer.

Pela nossa irmã Eucita Emerich, pela

saúde da irmã Julia Mendes, irmã Ielti e

Janete, irmã Virgilina, Elisete Andrade, e

pela sua recuperação física, pelo Arthur

(Neto da irmã Maria da Guia. Ele tem

problemas neurológicos). Pela Rita Reis e

pelo seu tratamento contra o câncer. Pela

irmã Dirle pelo seu problema na coluna.

Pelos empresários da igreja, pelos

desempregados, pelo despertamento

espiritual da igreja, pelos casados, pelos

solteiros, pelas famílias, pelos viúvos,

pelos que precisam casar no Senhor.

ESCALAS PÚLPITO HOJE: SEDE

Noite: Presb.

BUSSOCABA

Noite:

Diácono: Franco e Edison

I.P. BOM PASTOR

ESCALA DE DIÁCONOS Hoje:

ATENDIMENTO PASTORAL

Aconselhamento pastoral: 3ª a 6ª

feiras das 07h00 às 13h30.

Visita pastoral: 3ª a 6ª feiras a tarde e a noite.

Horário da Secretaria 2ª a 6ª feiras das 10h00 às 16h00

Rev. Edinaldo

Rev. AnaniasRev. Ananias

Manhã EBD:

Renato Matheus

Manhã:

Presb. João Lo Turco

Bruno e Geraldo

Presb. CavalcanteNoite: Evang.Valdo

ANIVERSARIANTES

Junta Patrimonial da IPO

Os irmãos responsáveis pelo patrimônio

da IPO fizeram uma atualização de todos

os pertences da IPO e por isso pedem

para avisar que nenhum utensilio ou

equipamento deverá ser retirado da igreja

sem a devida autorização dos irmãos

responsáveis. A devolução também

deverá ser feita aos irmãos responsáveis

para que deem baixa no romaneio. Os

irmãos autorizados pela liberação dos

utensílios ou equipamentos da IPO são:

Jurandi, Solimar e Cida.

DEZEMBRO

Dia

Dia

Dia

JANEIRO

Dia 01

Dia 01

Dia 01

28 Maria Ap. Spina dos Santos

30 Tharine Rodrigues Alves

Arthur B. Bertucci

Matheus da S. Oliveira

Dia 04 Gustavo Camacho

Dia 05 Paulo Rogério

Dia 06 Gláucia S. Silva

Dia 07 Felipe Dias Maciel

29 Severino Souza de Oliveira

Gabriel da S. Oliveira

Férias pastorais e da zeladoria

O pastor Edinaldo sairá de férias dos dias 03 a 22 de janeiro.

O pastor Ananias sairá de férias no mês de janeiro

Os irmãos Jurandi e Solimar saíram de férias dos dias 20/12 a 08/01/17.

Cristo do que aqueles que se julgavam iluminados por natureza (João 9). Deus é surpreendente porque se revela aos pequeninos e ignorantes e nãos aos sábios e entendidos (Mt 11.25-27). Jerusalém era símbolo de conhecimento, pois afinal de contas ali estavam os grandes líderes religiosos. Mas a sabedoria que possuíam os privaram de conhecerem e se renderem ao Senhor Jesus. “O saber ensoberbece, mas o amor edifica” (1Co 8.1). A Bíblia diz que a verdadeira sabedoria que vem do alto é pura, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera (Tg 3.17). Os que se sentiam detentores do saber ficaram privados da verdadeira compreensão acerca do Messias. Muitas autoridades religiosas se renderam ao Senhor Jesus, mas para isso tiveram que abrir mão do orgulho religioso que possuíam, pois só assim poderem experimentar a revelação de um Deus surpreendente. Só conseguem se surpreender com Deus quem não tenta colocá-lo dentro de uma estrutura, de uma instituição, de uma compreensão limitada e reduzida. É por isso que Jesus surpreendeu negativamente as autoridades judaicas, pois ele viveu na contramão do que imaginavam. Que este Deus amoroso, bondoso, misericordioso, justo, que se ira também, possa lhe surpreender sempre.

Pr. Edinaldo F. Almeida

Avisos

VIGÍLIANão haverá vigília na próxima sexta feira, 30/12.

Culto dia 31/12Realizaremos o culto no próximo sábado, véspera do ano novo, às 21h00. Incluiremos um tempo de o r a ç õ e s e i n t e r c e s s õ e s . Terminaremos por volta das 22h30min. Participe!

Escola Dominical e Culto No próximo domingo não teremos o Culto e nem a Escola Dominical. Haverá somente o culto das 19h00 com celebração da Sª Ceia..

A irmã Virgilina teve alta do hospital está

em casa. .

BOLETIM

No próximo ano teremos Boletim no ultimo domingo de janeiro