boletim informativo ano x | nº 486 | 6 de outubro de 2013 … · o encontro de jesus com a mulher...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral A vida sem Graça é igual uma piada sem graça O encontro de Jesus com a mulher samaritana é um retrato do poder que a Graça de Deus tem sobre aqueles(as) que passam a desfrutá-la. Jesus é a expressão maior do favor imerecido de Deus, ou seja, Jesus é a encarnação da Graça. Por isso, seu caminhar, seu viver e todas as suas ações estão impregnadas do amor divino. Todos(as) que se encontram com Jesus tomam consciência de que a Graça de Deus está sobre suas vidas, e foi isso que aconteceu com a mulher samaritana. Cada uma das atitudes de Jesus sinalizaram àque- la mulher sem perspectiva nem esperança o amor de Deus por sua vi- da. Quando Jesus fala com ela, Ele está dizendo que, apesar das dife- renças sociais que poderiam bloquear esse contato, apesar de ela ser uma mulher pecadora, Ele valorizava tanto sua vida que “quem” ela era ou “como” ela estava ficaram em segundo plano. Jesus foi firme, falou em tom exortativo, mas, quando lhe esclareceu que poderia saciar a sede de sua alma, ela logo sentiu que estava falan- do com alguém muito especial, alguém que não tinha preconceitos nem medo de ser justo e, acima de tudo, alguém que expressou o amor de Deus por sua vida. Esse encontro cheio de Graça trouxe muitas mudan- ças para aquela mu- lher, mas a maior de- las foi que ela voltou a ter perspectiva, es- perança; ela voltou a sonhar. Uma piada tem uma finalidade básica: di- vertir quem a ouve. Por isso, uma pia- da sem graça per- de o sentido. Assim BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 486 | 6 DE OUTUBRO DE 2013 Jesus e a mulher samaritana no poço, por Guercino Barbieri Giovanni Francesco-

Upload: others

Post on 10-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 486 | 6 DE OUTUBRO DE 2013 … · O encontro de Jesus com a mulher samaritana é um retrato do poder que a Graça de Deus tem sobre aqueles(as) que

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

A vida sem Graça é igual uma piada sem graça

O encontro de Jesus com a mulher samaritana é um retrato do poder que a Graça de Deus tem sobre aqueles(as) que passam a desfrutá-la. Jesus é a expressão maior do favor imerecido de

Deus, ou seja, Jesus é a encarnação da Graça. Por isso, seu caminhar, seu viver e todas as suas ações estão impregnadas do amor divino.

Todos(as) que se encontram com Jesus tomam consciência de que a Graça de Deus está sobre suas vidas, e foi isso que aconteceu com a mulher samaritana. Cada uma das atitudes de Jesus sinalizaram àque-la mulher sem perspectiva nem esperança o amor de Deus por sua vi-da. Quando Jesus fala com ela, Ele está dizendo que, apesar das dife-renças sociais que poderiam bloquear esse contato, apesar de ela ser uma mulher pecadora, Ele valorizava tanto sua vida que “quem” ela era ou “como” ela estava fi caram em segundo plano.

Jesus foi fi rme, falou em tom exortativo, mas, quando lhe esclareceu que poderia saciar a sede de sua alma, ela logo sentiu que estava falan-do com alguém muito especial, alguém que não tinha preconceitos nem medo de ser justo e, acima de tudo, alguém que expressou o amor de Deus por sua vida. Esse encontro cheio de Graça trouxe muitas mudan-ças para aquela mu-lher, mas a maior de-las foi que ela voltou a ter perspectiva, es-perança; ela voltou a sonhar.

Uma piada tem uma fi nalidade básica: di-vertir quem a ouve. Por isso, uma pia-da sem graça per-de o sentido. Assim

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 486 | 6 DE OUTUBRO DE 2013

Jesus e a mulher samaritana no poço, por Guercino Barbieri Giovanni Francesco-

Page 2: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 486 | 6 DE OUTUBRO DE 2013 … · O encontro de Jesus com a mulher samaritana é um retrato do poder que a Graça de Deus tem sobre aqueles(as) que

é com a vida quando ela não é desfrutada na perspectiva da Graça de Deus. Uma vida sem a Graça é como a daquela mulher samaritana que, mergulhada no pecado, sendo vítima da exclusão e do preconcei-to, não tinha forças para sonhar ou desejar mudar sua realidade. Mas, ao se encontrar com o Deus vivo e cheio de Graça, ela passou a dese-jar algo mais, algo dentro dela lhe disse que precisava sair daquela si-tuação. Por isso, ela questionou Jesus sobre onde deveria ir adorar (Jo 4.20). Em outras palavras, ela desejava saber como poderia fazer a coi-sa certa dali em diante.

Sim, a Graça muda a nossa vida, ela pode nos dar a vida! Não à vida fo-ra do Evangelho, não à vida sem a Graça de Deus que nos acolhe, am-para, corrige, e sacia! O mundo nos apresenta vários sinais de que es-tá destituído da Graça; literalmente, está em desGraça. Vivemos em um contexto de exclusão, de individualismo, de permissividade e de esgo-tamento da alma. A única forma de vivermos – e não apenas sobrevi-vermos – é permitindo que a Graça permeie nossa caminhada e dire-cione nossos passos. É na perspectiva da Graça que não só vivemos mas também atuamos contra todos os sinais de morte que nos cercam.

“A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumen-tou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais” (Ro 5.20 – NTLH).

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ O segredo da existência humana não consiste somente em viver, mas em saber para que se vive.

Fiódor Dostoiévski, escritor russo (1821-1881)

Refl exãoExcessosNão sejas excessiva-mente nada. Nada em excesso faz bem.

Não sejas excessiva-mente bom para que não te enredes em tua própria bondade e, as-sim, te corrompas na presunção de tuas pró-prias leis de nobreza e misericórdia.

Page 3: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 486 | 6 DE OUTUBRO DE 2013 … · O encontro de Jesus com a mulher samaritana é um retrato do poder que a Graça de Deus tem sobre aqueles(as) que

Não sejas excessivamente justo para que a tua justiça não se torne em perversidade.

Não tentes ser amor, mas apenas ama. Somente Deus é amor. Nós não sabemos como é ser amor.

Não sejas completamente inclusivo, pois, assim, perderias o teu cará-ter. Não sejas completamente exclusivo, pois, assim, perderias a tua al-ma e tornar-te-ias empedrado.

Um santo tem que antes ser um bom pecador. E o caminho para a san-tidade é a vereda do reconhecimento do pecado.

Não busques nem as alturas nem os abismos. Se tu chegares num des-ses polos, que tenhas sido apenas levado pela vida, não por ti mesmo.

Antes, busca o caminho do equilíbrio e a vereda plana. Todo excesso destrói o ser!

Caio Fábio, pastor amazonense

“ Saí bem na foto: Nike, euro, garrafa de champagne. Mas ainda prefiro a verdade do ‘vai com Deus’ da minha mãe.

Emicida, rapper paulista

Espaço do discipuladoComovidos a testemunhar“E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se co-movia em si mesmo, vendo a ci-dade tão entregue à idolatria. De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e, todos os dias, na praça, com os que se apresentavam” (At 17.16-17).

Pela providência de Deus, Paulo foi parar em Atenas – o centro intelectual e cultural do mundo antigo. En-quanto esperava por Silas e Timóteo, ele aproveitou para ministrar ao po-vo daquela cidade. O texto diz que o espírito do apóstolo “se comovia em si mesmo” ao ver a cidade tão entregue à idolatria (At 17.16). O verso se-guinte revela que essa comoção não levou Paulo ao desespero ou ao de-sânimo; pelo contrário, levou-o a uma proclamação corajosa da verdade.

Aqueles ídolos eram atrações turísticas de Atenas, mas Paulo via a ci-dade com olhos espirituais. Para ele, aqueles ídolos eram apenas uma

O apóstolo Paulo prega no Areópago

Page 4: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 486 | 6 DE OUTUBRO DE 2013 … · O encontro de Jesus com a mulher samaritana é um retrato do poder que a Graça de Deus tem sobre aqueles(as) que

prova da ignorância daquele povo e da sua desobediência a Deus. En-tão, em vez de ficar impressionado, Paulo ficou comovido!

Esse sentimento não o manteve em silêncio ou timidez. A tradução por-tuguesa diz que Paulo “disputava na sinagoga”. A palavra original tradu-zida como “disputava” é dialegomai, de onde vem o verbo “dialogar”. Então, na verdade, o apóstolo começou a dialogar com as pessoas. Pri-meiro, ele iniciou o diálogo com os judeus e religiosos, dentro da sina-goga, mas, em seguida, foi para as praças e dialogou com aqueles que por ali apareciam.

Nesse tempo em que temos discernido mais e melhor nossa missão de fazer discípulos e discípulas de Jesus, precisamos entender que Deus, pela Sua providência, tem colocado cada um(a) de nós no lugar onde estamos. E o desejo dEle é que, ao olhar as pessoas que nos rodeiam, sejamos “comovidos” a compartilhar nosso testemunho de quem Ele é em nossas vidas.

É desejo de Deus que sejamos “comovidos em nosso espírito” pelas trevas que nos rodeiam. Somos desafiados a buscar corajosamente oportunidades para expressar nossa fé. Muitos irão ignorar e zombar de nós. Outros dirão: “acerca disso te ouviremos outra vez” (At 17.32). Mas a verdade é que outros crerão (At 17.34).

No amor daquele que nos designou para fazer discípu-los e discípulas,

Bispo João Carlos Lopes, da 6ª região da Igreja Metodista (PR e SC)

AvisosFestival de SobremesasNos dias 13 e 20 de outubro, após a Esco-la Dominical, estarão à venda deliciosas so-bremesas preparadas pelo Projeto Construin-do com Arte. Não perca essa ótima oportuni-

dade de contribuir com a decoração de Natal da nossa igreja.

Material para DiscipuladoOs interessados em adquirir os materiais disponibilizados pelos pasto-res para ajudar no discipulado devem procurar a irmã Mariana Carneiro.

Reunião da CLAMTodos os coordenadores de ministério e presidentes de sociedade es-tão convocados para a reunião da CLAM no próximo sábado (12/10), às 9h30.

Page 5: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 486 | 6 DE OUTUBRO DE 2013 … · O encontro de Jesus com a mulher samaritana é um retrato do poder que a Graça de Deus tem sobre aqueles(as) que

Concílio LocalSerá no segundo domingo de outubro (13/10), na hora da Escola Do-minical. Pauta: votação pela permanência ou saída dos pastores; ho-mologação e votação dos nomes que irão compor a liderança da igre-ja no próximo biênio.

Cantata de evangelização: Experiência com Deus – o musical.Feita pela parceria entre as Igrejas Metodistas da Mooca e de Itabera-ba, a cantata será apresentada na Igreja da Mooca no dia 19 de outu-bro (sábado). Endereço: Rua Juvenal Parada, 319.

Aniversariantes6/10 Camila Satie Gomes Mine

7/10 Marco Aurélio Laguna e Miriam Moreno Gouveia

12/10 Bruna Moreno Gouveia

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver-sos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Antônio Rocha (tio da pastora Laura), do Bru-no Estrozi, do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thaís), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Marilene, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos semina-ristas Edmilson e Michelly;

• Pelos Pequenos Grupos e seus líderes;

• Pelos alvos dos PGs;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Page 6: BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 486 | 6 DE OUTUBRO DE 2013 … · O encontro de Jesus com a mulher samaritana é um retrato do poder que a Graça de Deus tem sobre aqueles(as) que

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• Pelo 41º Concílio Regional que vai acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (6/10) PRÓX. DOMINGO (13/10)

FECHAMENTO DA IGREJA Pastores Emerson

INTERCESSÃO Tiago/Manoel Edward/Paula

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Emerson

MINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Carol Zacara

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Marcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Deborah Pra. Laura

PREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h30

Encontros dos PgsCulto de Libertação

20hEsc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14hLaura e Tiago -

Noite 20hTiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago