boletim · 2020. 11. 17. · 5 º aniversário arge boletim da associação dos reformados da galp...

16
Aniversário 35 º Arge boletim da Associação dos Reformados da Galp Energia Nº 24 – Junho 2017 - Distribuição gratuita DESTAQUES Ao comemorarmos os 35 anos, saúdo todos os Associados, lembro todos aqueles que deram início a este projecto e também todos os que conseguiram ao longo dos tempos dar continuidade ao mesmo, com muita dedicação e esforço. Para não me alongar muito, não vou referir todos as etapas mas apenas relembrar as fases mais importantes: em Março de 1982 foi fundada, no Porto, a Associação dos Reformados da Petrogal que em Maio de 2010 passou a ter a actual designação de ARGE – Associação dos Reformados da Galp Energia. Foram então renumerados todos os Associados, criou-se o novo cartão de Associado, foram designadas as Delegações Norte, Centro e Sul. Deu-se início ao site da ARGE e estabeleceu-se a contabilidade organizada, com a colaboração preciosa do técnico Oficial de Contabilidade. Por último, mas não menos importante, o protocolo celebrado com a Galp Energia que nos concede anualmente uma verba destinada a acções de apoio e solidariedade para com os nossos Associados. A Associação começou por ser uma Instituição de Direito Privado sem fins lucrativos mas em Novembro de 2011 passou a IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), que nos permite, por exemplo, obter a consignação de 0,5% do IRS de quem opte por o fazer à ARGE e nos possibilita reforçar o apoio na área da Solidariedade. Quanto à informação escrita, o boletim interno designado Reformado da Petrogal foi substituído em 2011 pelo Boletim da ARGE, que continua a chegar periodicamente a cada um dos Associados. E nesta edição em particular, uma vez que comemoramos 35 anos, achei oportuno fazer uma breve caracterização da nossa Associação, que estatisticamente traduz o que é a percepção geral: a maioria dos Associados concentra-se nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal (aqui influenciado grandemente pelos Associados da região de Sines); há um grande número que não possui email (e pelo menos decorrente daí a utilidade do boletim em papel) e a elevada percentagem de Associados com idade superior a 60 anos. Por último os votos de que a nossa Associação continue a receber cada vez mais Associados e nos permita cumprir a Missão e os objectivos propostos. Parabéns e felicidades para a ARGE! Elisabete Sequeira Elisabete Sequeira CARACTERIZAÇÃO DOS ASSOCIADOS ................... CONCURSO FOTOGRÁFICO AVÓS & NETOS 2017 .... ASSEMBLEIA GERAL 29-03-2017 ................... 35º ANIVERSÁRIO DA ARGE ........................... pág.3 pág.4 pág.7 pág.9

Upload: others

Post on 20-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Aniversário35º Argeboletim daAssociação dos Reformados da Galp Energia

    Nº 24 – Junho 2017 - Distribuição gratuita

    DESTAQUES

    Ao comemorarmos os 35 anos, saúdo todos os Associados, lembro todos aqueles que deram início a este projecto e também todos os que conseguiram ao longo dos tempos dar continuidade ao mesmo, com muita dedicação e esforço.

    Para não me alongar muito, não vou referir todos as etapas mas apenas relembrar as fases mais importantes: em Março de 1982 foi fundada, no Porto, a Associação dos Reformados da Petrogal que em Maio de 2010 passou a ter a actual designação de ARGE – Associação dos Reformados da Galp Energia.

    Foram então renumerados todos os Associados, criou-se o novo cartão de Associado, foram designadas as Delegações Norte, Centro e Sul. Deu-se início ao site da ARGE e estabeleceu-se a

    contabilidade organizada, com a colaboração preciosa do técnico Oficial de Contabilidade. Por último, mas não menos importante, o protocolo celebrado com a Galp Energia que nos concede anualmente uma verba destinada a acções de apoio e solidariedade para com os nossos Associados.A Associação começou por ser uma Instituição de Direito Privado sem fins lucrativos mas em Novembro de 2011 passou a IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), que nos permite, por exemplo, obter a consignação de 0,5% do IRS de quem opte por o fazer à ARGE e nos possibilita reforçar o apoio na área da Solidariedade.

    Quanto à informação escrita, o boletim interno designado Reformado da Petrogal foi substituído em 2011 pelo Boletim da ARGE, que continua a chegar periodicamente a cada um dos Associados.E nesta edição em particular, uma vez que comemoramos 35 anos, achei oportuno fazer uma breve caracterização da nossa Associação, que estatisticamente traduz o que é a percepção geral: a maioria dos Associados concentra-se nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal (aqui influenciado grandemente pelos Associados da região de Sines); há um grande número que não possui email (e pelo menos decorrente daí a utilidade do boletim em papel) e a elevada percentagem de Associados com idade superior a 60 anos.

    Por último os votos de que a nossa Associação continue a receber cada vez mais Associados e nos permita cumprir a Missão e os objectivos propostos.

    Parabéns e felicidades para a ARGE!Elisabete Sequeira

    Elisabete Sequeira

    CARACTERIZAÇÃO DOS ASSOCIADOS ...................CONCURSO FOTOGRÁFICO AVÓS & NETOS 2017 ....

    ASSEMBLEIA GERAL 29-03-2017 ...................35º ANIVERSÁRIO DA ARGE ...........................

    pág.3pág.4

    pág.7pág.9

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 20172

    Ficha Técnica

    Boletim da Arge, nº 24Junho 2017

    Director: José de Figueiredo Costa

    Distribuição GratuitaTiragem: 2700 exemplaresPeriodicidade: Trimestral

    Colaboram neste número:

    Elisabete SequeiraHelena DuarteTomé MartinsJoaquim MoreiraPedro Paulo de Faria

    Propriedade e edição:Associação dos Reformados da Galp EnergiaRua do Alecrim nº 57 - 3º 1200-014 LISBOA(NIPC 509485642)IBAN PT50 0033 0000 0000 0510777 83

    Composição e Impressão:Onda GrafeRua da Serra, nº1 - A-das-Lebres2660-202 Stº Antão do Tojal

    Celebramos trinta e cinco anos

    Há momentos na vida em que tudo de bom nos acontece no mesmo espaço de tempo. Entre o acaso e o destino, tudo serve para justificar e cerzir esse enigma ambivalente e enigmático. Senão vejamos o que ocorreu no dia em que iniciei este texto. O Papa Francisco estava em Fátima,

    a igreja católica acolhia mais dois santos, o Benfica era tetra campeão nacional, Portugal ganhava o Festival da Eurovisão na Ucrânia, a minha neta fazia três anos e até a minha balança indicou menos dois quilos do meu peso. Perante isto, que dizer ? Nada. Apenas desenhar um leve sorriso num silêncio ensurdecedor de risos e gargalhadas.

    Falando agora da ARGE e continuando nesse espírito aberto e positivo, estamos uma vez mais perante um momento único de cidadania colectiva, cimentada sobretudo pelo respeito profissional.Concentrar num almoço anual quatrocentos associados e suas famílias, é sinal evidente de uma contínua ligação à empresa, que se define apenas pela força dela própria.

    Ao comemorar os 35 anos de actividade, a ARGE revela, acima de tudo, um forte sinal de vitalidade e um merecido e perene agradecimento, tal como foi transmitido pelo Sr. Engº Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp Energia, numa gravação que enviou propositadamente para este almoço, onde se pode constactar que é um admirador atento da nossa associação.

    A par disso, entendeu a Direcção juntar em vídeo os registos fotográficos mais marcantes da vida da associação, desde o tempo do fundador António Curado até à data. A entrega de prémios aos dois concorrentes do concurso fotográfico Avó e Netos - Fernando Peixoto e António Pereira - foi outro momento alto do convívio. Por último foi o anúncio do lançamento do novo Site da ARGE, que demonstra uma visão atenta desta Direcção ao desafio das novas tecnologias.

    Já repetimos várias vezes e por diversas ocasiões qual o significado da missão da nossa Associação. Falta apenas dizer que o cerne de tal desígnio só é conseguido pelo respeito que cada asssociado nutre pelo outro. Tão simples como isso. Só assim se explica a crescente dedicação e entusiasmo que todos colocam em prol de um encontro que, para muitos, é apenas anual.

    Outro assunto muito interessante e relevante neste boletim, é o estudo estatístico apresentado pela Direcção, quanto à distribuição dos associados por distritos, idades e géneros.Sabemos agora que 88% têm mais que 60 anos e que 75% são homens e 25% mulheres. Há que pensar e ponderar o futuro, apostando numa geração mais nova de associados.

    Realço também o esclarecimento em relação ao nosso Fundo de Pensões. Pela sua leitura, ficamos mais tranquilos quanto às preocupações e dúvidas sobre o complemento da pensão que os reformados estão a receber da empresa.

    Por último a aprovação por unanimidade das Contas de 2016. Uma vez mais tivemos uma gestão exigente e rigorosa por parte da equipa directiva, garante de uma continuidade sustentada para as Direcções futuras.

    Viva a ARGE!

    EDITORIAL

    José de Figueiredo Costa

    [email protected]

    CAMPANHA DE NOVOSASSOCIADOS

    Caro associado

    Agradecemos o seu esforço paraangariação de novos sócios.

    Desta forma está a contribuir para consolidar uma força que se pretende cada vez mais forte.

    SÓ MUITOS SEREMOS FORTES.

    SÓ SEREMOS FORTES SE FORMOS MUITOS.

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 2017 3

    CARACTERIZAÇÃO DOS ASSOCIADOS DA ARGE

    Porto

    V. Castelo

    Braga VilaReal Bragança

    ViseuGuarda

    CasteloBranco

    Aveiro

    Coimbra

    Leiria

    Lisboa

    Santarém

    Portalegre

    Évora

    Setúbal

    Beja

    Faro

    R.A.Madeira

    R.A.Açores

    FEMININO MASCULINO

    ASSOCIADOS POR DISTRITO

    SEM ENDEREÇO COM ENDEREÇO

    25 - 39 anos 1%

    40 - 49 anos 2%

    50 - 59 anos 9%

    60 - 69 anos 22%

    70 - 79 anos 33%

    80 - 89 anos 30%

    90 - 99 anos 3%

    Tal como era de prever numa Associação de Reformados, com mais de 60 anos temos 88% dos Associados.

    ASSOCIADOS POR GÉNERO

    DISTRIBUIÇÃO DOS ASSOCIADOS POR IDADE

    Nesta data a idade dos Associados vai dos 25 aos 99 anos

    25% 75%

    ENDEREÇO DE EMAIL

    61% 39%

    0,3%

    0,7% 0,2% 0,2%

    0,2%

    0,3%

    1,5%

    24,2%

    0,9%0,5%

    0,1%

    2,1%

    0,4%0,8%

    1,0%

    45,2%

    0,2%

    20,9%

    0,2%

    0,2%EstrangeiroEspanha:

    1 Associado residente

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 20174

    SOLIDARIEDADE

    Caros Colegas,

    Neste espaço onde escrevo sobre a Solidariedade e a visão que tenho dela, em perfeita comunhão e partilha com toda a Direção, é onde agora vos convido a entrar e participar.

    É neste espaço que espero as vossas cartas, os vossos comentários, as vossas criticas, os vossos apelos ou até pedidos de informação.Todos sabemos o que é a Solidariedade. Não vale a pena repetir.Falta apenas pensar nela de uma forma diferente. É importante praticá-la no terreno e oferecer o nosso tempo em prol de um colega carenciado.

    Aqui fica o meu convite: Participe.Bem hajam.

    Joaquim Moreira

    FUNDO DE PENSÕES

    Desde 1 de Julho de 2014 está em vigor o Acordo de Empresa (AE), que tem suscitado nalguns Associados alguma preocupação e dúvidas quanto ao complemento da pensão que estão a receber da Empresa.

    É um dos assuntos de acompanhamento regular por parte da ARGE que para isso tem reunido com diversas áreas da Galp, onde obteve a confirmação de que os direitos dos Reformados estão a ser garantidos.

    Para além disso, e da supervisão aos Fundos de Pensões efectuada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) existe, em termos de legislação, o Decreto-Lei Nº 12/2006 de 20 de Janeiro, artigo 24º,

    nº 5, que estabelece que as alterações aos contratos constitutivos de fundo de pensões “...não podem reduzir as pensões que se encontrem em pagamento...”, pelo que a situação dos trabalhadores que se encontrem em regime de reforma não sofre qualquer alteração.

    Quanto aos trabalhadores que se encontram em situação de pré-reforma, aplica-se em cada caso o estabelecido no respectivo acordo de pré-reforma subscrito entre o trabalhador e a empresa.

    Por último, informar que a actualização dos complementos de pensões não sofreu alterações e está estabelecida na Cláusula 58ª do Acordo de Empresa.

    CONCURSO FOTOGRÁFICO AVÓS & NETOS 2017

    Realizado pela primeira vez, a ARGE levou a cabo este concurso na comemoração dos seus 35 anos, tendo por objectivo a criatividade fotográfica dos avós para com os netos, numa demonstração de carinho, de amor e sobretudo para perpetuar momentos de vida.

    A selecção do Júri teve o seguinte resultado:

    1º Prémio - Associado e avô Peixoto da Costa 2º Prémio - Associado e avô António Pereira

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 2017 5

    VENDA DE IMÓVEIS NO BAIRRO DA PETROGAL - BOBADELA

    Antes da sua divulgação no mercado, os colaboradores e os Reformados do Grupo têm a possibilidade de apresentar propostas de aquisição para estes imóveis.

    Esta disponibilização tem em vista privilegiar todos, possibilitando a compra respetiva.

    Em caso de eventual interesse recomendamos uma visita, que poderá ser agendada com:

    Solange MartinsTelefone interno: 217 240 788Email: [email protected]

    Os interessados devem pedir o impresso tipo à colega acima indicada e enviá-lo com as suas propostas até ao dia 30 de Junho de 2017 para:

    João Leal BarretoEmail: [email protected]

    Recomenda-se que o email com a proposta seja configurado para requerer recibo de entrega e recibo de leitura.Ou por carta registada ao cuidado do Sr. Engº João Manuel Torres Leal Barreto, Rua Tomás da Fonseca Torre A-2º Piso, 1600-209 Lisboa.Em hora a definir, posterior ao dia 30 de Junho de 2017, os emails e cartas/propostas, serão todos abertos em simultâneo.

    O critério de hierarquização de propostas é, obrigatoriamente, o valor oferecido.

    O processo de venda/aquisição será desenvolvido directamente com o colaborador que apresentar a melhor proposta.

    A Galp tem para venda o seguinte imóvel no Bairro da Petrogal na Bobadela: Apartamento T1 - 1º andar sito na Rua dos Narcisos lote 28

    A Galp tem para venda o seguinte imóvel no Bairro da Petrogal na Bobadela: Vivenda T3 - sito na Rua dos Malmequeres, Bloco 18 – casa 6

    www.arge.pt

    Já somos muitos mas precisamos de ser mais

    Contacte com Helena Duarte962 462 720 | [email protected]

    NIB e IBAN da ARGE

    Satisfazendo várias solicitações que nos chegaram, informamos os nossos dados bancários.

    NIB 0033 0000 0000 0510777 83

    IBAN PT50 0033 0000 0000 0510777 83

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 20176

    ENCONTRO DOS ANTIGOS INFORMÁTICOS DA PETROGAL – CABO RUIVO

    Constituindo ainda hoje um dos exemplos na empresa, onde a união e a amizade se mantêm ao longo dos anos, em prol de um passado que se viveu e que se pretende preservar na memória colectiva de um grupo profissional, cerca de sessenta colegas e alguns familiares de antigos informáticos da Direcção de Informática da Petrogal de Cabo Ruivo, conviveram uma vez mais no dia 6 de Maio num restaurante do Estádio da Luz, num almoço de confraternização denominado Almoço do Byte.

    Nesta partilha de emoções e sentimentos sinceros, muitos foram os olhares e abraços que se trocaram, recordações que se viveram e até algumas lágrimas teimaram em cair nalgumas rugas que o

    tempo já vincou. Foi talvez dos encontros mais genuínos e graciosos que este grupo viveu, onde a simpatia foi a tónica dominante.

    No centro de toda esta iniciativa, continua a virtuosa e alegre Ilda Sá, a quem quase tudo se deve, a par de uma equipa que a tenta acompanhar. Aqui fica para ela um forte abraço de agradecimento.

    Testemunhando tal momento, aqui ficam os registos obtidos pelo criativo Victor Reis.

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 2017 7

    Conforme convocatória oportunamente distribuída, realizou-se, no passado dia 29 de Março, a primeira Assembleia Geral da Arge de 2017. A reunião teve lugar em Lisboa, no Auditório da Torre C, gentilmente cedido pela Galp.

    O Relatório e Contas de 2016 e o respectivo Parecer do Conselho Fiscal foram aprovados por unanimidade, depois de prestadas informações complementares relativas aos pontos mais relevantes do exercício em causa.

    Discutiram-se as consequências do mandato de quatro anos a que os corpos gerentes das IPSS passaram a ficar obrigados e delinearam-se as acções que a Direcção levará a cabo para efeito da sua aplicação imediata na Arge.

    A Assembleia congratulou-se com a forma criteriosa como as contas da Associação estão a ser contabilizadas e lembrou, face a novas e importantes receitas destinadas à solidariedade, o redobrado cuidado a ter na devida e transparente aplicação dos fundos destinados exclusivamente a esse fim.

    Falou-se das melhorias que a Direcção vai implementar na área da comunicação para dentro e para fora da Arge e, finalmente, foi anunciada a edição de uma versão actualizada do Regulamento Eleitoral.

    ASSEMBLEIA GERAL DA ARGEAPROVADOS O RELATÓRIO E CONTAS DE 2016

    NOTÍCIAS DA ACTUALIDADE GALP

    Decorreu, nos dias 16 e 17 de Fevereiro, em Londres, a 21ª edição da conferência do ICIS World Base Oils & Lubrificantes, na qual a Galp participou. Nela estiveram presentes 350 empresas, entre as quais produtores de bases e lubrificantes, fabricantes de equipamento utilizador de lubrificantes, empresas de desenvolvimento de tecnologias de aditivação, fabricantes de equipamentos de produção, companhias de trading, firmas de consultoria e muitos outros agentes relevantes do sector.

    A participação da Galp num evento como este está de acordo com o propósito de se manter na linha da frente da área dos óleos base e lubrificantes.

    A ExxonMobil e a ENI anunciaram no passado dia 9 de Março a entrada da petrolífera norte-americana no projecto de gás natural da Área 4, em Moçambique. Assim, a ExxonMobil torna-se no mais recente parceiro da Galp, que detém uma participação de 10% nesse projecto.

    A entrada atrás anunciada, no entanto, só se efectivará após a aceitação de uma série de condições, incluindo a autorização de Moçambique e de outras autoridades reguladoras.

    GALP RENOVA COMPROMISSOS COM O FÓRUM EMPRESAS PARA A IGUALDADE DE GÉNERO

    O relatório das Selecções do Reader’s Digest relativo à 17ª edição das Marcas de Confiança, publicado em Março de 2017, mantém a Galp no primeiro lugar entre as empresas Petrolíferas.

    Neste estudo, a Galp conseguiu uma votação de 60%, o que representa um crescimento de três pontos percentuais face a 2016, bem como o valor máximo alcançado nos últimos anos.

    MARCAS DE CONFIANÇA: GALP LIDERAENTRE AS PETROLÍFERAS

    A GALP ESTEVE NO MAIOR EVENTO MUNDIAL DOS NEGÓCIOSDE ÓLEOS BASE E LUBRIFICANTES

    Pedro Paulo de Faria

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 20178

    Laboratório da Refinaria de Matosinhos tem aprofundado conhecimento nesta área

    O petróleo bruto contém determinados tipos de compostos, denominados biomarcadores, que estão intimamente relacionados com as plantas, bactérias e algas que faziam parte da matéria orgânica que lhe deu origem há milhões de anos. No fundo, são substâncias químicas que funcionam como uma espécie de ADN de crudes.

    O doseamento destas substâncias, em amostras de matéria orgânica constituinte de rochas, é extremamente importante e muito utilizado na pesquisa de petróleo bruto. Por outro lado, os biomarcadores tornam-se também muito úteis no âmbito da refinação, seja para o controlo da matéria-prima que chega às refinarias, seja para a identificação e determinação da proveniência de substâncias de origem mineral que podem aparecer nos processos de refinação, nomeadamente como contaminantes (por exemplo, no interior das tubagens, nas águas de arrefecimento, nas águas residuais e nas terras).

    O laboratório da Refinaria de Matosinhos tem aprofundado conhecimento nesta área e implementou procedimentos analíticos para o efeito.

    Março de 2017

    Galp pretende aumentar, através de meios tecnológicos, a margem de refinação em 1 usd/barril até 2020

    A área de Tecnologia e Concepção da Refinação (TCR) está a desenvolver um conjunto de projectos transformacionais, que têm como objectivo contribuir para o aumento da margem de refinação em 1 USD/barril até 2020.

    Para fazer face a este desafio, a equipa da TCR reorganizou-se num novo espaço de trabalho, situado no edifício administrativo da refinaria de Sines, mais aberto, mais conectado, mais modular e, como tal, mais ajustável às necessidades de actuais e futuros projectos.

    Março de 2017

    “Como ter voz: comunicar para influenciar” foi o tema da palestra que fechou o eventoA melhoria contínua das competências de comunicação e também de liderança é um dos objectivos do Clube Toastmasters@Galp. A sessão especial, efectuada no passado dia 26 de Abril, contou com a presença de mais de 90 colegas da Empresa bem como de uma representação da Arge e de Francesco Fedele, Public Relation Manager da Toastmasters International.

    A sessão terminou, depois de diversas intervenções, com uma palestra realizada por Inês Moura, treinadora vocal, dedicada ao tema “Como ter voz: comunicar para influenciar”. Tendo abordado os factores-chave que levam alguém a ter (ou a perder) voz e os pilares de uma comunicação influente, a oradora deixou-nos uma mensagem principal - para nos fazermos ouvir temos que saber ouvir, respeitar e valorizar as outras pessoas.

    Segundo Inês Moura, não existem comunicadores natos! A verdade é que, tal como em muitas outras vertentes, tudo se resume a muito trabalho e a muito treino. Por exemplo: um discurso do Steve Jobs contava, em média, com mais de 250 horas de preparação!

    BIOMARCADORES: IMPORTANTES NA PESQUISA DE CRUDES E NA REFINAÇÃO

    GALP PRETENDE AUMENTAR, ATRAVÉS DE MEIOS TECNOLÓGICOS

    SESSÃO ESPECIAL DO CLUBE TOASTMASTERS@GALP C/ A PRESENÇA DE UMA REPRESENTAÇÃO DA ARGE

    Investigação sobre processo de remoção de enxofre nas páginas da “Applied Catalysis A: General”A tecnologia actual para remoção de compostos de enxofre de gasóleos baseia-se em processos de hidrodessulfuração. Contudo, estes utilizam condições reaccionais severas, como sejam temperaturas e pressões elevadas, grandes quantidades de hidrogénio e catalisadores. O sistema requer muita energia e, consequentemente, é economicamente exigente. Assim, a procura de soluções mais baratas e sustentáveis é contínua, sendo investidas elevadas somas em investigação nesta área.

    O Laboratório da Refinaria de Matosinhos, em articulação com o Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tem desenvolvido trabalho neste campo. Como consequência deste labor em conjunto, irá ser publicado na revista “Applied Catalysis A: General” mais um artigo científico descrevendo os resultados das últimas investigações.O processo principal em estudo é muito prometedor mas tem de continuar a ser objecto de investigação nos próximos tempos.

    A Galp continua, assim, a apostar na sustentabilidade e na investigação científica, com resultados positivos a nível económico e de imagem, por vezes de imediato e, de certeza, a médio e a longo prazo.

    Maio de 2017

    LABORATÓRIO DE MATOSINHOS E UNIVERSIDADE DO PORTO PUBLICAM ARTIGO CIENTÍFICO

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 2017 9

    35º ANIVERSÁRIO DA ARGE – ALMOÇO COMEMORATIVO

    No passado dia 27 de maio, reuniram-se 450 convivas na Quinta d’Oliveiras, para comemorar o 35º aniversário da ARGE.

    O reencontro destes Associados reformados, antigos colegas e amigos, é sempre agradável e o local também contribuiu para que a festa tenha sido memorável.

    A Presidente, em nome da Direção, saudou todos os presentes, recordou a história da ARGE e destacou eventos comemorativos dos 35 anos da Associação, sem nunca esquecer o foco principal que é a Solidariedade e todos os objetivos a que se propõe.

    Seguiu-se a mensagem-vídeo, muito amavelmente enviada pelo Presidente da Comissão Executiva da Galp, Eng. Carlos Gomes da Silva, em que felicita a ARGE, descreve o que é hoje a Galp e traça em linhas gerais e precisas o futuro da mesma.

    Destaca-se também a entrega dos prémios atribuídos aos Associados vencedores do I Concurso de Fotografia subordinado ao tema “Avós e Netos”, antecedida pela leitura de um belo poema alusivo a este ato e escrito pelo colega Figueiredo Costa e também o filme com alguns momentos do historial da ARGE que esteve a ser projetado durante a festa.

    Não faltou o momento musical em que se pôde dançar um pouco, terminando a tarde com o tradicional bolo comemorativo e em que foram festejados dois aniversários de Associados, ambos surpreendidos com a oferta de um quadro pintado pelo vogal da Direção, Fernando Rodrigues.

    Para recordar este dia ficam algumas fotos e o convite para consultarem o novo site, onde está toda a reportagem.

    A Direção gostaria ainda de agradecer às Delegações Norte, Centro e Sul todo o envolvimento e empenho na organização do evento e concretização dos objetivos.

    Até ao próximo encontro...

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 201710

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 2017 11

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 201712

    Entrega de prémios do 1º Concurso de Fotografia “Avós & Netos” 2017

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 2017 13

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 201714

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 2017 15

    Direcção, Cooordenadores das Delegações e os dois aniversariantes.

    Até para o ano...

  • BOLETIM DA ARGE - JUNHO DE 201716

    NOVOS ASSOCIADOS

    EFETIVOSNome Nº Associado Nº Mec.Adelina Fernanda de Sá Pereira 2990 939560

    António Joaquim Manso 2991 96024

    António Manuel Varatojo Correia 2992 88293

    Bráulio Edgar Simões Guerreiro Amado 2993 110833

    Maria Cecília Rodrigues Santos Fernandes 2994 914045

    João Francisco Preto Machado 2982 47570

    Maria Rosalina Guerreiro Loução Guerra 2983 938521

    Luis Miguel Alves Febre 2995 868868

    Eduardo Joaquim Cruz Fonseca 2996 67989

    Alberto Jorge Couto de Castro 2997 87203

    Cristina Amorim Lourenço 2998 870617

    José Luís Carvalho Braz 2999 40169

    Modesto Cal Vazquez 3000 67105

    AGREGADOSNome Nº Assoc. Agregado

    João de Jesus Pereira A-0099

    Joaquim António Leal da Silva Santana A-0100

    Custódio Mendes Rosa A-0101

    Maria Joaquina Oliveira Pinto da Costa A-0102

    Maria da Conceição Pinto Monteiro A-0103

    FALECIMENTOS

    SÓCIO NOME LOCAL DATA

    0236 Abel Pereira Delgado V. N. SANTO ANDRÉ 13/03/17

    0098 Aida Augusta Miranda SETÚBAL 29/01/17

    1033 Albano Enes Dias LISBOA 05/02/17

    2713 Alberto Rodrigues Galvão LISBOA 19/01/17

    1162 Alcidio Moreira Paiva MELRES 24/04/17

    0233 António Diogo Mendes Carneiro PONTINHA 20/03/17

    1996 António Madeira SACAVÉM 16/04/17

    0273 António Manuel da Cruz Mendes Correia FIGUEIRA DA FOZ 02/02/17

    0223 António Manuel Martins Sardinha Silva LISBOA 06/05/17

    2984 António Mendes Alves MATOSINHOS 02/05/17

    0093 Armanda Álvaro Oliveira Ferreira RAMADA 04/05/17

    2320 Armando Ferreira Meneses da Silveira AGUALVA-CACÉM 10/04/17

    2639 Francisco Henriques CAXIAS 25/01/17

    0120 Henrique José Dias PORTO 09/03/17

    2206 Januário Alvarrão Sinceridades S. VICENTE E VENTOSA 10/04/17

    0715 João Francisco Sabino Lopes AMADORA 20/04/17

    1540 Jorge Fernando Simões OLIVAL BASTO 19/03/17

    2581 José Belchior Guerreiro MOITA 22/01/17

    0704 José Duarte Cunha Rodrigues COIMBRA 23/02/17

    2383 José Maria Martins Pires BOBADELA 10/05/17

    2729 Julio Maria Caetano UNHOS 24/02/17

    0271 Maria José B. Morais Sarmento PORTO 28/02/17

    0640 Maria José Lourenço Duarte Dias Silva BOBADELA LRS 07/03/17

    2583 Maria Natália Ludovina S. Ferrão G. Morais Serrão LISBOA 04/04/17

    2679 Maria Rosa Pinto Correia Braga BOBADELA LRS 14/04/17

    1271 Mário Duarte Polido Martelo SESIMBRA 14/04/17

    1356 Rogério Paulo de Carvalho LISBOA 24/04/17

    1335 Rosa Maria Oliveira Santos Palma Goes AZAMBUJA 04/04/17

    0628 Vitor Daniel Jesus José V. N. SANTO ANDRÉ 12/03/17

    A ARGE DÁ AS BOAS VINDAS A TODOS OS NOVOS ASSOCIADOS

    MANIFESTANDO O NOSSO SINCERO PESAR ÀS FAMÍLIAS ENLUTADAS, REGISTAMOS OS SEGUINTES FALECIMENTOS: