movimento juvenil (fevereiro 2015)

2
No passado Sábado, 31 de Janeiro, decorreu uma das melhores noites organizadas pelo Movimento Juvenil de Massamá de sempre! Foi com muito esforço e dedicação (e sempre com um sorriso na cara e Deus no coração) que os jovens crisma- dos de Massamá (nós!) apresentaram à nossa comunida- de uma noite diferente, uma noite nacional, uma Noite à Portuguesa! Com a ajuda e parcipação da Tuna Sabes da Escola Superior de Educação, do Rancho Folclórico de Belas, das Moçoilas de Massamá e dos nossos Escutei- ros e Guias, proporcionámos um bom espetáculo, com muita animação, boa disposição, música e gargalhadas, e ainda com uns docinhos bem tradicionais à mistura. É através de eventos como este que o MJM tenta angari- ar fundos para, em 2016, podermos estar na Polónia, em Paróquia São Bento Massamá comunhão com o Papa Francisco e com todos os jovens cristãos do mundo, a rezar pelos Misericordiosos, para que alcancem misericórdia! Mas para além disso, é com estas iniciavas que nós, jovens, tentamos (e consegui- mos!) ter um papel avo da nossa comunidade, reunindo -a, sempre com o intuito de evangelizar e espalhar a nos- sa fé, o nosso crer e o nosso amor a Deus, pois tal como o Papa Francisco diz e Santo João Paulo II outrora disse: Queridos jovens: ide com confiança ao encontro com Jesus! E, como os novos santos, não tenhais medo de fa- lar dEle…”!Nesta noite senmos que Deus estava con- nosco, pois mesmo com alguns imprevistos, tudo correu sempre pelo melhor com a ajuda dEle, e o feedback da- do pela comunidade foi sempre posivo, com palmas, gargalhadas e muito boa disposição, que fez desta uma noite em cheio para recordar. Tiago Carvalho Ora et Labora Noite de oração dos jovens para toda a comunidade: 4ª quarta-feira do mês. dia 25, quarta-feira| 21h30 O Movimento Juvenil de Massamá é formado por jovens crismados, chei- os de alegria e vontade de crescer na fé, no seio da nossa comunidade da Paróquia de São Bento de Massamá. www.facebook.com/movjm

Upload: movimento-juvenil-de-massama

Post on 07-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Movimento Juvenil de Massamá (MJM) é formado por jovens crismados, cheios de alegria e vontade de crescer na fé, no seio da nossa comunidade da Paróquia de São Bento de Massamá.

TRANSCRIPT

No passado Sábado, 31 de Janeiro, decorreu uma das

melhores noites organizadas pelo Movimento Juvenil de

Massamá de sempre!

Foi com muito esforço e dedicação (e sempre com um

sorriso na cara e Deus no coração) que os jovens crisma-

dos de Massamá (nós!) apresentaram à nossa comunida-

de uma noite diferente, uma noite nacional, uma Noite à

Portuguesa! Com a ajuda e participação da Tuna Sabes

da Escola Superior de Educação, do Rancho Folclórico de

Belas, das Moçoilas de Massamá e dos nossos Escutei-

ros e Guias, proporcionámos um bom espetáculo, com

muita animação, boa disposição, música e gargalhadas, e

ainda com uns docinhos bem tradicionais à mistura.

É através de eventos como este que o MJM tenta angari-

ar fundos para, em 2016, podermos estar na Polónia, em

Paróquia São Bento Massamá

comunhão com o Papa Francisco e com todos os jovens

cristãos do mundo, a rezar pelos Misericordiosos, para

que alcancem misericórdia! Mas para além disso, é com

estas iniciativas que nós, jovens, tentamos (e consegui-

mos!) ter um papel ativo da nossa comunidade, reunindo

-a, sempre com o intuito de evangelizar e espalhar a nos-

sa fé, o nosso crer e o nosso amor a Deus, pois tal como

o Papa Francisco diz e Santo João Paulo II outrora disse:

“Queridos jovens: ide com confiança ao encontro com

Jesus! E, como os novos santos, não tenhais medo de fa-

lar d’Ele…”!Nesta noite sentimos que Deus estava con-

nosco, pois mesmo com alguns imprevistos, tudo correu

sempre pelo melhor com a ajuda d’Ele, e o feedback da-

do pela comunidade foi sempre positivo, com palmas,

gargalhadas e muito boa disposição, que fez desta uma

noite em cheio para recordar.

Tiago Carvalho

Ora et Labora Noite de oração dos jovens para toda

a comunidade: 4ª quarta-feira do mês. dia 25, quarta-feira| 21h30

O Movimento Juvenil de Massamá é formado por jovens crismados, chei-os de alegria e vontade de crescer na fé, no seio da nossa comunidade da Paróquia de São Bento de Massamá.

www.facebook.com/movjm

Na noite de 24 de Janeiro, realizou-se a Vigília Ecuménica Jovem, na igreja do Convento de São Domingos no Alto dos Moinhos. Com esta noite, terminou-se a semana de oração pela unidade dos cristãos. Muitas vezes vemos notícias de cristãos perseguidos e mor-tos, e esta semana teve por objetivo rezar por eles. Nesta noite, reuniram-se várias igrejas cristãs: Católica, Metodista, Presbiteriana e Lusitana, e o “Dá-me de beber”, título desta noite, levou-nos a reconhecer que precisamos uns dos outros, mesmo sendo de comunidades, culturas, religiões ou etnias diferentes. A vigília foi dividida em vários momentos, nos quais estavam representadas as diferentes igrejas. Foi possível, assim, distin-guir as diferentes maneiras de estar de cada delas. Contudo, em todas era visível o amor que sentiam por Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. Esta noite foi diferente das outras onde já estivemos pois tivemos a possibilidade de conviver com pessoas de outras igrejas, com as quais raramente nos da-mos, tendo assim a oportunidade de estar em comunhão com elas e conhecer os seus cânticos e orações. No final da vigília tivemos uma ceia, onde conseguimos convi-ver mais um pouco com os membros de outras igrejas. A igre-ja metodista destacou-se, pela positiva, devido ao facto de serem muito “extrovertidos” através das suas músicas anima-das e das suas danças, conseguindo pôr-nos a dançar e a can-

tar hinos de louvor a Deus. Foi uma noite dife-rente, divertida, em oração que voltaremos certamente a repetir para o ano. Beatriz Graça e Rafaela Gonçalves

Todos os dias podemos ver a ação do Espirito Santo, nas pessoas e nos acontecimentos da nossa vida. Mas eu andava distraído e só desde que fiz o Crisma em No-vembro é que percebi que Deus está sempre comigo. Muitas coisas me têm acontecido e tenho estado entu-siasmado com tudo. Senti que realmente algo mudou, ou pelo menos parece-me que sim.

Quando entrei no grupo de jovens consegui desenvolver uma metodologia baseada no diálogo, na amizade, no acolhimento, na confiança, na troca de experiência e no amadurecimento da fé entre mim e os membros do gru-po. Podemos falar de tudo e viver momentos muito fi-xes que nunca imaginaríamos! Também quando entrei na Associação de Acólitos, iniciei uma caminhada de comunhão, oração e vivência com todos. Houve tam-bém quem me puxasse para dar catequese e tem sido bom viver estas coisas e aprender tanto.

Não sei o que se segue, nem o que irei fazer, mas sei que terei a capacidade de fazer tudo o que for preciso porque o Espirito Santo está em mim.

Lucas Ferreira

«FORTALECEI OS VOSSO S CORAÇÕES»

V IGÍLIA ECUMÉNICA JOVEM

No passado dia 25 de Janeiro, realizou-se uma oração pela paz, promovida pela Fundação Apoio à Igreja que Sofre, que tinha por objetivo pedir, pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, o dom da paz. Rezámos para que Deus mudasse o coração daqueles que realizam por todo o mundo atos de violência.

A oração ocorreu em diversos locais, um deles foi no Santuá-rio do Cristo Rei. O MJM esteve lá presente e ficámos mara-vilhados pela sua igreja, era pequena, mas acolhedora e in-vulgar, com pinturas e quadros religiosos que não se veem em todas as Igrejas. A missa realizou-se às 17h, e todos jun-tos, jovens e adultos, rezámos a oração universal pela paz.

Outro dos locais em que o MJM esteve em oração ao mesmo tempo, foi o largo da Igreja de S. Domingos, no Rossio. Deze-nas de pessoas se reuniram ali para recitar o terço. Em todos

os mistérios do rosário foi possível refletirmos sobre aquelas pessoas que não tem a paz e pedirmos à Nossa Senhora de Fátima para que elas não percam a esperança de alcançar uma solução pacífica e justa. Toda a oração foi muito bonita, princi-palmente os cânticos pois foram cantados por dois jovens que deram às músicas um toque de fado. No entanto, os jovens eram muito poucos os que estavam presentes, infelizmente. Por onde quer que se olhasse via-se maioritariamente a popu-lação mais idosa e faltava “um espírito alegre” naquela recita-ção do terço.

Na nossa opinião, deveriam haver mais iniciativas como esta porque é sempre bom recordarmo-nos dos nossos irmãos que não tem a mesma sorte que nós e não vivem em paz. Para além disso, estas iniciativas fazem com que tomemos consci-ência que através da oração podemos fazer a diferença.

Beatriz Graça e Rafaela Gonçalves

«A oração é a única coisa

que pode vencer as armas»

Irmã Benedita