boletim informativo março 2010

3
Boletim Informativo Autor do Mês: Camilo Castelo Branco Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825, na freguesia dos Mártires, num prédio da Rua da Rosa, actualmente com os números 5 a 13. Filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e de Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira, foi baptizado na Igreja dos Mártires a 14 de Abril de 1825. A morte do pai obrigou-o a ir viver para Trás-os-Montes. Ao longo da sua existência revelou- se um falhado nos estudos e nos amores. As vicissitudes da vida fazem-lhe despoletar a ideia de que a fatalidade e a desgraça são destinos a que não pode escapar. Foi um profissional das letras multifacetado, cuja obra o posicionou com uma das figuras mais eminentes da literatura portuguesa. Suicidou-se a 1 de Junho de 1890, na freguesia de Ceide, Vila Nova de Famalicão. O N CELO Évor Celo hom cria Ped rem desp Cab I co Celo 29 d ____ 21 Rosa Que con a c Que ond e nau Que font a la feno a s poe o c inve Nº 16 MÊS Nosso Concelho ORICO DE BASTO - FORAL ra, 29 de Março 1520 orico de Basto foi couto de miziados (fugidos à justiça), ado em 1441 pelo infante D. dro, que tentava assim mediar os prejuízos do povoamento da região. beria no entanto a D. Manuel onceder foral ao concelho de orico de Basto, em Évora, a de Março de 1520. __________________________ de Março: Dia Mundial da Poesia a Lobato de Faria: 1932-2010 em me quiser há-de saber as nchas antiga dos búzios e do mar. em me quiser há-de saber as das a verde tentação de ufragar. em me quiser há-de saber as tes, aranjeira em flor, a cor do o, saudade lilás que há nos entes, cheiro de maçãs que há no erno. Quem me chuva que põe c ombros há-de sab há-de sa pombos. Quem me medos que passa a nudez dedos o salmo gritos. ______________ 27 de Ma Sabias qu manifestaç pela Civ Grécia ? O Teatro associado deus do vi As repr tinham lug livre, cons Os teatro boas que os e ouvir e ve que se pa tratando-s muito num por um la bancadas sobre a e e, por ou artifícios ut __________ S Março ANO 2010 e quiser há-de saber a colares de pérolas nos ber os beijos e as uvas aber as asas e os e quiser há-de saber os am nos abismos infinitos clamorosa dos meus penitente dos meus _______________________________ arço: Dia Mundial do Teatro ue o Teatro foi uma ção cultural criada vilização da Antiga nasceu em Atenas, o ao culto de Dionísio, inho e das festividades. resentações teatrais gar em recintos ao ar struídos para o efeito. os gregos tinham tão condições espectadores podiam er, à distância, tudo o assava na cena, mesmo se de uma assistência merosa. Isso devia-se, ado, ao facto de as s se abrirem em leque encosta de uma colina utro lado, a diversos tilizados em cena. _______________________

Upload: biblioteca-marcelo-r-sousa

Post on 14-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Teatro nasceu em Atenas, associado ao culto deus do vinho e das festividades. Celorico de Basto foi couto de homiziados (fugidos à justiça), criado em 1441 pelo infante D. Pedro, que tentava assim remediar os prejuízos do despovoamento da região. Caberia no entanto a D. Manuel I conceder foral ao concelho de Celorico de Basto, em Évora, a 29 de Março de 1520. Sabias que o Teatro foi uma manifestação cultural criada Civilização da Antiga O Nosso Concelho o salmo penitente dos meus

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Informativo Março 2010

Boletim Informativo

Autor do Mês:

Camilo Castelo Branco

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825, na freguesia dos Mártires, num prédio da Rua da Rosa, actualmente com os números 5 a 13. Filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e de Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira, foi baptizado na Igreja dos Mártires a 14 de Abril de 1825.

A morte do pai obrigou-o a ir viver para Trás-os-Montes. Ao longo da sua existência revelou-se um falhado nos estudos e nos amores. As vicissitudes da vida fazem-lhe despoletar a ideia de que a fatalidade e a desgraça são destinos a que não pode escapar. Foi um profissional das letras multifacetado, cuja obra o posicionou com uma das figuras mais eminentes da literatura portuguesa. Suicidou-se a 1 de Junho de 1890, na freguesia de Ceide, Vila Nova de Famalicão.

O Nosso

CELORICO DE BASTO Évora, 29 de Março 1520

Celorico de Basto foi couto de homiziados (fugidos à justiça), criado em 1441 pelo infante D. Pedro, que tentava assim remediar os prejuízos do despovoamento da região. Caberia no entanto a I conceder foral ao concelho de Celorico de Basto, em Évora, a 29 de Março de 1520.

_____________________________

21 de Março: Dia Mundial da

Rosa Lobato de Faria: 1932

Quem me quiser háconchasa cantiga dos búzios e do mar.Quem me quiser háondase a verde tentação de naufragar.

Quem me quiser háfontes,a laranjeira em flor, a cor do feno,a saudade lilás que há nos poentes,o cheiro de maçãs que há no inverno.

Nº 16 MÊS

O Nosso Concelho

CELORICO DE BASTO - FORAL Évora, 29 de Março 1520

Celorico de Basto foi couto de homiziados (fugidos à justiça), criado em 1441 pelo infante D. Pedro, que tentava assim remediar os prejuízos do despovoamento da região. Caberia no entanto a D. Manuel I conceder foral ao concelho de Celorico de Basto, em Évora, a 29 de Março de 1520.

_____________________________

21 de Março: Dia Mundial da

Poesia

Rosa Lobato de Faria: 1932-2010

Quem me quiser há-de saber as conchas a cantiga dos búzios e do mar. Quem me quiser há-de saber as ondas e a verde tentação de naufragar.

Quem me quiser há-de saber as fontes, a laranjeira em flor, a cor do feno, a saudade lilás que há nos poentes, o cheiro de maçãs que há no inverno.

Quem me quiser háchuva que põe colares de pérolas nos ombros há-de saber os beijos e as uvashá-de saber as asas e os pombos.

Quem me quiser hámedos que passam nos abismos infinitosa nudez clamorosa dos meus dedos o salmo penitente dos meus gritos. ________________

27 de Março: Dia Mundial do

Sabias que o Teatro foi uma manifestação cultural criada pela Civilização da Antiga Grécia? O Teatro nasceu em Atenas, associado ao culto deus do vinho e das festividades. As representações teatrais tinham lugar em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Os teatros gregos tinham tão boas condiçõesque os espectadores podiam ouvir e ver, à distância, tudo o que se passatratando-se de uma assistência muito numerosa. Isso deviapor um lado, ao facto de as bancadassobre a encosta de uma colina e, por outro lado, a diversos artifícios utilizados em cena

___________________________

MÊS Março ANO 2010

Quem me quiser há-de saber a

ue põe colares de pérolas nos

de saber os beijos e as uvas de saber as asas e os

Quem me quiser há-de saber os

que passam nos abismos infinitos a nudez clamorosa dos meus

o salmo penitente dos meus

____________________________________________

27 de Março: Dia Mundial do

Teatro

Sabias que o Teatro foi uma manifestação cultural criada

Civilização da Antiga

O Teatro nasceu em Atenas, associado ao culto de Dionísio, deus do vinho e das festividades.

As representações teatrais tinham lugar em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Os teatros gregos tinham tão boas condições que os espectadores podiam ouvir e ver, à distância, tudo o que se passava na cena, mesmo

se de uma assistência muito numerosa. Isso devia-se, por um lado, ao facto de as bancadas se abrirem em leque sobre a encosta de uma colina e, por outro lado, a diversos artifícios utilizados em cena.

________________________________

Page 2: Boletim Informativo Março 2010

Boletim Informativo

Espaço Internet

Portal da Língua Portuguesa

www.portaldalinguaportuguesa.org

O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.

Portal das escolas

www.portaldasescolas.pt

O Portal das Escolas disponibiliza, desde o passado dia 27 de Janeiro, uma área de jornais e revistas de interesse educativo. Esta área consiste num arquivo documental histórico (desde 1910), facilmente pesquisável,

da imprensa escrita. Direccionado a professores registadestes podem utilizar em contexto pedagógico, a partir de agora, um acervo de conteúdos de qualidade. Um total de um milhão e duzentas mil páginas de jornais e revistas do Grupo Impresa alguns títulos já extintos e outros ainda progressivamente disponíveis no Portal das Escolas. Entre os títulos a disponibilizar estão A Capital, História, O Jornal, Sete, Expresso, Jornal de Letras e Visão. Já estão acessíveis conteúdos nos seguintes dossiês temáticos: História, Personalidades e Sociedade.________________________________

Program

Hora do Conto“Cristalina a gota de água” maiores de 7 anos“Narizinho e a primavera” maiores de 4 anos | Sujeita a marcação Sábados Mágicos "Arca dos Contos" cartas com imagens soltas, estimulando a criatividade das crianças para a construm puzzle de histórias | Actividade a realizar quinzenalmente e sujeita a marcação Cinema Infantilcidade min.)

Nº 16 MÊS

da imprensa escrita. Direccionado a professores registados no Portal das Escolas, estes podem utilizar em contexto pedagógico, a partir de agora, um acervo de conteúdos de qualidade.

Um total de um milhão e duzentas mil páginas de jornais e revistas do Grupo Impresa - alguns títulos já extintos e outros ainda em circulação - irão estar progressivamente disponíveis no Portal das Escolas. Entre os títulos a disponibilizar estão A Capital, História, O Jornal, Sete, Expresso, Jornal de Letras e Visão. Já estão acessíveis conteúdos nos seguintes dossiês temáticos: istória, Personalidades e

Sociedade. ________________________________

Programa * Março 2010

Hora do Conto “Cristalina a gota de água” – maiores de 7 anos “Narizinho e a primavera” – maiores de 4 anos | Sujeita a marcação

Sábados Mágicos

"Arca dos Contos" | Jogo de cartas com imagens soltas, estimulando a criatividade das crianças para a construção de um puzzle de histórias | Actividade a realizar quinzenalmente e sujeita a marcação

Cinema Infantil: “Oliver Twist na cidade – maiores de 4 anos (63 min.)

Oficina de escrita criativa Através de palavras escolhidas pelas crianças, constroem umahistória com princípio, meio e fim ; Público Alvo: infanto Mostra Bibliográfica"As mulheres na escrita…|Público Alvo : comunidade geral | 4 a 10 de Março "Obra de Branco"|Públicocomunidade em geral | 16de Março “Poemas à solta…”Alvo: comunidade em geral | 16 a 23 de Março Biblioteca fora de portas..."Às voltas com os livros"|Distribuição de baús fundo documental da BM e BE/CRE da Vila"Hora do Conto"de animação nos JI de Fermil, Arnoia, Vila e Canedo Visitas Guiadasmarcação

Quinta de S. Silvestre 4890

Tel. 255 320 360 Fax 255 320 365bmcbmrs@cm

[email protected]

Blogue: http://aarcadoscontos.blogspot.com

MÊS Março ANO 2010

Oficina de escrita criativa

Através de palavras escolhidas pelas crianças, constroem uma história com princípio, meio e fim ; Público Alvo: infanto-juvenil

Mostra Bibliográfica "As mulheres na escrita…" Público Alvo : comunidade em

4 a 10 de Março

Obra de Camilo Castelo Público Alvo:

comunidade em geral | 16 a 20

“Poemas à solta…” Público Alvo: comunidade em geral | 16

Março

Biblioteca fora de portas... "Às voltas com os livros" Distribuição de baús com

documental da BM e BE/CRE da Vila "Hora do Conto" | Actividade de animação nos JI de Fermil, Arnoia, Vila e Canedo

Visitas Guiadas|Sujeita a marcação

Quinta de S. Silvestre – Gémeos 4890-377 Celorico de Basto

Tel. 255 320 360 Fax 255 320 365 [email protected]

[email protected] [email protected]

http://aarcadoscontos.blogspot.com

Page 3: Boletim Informativo Março 2010

Boletim Informativo

Março 1 a 5 de Março : Semana da Leitura

12, 13 e 14 de Março: VII Festa Internacional das Camélias

22 de Fevereiro – 24 de Março: 14ª Edição do Prémio Nacional de Ilustração

Em Fevereiro Visita do Grupo do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas

Nº 16 MÊS

Em Fevereiro Visita do Grupo do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas

Desfile de Carnaval

MÊS Março ANO 2010

Desfile de Carnaval