boletim da apufsc - nº 715

4
Florianópolis, 24 de maio de 2010, n o 715 Informativo do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) A Comissão encarregada de encaminhar o debate sobre a utilização do espaço localizado no Max & Flora Center (rua Lauro Linhares) quer conhecer a opinião e as sugestões dos associados antes de decidir sobre o uso do imóvel recém adquirido pela entidade. Para tanto, de 24 a 28 de maio os professores poderão visitar o imóvel (das 15 às 20h) para conhecê-lo e sugerir as atividades e serviços que a Apufsc deveria oferecer no local. O Sindicato vai colocar formulários à disposição, no prédio e na sede atual, para que os sócios possam deixar por escrito suas idéias de como melhor utilizar o novo espaço. As sugestões também poderão ser enviadas pelo e-mail marcia@ apufsc.ufsc.br e serão recebidas até o próximo dia 31. “Queremos ouvir você” Sai o registro sindical da Apufsc O Diário Oficial da União publicou no último dia 20 a decisão do Ministério do Trabalho e Emprego concedendo o regis- tro sindical à Apufsc, como representante dos professores das universidades federais de Santa Catarina. No mesmo ato, retira da Andes a representação dos professores das universidades federais no estado. A Apufsc-Sindical é a primeira entidade, dentre as que já se desligaram da Andes, a receber a oficialização de seu registro sin- dical. O pioneirismo catarinense revela os novos rumos do sindicalismo universitário, que será conduzido local e regionalmente, por entidades autônomas, reunidas em uma federação de âmbito nacional. A publicação no DOU do registro sindical é a conclusão vitoriosa da rees- truturação iniciada em setembro de 2009, quando mais de mil associados, numa assembléia histórica, decidiram desvin- cular a Apufsc da Andes. Para a diretoria da Apufsc, “consolida-se uma nova época do sindicalismo docente”. É o primeiro sindicato regional do país a representar professores universitários federais Sindicatos vão informar bancada federal catarinense sobre PLP 549 Encontro será esta semana, em Brasília Página 2 O reajuste dos professores do ensino básico e tecnológico Veja a tabela com as principais faixas salariais Página 4 Quebrada a “hegemonia cartorial” da Andes Leia a Mensagem da Diretoria Página 3 Tadeu Meyer/ Apufsc Cobertura fica na Lauro Linhares VISITE O NOVO IMÓVEL

Upload: tadeu-meyer

Post on 27-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo do Sindicato dos Professores Federais de Santa Catarina

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim da Apufsc - nº 715

Florianópolis, 24 de maio de 2010, no 715Informativo do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical)

A Comissão encarregada de encaminhar o debate sobre a utilização do espaço localizado no Max & Flora Center (rua Lauro Linhares) quer conhecer a opinião e as sugestões dos associados antes de decidir sobre o uso do imóvel recém adquirido pela entidade.

Para tanto, de 24 a 28 de maio os professores poderão visitar o imóvel (das 15 às 20h) para conhecê-lo e

sugerir as atividades e serviços que a Apufsc deveria oferecer no local.

O Sindicato vai colocar formulários à disposição, no prédio e na sede atual, para que os sócios possam deixar por escrito suas idéias de como melhor utilizar o novo espaço.

As sugestões também poderão ser enviadas pelo e-mail [email protected] e serão recebidas até o próximo dia 31.

“Queremos ouvir você”

Sai o registro sindical da ApufscO Diário Oficial da União publicou no

último dia 20 a decisão do Ministério do Trabalho e Emprego concedendo o regis-tro sindical à Apufsc, como representante dos professores das universidades federais de Santa Catarina. No mesmo ato, retira da Andes a representação dos professores das universidades federais no estado.

A Apufsc-Sindical é a primeira entidade, dentre as que já se desligaram da Andes, a receber a oficialização de seu registro sin-dical. O pioneirismo catarinense revela os novos rumos do sindicalismo universitário, que será conduzido local e regionalmente, por entidades autônomas, reunidas em uma federação de âmbito nacional.

A publicação no DOU do registro sindical é a conclusão vitoriosa da rees-truturação iniciada em setembro de 2009, quando mais de mil associados, numa assembléia histórica, decidiram desvin-cular a Apufsc da Andes. Para a diretoria da Apufsc, “consolida-se uma nova época do sindicalismo docente”.

É o primeiro sindicato regional do país a representar professores universitários federais

Sindicatos vão informar

bancada federal catarinense

sobre PLP 549Encontro será esta

semana, em BrasíliaPágina 2

O reajuste dos professores do ensino básico e

tecnológicoVeja a tabela com as

principais faixas salariaisPágina 4

Quebrada a “hegemonia cartorial” da AndesLeia a Mensagem da Diretoria Página 3

Tade

u M

eyer

/ Apu

fsc

Cobertura fica na Lauro Linhares

VISITE O NOVO IMÓVEL

Page 2: Boletim da Apufsc - nº 715

2 Florianópolis, 24 de maio de 2010Boletim da Apufsc

Aposentados preparam passeio serra acima

Luta pela URP agora se dará em Brasília

Publicação semanal do Informativo do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical)

DIRETORIA GESTÃO 2008/2010 PRODUçÃO

Jornalista Responsável Ney Pacheco (SC - 735 JP)

Projeto gráfico e editoração eletrônica Tadeu Meyer Martins (MTB/SC 03476-JP)

Impressão Gráfica Rio Sul

Tiragem 3.500 exemplares

Distribuição gratuita e dirigida

ENTRE EM CONTATO

Endereço Sede da Apufsc, Campus Universitário, CEP 88040-900, Florianópolis/ SC

Fone/fax (048) 3234-2844

Home page www.apufsc.ufsc.br

E-mail [email protected]

Presidente Armando de Melo Lisboa

Vice-Presidente Rogério Portanova

Secretário Geral Paulo César Philippi

1ª Secretária Alai Garcia Diniz

Diretor Financeiro Carlos W. Mussi

O conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade dos autores e não corresponde necessariamente à opinião da diretoria da Apufsc

Diretor Financeiro Adjunto Ricardo Tramonte

Diretor de Divulgação e Imprensa José Francisco Fletes

Diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas Nilton Branco

Diretor de Assuntos de Aposentadoria Gerônimo W. Machado

A Frente Sindical Catarinense contra o PLP 549 pediu que o presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Nelson Goetten (PR) reúna a bancada federal de de-putados e senadores para que possam expor sua preocupação com a tramitação do projeto e pedir apoio.

Nesta terça-feira, dia 25, diretores da Apufsc-Sindical e de outros sindicatos esta-rão em Brasília para participar da audiência pública sobre Segurança Jurídica nos Direi-tos dos Servidores Públicos Federais e vão tentar encontrar-se com os parlamentares catarinenses.

Segundo o presidente da Apufsc, Armando Lisboa, “é importante que os representantes

de Santa Catarina no Congresso conheçam nossas posições e estejam atentos para os prejuízos que esse projeto poderá trazer para a maioria dos servidores públicos federais”.

Fazem parte da Frente Sindical Catari-nense contra o PLP 549 o Sintufsc (sindicato dos trabalhadores da UFSC), o Sintrajusc (sindicato dos trabalhadores da Justiça Fede-ral, Eleitoral e do Trabalho) e a Apufsc (que representa os professores das universidades federais de Santa Catarina).

O PLP 549, que prevê o congelamento de salários por dez anos, já foi rejeitado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, mas ainda vai tramitar em outras comissões e no Plenário.

Sindicatos catarinenses pedem reunião do fórum parlamentar em Brasília

Que tal sair cedinho de Florianó-polis, em ônibus fretado, luxuoso e confortável, tomar café da manhã em Santo Amaro da Imperatriz, almoçar em Taquaras (no alto da serra, pela BR 282) com pratos feitos à base de pinhão e demais iguarias típicas, visitar pousadas e outras atrações da região, tomar café da tarde em Racho Queimado e voltar à capital?

Este roteiro foi proposto pelo professor Ronaldo Antônio Salum e a Apufsc-Sindical está pensando em oferece-lo como um presente para seus associados aposentados. Se houver bastante procura (o ônibus comporta até 40 pessoas), poderá ser feito em breve. Para informar sobre seu interesse em passeios como esse, entre em con-tato (ligue 3234-5216 e fale com a Ana, secretária da diretoria).

As decisões recentes da Justiça Fede-ral sobre o processo da URP, encheram de ânimo e esperança a diretoria da Apufsc. “A condução do advogado João José Ramos Schaefer tem sido brilhante e segura”, afirma o presidente Armando Lisboa. Os próximos passos, nos tribunais superiores, em Brasília, terão também a participação do renomado advogado Sérgio Bermudes.

Encontro com deputados e senadores foi uma das ações planejadas em reunião na Apufsc

Segurança jurídicaA Apufsc participa, nesta terça-feira,

dia 25, da audiência pública sobre Segu-rança Jurídica nos Direitos dos Servido-res Públicos Federais, que começa às 9

horas e pode ser vista pelo site da Câma-ra dos Deputados (www.camara.gov.br). A audiência é promovida pela Comissão de Legislação Participativa e foi articula-da pelo Proifes, além de sindicatos como a Apufsc e Adunb.

Ney

Pac

heco

/ Apu

fsc

Page 3: Boletim da Apufsc - nº 715

3Florianópolis, 24 de maio de 2010Boletim da Apufsc

O Diário Oficial da União publicou em 20 de maio a decisão do Ministério do Trabalho e Emprego, concedendo o registro à Apufsc como representante sindical dos professores das universidades federais de Santa Catarina.

No mesmo ato, retira da Andes a repre-sentação dos professores das Universidades Federais no estado de Santa Catarina.

A Apufsc-Sindical é a primeira entidade, dentre as que já se desvincularam da An-des, a receber a oficialização de seu registro sindical.

A publicação no DOU do registro sin-dical é a conclusão vitoriosa da reestrutura-ção iniciada em setembro de 2009, quando mais de mil associados, numa assembléia histórica, decidiram desvincular a Apufsc da Andes.

O princípio do desmembramento que guiou à constituição da Apufsc-Sindical como representante dos Professores das Uni-versidades Federais em Santa Catarina, está associado à liberdade de organização sindi-cal garantida pelo Artigo 8 da Constituição Federal e à unicidade de representação:

"Art. 8º. É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:(...)II – é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município."

Isso significa que os professores das Uni-versidades Federais em Santa Catarina tendo decidido se organizarem em uma representa-ção sindical de abrangência estadual devem ter esta sua vontade respeitada, pois estão apoiados na Constituição Federal.

Esse importante passo só nos foi possível graças a um conjunto de fatores:

Apufsc-Sindical é a única representante dos professores universitários federais em SC

- o esforço pioneiro de nossas entidades co-irmãs, especialmente a Adufrgs, Adufscar e Apubh, com a fundação do Proifes em 2004, abrindo uma alternativa de representação para os professores;

- a grande legitimidade do processo amplamente democrático de constituição do nosso sindicato;

- uma assessoria jurídica competente e compenetrada em sua função na pessoa do Dr. Pedro Maurício Pita Machado, que, acreditando em nosso direito à auto-organização, orientou-nos em todo o processo e deu-nos a segurança que necessitávamos;

- as alianças que fizemos, neste percurso, com várias entidades de representação dos professores em todo o Brasil.

Destacamos uma articulação política comprometida com a nossa causa, na pessoa de Manoel Dias, Secretário Geral Nacional do PDT, a quem tributamos os nossos grandes agradecimentos. Consciente de sua posição como homem público, o “Maneca”, desde o início teve muita clareza de todos os nossos direitos e foi incansável para que os mesmos fossem respeitados.

Além do respeito absoluto ao jogo democrático, o novo sindicalismo do-cente também é regido pelo princípio de que não há sindicato sem base.

É um passo histórico porque, pela primeira vez, quebrou-se a hegemonia cartorial da Andes na representação dos professores das universidades federais.

A Federação de sindicatos dos professores universitários federais é o próximo passo que já desponta no horizonte.

Ao liberarmo-nos do aparelhamento político-partidário que o sindicato tem padecido, há muitos anos, poderemos nos dedicar à proteção do trabalho do Professor de Universidade, consideran-do a sua importância na produção do conhecimento que o país precisa para a sua soberania.

O desenvolvimento de um país passa pela educação pública em todos os seus níveis, considerada como um dever do Estado e um direito da Sociedade.

A Universidade Pública, até o presente, vem sendo considerada por nossos agentes políticos e pela socieda-de como um colégio de terceiro grau, com a missão de formar bons quadros sem que se leve em conta o esforço de pesquisa e desenvolvimento que é preciso para isto.

E a Andes tem estado de costas para tudo isto, mais preocupada com interesses partidários e jogos de poder político-sindical.

Queremos contribuir com uma mudança de perspectiva para que a Universidade Pública e os seus atores sejam respeitados como merecem.

Este foi e sempre será o nosso gran-de horizonte em todo este processo de mudança.

Diretoria da Apufsc-Sindical

MensageM da diretoria

Um novo paradigma para o sindicalismo universitário

A concessão do registro consolida a mudança

de paradigma no sindicalismo universitário.

Significa uma grande virada no sindicalismo dos professores, agora

fortemente vinculado às demandas da base dos

professores universitários.

Page 4: Boletim da Apufsc - nº 715

4 Florianópolis, 24 de maio de 2010Boletim da Apufsc

Nesta edição, o Boletim da Apufsc traz os índices de reajuste e os salários que de-verão ser pagos aos professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) a partir de julho próximo.

Na semana passada, o Boletim trouxe a tabela dos professores do magistério superior e a comparação com os salários pagos a outras carreiras do serviço público federal.

O reajuste é a última etapa da correção salarial prevista pela lei 11.784/2008, fruto de um processo de negociação salarial entre o governo e o Proifes no ano anterior.

Confira os números:

Ensino básico e tecnológico também tem reajuste em julho

A capital protesta contra as tarifas

Classe Nível Graduação Aperfeiçoamento Especialização Mestrado Doutorado

TITULAR U R$ 11.755,05 R$ 11.549,25 R$ 11.755,05 R$ 11.755,05 R$ 11.755,05

D V

3 R$ 4.965,02 R$ 4.965,02 R$ 4.965,02 R$ 7.235,20 R$ 11.424,45

2 R$ 4.878,92 R$ 4.878,92 R$ 4.878,92 R$ 7.010,98 R$ 11.089,65

1 R$ 4.795,31 R$ 4.795,31 R$ 4.795,31 R$ 6.926,74 R$ 10.877,97

D IV S R$ 4.786,62 R$ 5.221,96 R$ 5.580,63 R$ 6.917,42 R$ 10.703,55

D III

4 R$ 3.662,97 R$ 3.945,91 R$ 4.241,00 R$ 5.793,14 R$ 7.913,30

3 R$ 3.578,80 R$ 3.853,44 R$ 4.124,58 R$ 5.623,72 R$ 7.714,90

2 R$ 3.496,76 R$ 3.764,71 R$ 4.009,71 R$ 5.481,13 R$ 7.521,73

1 R$ 3.416,79 R$ 3.678,24 R$ 3.900,34 R$ 5.341,47 R$ 7.333,67

D II

4 R$ 3.275,82 R$ 3.525,01 R$ 3.730,17 R$ 4.985,00 R$ 7.068,13

3 R$ 3.201,62 R$ 3.444,85 R$ 3.643,99 R$ 4.874,54 R$ 6.924,08

2 R$ 3.129,27 R$ 3.366,72 R$ 3.561,37 R$ 4.759,71 R$ 6.783,31

1 R$ 3.058,69 R$ 3.290,53 R$ 3.480,81 R$ 4.651,59 R$ 6.645,77

D I

4 R$ 2.935,45 R$ 3.156,70 R$ 3.338,75 R$ 4.474,29 R$ 6.413,51

3 R$ 2.869,86 R$ 3.085,98 R$ 3.264,02 R$ 4.378,85 R$ 6.284,92

2 R$ 2.815,33 R$ 3.016,99 R$ 3.191,15 R$ 4.285,69 R$ 6.160,59

1 R$ 2.762,36 R$ 2.949,68 R$ 3.120,08 R$ 4.194,70 R$ 6.106,51

Fonte: Apubh

A semana passada foi marcada pela movimentação de estudantes contra o recente aumento das tarifas de ônibus em Florianópolis. Em passeatas que reuniam, a cada vez, um número crescente de mani-festantes, tentavam obter, das autoridades municipais, algum sinal de interlocução.

Mas até sexta-feira o gabinete do prefeito tinha se recusado a receber documentos cuja origem fosse “coletiva”. E natural-mente ninguém, na administração do município, parece disposto a conversar com os estudantes ou com qualquer mo-vimento social.

Ouvir o que parte da população está ten-tando dizer seria, no entender da Apufsc,-Sindical, a posição mais sensata: afinal, assim como os empresários do transporte coletivo têm acesso livre, direto e diuturno ao centro do poder, os contribuintes tam-bém deveriam ser recebidos e ouvidos.

Foto

s: J

orge

Min

ella