boletim informativo da paróquia imaculado coração de maria nº 159 fevereiro/2014

8
Ano XIII . Araçatuba, Fevereiro de 2014 . Nº 159

Upload: asscom-assessoria-de-imprensa-e-comunicacao

Post on 14-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Fevereiro 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Informativo da Paróquia Imaculado Coração de Maria nº 159 Fevereiro/2014

Ano XIII . Araçatuba, Fevereiro de 2014 . Nº 159

Page 2: Boletim Informativo da Paróquia Imaculado Coração de Maria nº 159 Fevereiro/2014

02/02 – MISSA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR – ANO A – BRANCO

Neste domingo, quarenta dias depois do Natal, celebramos o mistério da Apresentação de Jesus no templo, nos braços de Maria e José. Esta festa situa-se ainda no contexto do Natal, apresentando outro aspecto da manifestação do Senhor: humano como nós, nasce de uma mulher e submisso às tradições da lei. Esta festa já era celebrada nos finais do século IV, em Jerusalém, e, mais tarde, foi assumida por toda a Igreja. No século V, com inspiração do cântico de Simeão, eram usadas tochas, tornando a celebração mais expressiva: Celebremos o mistério deste dia com lâmpadas flamejantes, dizia São Cirilo de Alexandria. O Missal atual conserva, com este sentido, o ritual da bênção das velas.

1ª leitura: Ml 3,1-4; Salmo: 23; 2ª leitura Hb2,14-18; Evangelho Lc 2,22-40.

09/02 – 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A – VERDE

Entramos na celebração convencidos de que o mundo precisa de testemunhos, não bastam palavras bonitas. São exemplos que arrastam. Como comunidade cristã, somos chamados a ser sal e luz, para que o mundo acredite no Projeto de Deus. A comunidade cristã é o sacramento do Reino.

Agradecidos ao Senhor que nos ensina a partilhar o pão e nos convida a sermos sal e luz no mundo, celebremos com todos os grupos, comunidades e pessoas a Páscoa solidária e libertadora de Jesus Cristo, que se manifesta e acontece em todo o bem realizado em favor dos homens e das mulheres.

1ª leitura: Is 58,7-10; Salmo: 111; 2ª leitura 1Cor 2,1-5; Evangelho Mt 5,13-16.

16/02 – 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A –

VERDE

A liturgia não é enfeite nem simples devoção aos santos. Mas encontro com Deus e com os irmãos para celebrar a Páscoa de Cristo que se realiza em nossas vidas e na história. É um acontecimento semanal importante e decisivo. Ela é fonte de vida e santidade. É louvor e ação de graças do coração que se sente amado e perdoado. Por isso, aqui estamos reunidos em comunidade.

Nem sempre conseguimos avaliar o significado, para o crescimento espiritual e solidário, dos encontros que somos convidados a realizar com a comunidade na escuta da Palavra e na fração do pão eucarístico. O senhor, como Mestre, no alto da montanha, continua nos formando como seus discípulos. Ele nos desafia a praticar a justiça com radicalidade e a obedecer aos mandamentos de um modo novo e radical.

1ª leitura: Eclo 15,16-21; Salmo: 118; 2ª leitura 1Cor 2,6-10; Evangelho Mt 5,17-37.

23/02 – 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A – VERDE

Domingo, Dia do Senhor, dia da celebração da Páscoa semanal, dia da comunidade, dia da eucaristia e dia de descanso e festa, com o salmista nos alegramos: “Como um pai é compassivo com seus filhos, o Senhor é compassivo com aqueles que o temem”.

Acolhemos com gratidão e responsabilidade a convocação de Jesus: “Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. A celebração vai nos fazer entender melhor os desígnios e os preceitos do Senhor e entrar na intimidade do evangelho.

O Evangelho é fonte de vida, de esperança e salvação. Vamos nos deixar banhar com a luz da Palavra de Deus e entregar a nossa vida ao Senhor para sermos santos, porque o nosso Deus é santo, pois “É ele quem perdoa tua culpa e cura todos os teus males. É ele quem redime a tua vida da cova e te coroa de amor e compaixão”.

1ª leitura: Lv 19,1-2,17-18; Salmo: 102; 2ª leitura 1Cor 3,16-23; Evangelho Mt 5,38-48.

Page 3: Boletim Informativo da Paróquia Imaculado Coração de Maria nº 159 Fevereiro/2014

01 ⦁ ADEMIR BRANDÃO / HELENA FÁTIMA NICOLETI /

ROBERTO HONORATO DOS SANTOS / LUÍS CARLOS

D'ÂNGELO

02 ⦁ SILVIO PEREIRA DE SOUZA / EDUARDO JOSÉ

BASSO / GENIDE LUZINI DE CARVALHO

03 ⦁ GILBERTO ALVES / CESLAU KASIA / GENY MARIA

LEITE CALDEIRA

04 ⦁ ROMÃO CARLOS NOGUEIRA FILHO / MITSKO

NAGASAKI DOS ANJOS / NICOLY CRISTINA ZUCON DE

OLIVEIRA / DIONÍSIA BOREGIO DE OLIVEIRA / IZAURA

RIBEIRO MARTINS

05 ⦁ LUIZA RODRIGUES PAIVA GOMES / FABIANA

ALVES DE ALMEIDA

06 ⦁ NEUSA MARIA CASARIN LANDGRAF / MARIA

IRENE BATISTA LEAL / DALVA MATTE DE OLIVEIRA

AZEVEDO / ELIDIA MARQUES PANDIN / EROTIDES

PEREIRA DIAS LOCATELLI / SÔNIA REGINA MARTINS

SAGRADO / ANE SHIRLEY LUCAS DE SÁ

07 ⦁ MARIZA DE OLIVEIRA

08 ⦁ ANTENOR BONFIM / JOÃO PINTO DA SILVA NETO /

ELZIRA NATAL FERREIRA

09 ⦁ KENITI NAGASAKI / MASSAO KITADANI / NELSON

DA COSTA RIBEIRO / NILZA ALVES DOS SANTOS /

AMILCAR CAETANO DA SILVA / AURELINO ALVES

PEREIRA / ELISABETE MARIM MIGNOLI ZANARDO /

NILTON ANTONIO STORTI

10 ⦁ ROSANA CRISTINA ALLI / CLÁUDIO LOURENÇO

DOS SANTOS / IRACEMA DE ARAÚJO/

APARECIDO RODOLFO FAVI / ANTONIO STOPPA /

GILBERTO BORDIN

11 ⦁ JAIR CARLOS DA SILVA

12 ⦁ FÁTIMA JANIR CINI / OLÁLIA DOMINGUES

GUIMARÃES / JANDIRA FIUMARI NICOLETTI /

VIRGÍNIA MARIA DOS REIS

13 ⦁ MARIA MOREIRA DA SILVA / WELTON FUGITA

VITAL

14 ⦁ MARILENE RIBEIRO / RUTE CODOGNOTO DE

SOUZA / VALDENICE BIFE CINI

15 ⦁ ANA REGINA MALOSSO PADOVEZE

16 ⦁ PAULO PEREIRA POATO / ELIANE APARECIDA DE

PAULA MONTI

17 ⦁ VALDEMAR BOZOLAN / VERA LÚCIA MARDEGAN /

ISMAIL DONIZETE DE FREITAS

18 ⦁ SANDRA MARQUES DOS SANTOS

19 ⦁ ALZIRA DELBEN / MÁRCIA CRISTINA CAMPANA

NARUMIYA

20 ⦁ ALICE APARECIDA ROSA NAGASAKI / MARIA DE

LOURDES B. MORAES / ALESSANDRE BORTOLETO

PEREIRA / JOACIR SILVA FERNANDES / FABIANA

ALCÂNTARA YOKOO PELLOZI

22 ⦁ ROBERTO BARBOSA DE ALMEIDA / JUÇARA

PEREIRA ANASTÁCIO / DUCINEIDE VICENTE DA SILVA

SAMPAIO / LUIZA SATIE AOKI HARA / MARIA

MACHADO

23 ⦁ VALDEMAR BONILHA BELINELO

24 ⦁ ANTONIO BARRETO DOS SANTOS / APARECIDA DO

CARMO DE SOUZA DA SILVA

25 ⦁ RAIMUNDA APARECIDA DA SILVA SANTOS /

MARIA APARECIDA SILVA DE ARAÚJO / LOURDES

BEZERRA ARAÚJO / WALDOMIRO DE BRANCO

26 ⦁ TERCÍLIA DO PRADO CAZELATO / ROSÂNGELA

GOMES DA ROCHA CAVASSAN /

MARIA JOSÉ DA SILVA FERREIRA

27 ⦁ ANTONIO LEITE / ESLEINE DE OLIVEIRA RIBEIRO

/ MARIA SOCORRO DE SOUZA

28 ⦁ ANTÔNIO FERNANDO EUGÊNIO / JORGE KONO

A Pastoral do Dízimo parabeniza os nossos irmãos dizimistas deste mês e a todos os dizimistas de nossa paróquia. É com muita alegria que podemos contar com a sua ajuda. Saiba que você, através do DÍZIMO, se tornou parte essencial para que nossa Igreja possa exercer suas funções, cumprir com a missão que Jesus Cristo nos deixou. Como dizimista, você é missionário(a), e o seu testemunho é fonte de sabedoria que inspira a todos nós. Continue fiel! Doando o dízimo com amor e perseverança, aprendemos a espiritualidade, o céu se abre, e muitas bênçãos são derramadas sobre nós.

Page 4: Boletim Informativo da Paróquia Imaculado Coração de Maria nº 159 Fevereiro/2014

Muitos padres e fiéis católicos acham difícil falar sobre este assunto, principalmente por causa das deturpações que tantos verdadeiros mercadores da fé vêm promovendo nos últimos anos, usando meia dúzia de passagens bíblicas como arma para extorquir e explorar pessoas simples e sem formação. Assim enriquecem, cada vez mais, os falsos profetas. O verdadeiro significado do dízimo, porém, é justo e verdadeiramente cristão. Nos tempos do Antigo Testamento, a Lei de Moisés prescrevia o pagamento obrigatório de 10% dos rendimentos do fiel (pagos na forma de bens e mantimentos, principalmente produtos agrícolas) para manter a tribo de Levi e os sacerdotes, responsáveis pela manutenção do Tabernáculo e depois do Templo, pois eles não podiam possuir heranças e territórios. Esses mantimentos eram também usados para assistir aos órfãos, viúvas e pobres. Depois da destruição do Templo (no ano 70 dC), a classe sacerdotal e os sacrifícios cessaram, e os rabinos passaram a recomendar que os judeus prestassem auxílio aos mais necessitados. Por ser Cristo o Supremo Sacerdote, consumou o sacerdócio levítico com todas as suas leis, dízimos e costumes, como esclarece o Apóstolo São Paulo na Carta aos Hebreus (Hb 7,1-28): "Com efeito, mudado o sacerdócio, é necessário que se mude também a lei" (Hb 7, 12). Mais adiante, o mesmo santo Apóstolo arremata: "Com isso, está abolida a antiga legislação, por causa de sua ineficácia e inutilidade" (Hb 7,18). Hoje, o dízimo é uma doação regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, pois é por meio dele que a Igreja realiza diversas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. Pelo dízimo, podemos viver as três virtudes mais importantes para todo cristão: a Fé, a Esperança e o Amor-Caridade, que nos levam para mais perto de Deus. O dízimo é um compromisso. Representa a nossa vontade de colaborar, de verdade, com o projeto divino de felicidade para todos. A palavra “dízimo”, que significa “décima parte”, vem dos 10% que os judeus davam de tudo o que colhiam da terra com o seu trabalho. E também hoje todos são convidados a oferecer, de fato, a décima parte daquilo que ganham, mas não somos obrigados. O importante é entender que o dízimo não é esmola. Deus merece a doação feita com alegria, e jamais nos priva da nossa liberdade. Além disso, o que é doado com alegria faz bem a quem recebe! Cada pessoa deve definir livremente, sem tristeza nem constrangimento, qual percentual dos seus ganhos irá separar para o dízimo. A Igreja não exige a doação de 10% de tudo o que você ganha; porém, para ser considerado dízimo, é preciso que seja um percentual, isto é, uma porcentagem dos seus ganhos, sendo no mínimo 1%. Se alguém ganhar R$ 1.000,00 e oferecer R$ 10,00, isto ainda pode ser considerado dízimo. Menos do que isso, porém, seria uma oferta. E a experiência pastoral comprova: aqueles que, confiantes na Providência Divina, optaram pelo dízimo integral, não se arrependeram nem sentiram falta em seus orçamentos. Ao contrário, muitos dizimistas dão o testemunho de que depois que passaram a contribuir com a Igreja e a comunidade dessa maneira, passaram a se sentir especialmente abençoados: Deus não desampara os que nele confiam. Mas isso não quer dizer que devemos dar o dízimo esperando "ganhar em dobro", nem receber algo em troca, como se pudéssemos negociar ou barganhar com Deus. Aqueles que ensinam tais coisas nada entendem do verdadeiro cristianismo, nem compreendem o contexto bíblico, e menos ainda o significado de partilha, que era tão presente na Igreja primitiva. A entrega do dízimo normalmente é mensal, porque a maioria das pessoas recebe salário todo mês. Já os que recebem semanalmente podem combinar de entregá-lo uma vez por semana, por exemplo. O importante é saber que o dízimo deve ser entregue na comunidade com a mesma regularidade com que recebemos os nossos ganhos.Já as ofertas são doações espontâneas, com as quais o fiel também pode e deve participar da vida em comunidade, mas nesse caso não existe regularidade, como no dízimo. - Você pode e deve doar na hora do ofertório, durante as Missas, ou fazer depósitos nas caixas de coleta, mas não se trata de um compromisso fixo assumido com a sua comunidade, e sim de uma manifestação de amor, caridade e confiança. Cada vez mais católicos se conscientizam da importância do dízimo e das ofertas. É bom encontrar a igreja limpa, bem equipada, tudo funcionando bem... Mas, infelizmente, muitos se esquecem de que, para isso, todos precisam colaborar! Somos a família do Senhor, e cada templo da Igreja é uma casa de todos nós. Contamos com o seu desejo de viver comunidade: aceite o chamado do Pai Eterno e diga sim ao compromisso de levar adiante os trabalhos evangelizadores da sua paróquia. SE VOCÊ AINDA NÃO É DIZIMISTA, INFORME-SE SOBRE COMO SE TORNAR UM DIZIMISTA. FAÇA A SUA PARTE!“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria.” (2Cor 9,7)

Fonte bibliográficaTatto, Antoninho. Dízimo, expressão forte da comunidade, 10ª ed. São Paulo: O Recado, s/d.

O DÍZIMO NA IGREJA CATÓLICA

Page 5: Boletim Informativo da Paróquia Imaculado Coração de Maria nº 159 Fevereiro/2014

Abençoar significa desejar a alguém coisas tão boas que só podem vir de Deus, fonte de todo o bem. Na verdade, Deus é o único que abençoa, pois é sempre ele quem produz

o bem na vida dos seres humanos. As pessoas o fazem somente através de preces, pedindo a Deus que se disponha a derramar suas graças sobre alguém, ou servindo de veículo para a transmissão de suas bênçãos ao outro.Abençoar é invocar a presença de Deus, para que ele esteja junto da pessoa a ser abençoada. A situação do homem no Paraíso era de bênção, pois ele vivia na

presença de Deus. Quando ele se desvia, Deus continua abençoando-o, pois inventa sempre novas situações para ajudá-lo a voltar ao destino para o qual foi criado.

Para o povo hebreu, a benção era muito importante, pois existiam classes sacerdotais especializadas em abençoar. No Novo Testamento, Jesus abençoou as crianças, os

apóstolos e os pães, antes da partilha e na última ceia. Hoje a Igreja segue seu exemplo, quando pede a presença de Deus para proteger e trazer o bem para as pessoas, as famílias e os lugares. O sacerdote é destinado pela Igreja para fazer isso, porém qualquer pessoa pode abençoar, pois quando abençoamos atraímos coisas boas para nós e para os que abençoamos. Atraímos a influência de Deus e de seu Espírito sobre nós. De pai para filho – Muito mais força e significado tem a bênção que o pai e a mãe dão aos filhos. Quando foram abençoados no dia do casamento, receberam de Deus a graça e a autoridade para fazerem isso, devendo , portanto abençoar sempre seus filhos. Esta benção deve ser dada de forma mais especial ainda, quando o filho é rebelde ou está no erro. Ela o ajudará a se libertar das coisas ruins, colocando-o sob a influência de Deus. Quando um filho está doente, o pai, a mãe, ou os dois juntos podem impor as mãos sobre ele, pedindo bênçãos e cura. É uma maneira eficaz e poderosa de afastar todo o mal que atingiu o filho, seja qual for a idade dele e dos pais. Enquanto uma pessoa tem a bênção de Deus, o inimigo nada pode contra ela. “Filho, Deus te abençoe”!, “ Deus te acompanhe!” , “Que Deus te proteja!” – estas expressões tem poder , porque constituem um sinal muito forte da proteção divina. Deus é bênção. Quando os pais abençoam os filhos, podem ter certeza de que seu pedido vai de encontro com os desejos de Deus. Suas preces, portanto, serão atendidas, pois ele sempre quer o melhor para cada pessoa. Além disso, quando abençoamos os filhos, estamos ajudando-os a se sintonizarem com o bem. Não pode haver maior benção para uma pessoa do que saber que seu pai e sua mãe querem que ela esteja constantemente ligada ao Bem Absoluto.

DEUS TE ABENÇOE!

A Comissão Administrativa de nossa paróquia, convida a todos para a NOITE DO ESPETO, que acontecerá dia 08/02, após a missa das 19h30. Serão servidos espetos, pasteis e quibes, além de bebidas. Venham compartilhar conosco desses momentos de descontração.

Page 6: Boletim Informativo da Paróquia Imaculado Coração de Maria nº 159 Fevereiro/2014

Apresentação do SenhorÉ uma festa antiquíssima de origem oriental. A Igreja de Jerusalém já a celebrava no século IV. Era celebrada aos quarenta dias da festa da epifania, em 14 de fevereiro. A peregrina Eteria, que conta isto em seu famoso diário, acrescenta o interessante comentário de que se "celebrava com a maior alegria, como se fosse páscoa"'. De Jerusalém, a festa se propagou para outras igrejas do Oriente e do Ocidente. No século VII, se não antes, havia sido introduzida em Roma. A procissão com velas se associou a esta festa. A Igreja romana celebrava a festa quarenta dias depois do natal. Entre as igrejas orientais esta festa era conhecida como "A festa do Encontro", nome muito significativo e expressivo, que destaca um aspecto fundamental da festa: o encontro do Ungido de Deus com seu povo. São Lucas narra o fato no capítulo 2 de seu evangelho.

Obedecendo à lei mosaica, os pais de Jesus o levaram ao templo quarenta dias depois de seu nascimento para apresentá-lo ao Senhor e fazer uma oferenda por ele. Esta festa começou a ser conhecida no Ocidente, a partir do século X, com o nome de Purificação da bem-aventurada virgem Maria. Foi incluída entre as festas de Nossa Senhora. Mas isto não totalmente correto, já que a Igreja celebra neste dia, essencialmente, um mistério de nosso Senhor. No calendário romano, revisado em 1969, o nome foi mudado para "A Apresentação do Senhor". Esta é uma indicação mais verdadeira da natureza e do objeto da festa. Entretanto, isso não quer dizer que subestimemos o papel importantíssimo de Maria nos acontecimentos que celebramos. Os mistérios de Cristo e de sua mãe estão estreitamente ligados, de maneira que nos encontramos aqui com uma espécie de celebração dupla, uma festa de Cristo e de Maria.A bênção das velas antes da missa e a procissão com as velas acesas são características chocantes da celebração atual. O missal romano manteve estes costumes, oferecendo duas formas alternativas de procissão. é adequado que, neste dia, ao escutar o cântico de Simeão no evangelho (Lc 2,22-40), aclamemos a Cristo como "luz para iluminar às nações e para dar glória a teu povo, Israel".

03/02 - São BrazSão Braz nasceu em Sebaste, cidade da Armênia, no fim do século III. Era médico, mas abandonou tudo para se dedicar inteiramente ao serviço de Deus, numa vida solitária e penitente.Segundo a tradição, vivia na gruta do Monte Argeu, rodeado de animais selvagens, mas obediente às suas ordens. A ele recorriam numerosas pessoas buscando alento para suas aflições, especialmente os males da garganta. Foi aclamado bispo de Sebaste e sofreu o martírio durante a perseguição de Licínio em 323, pelas não de Agrícola, governador da Capadócia.É o protetor contra as doenças da garganta, por ter salvo a vida de um menino, engasgado com uma espinha de peixe. É também o protetor dos que trabalham com fiação de lã, por ter sido submetido à tortura em pentes de ferros, quando foi martirizado. Na Russia é invocado contra as doenças dos animais

Em nossa paróquia, no dia de São Braz 03/02 haverá a bênção das gargantas na missa das 19h30.

6C A M I N H A N D O C O M

Page 7: Boletim Informativo da Paróquia Imaculado Coração de Maria nº 159 Fevereiro/2014

Missa de Ação de Graças

Page 8: Boletim Informativo da Paróquia Imaculado Coração de Maria nº 159 Fevereiro/2014

02/DOM - 10h - MISSA DE ABERTURA DO ANO CATEQUETICO / APRESENTAÇÃO DO SENHOR / NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS / BÊNÇÃODE VELAS03/SEG - 19h30 - SÃO BRAZ – BENÇÃO DAS GARGANTAS / 20h: REUNIÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO04/TER - CURSILHO: RETORNO DAS ESCOLAS NA CASA DE ENCONTROS SÃO PAULO ÀS 20h08/SAB - 20h - NOITE DO ESPETO / CEBs: REUNIÃO DA COORDENAÇÃO DIOCESANA COM AS REGIÕES DAS 8 ÀS 14h09/DOM - MISSA DO DÍZIMO13/QUI - 19h30 - PASTORAL DA PESSOA IDOSA: CONFRATERNIZAÇÃO DE LÍDERES NO CENTRO SOCIAL CLARET15/SAB - 20h - CENTRO SOCIAL CLARET: NOITE DE FLASH BACK18/TER - 20h - REUNIÃO DA PASTORAL DA ACOLHIDA21/SEX - 20h - REUNIÃO DOS MINISTROS DA EUCARISTIA – ESTUDO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA.24/SEG - 20h - REUNIÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO25/TER - 20h - REUNIÃO DOS COORDENADORES DO ECC

Agenda de Fevereiro

DATAS FIXASAPOSTOLADO DA ORAÇÃO: Toda primeira sexta de cada mês Hora Santa e Missa

BORDADEIRAS: Reunião para bordar todas as segundas-feiras às 14hC.P.P.: Reunião toda terceira segunda-feira de cada mês às 20h

VIGÍLIA DAS MÃES: Reunião toda quinta-feira das 8 às 9h para oração e meditaçãoPASTORAL DA CRIANÇA: Celebração da vida sempre no primeiro sábado de cada mês às 9h no

Centro Social Claret - Reunião de Reflexão e Avaliação sempre na primeira segunda-feira de cada mêsàs 16h na Paróquia

MINISTÉRIO DA MÚSICA: 13/02 - Início das aulas de violãoAulas todas as quintas-feiras das 8 às 9h e das 14 às 16h

PASTORAL DA PESSOA IDOSA: Reuniões Mensais sempre na primeira terça-feira de cada mês às 19h30 na ParóquiaCENTRO SOCIAL CLARET: Todos os sábados a partir das 15h - FUTEBOL