boletim da icb, ano 23, número 37

6
Pastoral Edvar Ximenes AMOR À PALAVRA A palavra é essencial à vida. No sentido de informação, ela é a materia prima da existência. Porém, quando se fala em "Amor à Palavra", tema da oração proposta no livro "100 dias que impactarão o Brasil", ela ganha sentido técnico. Portanto, não se refere a qualquer palavra, mas à Bíblia, sinônimo de Palavra de Deus na tradição cristã. Todos sabemos que a palavra de Deus não se resume à Bíblia. A própria Bíblia nos informa que Deus falou a Abraão, 430 anos antes de Moisés (Gal. 3:17), quando não havia um único texto das Escrituras Hebraicas. Fala também de outras formas de comunicação usadas por Deus, quando declara: "Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nesses últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo." (Heb. 1:1-2) Deus não se calou. Ele continua falando e usa as maneiras que julga necessárias. Deus é soberano. Equipe Pastoral: Julio Borges de Macedo Filho (presidente), Noé Stanley Gonçalves (emérito), III – 22 de julho de 2012 – 37

Upload: julio-macedo-filho

Post on 21-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim da ICB, Ano 23, número 37

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim da ICB, Ano 23, número 37

Pastoral Edvar Ximenes AMOR À PALAVRA

A palavra é essencial à vida. No sentido de informação, ela é a materia prima da existência. Porém, quando se fala em "Amor à Palavra", tema da oração proposta no livro "100 dias que impactarão o Brasil", ela ganha sentido técnico. Portanto, não se refere a qualquer palavra, mas à Bíblia, sinônimo de Palavra de Deus na tradição cristã. Todos sabemos que a palavra de Deus não se resume à Bíblia. A própria Bíblia nos informa que Deus falou a Abraão, 430 anos antes de Moisés (Gal. 3:17), quando não havia um único texto das Escrituras Hebraicas. Fala também de out-ras formas de comunicação usadas por Deus, quando declara: "Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nesses últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem con-stituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo." (Heb. 1:1-2) Deus não se calou. Ele continua falando e usa as maneiras que julga necessárias. Deus é soberano. Porém, não somente porque Paulo afirma que as Escrituras foram inspiradas (ao escrever a Timóteo por volta de 65-67 depois de Cristo, portanto em torno de 25 anos antes do fechamento oficial do canon do, por nós chamado, "Velho Testa-mento"), mas também porque a história tem comprovado o impacto positivo dos textos bíblicos, tanto em indivíduos, quanto em coletividades e até mesmo na cultura humana, acreditamos que a Bíblia é uma coleção de textos inspirados por Deus. Contra fatos, argumentos contrários se enfraquecem. Os cristão podem se dividir quanto a forma de interpretar a Bíblia, mas há quase unanimidade em sua inspiração e autoridade. Não sou bibliólatra, mas pertenço ao grupo que crê na inspiração e reconhece a

Equipe Pastoral: Julio Borges de Macedo Filho (presidente), Noé Stanley Gonçalves (emérito), Nilson Pereira de Moura (1º vice-presidente) e José Carlos de Souza Santos (2º vice-presidente)

Ano XXIII – 22 de julho de 2012 – nº 37

Page 2: Boletim da ICB, Ano 23, número 37

autoridade da Bíblia. Independente de questões teológicas, não poderia deixar de declarar meu amor às Escrituras. Elas trouxeram até mim a vida e os ensinos de Jesus. O meu caráter foi todo moldado a partir da vida deste homem. Ele foi a referência us-ada por meus pais para me ensinarem os melhores caminhos da vida. Poderia até negar a Jesus, mas, mesmo que eu quisesse, jamais poderia deixar de recon-hecer o impacto dele na construção da minha personalidade. Até aqui não o neguei e me empenho em ser cristão, não no sentido político-doutrinário da palavra, mas na busca por identificar-me com a vida e ensino de Jesus, disponíveis nos evangelhos. Não consigo ser pastor sem a Bíblia. Os membros das igrejas por onde passei podem testificar que ela sempre foi o livro texto de minhas mensagens e estu-dos. Também não consigo viver sem estudá-la. Ela é o ponto de partida em minhas buscas por respostas a questões existenciais presentes em minha alma. Por isso, sem fazer coro ao discurso e à política fundamentalista em torno da Bíblia, seria desonesto comigo mesmo se não declarasse a relação amorosa que mantenho com ela, desde que ouvi as primeiras referencias a ela pelos lábios de meus pais. Reconheço que amadureci, palavras ganharam significados alternativos e con-strui novos referenciais de interpretação. Mas ela continua sendo o centro de minhas reflexões teológicas e o ponto de partida para as escolhas que tenho feito na vida. Sobretudo, amo a "Palavra" por ser o único documento existente que revela a vida e ensinos de Jesus. Amo a "Palavra", porque amo a Jesus. Porque ele é a palavra que se fez carne e habitou entre nós. Ele é a chave que uso para abrir fendas que me ajudam a enx-ergar, quando me deparo com pontos escuros, cheios de mofo até, deste livro. Embora seja o mais criticado, mais combatido em toda a história da humanidade e até abusado por ignorância ou falta de escrúpulo, é o mais lido e que maior impacto tem causada à vida humana. Por isso amo a Palavra.

INFORMES ICB*Aniversariantes de julho – Dia 01, Caleb, filho do Pr. José Carlos; Dia

12, Gabriel, filho de Rômulo e Gaby; Dia 14, Lucas, filho de Pedro e Alexandra; e Dia 20, D. Sulamita. Parabéns a tão pelos rapazes e a tão sábia senhora!...

*Conselho de Pastores Evangélicos da França rejeita a Teologia da Prosperidade como herética por adulterar o Evangelho. É uma sábia decisão.

Page 3: Boletim da ICB, Ano 23, número 37

O 88º aniversário de D. Sulamita foi comemorado pela sua amada família na sexta passada. Pastor Julio e Gil estiveram lá se alegrando com todos. Que esta grande mulher permaneça conosco ainda por muitos anos.

*Agenda da cidade – 1) Uma onda de greves invade o Brasil e Brasília; 2) Inicia-se o processo eleitoral nos municípios brasileiros para eleição de prefeitos e vereadores; 3) Evangélicos já são 26.8% da população de Brasília, e Brazlândia é a cidade mais evangélica do DF; 4) Demóstenes Torres tem o seu mandato cassado no Senado; 5) Aumentam os assaltos às Casas Lotéricas.

*Agenda de oração – O processo final de aposentadoria do Pastor Julio; 2) pelos enfermos: Pr. Noé Stanley, Maria Zeni (irmã do Pr. Nilson), Átila (sobrinho de Márcia Lordelo). Alneisa (amiga de Gil); 3) pelo Pr José Carlos; 4) pelo processo político nos municípios brasileiros; 5 por nossa bela cidade e por nossos desafios neste ano.

CULTO DE HOJE: 18:30 HORAS

Dirigente: Pr. Julio Borges Filho - Pregador: Pr. José Carlos Santos Louvor e Crianças: Gislene Macedo

C Â N T I C O S01. GRANDIOSO ÉS TU

Senhor, meu Deus, quando eu maravilhado,Fico a pensar nas obras de Tuas mãos.No céu azul de estrelas pontilhadoO Teu poder mostrado a criação.

Então minh´alma canta a Ti SenhorGrandioso és Tu, Grandioso és Tu (2x)

Quando eu medito em Teu amor tão grandeTeu Filho dando ao mundo pra salvarNa cruz vertendo Seu precioso sangueMinha alma pode assim purificar.

E quando, enfim, Jesus vier em glóriaE ao lar celeste então me transportar,Adorarei, prostrado, e para sempreGrandioso és Tu, Meu Deus, hei de cantar.

02. Oração da semana:

TEUS RIOSQuero chegar aos Teus rios, Senhor (3x)Quero chegar, quero beber, quero viver

Page 4: Boletim da ICB, Ano 23, número 37

Quero beber dos teus rios, Senhor )3x)Quero chegar, quero beber, quero viver.

Quero viver nos Teus rios, Senhor (3x)Quero chegar, quero beber, quero viver.

3. PERMANECER EM TI, permanecer em TiEu quero mais e mais, permanecer em Ti.E receber a vida que Tu tens pra me darSer ramo em flor que frutificará em Ti, Senhor.

4. JESUS, O BEM-AMADOJesus, teu nome satisfaz, por todo o orbe espalha a paz;Perfeito gozo e vida traz, Jesus, meu bem-amado!

Cristo, nome de valor! Cristo, forte Redentor!Cristo, sumo e bom Pastor, sou teu eternamente!

Pois à minha alma, ó Salvador, a coração tão sofredor,Concedes forças e vigor, Jesus, meu bem-amado!

Aflito pela tentação, me fortalece a tua mão,Prostrado invoco em oração, Jesus, meu bem-amado!

Jesus teu nome é sem igual, tão carinhoso e tão leal,És bom Pastor celestial, Jesus, meu bem-amado!

5. VEM, ESPÍRITO DIVINOVem, Espírito divino, grande Ensinador;Vem revela às nossas almas Cristo, o Salvador!

Cristo, Mestre, ouve com favor!Em poder e graça insigne, mostra o teu amor.

Vem, destrói os alicerces da enganosa paz,Aos errados concedendo salvação feraz.

Vem, reveste a Tua Igreja de poder e luzVem, atrai os pecadores ao Senhor Jesus

Pensamento da Semana:Amara não apoderar-se do outro para completar-se, mas entregar-se ao outro para completá-lo – Michel Qoist em “Construir o homem e o mundo.Anotações:

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!“...o nome da cidade será: O SENHOR ESTÁ ALI” – Ez. 48:35

Nosso site: www.igrejacristadebrasilia.com.br