boletim informativo -...

28
19 n. FEVEREIRO2009 BOLETIM INFORMATIVO PUBLICAÇÃO SEMESTRAL AS ACTIVIDADES DOS NOSSOS IDOSOS O CIVINHAS CÁ ESTAMOS DE VOLTA!

Upload: vophuc

Post on 24-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

19n.FEVEREIRO2009BOLETIM INFORMATIVO PUBLICAÇÃO SEMESTRAL

AS ACTIVIDADESDOS NOSSOS

IDOSOS

O CIVINHASCÁ ESTAMOS

DE VOLTA!

02 INFORMATIVO

EDITORIALGUILHERME VILAVERDE

FICHATÉCNICA

Área da InfânciaAna Mª Oliveira LimaCristina Mª Teixeira CarvalhoJoana Mª Rocha OliveiraMª Helena Alves P. RaimundoMª do Rosário S. FerreiraMª Teresa Teixeira Coelho AguiarMónica Cristina Osório G. PereiraSílvia Mª Amaral Nogueira da Silva Barreto

Área da Terceira IdadeAna Maria AbreuCláudia Patrícia J. OliveiraMaria Luísa da Cunha PereiraPaula Alexandra Freitas T. Pinto

Tiragem: 700 exemplares

Design Gráfico e Paginação:Germina - Cooperativa de Ideias e Eventos, CRL.Tel: 217 269 015 / [email protected]

CANTO D´ENCANTO - A MERECIDA FESTA

Tal como vínhamos anunciando, deu-se finalmente a conclusão da obra do nosso magnífico Lar de Idosos assim como o seu completo apetrechamento com todo o tipo de móveis e equipamentos indispensáveis ao seu pleno uso e adequado funcionamento, facto que mereceu justificada comemoração festiva em acto inaugural que ocorreu em 6 de Fevereiro último.

Mais um momento único de júbilo e de particular emoção viveram os responsáveis, colaboradores e utentes do CIVAS e da CHE AS SETE BICAS, festejando conjuntamente o inquestionável sucesso de uma parceria exemplar e única, assente que foi na entreajuda, intercooperação e intensa solidariedade entre ambas as instituições da nossa Vila, prestes que estão a completar, respectivamente, 27 e 34 anos de qualificados serviços em prol da comunidade.

Ao mais alto nível se fizeram representar no acto os nossos poderes institucionais, de âmbito central e local. O Governo marcou presença com José Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e da Solidariedade e ainda dos três Secretários de Estado do mesmo Ministério (a Adjunta e da Reabilitação, da Segurança Social e do Trabalho e Formação Profissional). Isto para além do Presidente e Director Distrital do Instituto da Segurança Social e o Presidente do IHRU, Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, organismo que disponibilizou o financiamento indispensável á construção do Empreendimento.

Da parte do Município marcaram presença o Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, bem como o seu Vice, Nuno Oliveira e os Vereadores Luisa Salgueiro, Correia Pinto e Joana Felício, a que se juntaram ainda os Deputados Municipais Monteiro da Mota, Alfredo Barros e Sérgio Páscoa e também o Presidente e um Membro do Executivo das Juntas de Freguesia de Guifões e Senhora da Hora.

A esta grande festa associaram-se ainda inúmeros outros convidados institucionais, empresariais, cooperativistas e sociais e também dirigentes, colaboradores e utentes da As Sete Bicas e do CIVAS, com particular e merecido destaque para os grandes animadores culturais do evento, o grupo musical e de dança do Centro de Actividades de 3ª Idade do CIVAS, que muito dignamente abrilhantaram o agradável momento de convívio e de confraternização festiva que envolveu mais de 200 participantes no acto inaugural.A incontida emoção de responsáveis e beneficiários da obra esteve, justificadamente, por demais evidente. Muitos e muitos anos de canseira decorreram com o pensamento e desejo firme em alcançarmos tal meta. O percurso histórico de ambas as entidades e a alusão à inegável dimensão e qualidade da obra alcançada em prol das comunidades servidas esteve presente nas palavras proferidas pelos diversos responsáveis.Balanço positivo pela obra feita e louros pelo fundamental papel da economia social neste importante segmento de intervenção em favor das necessidades das populações abrangidas justificaram palavras de congratulação, apreço e sobretudo de muita esperança por um futuro melhor.

Perante mais uma importante etapa ganha, este foi também o momento que escolhemos para, perante tão representativa e alargada assembleia, desde logo anunciarmos o desejo de lançamento de um novo e imediato projecto destinado ao contínuo desenvolvimento da nossa actividade social.Desta vez, a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados em terreno a disponibilizar pelo Município, agora também em parceria com o Ministério da Saúde, parece poder vir a ser o nosso próximo passo e objectivo de acção, sempre na senda do que tem sido e queremos que continue a ser a nossa missão de bem servir a comunidade.

E isto porque o aliciante da esperança é o alcançar.

03FEVEREIRO2009INFORMATIVO

Feira doDesportoNos dias 05 e 06 de Julho de 2008, decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo da Senhora da Hora, a I Feira de Desporto, para assinalar a passagem da comemoração do 75º. Aniversário da Freguesia da Senhora da Hora, organizada pala Associação de Colectividades do concelho de Matosinhos e na qual estiveram representadas várias colectividades existentes neste concelho.Assim, no dia 05 de Julho o CIVAS actuou com o seu Grupo de Danças e Cantares, apresentando várias danças folclóricas, bem como algumas canções populares.No dia 06 de Julho actuamos com o nosso Grupo Coral “Melodias de Sempre”, apresentando várias canções, desde o fado até à canção ligeira. Durante esta tarde, ainda apresentamos uma dança artística, que foi muito aplaudida pelo público.

Durante o mês de Julho decorreu a época balnear.Esta iniciativa é apoiada pela Câmara Municipal de Matosinhos, sendo benéfi ca para a saúde e animação dos Idosos, pelo que todas as Instituições de Apoio a Idosos frequentaram, no mês de Julho, a praia “Maria Moreira”, em Leça da Palmeira. O número de participantes era bastante elevado, pelo que foi decidido dividir as várias

Colónias Balnearesorganizações sociais pela 1ª e pela 2ª quinzena do mês de Julho. O CIVAS participou na 2ª quinzena, que decorreu desde o dia 14 ao dia 26 de Julho.Durante estes dias os nossos utentes tiveram a oportunidade de conviver com séniores de outras freguesias, assim como, com os professores de educação física que, habitualmente, acom-panham estas actividades.No dia 26 de Julho, último dia de praia, foi

organizado a “Final de Jogos de Praia“ mas, por motivos das condições climatéricas não serem as mais adequadas, fi camos impossibilitados de prosseguir com os jogos que estavam previstos realizar.Apesar deste contratempo, continuamos a pensar que este tipo de iniciativa é muito relevante para os nossos utentes, uma vez que favorece a melhoria da Qualidade de Vida dos mesmos.

04 INFORMATIVO

No dia 29 de Julho foi comemorado o Dia dos Avós, organizado pela Área Metropolitana do Porto.Este ano, foram cerca de sete mil, os idosos que participaram nesta grandiosa festa, que decorreu no recinto do Europarque, situado na Vila da Feira, sendo oriundos de vários concelhos, tais como, Santa Maria da Feira, Matosinhos, Maia,

Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Trofa, Santo Tirso, Arouca, Porto, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira.O CIVAS foi convidado a participar com o seu Grupo de Danças e Cantares, apresentando para o efeito algumas danças de folclore, bem como cantares tradicionais. Outros números foram apresentados por outras instituições, durante a

tarde, nomeadamente, grupos de dança, de teatro e de música, que contribuiram, dessa forma, para uma tarde de festa e convívio entre idosos com vivências diferentes.Foi uma tarde muito agradável que, na nossa opinião, deverá ser mantida, uma vez que permite promover e alargar as redes de inter-conhecimento entre idosos de vários concelhos.

No dia 30 de Julho, fomos assistir a mais uma Gala Sénior do belissímo espectáculo do FESTARTE. Trata-se de um Festival Internacional de Artes e Tradições Populares, organizado pelo Rancho Típico da Amorosa e que contou com a participação de vários países, designadamente, Sérvia, Argentina, Espanha, Índia, República Checa, Hungria e de Taiwan.São vários os factores que levam os utentes a apreciar bastante este evento cultural, nomeadamente, o colorido dos trajes, típicos de cada país e região, a simpatia dos artistas e também as danças e a expressão musical, muitas vezes tão alegre e tão diferente de cultura para cultura.

Festarte

A CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, promoveu uma iniciativa “Chama da Solidariedade”, um grande evento nacional e que teve como objectivo o envolvimento das Instituições, dos seus utentes, colaboradores e população em geral, na promoção da Festa da Solidariedade.Esta iniciativa consistiu no transporte de uma chama, semelhante à conhecida “Chama Olím-pica”, que contou com a participação das várias instituições do concelho de Matosinhos.A Chama da Solidariedade chegou a Matosinhos no dia 25 de Setembro e pernoitou em Lavra durante essa noite. No dia seguinte, dia 26 de Setembro percorreu várias freguesias deste concelho, tendo chegado à Senhora da Hora cerca das 09h00, acompanhada por uma imensa

Dia dos Avós

caravana, composta por bombeiros, motoqueiros, polícia, e particulares. O CIVAS ficou incumbido de transportar a referida chama, desde o Centro de Saúde da Sr.ª da Hora até à Rua da Estação Velha (junto às bombas de gasolina), local onde a mesma seria entregue a outra instituição e foi

o Sr. Américo Tomé, (utente do Centro de Dia, do CIVAS, eleito por todos os colegas) a pessoa que transportou a chama da solidariedade, numa moto devidamente apetrechada e sempre acompanhado por vários veículos, que serviram de apoio à caravana.

Festa da Solidariedade

05FEVEREIRO2009INFORMATIVO

Quinzena SéniorÉ FESTA, É FESTA AVÓZINHAVAMOS LÁ PRÁ DISCOTECAFOI NO MÊS DE SETEMBRO

QUE COMEÇOU A NOSSA FESTA

A QUINZENA DO IDOSOCOMO É DE TRADIÇÃOE COMO É HABITUALTIVEMOS TUDO DE BOM

E NO BOWLING COMO É BOMOS MECOS PODER TOMBARMAS QUASE QUE NÃO HÁ FORÇAPARA A BOLA ARREMESSAR

E A TARDE DE CINEMA QUE NOS LEVARAM A VERFOI LINDA A MÚSICA DOS ABBAPARA TODOS REVIVER

FOI O PASSEIO DE BARCOÉ SEMPRE BOM RECORDAR

AO VER AS MARGENS BONITASE A RIBEIRA A PASSAR

FOMOS VER A BICHARADAPLANTAS E TUDO MAIS

MAS SEMPRE MUITO EM SILÊNCIOSEM ASSUSTAR OS ANIMAIS

EM LEÇA DA PALMEIRAERAM TANTOS OS IDOSOSA FAZER TAI-CHI-CHUANQUASE QUE FICARAM FAMOSOS

NO DIA 8 DE OUTUBROFOMOS TODOS À TORREIRA

FOI TÃO BOM O NOSSO ALMOÇOE A TARDE COM MUITA BRINCADEIRA

06 INFORMATIVO

A VILA NOVA DE GAIANÓS TIVEMOS DE VOLTARPARA JOGARMOS O GOLFEE A BOLINHA ATIRAR

PARA A QUINZENA TERMINARO NOSSO RANCHO ACTUOU

NO AUDITÓRIO DA EXPONORE TODA A GENTE GOSTOU

Maria Céu Nogueira( Utente do Centro de Convívio)

COMEÇOU PELA DISCOTECANÃO GOSTEI DA BRINCADEIRAQUEM NÃO PUDESSE DANÇARTINHA DE LEVAR CADEIRA

FOMOS PASSEAR DE BARCOQUE ALEGRIA SENTIAO VER O MURO DA RIBEIRAE A CASA ONDE NASCI

ENTRAMOS NO NORTESHOPPINGGRANDE TARDE, MAS...PEQUENA!...

PRIMEIRO JOGAMOS BOWLINGDEPOIS FOMOS AO CINEMA!

NO PARQUE BIOLÓGICO DE GAIADEMOS UMA BOA CAMINHADAVIMOS AVES MUITO LINDASE DIVERSA BICHARADA

ESTIVEMOS NO CALÇADÃODA PRAIA DE LEÇA DA PALMEIRAFIZEMOS O TAI-CHI-CHUANEM AMENA CAVAQUEIRA!

TAMBÉM FOMOS À TORREIRAUM BOM ALMOÇO COMERDEPOIS, DURANTE A TARDEDANÇOU-SE ATÉ MAIS NÃO PODER!

07FEVEREIRO2009INFORMATIVO

NÓS NUNCA JOGAMOS GOLFEMAS LÁ...PEGAMOS NO TACO!ATÉ CONSEGUIMOS METERAS BOLINHAS NO BURACO!

POR FIM O ÚLTIMO DIANÃO PODIA ACABAR MELHOR

ABRIMOS O ESPECTÁCULONO AUDITÓRIO DA EXPONOR

À CÂMARA DE MATOSINHOSCOM O CIVAS INTEGRADOQUEREMOS AGRADECER DIZENDO …“ MUITO OBRIGADO!”

Américo Jesus Tomé(Utente do Centro de Dia)

“Os Cuidados a ter com o Calor”Acções de Sensibilização

No dia 18 de Julho, decorreu no CIVAS, no auditório do Centro de Apoio à Terceira Idade, uma acção de sensibilização sobre “Os Cuidados a ter com o Calor” sendo, esta iniciativa apresentada por estagiárias de enfermagem, colocadas no Centro de Saúde da Senhora da Hora. Destacam-se as seguintes medidas preventivas:• Evitar as horas de maior calor, sobretudo, entre as 11 e as 17 horas;• Vestir roupa leve, de preferência, de algodão;• Beber muitos líquidos, nos dias de maior calor ingerir entre 1,5 litro a 2

litros de água, preferencialmente, fora das refeições;• Preferir passear em locais com sombra;• Usar chapéu;• Utilizar protector solar de acordo com o tipo de pele;• Confeccionar refeições mais leves, optando, mais vezes, pelas saladas.

“Como evitar a Gripe”No dia 29 de Outubro, foi realizada uma outra iniciativa de sensibilização, mas desta vez sobre “Como evitar as Gripes”, apresentada pela Dr.ª Marlene e Dr. Luís que se encontram a realizar o internato da especialidade em Medicina Geral e Familiar e pela Enfermeira Graça Fonseca

que exerce funções no Centro de Saúde da Senhora da Hora. Nesta intervenção foram dadas várias informações e sugestões acerca da gripe, tais como “o que é a gripe?”, “o que fazer para prevenir as complicações da gripe”, “quais os sintomas que a gripe provoca?”; de que forma se

manifesta; como saber distinguir as gripes das constipações e quais os cuidados a ter com este tipo de enfermidade. A gripe é uma doença infecciosa aguda das vias respiratórias, causadas pelo vírus da gripe.

08 INFORMATIVO

Portanto, se estiver com gripe, o que fazer?• Descanse;• Beba muitos líquidos;• Não se agasalhe demasiado;• Tome medicamentos para a febre e dores;• Não tome antibióticos, porque não actuam nas doenças virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura;• Se viver sozinho, especialmente se for idoso, deve pedir alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.

Evite transmitir a gripe:• Reduza os contactos com outras pessoas;• Lave frequentemente as mãos com água e sabão;• Se tossir ou espirrar proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única e lave as mãos.

Quais os sintomas da gripe?• No adulto, inicio súbito de febre alta, calafrios, dores de cabeça, dor de garganta, dores musculares e articulares, tosse seca, congestão nasal e mal-estar geral.

A Gripe e a Constipação são a mesma doença?• Não. Os vírus que as causam são diferentes e, ao contrário da gripe, os sintomas/sinais da constipação são limitados às vias

respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo. Os sintomas e sinais da constipação surgem de forma gradual.

Como evitar a gripe?• A gripe pode ser evitada através da vacinação anual e da redução de contactos com pessoas infectadas. Esta vacina só

confere protecção contra a gripe sazonal. Se por acaso a pessoa vacinada for infectada com o vírus, terá uma doença mais ligeira.

SE TIVER DÚVIDAS TELEFONE PARA A LINHA SAÚDE – 808 24 24 24

O CIVAS está sempre receptivo a realizar este tipo de iniciativas, uma vez que sendo acções com temáticas ligadas à prevenção dos cuidados de saúde, são do agrado da maior parte dos utentes e permitem-lhes tirar dúvidas, motivando-os para uma melhor adequação de hábitos quotidianos, que lhes proporcionam um estilo de vida mais saudável.

09FEVEREIRO2009INFORMATIVO

No âmbito das comemorações de actividades sazonais, o CIVAS realizou no dia 11 de Novembro um animado convívio, para festejar o tradicional S. Martinho. Assim e durante a tarde decorreu o ensaio de coral e mais tarde seguiu-se um divertido baile, onde todos os participantes tiveram oportunidade de se animarem, participando na referida festa. No final, foram servidas as tradicionais castanhas, acompanhadas por um bom vinho e seguidas de um delicioso caldo-verde. Todos os utentes ficaram satisfeitos com a comemoração desta data festiva.

Magusto deS. Martinho

No dia 26 de Novembro realizou-se no auditório do Centro de Apoio à Terceira Idade do CIVAS, uma Missa de Homenagem aos Utentes já falecidos. Esta cerimónia religiosa foi presidida pelo Sr. Padre Amaro Gonçalo, novo pároco da freguesia da Senhora da Hora.

Missa de Homenagem aos Utentes Falecidos

Durante a celebração da missa, o grupo coral do CIVAS acompanhou nos cânticos, contando para isso, com a participação do organista litúrgico, Sr. Gonçalo Manuel de Castro, que durante vários dias se disponibilizou para ensaiar os nossos utentes.

Esta é uma actividade que conta sempre com uma forte adesão dos nossos utentes, uma vez que é dedicada aos utentes que já partiram e que já passaram muitos dias junto de nós, deixando ligações afectivas, reforçando a união espiritual entre os utentes e colaboradores.

10 INFORMATIVO

Sarau de Natal“Sonhar é dançar…e dançar é sonhar!”

No dia 14 de Dezembro o CIVAS participou num Sarau de Natal, baseado no tema “Sonhar é dançar…e dançar é sonhar!”, apresentado no auditório de Lavra e que foi promovido pela Drª. Carla Moreira, monitora nesta instituição de técnicas de relaxamento e de expressão dramática.É uma iniciativa muito interessante que permite o convívio de pessoas de várias gerações, desde os 2 até aos 84 anos de idade.O CIVAS participou neste espectáculo com dois números, tendo na primeira parte, apresentado um pequeno Sketch, intitulado, “A Prenda de Natal “, no qual os nossos idosos tentaram, transmitir a

A Câmara Municipal de Matosinhos, atenta às necessidades dos idosos do concelho de Matosinhos, numa época de pequenos gestos de amizade e de estender uma mão amiga, ofereceu aos idosos do concelho de Matosinhos, o tradicional bolo-rei, típico desta quadra natalícia, acompanhado de uma embalagem de fantasias de chocolate. No CIVAS a entrega desta oferta foi efectuada no dia 16 de Dezembro.

Comemorações de Natal

Entrega de Bolos-Reis

todos os presentes, principalmente às crianças que, no Natal, o mais importante não é receber prendas, mas sim termos sempre a família unida, valorizando desta forma os laços familiares e de afectividade. Na segunda parte do espectáculo, o CIVAS apresentou uma dança artística.Foi uma tarde muito bem passada e muito divertida.No fi nal da actuação dos nossos utentes, toda a assistência presente, aplaudiu de pé, os nossos “artistas”, de uma forma bastante entusiasta e com os rostos pautados de emoção e admiração, pela “perfomance” e pela alegria, exibidos em palco.

11FEVEREIRO2009INFORMATIVO

É no Natal que o espírito de solidariedade se torna mais forte e que se vive a festa da união e da partilha, sendo, por isso, uma festa de sentimentos tão nobres, como é o caso da amizade.O CIVAS com a preocupação de promover iniciativas que vão ao encontro destes príncipios, que permitem reforçar os laços de fraternidade e de amizade, organizou, à semelhança dos anos anteriores, a troca de presentes, entre os utentes do Centro de Apoio à Terceira Idade.Assim, cada utente teve que levar uma prenda, de valor simbólico, à qual era atribuído um número. No momento da entrega do presente, cada pessoa tirava, aleatoriamente, um “papelinho”, com o número correspondente a cada prenda, mostrando reacções de surpresa.Durante essa tarde ainda foi possível alguns utentes, apresentarem,

Troca de Presentesaos seus colegas, breves momentos artísticos, bem como receber o Dr. Guilherme Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos que, inesperadamente, e numa breve visita muito honrou e sensibizou os nossos Idosos com a sua presença.No final da tarde, foi ainda servido um pequeno beberete, no qual não faltaram as tradicionais iguarias natalícias. Durante o lanche foi ainda possível fazer-se um convívio muito animado, com os nossos músicos a cantar à desgarrada, proporcionando aos presentes grande alegria e satisfação, num ambiente deveras familiar e acolhedor, tão característico desta quadra festiva.Esperamos que estes lindos momentos de confraternização e felicidade, fiquem perpetuados no tempo e que fiquem registados para sempre, nas memórias dos nossos queridos utentes.

Festa de Natal SéniorA Câmara Municipal de Matosinhos promoveu, este ano a realização de uma Festa de Natal Sénior para todas as pessoas Idosas do concelho de Matosinhos.A festa decorreu no dia 19 de Dezembro e foi realizada num dos pavilhões de exposições da Exponor, em Leça da Palmeira.À medida que os idosos, provenientes das várias IPSS´S de Matosinhos, e das Juntas de Freguesia deste concelho, num total de cerca de 7000 pessoas, foram chegando ao local da festa, foram recebidos por um animador – Ricardo Couto, animador do PortoCanal, que ia apresentando algumas canções “Karaoke”, permitindo que desta forma as pessoas que fossem chegando mais cedo ao local, tivessem de imediato animação. O convidado especial

era o Padre Luís Borga que, com a sua banda, apresentou alguns dos seus temas, alguns religiosos e outros mais populares, promovendo a participação dos Idosos. Durante a tarde, o Presidente da Câmara Municipal de

Matosinhos – Dr. Guilherme Pinto passou pela festa e, acompanhado por alguns Presidentes de Juntas de Freguesia, aproveitou para deixar aos seniores participantes uma mensagem de Festas Felizes.

12 INFORMATIVO

NECROLOGIAJúlio Martins Braga – 22-07-2008 - Utente do Centro de ConvívioJosé Campos Rodrigues Condenço – 16-08-2008 – Utente do ADIMaria José Ferreira – 05-09-2008 – Utente do ADIZulmira Sousa Teixeira – 09-09-2008 – Utente do ADIDolores da Conceição – 13-09- 2008 – Utente do SAD

Bernardina Rosa Xavier Costa – 13-10-2008 – Utente do ADIJoaquina Rosa Pinto de Sousa – 07-12-2008 – Utente do Centro de DiaAureleano Conceição Salgado – 11-12-2008 – Utente do Centro de ConvívioMaria José Jesus Lopes Baptista – 20-12-2008 – Utente do ADI

Depois de culminar mais um ano, eis-nos chegados a 2009.Com a entrada do novo ano, é habitual os utentes do Centro de Apoio à Terceira Idade do CIVAS, desejarem um feliz Ano Novo a todos os seus amigos. Assim sendo, os nossos Idosos, trajados a rigor e com as vozes afinadíssimas, foram no dia 08 de Janeiro, à Câmara Municipal de Matosinhos para, cumprirem, em conjunto com outras instituições, a tradição de cantarem os Reis ao Senhor Presidente – Dr. Guilherme Pinto e Senhores Vereadores, Dr. Nuno Oliveira, Dr. Correia Pinto, Dr. Fernando Rocha e Drª. Joana Felício, deixando-lhes uma palavra de paz e de esperança.Após a actuação dos grupos corais foi oferecido aos participantes um lanche, bem como uma pequena lembrança.

Cantar os Reis

No dia 20/10/2008, pela primeira vez, no Centro de Apoio à Terceira Idade do CIVAS, ocorreu a celebração do centésimo aniversário de uma das nossas utentes – a Dª ELISA SANTOS MOREIRA. A utente do Centro de Dia, felizmente, está lúcida e tem mobilidade o que lhe permitiu participar com agrado na festa organizada pelo CIVAS.A festa contou com a presença do Presidente da Direcção, Guilherme Vilaverde, que ofereceu uma placa, em nome da instituição, comemorativa da longevidade da idosa. Também estiveram presentes os familiares da Dª Elisa que contribuíram com o bolo de aniversário e manifestaram apreço pelo convite da organização, emocionados pelo acontecimento raro.É uma honra para a instituição e para todos os seus colaboradores poder acompanhar pessoas idosas num processo de envelhecimento saudável e activo, quando as capacidades físicas e mentais possibilitam a existência de qualidade de vida.

HOMENAGEM

Comemoração do 100º Aniversário

Também considerámos fundamental a presença da família nestas ocasiões, porque proporcionam aos idosos o reforço dos laços familiares e a

partilha de momentos afectivos únicos, pelo que a sua participação é sempre bem acolhida pelo CIVAS.

13FEVEREIRO2009INFORMATIVO

Comemoração do 100º Aniversário

VAMOS LÁ TOCA A SORRIRHOJE É DIA DE ALEGRIAPORQUE HÁ ANIVERSÁRIONO NOSSO CENTRO DE DIA

NÃO É TODOS OS DIASQUE TEMOS ANIVERSÁRIOA QUERIDA D. ELISACOMEMORA UM CENTENÁRIO

CEM ANOS É MUITO TEMPOMAS FOI DEUS QUE ASSIM QUISCOM ESTA LONGEVIDADEQUEREMOS QUE ESTEJA FELIZ

ESPERAMOS QUE TENHA TIDOMUITOS CARINHOS E AFECTOSQUE TENHA MUITOS MIMINHOSDOS FILHOS, NETOS E BISNETOS

À nossa amiga D. ElisaSalvé o dia 20 de Outubro de 2008

DE TODOS NÓS PODE CRERÉ GRANDE A ADMIRAÇÃOESTE DIA VAI FICARNA NOSSA RECORDAÇÃO

UM BEIJO E UM ABRAÇODE TODOS ESTES IDOSOSPOR A TERMOS ENTRE NÓSFICAMOS MUITO ORGULHOSOS

VAMOS TODOS NÓS CANTARPOIS GOSTAMOS DE CANTIGASPARABÉNS FELICIDADESDOS COLABORADORES DO CIVAS

TODOS VAMOS PEDIRPARA A VIDA CONTINUARQUE VENHA OUTRA FESTA PARA OS 101 COMEMORAR

Votos Sinceros de Felicidades!Dos amigos do Centro de Apoio à 3ª. Idade do CIVAS

14 INFORMATIVO

Teve lugar, no passado dia 6 de Fevereiro, a Inauguração do Empreendimento de Guifões - Complexo Habitacional de 40 fogos com Lar de Terceira Idade.O acto inaugural contou com a presença do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. Vieira da Silva, acompanhado pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Dra. Idália Moniz, do Secretário de Estado do Trabalho e Formação Profissional, Dr. Fernando Medina e pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques, do Presidente do Instituto de Habitação e de Reabilitação Urbana, Eng.º Nuno Vasconcelos, do Presidente do Instituto da Segurança Social, Dr. Edmundo Martinho e dos dirigentes Distritais Drs. Luís Cunha e Afonso Lobão, do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira e pelos Vereadores Luísa Salgueiro, Correia Pinto e Joana Felício, de muitos outros convidados institucionais, empresariais, dirigentes cooperativos e da economia social, representantes técnicos do empreendimentos e dos órgãos sociais, colaboradores e membros das instituições anfitriãs do evento – o CIVAS – Centro de Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da Hora e a CHE As Sete Bicas CRL.A abertura da cerimónia teve lugar com a actuação do grupo musical e de danças do CIVAS – 3ª Idade no exterior do edifício, demonstrando o que a vitalidade dos anos dourados destes utentes pode ainda proporcionar. Seguiu-se o descerrar da placa da inauguração e as intervenções que marcaram o programa da sessão inaugural.A primeira intervenção da sessão foi conduzida pelo Director Técnico da Cooperativa, Eng.º José Coimbra, que apresentou o equipamento de apoio à Terceira Idade e as principais

Canto d´Encanto - A Inauguração!

características que distinguem a elevada qualidade construtiva e ambiental do edifício e que asseguram a sustentabilidade económica do seu funcionamento. Seguiu-se uma visita às instalações da Residência Geriátrica e que contemplou a visita aos quartos mobilados, à sala de estar, à sala de banho assistido, à sala de vigilância e à enfermaria. De volta à sala de convívio onde tiveram lugar as intervenções, os presentes puderam desfrutar de mais um momento de animação protagonizado pelos nossos idosos.

Reabriu a sessão de intervenções a Dra. Ana Mara Abreu, responsável pelo funcionamento do Equipamento, que realçou o empenho e comprometimento de toda a equipa de trabalho, recém formada, para prestar aos futuros utentes do equipamento serviços básicos e complementares de superior qualidade. A humanização dos serviços e a preocupação com o bem-estar físico e psicológico dos futuros “moradores” da Residência Geriátrica foram, aliás, palavras de ordem ao longo da sua intervenção.A seguir, pudemos ouvir as palavras do primeiro responsável pelas organizações anfitriãs, Guilherme Vilaverde. A emoção com que lembrou o percurso histórico d’ As Sete Bicas e do CIVAS e a exemplar parceria de intercooperação de que resultou o processo de criação deste equipamento de apoio à terceira

idade, único nas freguesias da Senhora da Hora, Guifões e Custóias, deixou já antever a possibilidade de surgimento de um novo projecto em Matosinhos, estando desta vez na forja uma Unidade de Cuidados Continuados, em parceria com os Ministérios da Segurança Social e da Saúde. Assim se faz o crescimento e desenvolvimento sustentado das organizações – projectar o futuro, consolidando o presente!A fechar as intervenções, foi a vez de tomar a palavra o Presidente do Município de Matosinhos, que elogiou o papel dos actores sociais do concelho e apontou a política da Câmara no sector e o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social que presidiu à Sessão e que não escondeu a óptima impressão com que ficou do nosso Canto d’Encanto. Encerradas que estavam as intervenções e registada a foto de grupo das personalidades públicas do momento, seguiu-se um almoço volante servido nas instalações da nova Residência Geriátrica.Ficará certamente para a história das instituições intervenientes este dia festivo que lançou uma nova vertente do incansável serviço social da CHE As Sete Bicas e de apoio à terceira idade que o CIVAS presta à comunidade local. Que a entrada em funcionamento da Residência Geriátrica constitua uma efectiva resposta às muitas necessidades da nossa população.

15FEVEREIRO2009INFORMATIVO

c

n

civinhas FEVEREIRO2009

c i iv

17FEVEREIRO2009

nha

INFORMATIVO

Sala dasFormiguinhas

ivha

Queridos pais:

Já viram como crescemos? Fomos “promovidos” e

estamos na sala das Formiguinhas.

Nesta sala já trabalhamos muito e até desenvolvemos

projectos.

O primeiro foi o do quarto e aprendemos a “cuidar” do

bebé e a leva-lo a passear no carrinho. A Joana até teve

de levar mais do que um pois todos nós queríamos um

carrinho para passear o nosso boneco.

Seguiu-se o projecto da música que foi um sucesso!!!

Aprendemos que existem diferentes instrumentos

musicais e que cada um deles produz um som.

Enfi m, temos feito, ao longo deste trimestre, grandes

progressos e evoluído a todos os níveis.

Cada vez somos mais autónomos a comer com a colher,

a beber o leitinho na caneca, e até a nos fazermos

entender melhor com os adultos.

Já quase todos andamos sozinhos, mas mesmo assim

continuamos mesmo é a gostar de estar no colinho e no

mimo das nossas educadoras.

Na próxima edição do jornal teremos, com certeza, mais

novidades para contar!!!

vv

n

c

ic i v

18 civinhas INFORMATIVO

n haha

c i iiv

iv

19FEVEREIRO2009INFORMATIVO

Beijinhose até à próxima!

Joaninhas....Adeus 2008! Olá 2009!

Neste jardim encantado, cheio de luz e de côr, vivem 25 Joaninhas muito amigas, brincalhonas e trabalhadoras.Recuando no tempo, quatro meses já passaram, e nesses quatro meses de 2008, as Joaninhas divertiram-se muito na sua salinha, criando laços de amizade entre elas e os adultos que as acolheram. Aprenderam regras e valores de estar perante a vida. Elaboraram alguns trabalhos de pintura livre, colagem orientada, brincadeiras com pasta de farinha e muitas outras coisas…Chegou o S. Martinho. E nesse dia as Joaninhas divertiram-se muito ao redor da fogueira do nosso magusto. Que boas estavam aquelas castanhinhas muito quentinhas acompanhadas com um belo suminho de laranja!...Um dia muito bonito que marcou o ano de 2008, foi um belo passeio à nossa zona ribeirinha do Porto, onde as Joaninhas apreciaram o nosso lindo rio Douro. Vejam como estamos felizes junto ao Cubo da Ribeira!...

Dezembro foi um mês cheio de Paz e Amor com a preparação da nossa Festa de Natal e confecção das prendinhas para oferecer à família com votos de Boas Festas. E com o bater das doze badaladas e das uvas passas a acompanhar, o 2009 chegou em grande com o dia 1 de Janeiro dedicado à Paz no Mundo.E agora as Joaninhas querem deixar aqui uma mensagem de esperança e de Paz para o novo ano, esperando que todos sejam felizes.

Ficamos muito tristesQuando ouvimos falarQue há meninos com fomeE a guerra não vai acabar.

Os adultos não percebemOu não querem entenderQue todos precisamosDe amor para viver.

A Paz começa em nósNo coração e no larPara vivermos em PazTemos de saber amar.

Todos de mãos dadas vamos ajudar a construir a PAZ!....

Neste jardim encantado, cheio de luz e de côr, vivem 25 Joaninhas muito amigas,

v ic i

20 civinhas INFORMATIVO

Olá nós somos os Peixinhos E temos muitas notícias para vos contar.No início do ano, havia muitas novidadesE tivemos que nos adaptar.

Nesta sala temos um espaço engraçadoQue nos faz imaginar e criarPodemos ser princesas, reis ou fadas num mundo de encantar.

Entusiasmo não nos faltaE à família também não.Pois o seu contributo é fundamentalEm qualquer ocasião.

Com o Natal a aproximar-seDecidimos construir uma árvore.Mas para mais bela fi car As mãos de todos tivemos de juntar.

Para celebrar os reis Uma bela caixa resolvemos pintar,Para com uma surpresa (feita por nós)A boca podermos adoçar.

O nosso interesse por animais despertou em nós um projectoque já se iniciou,mas ainda não está completo.

Já construímos o nosso animal preferidoE um álbum de animais fi zemos, A próxima etapa é um espaço na salaPara os conhecermos e brincarmos mais de perto.

E continuamos a contarCom a vossa colaboraçãoPois não há melhor forma de crescerQue em harmonia e união.

Até breve!!!

Sala dosPeixinhos

ic i

iv21FEVEREIRO2009INFORMATIVO

iDesenho da Inês Rebelo (4 anos)

Neste mês de Dezembro há que lembrar do conforto que a reunião familiar proporciona, a paz, a amizade entre as pessoas independentemente da raça, da religião e ideais políticos.Assim os cogumelos com muito amor e alegria enfeitaram a sua salinha, decorando o pinheirinho com as suas bolas e fi tas de Natal, ouvindo canções de Natal e histórias de Natal.Todo este mês foi dedicado ao Natal, fi zemos a nossa prendinha a oferecer à nossa família, bem como ensaiámos com toda a nossa dedicação e esforço para a nossa festinha de Natal do Civas.Tudo foi feito com alegria, empenho e amor, mas isso deve estar sempre presente entre nós, trabalharmos e relacionarmos com os outros tal como o Natal deve estar sempre em nós.Agora vamos voltar ao nosso trabalho de “sala”. Um bom ano 2009.

Sala dosCogumelos

ivc i c22 civinhas INFORMATIVO

Girassóis a explorar....

INFORMATIVO

Girassóis a explorar....Olá a todos! Cá estamos nós novamente (sala dos Girassóis) para vos contarmos algumas novidades.Para os papás mais atentos sabem que já passamos por vários projectos e que nos divertimos muito além de termos aprendido várias coisas. Com o nosso projecto: a Quinta no Outono, aproveitamos para fazer as vindimas, cortando os cachos de uvas….

…pisando-as……

… e provando o “produto fi nal”, claro, o Vinho!

Foi mesmo divertido, mas não foi só.Também fi zemos a ”Desfolhada” na nossa sala, convidando os nossos amigos da sala dos cogumelos,

sendo a partilha um conceito muito importante para o nosso crescimento.

Para além disso, fi zemos uma visita ao museu do Linho/Milho onde pudemos observar cada uma das etapas de transformação até ao produto fi nal dos mesmos. Também tivemos a oportunidade de observar como se faz o pão. Foi engraçado pois fomos a uma confeitaria/pão quente, e no fi nal da visita ofereceram-nos o pãozinho com manteiga e um pingo, foi FANTÁSTICO!Como andávamos empolgados com a aproximação do Halloween, planeámos en-tão vivenciá-lo na nossa sala. Foi um dia Espectacular! Alguns trouxeram fantasias e doces, todos nos vestimos a rigor,

no fi nal do dia, partilhamos com todos os amigos da nossa escolinha, os biscoitos e os doces.Pois é pais, estes foram alguns dos momentos mais engraçados do nosso projecto. Depois começámos a “trabalhar” para o Natal, onde as decorações da sala, presentes (gostaram, não? Fizemos com muito carinho), a preparação para a nossa celebração na sala, e os ensaios para a festa de Natal ocuparam-nos muito tempo. Mas valeu a pena todo o nosso esforço. Ficamos a perceber melhor o porquê de se celebrar o Natal, e também valeu a pena ver os vossos rostos de felicidade e orgulho ao desembrulharem os presentes e ao verem-nos actuar. Mas o “trabalho” não para na nossa sala, já chegamos a acordo sobre o nosso próximo projecto, que irá ser “ O Corpo Humano e a Alimentação”, em que iremos aprender mais sobre o nosso corpo (como é constituído; quais os órgãos e para que servem; sistemas, etc.), assim como o que devemos de comer para crescermos fortes e saudáveis. Enfi m, ainda à muito a aprender, mas para isso também contamos com a vossa colaboração com material ou tudo aquilo que possa enriquecer a nossa exploração.

Obrigados e até à próxima!

e confeccionamos uns belos “biscoitos Halloween” com várias poções “Mági-cas”(corante alimentar). c i

iv

n ha

23FEVEREIRO2009INFORMATIVO

c i i

v Avisos!!!

AMA DOLORES

Festa de Natal

Programa de Amas

Mais um ano, mais uma festa de Natal, em que os meus pequeninos também brilharam. Infelizmente por motivo de doença, no dia, apenas puderam participar duas meninas.Eu como ama, considero mais uma boa oportunidade para demonstrar a importância de participar nestas iniciativas criativas e divertidas, tanto para as crianças, como para os pais.Para mim, é muito gratifi cante ver como as crianças se esforçam ao longo dos ensaios e o entusiasmo que demonstram em dançar e brincar com as outras crianças do infantário.Faço tudo isto, porque gosto muito do meu trabalho e fi co satisfeita ao ver o sorriso e a alegria estampada nos rostos dos pais, orgulhosos ao verem os seus fi lhos em palco.Valeu a pena o esforço, pois proporcionaram momentos de contentamento e diversão para todos.Beijinhos e no próximo ano lá estarei novamente com os meus pequenotes.

Dia 20 de Fevereiro vai realizar-se o nosso Cortejo de Carnaval. Todas as crianças deverão vir mascaradas nesse dia e o Cortejo parte do Infantário às 15.30 h. Os pais e familiares que assim o desejarem podem participar.

Dia 19 de Março iremos realizar na nossa escola uma festa para comemorar o Dia do Pai. É importante a presença de todos os pais.

Dia 20 de Março vai realizar-se a comemoração do Dia da Árvore, com a plantação de uma árvore no jardim do nosso Infantário.

Dias 10, 11, 12 e 13 de Abril (Tempo Pascal) o Infantário encontra-se encerrado.

nic i v

24 civinhas INFORMATIVO

Programa de Amas

AMA CAROLINAOLÁ , o meu nome é Carolina, tenho 54 anos e sou ama na Senhora da Hora, há 22 anos.Muito haveria para contar e recordar, mas o espaço não chegava para descrever tantas memórias. O que posso dizer é que, com os “meus meninos”, eu aprendo todos os dias a ser mais generosa e mais feliz. É gratifi cante contribuir para o crescimento destes pequeninos…, pequenos só em tamanho, pois ocupam um grande espaço na minha vida. Foram tantos “os meus meninos”… uns sensíveis e dóceis, outros mais traquinas e rebeldes. Foram tantas as experiências enriquecedoras… vendo-os crescer dia-a-dia, buscando sempre algo, olhando, agarrando, fazendo, querendo conhecer tudo à sua volta, em busca de um mundo cheio de encanto, magia e amor. E o carinho que transmitiam apenas com um simples sorriso ou um abraço, são experiências que não se conseguem descrever. Neste momento, os meus meninos são 4 príncipes: o Filipe, o Rafael, o Gonçalo e o Francisco.

O Filipe é um traquina muito vivo que chegou a minha casa ainda bebezinho e imediatamente me apaixonei. Era um bebé muito doce que transmitia muita tranquilidade. Mas foi crescendo e agora logo de manhã vem com uma energia que dura até à noite.

Filipe

O Rafael tem uma carinha de maroto, com uns olhinhos a brilhar, um sorriso a condizer e com a sua alegria, ele consegue cativar-nos. Não gosta de ver injustiças e se se metem com ele, não demora a dar o “troco”.

Rafael

É amoroso e muito simpático, o meu Gonçalo. Tem um sorriso bonito, é calmo e bem-disposto. Para ele tudo está bem, desde que seja a seu gosto.

Gonçalo

O Francisco é o que está comigo há menos tempo. Chegou tímido e muito caladinho, mas o seu olhar tem uma meiguice difícil de descrever e o sorriso uma ternura que me consegue derreter.

Francisco

Cada olhar, cada palavra, cada gesto de carinho, vindos destes pequeninos, dão-me força e ânimo para, diariamente, nunca desistir do meu trabalho. Espero que todos os “meus meninos”, encontrem, sempre, o melhor caminho para serem felizes e realizarem todos os seus sonhos. Beijinhos com saudade.

c i iv

n ha

25FEVEREIRO2009INFORMATIVO

Medidas Implementadasno Início do ano lectivo

No início deste ano lectivo foram implantadas na Creche e Jardim-de-Infância do CIVAS o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que consiste num conjunto de documentos e informações relacionados com cada uma das crianças. O PDI é operacionalizado através do Registo Desenvolvimento Individual (R.D.I), ou seja na observação e avaliação de competências de cada criança.

Ao longo do ano lectivo o R.D.I irá ser avaliado e revisto 3 vezes, o que por sua vez implicará reuniões trimestrais com os Encarregados de Educação.

O P.D.I é baseado no Manual de Orientações da Segurança Social e encontra-se a ser implantado em quase todas as IPSS a nível Nacional.

Uma outra medida fundamental, também implementada no início deste ano lectivo, é que diz respeito à Assistência Medicamentosa. Segundo as orientações da Segurança Social as Creches e Jardins-de-infância, só deverão administrar medicamentos mediante a apresentação de prescrição ou declaração médica, pelas suas famílias. Na ausência de declaração médica, deve ser solicitado ás famílias um termo de responsabilidade, a forma e horários de administração do medicamento. Assim, e como é do conhecimento dos encarregados de educação foi introduzido na nossa instituição, uma folha de “Registo de Medicação” que deverá ser entregue pelos Encarregados de Educação juntamente com a medicação a administrar no infantário.

Com estas medidas procuramos, sempre, melhorar a qualidade dos nossos serviços.

Como foi referido no boletim anterior (Julho), no ano de 2008 duas colegas nossas reformaram-se.Como já tinha ocorrido com a nossa colega Filomena Freitas, decidimos em 28 de Novembro último reunimo-nos, para um jantar

HOMENAGEM

de convívio e de despedida, onde reinou mais uma vez a alegria e a boa disposição.Que esta nova fase seja repleta de muitas felicidades, saúde e alegria, é o que desejam os colegas do CIVAS.

ic i v

26 civinhas INFORMATIVO

Creche e Jardim-de-infância do CIVAS

Festa de Natal

Em Novembro (ultimo) a Creche e Jardim-de-Infância, envolveu-se numa campanha de angariação de bens alimentares, roupas de criança e brinquedos.O objectivo dessa campanha seria o de recolher o máximo de bens possíveis, para entregar a uma instituição local que apoia directamente famílias carenciadas. Como a Associação LION’S clube da Senhora da Hora, tem dado resposta positiva aos pedidos encaminhados pelas Técnicas Superiores de Serviço Social da área de Infância e 3ºIdade, optou-se, por entregar todos os bens angariados à referida instituição.Assim, depois de algumas semanas de campanha o material todo recolhido foi entregue aos membros dos LION’S. Refi ro que neste Natal, foram distribuídos, pelos LION’S cerca de 80 cabazes a famílias carenciadas da freguesia da Senhora da Hora. Com este gesto de solidariedade pudemos contribuir para um melhor Natal.OBRIGADA!

Um momento de Solidariedade

Em 20 de Dezembro de 2008, foi realizado no nosso auditório da 3ºIdade, a festa de Natal da Creche e Jardim-de-infância do CIVAS.Como tem sido hábito a festa contou com a colaboração das 135 crianças da Creche e Jardim-de-Infância do CIVAS,Este ano o tema escolhido foi “ Lendas e Tradições Portuguesas“.Após o discurso de abertura por parte do Presidente da Direcção – Sr. Guilherme Vilaverde – deu-se inicio, ao espectáculo. Assim sala a sala, cada um dos grupos fez a sua apresentação. Foram muitas as temáticas apresentadas, desde a Lenda da Serra da Estrela a diversas poesias. No fi nal foi apresentado pela professora de música juntamente com os alunos das salas dos Cogumelos e Girassóis canções tradicionais portuguesas.

27FEVEREIRO2009INFORMATIVO

Participação doCivas-infância na

II Palestra “Hospital Amigo do Bebé”

Em 8 de Fevereiro de 2007, a Creche do CIVAS, foi convidada pelo Hospital Pedro Hispano, a partici-

par numa exposição tendo como tema * Promoção do Aleitamento Materno *. Nesse mesmo dia foi

realizada no referido Hospital a I Palestra * Amigo do Bebé.

Como também já tinha sido mencionado no boletim informativo nº 16 do CIVAS , após essa palestra

foi inaugurado o Cantinho de Amamentação. Posteriormente esse Cantinho avançou para os restantes

Centros de Saúde do Concelho de Matosinhos. O objectivo deste projecto é o de criar as condições

necessárias para que até 2009, o Hospital Pedro Hispano seja acreditado com o título de * Hospital

Amigo dos Bebés *, fomentando assim o aumento das taxas de amamentação.

E foi nesse seguimento que em 7 de Outubro de 2008, o Hospital Pedro Hispano realizou a II Palestra

*Amigo do Bebé*, sendo a Técnica Superior de Serviço Social da área de infância - Rosário Ferreira

- convidada a participar dando o seu testemunho profi ssional e pessoal (uma vez que foi mãe em

2006).

Ao nível profi ssional foi referido na palestra que a Creche do CIVAS criou no inicio do ano lectivo

2007/2008 o banquinho da amamentação ( apesar de ter sempre as portas abertas a todas as mães

que amamentaram e tiveram os seus fi lhos na Creche). O objectivo desse banquinho foi o de criar

um espaço aconchegante e sossegado para todas as mães que ainda amamentem os seus fi lhos na

nossa Creche.

Desta forma foi dada a conhecer à comunidade, que o objectivo da nossa Creche é o de proporcionar

sempre, as melhores condições ao bebé e suas mães.

avisos!

O CIVAS precisa de candidatas a Amas Domiciliárias para tomar conta de crianças, com idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos. Para tal deverão residir no Concelho de Matosinhos.

Para mais informações contactar o nosso Infantário.

CIVAS – Centro de Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da HoraAvenida Fabril do Norte, 717 / 4460-314 Senhora da Hora

Tel.: 229 520 491 / Email: [email protected]