boletim do movimento unidade e democracia na educação – n°16 fevereiro 2011

1
Boletim do Movimento Unidade e Democracia na Educação – n°16 Fevereiro 2011 Iniciamos mais um ano letivo de continuidade dos 16 anos de desmonte das políticas educacionais pelo tucanato. Salas fechadas, desemprego, municipalização e precarização e divisão com Leis 1.010 (SPPREv), 1.041 (limite faltas médicas), 1.093 (prova para precarizar os contratos), 1.097 (mérito, usado para não reajustar salários), enterro da gestão democrática e escolas sem professores (contratos prof. Cat. O). A res. 77/2010 do secretário anterior desrespeitou a atribuição centralizada, opção da categoria desde 2002, quando foi consultada pela última vez. Não cumpriu o edital do último concurso, desperdiçou recursos públicos em apostilas, etapas/provas inúteis ao invés de efetivar professores e funcionários. A atuação do Sindicato no período foi defensiva aos ataques do governo, com greves em 2008 (incorporação GTE+5%) e 2010 (sem conquistas reais; faltas nos prontuários). Defendemos que a Diretoria sindical não tréguas ao “novo” governo do continuísmo, e paute questões de interesse da categoria. A Direção não pode colaborar com a Secretaria de Educação, que, dada a truculência do governo anterior (repressão, falta de diálogo), finge adotar a linha do “caminho suave” de diálogo com os sindicatos, só enrola com retórica, sem mudança concreta na Educação. Defendemos mobilização permanente e Assembleia no fim de Fevereiro/inicio Março, para pressionarmos o governo contra a parede por: Plano Estadual de Educação em SP; a Carreira dos trabalhadores em educação; política de valorização salarial (perdemos 34,4% desde 1998), Ensino médio, gestão democrática do sistema de ensino e das escolas públicas; o fim das avaliações excludentes, 2ª chamada do concurso e novos concursos classificatórios. Veja em: http://lh5.ggpht.com/_HvT-dRcgSQI/TUGnOGVvr2I/AAAAAAAAADQ/96qMhzbDE3o/ s400/AIPC_I~1.JPG QUEM SOMOS: Movimento Unidade e Democracia na Educação (MUDE) é um coletivo de professore/as atuante na APEOESP que diverge da condução política da Direção do Sindicato (Chapas 1e2), que trocam a luta por conquistas/direitos por divisão interna. Defendemos um Sindicato combativo contra políticas neoliberais que ataquem a Educação! Entre em contato: email [email protected] Blog: http://mudeapeosp.wordpress.com/ Twitter:@MUDEAPEOESP Por um Plano Estadual de Educação em São Paulo

Upload: ryan-torres

Post on 15-Mar-2016

23 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim do Movimento Unidade e Democracia na Educação – n°16 Fevereiro 2011. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim do Movimento  Unidade e  Democracia na Educação –  n°16 Fevereiro 2011

Boletim do Movimento Unidade e Democracia na Educação – n°16 Fevereiro 2011

Iniciamos mais um ano letivo de continuidade dos 16 anos de desmonte das políticas educacionais pelo tucanato. Salas fechadas, desemprego, municipalização e precarização e divisão com Leis 1.010 (SPPREv), 1.041 (limite faltas médicas), 1.093 (prova para precarizar os contratos), 1.097 (mérito, usado para não reajustar salários), enterro da gestão democrática e escolas sem professores (contratos prof. Cat. O).

A res. 77/2010 do secretário anterior desrespeitou a atribuição centralizada, opção da categoria desde 2002, quando foi consultada pela última vez. Não cumpriu o edital do último concurso, desperdiçou recursos públicos em apostilas, etapas/provas inúteis ao invés de efetivar professores e funcionários.

A atuação do Sindicato no período foi defensiva aos ataques do governo, com greves em 2008 (incorporação GTE+5%) e 2010 (sem conquistas reais; faltas nos prontuários).

Defendemos que a Diretoria sindical não dê tréguas ao “novo” governo do continuísmo, e paute questões de

interesse da categoria. A Direção não pode colaborar com a Secretaria de Educação, que, dada a truculência do governo anterior (repressão, falta de diálogo), finge adotar a linha do “caminho suave” de diálogo com os sindicatos, só enrola com retórica, sem mudança concreta na Educação. Defendemos mobilização permanente e Assembleia no fim de Fevereiro/inicio Março, para pressionarmos o governo contra a parede por: Plano Estadual de Educação em SP; a Carreira dos trabalhadores em educação; política de valorização salarial (perdemos 34,4% desde 1998), Ensino médio, gestão democrática do sistema de ensino e das escolas públicas; o fim das avaliações excludentes, 2ª chamada do concurso e novos concursos classificatórios.

Veja em: http://lh5.ggpht.com/_HvT-dRcgSQI/TUGnOGVvr2I/AAAAAAAAADQ/96qMhzbDE3o/s400/

AIPC_I~1.JPG

QUEM SOMOS: Movimento Unidade e Democracia na Educação (MUDE) é um coletivo de professore/as atuante na APEOESP que diverge da condução política da Direção do Sindicato (Chapas 1e2), que trocam a luta por conquistas/direitos por divisão interna. Defendemos um Sindicato combativo contra políticas neoliberais que ataquem a Educação!

Entre em contato: email [email protected] Blog: http://mudeapeosp.wordpress.com/Twitter:@MUDEAPEOESP

Por um Plano Estadual de Educação em São Paulo