boletim dos conselheiros nº40

7
BOLETIM DOS CONSELHEIROS ELETROSUL REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES BOLETIM DOS CONSELHEIROS Nº40 [email protected] N°40 - 27/01/2014 ANO NOVO: A LUTA E O TRABALHO COLETIVO CONTINUAM! Com ânimo, disposição e esperanças renovadas, divulgamos o primeiro boletim dos conselheiros deste ano, que promete ser mais uma vez um período de lutas importantes para os trabalhadores do setor elétrico e consequentemente para os empregados da Eletrosul. A atual conjuntura exigirá da repre- sentação dos trabalhadores no Conselho de Administração, da categoria e das entidades sindicais re- presentativas a mesma determinação de anos anteriores. Este primeiro boletim de 2014 é também o primeiro após a despedida do companheiro Dino Gilioli, que depois de 33 anos de serviços prestados, deixou suas atribuições de empregado da Eletrosul, tendo aderido ao PID e se aposentado. Dino deixou também a condição de Conselheiro de Administração em função de orientação da Holding Eletrobras e parecer da Assessoria Jurídica da Eletrosul, pelo qual perderá automaticamente a condição de conse- lheiro de administração o representante dos empregados cujo contrato de trabalho seja rescindido du- rante o prazo de gestão. Agora na condição de titular, o Representante dos Trabalhadores no Conselho de Administração (CA), Wanderlei Lenartowicz, pretende dar continuidade às ações do mandato que se encerra em abril de 2014.

Upload: paulo-guilherme-horn

Post on 18-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim dos conselheiros nº40

BOLETIM DOS CONSELHEIROS ELETROSUL

REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES

BOLETIM DOS CONSELHEIROS Nº40

[email protected]

N°40 - 27/01/2014

ANO NOvO: A LUTA E O TRABALHO COLETIvO CONTINUAM!

Com ânimo, disposição e esperanças renovadas, divulgamos o primeiro boletim dos conselheiros deste ano, que promete ser mais uma vez um período de lutas importantes para os trabalhadores do setor elétrico e consequentemente para os empregados da Eletrosul. A atual conjuntura exigirá da repre-sentação dos trabalhadores no Conselho de Administração, da categoria e das entidades sindicais re-presentativas a mesma determinação de anos anteriores. Este primeiro boletim de 2014 é também o primeiro após a despedida do companheiro Dino Gilioli, que depois de 33 anos de serviços prestados, deixou suas atribuições de empregado da Eletrosul, tendo aderido ao PID e se aposentado. Dino deixou também a condição de Conselheiro de Administração em função de orientação da Holding Eletrobras e parecer da Assessoria Jurídica da Eletrosul, pelo qual perderá automaticamente a condição de conse-lheiro de administração o representante dos empregados cujo contrato de trabalho seja rescindido du-rante o prazo de gestão. Agora na condição de titular, o Representante dos Trabalhadores no Conselho de Administração (CA), Wanderlei Lenartowicz, pretende dar continuidade às ações do mandato que se encerra em abril de 2014.

Page 2: Boletim dos conselheiros nº40

BOLETIM DOS CONSELHEIROS Nº40

NOVAS ELEIÇÕESO destaque desta edição do boletim dos conselheiros é para o processo eleitoral com vistas à escolha dos próximos representantes dos trabalhadores no CA (titular e suplente). A comissão eleitoral composta pela Empresa e pelas Entidades Sindicais divulgou dia 17/01/2014 o edital para a realização da eleição. O prazo para inscrições de chapas iniciou dia 20 e se-gue até 30 de janeiro, e a votação em primeiro turno acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro. Se houver ne-cessidade, o segundo turno da votação será dias 13 e 14 de março. As eleições deverão ocorrer em prazos semelhantes nas demais Empresas Eletrobras, exceto nas Distribuidoras onde a primeira eleição realizada previu o mandato de três anos.A eleição de Representantes dos Empregados no Con-selho de Administração das Empresas Eletrobras foi uma importante conquista dos trabalhadores que vai se consolidando. A experiência acumulada pelos re-presentantes eleitos nas diversas empresas demons-

tra que, ao contrário do que muitos apregoavam, os trabalhadores são perfeitamente capazes de ocupar este espaço de decisão nas empresas, com isenção, competência e determinação. A criação do Coletivo dos Conselheiros Eleitos nas Empresas Eletrobras, que foi uma iniciativa dos conselheiros eleitos na Eletrosul, é outro indicativo de que os traba-lhadores podem articular-se em defesa dos interesses públicos e assim contribuir com a transformação das empresas em Empresas Públicas de fato, para o proveito de toda a sociedade brasileira, incluindo seus tra-balhadores.Participe deste processo, valorizando a conquista dos trabalhadores, es-colhendo representantes comprometidos com os verdadeiros interesses da sociedade e da classe trabalhadora, e ampliando a capacidade de in-fluenciar a tomada de decisão em favor das empresas verdadeiramente públicas, com condições dignas de trabalho para seus empregados e em favor de uma sociedade justa e igualitária.

“A eleição de Representantes dos Empregados no Conselho de Administração das Empresas Eletrobras foi uma importan-te conquista dos trabalhadores que vai se consolidando. A expe-riência acumulada pelos repre-sentantes eleitos nas diversas empresas demonstra que, ao contrário do que muitos apre-goavam, os trabalhadores são perfeitamente capazes de ocu-par este espaço de decisão nas empresas, com isenção, compe-tência e determinação”

Page 3: Boletim dos conselheiros nº40

BOLETIM DOS CONSELHEIROS Nº40

REESTRUTURAÇÕESPelo cenário atual do setor elétrico, muito explo-rado pela mídia, é possível antever que importan-tes questões que envolvem a administração das empresas, com possíveis mudanças e reestrutu-rações deverão passar pelos Conselhos de Admi-nistração, afetando os rumos do setor elétrico e consequentemente os trabalhadores. Na Eletrosul algumas destas reestruturações já começaram a ser implementadas. Em edições anteriores, como o boletim dos conselheiros nº 38, transcrevemos o modo como a Diretoria da Eletrosul e o Conselho de Administração trataram da reestruturação de algumas áreas da empresa. Nesta edição, reprodu-zimos as atas da 330ª e 332ª reuniões do CA, que retornaram do registro na Junta Comercial de SC. Destaque para o posicionamento do Representan-te dos Trabalhadores, que provocou a suspensão do ponto de pauta “Organização Empresarial” na 330ª reunião do CA e também para a declaração de voto do Representante dos Trabalhadores, con-trária às mudanças propostas, proferida na 332ª reunião do Ca, onde o ponto de pauta novamente foi introduzido. Já estamos preparando um novo boletim, tratando de outros temas dentro do CA, mantendo assim a postura de total transparência das ações e posições da Representação dos Traba-lhadores, visando um diálogo permanente com os empregados.

ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA

EDIÇÃO!WANDERLEI

“Em edições anteriores, como o boletim dos conse-lheiro nº 38 transcrevemos o modo como o Conselho de Administração da Eletrosul tratou da reestrutu-ração de algumas áreas da empresa. Nesta edição, anexamos algumas atas de reuniões do CA que ha-viam sido encaminhadas para registro na junta co-mercial e que retornaram recentemente”

Leiam as atas 330 e 332 na sequência do boletim

Clique na imagem para ler todas as atas que retornaram da Junta Comercial de SC

Page 4: Boletim dos conselheiros nº40
Page 5: Boletim dos conselheiros nº40
Page 6: Boletim dos conselheiros nº40
Page 7: Boletim dos conselheiros nº40