boletim da icb, ano 23, número 20

4
Pastoral Milton Schwantes: Um profeta que nos deixa, mas continua sempre conosco. Quinta-feira, 1 de março de 2012 - 8h56min Faleceu no dia de ontem, 1° de março, o biblista Milton Schwantes. Milton viveu os últimos anos de sua vida com sérios proble- mas de saúde, dando um testemunho de resistência e de alegria. Desde agosto de 2002, depois de uma delicada ci- rurgia para retirada de um tumor na hipófise, conviveu com sobriedade com graves limites físicos. Os últimos dois meses passou hospitalizado. Milton Schwantes é teólogo e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Biblista, Schwantes é uma das principais referências do método de leitura popular da Bíblia na América Latina e autor de diversos l ivros , al- guns traduzidos em espanhol, alemão e inglês. Formado em Teologia pela Escola Superior de Teologia - EST (1970). Fez seu doutorado em Bíblia na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Apesar dos vários títulos de Doutor Honoris Causa concecidos por diversas universida- des, enquanto teve forças, continuou assessorando grupos e comunidades (veja sua entrevista A teologia e o Direito dos Pobres ) A contribuição de Milton Schwantes à Leitura Popular da Bíblia e à caminhada do CEBI foi muito grande. É inegável que sem suas reflexões, o CEBI não con- seguiria assegurar sua ecumenicidade. A perspicácia e a simplicidade na inter- pretação dos textos bíblicos foi outra grande contribuição de Milton a toda a lei- tura bíblica praticada no Brasil e na América Latina. " Ficamos sem mais um profeta", lembra Adeodata Maria dos Anjos, atual di- retora nacional do CEBI. Ainda segundo a Diretora, "sua voz silenciou, mas Equipe Pastoral: Julio Borges de Macedo Filho (presidente), Noé Stanley Gonçalves (emérito), Nilson Pereira de Moura (1º vice-presidente) e José Carlos de Souza Santos (2º vice-presidente) Ano XXIII – 18 de março de 2011 – nº 20 Livro de Milton sobre Gn 1- 11 (CEBI)

Upload: julio-macedo-filho

Post on 06-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Boletim da ICB, Ano 23, número 20

TRANSCRIPT

Pastoral Milton Schwantes: Um profeta que nos deixa, mas

continua sempre conosco.

Quinta-feira, 1 de março de 2012 - 8h56min

Faleceu no dia de ontem, 1° de março, o biblista Milton Schwantes.Milton viveu os últimos anos de sua vida com sérios proble-mas de saúde, dando um testemunho de resistência e de alegria. Desde agosto de 2002, depois de uma delicada ci-

rurgia para retirada de um tumor na hipófise, conviveu com sobriedade com graves limites físicos. Os últimos dois meses passou hospitalizado.

Milton Schwantes é teólogo e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Biblista, Schwantes é uma das principais referências do método de leitura popular da Bíblia na América Latina e autor de diversos l ivros , al-guns traduzidos em espanhol, alemão e inglês.

Formado em Teologia pela Escola Superior de Teologia - EST (1970). Fez seu doutorado em Bíblia na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Apesar dos vários títulos de Doutor Honoris Causa concecidos por diversas universida-des, enquanto teve forças, continuou assessorando grupos e comunidades (veja sua entrevista A teologia e o Direito dos Pobres)

A contribuição de Milton Schwantes à Leitura Popular da Bíblia e à caminhada do CEBI foi muito grande. É inegável que sem suas reflexões, o CEBI não con-seguiria assegurar sua ecumenicidade. A perspicácia e a simplicidade na inter-pretação dos textos bíblicos foi outra grande contribuição de Milton a toda a lei-tura bíblica praticada no Brasil e na América Latina.

" Ficamos sem mais um profeta", lembra Adeodata Maria dos Anjos, atual di-retora nacional do CEBI. Ainda segundo a Diretora, "sua voz silenciou, mas

Equipe Pastoral: Julio Borges de Macedo Filho (presidente), Noé Stanley Gonçalves (emérito),

Nilson Pereira de Moura (1º vice-presidente) e José Carlos de Souza Santos (2º vice-presidente)

Ano XXIII – 18 de março de 2011 – nº 20

Livro de Milton sobre Gn 1-11 (CEBI)

continuará ecoando e transformando corações".

A pastora Elaine Neuenfeldt, ex-diretora nacional, descreve emocionada: "Mil-ton foi inspirador de muito de nós, estudantes de Bíblia, aprendizes da leitura popular; particularmente, devo muitas das minhas reflexoes no Antigo Testa-mento ao trabalho do Milton; ele foi um dos primeiros na EST (Escola Superior de Teologia) a propor um Curso de Aprofundamento Teologico sobre mulheres no AT. O movimento de leitura popular da biblia e a pesquisa biblica perde um dos seus grandes nomes, um luterano brasileiro que deixa um legado muito im-portante pra nós".

"Vai fazer uma falta danada! Mas tem tanto livro, tanta gente e tanta paixão que ressuscitado está!", afirma a pastora metodista e colaboradora do CEBI Nancy Cardoso Pereira.

À sua companheira Rose, às três filhas e a toda a família, o abraço carinhoso do CEBI.

Confira a entrevista de Milton: A teologia e o Direito dos PobresCEBI - Centro de Estudos Bíblicos

INFORMES ICB

*Aniversariantes de março – Dia 06, Camille; dia 10, Pr. Pedra; Dia 23, Luiza e Aline. Nossos parabéns a tão queridos irmãos!...

*Nosso calendário de março – Domingo 4, Celebração da Ceia do Senhor; Domingo 11, Dia Internacional da Mulher; Sábado 24, Seresta; Domingo 25, lançamento da 2ª edição do Hinário ICB.

*O curso sobre Ministério Urbano, que será ministrado pelo Pr. Julio nos meses abril a junho, em breve terá suas inscrições abertas. Serão poucas vagas, dez delas reservadas graciosamente para nossa igreja.

*Agenda de oração – 1) A finalização do processo de aposentadoria do Pastor Julio (há pessoas agindo no Ministério da Previdência, e no Minis-tério Público; 2) pela saúde do pai da irmão Ana Célia; 3) por Rômulo no seu tratamento de próstata; e 4) pelos nossos desafios neste ano.

*Agenda da cidade – 1) Nos meses de abril a junho teremos o curso sobre Ministério Urbano; 2) Aprovado na Câmara o Fundo de Previdência do Servidor Público; 3) Aprovada no Congresso Nacional Lei que equipara o salário da mulher ao do homem na mesma função; 4) O assassinado do bispo Robinson Cavalcanti e esposa, pelo filho adotivo, mostra os efeitos malignos das drogas.

CULTO DE HOJE: 18:30 HORAS Dirigente: Pr. Julio Borges Filho – Pregador: Pr. Nilson Moura

Louvor e trabalho com as crianças: Gislene MacedoTema: ___________________________________

C Â N T I C O S

1. TEMPEROVamos louvar ao Senhor, Criador do universo e de tudo que háVamos louvar ao Senhor com um pouco de tudo que Ele nos dá (bis) Tudo que existe de bom Ele fez, tudo que é pra nosso bem Ele faz Ele é o Senhor da justiça, da misericórdia, do amor e da paz. Tudo que existe de bom Ele fez, tudo que é pra nosso bem Ele faz Ele é o Senhor da alegria, da felicidade, do amor e da paz.Vamos louvar ao Senhor com o balanço do corpo à luz do luarVamos lhe dar o louvor que Ele sempre merece em todo lugar

Vamos louvar ao Senhor com sabor, com tempero, com gosto de salVamos louvar ao Senhor espantando pra longe as forças do mal.

2. A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus.A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a JesusO sentimento mais precioso que vem do nosso SenhorÉ o amor que só tem quem já conhece a Jesus.Aleluia!... Aleluia!...

3. SOL E SALPra crescer o amor na vida E aquecer a própria vida com real calor;

Pra viver num mundo erradoO poder do sal salgado com real sabor

Pra que ao som de cada versoCristo sonde frente e verso e elimine o mal

Pro espanto ser maior em cada cantoCante – ore em tom de sol e sal.04. ELE ME ENSINOU

Ele me ensinou a brilhar na escuridãoEle me ensinou a estender a minha mãoEle me ensinou a ter amor e compaixãoEle me ensinou a enfrentar a multidão.

Sou aluno dEle e de mais ninguém (bis)Ele me ensinou a nunca marginalizarEle me ensinou que aos inimigos devo amarEle me ensinou que as tradições devem passarEle me ensinou que as lições devem ficar

Ele me ensinou a jamais me acomodar.Ele me ensinou as estruturas renovarEle me ensinou aos desafíos enfrentarEle me ensinou que a coragem é pra se usar

Ele me ensinou a contestar o fariseuEle me ensinou que o mau cristão é um ateuEle me ensinou que o que é meu não é só meuEle me ensinou que o que é meu também é seu.

05. QUANTOS DEGRAUS (Tarsis Wallace)

Quanto degraus precisamos subir para chegar à altura ideal?Pra poder conversar face a face com Deus, mesmo sem ver Seu rosto,Mas sabendo que ali estar o EU SOU que Moisés na sarça encontrou. Quantos degraus precisamos subir para chegar à altura ideal? Para poder conversar face a face com Deus vendo o Seu resplendor Na ausencia do que é temporal reluzindo no que é espiritual.Improta uma coisa nesta aventura: é não descer, é não descerÉ só subirmos sempre, degrau após degrau até alcançar o ideal. Quantos degraus precisamos subir para chegar à altura ideal? Para no nível de Deus ver o homem sem Deus precisando de nós Na planicie amarga do existir onde o nado seu tudo consumiu.Importa uma coisa nesta aventura: É não descer, é não descer.Paradas sempre as temos. São mera retomadas para continuar a subir Quantos degraus precisamos subir para chegar à altura ideal? É somente uma criança cada um se tornar para poder vitorioso A altura perfeitra encontrar e no Reino dos Céus se apossar.

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!Eu e a minha casa serviremos ao Senhor

Nosso site: www.igrejacristadebrasilia.com.br