boletim da apufsc - nº 719

4
Florianópolis, 21 de junho de 2010, n o 719 Informativo do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) Ministro do Trabalho entrega carta sindical da Apufsc na quinta-feira Entidades docentes de todo país debatem Novo Sindicalismo Universitário Dia 24 de junho é o dia do aniversário de 35 anos da Apufsc, fundada em 1975. Neste dia, às 10 horas, no auditório da Reitoria da UFSC, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, entregará o diplo- ma de registro sindical ao Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc- Sindical). A Apufsc é a primeira entidade representativa de professores das Instituições Federais de Ensino Supeior a receber a carta como entidade autônoma e inde- pendente no sindicalismo universitário. Os novos rumos das en- tidades docentes do ensino superior federal é o tema que será debatido na mesa- redonda "Federação: o novo sindicalismo universitário", que ocorre às 14h30, com participação de represen- tantes de sindicatos de todo o país. Antes, ao meio-dia, a Apufsc promove um almo- ço comemorativo no imóvel recentemente adquirido, na cobertura do Edifício Max Flora, na rua Lauro Linha- res, em frente ao Comper (confira detalhes ao lado). A carta sindical da Apufsc é uma conquista de todo(a)s dia 24, quinta, às 10h, no aud. da reitoria mesa-redonda Federação: o novo sindicalismo universitário 14h30 | auditório do CCE almoço comemorativo 12h | cobertura da Apufsc CARLOS LUPI PARTICIPE DO ATO DE ENTREGA DO REGISTRO PELO MINISTRO DO TRABALHO 10H NO AUDITÓRIO DA REITORIA Ato formal de entrega do di- ploma de registro sindical pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi, com a presença de au- toridades públicas, universi- tárias e de representantes de entidades sindicais. 10H30 NO AUDITÓRIO DA REITORIA Debate A questão sindical no Serviço Público Federal Debatedores: representantes da centrais sindicais CUT, Força Sindical e CTB. 12H NA COBERTURA DA APUFSC Almoço no novo imóvel da Apufsc, no Edifício Max Flora, em frente ao Comper. No cardápio, tainha reche- ada, camarão ao molho champagne, filé de peixe ao molho de camarão, pirão açoriano, arroz, farofa aço- riana, batata cozida, salada tropical e folhas verdes. Valor de R$15,00 por pessoa, incluindo cerveja, refrigerante e água. Os asso- ciados interessados deverão se inscrever na secretaria da Apufsc até terça-feira, dia 22 de junho, às 18 horas. 14H30 NO AUDITÓRIO DO CCE Mesa redonda Federação: O Novo Sindica-lismo Universitário Debatedores: representantes do Proifes e das entidades Adufscar- Sindicato (São Carlos), Apubh-Sindicato (Belo Horizonte e Montes Claros), Adufrgs-Sindical (Porto Alegre), Adufg (Goiás), Adurn (Rio Grande do Norte), Adufc (Ceará), Adunb (Brasília), Sesduf- RR (Roraima), Apub (Bahia), Apufsc-Sindical (Santa Catarina). PROGRAMAÇÃO Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Upload: tadeu-meyer

Post on 11-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim da Apufsc - nº 719

Florianópolis, 21 de junho de 2010, no 719Informativo do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical)

Ministro do Trabalho entrega carta sindical da Apufsc na quinta-feiraEntidades docentes de todo país debatem Novo Sindicalismo Universitário

Dia 24 de junho é o dia do aniversário de 35 anos da Apufsc, fundada em 1975.

Neste dia, às 10 horas, no auditório da Reitoria da UFSC, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, entregará o diplo-ma de registro sindical ao Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical).

A Apufsc é a primeira entidade representativa de professores das Instituições Federais de Ensino Supeior a receber a carta como entidade autônoma e inde-

pendente no sindicalismo universitário.

Os novos rumos das en-tidades docentes do ensino superior federal é o tema que será debatido na mesa-redonda "Federação: o novo sindicalismo universitário", que ocorre às 14h30, com participação de represen-tantes de sindicatos de todo o país.

Antes, ao meio-dia, a Apufsc promove um almo-ço comemorativo no imóvel recentemente adquirido, na cobertura do Edifício Max Flora, na rua Lauro Linha-res, em frente ao Comper (confira detalhes ao lado).

A carta sindical da Apufsc é uma conquista de todo(a)s

dia 24, quinta, às 10h, no aud. da reitoria

mesa-redonda Federação: o novo sindicalismo universitário

14h30 |auditório do CCE

almoço comemorativo

12h |cobertura da Apufsc

Carlos lupi

PArTICIPE do ATo dE EnTrEgA do rEgISTro PElo MInISTro do TrAbAlho

10h no AUdITórIo dA rEITorIAAto formal de entrega do di-

ploma de registro sindical pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi, com a presença de au-toridades públicas, universi-tárias e de representantes de entidades sindicais.

10h30 no AUdITórIo dA rEITorIADebate A questão sindical no

Serviço Público FederalDebatedores: representantes da

centrais sindicais CUT, Força Sindical e CTB.

12hnA CobErTUrA dA APUFSCAlmoço no novo imóvel da

Apufsc, no Edifício Max Flora, em frente ao Comper. No cardápio, tainha reche-ada, camarão ao molho champagne, filé de peixe ao molho de camarão, pirão açoriano, arroz, farofa aço-riana, batata cozida, salada tropical e folhas verdes.

Valor de R$15,00 por pessoa, incluindo cerveja, refrigerante e água. Os asso-ciados interessados deverão se inscrever na secretaria da Apufsc até terça-feira, dia 22 de junho, às 18 horas.

14h30no AUdITórIo do CCEMesa redonda Federação: O Novo Sindica-lismo UniversitárioDebatedores: representantes do Proifes e das entidades Adufscar-

Sindicato (São Carlos), Apubh-Sindicato (Belo Horizonte e Montes Claros), Adufrgs-Sindical (Porto Alegre), Adufg (Goiás), Adurn (Rio Grande do Norte), Adufc (Ceará), Adunb (Brasília), Sesduf-RR (Roraima), Apub (Bahia), Apufsc-Sindical (Santa Catarina).

ProgrAMAção

Fabi

o Ro

drig

ues

Pozz

ebom

/ABr

Page 2: Boletim da Apufsc - nº 719

2 Florianópolis, 21 de junho de 2010Boletim da Apufsc

Publicação semanal do Informativo do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical)

dIrETorIA gESTão 2008/2010 ProdUção

Jornalista responsável Ney Pacheco (SC - 735 JP)

Projeto gráfico e editoração eletrônica Tadeu Meyer Martins (MTB/SC 03476-JP)

Impressão Gráfica Rio Sul

Tiragem 3.500 exemplares

Distribuição gratuita e dirigida

EnTrE EM ConTATo

Endereço Sede da Apufsc, Campus Universitário, CEP 88040-900, Florianópolis/ SC

Fone/fax (048) 3234-2844

home page www.apufsc.ufsc.br

E-mail [email protected]

Presidente Armando de Melo lisboa

Vice-Presidente rogério Portanova

Secretário Geral Paulo César Philippi

1ª Secretária Alai garcia diniz

Diretor Financeiro Carlos W. Mussi

O conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade dos autores e não corresponde necessariamente à opinião da diretoria da Apufsc

Diretor Financeiro Adjunto ricardo Tramonte

Diretor de Divulgação e Imprensa José Francisco Fletes

Diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas nilton branco

Diretor de Assuntos de Aposentadoria gerônimo W. Machado

“A entidade visa promover a união dos do-centes da UFSC [...] possibilitando a discussão democrática da classe, o encaminhamento e solução dos objetivos comuns, facilitando o contato entre seus integrantes, através do con-vívio social nas futuras instalações”.

Assim o jornal O Estado, de 26 de junho de 1975, informava a fundação da Apufsc , ocorrida dois dias antes, na matéria “Associação reúne mais de 800 professores”. A Assembléia de criação da Associação dos Professores da UFSC havia ocorrido no auditório da Reitoria no dia 24 de junho, com a presença de 95 professores e havia eleito uma comissão para redigir o Estatuto da entidade. No dia 14 de agosto, nova assembléia elegeu e empossou a primeira diretoria, que tinha o professor Ha-milton Schaefer, do Departamento de Física, como presidente.

Naqueles tempos de ditadura militar, os servidores públicos não tinham direito de se organizarem em sindicatos. Assim, pouco a pouco, suas associações, muitas vezes criadas com um cunho social ou recreativo, passaram a assumir o papel de coordenadoras das lutas das categorias.

Assim veio a primeira greve nacional dos professores universitários em 1980 e, em se-guida, a criação da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes)em 1981, da qual a Apufsc participou ativamente, sediou o 1º Congresso, em fevereiro de 1982, e contri-

24 de junho: vida nova aos 35

buiu com o primeiro presidente da entidade nacional, Osvaldo de Oliveira Maciel.

Em 1988, a nova Constituição da República assegurou aos servidores públicos o direito à organização em sindicatos. Com isso, a Andes se tornou um sindicato nacional e do qual a Apufsc passou a ser uma das seções sindicais.

Os rumos do Andes, no entanto, passaram gradativamente a se afastar do que queria um número cada vez maior de professores. Em julho de 2007, mais de 600 professores assinam um manifesto pela construção de uma nova Apufsc.

Em 23 de outubro de 2008, 63,32% de 1.085 votantes elegem a Chapa 2, encabeçada pelo professor Armando de Melo Lisboa, para

dirigir a Apufsc, derrotando a chapa ligada ao Andes-SN.

A partir daí, uma série de mudanças foram implementadas para tornar realidade o desejo manifestado pelos professores ao longo dos últi-mos anos (leia “A cronologia da mudança”).

Este processo culmina agora com a presença do ministro Carlos Lupi para formalizar a entre-ga da carta sindical da nova Apufsc, a legítima e legalmente constituída representante de todos os professores universitários federais de Santa Catarina, e o debate sobre o novo sindicalismo universitário.

A Apufsc segue escrevendo sua história, resgatando seu papel como representante das vontades, interesses e desejos dos professores.

Apufsc recebe a carta sindical exatamente no dia em que faz aniversário

200119911987

assembleia de Fundação da Apufsc, dirigida pelo primeiro presidente, Hamilton Shaeffer (à direita)

Foto

s: A

rqui

vo A

pufs

c-Si

ndic

al

Page 3: Boletim da Apufsc - nº 719

3Florianópolis, 21 de junho de 2010Boletim da Apufsc

4 de setembro de 2009Grupo de professores protocola na Apufsc requerimento assinado por 480 docentes, solicitando a realização de Assembléia para decidir sobre desfiliação do Andes-SN. Em cumprimento ao regimento da entidade, diretoria convoca Assembléia Geral para 16 e 17 de setembro para decidir sobre o assunto.

16 de setembro de 2009A primeira etapa da Assembléia Geral é instalada em plenária no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos com a presença de 252 professores, quase o dobro do quórum de 5% (130 professores) fixado pelo regimento da Apufsc. A Assembléia debate as posições contra e a favor a desfiliação do Andes.

17 de setembro de 2009A segunda etapa da Assembléia é realizada com votação em 23 urnas espalhadas pelos centros de ensino e colégios da UFSC. Mais de mil professores participam da votação. 614 aprovam a desfiliação do Andes e 430 se manifestam contra. 587 docentes são favoráveis à transformação da Apufsc em sindicato autônomo e 299 são contrários.

29 de outubro de 2010Para dar consequência à vontade dos professores expressa nas urnas em 17 de setembro, duas assembléias são reali-zadas no dia 29/10 no auditório da Reitoria. A primeira, da Apufsc, com a presença de 182 docentes, aprova a trans-formação do Regimento em Estatuto. A segunda ratifica a transformação da entidade em Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical).

20 de novembro de 2010Os documentos exigidos para oficializar as mudanças na Apufsc são entregues ao cartório de Registro Civil de Florianópolis.

31 de março de 2010Pedido de registro da Apufsc-Sindical é publicado no Diá-rio Oficial da União.

20 de maio de 2010Diário Oficial publica a carta sindical da Apufsc, agora oficial e legalmente a representante dos professores das universidades federais em Santa Catarina.

24 de junho de 2010No dia do aniversário de 34 anos da Apufsc, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, vem à UFSC entregar a carta sindical da entidade

A cronologia da constituição do novo Sindicato

Manchete do Boletim do dia 8/9

os passos da mudança

Fila para assinar livro de presença no primeiro dia de Assembleia

Um dos 1.040 professores que foram às urnas vota no CTC (acima). Apu-ração na sede da Apufsc (abaixo). A manchete é do Boletim do dia 21/9

Professores votam (acima) e festejam consolidação da Apufsc-Sindical

(abaixo). Título da notícia sobre as Assembleias, no Boletim de 3/11

Manchete do Boletim do dia 6/4

Cartaz que divulgou o conteúdo do Diário Oficial e manchete do Boletim do dia 24/5

A carta sindical da Apufsc é uma conquista de todo(a)s

dia 24, quinta, às 10h, no aud. da reitoria

Foto

s: N

ey P

ache

co /

Tade

u M

eyer

Page 4: Boletim da Apufsc - nº 719

4 Florianópolis, 21 de junho de 2010Boletim da Apufsc

Assembleia que constituiu o SIndICATo doS ProFESSorES

dAS UnIvErSIdAdES FEdErAIS dE SAnTA CATArInA

29 de outubro de 2009

MensageM da diretoria

o significado da carta sindical para a Apufsc

O diploma de registro sindical que o Ministro Carlos Lupi entregará à Apufsc-Sindical no dia 24 de junho de 2010 marca o reconhecimento pelo Estado dos nossos direitos constitucionais e o início de uma nova forma de fazer sindicalismo universi-tário no Brasil, não-partidário, mas também não apolítico, preocupado com as nossas causas trabalhistas e voltado para a vontade da maioria dos professores em sua base.

O princípio do desmembramento que guiou a constituição da Apufsc-Sindical como representante dos Professores das Universidades Federais em Santa Catarina, está associado à liberdade de organização sindical garantida pelo Artigo 8 da Cons-tituição Federal e à unicidade de represen-tação: "Art. 8º. É livre a associação profis-sional ou sindical, observado o seguinte: (...) II– é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município." Isso significa que os professores das Universi-dades Federais em Santa Catarina tendo decidido se organizarem em uma repre-sentação sindical de abrangência estadual devem ter esta sua vontade respeitada, pois estão apoiados na Constituição Federal.

O movimento deflagrado em 2007 pela renovação da Apufsc não se esgota nele mesmo, mas é parte de um movimento maior de renovação da nossa própria universidade, visando dotá-la de um vigor e reconhecimento ainda maior.

Estamos, juntos com nossas entidades co-irmãs, unidos tanto na crítica ao sindi-calismo esvaziado e suas práticas ilegítimas, quanto na convicção de que a universidade tem uma dinâmica acadêmica/ política pró-pria que a distingue de outras instituições. Esta dinâmica molda para os seus atores, um tipo de sindicalismo necessariamente diferente do convencional.

A autonomia e independência que a carta sindical nos dá permite-nos discutir as questões nacionais de igual para igual com outros sindicatos autônomos em uma Federação.

E o princípio que tem norteado nossas ações desde a reforma do regimento em 2008, em nossa plataforma de campanha e, agora, é o da pulverização do poder no sindicato. O poder nas mãos dos sindica-lizados por meio do Conselho de Repre-sentantes e, em nível nacional, o poder nas mãos dos sindicatos, por meio de uma Federação.

Temos que recolocar o destino da categoria novamente nas mãos de todos os professores que silenciosamente construí-

ram e constroem as universidades federais deste país. Precisamos de um sindicato que faça das nossas questões fundamentais a sua razão de ser.

Isso implica, em nossa nova forma de organização, num Conselho de Repre-sentantes forte e legitimamente constitu-ído, que represente a grande diversidade ideológica e pluralidade entre os profes-sores e que estabeleça as grandes balizas e prioridades para a sua instância executiva, a Diretoria.

Nossos associados, em um processo que seguiu todos os ritos da democracia e das leis expressas em nosso regimento, deci-diram em 2009 que preferem organizar-se em um Sindicato Autônomo. E a Carta Sin-dical que nos é agora entregue pelas mãos do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi é uma conquista de todos.

A concessão do registro consolida uma mudança de paradigma no sindicalismo universitário, agora fortemente vincula-do às demandas da base dos professores universitários.

É um passo histórico porque, pela primeira vez, quebrou-se a hegemonia cartorial da Andes na representação dos professores das universidades federais.

A Federação de sindicatos dos profes-sores universitários federais é o próximo passo que já desponta no horizonte.

Tad

eu M

eyer

O início de uma nova forma de fazer sindicalismo universitário no Brasil