boletim informativo março 2015

4
PORTADORES DE DEFICIÊNCIA. B O L E T I M I N F O R M A T I V O D O M A N D A T O P A R L A M E N T A R Atuação parlamentar AUDIÊNCIA PÚBLICA Atividades dos criadores amadoristas e comercial de aves domésticas da fauna brasileira Deputado Wellington Luiz participou no dia 26 março da Audiência Pública para debater o PL153/2015 que trata da situação das atividades dos criadores amadoristas e comercial de aves domésticas da fauna brasileira. Tivemos a presença de representantes do IBAMA, UNB, Promotoria de Meio Am- biente, Renctas, TJDFT, Sec. do Meio Ambiente, COBRAP, ACPB e outros. O evento mostrou-se importante, visto que foi possível reunir novos dados para enriquecer a elaboração de emendas ao PL. INCLUSÃO E MOBILIDADE Dispositivos sonoros nos veículos de transporte público do DF Aprovada pela Câmara Legislativa do DF e sancio- nada pelo governador Rodrigo Rollemberg, a Lei n. 5.459, de autoria do Dep. Wellington Luiz, determina a instalação de dispositivos sonoros nos veículos de transporte público de passageiros do DF, possibili- tando a identificação de chamada feita por pessoas com deficiência visual, nas paradas de ônibus. O Dep. Wellington Luiz comemora mais uma im- portante conquista na luta pela inclusão social dos ci- dadãos portadores de deficiência. A G O R A É L E I W E L L I N G T O N L U I Z

Upload: wellington-luiz

Post on 24-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim informativo Março 2015

LEI Nº 5.459. DISPOSITIVOS SONOROSNOS VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO DO DF.ISSO É INCLUSÃO SOCIAL AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA.

BOLE

TIM INFORMATIVO

DO M

ANDATO PARLAMENTA

RAtuação parlamentar

AUDIÊNCIA PÚBLICAAtividades dos criadores amadoristas e comercial de aves domésticas da fauna brasileiraDeputado Wellington Luiz participou no dia 26 março da Audiência Pública para debater o PL153/2015 que trata da situação das atividades dos criadores amadoristas e comercial de aves domésticas da fauna brasileira. Tivemos a presença de representantes do IBAMA, UNB, Promotoria de Meio Am-biente, Renctas, TJDFT, Sec. do Meio Ambiente, COBRAP, ACPB e outros. O evento mostrou-se importante, visto que foi possível reunir novos dados para enriquecer a elaboração de emendas ao PL.

INCLUSÃO E MOBILIDADEDispositivos sonoros nos veículos de transporte público do DF

Aprovada pela Câmara Legislativa do DF e sancio-nada pelo governador Rodrigo Rollemberg, a Lei n. 5.459, de autoria do Dep. Wellington Luiz, determina a instalação de dispositivos sonoros nos veículos de transporte público de passageiros do DF, possibili-

tando a identificação de chamada feita por pessoas com deficiência visual, nas paradas de ônibus.

O Dep. Wellington Luiz comemora mais uma im-portante conquista na luta pela inclusão social dos ci-dadãos portadores de deficiência.

AG

ORA É LEI

WELLINGTON LUIZ

Page 2: Boletim informativo Março 2015

No DF, a faixa de pedestre se tornou um símbolo de segurança no trânsitoPor meio do Projeto de Lei nº 1873/14 (ainda aguar-dando sanção) de autoria do deputado Wellington Luiz, será instalado dispositivo sonoro próximo às faixa de pedestre, para chamar a atenção do moto-rista quanto a possibilidade de travessia de pessoas.

Acessibilidade para portadores de necessidades especiais De acordo com a Lei nº LEI 5.065/13 serão dispo-nibilizados equipamentos para lazer e recreação adaptados para portadores de necessidades espe-ciais nos parques, praças e centros desportivos. A acessibilidade é um direito de todos.

PESSOAS DESAPARECIDAS

Semana de Mobilização Nacional para Busca de Pessoas Desaparecidas: de 25 a 31 de março de 2015

Em atendimento aos familiares e amigos de pessoas desa-parecidas, e sob a minha iniciativa, foi criada a "Frente Par-lamentar Em Apoio às Famílias das Pessoas Desaparecidas".

O requerimento de criação da Frente Parlamentar ob-teve total apoio dos deputados distritais Professor Israel, Luzia de Paula, Rodrigo Delmasso, Professor Reginaldo Veras, Wasny de Roure, Chico Vigilante e Dr. Michel, entre outros.

Para o deputado Wellington Luiz, há na sociedade uma angústia insuperável por parte das vítimas secundárias daqueles que desapareceram, sem deixar uma razão mate-rializada que pudesse amenizar a sua ausência ou mesmo compreendê-la. Para tanto, o deputado acredita que tão grande quanto a dor de um ente querido, é não saber onde se firma ou teve fim sua existência.

A estas pessoas, o poder público tem a obrigação de oferecer um mínimo de apoio e condições para que pos-sam encontrar seus entes queridos ou descobrirem as mo-tivações ou autor(es) de seu desaparecimento.

Devido a isso, Wellington Luiz tomou a iniciativa junto com outros parlamentares, de requerer e criar essa

importante ferramenta parlamentar que espero ser de grande relevância social e utilidade pública para o povo do Distrito Federal.

/ WellingtonLuiz.com.br

FRENTE PARLAMENTAREM APOIO ÀSFAMÍLIASDAS PESSOASDESAPARECIDAS

CO

MPROMISSO

WELLINGTON LU

IZ

Page 3: Boletim informativo Março 2015

Saiba mais:LEI 4.963/12 – Estabelece procedimentos para o porte de armas de fogo, mesmo fora de serviço, pelos Agentes de Atividade Penitenciária do DF. O veto que exclui os Atendentes de Reintegração Social que atuam no Sistema Sócio Educativo será apreciado oportunamente.

PL 539/11– Cria o Projeto “Brasília Sempre Verde” que visa implantar sistema de irrigação permanente nas áreas de proteção ambiental, florestas, parques e demais áreas verdes situadas no âmbito do Distrito Federal.

PL 268/11 – Por meio deste projeto, as operadoras de telefonia deverão instalar pontos de acesso telefônico de emergência nas rodovias do DF. O objetivo é proporcionar a comunicação de ocorrências às autoridades, bem como solicitar atendimento médico.

PL 730/12 – Institui, no âmbito do Distrito Federal, o Programa IPTU-Verde com o objetivo de fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente. Os proprietários de imóveis residenciais e territoriais não residenciais (terrenos) que adotarem medidas que estimulem a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente terão redução proporcional do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, conforme os ditames da Lei, por ocasião de sua sanção.

LEI 5.170/13 – Nas placas identificadoras de obras públicas, executadas no âmbito do DF, deverá constar, além de informações previstas na legislação vigente, a informação da origem dos recursos e, quando pertinente, se executadas por meio de emendas parlamentares (total ou parcialmente).

Auxílio-moradia para a Polícia Civil do DFO Deputado Wellington Luiz é autor do Projeto de Emenda à

Lei Orgânica (PELO), nº 80/2014 que cria, sem prejuízo ao subsí-dio dos policiais civis e a outras verbas de natureza indenizatória, os seguintes auxílios: auxílio-moradia, auxílio-uniforme e auxílio--alimentação, impondo ao GDF a sua regulamentação e implemen-tação, garantindo a constitucionalidade da proposição ofertada pelo parlamentar.

O projeto também autoriza, que o Diretor-Geral da PCDF regule e promova a realização de concursos públicos para o provimento de cargos das carreiras da Polícia Civil, que ocorrerá sempre que as vagas excederem a cinco por cento dos respectivos cargos, ou, com menor número, de acordo com a necessidade. O PELO conta com o apoio de outros deputados distritais bem como das Entidades Inte-gradas ADEPOL/DF e SINDEPO/DF.

Page 4: Boletim informativo Março 2015

Reserva de vagas para gestantes e mães com filhos de até dois anos

de idade, em estacionamentos no DF

É LEI

/ WellingtonLuiz.com.br

Deputado Wellington LuizCâmara Legislativa do Distrito Federal - Praça MunicipalQuadra 02 - 3º Andar - Gabinete 11 - Fone: 3348-8112 Brasília/DF - CEP: 70.094-902

Acompanhe e opine:

WellingtonLuiz.com.brAcesse o site

Wellington LuizCurta no facebook

@wellington_luizSiga no twitter

Saiu na imprensa

JÁ É UMA REALIDADEA Lei número 5177/2013 de autoria do deputado

Wellington Luiz que garante vagas em estaciona-mentos destinadas a condutoras gestantes e mães com filhos de até 2 anos já está se tornando uma re-alidade em todo Distrito Federal.

Confira a Lei:LEI: Art. 1º Ficam reservadas vagas para as con-

dutoras de veículos que sejam gestantes ou mães acompanhadas de filho de até dois anos de idade, nos estacionamentos de vias públicas, estabeleci-mentos comerciais, shopping centers, órgãos públi-cos e privados e demais locais de acesso ao público. Art. 2º Cabe ao órgão responsável estabelecer a quantidade de vagas a ser disponibilizadas nos res-pectivos estacionamentos. Art. 3º As vagas de que trata esta Lei devem ser devidamente demarcadas e identificadas. Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 5º Revogam-se as disposi-ções em contrário. Brasília, 19 de setembro de 2013. 125º da República e 54º de Brasília.